Victor Grabois

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ(2005) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2021). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Gestão Hospitalar. Especializou-se em Gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique, da França. Dirigiu instituições hospitalares federais de médio e grande porte no Rio de Janeiro entre 1994 e 2004. Atualmente trabalha na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, lotado no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Foi o Coordenador-Geral do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, conduzido pela ENSP/FIOCRUZ para o Ministério da Saúde, para capacitação de 60.000 gestores do SUS, na modalidade de educação a distância. Atua também como docente em cursos de especialização em gestão hospitalar, gestão em saúde e saúde coletiva desde 2002, na Fiocruz, e orientando monografias e participando de bancas de avaliação de TCCs e de bancas de seleção de tutores. Também atua como docente em instituições privadas de educação no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Atuando na Coordenação de Elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso nos Cursos de Especialização em Segurança do Paciente, promovidos pela Escola Nacional de Saúde Pública. Atuou como coordenador técnico do processo de elaboração de módulos educacionais para o PROVAB. Coordenador-Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz) a partir de abril de 2010. Membro do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente de 2013 a 2018. Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP desde dezembro de 2107.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado

2016 - 2021

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Cirurgia Segura: adaptação transcultural do Surgical Teamwork Coaching Tool e do Surgical Safety Checklist Coaching Tool para o contexto brasileiro.
Orientador: Margareth Chrisóstomo Portela
Palavras-chave: checklist; segurança do paciente; observação; adaptação transcuultural; cirurgia segura.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Saúde Coletiva

2003 - 2005

Instituto de Medicina Social
Título: A experiência de implantação e funcionamento de um Serviço de Engenharia Clínica no Hospital Geral de Bonsucesso,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Rosângela Caetano
Palavras-chave: Engenharia Clínica; Gestão Hospitalar; Indicadores; Padrões.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

1984 - 1986

Hospital Geral de Bonsucesso
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: . Bolsista do(a): . Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Formação de Diretores de Hospitais

1992 - 1992

Ecole Nationale de Sante Publique France
Título: O Hospital Brasileiro: Desafio para a Gestão Hospitalar
Orientador: Patrick Mordelet

Especialização em Curso Básico de Saúde Pública

1986 - 1986

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Estudo sobre abandono do Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde de Jacarépaguá

Graduação em Medicina

1975 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

2005 - 2005

Curso de Atualização em Formação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Brasil.

1999 - 1999

MS PowerPoint 97. (Carga horária: 16h). , NSI Serviços de Informática, NSI, Brasil.

1998 - 1998

Formação em Acreditação em Serviços de Saúde. (Carga horária: 120h). , Joint Comission of Healthcare Accreditation, JACHO, Estados Unidos.

1991 - 1991

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 80h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1991 - 1991

Gerência de Projetos. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, IBQN, Brasil.

1991 - 1991

Capacitação em Gerência de Serviços de Saúde. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Brasil.

1991 - 1991

Capacitação Básica para Controle de Infecção Hosp.. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SUDS, Brasil.

1988 - 1988

Curso sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 30h). , Triangulo - Assessoria Indústria e Comércio Ltda, TRIÂNGULO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Segurança do Paciente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Administração.

Organização de eventos

GRABOIS, V. . Simpósio - Atestado de Óbito. 1996. (Outro).

GRABOIS, V. . II Fórum Estadual de Luta contra a Tuberculose. 1995. (Outro).

GRABOIS, V. . I Congresso Franco Brasileiro em Gestão Hospitalar. 1993. (Congresso).

Participação em eventos

1 Jornada Multiprofissional em Gerenciamento de Risco da Clínica São Vicente.O que o Ministério da Saúde preconiza como Política de GR?. 2015. (Outra).

Curso da AECIHERJ - RJ.Discutindo a Implantação do Programa de Segurança dos Pacientes e as Práticas de Controle de Infecção em Cirurgias.. 2015. (Outra).

II Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle de Infecção Hospitalar.Segurança do Paciente. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente.Estratégias para a Qualidade e Segurança do Paciente. 2015. (Simpósio).

Seminário de Segurança do Paciente e as Redes de Atenção á Saúde.Panorama Atual da Segurança do Paciente. 2015. (Seminário).

