Gabriela de Azeredo Chaves
Possui graduação em História pela União Pioneira de Integração Social (2004) e Mestrado em História Cultural pela Universidade de Brasília. O tema da Dissertação do Mestrado teve ênfase na vida e obra de Machado de Assis, trabalhando a literatura como fonte imprescindível para a narrativa histórica. Pretendi observar como, por meio de 4 contos de Machado de Assis os manuais de civilidade eram propagados na cidade do Rio de Janeiro no século XIX. Atuando principalmente nos temas: memória, identidade, conceitos de civilidade, literatura e Machado de Assis.
Possuo ampla experiência em pesquisas, uma vez que venho trabalhando desde 2008 com pesquisas relacionadas ao movimento estudantil - UNE, UBES junto a Fundação Roberto Marinho, em Turismo na Fundação Getúlio Vargas e em pesquisas no âmbito cultural para a Rede Globo de televisão. Possuo ainda experiência na área de Arquivos, pois trabalhei durante 4 anos no Arquivo Central do IPEA.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2005 - 2007
Universidade de Brasília, UnB
Título: AS REGRAS DE UM BRUXO:Imagens de civilidade nos contos de Machado de Assis.,Ano de Obtenção: 2007
Cléria Botelho da Costa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Machado de Assis; memória; Regras de Civilidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História cultural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Conceitos de Identidade.
Graduação em História
2001 - 2004
União Pioneira de Integração Social
Título: Os manuais de Assis:Leituras de civilidade nos contos machadianos.
Orientador: Rubens de Oliveira Martis
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Organização de eventos
CHAVES, G. A. . Eles que amavam tanto a revolução. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
II Simpósio Internacional de História - Cultura e Identidade.Para pensar o acesso à memória do planejamento econômico e social brasileiro. 2005. (Simpósio).
V Encontro Regional Centro Oeste de História Oral: Memória, oralidade e narrativas.O ideal de civilidade propagado pelos contos machadianos. 2005. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CHAVES, G. A. . Para pensar o acesso à memória do planejamento econômico e social brasileiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAVES, G. A. . O ideal de civilidade propagado pelos contos machadianos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista de Suporte Acadêmico Coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública Responsável pela configuração e controle dos requisitos de suporte para professores e alunos. Elaboração de relatórios como Coleta Capes, Manual do aluno, Regulamento do curso. Elaboração e divulgação de processos seletivos.
2011 - 2011
Fundação Getúlio VargasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 40
Outras informações:
Tutoria do curso: Observatório de Inovação do Turismo
2010 - 2010
Fundação Getúlio VargasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 40
Outras informações:
Monitora do curso Outra economia novas empresas para o desenvolvimento sustentável e solidário.
2008 - 2009
Fundação Getúlio VargasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisadora, bolsista responsável pela pesquisa: História do Turismo no Brasil.
2008 - 2008
Fundação Roberto MarinhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Memória do Movimento Estudantil - Organização do acervo documental, pesquisa de imagens para exposição, filme e livro e gestão do guia de fontes. Parceria com a União Nacional dos Estudantes - UNE.
Atividades
-
03/2008 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Roberto Marinho.,Linhas de pesquisa
2005 - 2006
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações:
Monitoria remunerada Disciplina: Metodologia de História.
Atividades
-
08/2005 - 03/2006
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da História
2005 - 2005
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora disciplina: Historiografia geral.
Atividades
-
01/2005 - 12/2005
Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia
2003 - 2003
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em EconomiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Programa Nacional de Pesquisa Econômica PNPE Consultora de pesquisa Internacional Coordenadora
2003 - 2006
Banco Interamericano de DesenvolvimentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultora de pesquisa Internacional do Projeto Função Avaliação dos Países da América do Sul
2002 - 2003
Banco Interamericano de DesenvolvimentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Estagiária na pesquisa Internacional do Projeto Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas Rede Ipea
Atividades
-
12/2003 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento, PNUD.,Linhas de pesquisa
2002 - 2003
Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Estagiária na pesquisa Internacional do Projeto Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas Rede Ipea
2001 - 2002
Universidade Holística Internacional da PAZVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de aulas de reforço de História e monitora de contação de histórias para crianças carentes, com idade entre 8 e 18 anos, do entorno do Distrito Federal.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriela de Azeredo Chaves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?