Anna Lúcia Marques Turriani Siqueira
Anna Turriani é doutoranda pelo DIVERSITAS/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos).
Tem como foco de atuação a construção da memória coletiva através do corpo e do território e como áreas de pesquisa a psicanálise, a clínica política, o testemunho, a memória coletiva, as políticas públicas e as teorias decoloniais. Membro fundadora do Coletivo Margens Clínicas, desenvolve os projetos Cartografias da Memória e Desformação Marginal - Dispositivos de Escuta e Formação. É membro da Red de Investigadores(as) Adjuntos(as) del Departamento Ecuménico de Investigaciones (DEI/Costa Rica); da Rede Latino Americana de Reparação Psíquica; da Rede Clínicas do Testemunho-CERP/Brasil-Reino Unido; e da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL). Foi coordenadora do Centro de Estudos em Reparação Psíquica e do Projeto Clínicas do Testemunho nas Margens.
É coordenadora da Dançarilhos - espaço para corpo em movimento
Mestre pelo DIVERSITAS/USP (2015), Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela USP (2010) e formada em Eutonia pelo Núcleo Berta Vishnivetz (2013).
Publicou os livros "Clínicas do Testemunho nas Margens" e "Margens Clínicas: Dispositivos de Escuta e Desformação", além de artigos em outras publicações.
Informações coletadas do Lattes em 27/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades
2018 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Dispositivos Clínicos Comunitários de Escuta e Formação: estratégias para construção de políticas públicas de reparação à violência política,
Sandra Regina Chaves Nunes. Palavras-chave: Reparação psíquica; Violencia Politica; Memória Coletiva; Métodos clínicos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanàlise, Teoria Social e Estudo de Caso Clnico. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral / Especialidade: Memória de Testemunho.
Mestrado em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades
2012 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Os processos de recuperação e reconstrução de memória histórica na Guatemala: Um recorte a partir das memórias das resistências,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Paulo Cesar Endo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Memória Coletiva; Epistemologias do Sul; Descolonialidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica e Estudos de Caso. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral / Especialidade: Memória de Testemunho.
Formação complementar
2013 - 2013
Seminario de Construcción Colectiva. (Carga horária: 160h). , Departamento Ecuménico de Investigacion, DEI, Costa Rica.
2010 - 2013
VI Turma de Formação em Eutonia. (Carga horária: 1000h). , Núcleo Berta Vishnevitz, NBV, Brasil.
2011 - 2011
Revoluções e Direitos Humanos: Educação, revol.... (Carga horária: 16h). , SESC-SP/Boitempo Editorial/ITS Brasil/Secretaria dos Direitos Humanos, SESC-SP, Brasil.
2010 - 2010
W Benjamin: Por um verdadeiro estado de emergencia. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Benjamin e a crítica ao mundo moderno. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antônia, MARIA ANTÔNIA, Brasil.
2008 - 2008
Lacan e a Filosofia. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antônia, MARIA ANTÔNIA, Brasil.
2007 - 2008
Intercâmbio Psicologia Social e Violência Política. (Carga horária: 1020h). , Universidad de San Carlos de Guatemala, U.SAN CARLOS, Guatemala.
2007 - 2007
Perspectivas socioculturales en salud mental. (Carga horária: 16h). , Centro de Investigaciones Biomédicas y Psicosociales de Guatemala, CIBP, Guatemala.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise e Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Memória Coletiva e Clínica do Testemunho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Reparação Psíquica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Violência Política e Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Decolonial e Epistemologias do Sul.
Organização de eventos
TURRIANI, Anna . II Feria de Salud Mental y Derechos Humanos: Que és primero?. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na era contemporânea. 2013. (Seminário).
Conversatorio Publico: Sembramos Memoria y Cosechamos Justicia.Comentadora do trabalho. 2013. (Outra).
Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental.A reparação psicológica a vítimas de violência policial. 2013. (Outra).
III Colóquio do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip).O Caso Clínico como Caso Social. 2013. (Outra).
Hiroshima e Nagasaki em São Paulo: testemunho, inscrição e memória das catástrofes. 2012. (Encontro).
V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política: O Público e o Privado nas Políticas Públicas.Memória Histórica ? a Ruptura da cultura de silêncio. 2008. (Simpósio).
II Feria de Salud Mental y Derechos Humanos: Que és primero?.Las máscaras de la violencia. 2007. (Oficina).
ULAPSI - União Latino Americana de Psicologia. Fala é Fácil, Fazer é dificil - a contradição entre teoria e prática docente. 2007. (Congresso).
XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia ? A Psicologia na Realidade Social Brasileira. 2005. (Encontro).