37 Congresso Brasileiro de Admnistração Hospitalar e Gestão em Saúde. Qualidade e Segurança. 2014. (Congresso).

4 Fórum Científico da FHEMIG - "Pesquisa e qualidade da assistência à saúde"!.Segurança do Paciente e Qualidade Assistencial. 2014. (Outra).

Conferência "Hospital Quality Management ".Compartilhamento de experiências e conhecimentos. 2014. (Outra).

II Congresso de Hospitais de Ensino da SES-DF "Residência em Rede de Saúde". Estado da Arte da Política de Segurasnça dos Pacientes. 2014. (Congresso).

III Seminário da Qualidasde e Segurança dos Hospitais Federais no Rio de Janeirono.Cultura da Segurança, desenvolvendo novos valores e atitudes no cuidado ao paciente. 2014. (Seminário).

II Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar.Painel: Programa Nacional de Segurança Brasil - Portaria MS529/2013. 2014. (Seminário).

V Semana Científica do HUSM / II Jornada de Pesquisa do HUSM.Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2014. (Outra).

V Semana Científica do HUSM / II Jornada de Pesquisa do HUSM.Mesa Redonda: Segurança do Paciente - Precrição Segura. 2014. (Outra).

V Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva do Hospital universitário Pedro Ernesto.Mesa Redonda "UTI segura: sonho ou realidade?". 2013. (Simpósio).

XXV Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) e IV Congresso Gioano de Ética Médica (COGEN). "Em cada porta de Hospital, há um advogado de plantão". 2013. (Congresso).

XXV Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) e IV Congresso Gioano de Ética Médica (COGEN). "Em cada porta de Hospital, há um advogado de plantão". 2013. (Congresso).

XXV Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) e IV Congresso Gioano de Ética Médica (COGEN). "Em cada porta de Hospital, há um advogado de plantão". 2013. (Congresso).

MC6 - Como definir e avaliar as condições organizacionais para a resiliência: um exemplo em Unidade de Terapia Intensiva. 2012. (Feira).

VI Seminário Internacional de Atenção Básica - Universalização com Qualidade. 2012. (Seminário).

VI Seminário Internacional de Atenção Básica - Universalização com Qualidade. 2012. (Seminário).

Seminário Assistência, Ensino e Pesquisa: Um relacionamento saudável.Mesa Redonda Hospital Assiatencial como hospital de Ensino com o tema Ensino e Pesquisa como Ferramenta de Gestão. 2011. (Seminário).

II Congresso Brasileiro sobre Segurança no Sistema de Saúde - III Congresso Brasileiro sobre Eventos Adversos em Medicina. 2010. (Congresso).

III Encontro Nacional de Educação à Distância da Rede das Escolas de Governo.Participante da Comissão Organizadora. 2010. (Encontro).

III Encontro Nacional de Educação à Distância da Rede das Escolas de Governo.A Qualificação na Gestão em Saúde: o desafio da formação num modelo de governança em rede. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Administração em Saúde.Painel Gestão Profissional: Competências e formação do Adminikstrador na área da saúde.. 2010. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Escolas e Centros Formados em Saúde Pública - Coletiva.A Qualificação na Gestão em Saúde: o desafio da formação num modelo de governança em rede. 2010. (Encontro).

Encontro de Sensibilização da Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2008. (Encontro).

Oficina da Rede de Escolas e Centros de Formação em Saúde Pública. 2008. (Oficina).

Reunião sobre "Formação de Dirigentes". 2008. (Outra).

Encontro promovido pela Estação de trabalho da Rede Inovarth. 2007. (Encontro).

VI Fórum Brasileiro sobre a Reforma do Estado. 2007. (Outra).

I Semana de Saúde Coletiva da UFRJ.O Papel do Profissional de Saúde Pública na Rede de Serviços de Saúde. 2006. (Outra).

42 Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Palestrante da Mesa Redonda "Centros de Alta Complexidade em Oncologia. 2004. (Congresso).

Diálogo Público: Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Rio de Janeiro.Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Outra).

I Seminário Nacional Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar. 2002. (Seminário).

Palestra Resíduos Hospitalares e Saúde Pública.Entendendo a questão FECOMERCIO. 2002. (Outra).

