Flora Ferreira Holderbaum

Flora Hoderbaum ? Sound Artist and Lecturer/PhD in Music ? Sonology at USP Brazil. Flora is a violinist, voice artist, teacher and composer. She operates with creative processes around vocal and instrumental poetics and their intersections with experimental and electroacoustic music. Flora has experience as a performer, researcher and composer in music events in Brazil and abroad, such as ?Monaco Eletroacoustique Festival? (2013), ?FIME (International Festival of Experimental Music)? (2016), ?Festival Música Estranha? (2016), ?RUMOR? (2017), ?IMPRÔ? (2019), and ?Frestas Telúricas? (2020). She organized the international conference ?Sonologia 2019-I/O?, together with NuSom - USP . Currently, Flora is an Associate Professor in Musical Technology at the Department of Music - DMU, of Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brazil. Her articles and creative work can be found at: soundcloud.com/flora-holderbaum and https://usp-br.academia.edu/FloraHolderbaum

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades
Fernando Henrique de Oliveira Iazzeta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Composição; Voz; Cartografia; Performance; Vocalidade; Música Experimental. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Eletrônica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Canto. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Música

2012 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: A Voz-Música na Intermídia Som-Palavra-Performance,Ano de Obtenção: 2014
Daniel Eduardo Quaranta.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Poesia sonora; Voz-Música; Intermídia; Performance; Arte Sonora.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Música - Bacharelado Violino

2007 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Poética Sonora para Microvocalidades
Orientador: Profa. Dra. Maria Raquel Stolf (DAV)
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas

2001 - 2006

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Isto Não é Um título
Orientador: Maria Raquel da Silva Stolf

Formação complementar

2018 - 2018

Inglês- Produção Oral: debates - , nível B2. (Carga horária: 16h). , Núcleo de Línguas da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ALCANI - USP, Brasil.

2014 - 2014

Atelier de Criação Radiofônica. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentista - Violino.

Organização de eventos

HOLDERBAUM, F. ; ARAUJO, D. D. A. ; OLIVEIRA, Y. D. ; BONAFÈ, V.M. ; ANTAR, M. E. D. ; LIMA, H. R. S. ; REYNER, I. R. . Sonologia 2019 I/O - International Conference on Sound Studies acontecerá em São Paulo, Brasil, entre 9 e 12 de abril de 2019. As atividades serão realizadas no Centro de Pesquisa e Formação do SESC.. 2019. (Outro).

CORREIA, S. H. S. ; HOLDERBAUM, F. ; VIEIRA, L. A . Guitarra Expandida. Curso ministrado por Henrique Correia e oferecido aos alunos de graduação de Artes Contemporâneas, como atividade complementar da disciplina de Experimentação Artística com Meios Técnológicos, por mim ministrada no segundo semestre de 2019.. 2019. (Outro).

DÍAZ, B. H. ; HOLDERBAUM, F. . Oficina de Mini-Sinth com DYI ministrada por Bryan Holmes e oferecida aos alunos de graduação do curso de Artes, como atividade complementar da disciplina Experimentações Artísticas com Meios Tecnológicos, por mim ministrada no segundo semestre de 2019.. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Sonologia 2019 I/O - International Conference on Sound Studies acontecerá em São Paulo, Brasil, entre 9 e 12 de abril de 2019. As atividades serão realizadas no Centro de Pesquisa e Formação do SESC.. Atividade: produção (registro, realização). 2019. (Congresso).

VOX 2017 4o Encontro Internacional sobre a Expressão Vocal na Performance Musical -19 a 21 de outubro de 2017- Instituto de Artes da UNESP -SP. 2017. (Pr.Fabulações da voz na atualidade: vocalidades entre som, ruído, performance e composição musical, apresentada dentro da Mesa Redonda intitulada 'Perspectivas da performance vocal nas práticas artísticas: música, teatro, artes plásticas, literatura?. 2017. (Encontro).

Sonologia-Out of Phase-International Conference of Sound Studies, November 24-26. An archeology of presence in voice studies and the Concert for Voice (Moods IIIb) by Maja Ratkje. 2016. (Congresso).

