Marcial de Asevedo

Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1998) com o espetáculo de formatura "Ka", dirigido pelo Prof. Dr. Renato Cohen. Mestre em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia, área de processos criativos, com o título "Sonho de uma noite de verão: recriações, autonomias e abismos" (2012). Atualmente é professor assistente 1 da Universidade Federal do Tocantins - UFT, nas áreas de Interpretação e Montagem teatral, proporcionando processos criativos em sala de aula, orientando e criando exercícios cênicos com os alunos e estimulando a cultura local com apresentações em diversos locais de Palmas e cidades vizinhas. Ex-professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2000) e ex-professor de teatro do curso de Artes do Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUBE (2006). Integra o Núcleo Entrama - Núcleo de Encenação, Treinamento e Drama - programa de Extensão da UFT, com os projetos "Clareiras de longe e daqui" e "Seis personagens à procura de um autor", com trabalho de treinamento do ator, interpretação e montagem cênica junto à comunidade. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID - Teatro, com pesquisa em teatro de animação, Laban e performance-art (2014 - 2018).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidade, performance-art, xamanismo e pesquisa em teatro. Criou e participou como ator, diretor e dramaturgo em diversos grupos de teatro e dança, tendo projetos artísticos contemplados por leis de incentivo à cultura e participado de festivais e apresentações nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Ceará, Pará, Amazonas, Espírito Santo e Tocantins.

Informações coletadas do Lattes em 15/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Sonho de uma noite de verão como auto-etnografia para pesquisa em teatro contemporâneo., Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Narciso Laranjeiras Telles
Palavras-chave: teatralidade contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Performance. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado interrompido em 2003 em Artes

2003 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Possibilidades Expressivas de um corpo em Performance
Orientador: Renato Cohen
Ano de interrupção: 2003Palavras-chave: performer; corporalidade; mitologia; universal.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Performance. Setores de atividade: Outros.

Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas

1995 - 1998

Universidade Estadual de Campinas
Título: Espetáculo performático KA - a sombra da alma
Orientador: Renato Cohen

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Organização de eventos

ASEVEDO, M. ; OLIVEIRA, H. ; SANTOS, B. T. . Sala Aberta 2022.1. 2022. (Outro).

ASEVEDO, M. ; OLIVEIRA, H. ; SANTOS, B. T. . Sala Aberta 2022.2. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Feira das profissões do Campus de Palmas.Feira de profissões. 2022. (Outra).

Palco Giratório.Interlocução com o grupo Magiluth. 2022. (Encontro).

Palco Giratório.Artesanias digitais - Inquieta CIa.. 2022. (Encontro).

Palco Giratório.Corpo e poética virtual espetacular - LUME Teatro. 2021. (Encontro).

Palco Giratório.O medo à distância e o processo de catarse - Grupo Coletivo Órbita. 2021. (Encontro).

Palco Giratório.Povos originários e suas poéticas - Cia Garatuja de Artes Cênicas. 2021. (Encontro).

Troca de Aplausos.Troca de Aplausos. 2021. (Outra).

Bar Oficina Cultural.A pele da naja. 2018. (Outra).

Comemoração do dia da biblioteca.A pele da naja. 2018. (Outra).

Comemoração do dia do museu.Tu. 2018. (Outra).

II Encontro de discussão sobre gênero e sexualidade - ULBRA.A pele da naja. 2018. (Outra).

II Festival de Solos e Monólogos de Palmas.Tu. 2018. (Outra).

III Colóquio de arte educação: a arte entre lugares..Tempos. 2018. (Encontro).

III Encontro de educação e cultura da UFT.Tu. 2018. (Outra).

III Mosart - Mostra de Artes do IFTO de Gurupi.A pele da naja. 2018. (Outra).

Mosart - Mostra de artes do IFTO de Grurpi.Tu. 2018. (Outra).

Noite burlesca - Bar Huscar.A pele da naja. 2018. (Outra).

Recepção dos alunos de História da UFT.Tu. 2018. (Outra).

Semana do Servidor da UFT.O paraíso são os outros. 2018. (Outra).

xII MOSCA - Mostra de Artes da UFT.A pele da naja. 2018. (Outra).

Confraternização do Senai.Um Ator. 2017. (Outra).

FICE - Festival Internacional Corpo Expandido.Um Ator. 2017. (Outra).

Fórum de Cultura do Câmpus de Palmas.Grupo de Trabalho de teatro. 2017. (Encontro).

I Seminário Parfor.Roda de pedra - imaginação ativa para (re)conhecer fadas.. 2017. (Seminário).

