Márcio José Martins Alves
Possuo graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente sou professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em regime de dedicação exclusiva. Tenho experiência na área de Sistemas de Informação em Saúde e Atenção Primária em Saúde (APS) e no Controle Social das Políticas Públicas, como representante da UFJF no Conselho Municipal da Politica sobre Drogas (COMPID), fazendo pesquisa e me envolvendo nos temas da Avaliação de Programas, Serviços e Tecnologias de Saúde, planejamento e gestão das redes de atenção à saúde, intersetorialidade, promoção da saúde. No ensino de graduação me proponho a atuar na discussão do conceito ampliado de saúde e na gestão da clínica e da saúde coletiva, através de vivências na apresentação do SUS e da APS aos alunos de medicina humana e veterinária. Na pós graduação atuo nas residências médica e multiprofissional em APS, e nos programas stricto sensu em Saúde Coletiva.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2002 - 2006
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sistema Único de Saúde: de que sistema se trata?
, Ano de obtenção: 2006. George Edward Machado Kornis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: complexidade; sistema de saúde; Teoria dos Sistemas; Pós-fordismo; Pós-modernismo.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Política e Planejamento Governamentais. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Pesquisa Operacional Em Saúde. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Seguridade Social; Consultoria em Sistemas de Informática.
Mestrado em Engenharia Biomédica
1991 - 1995
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise multivariada no estudo da dinâmica de sistemas de saúde, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Antônio Fernando Catelli Infantosi Renan M. V. R. Almeida
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelagem de Determinantes de Saúde; Análise Multivariada; Mortalidade Infantil.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Informacao e Gestao C&T.
Especialização em Residência Em Medicina Preventiva e Social
1989 - 1990
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Ministério da Saúde Ex Inamps, INAMPS, Brasil.
Formação complementar
2003 - 2003
Introdução ao Oracle9i SQL. (Carga horária: 30h). , Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Sistemas de Informação Em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Planejamento Em Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva/Especialidade: Atenção Primária Em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: drogas e sociedade.
Organização de eventos
ALVES, Márcio José Martins . I Conferência Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
I Jornada Internacional Cannabis Medicinal: panoramas e desafios no Brasil. fitoterapia na farmácia viva do SUS e cannabis medicinal. 2020. (Congresso).
live da APES.COVID 19: uma questão de saúde pública. 2020. (Simpósio).
1ª Conferência de Políticas Integradas sobre Drogas.I Conferência Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas. 2017. (Seminário).
Repensando o eixo psico-socio-humanístico.Oficina sobre a reavaliação da mudança curricular no curso de medicina da UFJF. 2005. (Oficina).
IV Seminário do projeto Integralidade saberes e Práticas no Cotidiano nas Instituições de Saúde: Desafios para Institucionalização.IV Seminário do projeto Integralidade Saberes e Práticas no Cotidiano nas Instituições de Saúde: Desafios para Institucionalização. 2004. (Seminário).
Seminário Pré-Congresso: Residência em Medicina de Família e Comunidade: consolidando e traçando rumos.Seminário Pré-Congresso: Residência em Medicina de Família e Comunidade: consolidando e traçando rumos. 2004. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Medicina Familiar. VI Congresso Brasileiro de Medicina Familiar. 2004. (Congresso).
III Seminário do projeto Integralidade, Saberes e Práticas nas Instituições de Saúde.III Seminário do projeto Integralidade, Saberes e Práticas nas Instituições de Saúde. 2003. (Seminário).
IV Conferência Municipal de Saúde.IV Conferência Municipal de Saúde. 2003. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
TEIXEIRA, Maria Teresa BustamanteALVES, Márcio José MartinsCAMPOS, Estela Márcia Saraiva. Avaliação da Estratégia Saúde da Família de municípios de médio porte de Minas Gerais: possibilidades e limites da utilização de dados secundários. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUIMARÃES, Maria Aparecida Martins Baêta; DAIN, Sulamis;ALVES, Márcio José Martins; KORNIS, George Edward Machado; MATTOS, Ruben Araújo. A GESTÃO ESTADUAL DO SUS EM MINAS GERAIS E SEU EFEITO NA REGIONALIZAÇÃO E EM ALGUNS RESULTADOS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
SILVA, Jane AzevedoALVES, Márcio José Martins; CAETANO, Rosângela; CAMARGO, Kenneth Rochel; PONDE DE LEON, Antônio Carlos M.. UM ESTUDO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MEDIANTE O INDICADOR: INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO AMBULATORIAL (CSAA). 2011 - Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
ALVES, Márcio José MartinsCAMPOS, Estela Márcia Saraiva. Contribuição do planejamento estratégico situacional na organização das ações de saúde da área 27 do Jóquei Clube II. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ALVES, Márcio José Martins. Perfil dos procedimentos realizados por enfermeiros de equipes de saúde da família: a realidade em Juiz de Fora-MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ALVES, Márcio José Martins; SANTOS, Sueli Maria dos Reis. ´Trabalhando com famílias utilizando ferramentas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CORDEIRO, Hésio de A.; DAIN, Sulamis;ALVES, Márcio José Martins. banca de seleção de PROFESSOR ADJUNTO no Departamento de Saúde Coletiva da UFJF. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.