VI Encontro HEMORIO de Administradores de Saúde e do V Encontro HEMORIO de Qualidade.Tecnovigilância. 2002. (Encontro).

Formatura do Curso de Auxiliar de Enfermagem.Turma Dr. Victor Grabois. 2000. (Outra).

5ª Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.(Conferencista). 1999. (Outra).

Jornada Multiprofissional realizada no Hospital Geral do Andaraí. 1999. (Outra).

Semana da Enfermagem no H.G.A.. 1999. (Outra).

Seminário "A Reinvenção da Gestão Hospitalar". 1999. (Seminário).

Seminário sobre: A importância dos Centro de Estudos e Aperfeiçoamento como órgão de Desenvolvimento de RH. 1999. (Seminário).

Simpósio Brasil-França. 1999. (Simpósio).

Solenidade de Abertura do Fórum de Debate "A Criança e o Adolescente vítima de maus tratos". 1999. (Outra).

Solenidade de Abertura e Palestra Inicial do 1 Curso de Ética Médica. 1999. (Outra).

Solenidade de Encerramento do I Curso de Ética Médica do H.G.A. 1999. (Outra).

The Joint Commission World Symposium on Improving Healthcare Through Accreditation. 1999. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar. Participante. 1999. (Congresso).

Jornada Multidisciplinar de Saúde. 1998. (Outra).

Seminário Internacional de Gestão de Serviços de Saúde no Brasil. 1997. (Seminário).

VII Congresso dos Hospitais de Emergência do Rio de Janeiro. 1997. (Congresso).

Conferência Internacional sobre Infecção pelo HIV em Mulheres e Crianças. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Qualidade em Saúde. 1996. (Outra).

Seminário Perspectivas para a Gestão Hospitalar Pública no Contexto da Reforma do Estado: Responsabilidade, Eficiência e Eficácia. 1996. (Seminário).

2 Encontro de Saúde na Barra. 1995. (Encontro).

2 Seminário das Comissões de Ética Médica.Remuneração do Médico. 1995. (Seminário).

I Ciclo de Debates do Centro de Estudos Prof. Pereira Filho.Alguns Desafios colocados para o HRPS. 1995. (Outra).

II Fórum Estadual de Luta Contra a Tuberculose.Palestrante da Mesa de Abertura. 1995. (Outra).

I Jornada de Ética em Oncologia.Debatedor da 2ª Mesa Redonda: Tempo de demora no Atendimento do Paciente com câncer. 1995. (Outra).

Seminário de Ética e Infecção Hospitalar.A Qualidade em Saúde como Direito do Profissional de Saúde e do Paciente. 1995. (Seminário).

I Encontro de Psiquiatria e Saúde Mental. 1994. (Encontro).

II Conferência Municipal de Saúde de Teresópolis.Conferencista. 1994. (Outra).

I Congresso Franco-Brasileiro em Gestão Hospitalar. Palestrante. 1993. (Congresso).

II Congresso da Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde e I Simpósio Internacional de Adm. e Economia da Saúde. 1993. (Congresso).

Seminário Interno de Avaliação e Qualidade da Emergência do Hospital Municipal Miguel Couto. 1992. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Adolescência. 1991. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Adolescência: OUvinte do Curso - Sexualidade na Adolescência. 1991. (Congresso).

Mesa Redonda sobre Gravidez na Adolescência. 1991. (Outra).

Simpósio de Pediatria da Ap4.Atenção Primária à Saúde da Criança com o Tema: Crescimento e Desenvolvimento. 1991. (Simpósio).

I Congresso de Pediatria. Participante do Curso "Adolescência". 1990. (Congresso).

II Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro e 2ª Jornada de Pneumologia Infantil do RJ. 1989. (Congresso).

1 Simpósio Brasil-Cuba de Pediatria. 1988. (Simpósio).

II Jornada de Pediatria do Hospital Raphael de Paula Souza. 1988. (Outra).

Fórum Estadual "O Ensino Médico e a Educação Médica Continuada". 1987. (Outra).

Simpósio Internacional de Infecções no Imunodeprimido.Infecções no Imunodeprimido. 1987. (Simpósio).

1ª Jornada de Atualização em Pediatria do Hospital Geral de Bonsucesso. 1985. (Outra).