Orientou
Memória Histórica - por que? Para que? Para quem?; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
Dança; 2004; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Psicologia e Psicologo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Anna Lúcia Marques Turriani Siqueira;
Produções bibliográficas
-
TURRIANI, Anna . Amor e ódio nos primórdios da psicanálise. Viver (São Paulo), Brasil, p. 12 - 13, 05 jun. 2012.
Outras produções
LIMA, R. A. ; TURRIANI, Anna . Desformação Marginal - Psicanálise e Violência de Estado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURRIANI, Anna ; LANARI, L. M. V. ; LIMA, R. A. . Des-Formação Marginal - Dispositivos Comunitários de Escuta. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURRIANI, Anna ; LIMA, R. A. ; VIEIRA, V. B. F. . A escuta do sofrimento psíquico provocado pela violência de estado nas redes SUS e SUAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TURRIANI, Anna . Casos Clínicos: A Interface entre a Literatura e a Ciência: Volume I.. 2011. (Editoração/Livro).
TURRIANI, Anna . Casos Clínicos: A Interface entre a Literatura e a Ciência: Volume III. 2011. (Editoração/Livro).
TURRIANI, Anna . Casos Clínicos: A Interface entre a Literatura e a Ciência: Volume II. 2011. (Editoração/Livro).
TURRIANI, Anna . Herdeiros do Futuro. 2003. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Centro de Estudos em Reparação Psíquica, Descrição: Considerando-se o Estado de Exceção permanente experienciado por grande parcela da população, este curso pretende tratar do papel do profissional de saúde e assistência social frente ao compromisso com o período de transição democrática vivido no Brasil atualmente, na constante luta de enfrentar a violência de Estado patógena que afeta diariamente as periferias da cidade e as minorias sociais. A escuta do sofrimento psíquico decorrente de tal violência é tarefa fundamental, sobretudo porque a violência de Estado responde a uma lógica maior de violência política, na qual determinados grupos hegemônicos atuam de modo a manter a desigualdade social e justificá-la através de estigmas e preconceitos fundados em lógicas classistas, racistas e machistas. O objetivo fundamental desse curso é a construção coletiva e a consolidação de metodologias e estratégias de trabalho para o acolhimento às vítimas de violência política dentro das redes SUS e SUAS, assim como para enfrentamento às diversas formas de manifestação desta violência dentro das comunidades. Durante o curso, pretende-se abordagens de viés histórico, político, clínico e vivencial, sendo a experiência dos profissionais participantes elemento fundamental para o desenvolvimento do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Lúcia Marques Turriani Siqueira - Coordenador / Rafael Alves Lima - Integrante / Anita de Freitas Vaz - Integrante / Kwame Yonatan Poli dos Santos - Integrante / Laura Maria do Val Lanari - Integrante / Victor Barão Freire Vieira - Integrante / Pedro Oliveira Obliziner - Integrante., Financiador(es): Associação Conselho Britânico - Bolsa.
-
2015 - 2017
Clinica do Testemunho nas Margens, Descrição: Implementar um Núcleo das Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia em São Paulo, com capacidade para i) oferecer atenção psicológica aos familiares de desaparecidos políticos entre 1964 a 1988, prioritariamente, e a quaisquer outras vítimas diretas ou indiretas do período ditatorial, através de dispositivos clínicos e de sessões públicas de testemunho, bem como das oficinas comunitárias ?Retalhos da Memória?, que visa incluir na experiência de testemunho e reparação psíquica comunidades que viveram a experiência de violência estatal sem que, contudo, se reconheçam ainda como beneficiários da reparação e que ainda continuam a experimentar essa forma de violência como legado da ditadura, ii) sensibilizar e capacitar profissionais e estudantes para atuarem no campo da reparação psicológica aos danos causados pela violência de Estado e iii) produzir insumos técnico-científicos que contribuam para a sustentabilidade de uma política pública de reparação psíquica a vítimas da violência estatal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Anna Lúcia Marques Turriani Siqueira - Coordenador / Rafael Alves Lima - Integrante / Anita de Freitas Vaz - Integrante / Kwame Yonatan Poli dos Santos - Integrante / Victor Barão Freire Vieira - Integrante / Pedro Oliveira Obliziner - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Remuneração.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Coletivo Margens ClínicasVínculo: Membro Fundador, Enquadramento Funcional: Psicanalista e Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações:
Considerando-se o Estado de Exceção permanente experienciado por grande parcela da população, o Margens Clínicas, coletivo formado por psicanalistas, psicólogas e afins, tem se dedicado a pensar as interfaces do sofrimento psíquico com as patologias do social, elaborando, a partir da escuta clínica, insumos para o enfrentamento à violência de Estado. Dentre nossas atividades, oferecemos: atendimento clínico a pessoas afetadas direta ou indiretamente pela violência de Estado, sobretudo violência policial; supervisões a profissionais de diversas áreas interessados em trabalhar nessa intersecção, com foco especial à saúde e assistência social; espaços de (des)formação, visando a efetivação de políticas públicas reparatórias como uma das formas de combate à violência política; espaços de cuidado para profissionais da rede, que compreende, entre outras coisas, a prática com os dispositivos clínicos. Atualmente, temos como eixo central de trabalho o desenvolvimento de dispositivos clínicos comunitários que visam a recuperação de memórias e o fortalecimento de laços de cuidado e solidariedade, deslocando a noção de saúde mental de uma perspectiva individualizada e psicopatologizante, para uma perspectiva cultural, desde sua interface política, histórica, territorial e social.