GUIMARÃES, Maria Aparecida Martins Baêta; DAIN, Sulamis;ALVES, Márcio José Martins; KORNIS, George Edward Machado; MATTOS, Ruben Araújo. Projeto de tese de doutorado: A GESTÃO ESTADUAL DO SUS EM MINAS GERAIS E SEU EFEITO NA REGIONALIZAÇÃO E EM ALGUNS RESULTADOS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Jane Azevedo; PONDE DE LEON, Antônio Carlos M.;ALVES, Márcio José Martins; CAETANO, Rosângela; COELI, Cláudia Medina. Projeto de tese de doutorado: UM ESTUDO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MEDIANTE OS INDICADORES INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO AMBULATORIAL. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, Márcio José Martins; OUTROS. Avaliador ad hoc de trabalhos para o Prêmio II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. 2004. Ministério da Saúde.
ALVES, Márcio José Martins; GUERRA, Anésio Vicente; ABREU, Evandro Tomasco de. Processo de seleção para professor substituto. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.
ALVES, Márcio José Martins. Membro de comissão avaliadora de pôsteres no VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. Associação Brasileira de Pós Graduação Em Saúde Coletiva.
ALVES, Márcio José Martins. Consultor ad hoc da banca examinadora do prêmio Qualidade em Atenção Básica. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Ampliando a Integralidade em Saúde: como é possível a partir do Programa de Saúde da Família, induzir melhorias nas Políticas Públicas Muncipais; ; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Registros Clínicos: Informação em Atenção Primária à Saúde; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Perfil das Mulheres com diagnostico de Câncer de Colo de Útero em Juiz de Fora; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Avaliação da Estratégia Saúde da Família no município de Itajubá, MG; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Márcio José Martins Alves;
USO DE AGROTÓXICOS: EFEITOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
A INTEGRALIDADE NA ASSISTÊNCIA FONOAUDIOLÓGICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Segurança alimentar e nutricional: conhecendo o conceito e descobrindo a luta contra a fome no Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Prevalência das parasitoses intestinais nas crianças das escolas municipais de São João Del Rei; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
O CONTROLE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA UBS: uma proposta de reformulação do processo de trabalho; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
ANALISE DA COBERTURA DE ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA SANTA RITA JUIZ DE FORA MG NO PERÍODO DE NOVEMBRO DE 2005 A OUTUBRO DE 2006; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: resgatando o principio da integralidade a partir das diretrizes do Humaniza SUS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Da Reforma Psiquiátrica à Reestruturação do Sistema Hierarquizado de Saúde Mental em Juiz de Fora; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Avaliação do programa de prevenção do câncer de colo de útero na população da UBS Santa Rita; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Avaliação do programa de controle da hipertensão e diabetes da UBS Jardim Esperança; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Diretrizes para atividades educativas em Saúde Bucal para cuidadores de crianças de São Benedito; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Equipe de Saúde da Família em regiões fronteiriças: o limite da referência no distrito de Taquarinha - BA; 2005; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Avaliação da estratégia de Saúde da Família no município de Três Corações: saúde da criança; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Fatores de risco relacionados à instabilidade postural e queda no idoso; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Uma avaliação do perfil dos portadores de DM no município de Orizânea; 2004; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Impacto da gestão semiplena nas internações hospitalares do SUS em Juiz de Fora - MG; 1999; 200 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Perfil de hipertensos em populações urbana e rural no estado de Minas Gerais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Avaliação Comparativa entre Qualidade de Vida dos Cuidadores de Pacientes com Doença de Alzheimer em Relação ao Perfil de Cuidados com o Paciente; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Perfil do usuário do Programa de Prevenção da Asma Pediátrica em Juiz de Fora; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Perfil da capacidade funcional dos idosos daárea de abrangência do Programa de Saúde da Família de Juiz de Fora; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Territorialização das Unidades Básicas de Saúde com Sistemas Geo-Referenciados; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ministério da Saúde; Orientador: Márcio José Martins Alves;
Produções bibliográficas
-
FAVA, LIDIANE MARTINS GONÇALVES ; GUEDES, ANA LÚCIA DE LIMA ; RIBEIRO, Luiz Cláudio ; PINTO, CARMEN PERCHES GOMIDE ; SOUZA E GUIMARÃES, RICARDO JOSÉ DE PAULA ; NOGUEIRA, MÁRIO CÍRIO ; ALVES, MÁRCIO JOSÉ MARTINS ; SILVA, MÁRCIO ROBERTO . Double screening for syphilis and HIV in pregnant women in a priority municipality for the elimination of vertical transmission in Brazil: incidence, risk factors and spatial analysis. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , v. 117, p. 336-348, 2023.
-
MARTÍNEZ ABAD, LILY P. ; ALMEIDA, CAROLINE S. ; MATTOS, ANA MÁRCIA M. ; MENDONÇA, ANA CAROLINA P. ; ALVES, MÁRCIO J.M. ; PINHEIRO, AIMARA C. ; PORROZZI, RENATO ; ABASS, ELFADIL ; STEINHOFF, ULRICH ; TEIXEIRA, HENRIQUE C. . Diagnostic accuracy of rKLO8 versus rK26 ELISAs for screening of canine visceral leishmaniasis. ACTA TROPICA , v. 166, p. 133-138, 2017.
-
DO AMARAL JÚNIOR, ANTÔNIO HOMEM ; DO AMARAL, LEONÃ APARECIDO HOMEM ; BASTOS, Marcus Gomes ; DO NASCIMENTO, LUCIANA CAMPISSI ; ALVES, MARCIO JOSÉ MARTINS ; DE ANDRADE, MARCO ANTONIO PERCOPE . Prevenção de lesões de membros inferiores e redução da morbidade em pacientes diabéticos. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 49, p. 482-487, 2014.
