Jussara Maria Moreno Jacintho

Pos doutorado pelo CES/ Universidade de Coimbra/PT. É doutora em Direito Constitucional, pela PUC/SP ( 2003) ,mestrado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996),especialização em Direito Civil pela FGV/RJ, e é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1988) . Atualmente é professora associada de direito constitucional e de Direito Urbanístico do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. É professora do Mestrado em Direito da UFS, assim como do mestrado profissional em Administração Pública - Rede Profiap. Tem experiência na área de Direito do Estado, com ênfase em Direitos Fundamentais atuando principalmente nos seguintes temas: Direito constitucional;direito administrativo, urbanístico e tributário. Tem também atuação na área de orçamento público. Já coordenou projetos de pesquisa na área de direito público e atualmente é líder de um grupo de pesquisa na área de direito e epistemologia, com ênfase na construção de uma epistemologia que tenha como núcleo o direito à cidade como um direito humano. Já atuou como membro eleita da CPPD, assim como da CPA -setorial da UFS. Atuou como assessora no gabinete da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, assim como na assessoria do gabinete do Secretário da Comunicação Social do Município de Aracaju/Se, construindo larga experiência prática na dinâmica da Administração Pública. Ministra palestras em cursos de capacitação para servidores públicos e tem continuamente participado de bancas de mestrado. Atua como palestrante em cursos no Estado de São Paulo e no Nordeste, assim como em Congressos , Simpósios etc. Tem livros e artigos publicados na área de direitos humanos e suas repercussões na ordem jurídica nacional. É pesquisadora da Fapitec/Se coordenando projeto de pesquisa sobre os Conselhos Escolares como Protagonistas da Gestao Finandceira das Escolas do Estado de Sergipe. Foi coordenadora do Mestrado em Administração Pública /UFS, Rede Profiap e atualmente está afastada para pós doutoramento no CES da Universidade de Coimbra, em Portugal, para desenvolvimento do projeto de pesquisa " O Direito à Cidade na Borda do Mundo" cujo objeto é um estudo sobre o Direito à Cidade previsto no Estatuto da Cidade ( Lei n. 10.25172001) brasileiro no capitalismo periférico, a partir da teoria crítica da raça.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

1998 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Dignidade Humana e a Nova Hermenêutica Constitucional. A CF/88, a Dignidade Humana e a Hermenêutica dos Princípios
Orientador: Flávia Cristina Piovesan
Palavras-chave: Concretização de Direitos Fundamentais; Dignidade Humana; Direito Constitucional; hermenêutica dos Princípios.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.

Mestrado em Direito

1992 - 1996

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Participação Popular e o Processo Orçamentário
, Ano de Obtenção: 1996.Ricardo Lobo Torres.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.

Especialização em andamento em Estudos Afrolatinoamericanos e Caribenho

2023 - Atual

CENTRO LATINOAMERICANO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Título: Orçamento Público e Racismo Epistêmico

Especialização em Direito Civil

1989 - 1989

Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Direito

1983 - 1988

Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutorado

2022 - 2023

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Formação complementar

2019 -

Curso de Frances regular 300h. (Carga horária: 300h). , Aliança Francesa Aracaju, AF, Brasil.

2024 - 2024

Medios y racismo. (Carga horária: 90h). , Centro Latinoamericano de ciências Sociais, CLACSO, Argentina.

2018 - 2018

Curso SICONV PARA CONVENENTES- MÓDULO A. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ESGAP, Brasil.

2011 - 2011

Oficina sobre Elaboração de Projetos para Financiamento. (Carga horária: 2h). , Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Direito Internacional. (Carga horária: 230h). , Comitê Jurídico Organização Estados Americanos, OEA, Brasil.

1975 - 1979

CAPELLE. (Carga horária: 550h). , Alliance Française D'Aracaju, AFD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Organização de eventos

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA . Ciclo de Seminários Online sobre a formação de políticas públicas, desenvolvimento e direitos humanos. 2020. (Outro).

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA . XIII Semana de estudos Jurídicos- SEMEJ. 2020. (Outro).

JACINTHO, J. M. M. . I Colóquio Constituição Direitos Fundamentais e Desigualdades. 2018. (Outro).

JACINTHO, J. M. M. . Congresso Nacional do CONDEP - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito. 2013. (Congresso).

JACINTHO, J. M. M. . Curso de Extensão Introdução ao Pensamento de Vilém Flusser. 2013. (Outro).

JACINTHO, J. M. M. . Colóquio de Estudos Jurídicos: Constituição, Direito do Trabalho em Democracia. 2013. (Outro).

JACINTHO, J. M. M. ; QUEIROZ, N. ; Lima, Rivaldo Sávio de Jesus . Audiência Pública Sobre o Plano Diretor de Aracaju/SE. 2011. (Outro).

NASCIMENTO, J. A. ; JACINTHO, J. M. M. . Mostra CCSA 2012. 2011. (Outro).

SANTANA, J. L. ; Daniela Carvalho A. da Costa ; NASCIMENTO, J. A. ; ALBANO, D. L. F. ; JACINTHO, J. M. M. ; BARRETO, A. J. N. ; SANTANA, T. M. . Comissão para Elaboração de Folder e outras atividades da V semana de Graduação do Curso de Direito da UFS. 2010. (Outro).

Daniela Carvalho A. da Costa ; COELHO NETO, U. ; NASCIMENTO, J. A. ; ALBANO, D. L. F. ; JACINTHO, J. M. M. ; Aladir Cardozo Filho ; SANTANA, T. M. ; SILVA, L. A. M. G. ; SILVA, L. G. . Comissão para elaboração de atividade de extensão Cinema e Direito na Graduação do Curso de Direito da UFS. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (I CIECT). Formação Educacional No Terreiro: A Jornada De Um(A) Filho(A) Do Ilê Axé Yá Jà Funké Neto. 2024. (Congresso).

III CONAP-PROFIAP Congresso Nacional em Administração Pública e II CiAP-PROFIAP, Congresso Internacional em Administração Pública Rede PROFIAP. Análise da capacidade de pagamento e gestão fiscal dos municípios da grande Aracaju: perspectivas e desafios no período de 2017 a 2023. 2024. (Congresso).

IV WIBA.Cuidado e identidade: axé como resistência ao racismo. 2024. (Outra).

XII Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos.O Movimento Negro e a Assembleia Nacional Constituinte de 1987: uma análise à luz da democracia deliberativa. 2024. (Outra).

NATiURB- Conference-Nature for Innovative and Inclusive Urban Regeneration. Symbolic Right to the City. 2022. (Congresso).

12º Encontro de Pós-Graduação da UFS.Presidencialismo por coalização e a constitucionalização das políticas públicas. 2020. (Encontro).

Seminário Direito, Trabalho e Cidade: desafios para um futuro urbano melhor.Painelista. 2020. (Seminário).

Seminário Jurídico Virtual da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.A problemática na implementação do distanciamento social como política pública de saúde no Brasil para combate à pandemia da COVID19. 2020. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania. Constitucionalização do direito tributário e a delimitação da regra matriz como restrição ao poder estatal. 2020. (Congresso).

XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ? XI CNDCA.Palestra no eixo 5- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas. 2020. (Outra).

Seminário de Pesquisa ministrado: 2017.1; 2018.1.Seminário de Pesquisa ministrado: 2017.1; 2018.1. 2018. (Seminário).

Congresso Internacional de Ciências Criminais: Constituição, Democracia e Cidadania. Presidente de Mesa - Hermenêutica, política e direitos humanos. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional de Ciências Criminais: Constituição, Democracia e Cidadania. Hermenêutica, política e direitos humanos. 2016. (Congresso).

Seminário Gestão Urbana de regiões Metropolitanas- 20h.Seminário Gestão Urbana de regiões Metropolitanas. 2016. (Seminário).

Encontro Internacional Sobre Direito à Cidade. 2014. (Encontro).

Congresso Nacional do XXII CONPEDI- Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito. 2013. (Congresso).

Planejamento Urbano em Região Metropolitana.Debatedora do Seminário. 2013. (Seminário).

II Colóquio Direito e Filosofia: Funamentos e Implicações.Direito Público Contemporânea. 2012. (Oficina).

II Colóquio do PRODIR/UFS Direito Civil Constitucioal. 2012. (Simpósio).

II Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação. 2012. (Seminário).

Colóquio de Doutorandos 2011.2.È Possível Analisar as Relações Familiares Sob a Perspectiva do Divórcio ?. 2011. (Encontro).

Congresso de Direito Administrativo Brasileiro. O Controle Externo do TCE. 2011. (Congresso).

Fórum Brasileiro de Direito Administrativo.Presidente de Mesa. 2011. (Simpósio).

I Colóquio Direito e Filosofia do Programa.Perspectivas para Compreensão dos Dignidade Humana no Contexto Constitucional. 2011. (Encontro).

I Congresso Internacional de Mediação. O Direito de Família e a Mediação. 2011. (Congresso).

II Seminário sobre Gestão Governamental.Planejamento Governamental e Direitos Fundamentais. 2011. (Simpósio).

IV Congresso Jurídico Beneficente. O papel do controle externo na execução de Políticas Públicas: em busca da proteção dos Direitos Fundamentais. 2011. (Congresso).

XX Encontro Nacional do CONPEDI. 2011. (Encontro).

II Seminário Internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais.Princípios de Bangalore. 2009. (Encontro).

II Seminário Internacional - Justiça Federal.Princípios de Bangalore. 2009. (Seminário).

Semana do NEPRIN.Evolução da Concretização do Princípio da Dignidade Humana. 2008. (Seminário).

Conferência Sobre a Dignidade Humana.Dignidade Humana na CF/88. 2006. (Simpósio).

Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal.Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal. 2000. (Seminário).