VOX : 2015-3 no Encontro Internacional Sobre Expressão Vocal na Performance Musical,. O uso da voz e os processos criativos no universo da experimentação da poesia sonora.. 2015. (Congresso).

II Seminário Vozes Performáticas: Práticas e Saberes Contemporâneos.Mesa-redonda: Performance, Voz e Experimentação nas Estéticas Contemporâneas. 2014. (Seminário).

XII ENCUN -Encontro Nacional de Compositores Universitários.Apresentacão musical: "Música em Devir" , para contrabaixo e violino -improvisacão livre. 2014. (Encontro).

XII ENCUN -Encontro Nacional de Compositores Universitários.Apresentacão Musical para voz e eletrônica ao vivo -Microrresistências : #1. 2014. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.Poética Musical na Intermídia Som-Palavra -Performance. 2013. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras - EIMAS.Performance Vocal-Eletroacústica - Obra: Ao passo que, O corpo do Espaco. 2013. (Encontro).

Seminário Bério (06.09.13 ? EMBAP, Curitiba PR) Convidades: Flo Menezes, Maurício Mauricio Dottori, Martinez Galimberti Nunes, Fabrício Ribeiro e Daniel Vargas.. 2013. (Seminário).

XVII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. A voz nos processos criativos da poesia sonora. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora- Comunicacão. 2013. (Congresso).

III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora - EIMAS.Motivo, Tema e Forma na Ursonate de Kurt Schwiters. 2012. (Encontro).

VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM). 2012. (Simpósio).

XX ENCUN- Encontro Nacional de Compositores Universitários.Artes de Fronteira: Intermeios em Música, Poesia e Performance. 2012. (Encontro).

21o SIC Seminário de Iniciação Científica Universidade do Estado de Santa Catarina.Adolpho Mello ? De seu Manual: ?Pequena Arte da Expressão do Violino? e Considerações sobre a Música em Desterro e São José. 2011. (Seminário).

3o SIAV-Sompósio de Integração das Artes Visuais.Espaço Sonoro -Instalação Sonora -Publicações sonoras e projetos de alguns artistas (alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Plásticas do CEART-UDESC). 2011. (Simpósio).

Semana da Cultura Teatro Adolpho Mello."Músicas e fala sobre as composições de Adolpho Mello 12/09 20:30 hs.. 2011. (Outra).

2a Semana Ousada de Artes UFSC & UDESC 21 a 26/09-Apresentação-intervenção musical: Molécula Sônica. Dia 23/09.Música: Molécula Sônica Local: CED-UFSC, 18:00 hs.. 2009. (Encontro).

IV Encontro de Extensão PROEX - UDESC.PROGRAMA UDESC MUSICAL. 2009. (Encontro).

I SEPEX (Semana de Ensino,Pesquisa e Extensão da UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina) 06 a 08/11/.Workshop de Pintura no asflato , carga horária: 24 hs.. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Castelo Branco

CARDOSO, M. R.; RAMOS, T. M. L.;HOLDERBAUM, F.. Integrante da Banca de Defesa de Mestrado de LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO:. 2020 - Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: José Pereira de Mattos Neto

HOLDERBAUM, F.; YAGYU, A. K.; FERRAZ, S. M.. Participação em Banca de TCC A Voz na Composição Contemporânea: algumas abordagens entre voz e música,, de José de Mattos Neto. Orientador : Silvio Ferraz de Mello Filho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade de São Paulo.

Comissão julgadora das bancas

Silvio Ferraz Mello Filho

IAZZETTA, Fernando;Ferraz, S.; SOUZA, H. R.; QUARANTA, D.; GOUSSINSKY, S.. Pensar as vozes - vocalizar o logos. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Silvio Ferraz Mello Filho

IAZZETTA, Fernando de Oliveira;Ferraz, S.; CAESAR, Rodolfo. Processos de criação musical: paisagem sonora. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Regina Melim Cunha

STOLF, M. R.;VIEIRA, R. M. C. ou MELIM, Regina; SCLIAR, B.. Poética Sonora para Microvocalidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violino e Viola) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Henrique Rocha de Souza Lima