-
B. de Souza, Nicolli ; ABRAMO, Clarice ; Coimbra, Elaine Soares ; ALVES, Márcio José Martins . Synthesis and in vivo antimalarial activity ok quinoline/mercaptopurine conjugates. Letters in Drug Design & Discovery , v. 9, p. 361-366, 2012.
-
SANTOS, Sueli Maria dos Reis ; JESUS, MARIA CRISTINA PINTO DE ; MATTOS, LARISSA RODRIGUES ; ALVES, MÁRCIO JOSÉ MARTINS ; VICENTE, EDUARDO JOSÉ DANZA ; JESUS, PETRÔNIO BARROS RIBEIRO DE . Spirituality in the Assessment of Quality of Life of Recyclable Material Collectors: Cross-Sectional Study. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 11, p. 116-126, 2012.
-
SANTOS, Sueli Maria dos Reis ; ALVES, Márcio José Martins ; Jesus, Maria Cristina Pinto . Avaliação da qualidade de vida de catadores de materiais recicláveis. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 14, p. 277-285, 2012.
-
B. de Souza, Nicolli ; ABRAMO, Clarice ; ALVES, Márcio José Martins ; V. de Almeida, Mauro ; M. N. Cupolilo, Sonia . Antimalarial Activity of an N-Alkyl Diamine. Letters in Drug Design & Discovery , v. 8, p. 371-374, 2011.
-
COSTA, Mônica Barros ; ALVES, Márcio José Martins ; SILVA, Jaqueline Helena Araújo ; SIMÕES, Ana Carmen dos Santos Ribeiro . OBESIDADE INFANTIL: CARACTERÍSTICAS EM UMA POPULAÇÃO ATENDIDA PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista de APS (Impresso) , v. 14, p. 283-288, 2011.
-
de Souza, Nicolli Bellotti ; Carmo, Arturene M.L. ; Lagatta, Davi C. ; ALVES, Márcio José Martins ; Fontes, Ana Paula Soares ; Coimbra, Elaine Soares ; da Silva, Adilson David ; ABRAMO, Clarice . 4-aminoquinoline analogues and its platinum (II) complexes as antimalarial agents. Biomedicine & Pharmacotherapy , v. 65, p. 313-316, 2011.
-
TEIXEIRA, Henrique Couto ; FREITAS, Aline Mota ; SILVA, Alicia Roque da ; ALVES, Márcio José Martins ; SCHETTINI, Gisele . Effect of a chance in treatment time on leprosy epidemiology in Juiz de Fora, Brazil. HU Revista (UFJF. Impresso) , v. 36, p. 5-11, 2010.
-
MATTOS, Ana Marcia Menezes de ; ALMEIDA, Caroline de Souza ; Kees L. M. C. Franken ; ALVES, Caio CesaR ; ABRAMO, Clarice ; SOUZA, Maria Aparecida de ; Marcos L'Hotellier ; ALVES, Márcio José Martins ; FERREIRA, Ana Paula ; Sérgio C. Oliveira ; Tom H. M. Ottenhoff ; TEIXEIRA, Henrique Couto . Increased IgG1, IFN-γ, TNF-α and IL-6 responses to Mycobacterium tuberculosis antigens in patients with Tuberculosis are lower after chemotherapy. International Immunology (Print) , v. 22, p. 775-782, 2010.
-
ALVES, Márcio José Martins ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; SOUZA, Auta I. S. ; FERREIRA, R. P. ; OLIVEIRA, Cristiane Mota ; AZEVEDO, C. B. . A REGIONALIZAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ASSISTÊNCIA NA MACRORREGIÃO SUDESTE DE MINAS GERAIS: LIMITES E DESAFIOS NA PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA A ASSISTÊNCIA AO CÂNCER DE MAMA. Revista de APS (Impresso) , v. 13, p. 526-534, 2010.
-
ZIMMERMMANN, Juliana Barroso ; GOBBI, HELENICE ; ALVES, MÁRCIO JOSÉ MARTINS ; MELO, Victor Hugo . Existe alteração no mecanismo de adesão celular mediado pela E-caderina nas neoplasias cervicais de pacientes soropositivas para o HIV?. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 32, p. 286-292, 2010.
-
SOUZA, Auta I. S. ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; ALVES, Márcio José Martins . Etude du modèle d'organisation et de régionalisation de l'assistance à la santé de moyenne et haute complexité dans la macro région Sud-Est de l'Etat de Minas Gerais (Brésil). Sociologie Santé , v. 29, p. 279-300, 2009.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; Matthiesen e Silva P ; VIEIRA, Eveline Maria de Melo . Concordância diagnóstica entre profissionais dos níveis primário e secundário na atenção à saúde mental.. Revista de APS , v. 11, p. 126-135, 2008.
-
NEVES, Luiz Antônio Tavares ; SILVA, Luiz Guilherme Pessoa da ; LUZ, Thales Pontes ; REIS, Aldo Franklin ; ALVES, Márcio José Martins . Fatores de risco para neomortalidade precoce na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Revista de APS , v. 11, p. 264-272, 2008.
-
CAMARGO, Kenneth Rochel ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; MASCARENHAS, Mônica Teresa Machado ; MAUAD, Neuza Marina ; FRANCO, Túlio Batista ; RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins . Avaliação da atenção básica pela ótica político-institucional e da organização da atenção com ênfase na integralidade.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. S58-S68, 2008.