Os Princípios do Processo Civil e a Constituição Federal.Os Princípios do Processo Civil e a Constituição Federal. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Fabiano de Aragão Veiga

JACINTHO, J. M. M.; THOMASI, T. Z.; DIAS, C. A. G. C.; CABRAL, R. L. G.. Políticas públicas de proteção do emprego e da renda: um olhar à luz do princípio da vedação ao retrocesso social. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Bruno Oliveira Falcão

JACINTHO, J. M. M.. Legalismo autocrático e formulação de políticas públicas desconstituintes. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: THAÍS SANTOS DÓRIA

JACINTHO, J. M. M.; MARTINS, P. L.; COSTA, P. R. S. M.. Questão de gênero na alta gestão da Universidade Federal de Sergipe: uma análise sob a perspectiva do fenômeno Teto de Vidro. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Alexandre Mandarino Santana

JACINTHO, J. M. M.; BRITTO NETO, J. G.; GONCALVES, B. S.. O FPM e sua correlação com o PIB das municipalidades sergipanas. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Eleia Santos Costa de Oliveira

JACINTHO, J. M. M.; FARIAS, B. A. O.; MARTINS, P. L.. A governança na ação REUNI com foco na transparência: estudo de caso do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: JOYCE TENÓRIO PADILHA DA SILVA

GONCALVES, B. S.; SANTANA, J. R.;JACINTHO, J. M. M.. Gerenciamento da captação de recursos das transferências voluntárias da união: análise da eficiência em municípios alagoanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Douglas Wilson Lopes Ananias

OLIVEIRA, J.;JACINTHO, J. M. M.; ROSA, C. F.; CORDEIRO NETO, J. R.. Calendário eleitoral integrativo: contribuições de um projeto da Justiça Eleitoral do Paraná.. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Campos de Carvalho Cruz

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; THOMASI, T. Z.; CALCINI, F. P.. Responsabilidade tributária dos sócios-gestores na dissolução irregular da empresa. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Leilane Diena Souza da Silva

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO. A implementação da comissão institucional de heteroidentificação da UNIVASF: avanços e desafios de uma política em construção. 2022. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Juliana Maria Fernandes Correia de Araújo

OLIVEIRA, R. R.;JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; CABRAL, S. M.. Ouvidoria em uma organização do terceiro setor: um estudo à luz do trabalho institucional positivo. 2022. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM REDE NACIONAL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Lilian Bárbara Torres de Brito

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA; THOMASI, T. Z.; FREITAS, F. C. H. P.. Implementação de políticas públicas de saúde durante a crise sanitária da COVID-19: problemas de cooperação e coordenação no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa

Jussara Maria Moreno Jacintho; CARVALHO, A. P.; Durão, Pedro. Análise de compatibilidade entre o Plano Plurianual 2020-2023 e o Plano Estratégico de Governo 2019-2022 do estado de Sergipe. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ariella Ferreira da Mota

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; FALCAO, C. M. B.; Rebouças, Gabriela Maia. Contribuições de Axel Honneth para reconstrução normativa do direito ao não pagamento de contribuições previdenciárias pelas entidades beneficentes de assistência social. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Thayse Edith Coimbra Sampaio

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; OLIVEIRA, I. M.. A suspensão de segurança, o dispositivo biopolítico em Agamben e os povos indígenas afetados pela construção de Belo Monte. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Márcia Carolina Santos Trivellato

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; DUARTE JUNIOR, D. P.. Complexo de refugiados em Dadaab: estado de exceção em caráter permanente?. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jose Lucas Santos Carvalho

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; REGINATO, A. D. A.; Andrade, Shirley Silveira. As Disputas em torno do Conceito de Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil sob a ótica da Biopolítica. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hermano de Oliveira Santos

Sposato, Karyna Batista;JACINTHO, J. M. M.; AVILA, Flávia de. Cidadania no Brasil: discurso, símbolo, utopia.. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcel Felipe Gomes Resende

SILVA, C. H. M. E.;JACINTHO, J. M. M.; FRANCA, S. L. A.. Proposta de Estrutura de indicador de desempenho voltados para o transporte público coletivo do município de Aracaju. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Maria Alvina de Araujo Gomes

FREITAS, F. C. H. P.; SILVA, D. E. P.; LUFT, M. C. M. S.;JACINTHO, J. M. M.. Governança, gestão de riscos e controles integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS): possibilidades e limites de compliance. 2017. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Alexandre Alves Feitosa

ARAUJO, R. R.;JACINTHO, J. M. M.; ALBANO, D. L. F.. Análise do perfil institucional do conselho municipal de saúde de Aracaju. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ARAUJO, R. R.;JACINTHO, J. M. M.; FREITAS, F. C. H. P.. Gestão Pública Associada: um estudo sobre o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Alexandre Alves Feitosa

ARAUJO, R. R.;JACINTHO, J. M. M.; ALBANO, D. L. F.. Atuação do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hêica Souza Amorim

OLIVEIRA, L. P. S.;JACINTHO, J. M. M.; PESSOA, F. G. M.. O reconhecimento do direito ao esquecimento na sociedade da informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Eduardo de Abreu Lima Sobrinho

Sposato, Karyna Batista;JACINTHO, J. M. M.; FERRAZ, L. S.. O direito humano à saúde sob o Enfoque da Abertura Constitucional e da Solução do Casos Difíceis pelo STF. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Geilsa Alves Almeida

JACINTHO, J. M. M.; Gabriel Eduardo Vitullo; Elisete Schwade. O papel da Delegacia da Mulher no Município de Aracaju no combate à violência doméstica e familiar. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Anáber Melo e Silva

JACINTHO, J. M. M.; Orivaldo Pimental Lopes Junior; João Bosco Araújo da Costa. São Públicas as Contratações do Estado Brasileiro? Uma experiência de contratações públicas junto à comunidade Coqueiral em Aracaju/SE. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adelaide de Andrade França Martins

JACINTHO, J. M. M.; LUFT, M. C. M. S.; Abreu, Ricardo Nascimento. Controle Social e uso da razão pública através da ouvidoria: o caso da UFS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: WALLACE SOUZA BARBOSA

JACINTHO, J. M. M.; SOUZA, R. R.; LUCAS, A. A. T.; PESSOA, F. G. M.. Contribuição de Melhoria como Instrumento de Concretização do Estado de Direito Ambiental. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Andréia Luiza Batista Braga Cavalcanti

JACINTHO, J. M. M.; PEDERNEIRAS, M. M. M.; MENEZES, P. D. L.. Gestão por competências no Poder Judiciário sob a visão do juiz-gestor. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alexandre Mandarino Santana

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; BRITTO NETO, J. G.; GONCALVES, B. S.. O Fundo de Participação dos Municípios e sua correlação com o Produto Interno Bruto das municipalidades sergipanas. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: JOYCE TENÓRIO PADILHA DA SILVA

GONCALVES, B. S.; SANTANA, J. R.;JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO. Gerenciamento das transferências voluntárias da união: análise da eficiência em municípios alagoanos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: THAÍS SANTOS DÓRIA

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; COSTA, P. R. S. M.; MARTINS, P. L.. Mulheres na Gestão da Universidade Federal de Sergipe: Uma Análise sob a perspectiva do fenômeno Teto De Vidro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Valdemar Alves da Costa Neto

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA; AZEVEDO, J. F.; CABRAL, R. L. G.. Terceirizar por quê? Uma análise sobre a produtividade das atividades administrativas realizadas por terceirizados no Instituto Federal de Sergipe. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA; Durão, Pedro; CARVALHO, A. P.. Análise de compatibilidade entre os instrumentos de planejamento governamental denominados de plano plurianual (PPA) 2020-2023 e plano estratégico de governo 2019-2022 no âmbito do poder executivo do estado de Sergipe. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Débora Fernandes de Souza Mendes

MATOS, G. B. C.; ARENAS, M. V. S.; SILVA, R. M. P.;MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA. Criminologia verde para reforço da política sancionadora do IBAMA contra o desmatamento ilegal em Rondônia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Juliana Campos de Carvalho Cruz

JACINTHO, J. M. M.; THOMASI, T. Z.; CALCINI, F. P.. Responsabilidade tributária dos sócios-gestores na dissolução irregular da empresa. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Lilian Bárbara Torres de Brito

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; DIAS, C. A. G. C.; THOMASI, T. Z.; FREITAS, F. C. H. P.. Políticas Públicas de Saúde, Federalismo cooperativo e o conflito de competências na implementação do distanciamento social durante a pandemia do COVID-19 no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Caroline Canuto Soares de Oliveira

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; ALBURQUEQUE, R. B.. Construções discursivas acadêmicas, a naturalização do desenvolvimento de armas autônomas e o bloqueio de alternativas concordes com normas protetivas dos indivíduos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jorge Flávio Santana Cruz

JACINTHO, J. M. M.. As restrições á efetividade do princípio da não cumulatividade do ICMSS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ariella Ferreira da Mota

JACINTHO, J. M. M.. Contribuições de Axel Honneth para reconstrução do direito ao não pagamento de contribuições previdenciárias pelas entidades beneficentes de assistência social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

JACINTHO, J. M. M.. Lei de responsabilidade fiscal: seu impacto no controle da despesa com pessoal no município de Aracaju (período 200-2007). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Márcia Carolina Santos Trivellato

JACINTHO, J. M. M.; AVILA, Flávia de; MIOVIC, M.. Campos de refugiados em DADABB: Estado de exceção em caráter permanente?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hermano de Oliveira Santos

JACINTHO, J. M. M.; Sposato, Karyna Batista; AVILA, Flávia de. Cidadania e Vulnerabilidade no Brasil: uma análise crítica do discurso constituinte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Thayse Edith Coimbra Sampaio

JACINTHO, J. M. M.; AVILA, Flávia de; MIOVIC, M.. A suspensão de segurança, o dispositivo biopolítico em Agamben e os povos indígenas afetados pela construção de Belo Monte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

JACINTHO, J. M. M.; MOREIRA, N. C.; SOUZA, P. V. N. C. S.. Lei de responsabilidade fiscal: análise sobre seu impacto nas contas públicas dos municípios sergipanos, quanto às receitas, despesa total com pessoal e endividamento público, nos exercícios de 1999, 2001, 2010 e 2015. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Eduardo Gomes Ribeiro Maia

JACINTHO, J. M. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves; SILVA, M. A. M. E.. A (IN)eficácia jurídica do princípio da vedação ao retrocesso social na proteção do direito à saúde: uma leitura sob a ótica do ativismo judicial brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

JACINTHO, J. M. M.; MOREIRA, N. C.; SOUZA, P. V. N. C. S.. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ANÁLISE SOBRE SEU IMPACTO NAS CONTAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS SERGIPANOS, QUANTO ÀS RECEITAS, DESPESA TOTAL COM PESSOAL E ENDIVIDAMENTO PÚBLICO, NOS EXERCÍCIOS DE 1999, 2001, 2010 E 2015.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hermano de Oliveira Santos

Sposato, Karyna Batista; AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.. Cidadania e Vulnerabilidade no Brasil: uma análise crítica do discurso constituinte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jose Lucas Santos Carvalho

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; REGINATO, A. D. A.; Andrade, Shirley Silveira. O Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil sob a ótica da Biopolítica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: MAURÍCIO SOARES DE SOUSA NOGUEIRA

