Ana Luiza de Vasconcelos Marques

Graduada em Pedagogia, licenciada em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestra em História e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com reconhecimento específico de Doutoramento em Educação, em Portugal. Foi bolseira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em todos os níveis, desde a graduação até o doutorado, com ênfase em educação, metodologias de ensino, história da educação, intelectuais, civilização e historiografia. Realiza orientação e acompanhamento académico nas diversas modalidades (e-learning, b-learning e presencial), ministra aulas, bem como tem experiência em projetos educativos, gestão pedagógica e metodologias ativas de aprendizagem em diferentes plataformas de ensino online. Também atua como revisora em obras académicas e na formatação nas normas técnicas da APA/ABNT/Vancouver. Atualmente trabalha no ensino online como Coordenadora Pedagógica do Online e Coordenadora de Práticas Pedagógicas pela Universidade Europeia.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2017 - 2017

Instituto de Educação (ULisboa)
Título: Educar civilizando: Elementos cívico-morais nos impressos Brasil-Portugal
Orientador: em Instituto de Educação (ULisboa) ( Justino Magalhães)
com Mauricéia Ananias. Coorientador: Justino Pereira de Magalhães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educar; Civilizar; Almanaque Brasil-Portugal; História da Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.

Doutorado em Educação

2015 - 2019

Universidade Federal da Paraíba
Título: O Almanach tudo desvenda? tudo ensina: sociabilidades, mediação cultural e elementos cívico-educacionais nos impressos Brasil-Portugal (1899-1903)?
Mauricéia Ananias. Coorientador: Justino Pereira de Magalhães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Almanach Illustrado do Brasil-Portugal; Educar; Civilizar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2011 - 2013

Universidade Federal da Paraíba
Título: Canções e cores da nação brasileira: Uma análise historiográfica das obras de Rodrigues de Carvalho (1928 ? 1934), Ano de Obtenção: 2013
Raimundo Barroso Cordeiro Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: historiografia; cultura histórica; nação brasileira.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2017 - 2019

Centro Universitário Internacional

Graduação em Licenciatura plena em História

2006 - 2010

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Canto aos orixás: das giras de terreiros aos estúdios musicais
Orientador: Waldeci Ferreira Chagas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2008 -

Inglês. (Carga horária: 4h). , Centro Cultural de Línguas, CCL, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de Ambientação de Tutores de Pedagogia. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.

2010 - 2010

Cidadania e Identidades nas Escolas. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2007 - 2007

História e Literatura. (Carga horária: 8h). , Centro Acadêmico União dos Búzios, CAUB, Brasil.

2007 - 2007

Os Quadrinhos no Ensino de História. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso Visões sobre o barroco. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2005 - 2005

Montagem e Manutenção de Micros. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Online.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.

Organização de eventos

MARQUES, A. L. V. . Sentir faz sentidos. 2023. (Outro).

MARQUES, A. L. V. . Sementes de Sentidos. 2023. (Outro).

MARQUES, A. L. V. ; GOMES, Germana Guimarães . Biografias e autobiografias: escrita de si e formação da cultura histórica. 2011. (Outro).

MARQUES, A. L. V. . Monitoria das atividades da V Semana de Humanidades. 2010. (Outro).

MARQUES, A. L. V. . Encontro Regional de Estudantes de História N/NE. 2008. (Outro).

MARQUES, A. L. V. . Monitorias das atividades do XIII Encontro Estadual da Anpuh. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Educação e Género: olhares cruzados entre Portugal e Brasil. 2017. (Seminário).

Seminário de Formação em Software NVIVO. 2017. (Seminário).

Seminário de Pós-Doutoramento (Doutoramento) Sistemas de Representação e Escrita da Educação.Sistemas de Representação e Escrita da Educação. 2017. (Seminário).

Oficina de Ambientação de Tutores de Pedagogia na Plataforma Moodle. 2012. (Oficina).

III Encontro Paraibano de Estudantes de História. Memória, Ensino, Currículo e Interdisciplinaridade.Entre o lirismo e o palanque: discutindo as inscrições narrativas de Rodrigues de Carvalho na poesia e na política paraibana. 2011. (Encontro).

III Seminário de História e Cultura Histórica "Cultura Histórica e Ensino de História". 2011. (Seminário).