Atividades
-
09/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Coletivo Margens Clínicas, .,Linhas de pesquisa
2016 - 2018
Instituto de Estudos da ReligiãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Parceria entre Margens Clinicas e ISER para a execução do Projeto CLínicas do Testemunho nas Margens e Centro de Estudos em Reparação Psíquica
Atividades
-
01/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Superior de Estudos da Religião, .,Linhas de pesquisa
2010 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 8
Outras informações:
Assistente de Coordenação da Rede Clínica de Atendimento do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP) coordenado pelo professor Christian Ingo Lenz Dunker
2010 - 2011
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa do LaEP IP-USP, Carga horária: 15
Outras informações:
Membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP), do Instituto de Psicologia da USP, coordenado pelo Prof. José Leon Crochik para a aplicação do projeto PAIR-SP da Secretaria Especial de Direitos Humanos
2010 - 2012
ANNABLUME EDITORAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora Técnica, Carga horária: 8
Outras informações:
Revisora Técnica da Coleção Ato Psicanalítico
2010 - 2011
Escola de Conselhos UFMS / SEDH / FADEMSVínculo: Bolsista Técnico Pesquisador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Supervisão em São Paulo-SP, Carga horária: 20
Outras informações:
Convênio entre a Escola de Conselhos da UFMS, a FADEMS e a SEDH para a ampliação das Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com implantação da metodologia do PAIR na cidade de São Paulo-SP. Cargo - Auxiliar de Supervisão, bolsista por 5meses, pelo convênio FADEMS/SEDH N°702221/ 2008 Atividade - Auxiliar tecnicamente a execução de atividades de implantação do PAIR na cidade de São Paulo
2010 - 2010
Escola de Conselhos UFMS / SEDH / FADEMSVínculo: Bolsista Técnico Pesquisador, Enquadramento Funcional: Técnica pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro da Equipe de Implentação do PAIR-SP (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro) Membro da equipe responsável pela aplicação do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo) da metodologia Pair Membro da equipe de coordenação dos Seminários Teórico e Político ministrados para a Rede de Enfrentamento a Violencia Infanto-Juvenil da Cidade de São Paulo.
2007 - 2008
Universidad de San Carlos de GuatemalaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiaria do CAPVVIPO, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro do Centro de Atención Psicosocial a Víctimas de Violencia Política (CAPVVIPO) da Escuela de Psicología de la Universidad de San Carlos de Guatemala. Atuação como psicóloga social na comunidade de Santa Isabel - Guatemala, composta quase que exclusivamente de vítimas da Guerra Cívil no país que durou mais de 30 anos: através de encontros domiciliares, buscou-se a coleta de testemunhos de vítimas da ditadura, assim como a construção de grupos de trabalho formado por membros da própria comunidade, com o intuito de desenvolver diálogos internos que possibilitassem a construção de uma identidade comunitária,
2010 - 2010
Sementinha Instituto EducacionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 4
Outras informações:
Foi desenvolvido junto às crianças de 03 a 05 anos um projeto de autoria própria, que procurava desenvolver o universo imaginário das crianças a partir de atividades lúdicas que envolvessem natureza, artes plásticas, música, contação de história, a partir do interesse demonstrado pelas crianças no decorrer do semestre.
2008 - 2008
Centers For Disease Control And PreventionVínculo: Bolsista Técnico Pesquisador, Enquadramento Funcional: Técnica pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
"Procedimientos de evaluación rápida de las experiencias de HSH, trabajadores y trabajadoras sexuales en Guatemala, Escuintla y Retalhuleu" en el "Departamento de Salud y Servicios Humanos, CDC, Guatemala"
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anna Lúcia Marques Turriani Siqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?