-
ZIMMERMMANN, Juliana Barroso ; MELO, Victor Hugo ; REIS, Larissa Lana ; MATOS, Luciana Giarolla ; COUTO, Bianca Cassiano de Souza ; ALVES, Márcio José Martins . A multiplicidade do HPV na cérvice uterina de pacientes portadoras do HIV e sua interação na neoplasia intra-epitelial cervical. HU Revista (Juiz de Fora) , v. 34, p. 161-166, 2008.
-
AFONSO, V. W. ; RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; DAIN, Sulamis . Prevalência do aleitamento materno em município de médio porte do sudeste mineiro. Revista de APS (Impresso) , v. 11, p. 406-412, 2008.
-
RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins ; SILVA, Jane Azevedo ; CHAOUBAH, Alfredo ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; MAUAD, Neuza Marina ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; MASCARENHAS, Mônica Teresa Machado ; FRANCO, Túlio Batista ; CAMARGO, Kenneth Rochel . Avaliação da cobertura do sistema de informação da atenção básica em saúde (SIAB): um estudo piloto em unidades de saúde da família em cidades com mais de cem mil habitantes. Revista de APS , v. 10, p. 120-127, 2007.
-
SOUZA, Auta I. S. ; CASTRO, Edna A. B. ; JACOMETTI, Elizabeth J. e M. ; CHEBLI, Ivan Charles Fonseca ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; ALVES, Márcio José Martins ; BONNET, Octávio A. R. ; FERREIRA, Cássia C. M. ; PAIVA, Marcélia G. ; CHEBLI, Júlio M. F. ; SILVA, Nilcéia M. da . UMA CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR AO ESTUDO DA REGIONALIZAÇÃO EM SAÚDE. Libertas (Juiz de Fora) , v. 2, p. 55-82, 2007.
-
ZIMMERMMANN, Juliana Barroso ; MELO, Victor Hugo ; CASTRO, Lúcia Porto Fonseca de ; ALVES, Márcio José Martins . Associação entre a contagem de linfócitos T CD4+ e a gravidade da neoplasia intra-epitelial cervical diagnosticada pela histopatologia em mulheres infectadas pelo HIV. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , v. 28, p. 345-351, 2006.
-
HECKERT, Uriel ; ALVES, Márcio José Martins ; PAVIONE, Marcos A . Comprometimento cognitivo entre a população de rua de Juiz de Fora, MG. Principia (Rio de Janeiro) , Juiz de Fora, v. 7 e 8, p. 149-158, 2005.
-
GUERRA, Maximiliano Ribeiro ; LOURENÇO, Paulo Maurício Campanha ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; ALVES, Márcio José Martins . Prevalência de perda auditiva induzida por ruído em empresa metalúrgica. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 39, n.2, p. 238-244, 2005.
-
NUNES, Sergio I ; REZENDE, Alice B ; TEIXEIRA, Francisco M ; ALVES, Márcio José Martins ; FERREIRA, Ana Paula ; JAMEL, Nelson ; ASSIS, Raimunda Violante C ; TEIXEIRA, Henrique Couto . Antibody Response of Autogenous Splenic Tissue Implanted in the Abdominal Cavity of Mice. World Journal of Surgery , in press, 2005.
-
HECKERT, Uriel ; ALVES, Márcio José Martins ; PAVIONE, M. A. ; RMG GASBARRO . Prevalência do tabagismo entre a população de rua de Juiz de Fora. HU Revista (Juiz de Fora) , v. 31, p. 4-6, 2005.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; GUIRRO, Úrsula Bueno Do Prado ; BALDI, Bruno Guedes . Alcoolismo: a influência do reconhecimento da co-morbidade na adesão de pacientes ao programa terapêutico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , Rio de Janeiro, v. 53, n.2, p. 124-132, 2004.
-
NEVES, Luiz Antônio Tavares ; SILVA, Luiz Guilherme Pessoa da ; LUZ, Thales Pontes ; REIS, Aldo Franklin ; ALVES, Márcio José Martins . Fatores de risco para natimortalidade na cidade de Juiz de Fora. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte, v. 14, n.3, p. 151-157, 2004.
-
RIBEIRO, MS ; ALVES, Márcio José Martins ; GUIRRO, UBPG ; GUIRRO, U. B. P. ; BALDI, B. G. . Alcoolismo: a influencia do reconhecimento da comorbidade na adesão de pacientes ao programa terapêutico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso) , v. 53, p. 124-132, 2004.
-
COSTA, Mônica Barros ; GOMES, Geovana Maria ; ALVES, Márcio José Martins ; SOARES, Tufi Machado . Prevalencia de obesidad en niños de Juiz de Fora, Brasil. Revista Mexicana de Pediatría , Tehuantepec, v. 70, n.6, p. 278-282, 2003.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; SIANO, Adriana Kelmer ; ALVES, Márcio José Martins ; BREDER, Marisa Sathler ; RIBEIRO, Luiz Cláudio . Farmacoterapia de pacientes com transtornos psiquiátricos: hospital geral versus hospital psiquiátrico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , v. 52, n.4, p. 299-311, 2003.