III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Olhares diversos sobre a diferença.Entre versos e prosas: discutindo as inscrições narrativas de Rodrigues de Carvalho na Literatura Paraibana. 2011. (Seminário).

III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Olhares diversos sobre a diferença. 2011. (Seminário).

II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura.Entre crendices e folganças: cantarolando as práticas do cotidiano (urbano) do Nordeste. 2011. (Seminário).

V Semana de Humanidades.Uma introdução na ala dos achados, perdidos e silenciados na cultura afro-brasileira. 2010. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.Nos andarilhos do axé: tradição, iniciação e sociabilidade nos terreiros de Candomblé. 2009. (Simpósio).

xxv Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

I Colóquio Internacional de HistóriaL.A FEMINILIDADE BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-LITERÁRIA DA OBRA HELENA DE MACHADO DE ASSIS. 2008. (Outra).

I Encontro de História do Império Brasileiro.PARTICIPAÇÃO DE MULHERES EM REVOLTAS NO NORTE (SÉCULO XIX). 2008. (Encontro).

II Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileiras.As práticas de iniciação no candomblé e suas multiplicidades. 2008. (Seminário).

XIII Encontro Estadual da Anpuh.Onde está carmen sandiego: a procura por novos desafios na história. 2008. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação Científica da UEPB. 2008. (Encontro).

III Seminário Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação.Liga da Justiça (Justice League Heroes): A Construção e o Fortalecimento dos Jogos Eletrônicos no Mérito Educacional.. 2007. (Seminário).

I Semana de História.Os Quadrinhos no Ensino de História: Tecendo Práticas e Recursos Pedagógicos. 2007. (Outra).

XIX Encontro Regional de Estudantes de História: História, Patrimônio e Etnia.A participação da mulher negra contra o sistema de opressão na Paraíba.. 2007. (Encontro).

I Encontro Nordestino de História Colonial. 2006. (Encontro).

I Seminário de Estudos de Língua, Literatura e Educação. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: VERÔNICA HOLANDA DA SILVA

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Análise dos fatores que interferem na aprendizagem de alunos do 1º ao 3º do ensino fundamental no município de Ocara. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Mônica Andrade Lima

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. A gestão escolar no âmbito da democratização dos processos pedagógicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Maria de Oliveira Viana

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Dificuldades de leitura e escrita: Práticas motivadoras entre os professores dos 3º anos do Ensino Fundamental no município de Jandaíra-BA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: FRANCISCO ANACLETO DE LIMA

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. A educação do campo e sua prática pedagógica: saberes e fazeres docentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Daniel Braz da Silva

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. O processo avaliativo no Ensino Fundamental das Escolas Municipais Arquibaldo Mendonça de Araújo, Escola Professora Vivi e Marechal Da Costa Silva/Indiaroba- SE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Andrelina Ferreira de Almeida

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Planejamento participativo: uma estratégia de melhoria da prática docente no ensino e aprendizagem em escolas municipais de Ensino Fundamental de Portel ? Pará. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Ivete de Melo Pinheiro

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Laboratório de informática: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem nas Escolas Municipais Lauro Sodré, Áurea Cunha e Rossilda Ferreira, na cidade de Breves - Pará. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Lucinda Duarte Cardoso

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Motivação docente: uma investigação sobre as condicionantes de (in) satisfação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Antonio de Jesus Gomes Silva

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Dificuldades de leitura nas séries iniciais: uma análise sobre o desafio enfrentado pelos professores e alunos do ensino fundamental.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Tonia Ribeiro Maia Russo

MARQUES, A. L. V.; VIEIRA, J. N. J. L.. Práticas pedagógicas: saberes docentes subjacentes no ensino da matemática.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Educação) - Florida Christian University.

