Leila Bianca Melega Gallo

Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Revisão. É atriz, formada pela Escola de Atores INDAC (2011) e possui DRT número 35673. Atualmente, leciona as disciplinas de Gramática e Produção de Texto para Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na cidade de Santos.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Literatura e Crítica Literária

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O instante-já: a performatividade em Água Viva de Clarice Lispector,
Annita Costa Malufe.

Mestrado em Literatura e Crítica Literária

2013 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Machado de Assis e Luiz Eduardo Frin: Literatura em cena,Ano de Obtenção: 2016
Maria Aparecida Junqueira.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Do texto ao palco
Orientador: Ana Salles Mariano

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2011

Indac - Escola de Atores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Gramática para preparadores e revisores de texto. (Carga horária: 30h). , Universidade do Livro da Fundação Editora da UNESP, ULFEUNESP, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso: Princípios da Produção Científica. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Espaços Contaminados: Literatura hoje. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Italiano Instrumental Nível I e II. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso de Leitura Dramática. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Teatro para facilitar a comunicação. (Carga horária: 36h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Revisão.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A leitura e a escrita como (im)possíveis espaços de refúgio. 2018. (Outra).

Clariceana 2018 - I Encontro de Pesquisadores em Clarice Lispector.O instante-já: a teatralidade em Água-Viva. 2018. (Seminário).

II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.O instante-já: a performatividade em Água-Viva de Clarice Lispector. 2018. (Seminário).

IV Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: 'Qual o lugar da Literatura?' e XVIII Seminário de Estudos Literários. A Teatralidade e a Literatura Contemporânea. 2017. (Congresso).

IX Congresso ICLOC de práticas em sala de aula. 2017. (Congresso).

IV Jornada do Grupo de Estudos de Poética PUC-SP - Poesia-pensamento-performance.A teatralidade e o seu papel na Literatura contemporânea. 2016. (Encontro).

VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. 2016. (Congresso).

Criatividade em Sala de Aula. 2015. (Oficina).

VII Congresso ICLOC de Prátias na Sala de Aula. 2015. (Congresso).

15º Congresso de Língua Portuguesa e 6º Congresso Internacional de Lusofonia. 2014. (Congresso).

Implantação da Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. 2014. (Outra).

Jornada de Literatura - Escritas da/de liberdade: A Subversão na na Literatura Pós- Ditatorial. 2014. (Simpósio).

Jornada Modos de Subjetivação na Poesia.O sujeito no Pós-dramático. 2014. (Simpósio).

Jornada Modos de Subjetivação na Poesia.Performance de Poesia. 2014. (Simpósio).

14º Congresso de Língua Portuguesa e 5º Congresso Internacional de Lusofonia. 2012. (Congresso).

Semana Acadêmica de Letras da PUC/SP. 2010. (Seminário).

Semana Acadêmica de Letras da PUC/SP. 2009. (Seminário).

12º Congresso de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia. 2008. (Congresso).

Semana Acadêmica de Letras da PUC/SP. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

flamínia Manzano Moreira Lodovici

LODOVICI, Flamínia Manzano Moreira; GALLO, L. B. M.; MARIANO, A. S.. Do texto ao palco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Maria Soares de Salles Mariano

Teatro: do texto ao palco; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Maria Soares de Salles Mariano;

Maria Aparecida Junqueira

Machado de Assis e Luiz Eduardo Frin: Literatura em cena; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maria Aparecida Junqueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GALLO, Leila B. M. . A Teatralidade e o seu papel na Literatura Contemporânea. Revista multidisciplinar de cultura e conhecimento , v. II, p. 9, 2017.

  • GALLO, Leila B. M. . Coralidade e teatro épico: uma interseção contemporânea. Revista Ed Fishers , v. 1, p. 1-39, 2016.

  • GALLO, Leila B. M. . Não. Não era amor.. 1ª. ed. São Paulo: Ed Fishers, 2017.

  • GALLO, Leila B. M. . O instante-já: a performatividade em Água Viva de Clarice Lispector. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALLO, Leila B. M. . O instante-já: a teatralidade em Água-Viva.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALLO, Leila B. M. . A Teatralidade e a Literatura Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALLO, Leila B. M. . A teatralidade e o seu papel na Literatura contemporânea.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALLO, Leila B. M. . O sujeito no Pós-dramático.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALLO, Leila B. M. ; PEREIRA, E. R. ; SANTOS, G. E. ; COELHO, P. S. ; SANTOS, R. B. ; MEINBERG, G. ; SANTOS, M. S. ; CARAMURU, C. ; NASCIMENTO, J. ; FERREIRA, E. ; FURQUIM, L. A. ; MARCEL, M. ; SANTANNA, F. S. ; CORREA, H. A. ; PEQUIA, J. A. ; GOMES, J. C. ; NOGUEIRA, C. T. . Cantos da Cidade - A Literatura da Metrópole - Volume 1. São Paulo: Physis Editora Ltda, 2007 (Livro de Crônicas e Poesias).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GALLO, Leila B. M. . Aulas de Recuperação de Língua Portuguesa para Ensino Médio. 2013. (Técnica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Grupo de Pesquisa - Estudos de poética interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa, Descrição: : O Grupo de Pesquisa - Estudos de poética interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa - que tem como principal finalidade a reflexão crítico-teórica sobre os processos de criação e, simultaneamente, a análise das diferentes manifestações do texto poético em interconexão com seus respectivos contextos histórico-culturais. O projeto tem como objetivo geral estudar, a partir de algumas vozes poéticas, a tensão entre a Modernidade estética e a crítica da Modernidade, apontando para o problema dos modos de construção / desconstrução da categoria sujeito lírico... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional