Raquel Miranda Barbosa

Doutora em História, desde 2017, pela Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). ).Mestre em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009), linha de pesquisa História, Cultura e Poder. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (1998). Professora de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas no Ensino de História. Autora da dissertação "A Senhora Luz, a Senhora Guia": na festa o entrecruzar da História, Religião e Cultura Popular na Povoação do Bacalhau (1857 a 1950) e da tese "Muito Além das Telas Douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1960-2001).Tem pesquisa sobre o campo religioso na cidade de Goiás. Atualmente, estuda a produção artística (pictórica) e cultural no Brasil Central.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2017

Universidade Federal de Goiás
Título: MUITO ALÉM DAS TELAS DOURADAS: cidade e tradição em Goiandira do Couto
Dra. Heloísa Selma Fernandes Capel. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.

Mestrado em História

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A Senhora Luz, a Senhora Guia: na festa o entrecruzar da História, Religião e Cultura Popular na Povoação do Bacalhau (1857 a 1950),Ano de Obtenção: 2009
Dr. Eduardo Gusmão de Quadros.Palavras-chave: catolicismo popular; representações; resistência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Especialização em Docencia do Ensino Superior

2000 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A formação continuada e uma educação de qualidade
Orientador: Dra. Nelly Aleotti Maia

Especialização em Historia do Brasil e Regional

2000 - 2001

Universidade Estadual de Goiás
Título: A politica educacional e o professor no Brasil
Orientador: Dnda. Margareth Pereira Arbues

Graduação em História

1995 - 1998

Universidade Estadual de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

História das Representações e Práticas Políticas. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2007 - 2007

Instrutor de Ensino Teórico-Técnico de Trânsito. (Carga horária: 140h). , Controladoria REgional de Trânsito, CRT, Brasil.

2007 - 2007

Teorias da História. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2007 - 2007

História e Estudos Culturais. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2007 - 2007

História e Espaço. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2007 - 2007

Seminários de Pesquisa em Cultura e Poder. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2005 - 2005

Planejamento Educacional. (Carga horária: 280h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2000 - 2000

informatica avançada. , Universidade Estadual de Goias, UEG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Religiões.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARBOSA, Raquel Miranda . XXI Semana de História "Formação de Professores para uma Sociedade Antirracista". 2018. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . XX Semana de História da UEG - Historicidade: articulações e desafios da Pesquisa e do Ensino.. 2017. (Outro).

SANTOS, Cristiano Alexandre ; BARBOSA, Raquel Miranda . 100 Anos da Revolução Russa: debates e reflexões para o Ensino de História. 2017. (Outro).

TEDESCO, Gislaine Valério. ; BARBOSA, Raquel Miranda . XVIII Encontro de História: Fontes Históricas e Produção do Conhecimento.. 2014. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda ; BRITTO, Clovis Carvalho. ; Eduardo Gusmão de Quadros ; ALVARENGA, Derotina Helecir de Brito. ; BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. . XVI Semana de História e IV Semana de Turismo da Universidade Estadual de Goiás. 2012. (Congresso).

BARBOSA, Raquel Miranda ; BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. ; BRITTO, Clovis Carvalho. ; CARNEIRO, Keley Cristina. ; MORAIS, Itelvides José. ; ALVARENGA, Derotina Helecir de Brito. . Comissão Organizadora da XV Semana de História e da III Semana de Turismo da UnU Goiás, Universidade Estadual de Goiás. 2011. (Congresso).

BARBOSA, Raquel Miranda . XV Seminário Interno: Universidade e Democracia em Debate - Desafios que convergem à integração. 2010. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora do Receptivo do Projeto de Extensão da Universidade de Brasília - Projeto Rondom. 2010. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora da Semana do Calouro 2010. 2010. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora do XIV Encontro de História da Unidade Universitária de Goiás da Universidade Estadual de Goiás. 2010. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora do Encontro de Educação para o Campesinato no Município de Goiás. 2010. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . XIII Encontro de História. 2008. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora do II Simpósio Regional de História e Ensino de História: Cidades perspectivas do objeto histórico. 2008. (Outro).

BARBOSA, Raquel Miranda . Comissão Organizadora do I Simpósio Regional de História e Ensino de História e VI Semana de História. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Arte Brasileir no Centro Oeste - IX Coloquio de História e Imagem.Mãos que Imortalizama faces: a arte do retrato e o uso social da produção de Guilherme Antonio de Siqueira. 2019. (Outra).

III Congresso de Filosofia na Cidade de Goiás: Erotismo e Filosofia III e Filosofia e Cidadania I,. ?Entre o cultural, o visceral e as tradições vilaboenses: muito além do visível em Goiandira do Couto?. 2018. (Congresso).

VIII Colóquio de História e Imagens - "Arte e Política".O PROJETO DE CIDADE-IDEAL EM Goiandira do Couto: arte, política, tradição e patrimônio na Cidade de Goiás (1965-2001. 2018. (Outra).

VIII Colóquio de História e Imagens - "Arte e Política".História Regional e Cultura Goiana. 2018. (Outra).

XVIII ENCONTRO DE LETRAS - LITERATURA, LINGUAGEM E INTERCULTURALIDADE: Pioneiros - Hugo de Cartvalho Ramos e, LeLeodegária de Jesus e Cora Coralina..Goiandira do Couto e sua cidade de areias coloridas.. 2018. (Encontro).

100 Anos da Revolução Russa: debates e reflexões para o Ensino de de História.Historiografia da Revolução Russa: revisitando o fato histórico a partir dos movimentos sociais brasileiros na atualidade.. 2017. (Seminário).

100 Anos da Revolução Russa: debates e reflexões para o Ensino de de História. 2017. (Seminário).

VII Colóquio de História e Imagens; I Colóquio Visualidades Não Europeias.A Igreja do Rosário: cultura e embranquecimento do patrimônio edificado no centro histórico vilaboense.. 2017. (Outra).

VII Colóquio de História e Imagens; I Colóquio Visualidades Não Europeias. 2017. (Outra).

XX Semana de História da UEG - Historicidade: articulações e desafios da Pesquisa e do Ensino.. 2017. (Outra).

VIII Seminário de Pesquisa da Pós- Graduação em História UFG/PUC-GO/UNB/UFG-Catalão.Diálogos e Historiografia Visual: o "invisível", o sensível e o passado colonial na Cidade de Goiás em Goiandira do Couto. 2015. (Seminário).

3° Colóquio Ibero- Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - desafios e perspectivas..Na (Re) Montagem Revela-se o Invisível: releituras da paisagem colonial e das tradições vilaboenses na obra pictórica de Goiandira do Couto.. 2014. (Outra).

IV Colóquio de História e Imagens: Jornadas com Didi-Huberman.Memórias, Imagens e Tradição. 2014. (Seminário).

IV Colóquio de História e Imagens: Jornadas com Didi-Huberman.Fotografia e Cinema como Dialéticas da Montagem. Arte, Culturas e Invenção das Tradições. Sobrevivências Míticas e Releituras. 2014. (Seminário).

XVIII Encontro de História: Fontes Históricas e a Produção do Conhecimento.COORDENADORA DE SIMPÓSIO TEMÁTICO: " História e Fontes Literárias".. 2014. (Encontro).

XVIII Encontro de História: Fontes Históricas e a Produção do Conhecimento.Minicurso: As imagens como fonte histórica. 2014. (Encontro).

XVIII Encontro de História: Fontes Históricas e a Produção do Conhecimento.Sexo Frágil no Canavial: o trabalho das mulheres fainenses na usina Vale Verde de Itapuranga-GO.. 2014. (Encontro).

I Congresso História e Literatura: "Tempo e Narrativa". 2013. (Congresso).

I Jornada Jurídica do Curso de Direito da FMB. 2013. (Outra).

VI Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades.ICONOGRAFIA ENTRE O PASSADO E FUTURO: Goiandira do Couto e a Reconstrução das Tradições na Cidade de Goiás. 2013. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. 2013. (Simpósio).

XVII SEMANA DE HISTÓRIA: " Caminhos do Sagrado, Religião Popular, Patrimônio e Poder.Nossa Senhora da Guia, Padroeira do Bacalhau -GO: aspectos de gênero, poder e cultura no catolicismo popular no século XIX.. 2013. (Encontro).

XVII SEMANA DE HISTÓRIA: " Caminhos do Sagrado, Religião Popular, Patrimônio e Poder.ASPECTOS HÍBRIDOS DO CATOLICISMO POPULAR. 2013. (Encontro).

XVII Semana de História da Universidade Estadual de Goiás.Nossa Senhora da Guia, padroeira do Bacalhau-GO: Aspectos de gênero, poder e cultural no catolicismo popular século XIX. 2013. (Outra).

XVI Semana de História e IV Semana de Turismo da Universidade Estadua de Goiás.História, Pintura e Literatura entre mulheres: as imagens sob performances artísticas da Cidade de Goiás. 2012. (Outra).

V Simpósio Internacional de História Cultura e Identidades.Performances Imagéticas entre a pintura e a literatura: entrecruzamento e dualidade nas imagens artísticas sobre a cidade de Goiás. 2011. (Simpósio).

XV Semana de História e III Semana de Turismo da UnU Goiás, Universidade Estadual de Goiás.Recuperando a memória de um patrimônio: a identidade, a catalogação e a digitalização das fontes documentais do 6 Batalhão da Polícia Militar da Cidade de Goiás. 2011. (Outra).

XXVI Simpósio Nacional de História.Muito além das telas douradas: narrativas pictóricas em Goiandira do Couto. 2011. (Simpósio).

Colóquio Internacional Capitalismo como Religião - deslocamentos do religioso na sociedade contemporânea. 2010. (Outra).

Encontro de Educação para o Campesinato no Município de Goiás. 2010. (Encontro).

III Seminário Nacional Trabalho e Gênero: Associativismo, profissões e políticas públicas.Vendo o sol nascer bordado: o Projeto Cabocla e as interlocuções entre memória, trabalho e gênero na Unidade Prisional de Goiás. 2010. (Seminário).

IX Semana de História da Universidade Estadual de Goiás - Anápolis.Diálogos entre o povoado do Bacalhau-GO e o coronelismo na cidade de Goiás (1890 a 1930). 2010. (Outra).

Semana do Calouro 2010.Perspectivas além da graduação: olhares sobre os egressos da Unidade de Goiás. 2010. (Outra).

Semana do Calouro 2010.Perspectivas para Além da Graduação: olhares sobre os egressos da Unidade Universitária de Goiás. 2010. (Outra).

XIV Encontro de História da Unidade Universítária de Goiás da Unidade Estadual de Goiás.Povoação do Bacalhau-GO no século XIX: um entreposto fiscal que vislumbra espaço de lugarização. 2010. (Encontro).

I Encontro dos Estudantes de História. 2009. (Encontro).

I Encontro sobre Ciências, Cultura, Poder e Subjetividade da Cidade de Goiás. 2009. (Encontro).

II Jornada de Estudos Coralineanos. 2009. (Outra).

I Seminario Estadual dos Profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFC's) e Examinadores de Trânsito. 2009. (Seminário).

Semana de Museus. "Museus e Turismo Religioso: perspectivas para a Cidade de Goiás". 2009. (Exposição).

XXV Congresso Nacional de História. A festa de Nossa Senhora da Guia: ética social ou relação de poder?. 2009. (Congresso).

I Jornada de Estudos Coralineanos. 2008. (Outra).

IV Encontro de Integração Acadêmica. 2008. (Encontro).

IV Semana de Ingração Acadêmica Cultura Popular e Academia. 2008. (Outra).

IV Simpósio Nacional de História Cultural.Nossa Senhora da Guia: devoção, festa e sensibilidade na região do Bacalhau-GO (1890-1940). 2008. (Simpósio).

Simpósio Nacional do CEHILA-Brasil 2008 e IX Ciclo de Estudos da Religião.O coronel e a padroeira: uma disputa de poder entre o sagrado e o profano. 2008. (Simpósio).

XIII Encontro de História: O ofício do historiador: perspectivas para o ensino e a escrita da história. 2008. (Encontro).

IV Simpósio regional do CEHILA - Tolerancia Religiosa: um desafio histórico.Representaçoes religiosas na cidade de Goiás: Um estudo de caso Sobre o Bacalhau e a Festa de Nossa Senhora da Guia. 2007. (Simpósio).

XII Encontro de História :Africanidade ? A História Tem Cor. 2007. (Encontro).

Congresso Pensar XXI. 2001. (Congresso).

Congresso Pensar XXI. 2001. (Outra).

VI Encontro Regional Anpuh - Go e III Encontro de História Oral da Região Centro Oeste.Meu Herói. 1998. (Encontro).

V Seminário do PROLER e do II Seminario Engenho da Leitura. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Martins dos Santos

SILVA, Ademir Luiz.; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso; CAPEL, Heloisa Selma F.;BARBOSA, Raquel Miranda. Veiga Vale: da morte do homem ao nascimento do artista. 2018. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Luciano dos Santos

MELLO, Janaína C.;BARBOSA, Raquel Miranda; MAYNARD, Andreza S. Cruz. HQ Caminhos de uma Escrava da África a Sergipe. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gledson Rodrigues do Nascimento

SILVA, Thiago Fernando Sant`Anna;BARBOSA, Raquel Miranda; OLIVEIRA, Adriana Mara V.; GUIMARAES, Leda M. B.. Modos de ver a Iconosfera da Arquitetura Colonial Goiana: cultura visual e processos de mediação na construção dos sentidos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Carlos Antônio dos S

SANTOS, Cristiano Alexandre;BARBOSA, Raquel Miranda. Cunha. Gênero e o Livro Didático na Contemporaneidade: um estudo no Colégio Estadual "Manuel Vilaverde".. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: César Edurado da Silva Pereira

BARBOSA, Raquel MirandaEduardo Gusmão de Quadros. Herege é outro! Conflitos Religiosos na Cidade de Goiás: 1890 - 1940. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: CAMILA ADORNO DE MACEDO

CARNEIRO, Keley Cristina.BARBOSA, Raquel Miranda. ANA BOLENA: o pder da amante na Coroa Inglesa do Antigo Regime. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rodrigo Pires da Silva

SILVA, Neemias Oliveira;BARBOSA, Raquel Miranda. O ensino de História através dos Mitos: um estudo da mitologia nordica nos filmes da Marvel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: WILMAR HENRIQUE CAPONI

TEDESCO, Gislaine Valério.; SILVA, LEONARDO DE JESUS;BARBOSA, Raquel Miranda. OFÍCIOS DE ESCRAVOS EM VILA BOA DE GOIÁS DE 1863-1886. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Ana Karolline Junqueira Cabral

Eduardo Gusmão de QuadrosBARBOSA, Raquel Miranda. ENTRE ROSÁRIOS E LIVROS: uma análise de educção católica das irmãs dominicanas, no colégio Sant`Anna na Cidadede Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Letícia Pinheiro Bastos Fonseca

VIGARIO, J. S.; SANTOS, Cristiano Alexandre;BARBOSA, Raquel Miranda. A Participação das Mulheres no âmbito político e sua militância na luta contra o Regime Militar.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Stefany Lorrane Menezes Ferreira

LUZ, Giovana Emos;BARBOSA, Raquel Miranda. A Igreja Matriz de Mossâmedes: interrelações entre monumento e memória na história da cidade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Luqueze Daynara Ferreira de Oliveira

SANTOS, Cristiano Alexandre;BARBOSA, Raquel Miranda; DAHER, Anna Paula T.. Colônia Cecília: A experiência anarquista no Brasil (1890-1894).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Bruno Henrique Lúcio Jacomini

TEDESCO, Gislaine Valério.; LUZ, Giovana Emos;BARBOSA, Raquel Miranda. SAÚDE DA POPULAÇÃO DE VILA BOA DE GOIÁS NO SÉCULO XIX.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Naiara de Jesus Santana

ALVARENGA, Derotina Helecir de Brito.;Eduardo Gusmão de QuadrosBARBOSA, Raquel Miranda. Igreja de Santa Rita: uma comunidade religiosa da Cidade de Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Jessica Regina Soares

Eduardo Gusmão de QuadrosBARBOSA, Raquel Miranda. As Mulheres na "Igreja do Evangelho": um estudo sobre o impacto da Teologia da Libertação na Diocese de Goiás (1967-1979). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Elivone Ferreira da Silva Moraes

LUZ, Giovana Emos;TEDESCO, Gislaine Valério.BARBOSA, Raquel Miranda. Condenadas pela Escravidão: as condições de vida da mulher negra na Província de Goyaz no século XIX a partir dos processos criminais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Renata Priscila Rosa

Eduardo Gusmão de Quadros; LUZ, Giovana Emos;BARBOSA, Raquel Miranda. Modos, Mídias e Músicas: um estudo do mercado gospel a partir do Grupo Diante do Trono. 2015.

Aluno: Rosilene Nunes da Silva

SANTOS, Cristiano Alexandre;BARBOSA, Raquel Miranda. História e Cultura afro-brasileira no livro no livro didático: estudo das possibilidades no Colégio Lyceu de Goyaz no ano de 2013.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História na Unidade de Goiás) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Daniel Lucas de Jesus Oliveira

Eduardo Gusmão de Quadros; MORAIS, Itelvides José.;BARBOSA, Raquel Miranda. A Retórica na Formação da Consciência Histórica: contribuições da teoria da história de Jorn Rusen para a fundamentação da narrativa histórica e a regulamentação da práxis da docência no ensino de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História na Unidade de Goiás) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Erich Marques de Sousa

LUZ, Giovana Emos; SANTOS, Cristiano Alexandre;BARBOSA, Raquel Miranda. VILABOENSE: uma questão de identidade, construção e (re) construção sob a ótica da " retórica da perda" (1930 -2001).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História na Unidade de Goiás) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Flávia Cristina Rodrigues da Costa

BARBOSA, Raquel Miranda; LELES, Célia Alves de.; FELICIO, Rafael. Direito Ambiental e Educação Ambiental na Faculdade de Jussara. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara.