JACINTHO, J. M. M.; FALCAO, C. M. B.; Rebouças, Gabriela Maia. (IN)Justiça tributária em Aracaju: estudo de caso sobre a progressividade e atualização da planta genérica de valores do IPTU (Lei Complementar 145/2014) à Luz do Direito à Cidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Allan Wesley Mora dos Santos

AVILA, Flávia de;JACINTHO, J. M. M.; COELHO, C. J. H.. A mediação extrajudicial no Brasil: uma análise a partir do conceito de ação política de Hannah Arendt. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcelo Serrano Souza

JACINTHO, J. M. M.; COELHO NETO, U.; REGINATO, A. D. A.. Liberdade de expressão e propaganda eleitoral: o conflito entre o direito à imagem do candidato e o direito à informação do eleitor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Israel Batista França Junior

JACINTHO, J. M. M.; PESSOA, F. G. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves; MUELLER, A. P.. A responsabilidade social e econômica da sociedade empresária na perspectiva da justiça de John Rawls. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: FABIANA OLIVEIRA BASTOS DE CASTRO

Daniela Carvalho A. da Costa;JACINTHO, J. M. M.; MENEZES, C. A.; Sposato, Karyna Batista. A busca do processo penal constitucional : audiência de custódia e o contraditório no inquérito policial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ercolis Filipe Alves santos

Daniela Carvalho A. da Costa;JACINTHO, J. M. M.; MENEZES, C. A.; MACHADO, C. A. A.; Sposato, Karyna Batista. Audiência de custódia: a humanização do processo penal e a suspensão da banalidade do mal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ARAUJO, R. R.;JACINTHO, J. M. M.; FREITAS, F. C. H. P.. Gestão Pública Associada: um estudo sobre os consórcios intermunicipais de saneamento de Sergipe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Andréa Cristina Andrade Macêdo

JACINTHO, J. M. M.; QUEIROZ, N.; Abreu, Ricardo Nascimento. Regimes Próprios de previdência Social: Análise da situação Financeira do Estado de Sergipe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Maria Alvina de Araujo Gomes

FREITAS, F. C. H. P.; SILVA, D. E. P.; LUFT, M. C. M. S.;JACINTHO, J. M. M.. Governança, gestão de riscos e sistemas de controle no Instituto Federal de Sergipe: Possibilidades e limites decompliance. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ricardo Nascimento Abreu

JACINTHO, J. M. M.; PESSOA, F. G. M.; ALMEIDA, L. C. B.. Os direitos linguísticos: possibilidades de tratamento da realidade plurilíngue nacional a partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Samira dos Santos Daud

JACINTHO, J. M. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves; PESSOA, F. G. M.. A usocapião administrativa como instrumento de efetividade do direito fundamental à moradia digna a partir da lei nº 11.977/2009. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Paulo Roberto Fonseca Barbosa

MENEZES, C. A.; PESSOA, F. G. M.;JACINTHO, J. M. M.. O Poder Judiciário e o seu papel constitucional de conter a administrativização do direito penal brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Anderson Clei Santos

COELHO NETO, U.; CESRA, C. T. M.;JACINTHO, J. M. M.. Mutação Constitucional: Limites e Desafios. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Fernando Luis Lopes Dantas

CARDOSO, H. R.; PESSOA, F. G. M.;JACINTHO, J. M. M.. O processo de demarcação dos terrenos de marinha: uma releitura em consonância com os valores de ordem constitucional vigente. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcelo Rocha Mesquita

Daniela Carvalho A. da Costa; MENEZES, C. A.;JACINTHO, J. M. M.. Justiça restaurativa: uma opção na solução de conflitos envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Augusto Carlos Cavalcante Melo

SOUSA, O. A. R.;JACINTHO, J. M. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves. O Direito à Intimidade e o Sigilo de dados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: LARA FREIRE BEZERRA DE SANT ANNA

JACINTHO, J. M. M.; CESRA, C. T. M.; Rebouças, Gabriela Maia. A Centralidade do Direito no Mundo Pós-Moderno: uma Crítica da Judicialização da Vida Política. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Carlos Humberto Rodrigues Silva

JACINTHO, J. M. M.. O Dever Fundamental de Criar Impostos em Sentido Lato: O Estudo Dogmático do Dever Fundamental de Pagar Impostos segundo José Casalta Nabais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karla Victória Menezes Santos Sá

Jussara Maria Moreno Jacintho; THOMASI, T. Z.; JESUS, A. M. A.. Saudosa Maloca: uma análise da função social da cidade em constrate com a lógica de mercado que atravesa os espaços urbanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Matheus Ramalho Alburqueque

JACINTHO, J. M. M.. Uma visão das modalidades de financiamento de campanhas eleitorais: revisão comparativa entre o modelo Alemão e o Brasileiro.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Wandercléa Santos de Lima

PIMENTA, E. S.;JACINTHO, J. M. M.; Albano, Denise Leal Fontes. A (in)viabilidade da guarda compartilhada quando os pais têm domicílios em cidades distantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Márcio Oliveira Moura

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, J. M. M.; Sposato, Karyna Batista. A função social da propriedade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Daniel Fagundes Silva

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO; TELES, A. T.. Das Cláusulas e práticas abusivas nos contratos de plano de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcia Silva Vasconcelos

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, J. M. M.; TELES, A. T.. Responsabilidade Civil do Advogado pela perda de uma chance. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: VICTOR EDUARDO DOS SANTOS AZEVEDO

PESSOA, F. G. M.; MACHADO JUNIOR, A. A.;JACINTHO, J. M. M.. Os animais não humanos como sujeitos de direitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Francis Lucas de Carvalho Oliveira

JACINTHO, J. M. M.. O fenômeno nepótico no Estado Brasileiro e a edição da súmula vinculante nº 13. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jairton Mendonça de Jesus

JACINTHO, J. M. M.. A falsa promessa dos direitos humanos: uma abordagem a partir de Michel Villey. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Élder Prudente Barbosa Filho

JACINTHO, J. M. M.. O superdimensionamento do número de Municípios pós redemocratização: uma análise de suas consequências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Matheus Teles Oliveira

JACINTHO, J. M. M.. Imunidades Parlamentares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Mônica de Oliveira Meira

JACINTHO, J. M. M.. O debate entre o relativismo cultural e o universalismo dos direitos humanos acerca do uso do véu Islâmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Talita Cristina Santos de Brito

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, J. M. M.; TELES, A. T.. Da reprodução assistida post mortem e seus reflexos no direito sucessório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Dhebora Mendonça de Cerqueira

MACHADO JUNIOR, A. A.; PESSOA, F. M. G.;JACINTHO, J. M. M.. Jurisdição no cenário contemporâneo: a legitimação condicionada à existência de um procedimento substancial em contraditório efetivo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Natália Nunes Chagas

FALCAO, B. O.;JACINTHO, J. M. M.; MATOS, S. R.. Breves considerações sobre a lei nº 12.594/12. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Larissa Peixoto e Silva

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, J. M. M.; TELES, A. T.. A responsabilidade civil do médico pela perda de uma chance de cura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Márcia Helena Macedo Guimarães

FALCAO, B. O.;JACINTHO, J. M. M.; NASCIMENTO, F. S.. O fenômeno da Defensoria ?Dativa? e seus impactos na instituição da Defensoria Pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Silmara Carvalho Santiago

FALCAO, B. O.;JACINTHO, J. M. M.; FONTES, D. P. C.. Os direitos dos nascidos no cárcere. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Antônio Maíra Gonzaga Santos

JACINTHO, J. M. M.. A influência dos tratados internacionais de direitos humanos no direito interno brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Caio Victor Alves Vasconcelos Dantas

JACINTHO, J. M. M.. A eficácia dos direitos fundamentais e seus efeitos vinculantes entre particulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ana Priscila Santos Silva

Dias, Clara Angélica Gonçalves;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. O uso de bem público. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Iury Ramon Pereira Guerra

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Da Coisa Julgada Inconstitucional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Lucas Monteiro dos Santos

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Da Constitucionalidade da Lei Complementar n. 135/2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BARROS, C. E. C.; Aladir Cardozo Filho;JACINTHO, J. M. M.. A lei do simples nacional: ensaio para o imposto único. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Antoane Amaro de Jesus

BARROS, C. E. C.; Aladir Cardozo Filho;JACINTHO, J. M. M.. Proteção jurídica no crédito bancário para o pequeno e o mini produtor rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Fabiana Souza Moura

COELHO NETO, U.; SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.. Responsabilidade Civil da Municipalidade no Desejo do Lixo Hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Augusto Vieira Santos de Brito

COELHO NETO, U.; SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.. Judicialização razoável como meio de efetivar o acesso à Saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. A. M. G.. Critérios para aferir a razoável duração do processo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Amylene Meneses Gomes da Silva

COELHO NETO, U.; SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.. A inconstitucionalidade de Emenda de Precatórios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gilson Guimarães Júnior

BARROS, C. E. C.; Aladir Cardozo Filho;JACINTHO, J. M. M.. Na antítese da gisregard doctrine. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Kelly Cecília Macedo Monteiro

PIMENTA, E. S.;JACINTHO, J. M. M.; FREIRE, E. M. N.. Reconhecimento Judicial da prescrição tributária na execução fiscal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: José Diego Declerc Santos Neves

ALVES, R. C. J.; ALBANO, D. L. F.;JACINTHO, J. M. M.. Adoção de Crianças e Adolescentes Por Entidades Familiares Homoafetivas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Assistente - Direito do Trabalho I e II. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

CARDOSO, H. R.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo do Mestrado em Direito da UFS. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Assistente - Ética Geral e Profissional e Filosofia Geral e e Jurídica. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

Aladir Cardozo Filho; MACHADO JUNIOR, A. A.;JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Substituto - IED, Direito Processual Penal e Estágio Prática Jurídica Penal. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Substituto - IED, Direito Processual Penal I e Estágio Prática Jurídica Civil. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; CARDOSO, H. R.; CATAO, A. L.;JACINTHO, J. M. M.. Concurso professor efetivo assistente de processo civil. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

BARROS, C. E. C.; SOUSA, O. A. R.;JACINTHO, J. M. M.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo do Mestrado em Direito da UFS. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

MENEZES, C. A.; Daniela Carvalho A. da Costa; Rebouças, Gabriela Maia;JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Assistente - Direito Processual Civil. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