IAZZETTA, F. H. O.;FERRAZ, S.; QUARANTA, D.; GROUSSINSKY, S.;LIMA, Henrique Rocha de Souza. Pensar as Vozes, Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Maria Raquel da Silva Stolf

QUARANTA, D.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; AGRA, L.. A Voz-Musica na Intermidia Som-Palavra-Performance. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Raquel da Silva Stolf

QUARANTA, D.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; AGRA, L.. Poesia e Música na Intermídia: Som-Palavra. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Raquel da Silva Stolf

STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; CUNHA, R. M.; MANCINI, B. S. C.. Poética Sonora para Microvocalidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violino e Viola) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; FÁVERO, Sandra; VIEIRA, Regina Melim Cunha. Isto não é um título. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Lucio José de Sá Leitão Agra

QUARANTA, D.; STOLF, M. R.;AGRA, Lucio José de Sá Leitão. A voz-música na Intermídia Som-Palavra-Performance. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Daniel Eduardo Quaranta

QUARANTA; Fernando Iazzetta; Silvio Ferraz; Henrique Rocha de Souza Mello Filho. Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades. 2019. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Giulia D'Aiuto Barreto

TRANSalgumaCOISA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Juca Aguilera Cardoso

O//QUARTO Records: o sonho de uma Produtora Musical; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Daniel Figueiredo Velho

Quais as alternativas disponíveis para se produzir música brasileira independente?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Foi orientado por

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades; 2019; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta;

Maria Raquel da Silva Stolf

Poética Sonora para Microvocalidades; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violino e Viola) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Maria Raquel da Silva Stolf;

Daniel Eduardo Quaranta

A Voz-Música na Intermídia Som-Palavra-Performance; 2014; Dissertação (Mestrado em PPGM) - Universidade Federal de Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniel Eduardo Quaranta;

Produções bibliográficas

  • HOLDERBAUM, F. ; BONAFE, V. . 5 Peças para Microvocalidades: Dossiê Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos ? Org: BONAFÉ, Valéria. Revista Vórtex , v. 3, p. 241-245, 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . A Poesia Sonora como Voz-Música. Polêm!ca , v. 13, p. 885-905, 2014.

  • HOLDERBAUM, F. ; BARROS, G. . Adolpho Mello ? De seu Manual: ?Pequena Arte da Expressão do Violino? e Considerações sobre a Música de Salão em Desterro e São José. DAPesquisa , v. N 8, p. 418-435, 2011.

  • HOLDERBAUM, F. . Aparelhos F(r)ictícios de Linguagem. 1. ed. Curitiba: Medusa, 2018. v. 100. 72p .

  • HOLDERBAUM, F. ; QUARANTA, D. E. ; FENERICH, A. S. ; Nakahodo, L. N. ; IAZZETTA, Fernando Henrique de O ; CARON, J, P. ; FALCÓN, J. A. ; KOKORAS, P. ; VILENA, M. R. ; MAGALHÄES, M. A. ; PADOVANI, J. H. ; SOUZA, F. F. ; MAIA JR., A. . Poética Musical na Intermídia Som-Palavra-Performance. In: Daniel Eduardo Quaranta; Alexandre Esperandéo Fenerich. (Org.). 10 OLHARES SOBRE A MÚSICA DE HOJE. 1aed.São Paulo: Gacia Edizione, 2015, v. 1, p. 1-212.

  • HOLDERBAUM, F. . Con-siderações sobre a voz maquinada. linda-revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 27 jul. 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . Voz- Corpo e Eletricidade. linda-revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, , v. 6, ano 2, 23 jun. 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . (Ultra)Letrismos e Poesia Sonora. linda-revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 24 maio 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . Texto e Voz nas Vanguardas Européias. linda-revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 04 abr. 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . Canção Experimental e-ou Poesia Sonora: em conversa com Alessa Camarinha e Julia Teles. linda-revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 03 mar. 2015.

  • HOLDERBAUM, F. . Breve Análise dos Discursos sobre Voz e Vocalidades. In: XXVII Congresso Da ANPPOM, 2017, Campinas -SP. Anais do XXVII Congresso Da ANPPOM - Atualidade e impactos Sociais da Pesquisa, das Práticas e da Docência em Música (de 28 de agosto a 1 de setembro). Campinas, 2017. p. 1-8.