Aluno: Aline Gonçalves Ribeiro

BRITTO, Clovis Carvalho.BARBOSA, Raquel Miranda; WITEZE JUNIOR, Geraldo.. A sociedade de consumo e o fenômeno das tribos urbanas, as identidades e seus paradoxos na sociedade pós-moderna do século XXI: um estudo do seriado "Mulheres ricas" - 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sejaine Ferreira da Cunha Oliveira

BRITTO, Clovis Carvalho.BARBOSA, Raquel Miranda; PACHECO, Roberta do Carmo.. Assédio sexual nas relações de trabalho: itinerários jurídicos e estudos de caso em Jussara-GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara.

Aluno: Lindiamara Gonçalves

BARBOSA, Raquel MirandaBRITTO, Clovis Carvalho.; OLIVEIRA, João Paulo de.. Visita íntima e direitos humanos: experiências de mulheres de reeducandos na Unidade Prisional de Itapirapuã-GO (2011-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara.

Aluno: Renata Maria Domingos Alves

BARBOSA, Raquel MirandaCARVALHO, Maria Meire de.; GOMES, Luiz Antônio Lopes.. Chapolin Colorado: a astúcia da América Laltina - como se constrói o imaginário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Daiane Gonçalves

Eduardo Gusmão de Quadros; MORAIS, Itelvides José.;BARBOSA, Raquel Miranda. Política e tradição: o estudo da vida das mulheres na década de 60 em Itaberaí a partir de Hannah Arendt. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: EULÁLIA MARIA ALVES FERREIRA

MORAES, Dominga Correa Pedroso.;BARBOSA, Raquel Miranda; COELHO, José Braga.. A espacialização da folia de reis no município de Faina no ano de 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Gustavo Silva e Souto

CARNEIRO, Keley Cristina.BRITTO, Clovis Carvalho.BARBOSA, Raquel Miranda. Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos: memória e sobrevivência de uma entidade secular entre os anos de 1980-2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Veronice Vieira Pinto

MORAIS, Itelvides José.;BARBOSA, Raquel Miranda; SILVA, Ademir Luiz.. Mulheres e o trabalho doméstico na cidade de Goiás: uma história de contribuições versus necessidades exploradas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Beatriz Benedita do Carmo Almeida

BARBOSA, Raquel MirandaTEDESCO, Gislaine Valério.; PECLAT, Gláucia.. Conjunto de Casas que "cochicham": o título de Patrimônio da Humanidade - Cidade de Goiás. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Ana Flávia de farias Carneiro

BARBOSA, Raquel Miranda; SANTOS, Jean Isídio.. A Submissão Feminina Intensificada nas revistas dos anos dourados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Isiquiel Divino de Santana

BARBOSA, Raquel MirandaEduardo Gusmão de QuadrosPEREIRA, César Eduardo da Silva.. A preocupação com o além: um estudo sobre a crença dos ritos de morte na Goíás setecentista (1730-1800). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Tarcilia Americano Fernandes

BARBOSA, Raquel MirandaEduardo Gusmão de QuadrosFAGUNDES, Maria Dailza da Conceição.. O processo de romanização em Goiás: um estudo sobre o Episcopado de Dom Eduardo Duarte e Silva (1890-1907). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Célio Ferreira de Castro

BARBOSA, Raquel Miranda; MORAIS, Itelvides José.;PEREIRA, César Eduardo da Silva.. Assembléia de Deus em Araguapaz: transformações doutrinárias a partir dos anos 1990. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Rogério Jubé Rodrigues

BARBOSA, Raquel MirandaEduardo Gusmão de QuadrosPEREIRA, César Eduardo da Silva.. As crenças sobre a morte e o morrer na cidade de Goiás no século XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

Aluno: Fernanda Ferreira

BARBOSA, Raquel Miranda; BARROS, Fernanda.; BENTO, Luiz Carlos.. Sexualidade Feminina na baixa Idade Média - século XIII: dominação e submissão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias.

BARBOSA, Raquel Miranda. Parecerista para Editora da UFG sobre a obra: "A invenção de Goiânia: o outro lado da mudança".. 2018. Universidade Federal de Goiás.

BARBOSA, Raquel MirandaCARNEIRO, Keley Cristina.. Festa do Divino Espírito Santo na Cidade de Goiás: memória entre o sagrado e profano.. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel MirandaTEDESCO, Gislaine Valério.. O Declínio da Mineração e sem Impacto sobre a População de Vila Boa de Goiás (1749-1808). 2014. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda. Parecerista via Portaria 012/2013. 2013. Universidade Estadual de Goias.

TEDESCO, Gislaine Valério.BARBOSA, Raquel Miranda. UM OLHAR ALÉM DOS MUROS: fragmentos de História a partir da cultura material dos quintais de Vila Boa nos séculos XVIII e XIX.. 2013. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda. Comissão Interna de Avaliação Institucional Port. n°020/2012. 2012. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda. Comissão de Premiação: consultor ad hoc. 2012. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda; OLIVEIRA, Fabiane Costa de.; PASSOS, Aruanã Antônio dos.. Membro da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Professor de Teoria da História. 2011. Universidade Estadual de Goias.

BARBOSA, Raquel Miranda; VELASCO, M. G.. Membro da Banca Examinadora para Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária. Port. n° 010/2010. 2010. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda; MORAES, M. M. L. L.; FERREIRA, K. L.; LEMES, S. G. S.; ARAUJO, E. P. S.. Membro da Comissão para Acompanhamento das Atividades dos Técnicos Administrativos Port. n°001/2010. 2010. Universidade Estadual de Goiás.