-
NEVES, Luiz Antônio Tavares ; SILVA, Luiz Guilherme Pessoa da ; LUZ, Thales Pontes ; REIS, Aldo Franklin ; ALVES, Márcio José Martins . Estudo descritivo da mortalidade perinatal em Juiz de Fora. HU Revista (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 29, n.3, p. 483-487, 2003.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; ALVES, Márcio José Martins ; RONZANI, T. M. . Desempenho clínico de uma escala desenhada para distinguir abusadores de outras drogas que não o álcool: a "drug misuse scale". HU Revista (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 28, n.1-3, p. 373-378, 2002.
-
MAGALHÃES, S. S. ; VARGAS, L. B. ; COSTA, D. M. N. ; BASÍLIO, C. C. S. ; DOMITH, J. M. ; ALVES, Márcio José Martins ; PAULA, R. B. . Prevalência da hipertensão arterial na campanha nacional de prevenção e combate à hipertensão em Juiz de Fora - MG. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte - MG, v. 11, n.1, p. 11-14, 2001.
-
SOARES, L. S. ; MOREIRA, R. O. ; VILELA, V. V. ; ALVES, Márcio José Martins ; PIMENTEL, A. F. M. ; FERREIRA, Ana Paula ; TEIXEIRA, Henrique Couto . The impact of multidrug therapy on thr epidemiological pattern of leprosy in Juiz de Fora, Brazil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro - RJ, v. 16, n.2, p. 109-118, 2000.
-
ALVES, Márcio José Martins ; HECKERT, Uriel ; ANDRADE, L. ; MARTINS, C. . Lifetime prevalence of mental disorders among homeless people in a southest city in Brazil. European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience , Germany, v. 249, n.3, p. 150-155, 1999.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; ALVES, Márcio José Martins ; CASTRO, L. S. . Correspondência entre uma forma abreviada e a forma completa do MMPI. Revista Brasileira de Neurologia , Rio de Janeiro, v. 35, n.1/2, p. 25-33, 1999.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; VARGAS, E. V. ; ALVES, Márcio José Martins ; GUIMARÃES, L. S. ; MOREIRA, G. M. . O consumo de substâncias psicoativas em Juiz de Fora. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , Rio de Janeiro, v. 48, n.9, p. 405-413, 1999.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; ALVES, Márcio José Martins ; CASTRO, L. S. . Aplicabilidade e motivos de invalidação do MMPI em abusadores e dependentes de etílicos.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 34, n.6, p. 209-218, 1998.
-
ALVES, Márcio José Martins ; RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; CASTRO, L. S. . Alcoolismo e MMPI: escala de McAndrew e perfil de personalidade. Revista Brasileira de Neurologia , Rio de Janeiro, v. 34, n.5, p. 181-192, 1998.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; TEIXEIRA, Y. B. ; VIANELLO, A. . Alcoolismo: caracterização de subgrupos de etilistas a partir de variáveis clínicas e psiquiátricas. Revista Brasileira de Neurologia , Rio de Janeiro, v. 43, n.4, p. 145-152, 1998.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; ALVES, Márcio José Martins ; VIANELLO, A. ; TEIXEIRA, Y. B. . Alcoolismo: utilidade do MMPI (Inventário Multifásico Minnesota de Personalidade) na identificação de subgrupos de etilistas a partir de sua adesão a propostas terapêuticas. Revista Brasileira de Neurologia , Rio de Janeiro, v. 34, n.1, p. 27-32, 1998.
-
ALVES, Márcio José Martins ; RIBEIRO, Mário Sérgio ; RONZANI, F. A. T. . Consumo de substâncias psicoativas entre estudantes de medicina da UFJF. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , Rio de Janeiro, v. 46, n.12, p. 631-638, 1997.
-
TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; LEITE, Isabel Cristina Gonçalves ; ALVES, Márcio José Martins . Noções de Epidemiologia com enfoque na Pediatria. In: Vivianne Weil Afonso. (Org.). Temas Especiais em Pediatria: para o estudante de Medicina e médicos com interesse em Pediatria. 1ed.Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2012, v. 1, p. 23-84.
-
CAMARGO, Kenneth Rochel ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; MASCARENHAS, Mônica Teresa Machado ; MAUAD, Neuza Marina ; FRANCO, Túlio Batista ; ALVES, Márcio José Martins ; RIBEIRO, Luiz Cláudio ; Helena Maria Scherlowski Leal David . Vivências e reflexões de avaliação na Atenção Básica: a experiência dos ELBs/PROESF em Minas Gerais e no Espírito Santo. In: Zulmira Maria de Araújo Hartz; Heronildo Felisberto; Ligia Maria Vieira da Silva.. (Org.). Meta-avaliação da Atenção Básica à Saúde: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008, v. 1, p. 119-152.
-
ALVES, Márcio José Martins ; GAMONAL, Aloísio ; ABREU, Evandro Tomasco ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; ALVES, Carolina Meyer . Epidemiologia aplicada à Dermatologia. In: Aloísio Curi Gamonal. (Org.). Dermatologia Cognitiva. Juiz de Fora: pelo Autor, 2005, v. , p. 43-50.
-
ALVES, Márcio José Martins ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante . Noções de Epidemiologia. In: Aloísio Curi Gamonal. (Org.). Dermatologia Elementar. 1a.ed.Juiz de Fora - MG: Concorde editora gráfica, 2000, v. , p. 43-52.
-
ALVES, Márcio José Martins ; RENHE, Lucas de Souza ; AMARAL, Leonã A. H. ; BONIN, João Eliton ; DELAGE, Pedro A. M. ; NETTO, Ruy Deschamps de A. . A Experiência do Programa Nacional de Avaliação do Serviço de Saúde na Formação Acadêmica de Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2007, Uberlândia. Revista Brasileira de Educação Médica,. Rio de Janeiro: ABEM, 2007. v. 31. p. 267-268.