REBELO JUNIOR, C.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Substituto - Direito Constitucional e D. Humanos. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; BARROS, C. E. C.; Rebouças, Gabriela Maia; CARDOSO, H. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor Assistente - Direito Processual Civil. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

PESSOA, F. G. M.; MACHADO JUNIOR, A. A.;JACINTHO, J. M. M.; Aladir Cardozo Filho. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Direito do Trabalho I (B0), Direito do Trabalho II (A0) e Direito do Trabalho II (B0). 2011. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Terceira fase de seleção para o mestrado em Direito da UFS na linha três (prova orla). 2011. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; Aladir Cardozo Filho; SILVA, L. G.. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Direito Tributário e Financeiro. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, L. A. M. G.; SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Área de Direito Civil. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

Aladir Cardozo Filho;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. A. M. G.. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Área de Direito Comercial. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

PESSOA, F. G. M.;JACINTHO, J. M. M.; DIDIER, F.. Banca de Concurso Público Professor Adjunto Direito Civil. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; NASCIMENTO, J. A.. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Direito Eleitoral. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

MENEZES, C. A.; Daniela Carvalho A. da Costa; DIDIER, F.;JACINTHO, J. M. M.. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Direito Processual Civil. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.; Aladir Cardozo Filho. Comissão Examinadora em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Direito Tributário e Financeiro. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

MATOS, E. L.;JACINTHO, J. M. M.; CARDOSO, H. R.; SILVA, L. G.. Banca examinadora especial destinada ao Aproveitamento Especial de Estudos (AEE) e ao Aproveitamento de Estudos (AE) para as matérias de ensino: Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário.. 2019. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Membro avaliador do artigo: Combate ao aumento dos subsídios de prefeitos, vices, secretários e vereadores: a eficácia da ação popular exige fundamentação infraconstitucional.. 2019. Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

JACINTHO, J. M. M.. Parecerista da Revista Scientia Plena. 2014. Revista Scientia Plena.

JACINTHO, J. M. M.. Comissão Avaliadora para Estágio Probatório - Profª Barbara Coelho Neves. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves; SILVA, L. G.. Comissão Avaliadora para Projetos de Monitoria. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Parecerista Ad hoc - Edital da Revista de Extensão da UFS. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; Dias, Clara Angélica Gonçalves; MACHADO JUNIOR, A. A.. Comissão para Seleção de Monitoria Voluntária - disciplina Direito Constitucional I e II. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

CARDOSO, H. R.; SANTANA, J. L.; MATOS, E. L.;JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora para Aproveitamento Especial de Estudos - Direito Ambiental. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Banca Examinadora para Aproveitamento Especial de Estudos - Direito Constitucional II. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

PIMENTA, E. S.; SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.. Banca Examinadora para Aproveitamento Especial de Estudos - Direito da Seguridade Social. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.. Parecerista do "Prêmio Prof. Ariosvaldo Montalvão Filho: Melhores Monografias 2011". 2011. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, L. G.;JACINTHO, J. M. M.; Aladir Cardozo Filho. Banca Examinadora para Avaliação de Aproveitamento Especial de Estudos. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. A. M. G.; Daniela Carvalho A. da Costa. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplina de Direito Penal II. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, L. A. M. G.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplina de Direito do Trabalho II. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. A. M. G.; BARROS, C. E. C.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplina de Direito Tributário. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. A. M. G.; SILVA, L. G.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplinas de Direito Constitucional I e II. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, L. G.; COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplinas de Direito Constitucional e Constitucional Processual. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; NASCIMENTO, J. A.. Comissão para Avaliação de Aproveitamento Especial de Estudos - Direito Eleitoral e Partidário. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

BARROS, C. E. C.; Aladir Cardozo Filho;JACINTHO, J. M. M.. Comissão para Avaliação de Aproveitamento Especial de Estudos - Direito do Trabalho. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Comissão para Avaliação de Aproveitamento Especial de Estudos - Direito Eleitoral. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, L. A. M. G.; BARROS, C. E. C.;JACINTHO, J. M. M.. Comissão para Avaliação de Aproveitamento Especial de Estudos - Direito do Trabalho II. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

COELHO NETO, U.;JACINTHO, J. M. M.; SILVA, L. G.. Comissão Examinadora de Processo Seletivo para Monitoria - disciplina de Direito Penal e Partidária. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

Orientou

Bruno Oliveira Falcão

Direito; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Fabiano de Aragão Veiga

Direito; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ANÁLISE SOBRE SEU IMPACTO NAS CONTAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS SERGIPANOS, QUANTO ÀS RECEITAS, DESPESA TOTAL COM PESSOAL E ENDIVIDAMENTO PÚBLICO, NOS EXERCÍCIOS DE 1999, 2001, 2010 E 2015; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Gradudação em Administração) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Fabiano de Aragão Veiga

Políticas públicas de proteção do emprego e da renda: um olhar à luz do princípio da vedação ao retrocesso social; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Bruno Oliveira Falcão

Legalismo autocrático e formulação de políticas públicas desconstituintes; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

THAÍS SANTOS DÓRIA

Questão de gênero na alta gestão da Universidade Federal de Sergipe: uma análise sob a perspectiva do fenômeno Teto de Vidro; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Alexandre Mandarino Santana

O FPM e sua correlação com o PIB das municipalidades sergipanas; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Eleia Santos Costa de Oliveira

A governança na ação REUNI com foco na transparência: estudo de caso do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Juliana Campos de Carvalho Cruz

Responsabilidade tributária dos sócios-gestores na dissolução irregular da empresa; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Lilian Bárbara Torres de Brito

Implementação de políticas públicas de saúde durante a crise sanitária da COVID-19: problemas de cooperação e coordenação no Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa

Análise de compatibilidade entre o Plano Plurianual 2020-2023 e o Plano Estratégico de Governo 2019-2022 do estado de Sergipe; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ariella Ferreira da Mota

Contribuições de Axel Honneth para reconstrução normativa do direito ao não pagamento de contribuições previdenciárias pelas entidades beneficentes de assistência social; 2020; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Jorge Flávio Santana Cruz

As restrições à efetividade do princípio da não cumulatividade do ICMS; 2019; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

MAURÍCIO SOARES DE SOUSA NOGUEIRA

(IN) Justiça tributária: em Aracaju: estudo sobre os aspectos distributivos do IPTU à luz da Constituição; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Andréa Cristina Andrade Macêdo

Análise da Situação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Gradudação em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Adelaide de Andrade França Martins

Controle social e uso da razão pública: o caso da ouvidoria de uma Universidade Pública; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Vitor Costa Oliveira

O estado de coisas inconstitucional no direito fundamental à comunicação: análise do regime do regime jurídico da radiodifusão audiovisual no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ricardo do Nascimento Abreu

Os direitos linguísticos: possibilidades de tratamento da realidade plurilíngue nacional a partir da Constituição da república Federativa do Brasil de 1988; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Marcelo Serrano Souza

Liberdade de Expressão e Propaganda Eleitoral: o Conflito entre o Direito à Imagem do Candidato e o Direito à Informação do Eleitor; 2016; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Samira dos Santos Daud

O direito à moradia adequada e os instrumentos urbanísticos de regularização fundiária, a partir da lei nº 11; 977/2009; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Israel Batista França Junior

A responsabilidade social e econômica da sociedade empresária na perspectiva da justiça distribuitiva de John Rawls; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

WALLACE SOUZA BARBOSA

Contribuição de Melhoria como Instrumento de Concretização do Estado de Direito Ambiental; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Lara Freire de Santanna Bezerra

O Poder Judiciário Como Guardião da Constituição: Democracia ou Guardiania?; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

José Alberto Costa Silva

Consideração acerca dos Terrenos da Marinha no município de Aracaju/Se à luz da lei 13; 240/2015; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Raimundo Otoniel A

Costa e Joaquim Felipe Morais de Arribas; Recuperação Tributária no Município de Arauá/Se com Ênfase no Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Betânia Carla Santos Melo

Os critérios do Instituto da Isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana no Município de Aracaju; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Mauro Barreto

Aposentadoria Especial do Funcionário Público; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Tributário e Au) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Sônia Caldas Mangueira

Competência Tributária e Limitações ao Poder de Tributar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dir; Tributário e Auditoria Fisc) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Rogério Loeser

Arguição da Ilegalidade da Portaria n; 980/2006; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dir; Tributário e Auditoria Fisc) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Sérgio Pinna

A Influência da Retenção do Tributo na Fonte em relação ao Capital de Giro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dir; Tributário e Auditoria Fisc) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Márcio Figueredo Prado

Direitos do Fisco e do Contribuinte; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dir; Tributário e Auditoria Fisc) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ariblado Pereira, Regiclecio Azevedo e Fernando Ribeiro

Imunidade Tributária; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ademir Oliveira e Carlos de Souza Carvalho

O ilícito tributário e os princípios penais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Benício Caldas, Gledson Souza e Paulo Sério Reis

O ISS e as cooperativas de serviços médicos: um estudo do art 146, III, alínea "c", da Constituição Federal de 1988; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Carmen Margarida Moreno Jacinto

Inefetividade do processo fiscal e o papel do Tribunal de Contas do estado - TCE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Controle Externo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Francisco Roberto Duarte, Pedro Vieira e Wallace Souza

O conflito do ISSQN quanto ao seu aspecto espacial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

João Freire Prado e Angela Maria Matos

A progressividade temporal do IPTU como instrumento de política pública urbana; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Aribaldo Pereira da Silva

Imunidade Tributária; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Benínio Caldas de Santana

O ISS e as Cooperativas de Serviços Médicos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Francisco Roberto D

Villa Chan; O Conflito do ISSQN Quanto ao aspecto Espacial; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Eayne Cortez de Jesus

A Progressividade Temporal do IPTU como Instrumento de Política Pública Urbana; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Carlos Souza

O Ilícito Tributário e o Ilícito Penal; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Municipal Gestão Fiscal e Tributária) - Universidade Tiradentes; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Karla Victória Menezes Santos Sá

Saudosa Maloca: uma análise da função social da cidade em constrate com a lógica de mercado que atravesa os espaços urbanos; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Wanderléia da Silva Pimenta

A (IN) viabilidade da guarda compartilhada quando os pais têm domicílios em cidades distantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Marcelo Neres dos Santos

Controle concreto de Constitucionalidade: a representação interventiva - uma medida de exceção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Luan Carlos de Assis Estrela

Responsabilidade Civil nas relações familiares; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Geovan Siríaco dos Santos

Política de cotas no serviço público federal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Caroline Dantas Melo

A refundamentação da responsabilidade civil através do anúncio da prevenção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ana Larissa Santos Vasconcelos

Responsabilidade penal da pessoa jurídicas nos crimes ambientais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Sandra Regina Dantas Feitosa

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Ione Cristina Mendes

Medida Provisória; A usurpação pelo Executivo das Prerrogativas de Legislar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Airton Antônio de Jesus Junior

Carta Precatória Eletrônica: celeridade processual nas comunicações entre órgãos jurisdicionais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Leonardo Lima Aragão

Ponderação de Bens entre a Ampla Defesa e a Vedação Constitucional da Prova Ilícita; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Nataly Carvalho Machado

A inclusão do direito constitucional na grade curricular de escolas de rede pública e particular; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pós-Graduação e Pesquisa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Laís Inácio Lopes

Uma análise sobre as aplicabilidade dos princípios administrativos à luz da constituição e o papel das instituições públicas sergipanas neste processo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pós-Graduação e Pesquisa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Luana Roca Prado

Uma análise sobre as aplicabilidade dos princípios administrativos à luz da constituição e o papel das instituições públicas sergipanas neste processo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pós-Graduação e Pesquisa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jussara Maria Moreno Jacintho;

Produções bibliográficas

  • JACINTHO, J. M. M. ; CRUZ, Juliana Campos de Carvalho . MULTIPARTIDARISMO E A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. ARGUMENTA (FUNDINOPI) , v. 39, p. 397-422, 2023.