BARBOSA, Raquel Miranda. Presidente da Mesa Receptora/Apuradora na 4° Eleição para Diretor da Unidade Universitária de Goiás. 2009. Universidade Estadual de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sônia Maria de Magalhães

Heloisa Selma Fernandes Capel; Ademir Luiz da Silva;Eduardo de Quadros Gusmão; CCPM;MAGALHÃES, Sônia Maria de. Muito além da telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto: 1960-2001. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Ademir Luiz da Silva ou Ademir Luiz

SILVA, Ademir Luiz da; CAPEL, H. F. S.; MORAES, C. C. P.; QUADROS, E. G.. Muito além das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1960 a 2001). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Ademir Luiz da Silva ou Ademir Luiz

SILVA, Ademir Luiz da; CAPEL, H.. Muito além das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1915 - 2011). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Heloisa Selma Fernandes Capel

CAPEL, Heloísa Selma Fernandes; SILVA, Ademir Luiz da; Quadros, Eduardo Gusmão; MORAES, C. C. P.. Muito Além das Telas Douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1915-2011). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

Eduardo Gusmão de Quadros

CAPEL, Heloísa; CC Pereira Moraes;DE QUADROS, EDUARDO GUSM'O; SILVA, A. L.; MAGALHAES, S. M.. Muito além das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Eduardo Gusmão de Quadros

CAPEL, Heloísa; CC Pereira Moraes; SILVA, A. L.;QUADROS, EDUARDO GUSMÃO DE. Muito alem das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Cristina de Cássia Pereira Moraes

CAPEL, Heloisa S. F.; SILVA, Ademir L. da; QUADROS, E. G.;MORAES, CRISTINA DE CÁSSIA PEREIRA; ARAUJO, Alexandre. Muito além das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto 1915-2011. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Itelvides José de Morais

MORAIS, I.; QUADROS, E. G.; REINATO, E. J.. A Senhora Luz, A Senhora Guia: Na Festa o Entrecruzar da História, Religião e Cultura Popular na Povoação do Bacalhau - GO. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

TATIELE PIRES DE SOUZA

A DEPRECIAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANISTICO E ARQUITETÔNICO: MEMÓRIA, PASSADO E IDENTIDADE DE SÃO LUIZ DE MONTES BELOS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS E PATRIMÔNIO) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Tatiane Pereira Canuto de Lima

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DA ABADIA: PATRIMÔNIO IMATERIAL DA COMUNIDADE KALUNGA DE VÃO DAS ALMAS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO EM ESTUDOS CULTURAIS E PATRIMÔNIO) - Universidade Estadual de Goias; (Orientador);

Hugo Moreira Rocha

DOM CÂNDIDO PENSO, O MISSIONARIO DO "SERTÃO": fotografias, culturas e sensibilidades no Rio Araguaia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás, PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UEG; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Renilda Martins Ferraz Lima

VIDA DE RUA ÁS MARGENS DA CIDADE-PATRIMONIO: história, memória, margilnalidade e exclusão na Praça do João Francisco (2010-2017); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Dhyovana da Silva Cardoso

Identidades Sociais e Representações na História e no Espaço Urbano da Cidade de Goiás (2012-2017); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Jade Damásio Melo

O Protagonismo Feminino na Imprensa Alternativa Brasileira Através das Charges do Jornal "Nós Mulheres" (1976-1978); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Giselle Cristina da Silva Garcia

"U1000Ds e Agressivos": representando identidade e cultura das "tribos" goianas pelas rimas do RAP na cidade de Inhumas - GO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Priscila Rodrigues Camargo

Discursos Midiáticos sobre a Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás: 1996 a 2013; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Maristhela Rodrigues Barbosa

Ressocialização e Reintegração Social dos Reeducandos da Agencia Prisional do Município de Itapirapuã ? Goiás; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Laíze Fagundes da Silva

Direito de sucessão: a desigualdade na ordem de vocação hereditária do cônjuge e do companheiro à luz da Constituição Federal e do Código Civil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Amanda Melo

A Reprodução Assistida Sob a Perspectiva do Direito Brasileiro: aspectos dos direitos biológicos quanto aos direitos gestacionais nas relações homoafetivas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Jefferson Eduardo Alves Souza

A história contada através de telegramas: aspectos históricos que contribuiram para a formação da Cidade de Goiás e Itapirapuã; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Ismael Rodrigues Silvério

História em narrativas, a trajetória artística de José do Patrocínio Marques Tocantins: um estudo sobre arte, etnia e poder na Cidade de Goiás entre 1844 e 1889; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Zilvany Maria Dantas

No tempo, nas melodias nasce um patrimônio: historiografia sobre a Banda da Polícia Militar na Cidade de Goiás, lacunas entre 1893 e 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Guilherme Pimenta dos Santos

Adoção homoafetiva: a possibilidade jurídica da utilização do instituto da adoção por casais do mesmo sexo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ciências de Jussara; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Helia Daiany Gonçalves Ribeiro

Vinte e cinco anos de sensibilidades pictóricas na catástrofe: análises do sublime e do grotesco a partir do acidente radiológico com o césio 137 em Goiânia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Mário Souza Monteiro

A influência da elite no recrutamento do exercito brasileiro para a Guerra do Paraguai: leituras da história, da memória e das imagens (1864 a 1870); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Vinicius Henrique Pereira

"Mãe Maria, Senhora D'Abadia, olhai este povo que vive junto a ti": um estudo sobre cultura e religiosidade na festa à Padroeira de Itaberaí-GO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Juciene Gonçalves Pereira Saldanha

O feminino e o homossexualismo: uma análise de trajetórias de mulheres "entendidas"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Giulliane Fernanda Silva

Festa em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: um estudo sobre práticas, representações de sociabilidade e relações de poder na cidade de Mozarlândia (1968-2009); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

ANDRÉIA RODRIGUES DE SOUZA

Marcas no corpo, tatuagens na alma: a questão da exclusão e violência contra mulheres na cidade de Goiás (1997-2009); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Dulcilene da Lourença Trindade

As celibatárias na cidade de Goiás: final do século XIX, início do século XX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Cristiane Esteves de Faria

"Marcha das Margaridas" - uma representação da atuação feminina no campo (2000-2007); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Ivanaldo Bezerra de Medeiros

Nem santas, nem pecadoras, simplesmente mulheres: A representação da prostituição em Itaberaí (1970 ? 1990); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Lívia Jordana Rodrigues