13 Semana das Artes do Corpo.Corpo em Festa, Imaginação e Poesia. 2016. (Oficina).

13 Semana das Artes do Corpo.Um Ator. 2016. (Outra).

Apresentação teatral.Um Ator. 2016. (Outra).

Corpo em Festa, Imaginação e Poesia.Corpo em Festa, Imaginação e Poesia. 2016. (Oficina).

I festival de Monólogos de Palmas.Um Ator. 2016. (Outra).

III Cartão Postal: a docência como obra de arte. 2016. (Oficina).

III Cartão Postal: a docência como obra de arte.Macondo - uma cidade perdida no tempo. 2016. (Outra).

I Seminário PARFOR/UFT.Roda de pedra - imaginação ativa para (re)conhecer fadas. 2016. (Oficina).

Mosart - O Artista e o espaço: relações e poéticas.Desmassagens. 2016. (Outra).

Mosart - O Artista e o Espaço: relações e poéticas.Triângulo do Ator: Corpo em Festa, Xamanismo e Poesia. 2016. (Oficina).

Mostra de Teatro da Universidade Estadual do Amazonas.Um Ator. 2016. (Outra).

Semama de Artes do Grupo Portão.Um Ator. 2016. (Outra).

Semana de Artes do Grupo Portão.Corpo em Festa, Imaginação e Poesia. 2016. (Oficina).

Semana de Receoção da Universidade Federal de Uberlândia.Corpo em Festa, Imaginação e Poesia. 2016. (Oficina).

Semana de Recepção da Universidade Federal de Uberlândia.Um ator. 2016. (Outra).

Semana de Teatro da Universidade Federal do Ceará.Um Ator. 2016. (Outra).

Semana Final de Teatro da Universidade Federal do Pará.Um Ator. 2016. (Outra).

Um espetáculo de Beaches.Dancing Through Your Body. 2016. (Outra).

V Seminário Institucional do Pibid. 2015. (Seminário).

Aldeia Jiquitaia- Mostra Cultural do Sesc Tocantins.O Saci. 2014. (Outra).

I Semana Intercursos de Teatro e Filosfia.Omem. 2013. (Seminário).

Mostra Semanal do Curso de Artes - Teatro.Antes do salto. 2013. (Outra).

Mostra Semestral do curso de Artes - teatro.Branco, Neve. 2013. (Outra).

Mostra Semestral do curso de Artes - Teatro.Xana Rai. 2013. (Outra).

Mostra Semestral do curso de Artes - Teatro.Dentro do salto. 2013. (Outra).

Mostra Semestral do curso de Artes - Teatro.O Saci. 2013. (Outra).

I Festival de Arte Cultural Alternativa do Tejuco.Ka: a sombra da alma. 2012. (Oficina).

V Festival de Cenas Curtas.Antes da brisa. 2012. (Outra).

Dramaturgia: leituras em cena.Dramaturgia da lembrança: da sensação física à composição da cena. 2011. (Oficina).

Entre a Narração e o Teatro.Entre a Narração e o Teatro. 2011. (Oficina).

Festival de Artes Visuais - Possibilidades.Xamanismo e performance: lugares atravessados por pontes de nuvens. 2011. (Outra).

III Festival Musgo de Aeres Integradas.Manhã. 2011. (Outra).

Seminário Internacional Teatro-Máscara-Ritual.A Saga no Sertão da Farinha Podre - Mediação. 2011. (Seminário).

II Festival Latino Americano Ruínas Circulares de Teatro.A relação direta entre coreografia e música na dança clássica para formaçao do ator de teatro. 2010. (Outra).

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduaçao em Artes.Sonho de uma noite de verão: um exercício de transcriação. 2010. (Seminário).

IV Festival Carmelitano de Teatro.Manhã. 2010. (Outra).

VI Congresso da ABRACE - GT Processos de Criação e Expressão Cênicas. Sonho de uma noite de verão? para uma auto-etnografia de um processo criativo que dialoga com as teatralidades contemporâneas. 2010. (Congresso).

Agenda da Escola Livre do Grupontapé de teatro.Espinho de veludo - espetáculo. 2008. (Outra).

Agenda da Escola Livre do Grupontapé de teatro.Aula espetáculo / demonstração técnica. 2008. (Outra).

Boca de Cena - Vivência teatral.Dança para teatro- oficineiro. 2008. (Oficina).

Circula Dança.Dilatações. 2008. (Encontro).