1 Encontro de Prevenção à Excepcionalidade. 1984. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Fabiana Ferreira do Nascimento

GRABOIS, V.. O trabalho pedagógico no ambiente hospitalar: Um olhar para além da doença. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Alice Maria da Silva

GRABOIS, V.. Gestão dos serviços de saúde e profissionais de saúde: repensando papéis dentro do Sistema Único de Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Carolina Steinhauser Motta

GRABOIS, V.. A Reunião de Equipe Enquanto Dispositivo Reflexivo: o caso de uma equipe de saúde da família em Manguinhos - RJ. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Brena Gabriella Tostes de Cerqueira

GRABOIS, V.. Carteira de Serviços: Limites e Potencialidades para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marcela Matvijc de Araújo

GRABOIS, V.. A análise da ESF no município do Rio de Janeiro utilizando a governança clínica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básic) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Stefânia Santos Soares

GRABOIS, V.. O papel da AB no atendimento às urgências - um olhar sobre as políticas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básic) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: João Henrique Marschhausen

RIBEIRO, J. M.;GRABOIS, V.; SIQUEIRA, S. A. V.. O desempenho hospitalar no Brasil: uma investigação sobre os Hospitais Federais do Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Isadora Siqueira de Souza

GRABOIS, V.; PORTELA, G. Z.; OLIVEIRA, R. G.. CONTINUIDADE DO CUIDADO NO SUS: UMA ANALISE DA LITERATURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marilene Socorro Altina

GRABOIS, V.. Estudo de avaliabilidade da oferta de exames de endoscopia digestiva alta no Sistema Municipal de Saúde de Contagem - MG. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Gislani Mateus Oliveira Aguilar

ENGSTROM, E. M.;GRABOIS, V.; TEIXEIRA, M. B.. A atenção Primária à Saúde e os seus desafios na coordenação do cuidado: a interface entre as práticas de cuidado e os arranjos da rede de atenção à saúde - Revisão Bibliográfica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marina Márcia Ribeiro Ferreira

RIBEIRO, J. M.;GRABOIS, V.; SIQUEIRA, S. A. V.. Processo de Trabalho Médico e a sua interação com a Estratégia de Saúde da Família. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Maria Terumi Maruyama Kami

GRABOIS, V.. Avaliação da implementação do rastreamento do pé diabético: Estudo de caso em um distrito sanitário do município de Curitiba. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Equipe do território Victor Valla - Ex-Combatentes

GRABOIS, V.. A Reunião de Equipe Enquanto Dispositivo Reflexivo: o caso de uma equipe de saúde da família em Manguinhos - RJ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Renata Cavalcanti Eiras

GRABOIS, V.; COSTA, R. A. H.; GALVAO, G. G.. Cancêr Bucal no Brasil: Iniquidades versus atenção oncológica integral com foco na assistência odontológica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Paula Giovana Iorio Coelho

GRABOIS, V.. Comentários sobre a visão de desempenho hospitalar no Brasil do Banco Mundial. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Paula Giovana Iorio Coelho

GRABOIS, V.. Comentários sobre a visão de desempenho hospitalar no Brasil do Banco Mundial. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Paul Giovana Iório Coelho

GRABOIS, V.; HORTALE, V.A; BITTENCOURT, R. J.. Comentários sobre a visão de desempenho hospitalar no Brasil do Banco Mundial. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Fabiana Ferreira do Nascimento

GRABOIS, V.; Fortes, P.D.; Motta, J.I.J.. O trabalho pedagógico no ambiente hospitalar: Um olhar para além da doença. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Alice Maria da Silva

GRABOIS, V.. Gestão dos Serviços de Saúde e Profissionais de Saúde: repensando papéis dentro do SUS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

GRABOIS, V.. Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

GRABOIS, V.. Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS I. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

GRABOIS, V.. Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

GRABOIS, V.. Curso de Qualificação de Gestores do SUS para o Município de São Paulo. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

GRABOIS, V.. Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. 2012. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Orientou

Marianna da Rocha Bueno Lima

A utilização de instrumentos de gestão da Atenção Primária, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básic) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Rafaella Peixoto da Silva

O papel da regulação assistencial no contexto do fortalecimento da Atenção Primária: o caso do Rio de Janeiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básic) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Brena Gabriella Tostes de Cerqueira

Carteira de Serviços: Limites e Potencialidades para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município do Rio de Janeiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Alexandre Cury

Utilização de Indicadores como Ferramenta de Gestão no Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Nova Iguaçu-RJ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Solange Leal de Araújo Nnes e Lúcia Maria Bastos F

Soares; Projeto de Implantação de Classificação de risco na Emergência Pediátrica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Flavia Miranda Soveral e Denise Cristina Cadorin

Gerenciamento de Leitos como Ferramenta de Gestão e Qualidade Assistencial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Regina Célia Gomes

Rotatividade do Profissional Médico na Estratégia Saúde da Família - Contexto e Desafios; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Isadora Siqueira de Souza

CONTINUIDADE DO CUIDADO NO SUS: UMA ANALISE DA LITERATURA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Renata Cavalcanti Eiras

Cancêr Bucal no Brasil: Iniquidades versus atenção oncológica integral com foco na assistência odontológica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Analaura Ribeiro Pereira e Cristina Guedes Veneu

Roda Viva: - um Projeto de Intervenção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básic) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Denise M

de Paula, Luiz Carlos da Fonseca e Maria Teresa Br; : Planejamento para aumento da absorção de pacientes do Serviço de Emergência portadores de patologia vascular periférica, associadas ou não, a uma ou mais co-morbidades, pelo serviço de cirurgia vascular do hospital do Andaraí; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Rosane Nobre Machado Bittencourt Silva

Repensar o Serviço de Emergência do HUAP na lógica do QualiSUS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Fabiana Ferreira do Nascimento

O trabalho pedagógico no ambiente hospitalar: Um olhar para além da doença; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

André Luis Moreira Lopes

Contribuições para o Estabelecimento de um Centro de Tratamento de Queimaduras no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes - Município de Duque de Caxias/RJ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Victor Grabois;

Lúcia Bastos Soares e Solange Leal de Araújo Nunes

Projeto de Implantação de Classificação de Risco na Emergência Pediátrica do Hospital Municipal Lourenço Jorge; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Christian Campos Ferreira e Renata Pascoal Freire

Assistência ao paciente crítico na emergência; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva

Projeto de Investimento para Organização do rastreamento do câncer de colo de útero no Estado do Acre; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfe; em Gestão de Projetos de Investimento) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Victor Grabois;

Produções bibliográficas

  • Azevedo, C. ; Matta, G.C. ; Sá, Marilene ; MIRANDA, L. ; CUNHA, M. S. ; GRABOIS, VICTOR . Racionalização e Construção de Sentido na Gestão do Cuidado: uma experiência de mudança em um hospital do SUS.. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 1991-2002, 2017.

  • OLIVEIRA, CATIA MARTINS ; CRUZ, MARLY MARQUES DA ; KANSO, SOLANGE ; REIS, ANA CRISTINA ; LIMA, ANTÔNIO ; TORRES, RAQUEL MARIA CARDOSO ; GONÇALVES, ALINE LEAL ; CARVALHO, SILVIA CRISTINA DE ; GRABOIS, VICTOR . Avaliabilidade do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB): desafios para gestão do trabalho. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 20, p. 2999-3010, 2015.

  • Azevedo, C. ; Sá, Marilene ; MIRANDA, L. ; GRABOIS, V. . Caminhos da Organização e Gestão do Cuidado em Saúde no Âmbito Hospitalar Brasileiro. Revista de Política, Planejamento e Gestão em Saúde , v. 1, p. 95-115, 2010.

  • Juliano de Carvalho Lima ; FAVERET, A. C. ; GRABOIS, V. . Planejamento participativo em organizações de saúde: o caso do Hospital Geral de Bonsucesso, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 22, p. 631-641, 2006.

  • OLIVEIRA, R. G. ; GRABOIS, V. ; MENDES, W. . Qualificação de Gestores do SUS. 2. ed. Rio de Janeiro: EAD Ensp Fiocruz, 2011. v. 1. 480p .

  • Antunes, E. (Org.) ; Vale, M. (Org.) ; Mordelet, P. (Org.) ; GRABOIS, V. (Org.) . Gestão da Tecnologia Biomédica. Paris: ACODESS, 2002. v. 01. 210 pp .