  • Jacintho, Jussara ; BARBOSA, A. L. D. G. . Compatibilidade entre Planejamento Estratégico e Plano Plurianual no Estado de Sergipe. Boletim de Análise Político-Institucional , v. 34, p. 35-42, 2023.

  • JACINTHO, J. M. M. ; MOTA, A. F. . Uma breve análise do Coronelismo e suas representações no federalismo fiscal na Constituição Republicana de 1988. PONTA DE LANÇA (UFS) , v. 16, p. 154-194, 2022.

  • OLIVEIRA, K. F. ; SALGADO, T. E. O. ; ZAMBANINI, M. E. ; JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Utilização da análise multicritério para divisão de recursos financeiros em universidades públicas. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional , v. 10, p. 1-16, 2021.

  • Cruz, Jorge Flávio ; JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Neoconstitucionalismo e a eficácia das decisões do Supremo Tribunal Federal em Repercussão Geral em Matéria Tributária. ARGUMENTA , v. 31, p. 245-264, 2020.

  • MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA ; DA MOTA, ARIELLA FERREIRA . CONTRIBUIÇÕES DO DEBATE ENTRE NANCY FRASER E AXEL HONNETH PARA A JUSTIÇA ENTRE GÊNEROS. INTERFACES CIENTÍFICAS - DIREITO , v. 8, p. 28-45, 2020.

  • JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO ; CRUZ, Juliana Campos de Carvalho . Constitucionalização do Direito Tributário e a Delimitação da Regra Matriz como Resyrição ao Poder Estatal. Revista Jurídica- Unicuritiba , v. 4, N. 61, p. 486-510, 2020.

  • JACINTHO, J. M. M. ; MAIA, EDUARDO GOMES RIBEIRO . ATIVISMO JUDICIAL: VONTADE DE PODER OU VONTADE DE CONSTITUIÇÃO? UMA LEITURA DO INSTITUTO À LUZ DO DIÁLOGO HESSE-LASSALE. Revista de Direito da Universidade Federal de Pelotas , v. 5, p. 375, 2019.

  • MAIA, EDUARDO GOMES RIBEIRO ; JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . A PESQUISA E O DIREITO COMPARADO: UM PANORAMA EVOLUTIVO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO BRASIL. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica , v. 4, p. 54-70, 2018.

  • JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO ; Nogueira, M.S.S. . JUSTIÇA COMO EQUIDADE E POLÍTICA FISCAL NO BRASIL. REVISTA DE DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS , v. 18, p. 109-123, 2018.

  • Souza, Marcelo Serrano ; JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . O Recebimento Implícito ou Tácito da Denúncia no Processo Penal Como Hipótese de Violação aos Princípios do Devido Processo Legal e da Motivação das Decisões. Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição , v. 2, p. 613-633, 2016.

  • Barbosa, W.S. ; Jacintho, Jussara . Contribuição de melhoria e o estado de direito ambiental - uma nova abordagem a partir do exame da situação do Parque Augusto Franco em Aracaju. Doi: 10.5020/2317-2150.2015.v20n1p204. PENSAR - REVISTA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS , v. 20, p. 206-250, 2015.

  • JACINTHO, J. M. M. . Direito ao Desenvolvimento e o MUnicípio na CF/88. DIKÉ - REVISTA DO MESTRADO EM DIREITO DA UFS , v. 1, p. 101-120, 2011.

  • JACINTHO, J. M. M. ; SILVA, L. G. ; Durão, Pedro . Lei orgânica do munícipio de Aracaju comentada : apontamentos, correspondências, decisões atualizadas. 1. ed. aracaju: Editora Criação, 2010. v. 1. 424p .

  • JACINTHO, J. M. M. . Dignidade Humana - Principio Constitucional. 1. ed. Curitiba: Jurua, 2006. v. 1. 130p .

  • JACINTHO, J. M. M. . A Participação Popular e o Processo Orçamentário. 1. ed. Leme: LED - Editora de Direito, 2000. v. 1. 130p .

  • JACINTHO, J. M. M. ; BARREIRA, M. B. . Compreendendo o Estatuto da Criança e do adolescente. 1. ed. Cachoeira de Macacu: CESPP - Centro de Estudos da Saude do Projeto de Papucaia, 1995. v. 6.

  • JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . O simbolismo do direito à cidade nas metrópoles. In: Sarah Lúcia Alves França. (Org.). REFORMA URBANA E DIREITO À CIDADE ? Aracaju. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022, v. , p. 190-198.

  • BRITO, L. B. T. ; JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Constitucionalização e judicialização das políticas públicas de saúde: o caso do distanciamento social na pandemia da COVID-19. In: Amanda Greff Escobar; Antônio Wellington Brito Júnior. (Org.). Direitos Humanos Fundamentais: diálogos Contemporâneos. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2020, v. , p. 97-120.

  • JACINTHO, J. M. M. ; Daud, Samira dos Santos . A questão urbana e a necessidade de regularização fundiária no Brasil, a partir da Lei nº 11.9772009, como instrumento de efetividade do direito á moradia. In: Gustavo Barbosa de Mesquita Batista, Rogério Magnus Varela Gonçalves, Carlos Luiz Strapazzon. (Org.). Direitos Sociais e Políticas Públicas I. 1ed.João Pessoa: CONPEDI 2014, 2014, v. 1, p. 245-259.

  • JACINTHO, J. M. M. ; Abreu, Ricardo Nascimento . Caminhos Constitucionais para uma efetiva proteção das minorias linguísticas no Brasil. In: Gustavo Rabay Guerra; Ilton Norberto Robl Filho; José Filomeno de Moraes Filho. (Org.). TEORIA DO ESTADO E DA CONSTITUIÇÃO. 23ed.Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. 23, p. 289-309.

  • Jussara Maria Moreno Jacintho . O Reitor e a campanha publicitária. Jornal do Dia, 29 abr. 2022.

  • JACINTHO, J. M. M. ; Nogueira, M.S.S. . Política Urbana e incremento da Receita Municipal. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Salvador, p. 69 - 84, 16 jul. 2018.

  • JACINTHO, J. M. M. ; FRANCA JUNIOR, I. B. . A principiologia ética como balisa na elaboração de um projeto acadêmico de pesquisa. Revista de Direito Tributário, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência, Brasília, p. 97 - 118, 28 jun. 2017.

  • Souza, Marcelo Serrano ; JACINTHO, J. M. M. . O recebimento implícito ou tático da denúncia no processo penal como hipótese de violação aos princípios do devido processo legal e da motivação das decisões. Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Brasília, p. 556 - 571, 30 maio 2016.

  • JACINTHO, J. M. M. . O plano Nacional de Educação e o Papel da Universidade. Jornal da Cidade, Aracaju/se, 03 mar. 2011.

  • SILVA, S. D. ; JACINTHO, J. M. M. . Formação Educacional No Terreiro: A Jornada De Um(A) Filho(A) Do Ilê Axé Yá Jà Funké Neto. In: I Congresso Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (I CIECT), 2024, Natal. Anais do I Congresso Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (I CIECT). Natal: Editora Scienceduc, 2024. p. 1-11.

  • BRITO, L. B. T. ; JACINTHO, J. M. M. . A problemática na implementação do distanciamento social como política pública de saúde no Brasil para combate à pandemia da COVID19. In: Seminário Jurídico Virtual da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2020, Ribeirão Preto. A pandemia e o direito, 2020.

  • Jussara Maria Moreno Jacintho ; CRUZ, J. F. S. . O PRINCÍPIO DA FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS NA REALIDADE DOS TRIBUNAIS. In: Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania, 2020, Curitiba. Percurso - ANAIS DO X CONBRADEC (Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania), 2020. v. 06. p. 129-149.

  • Souza, Marcelo Serrano ; JACINTHO, J. M. M. . O Acesso à Informação como Pressuposto da Cidadania no Estado Democrático de Direito. In: XXV Encontro Nacional do CONPEDI, 2016, Florianópolis. Constituição e Democracia I, 2016. p. 337-352.

  • Souza, Marcelo Serrano ; JACINTHO, J. M. M. . O Recebimento Implícito ou Tácito da Denúncia no Processo Penal como Hipótese de Violação aos Princípios do Devido Processo Legal e da Motivação das Decisões. In: XXV Encontro Nacional do CONPEDI, 2016, Florianópolis. Processo Penal e Constituição, 2016. p. 193-212.

  • JACINTHO, J. M. M. ; DAUD, S. S. . A questão urbana e a necessidade de regularização fundiária no Brasil, a partir da Lei n. 11.977/2009, como instrumento de efetividade do direito à moradia.. In: XXIII Congresso Nacional do Conpedi, 2014, João Pessoa/PB. Direitos Sociais e Políticas Públicas I, 2014.

  • Abreu, Ricardo Nascimento ; JACINTHO, J. M. M. . Caminhos Constitucionais Para uma Efetiva Proteção das Minorias Linguísticas no Brasil. In: XXIII- Congresso Nacional do CONPEDI, 2014, João Pessoa. Teoria do Estado e da Constituição, 2014. p. 298-309.