-
COSTA, Mônica Barros ; DIAS, INB ; SOUZA, SMC ; BARBOSA, NR ; PINTO, AF ; ALVES, Márcio José Martins ; PAULA, R. B. . Estudo do perfil de risco em portadores de síndrome metabólica, com ênfase na avaliação da gordura abdominal através da ultrassonografia e níveis séricos de leptina. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2006, Juiz de Fora. Revista Principia - ufjf. Juiz de Fora: Editora ufjf, 2006. v. 11.
-
RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins ; SILVA, Jane Azevedo ; CHAOUBAH, Alfredo ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; CAMARGO, Kenneth Rochel ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; MASCARENHAS, Mônica Teresa Machado ; MAUAD, Neuza Marina ; FRANCO, Túlio Batista . Avaliação da qualidade do SIAB: um estudo piloto em unidades de saúde da família com mais de cem mil habitantes. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambu - MG. Home Page da ABEP. Campinas - SP, 2006.
-
RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins ; MILANE, Juliana Lana ; ALMEIDA, Andréia Munck de . Perfil da Capacidade Funcional do Idoso em Juiz de Fora - MG. In: XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008, Caxambu - MG. ABEP 2008. Campinas - SP: NEPO - UNICAMP, 2008.
-
ALVES, Márcio José Martins ; OLIVEIRA, José Carlos ; SALDANHA, Assuero Luiz . Fatores de risco para quedas no idoso: um enfoque em saúde da família. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife - PE. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). Caucaia - CE: ABRASCO - CD+, 2004.
-
SAMPAIO, J. M. ; ALVES, Márcio José Martins ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante . Projeto de informação para a gerência em unidade básica de saúde - PROINGE. In: I Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família: construindo um novo modelo, 1999, Brasília - DF. I Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Livro de resumos, 1999. p. 54-55.
-
ALVES, Márcio José Martins ; SOARES, Tufi Machado ; BASTOS, Ronaldo Rocha . Uma aplicação de generalizações do teste de aderência do qui-quadrado na detecção de aglomerados de baixo peso ao nascer, em efeito espaço, efeito tempo e efeito espaço-tempo. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1999, Juiz de Fora -. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1999.
-
ALVES, Márcio José Martins ; KORNIS, George Edward Machado . A Teoria dos Sistemas e o problema da direcionalidade dos processos de gestão do SUS: algumas reflexões. In: 8o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o. Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o. Congresso Mundial de Saúde Pública. Rio de Janeiro: Editora ABRASCO, 2006.
-
RIBEIRO, Luiz Cláudio ; ALVES, Márcio José Martins ; MILANE, Juliana Lana ; ALMEIDA, Andréia Munck de ; LANA, Bruno Nazareth de . Perfil da capacidade funcional dos idosos da área de abrangência do Programa de Saúde da Família de Juiz de Fora. In: 44º Congresso de Educação Médica, 2006, Gramado - RS. Anais do 44º COBEM - http://www.abem-educmed.org.br/publicacoes/anais/2006/resumo_cobem_2006.zip. Rio de Janeiro: ABEM, 2006.
-
ALVES, Márcio José Martins ; GUIMARÃES, Maria Aparecida Martins Baêta ; MENDONÇA, Júlio Gouvêa de ; VASSALI, Laura Coutinho ; LISBOA, Laura Fernandes Mansur ; RAYMUNDO, Igor Teixeira ; NARDELLI, Pedro Rocha ; NAZARETH, Ana Paula ; BENICÁ, Franciane Gonçalves ; RESENDE, Maura Gomes de ; GASPARONI JUNIOR, Mauro Poggiali ; ABREU, Patrícia . REFLETINDO SOBRE OS ASPECTOS OPERACIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA GRADUAÇÃO. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005, Natal - RN. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005.
-
ALVES, Márcio José Martins ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante . Avaliação da Atenção Básica em saúde no município de Juiz de Fora. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005, Natal - RN. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005.
-
COUGO, Carlos Eduardo Santos ; BARBOSA, Evandro Paula Lopes ; PEREIRA, José Jonas ; MENDONÇA, Júlio Gouvêa de ; ALVES, Márcio José Martins ; MARTINS, Maria Teresinha Barra Mattos ; BASTOS, Ronaldo Rocha . Territorialização das Unidades Básicas de Saúde com sistemas geo-referenciados. In: VI Congresso Nacional da Rede UNIDA, 2005, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Nacional da Rede UNIDA, 2005.
-
ALVES, Márcio José Martins ; SANTOS, Sueli Maria dos Reis ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva . A construção do Curso de Especialização em Saúde da Família na UFJF - 1996-2003. In: 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade. Rio de Janeiro, 2004.
-
ALVES, Márcio José Martins ; FONTES, Priscila Carolina ; COUGO, Carlos Eduardo S ; MENDONÇA, Júlio Gouvêa de ; LAUAR, Victor Nacib . Educação Permanente em Atenção Primária em Saúde. In: 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade. Rio de Janeiro, 2004.
-
ALVES, Márcio José Martins ; GUIMARÃES, Maria Aparecida Martins Baêta ; FERREIRA, Débora Carvalho ; FONSECA, Kelly Maria . Características operacionais de unidades básicas de saúde nos serviços do SUS sob a ótica de alunos do 1º ano de medicina. In: 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade, 2004, Rio de Janeiro. Anis do 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família & Comunidade. Rio de Janeiro, 2004.