  • Castelar, R.M. (Org.) ; Mordelet, P. (Org.) ; GRABOIS, V. (Org.) . Gestão Hospitalar: um desafio para o Hospital Brasileiro. 1. ed. Rennes: Editions ENSP, 1993. v. 01.

  • NORONHA, J. C. ; GRABOIS, V. ; GOMES, A. Q. F. . Brazil. In: Jeffrey Braithwaite; Yukihiro Matsuyama; Russel Mannion; Julie Johnson. (Org.). Healthcare Reform, Quality and Safety - Perspectives, Participants, Partnerships and Prospects in 30 Countries. 1ed.Surrey: Ashgate Publishing Limited, 2015, v. , p. 171-181.

  • GRABOIS, V. ; BITTENCOURT, R. J. . Superlotação dos Serviços de Emergência. In: Paulo Sousa, Walter Mendes. (Org.). Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde (vol. 1). 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / Coedição com a EAD/Ensp, 2014, v. 1, p. 1-.

  • GRABOIS, V. . Gestão do Cuidado. In: Roberta Gondim, Victor Grabois e Walter Mendes. (Org.). Gestão do Cuidado. 2ed.Rio de Janeiro: EAD Ensp Fiocruz, 2011, v. 1, p. 153-191.

  • OLIVEIRA, R. G. ; BONFIM, R. L. D. ; GRABOIS, V. ; CAMPOS, C. E. A. ; Gribel, E. . Organização da Atenção. In: Roberta Gondim, Victor Grabois e Walter Mendes. (Org.). Organização da Atenção. 2ed.Rio de Janeiro: EAD Ensp Fiocruz, 2011, v. 1, p. 93-120.

  • GRABOIS, V. ; FERREIRA, S. C. C. . Gestão em Saúde: perspectivas e desafios para a Integralidade. In: Simone Cristina da Costa Ferreira; Mauricio Monken. (Org.). Gestão em Saúde contribuições para a análise da integralidade. 1ed.Rio de Janeiro: Escola Politecnica Joaquim Venancio/Fiocruz, 2009, v. 1, p. 157-157.

  • GRABOIS, V. . Técnicas Inovadoras da Gestão de Unidades de Saúde. Autor e Organizador do Livro:GESTHOS gestão hospitalar: capacitação á distância em administração hospitalar para pequenos e médios estabelecimentos de saúde: módulo II: gestão contemporânea nas organizações de saúde. Brasília/DF: Editora MS, 2002, v. , p. 103-138.

  • OLIVEIRA, C. M. ; CRUZ, M. M. ; TORRES, R. C. ; GHAOURI, S. K. E. ; REIS, A. V. ; GONCALVES, A. L. ; CARVALHO, S. C. ; LIMA, A. ; GRABOIS, V. . Avaliabilidade do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB): desafios para gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , 2015.

Outras produções

GRABOIS, V. ; OLIVEIRA, R. G. ; VALETE, C. O. ; SUTTON, M. ; CONSTANTINO, R. . Consultoria para a Implementação do Complexo dos Institutos Nacionais da Fiocruz. 2011.

GRABOIS, V. . Consultor da UNIFESP SPDM. 2008.

GRABOIS, V. . Consultor da FIOTEC - Projeto Estudos Técnicos para Implantação de Modelos Alternativos de Gestão HU Dourados. 2006.

GRABOIS, V. . Consultor do Hospital Geral João Alves Filho - Sergipe. 2005.

GRABOIS, V. . Consultor do Hospital Geral Tarquino Lopes Filho - Maranhão. 2005.

GRABOIS, V. . Professor da Fundação Getúlio Vargas ? MBA Gestão Estratégica de Hospitais. 2002.

GRABOIS, V. . Consultor do Programa de Fortalecimento da Gestão Hospitalar ACODESS ? Ministério da Saúde do Perú. 1995.

GRABOIS, V. . Consultor pelo Ministério da Saúde do Programa de Cooperação França-Brasil em Gestão Hospitalar. 1993.

GRABOIS, V. . Participação no Grupo de Autoria do Curso de Gestão da Clínica para as Redes de Atenção IEP/Hospital Sírio Libanês. 2015.