Aluno: Rosania de Lucena Viana

SILVA, V. C.;MARQUES, A. L. V.; BISPO, L. M. C.. Programa Saúde na Escola: Um olhar para a promoção e prevenção das violações dos Direitos Humanos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alcione Pereira da Costa Araújo

Alexandre Silva;MARQUES, A. L. V.; SILVA, V. C.. O Racismo e o Ambiente Escolar: Para onde foi o Direito de Igualdade?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Patricia Cavalcante Gomes

Alexandre Silva;MARQUES, A. L. V.; SILVA, V. C.. Quebrando as correntes do preconceito: Um olhar sobre a Cultura Negra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edinalva Clementino de Carvalho

SILVA, J. S. S.;MARQUES, A. L. V.; SILVA, V. C.. Gênero e deficiência: As percepções dos/as surdos/as sobre seu processo de ensino e aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Dayana Sousa Silva

SILVA, V. C.;MARQUES, A. L. V.; OLIVEIRA, M. R. A.. As contribuições da neurociência para a formação do pedagogo: uma avaliaçãp. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

Aluno: IANE RODRIGUES DE ALMEIDA

MARQUES, A. L. V.; ALENCAR, S. G. P.; BARBOSA, J. C.. Relações étnico-raciais e o desafio do professor na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Hellen Cristina Ferreira dos Santos

A importância da comunicação mercadológica na construção da identidade da marca: um estudo de caso de uma microempresa no município de João Pessoa- PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ensino Superior do Nordeste; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Irene Maria de Sousa Melo

Contribuição das imagens na aprendizagem da criança surda; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Luciana Lima Gambarra

A eficácia da ludicidade na educação infantil enquanto método pedagógico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Rosane de Lima Paiva

A importância de estimular as múltiplas inteligências nas salas de educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Simone da Silva Araújo

Os jogos como método facilitador no ensino de Matemática nas séries do fundamental I; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Maria Késsia Barros Miguel Alves

O lúdico na sala de aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Rejane Lins de Lima

O lúdico no processo da aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Raquel Lins de Lima

A importância do jogo no processo ensino aprendizagem na educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Maglyany da Silva Carneiro

Entre o Brincar e o Aprender: A contribuição das ferramentas lúdicas no aprendizado escolar das crianças; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Zeneide Azevedo dos Santos

O lúdico na aprendizagem: Um relato do estágio supervisionado na disciplina de matemática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Raquel Lins de Lima

O lúdico no processo de aprendizagem: uma discussão pelo viés escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Rejane Lins de Lima

O lúdico no processo de aprendizagem: Uma discussão pelo viés escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Bruna Emanuella da Silva Ramos

Gestão democrática: Diálogos e desafios entre a escola e a comunidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Gercilânia Morais de S

Souza; Ludicidade na sala de aula: Uma possibilidade para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Maria Késsia Barros Miguel Alves

Ludicidade na sala de aula: Uma possibilidade para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Bruna Emanuella da Silva Ramos

Gestão democrática na educação no ensino fundamental I; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação; Orientador: Ana Luiza de Vasconcelos Marques;

Produções bibliográficas

  • MARQUES, A. L. V. . A docências e suas implicações: Um relato de experiência no ensino superior. Sobre Ontens , v. 1, p. 1-9, 2016.

  • MARQUES, A. L. V. . O retorno. In: Maria Carolina Vieira. (Org.). Mulheres em diáspora. 1ed.Lisboa: In-finita, 2022, v. 1, p. 11-62.

  • MARQUES, A. L. V. ; MORAES, M. A. C. ; FERNANDES, J. L. ; SILVA, R. F. ; BISERRA, I. K. C. ; TEIXEIRA, M. M. ; BARRETO, I. S. ; RIBEIRO, L. A. M. ; VILAR, E. T. F. E. S. ; FARIAS, A. Q. ; GALVINCIO, A. S. ; SILVA, W. F. S. K. K. F. ; ROCHA, S. R. ; LIMA, J. A. D. ; SILVA, S. T. ; CARVALHO, M. E. G. ; COSTA, A. S. G. J. C. C. ; SILVA, R. M. ; ALEIXO, R. A. ; PINHEIRO, D. V. L. . Levantamento e produção dos estudos prosopográficos em história da educação. In: Maria Lúcia da Silva Nunes, Mariana Marques Teixeira, Charliton José dos Santos Machado, Samuel Rodrigues da Rocha. (Org.). Eu conto, você conta: leituras e pesquisas (auto) biográficas. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. I, p. 9-416.

  • MARQUES, A. L. V. ; ANANIAS, M. . Redes de sociabilidade, educação e civilização: uma leitura das relações luso-brasileiras no interior da Revista Brasi-Portugal (1900). In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, 2019, Belém. Anais Eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação. Belém: UFPA, 2019. v. X. p. 4817-4827.