-
ALVES, Márcio José Martins ; SANTOS, M. R. ; FERREIRA, Débora Carvalho ; OLIVEIRA, L. N. ; MENDONÇA, Júlio Gouvêa de ; SOUZA, Rafael Maximiano Braga de ; ALVES, Silmara Teixeira ; DUARTE, Victor Gonçalves . Experiência de avaliação de serviços de atenção básica no município de Juiz de Fora. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva - Livro de resumos. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 523-523.
-
ALVES, Márcio José Martins ; TORRES, S. W. S. ; MATIAS NETO, C. C. . Análise do impacto da gestão semiplena nos serviços de saúde do SUS em Juiz de Fora. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 569-569.
-
AFONSO, V. W. ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; ALVES, Márcio José Martins . Prevalência do aleitamento materno no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva - Livro de resumos II. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 766-766.
-
ALVES, Márcio José Martins ; FERREIRA, Débora Carvalho ; MENDONÇA, Júlio Gouvêa de ; SOUZA, Rafael Maximiano Braga de ; ALVES, Silmara Teixeira ; DUARTE, Victor Gonçalves . Experiência de avaliação de serviços de atenção básica no município de Juiz de Fora. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2003, Florianópolis. Livro de Resumos. Florianópolis: ABEM, 2003.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; SOUZA FILHO, Daniel ; GUIRRO, Úrsula Bueno Prado . Alcoolismo: estabelecimento de diagnóstico dual e adesão ao tratamento. In: XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003, São Paulo. Anais do XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas. 'O jovem e as drogas: educação, comunidade e mídia', 2003. p. 89-89.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; SOUZA FILHO, Daniel ; BALDI, Bruno Guedes ; GUIRRO, Úrsula Bueno Prado . Tipologias de alcoolismo: diagnóstico e terapêutica. In: XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003, São Paulo. Anais do XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003. p. 90-90.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins ; SOUZA FILHO, Daniel ; GUIRRO, Úrsula Bueno Prado . Um estudo comparativo de pacientes do programa de atenção a dependentes químicos do SUS-JF: usuários disfuncionais de álcool versus usuários disfuncionais de múltiplas substâncias. In: XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003, São Paulo. Anais do XV Congresso da Asociação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003. p. 91-91.
-
PINTO, P S ; SILVA, F J ; MUNCH, E C S M ; ALVES, Márcio José Martins ; BASTOS, R V ; BASTOS, Marcus Gomes . Detecção precoce de doença renal crônica (DRC) nos usuários da UNIMED / Juiz de Fora. In: IX Encontro Paulista de Nefrologia e IX Encontro Paulista de Enfermagem em Nefrologia, 2003, Ribeirão Preto. Anais do IX Encontro Paulista de Nefrologia e IX Encontro Paulista de Enfermagem em Nefrologia, 2003.
-
MAGALHÃES, M. C. ; ALVES, Márcio José Martins . Fatores de risco para a mortalidade neonatal - uso do SIM e SINASC. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). Rio de Janeiro - RJ: ABRASCO, 2002. v. Supl.. p. 510-510.
-
BAREL, D. V. ; PINTO, P. S. ; DOMITH, J. M. ; ALVES, Márcio José Martins ; WERNECK, A. F. V. ; MONTEIRO, L. S. . Análise de 500 pacientes hipertensos graves no município de Juiz de Fora - MG. In: I Congresso Internacional de Clínica Médica da UNIFESP-EPM, 2002, São Paulo, 2002.
-
MAGALHÃES, S. S. ; BARRAL, M. M. ; MOREIRA, M. V. F. ; ALVES, Márcio José Martins ; RESENDE, A. A. ; BASTOS, Marcus Gomes ; COSTA, Mônica Barros ; PAULA, R. B. . Detecção da Isquemia Miocárdica Silenciosa em Pacientes Diabéticos e Hipertensos Através do Teste Ergométrico. In: 21º Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2002, Brasília - DF. Jornal Brasileiro de Neforlogia. Brasília: JBN, 2002. v. XXIV. p. 95-95.
-
HECKERT, Uriel ; ALVES, Márcio José Martins ; PAVIONE, M. A. . Comprometimento cognitivo entre a população de rua. In: XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2002, Florianópolis. XX CBP - Livro de resumos, 2002.
-
MAUAD, Neuza Marina ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; ALVES, Márcio José Martins ; FARAH, Beatriz Francisco ; MARTINS, Maria Teresinha Barra Mattos ; CHEBLI, Ivan Charles Fonseca . Avaliação do Programa de Saúde da Família em Juiz de Fora - MG. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). São Paulo: ABRASCO - ABEC, 2002. v. Supl.. p. 500-500.
-
SIANO, Adriana Kelmer ; RIBEIRO, Mário Sérgio ; ALVES, Márcio José Martins . HOSPITAL GERAL VERSUS HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE PACIENTE COM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS. In: VII Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 1999, Juiz de Fora - MG. VII Seminário de Iniciação Científica da UFJF - Livro de Resumos, 1999. p. 93-93.
-
RIBEIRO, Mário Sérgio ; TEIXEIRA, L. S. ; ALVES, Márcio José Martins ; RONZANI, T. M. . Desenvolvimento e validação de instrumentos de rastreamento de alcoolistas a partir de dados de personalidade. In: 13º Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Outras Dependências, 1999, Rio de Janeiro. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Outras Dependências, 1999.