GRABOIS, V. . Docente no Curso de Especialização em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e Gestão em Saúde. 2014.

GRABOIS, V. . Representante Suplente da Fundação Oswaldo Cruz no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2013.

GRABOIS, V. . Participação no Grupo de Autoria do Curso de Gestão da Clínica para Hospitais IEP/Hospital Sírio Libanês. 2010.

GRABOIS, V. . Plano de Trabalho para Secretaria Municipal de Saúde de Friburgo. 2009.

GRABOIS, V. . Tutor do I Curso de Qualificação da Gestão para a Atenção Oncológica. 2007.

GRABOIS, V. . Avaliação da Rede de Atenção ao Paciente HIV AIDS na Região Metropolitana II. 2005.

GRABOIS, V. . Tutor do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde. 2005.

GRABOIS, V. . Tutor do GESTHOS Gestão Hospitalar: capacitação a distância em Administração Hospitalar para pequenos e médios estabelecimentos de saúde. 2002.

GRABOIS, V. . Sócio Efetivo da Associação Brasileira de Adolescência. 2000.

GRABOIS, V. . Membro Efetivo da Comissão de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. 1999.

GRABOIS, V. . Delegado da Conferência Distrital de Saúde da AP 4. 1997.

GRABOIS, V. . Simpósio - Atestado Médico -Coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ. 1996.

GRABOIS, V. . Delegado da II Conferência Municipal de Saúde. 1993.

GRABOIS, V. . Conselheiro Distrital de Saúde da AP 22. 1991.

GRABOIS, V. . Conselheiro Municipal de Saúde. 1991.

GRABOIS, V. . Suplente da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro - Gestão 1987/1989. 1987.

GRABOIS, V. . Docente no MBA em Gestão e Serviços de Saúde da Faculdade Arthur Sá Earp Neto - Faculdade de Medicina de Petrópolis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gribel, E. ; Aguilera, C.E. ; GRABOIS, V. . Co-autor do Módulo IV do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GRABOIS, V. . Autor do Módulo VI: ?Gestão do Cuidado? do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GRABOIS, V. . Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GRABOIS, V. . Docente no MBA em Gestão e Serviços de Saúde da Faculdade Arthur Sá Earp Neto - Faculdade de Medicina de Petrópolis. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . Docente no Curso de Gestão Hospitalar de Mato Grosso do Sul - SES/MS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . Organizador do I Curso de Qualificação da Gestão para a Atenção Oncológica - INCA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GRABOIS, V. . Curso Manutenção Hospitalar: Organização, Importância e Benefícios -Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GRABOIS, V. . Docente na Pós-Graduação em Administração Hospitalar da Fundação Educacional Serra dos Órgãos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . Docente da Pós-Graduação em Saúde Pública - Universidade Estácio de Sá. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . Docente do XII Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa - ENSP/FIOCRUZ. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . Docente da Pós-Graduação em Administração Hospitalar - Maceió/AL. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GRABOIS, V. . GESTHOS Gestão Hospitalar: capacitação á distância em administração hospitalar para pequenos e médios estabelecimentos de saúde: Módulo II: gestão contemporânea nas organizações de saúde. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GRABOIS, V. . Docente do Curso do Programa de Residência Médica em Pediatria - Hospital Raphael de Paula Souza. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Avaliação de Novos Modelos de Gestão em Saúde: limites e possibilidades para a melhoria do cuidado nos hospitais do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar os possíveis impactos ou condicionamentos que os novos modelos de gestão possam ter para a qualidade do cuidado hospitalar, ampliando as informações sobre os hospitais do Rio de Janeiro e fornecendo ao gestor estadual uma linha de base para a avaliação do modelo de gestão e das qualidade da atenção nos hospitais do SUS do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Victor Grabois - Integrante / Marilene Sá - Coordenador / Marcela Silva da Cunha - Integrante / Sergio Pacheco de Oliveira - Integrante / Gustavo Correa Matta - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação de Experiências Inovadoras no Âmbito da Organização e Gestão da Atenção em Hospitais do SUS, Descrição: Identificar e avaliar, nos hospitais do SUS, experiências de organização e gestão do cuidado voltadas para a melhoria da qualidade da assistência e para a introdução de inovações gerenciais neste campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Victor Grabois - Integrante / Creuza Azevedo - Integrante / Marilene Sá - Coordenador / Marcela Silva da Cunha - Integrante / Lilian Miranda - Integrante / Sergio Pacheco de Oliveira - Integrante / Gustavo Correa Matta - Integrante., Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Outra.