  • MARQUES, A. L. V. ; BISERRA, I. K. C. . A dimensão educativo-formativa do Almanak do Estado da Parahyba(1899). In: Congresso Brasileiro de História da Educação-CBHE, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação ? SBHE. João Pessoa: CBHE, 2017. v. IX. p. 1-7279.

  • BISERRA, I. K. C. ; MARQUES, A. L. V. . A atuação e produção educacional de Alcides Bezerra na Parahyba (1917-1921). In: Congresso Brasileiro de História da Educação-CBHE, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação ? SBHE. João Pessoa: CBHE, 2017. v. IX. p. 1-7279.

  • MARQUES, A. L. V. ; BISERRA, I. K. C. . As representações do gênero feminino nos Almanaques Brasil-Portugal (1900-1903). In: VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais interfaces com as relações étnico-raciais, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. VI. p. 1-13.

  • BISERRA, I. K. C. ; MARQUES, A. L. V. . A participação das mulheres professoras no jornal pedagógico o educador. In: Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. VI. p. 1-11.

  • MARQUES, A. L. V. . A docência e suas implicações: Um relato de experiência no ensino superior. In: 2° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História, 2016, Rio de Janeiro. Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica. União da Vitória: Edição Ebook LAPHIS, 2016. p. 37-41.

  • BISERRA, I. K. C. ; MARQUES, A. L. V. . As pesquisas com fontes (auto) biográficas em história da educação no PPGE/UFPB (2007-2015). In: Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, Maranhão. IX EMHE Encontro Maranhense de História da Educação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2016. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. ; BISERRA, I. K. C. . A pesquisa prosopográfica em história da educação. In: Encontro Maranhense de história da educação, 2016, São Luís. IX EMHE Encontro Maranhense de História da Educação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2016. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. . Da poesia anônima ao cancioneiro popular: representações dos índios, negros e portugueses nas obras de rodrigues de carvalho (1928-1934).. In: VI Semana de Humanidades - 'Formação de Professores e Direito à Educação', 2014, Guarabira. VI Semana de Humanidades -. Guarabira: UEPB, 2014. p. 1-15.

  • MARQUES, A. L. V. . Intelectuais, sociabilidades e literatura: A trajetória de Rodrigues de Carvalho pelos grêmios literários do Ceará (1892-1904).. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social. Natal: Universidade Federal do Ro Grande do Norte, 2013. v. I. p. 1-16.

  • MARQUES, A. L. V. . Elogios póstumos a Rodrigues de Carvalho: Usos e abusos da biografia como documento histórico. In: III Seminário Internacional História e Historiografia, 2012, Fortaleza. Seminário de Pesquisas do Departamento de História - UFC. História e Historiografia. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2012. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. . Entre versos e prosas: discutindo as inscrições narrativas de Rodrigues de Carvalho na Literatura Paraibana. In: III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Olhares diversos sobre a diferença, 2011, João Pessoa. III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Olhares diversos sobre a diferença. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. p. 1-8.

  • MARQUES, A. L. V. . Entre crendices e folganças: cantarolando as práticas do cotidiano (urbano) do Nordeste. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura, 2011, Campina Grande. Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande: Editora da UFCG, 2011. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . Nos andarilhos do axé: tradição, iniciação e sociabilidade nos terreiros de Candomblé. In: III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. Campo Grande: Editora da Universidade Federal do Mato Groaao do Sul, 2009. p. 01-10.

  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva ; MARQUES, A. L. V. . Mulheres Chefes de Família no Santo: Complexidades e Sabedoria. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2009, João Pessoa. II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações. Universidade Federal da Paraíb: Universidade Federal da Paraíba, 2009. p. 01-10.

  • MARQUES, A. L. V. ; LEONCIO, Eva Wilma da S. ; FRANÇA, Iria Linny B. . A participação de mulheres em revoltas no norte (século XIX). In: I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRASILEIRO, 2008, JOÂO PESSOA. ANAIS DO I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRASILEIRO. JOÃO PESSOA: EDUFPB, 2008. v. 1. p. 67-74.