-
CERQUEIRA, D. C. ; DUARTE, M. C. ; MONTESSI, J. ; ALVES, Márcio José Martins . Análise epidemiológica de 744 pacientes atendidos no ambulatório de alergia e pneumologia do Instituto da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora nos últimos quatro anos. In: VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 1998, Juiz de Fora - MG. VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF - Livro de Resumos, 1998. p. 65-65.
-
ALVES, Márcio José Martins ; ALVES, J. M. A. . Risco de morte infantil - análise das DNs em Juiz de Fora - MG. In: XVI Congresso Brasileiro de Perinatologia, 1998, Salvador, 1998.
-
MATTOS, L. M. B. B. ; CAIAFFA, W. ; ALVES, Márcio José Martins ; ALVES, J. M. A. ; TONELLI, E. . Amostragem aleatória pelo método de janelas de tempo. In: Simpósio Internacional de Pediatria / XXX Congresso Brasileiro de Pediatria, 1997, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Pediatria, 1997. v. 4. p. S23-S37.
-
ALVES, Márcio José Martins . Emprego da análise de regressão na explicação das diferenças de cobertura vacinal: caso da região de Saúde de Ubá-MG. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1997, 1997.
-
ALVES, Márcio José Martins . fitoterapia na farmácia viva do SUS e cannabis medicinal. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Márcio José Martins . A experiência da UFJF com a Cannabis medicinal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Mônica Barros ; COSTA, Humberto de Freitas Campos ; RODRIGUES, V. A. ; GUÉRCIO, N. M. S. ; CORREA, Barbara Arduini Fernandes ; PAULA, Mariana Teixeira de ; OLIVEIRA, M. M. E. ; ALVES, Márcio José Martins . Possível relação entre estresse ocupacional e síndrome metabólica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ALVES, Márcio José Martins . Planilha de programação de ações em Atenção Básica. 2006.
ALVES, Márcio José Martins . Live da APES - 2020. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVES, Márcio José Martins . Cidade Alta JF (MG). 2011; Tema: Veículo de expressão dos cidadãos da Cidade Alta, em Juiz de Fora, que participaram do Seminário Saúde Ampliada, Educação Popular e Desenvolvimento Sustentável da Cidade Alta. (Blog).
ALVES, Márcio José Martins ; OLIVEIRA, L. L. ; VEIGA, A. L. V. S. ; COELHO, I. W. D. . Seminário Saúde Ampliada, Educação Popular e Desenvolvimento Sustentável do entorno do campus da UFJ. 2011. (Evento - Seminário do projeto de extensão "Territorialização das unidades de saúde do entorno do cap).
ALVES, Márcio José Martins ; OLIVEIRA, L. L. ; Diogo Alvim ; Emmanuel Khodja ; Marina Dain . Educação Gaia: Transição para a Sustentabilidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, Márcio José Martins ; CAMARGO, Kenneth Rochel ; CAMPOS, Estela Márcia Saraiva ; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante ; MAUAD, Neuza Marina ; FRANCO, Túlio Batista ; MASCARENHAS, Mônica Teresa Machado ; CHAOUBAH, Alfredo ; SILVA, Jane Azevedo ; RIBEIRO, Luiz Cláudio ; MANCINI, D. V. G. . MANUAL PARA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual técnico).
Prêmios
2006
Certificado de Premiação, XII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva. , Campus Universitário de Martelos - CCS, Martelos, 36016970 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32293842, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2009
Estágios , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Estágio realizado, Tutoria no Programa de Educação pelo Trabalho - PET Saúde.
-
12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Atividade de extensão realizada, LEVANTAMENTO COMUNITARIO E TERRITORILIZACAO DAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE DO ENTORNO DO CAMPUS.
-
01/2006
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas de Saúde
-
01/2001
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção Primária em Saúde
-
05/1999
Ensino, Saúde da Família, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epidemiologia, Atenção Primária em Saúde, Administração de Unidades de Saúde
-
05/1999
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Serviço realizado, Coordenação - Curso de Especialização em Saúde da Família.
-
01/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Linhas de pesquisa
-
01/1999
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Atividade de extensão realizada, Educação Continuada à Distância.
-
01/1999
Treinamentos ministrados , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Treinamentos ministrados, Treinamento em EPI INFO - Epidemiologia em microcomputadores
-
01/2003 - 02/2005
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Higiene Social, Epidemiologia e Saúde Coletiva
-
01/1999 - 02/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epidemiologia
-
04/1999 - 04/2000
Estágios , Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Coletiva.Estágio realizado, Estágio em Medicina Comunitária Regional.
1993 - 2009
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001 - 01/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Controle da Produção Ambulatorial e Hospitalar.Serviço realizado, Auditoria Ambulatorial.
-
01/1997 - 01/1999
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Auditoria Médica.Cargo ou função, Diretor de departamento.
-
01/1997 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Auditoria Médica.Serviço realizado, Avaliação do Programa de Saúde da Família em Juiz de Fora.
-
01/1994 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Auditoria Médica.Serviço realizado, Informatização de Unidades Básicas de Saúde.
1991 - 1994
Governo do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Médico Sanitarista, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1991 - 03/1992
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Saúde, Subsecretaria Adjunta de Recursos Humanos.Serviço realizado, Cadastramento de RH do SUS/RJ.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio José Martins Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?