  • Daud, Samira dos Santos ; JACINTHO, J. M. M. . A Questão Urbana e a Necessidade de Regularização Fundiária no Brasil, a partir da lei nº 11977/2009, como instrumento de Efetividade do Direito à Moradia. In: XXIII Encontro Nacional do CONPEDI, 2014, João Pessoa. Direitos Sociais e Políticas Públicas I, 2014. p. 245-259.

  • JACINTHO, J. M. M. ; CRUZ, J. C. C. . Presidencialismo por coalização e a constitucionalização das políticas públicas. In: 12º Encontro de Pós-Graduação da UFS, 2020, São Cristóvão. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Sergipe- RVIPI. São Cristóvão: 12º Encontro de Pós-Graduação da UFS, 2020.

  • JACINTHO, J. M. M. . A mulher e a Organização do Poder Social. In: Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, 2005, Florianópolis. Anais da XXVII Conferência da OAB. Brasília/DF: Conselho Federal da OAB, 2005.

  • SILVA, S. D. ; JACINTHO, J. M. M. . Formação Educacional No Terreiro: A Jornada De Um(A) Filho(A) Do Ilê Axé Yá Jà Funké Neto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. G. S. ; SANTANA FILHO, H. V. ; JACINTHO, J. M. M. . Análise da capacidade de pagamento e gestão fiscal dos municípios da grande Aracaju: perspectivas e desafios no período de 2017 a 2023. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, I. S. A. ; SANTANA, A. P. A. ; JACINTHO, J. M. M. . Políticas públicas para igualdade de gênero: caminhos percorridos na administração pública no Brasil para Agenda 2030. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. D. ; JACINTHO, J. M. M. . Cuidado e identidade: axé como resistência ao racismo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKOH, S. C. S. ; JACINTHO, J. M. M. . O Movimento Negro e a Assembleia Nacional Constituinte de 1987: uma análise à luz da democracia deliberativa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Jussara Maria Moreno Jacintho . Talks - TALK SIMULTÂNEO - Direitos Linguísticos e Direito ao Desenvolvimento: Um Diálogo Necessário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Symbolic Right to the City. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. B. T. ; Jacintho, Jussara . A problemática na implementação do distanciamento social como política pública de saúde no Brasil para combate à pandemia da COVID19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JACINTHO, J. M. M. . Constitucionalização do direito tributário e a delimitação da regra matriz como restrição ao poder estatal. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JACINTHO, J. M. M. . IV Simpósio de Gestão Ambiental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, E. G. R. ; JACINTHO, J. M. M. . ATIVISMO JUDICIAL DE EMERGÊNCIA PENAL: O DISTANCIAMENTO DO GARANTISMO DE FERRAJOLI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nogueira, M.S.S. ; JACINTHO, J. M. M. . O DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO E À LIBERDADE DE EXPRESSÃO: PROMESSA E REALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DE 88. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nogueira, M.S.S. ; JACINTHO, J. M. M. . Ensaio sobre uma Justiça Fiscal de Transição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JACINTHO, J. M. M. . III SEMAC- Palestra a ética profissional e a relação com o direito- 4h. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. ; JACINTHO, J. M. M. . Política Urbana e Incremento da Receita Municipal : Novos Desafios Para o Gestor Público. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Dignidade Humana e o Direito à Cidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Gestão da Cidade, Direito Urbanístico e Tributação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . O Município na Constituição de 1988. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . O conceito da dignidade humana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Planejamento orçamentário e o Direito à Cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JACINTHO, J. M. M. . Planejamento Governamental e Direitos Fundamentais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Constitucionalismo - Constituição Brasileira - 20 anos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Conferência Sobre a Dignidade Humana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JACINTHO, J. M. M. . Capacidade Contributiva e o mínimo existencial. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JACINTHO, J. M. M. . O Direito à Moradia Adequada. Através dos Instrumentos Urbanísticos de Regularização Fundiária da Lei n. 11.977/2009. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

Jussara Maria Moreno Jacintho . Consultora ad-hoc 'EDITAL Nº 05/2025 SECTIES/FAPESQ-PB APOIO AO PROTAGONISMO CIENTÍFICO DE MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA. 2025.

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Nota Técnica Conjunta Nº 9/2024/MDHC. 2024.

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Notas tecnicas sobre aplicação do Estatuto do Magistério de Sergipe. 2015.

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Manual de Pesquisa de Preços Adaptado à IN 73/2020. 2020.

JACINTHO, J. M. M. . O PROFIN e a Gestão da sua Qualidade na SEDUC. 2023.

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Direito à cidade no capitalismo periférico função social da cidade e estatuto da cidade. 2021.

MORENO JACINTHO, JUSSARA MARIA . Direito à Cidade ep. 30. 2021.

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO ; COSTA NETO, V. A. . A utilização da terceirização no serviço público. Uma análise sobre a produtividade das atividades administrativas realizadas por terceirizados no Instituto Federal de Sergipe. 2021.

BARBOSA, A. L. D. G. ; Jussara Maria Moreno Jacintho . Análise de Compatibilidade entre o Plano Plurianual 2020- 2023 e o Plano Estratégico de Governo 2019-2022 do Estado de Sergipe. 2021.

JACINTHO, J. M. M. ; ASSIS, A. I. . Grupo de Trabalho Intersecretarias - GTI instituído pela Portaria n. 31, de 07 de julho de 2016, no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - SEINFRA. 2016.

JACINTHO, J. M. M. . Projeto de capacitação de Profissionais do Sistema Sócio-Educativo Para Aprimoramento e Efetivação das Diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento SocioEducativo- SINASE. 2011.

JACINTHO, J. M. M. . Direito ao desenvolvimento e Incentivos Fiscais. 2011.

JACINTHO, J. M. M. ; POMAR, P. . IBGE+ Riscos de privatização da produção de dados geostatísticos no Brasil?. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JACINTHO, J. M. M. . II SEMAC. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JACINTHO, J. M. M. . A Vida e o Direito. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

JACINTHO, J. M. M. . II Seminário Internacional - Justiça Federal. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JACINTHO, J. M. M. . Estado e Politicas Públicas , na pós graduação Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JACINTHO, J. M. M. . Direito e Linguagem. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JACINTHO, J. M. M. . PROGRAMA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PARA O ESTADO DE SERGIPE. 2022. (Relatório de pesquisa).

JACINTHO, J. M. M. . Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JACINTHO, JUSSARA MARIA MORENO . Programa de Apoio E Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação para o Estado de Sergipe. 2021. (Relatório de pesquisa).

JACINTHO, J. M. M. . Gestão Tributária. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JACINTHO, J. M. M. . Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil. 2014. .

JACINTHO, J. M. M. . Controle Social e política Pública de Direitos Humanos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JACINTHO, J. M. M. . Dignidade Humana e Políticas Públicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JACINTHO, J. M. M. . Participação Popular e Plano Diretor. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

JACINTHO, J. M. M. . FEderação Brasileira. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para uso em sala de aula).

JACINTHO, J. M. M. . Orçamento Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    O PROFIN e a Gestão da sua Qualidade na Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    OGUNHÊ ? TECNOLOGIAS SOCIAIS E AGRICULTURA FAMILIAR DE TERREIRO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    O Conselho Escolar como Protagonista da Auto Gestão Financeira da Escola, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é investigar os fatores humanos que afetam diretamente nos processos decisórios de gestão e execução dos recursos do PDDE/Profin e a influência que a efetividade de tais políticas públicas produzem no desempenho escolar, nas escolas da rede pública do Estado de Sergipe. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Ricardo Nascimento Abreu - Integrante / Catarina Nascimento de Oliveira - Integrante / Sueli Maria da Silva Pereira - Integrante / Flávio dos Santos Silva Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    A cidade no capitalismo periférico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    Direito à Cidade no capitalismo periférico, Descrição: A Constituição brasileira de 1988 prescreve, em seu art. 182, que a política urbana no Brasil, de responsabilidade dos governos locais, terá como escopo maior garantir a função social da cidade e da propriedade. A Lei n. 10.257/01, denominada de Estatuto da Cidade, dispõe sobre o direito às cidades sustentáveis, indicando como seu conteúdo alguns direitos subjetivos, tais como o direito à moradia, à terra urbana, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho, ao lazer. Malgrado a definição legal, o direito à cidade legalmente previsto tem se configurado como legislação simbólica, na medida em que para que se efetive, há que haver compromisso do governo central brasileiro com a realização de tais prestações, como resultado do federalismo de cooperação estabelecido pela Constituição, o que foi afastado com a edição da EC/95/16 que estabelece um novo regime fiscal para o Brasil, limitando a despesa pública pelos próximos 20 anos. Desse modo, pretendemos demonstrar que o direito à cidade previsto pelo Estatuto da Cidade é na verdade, um direito na cidade e se afasta da construção de sentido de um direito à cidade emancipatório, que permita a criação e recriação da cidade fundada na experiência humana, de quem vive e trabalha na cidade, para além do que o modelo capitalista tem como ideal na produção e reprodução do espaço público. O marco teórico do estudo se dará com aporte na teoria crítica a qual balizará a interpretação do direito urbanístico comparado, que torne possível a elaboração de uma gramática do direito humano à cidade, emancipatória e realizadora das aspirações humanas e que sirva como pilar hermenêutico para interpretação da legislação urbanística no Brasil. Espera-se aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que os alunos entrarão em contato direto com novas metodologias de ensino e pesquisa. Os cursos de graduação e pós graduação também se beneficiam porquanto a partir da temática introduziremos uma abordagem jurídica diferenciada, afastando-se da dogmática tradicional do direito para refletir sobre um direito emancipatório. A pesquisa servirá como base para a construção de um programa para disciplinas na graduação e na pós-graduação, com uma abordagem de ensino pautada por metodologias que possibilitem a construção de um direito para além do legalismo dogmático. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Rozana Rivas de Araujo - Integrante / Juliana Campos de Carvalho Cruz - Integrante / Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa - Integrante / José Gabriel Macedo Beltrão Filho - Integrante / Necéssio Adriano Santos - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Direito ao Esquecimento na era digital: os menores diante da prática de Sharenting, Descrição: O presente trabalho centra-se, portanto, na análise do Sharenting, com objetivo de compreender o ambiente em que esse fenômeno ganha espaço, os fatores que influenciam o seu crescimento e os problemas dele decorrentes. Além disso, o estudo da responsabilidade civil dos pais e dos provedores de aplicações de internet também é de suma importância para a compreensão de como o Sharenting se manifesta no Brasil e de que forma o ordenamento jurídico brasileiro poderia lidar com a prática. Por fim, também merece destaque a análise acerca da doutrina que defende que o direito ao esquecimento é uma importante alternativa aos problemas oriundos do fenômeno. A escolha do tema justifica-se pela sua atualidade, uma vez que se observa nas redes sociais o crescimento das práticas de exposição dos filhos menores pelos pais, muitas vezes sem o consentimento daqueles. Justifica-se a escolha também pela importância do estudo do Sharenting, visto que o fenômeno traduz uma potencialidade lesiva dos atos praticados na Internet tanto no tocante à segurança quanto à privacidade das crianças, já que o conteúdo exposto pode gerar problemas para o menor que sequer autorizou seus pais a adotarem aquela postura. Ainda, justifica-se a escolha do presente tema também pelo fato de o direito ao esquecimento estar se revelando uma importante alternativa ao problema no ordenamento jurídico estrangeiro, apesar de no Brasil ele estar dando passos muito estreitos. Nesse sentido, como o Sharenting é uma prática cada dia mais comum, é preciso uma postura mais firme das cortes nacionais acerca dos mecanismos aptos a atenuar os efeitos negativos dessa conduta. Assim, justifica-se, por fim, a escolha do tema pela necessidade de se garantir uma reparação civil em razão dos danos causados pelo fenômeno. Cinge-se a problemática em examinar como é possível lidar com o conflito entre o direito à liberdade de expressão dos pais e os direitos da personalidade dos filhos na prática do Sharenting. Ainda, em analisar de que forma pode ocorrer a responsabilização dos pais e dos provedores de conteúdo da internet em relação aos danos gerados pelo Sharenting. Por fim, em compreender por que existe tanta dificuldade em se garantir um direito ao esquecimento na era digital, especialmente para os mais jovens. Atrelado a isso, cabe verificar se o direito ao esquecimento é, de fato, a melhor alternativa para lidar com o problema na realidade brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Integrante / Clara Angélica Gonçalves Dias - Coordenador / Ana Paula de Jesus Souza - Integrante / Renata Oliveira Lima - Integrante / Maria Tereza Targino Hora - Integrante / Raquel Torres de Brito Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Atuação do Estado: elementos constitutivos, características, funções e organização, Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar os elementos e características da atuação estatal, seja como formulador de políticas públicas, seja como fomentador da atividade econômica do Estado e mediador das relações entre a sociedade civil, interesses privados e interesses público , assim como as instituições encarregadas da fiscalização e controle na execução das ações governamentais e políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Nathalia Carvalho Moreira - Integrante / Alexandre Conti Emmerick - Integrante.