  • MARQUES, A. L. V. ; Marcilene Pereira Barbosa ; Ana Betânia Bastos de Moraes . A feminilidade brasileira no século XIX: Uma abordagem histórico-literária da obra Helena de Machado de Assis. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2008, Campina Grande. A FEMINILIDADE BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-LITERÁRIA DA OBRA HELENA DE MACHADO DE ASSIS. Campina Grande: Editora do Programa de Pós Graduação em História da UFCG, 2008. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. . Onde está carmen sandiego: a procura por novos desafios na história. In: XIII Encontro Estadual da Anpuh, 2008, Guarabira. Onde está carmen sandiego: a procura por novos desafios na história. João Pessoa: Editora do Programa de Pós Graduação em História da UFPB, 2008. p. 1-11.

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . As práticas de iniciação do candomblé na Bahia e suas multiplicidades. In: II Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileira, 2008, Campina Grande. s práticas de iniciação do candomblé na Bahia e suas multiplicidades. Campina Grande: Editora da UEPB, 2008. p. 368-373.

  • MARQUES, A. L. V. . Liga da Justiça (Justice League Heroes): A Construção e o Fortalecimento dos Jogos Eletrônicos no Mérito Educacional. In: III Seminário Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação, 2007, Campina Grande. III Seminário Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação, Construindo Novas Trilhas. Campina Grande: Editora da UEPB, 2007. p. 1-10.

  • MARQUES, A. L. V. . As representações do gênero feminino nos Almanaques Brasil-Portugal (1900-1903). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . A docência e suas implicações: um relato de experiência no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARQUES, A. L. V. ; BISERRA, I. K. C. . A pesquisa prosopográfica em história da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BISERRA, I. K. C. ; MARQUES, A. L. V. . As pesquisas com fontes (auto) biográficas em história da educação no PPGE/UFPB (2007-2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. . O professor no ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, A. L. V. . Intelectuais, sociabilidades e literatura: A trajetória de Rodrigues de Carvalho pelos grêmios literários do Ceará (1892-1904).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARQUES, A. L. V. . Elogios póstumos a Rodrigues de Carvalho: Usos e abusos da biografia como documento histórico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . Entre versos e prosas: discutindo as inscrições narrativas de Rodrigues de Carvalho na literatura paraibana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . Entre crendices e folganças: cantarolando as práticas do cotidiano (urbano) do Nordeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . Entre o lirismo e o palanque: discutindo as inscrições narrativas de Rodrigues de Carvalho na poesia e na política paraibana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. . Uma introdução na ala dos achados, perdidos e silenciados na cultura afro-brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . Nos andarilhos do axé: tradição, iniciação e sociabilidade nos terreiros de Candomblé. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva ; MARQUES, A. L. V. . Mulheres Chefes de Família no Santo: Complexidades e Sabedoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . Revisitando as memórias e trajetórias dos candomblés. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . O Culto aos orixás: uma prática de reinvenção da cultura africana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . O Culto aos orixás: uma prática de reinvenção da cultura africana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARQUES, A. L. V. ; Marcilene Pereira Barbosa ; Ana Betânia Bastos de Moraes . A feminilidade brasileira no século XIX: uma abordagem histórico-literária da obra Helena de Machado de Assis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. . Onde está carmen sandiego: a procura por novos desafios na história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. ; Luiz Eduardo Ferreira da Silva . As práticas de iniciação no candomblé e suas multiplicidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. . Participação de mulheres em revoltas no norte ( século XIX). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, A. L. V. . Liga da Justiça (Justice League Heroes): A Construção e o Fortalecimento dos Jogos Eletrônicos no Mérito Educacional.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, A. L. V. ; VASCONCELOS, L. B. . A participação da mulher negra contra o sistema de opressão na Paraíba.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, A. L. V. . A docência e suas implicações: um relato de experiência no ensino superior. União da Vitória: LAPHIS, 2016 (Ebook (ensaios organizados por André Bueno, Dulceli Estacheski e Everton Crema)).

Outras produções

MACHADO, C. J. S. ; MARQUES, A. L. V. . Editora da Universidade Federal do Ceará ? Edições UFC. 2019.

MARQUES, A. L. V. . IV Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2017. (Comissão Científica).

MARQUES, A. L. V. . GT7 ? Gênero, saúde e diversidade. 2017. (Coordenação de GT).

MARQUES, A. L. V. ; GOMES, Germana Guimarães . Biografias e autobiografias: escrita de si e formação da cultura histórica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, A. L. V. . O Culto aos orixás: uma prática de reinvenção da cultura africana. 2008. (Relatório de pesquisa).