Manifestação Católica no Pós- Morte: Análise das lembranças de luto da cidade de Itaberaí (1964 a 2007); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Flávia Cavalcante da Conceição Silva

Escola Pluricultural Odé Kayodê; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Marta Cristina Lopes da Cunha

Memórias de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial de 1942 - 1950; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Leidiane Fernandes Brito

A Cura através das Plantas: Conservando tradições na Casa de Agricultura Familiar Dom Tomás Balduíno em Goiás: 2004-2008; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Keila Barbosa Ferreira

A importancia da reforma urbana para o desenvolvimento sustentável da cidade de Goiânia 2000 a 2006; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Marlúcia Ferreira Nunes

Mudança na estrutura da família goiana nos anos de 1990 a 2000; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Pauliana Monteiro Pires

As políticas educacionais: uma análise entre a escola pública e a escola privada em Jussara de 1984 a 2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Raquel Miranda Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Heloisa Selma Fernandes Capel

Muito Além das Telas Douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1960-2001); 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Heloísa Selma Fernandes Capel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, Raquel Miranda . Com areia, também se constrói um patrimônio: o poder das imagens em Goiandira do Couto. ESCRITAS: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARAGUAÍNA , v. 1, p. 23-42, 2018.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . Goiandira do Couto, a dama de areia. Revista Nós: Cultura, Estética e Linguagens , v. 3, p. 271-288, 2018.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . A narratividade Visual em diálogo com o tempo: Goiandira do Couto e as intersecções com o passado colonial na Cidade de Goiás. Iluminuras (Porto Alegre) , v. 15, p. 126-144, 2014.

  • BRITTO, Clovis Carvalho. ; BARBOSA, Raquel Miranda ; PRADO, Paulo Brito do. . VENDO O SOL NASCER BORDADO: PODERES, SABERES E FAZERES DE REEDUCANDAS NA UNIDADE PRISIONAL DE GOIÁS. História e Cultura, 2014.. História e Cultura , v. 3, p. 01-385, 2014.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . SOMBRAS DE UMA VIAGEM: MARIA PAULA FLEURY E AS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS SOBRE CULTURA E SOCIEDADE NA CIDADE DE GOIÁS (1896-1966). Revista Outras Fonteiras , v. 1, p. 254-277, 2014.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . A Festa em (Fé) minino: diálogos entre cultura popular, religiosidade e gênero na Povoação do Bacalhau-GO. Caminhos (UCG. Impresso) , v. 9, p. 35-61, 2011.

  • BARBOSA, Raquel Miranda ; MEDEIROS, Ivanaldo Bezerra de. . Nem santas, nem pecadoras, singularmente, mulher: a prostituição em foco nos estudos culturais. Expedições: teoria da história e historiografia , v. 1, p. 112-129, 2011.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . Olhares inquietos para a religiosidade. Mosaico (Goiânia) , v. 2, p. 190-194, 2009.

  • BARBOSA, Raquel Miranda . Resumo da Dissertação: A Senhora Luz, a Senhora Guia: na festa o entrecruzar de história, religião e cultura popular na povoação do Bacalhau-GO. Mosaico (Goiânia) , v. 2, p. 92-92, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, E. M. ; BARBOSA, Raquel Miranda ; LUZ, Giovana Emos . A identidade vilaboense sob a ótica da retórica da perda: descoberta e (re) construção no discurso do século XX.. 2013.

BARBOSA, Raquel Miranda . Parecerista em artigos da Revista Visão Acadêmica. 2011.

BARBOSA, Raquel Miranda . Oficina: As práticas populares na cidade de Goias entre o protestantismo e o catolicismo na Primeira República. 2008.

DAHER, Anna Paula T. ; VIGARIO, J. S. ; BARBOSA, Raquel Miranda . Arcelina em africa: olhares, trocas e sensações. 2018. (Curadoria de Exposição Fotográfica).

BARBOSA, Raquel Miranda . Diagrama do Olhar de Goiandira do Couto. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

BARBOSA, Raquel Miranda ; BRITTO, Clovis Carvalho. . O catolicismo popular e o espaço público: percursos, trocas e linguagens. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, Raquel Miranda . Memória e Gênero/Festas. 2009. (Coordenadora do Seminário Temático).