  • 2007 - 2008

    Laboratório de Práticas Gerenciais, Descrição: O Laboratório se constitui como um dispositivo grupal inserido na formação gerencial que visa, através de uma abordagem clínica, a compreensão das relações dinâmicas entre os sujeitos, a organização e a produção de sentido. Objetivos da pesquisa: 1) Examinar os processos grupais como dispositivo de análise das organizações e formação gerencial; 2) Investigar o processo organizacional a partir de sua dimensão intersubjetiva, imaginária e inconsciente e sua implicação sobre a função de liderança... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victor Grabois - Integrante / Creuza Azevedo - Coordenador / Marilene Sá - Integrante.

Prêmios

2004

Médico do Ano, Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro.

2003

Moção de Louvor e Congratulações pelos relevante serviços profissionais prestados ao Município do Rio de Janeiro, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

1993

Prêmio Acodess, Association de Cooperation e Development Sanitaire et Social - França.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. , Rua Leopoldo Bulhões - 1480, Bonsucesso, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982525, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Voluntário

2005 - Atual

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Vínculo: Cedido pela SMS-Rio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como docente a partir de 2008 nos cursos de Espcialização em Saúde da Família, na modalidade de Residência Multi Profissional, assim como na Especialização em Atenção Básica (R3) desde 2010. Atuando como docente e coordenador no curso de Especialização em Gestão Hospitalar, oferecido pelo Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, a partir de 2006 até 2008. Atuou entre 2006 e 2008, como coordenador adjunto e depois coordenador geral de projetos voltados ao estudo de alternativas jurídico administrativas e reorganização do cuidado no Hospital Universitário de Dourados - Mato Grosso do Sul. Esses dois últimos projetos foram desenvolvidos pela Fiotec.

2011 - 2014

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cedido pela SMS-Rio, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador da elaboração dos módulos da ENSP para o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) na modalidade de Educação a Distância: Contexto SUS, Promoção da Saúde, Acolhimento e Demanda Espontânea, e Saúde Mental.

Atividades

  • 01/2008

    Ensino, Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Membro da Coordenação Nacional

  • 01/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Vice Direção de Escola de Governo em Saúde, Vice Direção de Escola de Governo em Saúde.,Atividade realizada, Organização de Cursos e preparação das Unidades de Aprendizagens dos cursos para o Catálogo.

1988 - Atual

secretaria municipal de saude do rio de janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1988

    Direção e administração, PAM Coelho Neto.,Cargo ou função, Pediatra do PAM de Coelho Neto, Chefe de Equipe do Hospital Salgado em 1994 cedido para o Ministério da Saúde.

2014 - Atual

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela supervisão do processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no âmbito do Curso Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente ENSP/Fiocruz

2010 - Atual

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - Proqualis do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz)

2000 - 2004

Hospital Federal de Bonsucesso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2000 - 11/2004

    Direção e administração, Hospital Geral de Bonsucesso.,Cargo ou função, Cargo administrativo.

2008 - 2010

Universidade Federal de São Paulo - SPDM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato por tempo determinado, Carga horária: 12

2002 - 2005

Universidade Gama Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: RPA

1998 - 1999

Hospital Geral do Andaraí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1998 - 12/1999

    Direção e administração, Hospital Geral do Andaraí.,Cargo ou função, Diretor Geral.

1987 - 1998

Hospital Raphael de Paula Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1995 - 08/1998

    Direção e administração, Hospital Raphael de Paula Souza.,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 02/1994 - 04/1995

    Direção e administração, Hospital Raphael de Paula Souza.,Cargo ou função, Diretor Médico-Assistencial.

  • 01/1987 - 02/1994

    Serviços técnicos especializados , Hospital Raphael de Paula Souza.,Serviço realizado, Assistência Pediátrica.