  • HOLDERBAUM, F. ; IAZZETTA, Fernando Henrique de O ; CAMPESATO, Lílian ; CHAVES, R. . An archeology of presence in voice studies and the Concert for Voice (Moods IIIb) by Maja Ratkje. Sonologia 2016 ? out of phase Proceedings of the International Conference on Sound Studies São Paulo, November 22-25, 2016 First Published in November 2017 by NuSom ? Research Centre on Sonology [University of São Paulo] São Paulo, Brazil. In: Sonologia 2016-Outr of Phase (http://www2.eca.usp.br/sonologia/call-for-papers/), 2017, São Paulo. Sonologia 2016-Out of Phase. São Paulo: Open Journal Systems, 2017. p. 152-163.

  • HOLDERBAUM, F. ; QUARANTA, D. E. . A voz nos processos criativos da poesia sonora. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Natal - 19 a 23 de Agosto de 2013., 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Natal - 2013, 2013.

  • HOLDERBAUM, F. . A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Natal - 2013, 2013.

  • HOLDERBAUM, F. . Motivo, Tema e Forma na Urosnate de Kurt Schwitters. In: III Encontro Internacional de Música Arte Sonora- 2012, 2013, Juiz de Fora. Revista do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2013. v. 3. p. 1-11.

  • HOLDERBAUM, F. . Breve Análise dos Discursos sobre Voz e Vocalidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HOLDERBAUM, F. . An Archeology of Presence in Sound Studies and the Concert for Voice (Moods III) by Maja Ratkje.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HOLDERBAUM, F. . ?Ursonate de Kurt Schwitters e a Poesia Sonora?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HOLDERBAUM, F. ; QUARANTA, D. E. . A voz nos processos criativos da poesia sonora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HOLDERBAUM, F. . Poética Musical na Intermídia Som-Palavra-Performance. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HOLDERBAUM, F. . A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HOLDERBAUM, F. . Motivo, Tema e Forma na Ursonate de Kurt Schwitters. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HOLDERBAUM, F. ; QUARANTA, D. E. . Artes de Fronteira: Intermeios em Música, Poesia e performance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, G. ; HOLDERBAUM, F. ; Thompson,C. ; Weidner, K. . Adolpho Mello ? De seu Manual: ?Pequena Arte da Expressão do Violino? e Cosiderações sobre a Música de Salão e m Deterro e São José.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Stolf, M. Raquel ; Dias, A. ; Haeck, DIego ; Stolf, A. Paula ; HOLDERBAUM, F. . Anecóica. Florianópolis-SC: Selo céu da boca, 2014 (Publicação textual-sonora, Exposicão-publicação (Obs.: No Prelo)).

  • HOLDERBAUM, F. . Do Experimental Sonoro na Ilha de Santa Catarina. SP 2014 (Revista Eletrônica do Nucleo de Música Eletroacústica e Experimental (NME)).

Outras produções

HOLDERBAUM, F. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.

HOLDERBAUM, F. ; BONAFE, V. ; IAZZETTA, Fernando Henrique de O . Consultoria ad hoc para a subáreas de Sonologia e de 'Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos feministas decoloniais' - avaliação de 4 artigos submetidos para o XXX Congresso da Anppom, a ser realizado entre 7 a 11 de dezembro de 2020. 2020.

HOLDERBAUM, F. . Revista Vórtex (ISSN 2317- 9937), volume 7, número 3. 2019.

HOLDERBAUM, F. ; FENERICH, A. E. . Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, N.22, Junho, 2019. 2019.