BARBOSA, Raquel Miranda . Globalização: orgiem e atualização. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Arte e Cultura na Cidade de Goiás: a ?invenção? da cidade-patrimônio em Goiandira do Couto (1965-2001)., Descrição: Ao representar a paisagem urbana da Cidade de Goiás, Goiandira do Couto (1915-2011) privilegia uma narrativa pictórica baseada nos mitos e marcos edificados, durante a colonização portuguesa, no eixo que se estrutura entre o Largo do Rosário e o Largo do Chafariz. Como herdeira de uma tradição cultural e familiar, a artista se relaciona com as instituições guardiãs do passado, como a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), reinventando a cidade e sua identidade cultural. Em suas telas, a valorização dos símbolos da memória oficial inspirou a criação de uma cidade ideal que, mais tarde, tornar-se-ia cidade-patrimônio apregoando o enredo das oficialidades, conforme se vê no Dossiê de Goiás, documento que formalizou a candidatura da Cidade de Goiás ao título de patrimônio mundial, homologado em 2001. O presente este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a relação entre a trajetória cultural da artista plástica goiana, Goiandira Ayres do Couto (1915- 2011), e a reconstrução da identidade urbana da Cidade de Goiás, no século XX, a qual acredita-se estar implicada a projeção artística da pintora local com imagem da cidade-patrimônio tombada pela Unesco, no advento do século XXI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Visitando corpos: a economia simbólica do turismo sexual na cidade de Goiás (2011-2012), Descrição: Este projeto pretende investigar a economia simbólica em torno do turismo sexual na cidade de Goiás durante os anos de 2011 e 2012. Pautado nos referenciais teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu aproximaremos cultura e afeto, ócio e negócio, com vistas a descortinar as implicações em torno do turismo sexual a partir de pesquisas bibliográficas, entrevistas e etnografias durante alguns dos principais eventos turísticos do estado de Goiás, realizados na cidade histórica de Goiás: Carnaval, Semana Santa e Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Aproximando sexo, turismo e deslocamento, apresentaremos questões epistemológicas a respeito de uma prática silenciosa que extrapola a prostituição. Nosso intuito é observar como mulheres, turistas e gestores do turismo local problematizam o turismo sexual a partir da noção de consumo simbólico ou consumo da experiência. Como questão importante relacionada à gestão turística, a pesquisa se pautará em metodologias já consolidadas pelas ciências sociais, especialmente na sociologia e na antropologia, para visualizar a crescente mercantilização do sexo e as configurações do que se convencionou classificar como turismo sexual. A pesquisa construirá um esboço inicial desse tipo de ?atrativo turístico? em suas múltiplas formas: como alternativa a outras formas de prestação de serviços, como possibilidade de consumo de experiências mediadas por turistas que elegem ?namoradas ocasionais?, como prática relacionada à prostituição ou como turismo não relacionado com retribuição pecuniária, mas como exercício da liberdade sexual e/ou modo de encontrar parceiros para relacionamentos estáveis e perpassados por sentimentos. Nosso intuito é observar em que medida o turismo nos períodos de eventos em Goiás torna-se campo para a realização de fantasias sexuais e afetivas e de que modo os envolvidos controlam suas ações e representações com vistas à manipulação de artifícios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Integrante / Clovis Carvalho Britto - Coordenador / Derotina Helecir de Brito Alvarenga - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Goias - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Outras frestas na história pela trajetória de Frei Simão Dorvi: Poder, cultura e Igreja se entrecruzam em novas disputas políticas na cidade de Goiás - 1940-1996, Descrição: Esta pesquisa consiste em problematizar uma temática ainda não discutida até então. Utilizaremos metodologicamente o campo de pesquisa que privilegia os Estudos Culturais e seus diálogos teóricos interdisciplinares. A relevância deste objeto se justifica em responder alguns silêncios sobre a história da Igreja Católica na cidade de Goiás, entre os anos de 1940 a 1996, a partir da trajetória de vida do frei dominicano, nascido na Itália, Simão Dorvi. Sua importância para as referências culturais na cidade de Goiás são significativas, pois a existência de uma instituição de ensino superior para esta cidade foi um dos seus maiores legados, materializados na existência da UEG na cidade de Goiás que antes era conhecida como F aculdade de Filosofia e Letras de Goiás. Este estudo provocará reflexões sobre a trajetória deste Frei, seu legado cultural, suas crises com a Igreja e sua nebulosa viagem, sem o retorno da Itália, como pretendia em 1979, onde veio a falecer 1996.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Coordenador / Clovis Carvalho Britto - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Senhora da Festa: devoção popular na região do Bacalhau - GO ? 1857 a 1950, Descrição: A festa é uma das mais antigas manifestações culturais. Nela vários sentidos são dados, sendo que o ato de celebrar, regozijar, agradecer, quebrar a rotina do cotidiano, demarcar fronteiras e confraternizar situam sua principal articulação. Este projeto se propõe a investigar esta manifestação do mundo real interligada ao mundo sagrado, pois o real estaria demarcado pelos hiatos da rotina diária, daí a necessidade humana das festas. Sendo elas de cunho religioso, esta interlocução proporcionaria ao momento de festejar legitimação na esfera do sagrado, por isso possibilitaria ao devoto o prazer carnal interligado ao espiritual/transcendente. Segundo Mircea Eliade (1992), a lógica das festas religiosas converge ao sagrado e este, não existe sem o profano quando nos referimos ao caráter popular destas festividades. Utilizaremos para a investigação deste objeto fontes escritas (documentos) que receberão tratamento adequado à releitura metodológica da História ? heurística e hermenêutica. A fonte oral integrará os referenciais de dados, a fim de promover maior plasticidade aos dados coletados das fontes escritas. O referencial teórico, citado e não citado, porém de acordo com a temática, será de vital importância neste processo, pois sustentará as fontes num diálogo constante entre o empírico e teórico simultaneamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    A Senhora Luz, a Senhora Guia: na festa o entrecruzar da História, Religião e Cultura Popular na Povoação do Bacalhau (1857 a 1950), Descrição: Uma expressão cultural significativa para a identidade cultural dos moradores da região do Bacalhau é a festa de Nossa Senhora da Guia. Para entender as práticas religiosas introduzidas ali, procuramos compreender como e quando surgiu a povoação, percorrendo os contextos social, político e o econômico como vieses que se entrecruzaram. Vimos que os pioneiros oriundos do meio rural foram responsáveis pelos primeiros domicílios seguidos de outros moradores, sazonais ou não, que se instalaram, progressivamente, após a criação da barreira fiscal na segunda metade do século XIX. Discutimos sobre a modalidade recorrente na vida política da época, conhecida como coronelismo, que se estendeu ao Bacalhau. Esta comunidade era mais um instrumento de legitimação do poder das elites oligárquicas existentes em Goiás, interligadas àqueles que se destacaram como importantes para a constituição social da povoação. Enfatizamos os contrastes entre o poder político e o poder institucional ora influenciados pelos ideais romanizadores, vistos como sagrado e erudito, frente ao popular e profano já instalados entre as práticas religiosas oriundas do povo e incorporadas aos interesses políticos daquela época. Na Povoação do Bacalhau encontramos registros do fortalecimento dos leigos, geralmente pertencentes ao grupo dos mais favorecidos, controlando a festa e os rendimentos provenientes dela. Este elemento amplia a análise desta pesquisa, ao percebermos que estariam à frente destas atividades mulheres e, dentre elas, destacamos D. Alice Nascimento, ?guardiã? das tradições religiosas do Bacalhau em uma circunstância que a não existência do templo poderia ameaçar a continuidade da festa e das tradições religiosas locais. Esta festa se ressignificou, social e politicamente, nos anos quarenta do século XX, trazendo à tona elementos que singularizam a identidade religiosa local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    O perfil qualitativo dos cursos de formação de professores da UEG e seus reflexos na esxola pública em Jussara de 1999 a 2003, Descrição: O ensino público superior em Goiás atinge novas perspectivas com a criação da Universidade Estadual de Goiás. Com uma proposta pautada no ensino público, gratuito e inclusivo, as políticas públicas voltadas para esta instituição proporcionam aos goianos acesso ao ensino superior, antes restrito aos moradores da capital, àqueles que vivem no interior do Estado de Goiás. Criada em 1999 a UEG em 2005 possui u número considerável de egressos designados ao mercado de trabalho na área da licenciatura. Objetivando aferir a qualidade desses cursos é que destacamos a UnU Jussara como foco de amostragem deste dado quantitativo e qualitativo que envolve os cursos de História, Letras e Pedagogia parcelada oferecidos nesta Unidade entre os anos de 2000 a 2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Miranda Barbosa - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Professora Homenageada e Nome da Turma, Universidade Estadual de Goiás.