InSolus de Dança.A presença cênica do Cavalo Marinho. 2008. (Oficina).

IV Monofest de São João da Boa Vista.jurado. 2008. (Outra).

III Monofest de São João da Boa Vista.Jurado. 2007. (Outra).

III Bienal SESC de Dança da Cidade de Santos.Rubros. 2002. (Encontro).

IV Semana de artes cênicas - encenando e ensinando.Rubros. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Eliete Alves Carvalho

ASEVEDO, M.. Experiência inicial de auto treinamento do ator a partir dos princípios de Stanislavski.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jean da Costa Aguiar

ASEVEDO, M.. O processo de construção e desenvolvimento dos videoclipes da música pop.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Miriam Paolla de Oliveira Figueiredo

ASEVEDO, M.. A arte da performance na aula de teatro: uma experiência entre a universidade e a escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Agatha Cristina Gonçalves Paes e Ítalo Rui Lima Soares

ASEVEDO, M.. Mão na Face. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Filipe Moura dos Santos Porto

ASEVEDO, M.; PORTO, F. M. S.. A Autobiografia em Performance e outras Divagações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Biannca de Alencar Nogueira

ASEVEDO, M.. Além da sala de aula: outro mundo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Darlir Pereira Rodrigues

ASEVEDO, M.; SANTOS, B. T.. Imagem e teatro: saindo da moldura para a cena. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Geuvar Silva de Oliveira

ASEVEDO, M.; SANTOS, B. T.. Quando o teatro encontra os quadrinhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Manoel Marcos Pereira

ASEVEDO, M.. O teatro e a educação física: processos interdisciplinares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Niccolly Evannys Zifirino Lima

ASEVEDO, M.. Dimensão educativa da arte participativa de Allan Kaprow. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: José Gonçalo Mendes da Silva

ASEVEDO, M.. O Teatro de bonecos e seus benefícios na escola e na comunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Edgles Gomes Kruk

ASEVEDO, M.. Sons no espaço cênico: jogo, música e sons no ensino de teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Adriana Paes Leme

ASEVEDO, M.; MEIRA, R.; PROCHNO, C. C.. Pesquisa em corpo do ator sobre o tema - a poética corpóreo-sensorial no trabalho de treinamento do ator. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

ASEVEDO, M.. Cargo efetivo de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Orientou

Maíra Bellini Esperança

Vestindo o invisível - a cor como estímulo para a improvisação teatral; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

YASMINE STHEFANE LOURO DA SILVA

Paixões unilaterais: os corpos dóceis da Geração Z nas relações entre dança e tecnologia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Reijane Pereira dos Santos Stempein

Corpos dóceis e indóceis na escola: espaços de vivência e expressão; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Jonatan Elias José

Cartografia do corpo poético: a experiência improvisada e aproximada à natureza; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Joel César Aires Ribeiro

Não era uma vez; ; ; : processos de criação de uma narrativa cênica-pedagógica na (des)construção de si mesmo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Elaine Leite Costa

A construção do ser docente: trajetória pela caixa de estímulo, memória e teatralidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Neiva Dallila Xavier Ramos

Eu tô sozinho sim, porra!: Performance e autobiografia em um processo artístico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Péricles Teodoro RIbeiro de Souza

Casulo: análise do processo criativo a partir da ideia de desmecanização; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Vasni Ferreira Queiroz

A cena e a aula: um diálogo interior; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Jessika Villalon Sousa Cruz

Teatro e transexualidade; narrativa sobre a construção da personagem Geni, de Nelson Rodrigues,na experiência de uma mulher transexual; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Shirlene de Jesus Silva Oliveira

Morte ao mágico de Oz: em busca da teatralidade para falar de nós; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Suzany Karoliny Moura da Silva Noleto

Inverno: o ator em busca de suas estações; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Denis Pereira da Silva

"Omem" - criação de um olhar íntimo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Gabriella Leão Silva Rodrigues

O Sonho e o teatro: aproximações e distâncias; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Geocleveson Fraga dos Santos

Psicodrama; uma abordagem terapêutica na aula de teatro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Douglas dos Santos Silva

Teatro e contos-de-fadas: um processo criativo pessoal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Maíra Carolina Esperança Bellini Brandão Guilherme

Criação do figurino no espetáculo "O Saci": vestindo deuses e desnudando identidades; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Maria Lúcia Fernandes Rocha

Improvisação e etnocultura como proposta transdisciplinar para o teatro-educação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes/Teatro Licenciatura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Marcial de Asevedo;

Adriana Paes Leme

Pesquisa em corpo do ator sobre o tema - a poética corpóreo-sensorial no trabalho de treinamento do ator; 2002; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Marcial de Asevedo;

Alunos do curso de Teatro da Universidade Fed

de Uberlândia; CAJÁ - Laboratório de Investigação - Criação; 2020; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Marcial de Asevedo;

Produções bibliográficas

  • ASEVEDO, M. . Sonho de uma noite de verão? para uma auto-etnografia de um processo criativo que dialoga com as teatralidades contemporâneas. In: VI Congresso da ABRACE - GT Processos de Criação e Expressão Cênicas, 2010, São Paulo - SP. Anais VI Congresso, 2010.

  • Asevedo, M. ; ASEVEDO, M. . Sonho de uma noite de verao - um exercicio de transcriacao. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

ASEVEDO, M. . Contos-de-fadas: do poder das imagens à manipulação de objetos no teatro. 2013. .

ASEVEDO, M. . Vivência teatral: dança para teatro. 2008. .

ASEVEDO, M. . Performance como linguagem. 2008. .

ASEVEDO, M. . Aula espetáculo/demonstração técnica de performance-art. 2007. .

ASEVEDO, M. . Eu vou morrer no Brasil. 2023. Teatral.

OLIVEIRA, H. ; ASEVEDO, M. . Três Restos. 2023. Teatral.

ASEVEDO, M. . Eu vou morrer no Brasil. 2022. Teatral.

ASEVEDO, M. . Eu vou morrer no Brasil. 2022. Teatral.

ASEVEDO, M. . Eu vou morrer no Brasil. 2022. Teatral.

ASEVEDO, M. . Três restos. 2022. Teatral.

ASEVEDO, M. ; SILVA, Y. S. L. . Paixões unilaterais. 2022. Performática.

ASEVEDO, M. ; STEMPIEN, R. P. S. . Recatada e do Lar. 2022. Performática.

ASEVEDO, M. ; CRISTINY, D. ; ASEVEDO, M. . Eu e minha gina. 2021. Teatral.

ASEVEDO, M. . Os defeitos de Deus. 2021. Performática.

ASEVEDO, M. . Desfadas - uma sessão de teatro xamânico. 2021. Performática.

ASEVEDO, M. . Naruto. 2018. Teatral.

ASEVEDO, M. . O mito de ninguém. 2018. Teatral.

ASEVEDO, M. . Água. 2018. Performática.

ASEVEDO, M. ; SOUSA, P. T. R. . Casulo. 2018. Teatral.

ASEVEDO, M. ; FERREIRA, G. H. L. . A cauda do pavão. 2018. Teatral.

ASEVEDO, M. . A pele da naja. 2018. Teatral.

ASEVEDO, M. . Tu. 2018. Performática.

ASEVEDO, M. ; CABRAL, C. . Quando tudo for pedra, atire a primeira flor. 2018. Coreográfica.

ASEVEDO, M. . Diproma. 2017. Teatral.

ASEVEDO, M. . Sexo. 2017. Teatral.

ASEVEDO, M. ; LIMA, A. T. . Búfalos brancos. 2017. Performática.

Asevedo, M. ; ASEVEDO, M. . Um Ator. 2016. Teatral.

ASEVEDO, M. . Cabaré Carpe Diem. 2016. Teatral.

ASEVEDO, M. . Inverno. 2015. Teatral.

SANTOS, B. T. ; YAMAMOTO, K. R. ; ASEVEDO, M. . Seis personagens à procura de um autor. 2014. Teatral.

SANTOS, B. T. ; ASEVEDO, M. . Macondo - uma cidade perdida no tempo. 2014. Teatral.

ASEVEDO, M. ; Rosante, D. . O Saci. 2013. Teatral.

Rosante, D. ; ASEVEDO, M. . Um caminho de misterios. 2013. Teatral.

ASEVEDO, M. ; Rosante, D. . Manifesto do Teatro Fantástico. 2013. Teatral.

ASEVEDO, M. . 60 mistérios entre o céu e a terra. 2012. Teatral.

ASEVEDO, M. . O menor lugar do mundo. 2012. Teatral.

ASEVEDO, M. . Entrerruas ou da arte de infantilizar formigas. 2011. Teatral.

ASEVEDO, M. ; PEIXOTO, Maíra Rosa. . Alice no Maravilha , perto do Roosevelt , longe do Tibery , numa esquina do Esperança. 2010. Teatral.

ASEVEDO, M. . Auto da mãe da rua. 2010. Teatral.