HOLDERBAUM, F. ; R UC . Entrevista com Flora Holderbaum para o programa Hipoglote da Rádio Universidade de Coimbra. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

HOLDERBAUM, F. ; FERREIRA, Jerusa. P. ; SPANIOL, José ; MATTOS, Wlad . Fabulações da voz na atualidade: vocalidades entre som, ruído, performance e composição musical, dentro da Mesa Redonda intitulada 'Perspectivas da performance vocal nas práticas artísticas: música, teatro, artes plásticas, literatura? - 4o Encontro Internacional sobre a Expressão Vocal na Performance Musical -19 a 21 de outubro de 2017- Instituto de Artes da UNESP -SP. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

STOROLLI, W. ; HOLDERBAUM, F. ; Magda Pucci ; Joana Mariz de Souza . 'Performance, voz e experimentação nas estéticas contemporâneas', Voz Maquinada-Entre a Poesia Sonora e a Música Eletroacústica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Yampolschi, R. ; HOLDERBAUM, F. ; Nakahodo, L. N. . 'O Corpo nas Formas Musicais'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

HOLDERBAUM, F. . Sound cloud Flora Holderbaum. 2013; Tema: Experimentos Sonoro-Poéticos de Flora Holderbaum.. (Site).

HOLDERBAUM, F. . Poema que A-Flora. 2011; Tema: Poesia. (Blog).

HOLDERBAUM, F. . Laboratório de Vocalidades na Poesia Sonora na Casa das Rosas em SP [divulgação: http://www.casadasrosas.org.br/agenda/laboratrio-de-vocalidades-na-poesia-sonora]. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLDERBAUM, F. . Poesia Sonora: Laboratório de Vocalidades no Sesc Vila Mariana - Espaço MarieTÁ de Tecnologia e Artes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLDERBAUM, F. ; TELES, J. . Laboratório de Vocalidades na Poesia Sonora. Promovido pelo Edital PROAC [RE]INVENÇÕES, uma parceria entre o coletivo NME/linda e Coletivo 28 Patas Furiosas. Realizado no Espaço 28, Rua Doutor Bacelar, 1219, 04026-002 São Paulo, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho das 9:30 às 12:30. Link: https://www.facebook.com/events/146310465935416/permalink/158732698026526/. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLDERBAUM, F. ; D'ANGELO, L. ; BEIS, S. ; HERRAIZ, M. . Oficina de Poesia Sonora - Laboratório de Vocalidades no Espaço de Criação Composteira, Curitiba ?PR entre 15 e 17 de abril de 2017. Abertura: 15/04 - 20:00hs - Performance com Martin Herraiz, 16/04 - (DOM) das 15 às 17h e das 19: às 21h, 17/04 - (SEG) das 15 às 17h e das 19:00 às 21h, 18/04 - (TER) das 9 às 11h e das 15 às 17h. Link: https://www.facebook.com/events/275440119572022/. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLDERBAUM, F. . Oficina de Poesia Sonora-Laboratório de Vocalidades. Realizada no EstúdiofitacrepeSP Ateliê de Som e Movimento. Rua da consolação, 2582. Cidade: São Paulo. Data: Terças-feiras, das 19:00 às 22:00 hs: 22 e 29 de setembro, 06 e 13 de outubro. Apresentação dos trabalhos: 16 de outubro. 20 vagas. Investimento: R$200,00. Participantes inscritos: seis (6). Evento no Facebook: http://www.estudiofitacrepe. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HOLDERBAUM, F. ; CORREIA, S. H. S. ; VIEIRA, L. A ; FRANCISCHINI, N> . Signwave - Streaming para o evento Frestas Telúricas. 2020. Audiovisual.

HOLDERBAUM, F. ; VIEIRA, L. A . (s)cream Capture - Streaming pelo youtube pelo F[r]esta Festival de Improvisação. 2020. Audiovisual.

VAZ, H. M. L. ; HOLDERBAUM, F. . BIOSpolytk [álbum lançado virtualmente. Composição musical - voz & algoritmo]. 2019. Registro Fonográfico.

HOLDERBAUM, F. ; BRANDES, I. T. ; MAPURUNGA, M. ; TARAGONA, L. . Preparar um Corpo - Apresentação de Performance/Obra para Voz, Violino e Movimentos dentro do Evento Língua fora #2, no Espaço Leviatã, em SP. 2019. Outra.