2011

Colaborador Benemérito - Organização de Arquivo, Policia Militar do Estado de Goiás.

2011

Professora Homenageada e Nome da Turma, Universidade Estadual de Goiás.

2009

Mestre em História, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2009

Dissertação aprovada com distinção e louvor, recomendada para publicação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2001

Especialista em Docência do Ensino Superior, Universidade Federal de Rio de Janeiro.

2001

Especialista em História do Brasil e Região, Universidade Estadual de Goiás.

1998

Graduada em História, Universidade Estadual de Goiás.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goias, Unidade Universitária Cora Coralina. , Rua Dr. Deusdeth Ferreira de Moura s/n, Centro, 76600-000 - Goias, GO - Brasil, Telefone: (62) 39362160, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Metodologia da História I e II

2011 - 2013

Centro de Ciencias de Jussara

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2012 - 06/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Direito, Orientação de Monografias Jurídicas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2012 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional - 36 h, Metodologia da Pesquisa Científica - Turma A - 36 h, Metodologia da Pesquisa Científica - Turma B - 36 h, Trabalho de Conclusão de Curso I

2009 - 2009

Radio Comunitária XIII de Maio

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2008

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

  • 03/2007 - 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em História, .,Linhas de pesquisa

2004 - 2011

Secretaria Estadual da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 08/2007 - 11/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 08/2006 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 08/2006 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2004 - 2005

Colégio Batista Cristão

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2004 - 05/2004

    Direção e administração, Particular, Filial.,Cargo ou função, Diretora de Unidade.

  • 01/2004 - 05/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ética, História, Sociologia

  • 01/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretora.

2010 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular

2001 - 2010

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Goiás, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Avaliação Institucional.

  • 02/2012

    Direção e administração, Unidade Universitária de Goiás, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta de Estágio - Curso de História.

  • 02/2012

    Ensino, História na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Superviosionado II

  • 02/2012

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II

  • 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Goiás, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Acadêmico.

  • 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista Visão Acadêmica, .,Cargo ou função, Membro de Conselho Editorial.

  • 08/2011 - 12/2011

    Direção e administração, Unidade de Jussara, .,Cargo ou função, Coordenadora de Pesquisa da Unidade de Jussara -Portaria/Gabinete n° 1485/2011.

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I - 55 h/a, História Moderna - 55 h/a

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, História na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

  • 03/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária Cora Coralina, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado de Docentes e Técnico-Administrativos Temporários da UEG UnU Goiás - Portaria/Gab n 692/2010.

  • 03/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária Cora Coralina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Acompanhamento das Atividades dos Serviços Gerais da Unidade Universitária de Goiás Portaria n. 001/2010 Direção da Unidade Universitária de Goiás.

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, História na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I - 55 h/a, História Contemporânea II - 110 h/a, História Moderna - 55 h/a

  • 01/2010 - 12/2010

    Direção e administração, Unidade Universitária Cora Coralina, .,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica - Portaria/Gab. n. 0554/2010.

  • 04/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Unidade Universitária Cora Coralina, .,Atividade de extensão realizada, Poesias e cantos nas ondas do rádio.

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras Português/Inglês na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação - 55 h/a

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Matemática Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas da Educação Matemática - 64 h/a

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, História na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais - 55 h/a, Enriquecimento e aprofundamento II - 55 h/a, Monografia I - 64 h/a, História do Brasil III - 110 h/a, Gestão Escolar e Currículo na Educação Básica - 55 h/a, História Contemporânea I - 55 h/a

  • 11/2009 - 11/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária Cora Coralina, .,Cargo ou função, Presidente da Mesa Receptora/Apuradora de votos na IV Eleição para Diretor da Unidade Universitária Cora Coralina.

  • 05/2009 - 08/2009

    Direção e administração, Unidade Universitária Cora Coralina, .,Cargo ou função, Coordenação Adjunta de Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de História.

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras Português/Inglês na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação - 64 h/a

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Matemática Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas da Educação Matemática - 64 h/a

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, História na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais - 64 h/a, Gestão Escolar e Currículo na Educação Básica - 64 h/a, História Contemporânea I - 64 h/a, História Antiga - 128 h/a

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna - Licenciatura Parcelada - 90 h/a, História Moderna - 64 h/a, História Contemporânea II - 128 h/a, História Contemporânea I - 64 h/a

  • 03/2008 - 07/2008

    Extensão universitária , Unidade Universitária Cora Coralina, .,Atividade de extensão realizada, Leitura de textos reflexivos para presidiários.

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Educação Física na Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução Sócio-Histórica da Educação Física - 70 h/a

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino, Letras Português/Inglês na Unidade de Goiás, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação - 64 h/a

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna - 64 h/a, História Contemporânea II - 128 h/a, História Contemporânea I - 64 h/a

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II - 128 h/a, História Contemporânea I - 64 h/a, Epistemologia das Ciências Humanas - 64 h/a

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, História Unidade de Jussara, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna - 64 h/a, História Contemporânea II - 128 h/a, História Contemporânea I - 64 h/a, Epistemologia das Ciências Humanas - 64 h/a

2001 - 2002

Escola Basita de Jussara

Vínculo: Diretora Educacional, Enquadramento Funcional: Diretora Educacional, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2001 - 12/2002

    Direção e administração, Particular, Jussara.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.