  • 2017 - 2018

    O Banco Genético de Dados de Condenados e o Direito à Intimidade: uma análise à luz dos Direitos Fundamentais, Descrição: Os direitos fundamentais foram construídos ao longo da história, especialmente no que toca à primeira dimensão de direitos, como um meio de controle da ação estatal, garantindo liberdade essencial aos indivíduos. Nesse sentido, medidas constritivas dos direitos alcançados devem ser muito bem analisadas a fim de se perquirir se a restrição imposta é ou não constitucional. Destarte, o direito à intimidade, corolário da dignidade da pessoa humana, é uma condição necessária para o livre desenvolvimento da personalidade, merecendo uma especial tutela por parte do ordenamento jurídico. Assim, a promulgação da Lei 12.654/2012, além de surpreender o meio jurídico, causou inúmeros debates jurisprudenciais se o banco genético de dados de condenados seria uma afronta ao direito à intimidade/privacidade insculpido na Constituição Federal. Tais debates culminaram com o reconhecimento da Repercussão Geral ao RE 973.837, sob o argumento de que não haveria unanimidade se ele seria compatível com os direitos da personalidade. Ademais, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos já se deparou com inúmeros casos em que se argumentava a violação ao direito de intimidade nas hipóteses de colheita de material genético contra a vontade do indivíduo, bem como a manutenção, sem qualquer limite temporal, de tais dados sob controle da Administração Pública. Resta, então, demonstrar a necessidade do debate acerca da constitucionalidade do banco genético de dados de condenados como sendo um problema atual e, como ponto essencial desta análise, haverá a discussão sobre os limites do direito à intimidade/ privacidade quando em contraposição a uma maior segurança pública proporcionada pela restrição a direitos fundamentais causada pelo referido cadastro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Karyna Batista Sposato - Integrante / Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias - Integrante / Conceição de Maria de Abreu Ferreira Machado - Integrante / Bricio Luis da Anunciação Melo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A Regulamentação da Adoção por Casais Homossexuais Vistos sob a Ótica da Constitucionalização do Direito, Descrição: Demonstrar que o princípio da dignidade da pessoa humana mais uma vez tem que permear as mais diversas realidades vivenciadas no contexto hodierno. A legislação sobre a adoção por casais homoafetivos fará com que o querer adotar, dar amor, e o desejo de receber carinho e proteção de uma família, tornem-se em realidade, proporcionando um processo justo, baseado em princípios constitucionais e não, em muitas vezes, em juízo de valor preconceituoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias - Integrante / Marcela Pithon Brito Santos Dantas - Integrante / Cristiana Maria Santana Nascimento - Integrante / Ana Terra Teles de Carvalho - Integrante.

  • 2014 - 2015

    O direito fundamental à proteção dos dados pessoais em face do avanço da tecnologia da informação e o seu enfoque no Direito Civil Constitucional, Descrição: Mostrar o impacto em torno da publicização das informações em face do sigilo de dados e da proteção à intimidade, privacidade e dignidade da pessoa humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Brielly Santana de Melo - Integrante / Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias - Integrante / Ana Terra Teles de Carvalho - Integrante.

  • 2013 - 2014

    União homoafetiva sob o enoque da efetivação dos Direitos Humanos e dos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana, Descrição: acredita-se que a a pesquisa trará grandes benefícios em torno do esclarecimento a respeito da importância do reconhecimento social da união homoafetiva e para uma melhor compreensão a respeito dos Direitos Humanos e da efetivação da garantia constitucional traçada através do Princípio da Dignidade da pessoa humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Clara Angélica Gonçalves Dias - Integrante / samira dos Santos Daud - Integrante / Diogo de Calasans Melo Andrade - Integrante / Brielly Santana de Melo - Integrante.

  • 2013 - 2014

    União homoafetiva sob o enfoque da efetivação dos direitos humanos e dos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana, Descrição: Acredita-se que a pesquisa trará grandes benefícios em torno do esclarecimento a respeito da importância do reconhecimento social da união homoafetiva e para uma melhor compreensão a respeito dos Direitos Humanos e da efetivação da garantia constitucional traçada através do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Esse estudo, concluirá, portanto, que a realidade jurídica brasileira, mesmo que a passos ainda não tão largos, vai caminhando, ao longo do tempo, em busca de efetivação de uma sociedade livre, justa e solidária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Samira dos Santos Daud - Integrante / Diogo de Calasans Melo Andrade - Integrante / Brielly Santana de Melo - Integrante / Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Direito e Epistemologia, Descrição: Grupo de estudos que discute a formação do conhecimento científico na área jurídica , considerando o contexto da pós modernidade e seu impacto no exercício e construção dos direitos fundamentais no espaço da Cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Clara Angélica Gonçalves Dias - Integrante / Lara Freire Bezerra de Santanna - Integrante / Ricardo Nascimento Abreu - Integrante / Samira dos Santos Daud - Integrante / Maria Anáber Melo e Silva - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A inclusão do direito constitucional na grade curricular de escolas da rede pública e privada, Descrição: O projeto pretende estabelecer a importância do estudo do direito constitucional pelas escolas da rede pública e privada, de maneira a criar uma cultura constitucional que possibilite uma maior inserção dos jovens na vida pública de sua comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Aplicabilidade dos princípios do regime jurídico-administrativo ´nos orgãos da Administração Pública de Sergipe e sua reepercussão na concretização de direitos fundamentais, Descrição: O projeto pretende estudar como a efetiva aplicação dos princípios do art. 37 da CF/88 pode repercutir na concretização dos direitos fundamentais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

  • 2010 - 2018

    Núcleo de Estudos em administração Pública, Descrição: O núcleo pesquisa os diversos aspectos da administração pública, com reunião mensais e eventos semestrais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador / Napoleão Queiróz - Integrante / Rivaldo Sávio de Jesus Lima - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2022 - Atual

    OGUNHÊ ? TECNOLOGIAS SOCIAIS E AGRICULTURA FAMILIAR DE TERREIRO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jussara Maria Moreno Jacintho - Coordenador.

Prêmios

2024

1º melhor trabalho do GT 05 - Desafio orçamentário na administração pública no III CONAP-PROFIAP Congresso Nacional em Administração Pública e II CiAP-PROFIAP Congresso I nternacional em Administr, PROFIAP.

2024

3º melhor trabalho do GT 09 - Formulação e Implementação de Políticas Públicas no I I I CONAP-PROFIAP Congresso Nacional em Administração Pública e II CiAP PROFIAP Congresso Internacional em Admini, PROFIAP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Direito/CCSA. , Campus Prof. Aloisio Campos, Rosa Elze, 49000000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31946349, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2009

Departamento de Ciêncas Contábeis

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso de pós graduação lato sensu em Direito Tributário e Auditoria Fiscal, realizado em parceria com a Secretária da Fazenda do Estado de Sergipe

2019 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-líder, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Líder de grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ com foco em Direito e Epistemologia e tendo como subgrupos o Direito à Cidade como Direito Humano e o Reconhecimento e Redistribuição no Direito à Cidade

2014 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Técnica da Pós Gaduação

Outras informações:
Comissão técnica para Alteração na Resolução do programa de Pós-Graduação em Direito

2009 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto doutor, Carga horária: 40

Outras informações:
Sou professora das disciplinas direito constitucional, direitos humanos e direito tributário. Meu vínculo com a instituição iniciou-se em 2007, como professora substituta. Em janeiro de 2009, prestei concurso público, fui aprovada e atualmente sou professora efetiva de Direito constitucional do Departamento de Direito da UFS, do mestrado em Direito e do Mestrado em Administração Pública.