HOLDERBAUM, F. ; VIEIRA, L. A. . Coordenação do evento 'Infiltrações' (30/11/2019) dos alunos de Artes e Produção Cultural da UFF na Exposição 'A Caminho da Babel', sob curadoria de Gilberto de Abreu, na Cúpula do Caminho Niemeyer. 2019. Diversas.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Flora Holderbaum na Sala Interartes - UFF. 2019. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. ; IAZZETTA, Fernando Henrique de O ; CHAVES, R. ; BRUSCKY, P. ; BRUSCKY, Y. ; CAMPESATO, Lílian ; Nakahodo, L. N. ; SCARASSATI, M. . Faixa '5 Peças para Microvocalidades' em álbum virtual no bandcamp - Make it heard' (Volume I, II and III), pelo selo BERRO, Curadoria & Produção: Fernando Iazzetta & Rui Chaves. 2019. Registro Fonográfico.

HOLDERBAUM, F. ; VIEIRA, L. A ; RIBEIRO, Y. C. G. ; ABREU, G. . Concerto no evento 'Infiltrações', dos alunos de Artes e Produção Cultural na Exposição A Caminho da Babel, sob curadoria e produção de Gilberto de Abreu na Cúpula do Caminho Niemeyer, Niterói, RJ.. 2019. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; LIMA, C. ; GOMES, T. S. ; FLORÊNCIO, T. . Clarice Lima e Flora Holderbaum no Projeto Duplos no SESC Consolação - SP. 2018. Diversas.

HOLDERBAUM, F. ; ALIEL, L. ; GOMES, T. S. ; ANTAR, M. E. D. ; OLIVEIRA, Y. D. ; MANZIONNE, F. . PAINEL SONORO - Mostra do Laboratório de Interpretação e Criação Contemporâneas no Espaço das Artes (EDA) da USP. 2018. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; MORENO, D. E. ; FUCK, G. ; PIAZZA, A. A. ; MATTOS, E. . OSSCA ARCUS MOTUS QUINTET. 2018. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; ROMAN, Renata ; NOGUEIRA. I. ; HERRAIZ, M. . Poema Verbo Instrumental - obra difundida no concerto eletroacústico do Projeto Medula, na Sala dos Sons da UFRGS. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. . Apresentação solo Flora Holderbaum no RUMOR - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental em Recife, 16, de novembro de 2017, na Galeria Maumau. 2017. Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=gNDfvOdBM0M. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. ; ROSA, T. B. ; Ramos ; Lopes, M. ; Godoy, A. . RISCO- Reunião Inusitada de Sons, Computadores e Outros - Performance Multimodal com Instrumentos, Eletrônica interativa ao vivo, Projeções e dança, no Strangloscope - Experimental Film, Audio & Performance International Festival, em Florianópolis, dia 10 de dezembro de 2017. 2017. Audiovisual. Link do Festival e Programação: https://www.strangloscope.com/. 2017. Audiovisual.

HOLDERBAUM, F. ; ROMAN, Renata ; MAURER, N. ; FRANCISCHINI, N> . Apresentação Solo. Duas peças mistas- Chea e Miss Sound System-Tapes com performance no violino e voz ao vivo no Projeto Dissonantes & 10 aniversário do Ibrasotope, dia 09 de dezembro de 2017. Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/134091293973148/. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

NAVARRO, F. A. ; HOLDERBAUM, F. . Interpretação da obra Ela Engoliu um Piano de Vidro, de Fernanda Navarro, no FIME Festival Internacional de Música Experimental, no SESC Consolação, em São Paulo, 22 de julho de 2016. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. ; ROSA, T. B. ; Ramos ; Godoy, A. ; Lopes, M. . Primeiro R.I.S.C.O. (Reunião Inusitada de Sons, Computadores e Outros). 2016. Audiovisual.

HOLDERBAUM, F. ; Monsegur, Leila . Miss Sound System - Flora Holderbaum e Leila Monségur -Performance Composição Intermídia apresentada no IV Festival Música Estranha (este edital em específico foi uma parceria com a Rede Sonora:Músicas e Feminismos). 2016. Audiovisual.