CARLOS ; Ingrid ; MARQUES, A. L. V. ; Yberville ; Carla . O Bode do Chifre de Ouro. 2006. Teatral.

MARQUES, A. L. V. . Semana Latino-Americana de Arte Independente. 2006 (Arte e Lazer) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Associação Tempos Brilhantes. , Quinta das Pontes, SN, Sta. Eufémia, Portugal - Penela, - Portugal, Telefone: (351) 926017794

Experiência profissional

2012 - 2016

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Universidade Aberta do Brasil, Enquadramento Funcional: Professora mediadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora mediadora a distância pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPB/UAB). Docência e acompanhamento pedagógico e skills no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle).

Atividades

  • 05/2012 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (60 horas), EDUCAÇÃO, CULTURA E MÍDIA (60 horas), EDUCAÇÃO INCLUSIVA (60 horas), HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA I (60 horas), HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA II (60 horas), METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (60 horas), SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE PRÁTICA CURRICULAR V (60 horas)

  • 03/2012 - 08/2012

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de História.,Estágio realizado, Estágio docência, equivalente à ministração de 60 horas-aula em nível de graduação, na disciplina "Metodologia da História II.

2013 - 2015

Centro de Ensino Pesquisa e Inovação

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60

Outras informações:
Atividades competentes ao ensino, pesquisa e orientações no ensino superior pelo curso de Pedagogia.

Atividades

  • 12/2013 - 03/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENSINO DA HISTÓRIA I (60 horas), ENSINO DE HISTÓRIA II (60 horas), ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II (75 horas), PROJETO DE PESQUISA (60 horas), TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (120 horas)

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestão pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão e acompanhamento pedagógico no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico- PPP; Formação Continuada dos professores e especialistas; Participação dos planejamentos de cada Unidade Escolar; Gerenciamento e avaliação das especificidades dos níveis e modalidades da educação municipal; Acompanhamento na correção de provas referente ao programa Escola Nota 10; Planejamento e execução das ações pedagógicas a partir das demandas das unidades escolares.

2008 - 2009

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Bolsista CNPq/UEPB, Enquadramento Funcional: Pesquisa e publicações, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2009 - 07/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria nas disciplinas de prática pedagógica.

  • 08/2008 - 08/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Pesquisa e publicações em história e cultura afro-brasileira.

2009 - 2010

Escola Estadual de ensino Fundamental e médio professor jose soares de carv

Vínculo: Estágio supervisionado (UEPB), Enquadramento Funcional: Professora de história, Carga horária: 4

2007 - 2008

Organização de Mulheres Negras da Paraíba

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Redatora do site, fotografia e filmagem, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Faculdade de Ensino Superior do Nordeste

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docência e orientação, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professora e orientadora convidada

Atividades

  • 02/2018 - 02/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

2017 - 2018

FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coorientadora e Investigadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades competentes a pesquisa/investigação, coorientação e participação de bancas de qualificação de Mestrado referente a Pós-Graduação em Ciências da Educação.

2020 - 2021

Associação Tempos Brilhantes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de ensino, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação pedagógica de projectos educativos e recreativos para o Pré-Escolar (AAAF) e 1 Ciclo (CAF) de Atividades Tempos Livres (ATL) na EB1 S Pedro. Gestão pedagógica, planeamentos e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas. Formação e orientação de docentes e monitores nas atividades de ensino-aprendizagem.

2023 - Atual

Universidade Europeia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

2021 - 2023

Universidade Europeia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tutora / Gestora académica no ensino online. Mediação entre o estudante e instituição. Tour guide pelas plataformas virtuais (Canvas, Microsoft Teams e Portal do Estudante). Acompanhamento proativo e suporte via Campus Virtual. Apoio aos estudantes do online nos trâmites administrativos, serviços académicos e escolares. Elaboração de relatórios periódicos.

2019 - Atual

Professora Orientadora (Freelancer)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientação e acompanhamento pedagógico

Outras informações:
Orientações no processo de investigação que envolvem os instrumentos, métodos e técnicas de pesquisa em dissertações e teses de doutoramento, desde a escolha do tema até os resultados de estudo, sem perder de vista o diálogo entre a prática e a teoria como aliados ao conhecimento.Metodologias ativas de ensino.