ASEVEDO, M. . Manhã. 2010. Teatral.

ASEVEDO, M. . Nesta rua tem um bosque. 2010. Teatral.

ASEVEDO, M. . A Flor e o Homem. 2009. Teatral.

ROLDÃO, R. ; ASEVEDO, M. . Arte esplanda: andanças. 2009. Teatral.

ASEVEDO, M. ; ROLDÃO, R. . Espetáculo 3x4. 2009. Teatral.

ASEVEDO, M. . Ninguém Abraça um Pedaço. 2009. Teatral.

HENRIQUE, C. ; ASEVEDO, M. . O Cristo de Aleijadinho - Auto de Natal. 2008. Teatral.

ASEVEDO, M. . Percepto-dilatador. 2008. Performática.

ASEVEDO, M. . Peter Pan e a Terra do Brasil. 2007. Teatral.

ASEVEDO, M. . Espinho de Veludo. 2007. Teatral.

ASEVEDO, M. . Rapunzel. 2006. Teatral.

ASEVEDO, M. . De noite o silêncio estica os lírios. 2005. Performática.

ASEVEDO, M. . Lilith. 2005. Teatral.

ASEVEDO, M. . Uma noite de horror. 2004. Teatral.

MODANESI, P. ; ASEVEDO, M. . Pétala - pedaços de traição. 2003. Teatral.

ASEVEDO, M. . Rubros - chapeuzinhos ao vento. 2002. Teatral.

ASEVEDO, M. . Resquícios de Ângela. 2002. Teatral.

ASEVEDO, M. . Ali, se. 2001. Teatral.

ASEVEDO, M. . Nesta rua.... 2000. Performática.

ASEVEDO, M. ; QUEIROZ, L. A. . Mulheres de Rapunzel. 1999. Teatral.

ASEVEDO, M. . Ka - a sombra da alma. 1998. Teatral.

PEIXOTO, Maíra Rosa. ; ASEVEDO, M. . Auto da Mãe da Rua. 2010 (Coreógrafo).

ASEVEDO, M. ; DUARTE, D. . Percepto dilatador. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Sonho de uma noite de verão como auto-etnografia para pesquisa em teatro contemporâneo, Descrição: Processo criativo de montagem do texto "Sonho de uma noite de verão" de W. Shakespeare, em diálogo com princípios e conceitos advindos da teatralidade contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcial de Asevedo - Coordenador.

Prêmios

2012

Mestre em Teatro, Universidade Federal de Uberlândia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, UFT. , Universidade Federal do Tocantins, Plano Diretor Norte, 77001923 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (063) 32328082

Experiência profissional

2013 - Atual

Ponto de Cultura Instituto Ideia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Palmas.,Cargo ou função, Entrama - Núcleo de Encenação, Treinamento e Drama. Ministrante, colaborador e tutor..

  • 04/2013

    Extensão universitária , Campus de Palmas.,Atividade de extensão realizada, Clareiras de Longe e daqui - do convívio criativo à teatralidade. Trabalho de treinamento de ator e montagem cênico com alunos da universidade e pessoas da comunidade palmense, estruturado em técnicas de corpo e voz e cultura afro-brasileira..

  • 03/2013

    Ensino, Artes/Teatro Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos Teatrais, Interpretação, Teatro Contemporâneo, Rito, Jogo e Mito, Técnica de Teatro e Dança na Educação, Seminários Interdisciplinares VI

2000 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2000 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 10/2000 - 12/2002

    Ensino, Licenciatura Em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dramaturgia I, Expressão Corporal III, Oficina de Artes Cênicas I, Oficina de Artes Cênicas II, Técnicas de Montagem I, Técnicas de Montagem II

2006 - 2007

centro superior de ensino de uberaba

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: contratual, Carga horária: 3

Atividades

  • 08/2006 - 07/2007

    Ensino, Licenciatura em educação artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro

2011 - 2013

Prefeitura Municipal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Infantil, Carga horária: 30

2011 - 2013

Prefeitura Municipal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Infantil, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/2011 - 02/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro

  • 05/2010 - 02/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro

2007 - 2007

Associação Beneficente e Cultural São Jerõnimo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de teatro, Carga horária: 9

Atividades

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro

2003 - 2006

Empresa de entretenimento Hopi Hari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator, Carga horária: 44

2000 - 2000

Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de educação artística, Carga horária: 15

Atividades

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação artística

1999 - 1999

Escola Estadual São Benedito

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de português, Carga horária: 25

Atividades

  • 02/1999 - 12/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português