2016 - 2019

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Outras informações:
Passa a exercer apos promoção de Avaliação e desempeno (nível 4), como Professor Adjunta no Departamento de Direito do CCSA/UFS

2014 - 2017

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do NDE do DDI/CCSA

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Direito

2015 - 2015

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissões Temáticas para Avaliação

Outras informações:
Membro da Comissões Temáticas para Avaliação do "Projeto Pedagógico" do Curso de Direito da UFS

2014 - 2015

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da CPA/UFS - Comissão Setorial do CCSA

Outras informações:
Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFS para compor a Comissão Setorial do CCSA

2013 - 2015

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do Conselho do CCSA

Outras informações:
Membro titular do Conselho do CCSA na condição de Representante Docente

2013 - 2015

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord do Programa de Pós Graduação em Direito, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2015

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente de Pessoal Docente

2009 - 2014

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de grupos de pesquisas com foco no papel do Estado e da sociedade na Construção e interpretação de uma cultura voltada à concretização dos Direitos Humanos, cadastrado no CNPQ .

2013 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão para nas Normas da Pós

Outras informações:
Membro da Comissão para nas Normas da Pós- Graduação da UFS

2013 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Plano Diretor

Outras informações:
Prorrogado os trabalhos da Comissão de Plano Diretor para conclusão dos trabalhos

2012 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Plano Diretor

Outras informações:
Membro da Comissão para elaborar proposta de Plano Diretor Físico Participativo e Sustentável dos espaços da UFS

2011 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do NDE do DDI/CCSA

Outras informações:
Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFS

2011 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub-Chefe do Departamento de Direito, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sub-chefe do Departamento de Direito - DDI/CCSA

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da oferta do Curso de Direito

Outras informações:
Coordenadora da oferta do Curso de Direito da UFS referente aos períodos de 2011.1 e 2011.2.

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Reestruturação de Estág

Outras informações:
Membro da Comissão de Reestruturação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Direito da UFS

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão para Planos Acadêmicos/DDI

Outras informações:
Membro da Comissão para atender às diligências solicitadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) relativas ao Plano de Melhorias Acadêmicas do Curso de Direito da UFS

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Monitoria do DDI/CCSA

Outras informações:
Membro da Comissão de Monitoria do Curso de Direito da UFS

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão para elaboração da oferta

Outras informações:
Membro da Comissão para elaboração do Projeto da oferta do Curso de Direito da UFS 2012.1

2011 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord do Programa de Pós Graduação em Direito, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito

2010 - 2010

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro da Comissão para elaboração da oferta

Outras informações:
Membro da Comissões para elaboração da oferta de 2010/2 do Curso de Direito da UFS

2010 - 2010

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro da Comissão para levantamento de ocupa

Outras informações:
Membro da Comissão para realizar levantamento da ocupação de uso dos espaços físicos do bloco de Administração I, na UFS

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sen, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso de Especialização em Direito Tributário e Auditoria Fiscal ministrando a disciplina: Competência e Limitações ao Poder de Tributar

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sen, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso de Especialização em Direito Tributário e Auditoria Fiscal ministrando a disciplina: Teoria Geral do Direito

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão p Elaboração de Plano

Outras informações:
Presidente da Comissão para Representação do Departamento no Seminário de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFS

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Elaboração de Projeto

Outras informações:
Membro da Comissão para Elaboração do Projeto do Programa Stricto Sensu do Departamento de Direito

2007 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. substituto adjunto, Carga horária: 40

2007 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. substituto adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Passou a exercer a atividade com dedicação exclusiva

Atividades

  • 03/2025

    Direção e administração, Reitoria.Cargo ou função, Coordenação dos Observatórios Sociais OBSERVO.

  • 01/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Comissão de Transição.

  • 11/2020

    Direção e administração, Mestrado Profissional em Administração Pública/PROFIAP.Cargo ou função, oordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública ? PROFIAP/POSGRAP.

  • 11/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública- PROFIAP.Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública-PROFIAP.

  • 10/2019

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito constitucional

  • 01/2013

    Direção e administração, Mestrado em DIREITO-PRODIR.Cargo ou função, Coordenadora Do Mestrado em Direito/PRODIR.

  • 02/2012

    Extensão universitária , Departamento de Direito/CCSA.Atividade de extensão realizada, programa de rádio "A Vida e o Direito".

  • 09/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Direito/CCSA.Linhas de pesquisa

  • 05/2011

    Direção e administração, Departamento de Direito da UFS.Cargo ou função, Vice Chefe do Departamento de Direito da UFS.

  • 04/2011

    Extensão universitária , Departamento de Direito da UFS.Atividade de extensão realizada, Membro do projeto de extensão Direito na Música.

  • 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em DIREITO-PRODIR.Linhas de pesquisa

  • 08/2022 - 11/2022

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2021 - 11/2021

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2020 - 11/2020

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2020 - 11/2020

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2019 - 11/2019

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2018 - 11/2018

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 07/2016 - 11/2016

    Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 03/2010 - 07/2012

    Extensão universitária , Conselho Gestor da Escola de Direitos da Criança e do Adolescente.Atividade de extensão realizada, Representante da UFS no Conselho Gestor.

  • 03/2011 - 04/2011

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Direito- PRODIR.Cargo ou função, Coordenadora em Exercício do Mestrado em Direito da UFS.

2008 - 2008

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor

Outras informações:
professora da pós graduação lato sensu, nos cursos de especialização em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário - disciplina: Direito Tributário (Módulo do mês de junho)

2008 - 2008

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor

Outras informações:
professora da pós graduação lato sensu, nos cursos de especialização em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário - disciplina: Direito Tributário (Módulo do mês de outubro)

2008 - 2008

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor

Outras informações:
professora da pós graduação lato sensu, nos cursos de especialização em Gestão Direito Municipal: Gestão Fiscal e Tributária disciplinas: Sistema Constitucional

2007 - 2007

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Sou professora da pós graduação lato sensu, nos cursos de especialização em direito tributário, direito constitucional e gestão pública

2006 - 2006

Fundação Getúlio Vargas/BI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor no programa de pós-graduação Advogado Cível, na cidade de Campinas

2004 - 2005

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 25

Outras informações:
Professor do Mestrado em Direito, ministrando a disciplina Estado e Teoria do Direito.

Atividades

  • 03/2004 - 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito.Linhas de pesquisa

  • 03/2004 - 03/2005

    Ensino, Direito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Interpretação Constitucional, Processo e Constituição

  • 03/2004 - 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Direito, Faculdade de Direito.Atividade realizada, orientação de alunos da graduação e do mestrado.

2000 - 2001

Universidade de Sorocaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrando as disciplinas Direito Constitucional, Tributário e Administrativo.

Atividades

  • 01/2000 - 08/2001

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Constitucional, Direito da Criança e Adolescente

1999 - 2005

Faculdades Padre Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2006 - 08/2006

    Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Plano Diretor do Município

  • 09/2003 - 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito.Linhas de pesquisa

1996 - 1998

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor ASSISTENTE, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1996 - 12/1998

    Ensino, faculdade de Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Estudo do Direito, Lógica Jurídica < Sociologia do Direito e Filosofia do Direito

1995 - 1996

Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: advogada, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1995 - 03/1996

    Direção e administração, Guarda Municipal do Rio de Janeiro.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

1993 - 1993

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: consultora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1993 - 12/1994

    Serviços técnicos especializados , Consultoria Jurídica.Serviço realizado, elaboração de pareceres, elaboração de seminários a serem apresentados nos municipios contratantes, palestras sobre temas de direito municipal.

  • 02/1993 - 08/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Consultoria Jurídica.Linhas de pesquisa

1989 - 2009

Escritorio de Advocacia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/1989

    Direção e administração, Escritório de Advocacia.Cargo ou função, Outro.

2016 - 2017

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Apoio ao Sistema Educacional

Outras informações:
Diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, publicada sua nomeação no Diário Oficial do Estado de Sergipe em 1 de agosto de 2016.

2016 - 2017

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Sindicância Admin.

Outras informações:
Membro da Comissão de Sindicância Administrativa para apurar irregularidades no Serviço Público. (Atividades prorrogadas por mais 01 ano)

2015 - 2017

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultora Técnico Operacional CCE-07

Outras informações:
Assessoramento técnico-jurídico, para estudar e sugerir soluções para assuntos de ordem administrativo-legal de interesse da Secretaria de Educação do Estado da Educação

2015 - 2016

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Sindicância Admin.

Outras informações:
Membro da Comissão de Sindicância Administrativa para apurar irregularidades no Serviço Público

2015 - 2015

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente de Gestão e Carreira

Outras informações:
função vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da SEED, com atribuição de propor e aplicar critérios para a Progressão Funcional dos profissionais do Magistério Público Estadual.

2015 - 2015

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Recursos Humanos da SEED/SE, Carga horária: 40

2015 - 2015

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Consed RH

Outras informações:
Atuação como coordenadora da SEED junto ao Conselho Nacional de Secretários de Educação

2015 - 2015

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão CETEDSUP - CSS 11

Atividades

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Sindicância Administrativa Disciplinar.Cargo ou função, Presidência da Comissão de Sindicância.

2017 - 2019

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Extraordinária da SECOM/PMA

Outras informações:
Assessora Extraordinária do Gabinete da Secretaria Municipal da Comunicação Social de Aracaju/SE , atuando na coordenação do gabinete do Secretário com foco na prática de atos administrativos e consultoria jurídica na área de publicidade e propaganda.

2017 - 2019

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pres. Comissão Licitação, Carga horária: 40

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Planejamento Estratégico

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Especial de Licitação

Outras informações:
Comissão responsável pela realização de procedimentos licitatórios para contratação centralizada de serviços de publicidade e propaganda

1992 - 1997

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador Municipal, Carga horária: 40

1985 - 1987

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40

1982 - 1985

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora da Sec. de Assuntos Jurídicos

Outras informações:
Atuação como assessora do Gabinete da Secretária de Assuntos Jurídicos.

Atividades

  • 01/2017

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Aracaju.Serviço realizado, Planejamento Estratégico da Gestão Municipal.

2016 - 2017

Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro voluntário do GTI

Outras informações:
Membro voluntário do Grupo de Trabalho Intersecretarias - GTI, para desenvolver ações de implementação da Região Metropolitana de Aracaju (RMA)

2011 - 2017

Serviços Gráficos de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial Consultivo

Outras informações:
Membro do Conselho Editorial para regulamentar a seleção publicação de livros e revistas através da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe

2008 - 2009

Prefeitura Municipal de Riachão dos Dantas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procuradora Geral do Município, Carga horária: 40

Outras informações:
Procuradora Geral do Município de Riachão do Dantas

2023 - Atual

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2024

    Outras atividades técnico-científicas , Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.Atividade realizada, Fiscal Titular e Fiscal Suplente dos Termos de Execução Descentralizada.