HOLDERBAUM, F. ; VANZATTO, Luiz ; ROMAN, Renata . Synchronia, dentro da playlist para o programa de rádio 'From this Side: Latin' da WebSynradio, com Curadoria de Renata Roman. Link do Podcast: http://synradio.fr/renata-roman-sur-websynradio-du-14-au-28-janvier-2016/. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. ; BIAZON, S. . Vozes Manipuladas. 2015. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; SCHWITTERS, K. . Ursonate de Kurt Schwitters por Flora Holderbaum + Derivas da Oficina de Poesia Sonora. 2015. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; VALENTE ; LUCATELLI, M. ; BLANCK, M. ; RÜSCHE, A. . CORPOCAMPO: Residência Zin.CO. Concerto desenvolvido durante a Residência Zin.Co,. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. ; VALENTE . Microrresistências : #0. 2014. Composição (estréia).

HOLDERBAUM, F. ; VALENTE . Microrresistências : #1. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

ARAUJO, P. A. ; HOLDERBAUM, F. . Música em Devir. 2014. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . PoemaSom (Poema Verbo-Instrumental); Composicão eletroacústica para sistema quadrifônico. 2013. Composição (estréia).

HOLDERBAUM, F. ; Nakahodo, L. N. ; Yampolschi, R. ; Bérgamo, D. . 'Ao passo que... o Corpo do EsPaço; Composicão eletroacústica para sistema quadrifônico. 2013. Composição (estréia).

HOLDERBAUM, F. ; Yampolschi, R. ; Nakahodo, L. N. ; Bérgamo, D. . 'Ao passo que...O Corpo do EsPaço'. 2013. Interpretação.

ARAUJO, P. A. ; HOLDERBAUM, F. . Sacou Tocou -Música em Devir. 2012. Diversas.

HOLDERBAUM, F. ; Thompson,C. . Recital de Violino Data: 22/07/2011, 20:00hs. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; Thompson,C. . Recital de Formatura -Violino Data: 01/07/2001, 2o hs.. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto Orquestra UNISUL Nas Comunidades - Novembro - Saco dos Limões Data: 03/11, 20:00 hs. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto da Orquestra Unisul nas Comunidades- Outubro - Estreito -Data: 19/10, 20:00 hs. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto Orquestra Unisul nas Comunidades- Setembro -Homenagem aos Compositores Locais- Data: 08/09, às 20:00 hs. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto Orquestra Unisul nas Comunidades - Março - Capoeiras -Data: 30/03 à 20 hs.. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto Orquestra UNISUL nas Comunidades - 25/05, 20hs -Coqueiros. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Mozart no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho). 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; CAVALHEIRO, P. . Concerto Orquestra Unisul nas Comunidades -Centro, 09/06, 20 hs.. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra Unisul nas Comunidades - Coqueiros, 25/05, 20 hs. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra UNISUL nas Comunidades, Centro 09/06. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra UNISUL nas Comunidades- Canjurê, 06/07. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra UNISUL nas Comunidades, Ribeirão da Ilha 03/08. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC: Concerto em Angelina, dia 30/09. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC,Concerto em Santo Amaro/SC no dia 22 de setembro. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC Concerto em Palhoça/SC 19 de setembro. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC: Concerto em Paulo Lopes/SC no dia 7 de outubro. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC: Concerto no Morro do Mocotó, dia 12 de outubro. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da ilha de SC, Concerto em Imaruí. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC, Concerto em Canelinha. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC, Concerto em Antônio Carlos. 2011. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Orquestra de Cordas da Ilha de SC, Concerto no Teatro da UFSC no projeto 12:30 horas. 2011. Interpretação.

SOUZA, W. ; HOLDERBAUM, F. ; GRANUCCI, B. . Gravação de Trilha Sonora do Curta Metragem Ballet das Coisas. 2010. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; Thompson,C. . Recital de Meio de Curso -Violino 27/10/2009, às 08:30 hs. 2009. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Beethoven no TAC -Orquestra Sinfônica de Santa Catarina - OSSCA Dia 20/10/2009, 20:00 hs.. 2009. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; Radünz, D. . Participação como violinista junto ao poeta Denniz Radünz (leitura de poemas) no lançamento do livro: Lindolf Bell- Seleção de Péricles Prade. 2009. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Apresentação-intervenção musical: Molécula Sônica, dia 23/09 na 2a Semana Ousada de Artes UFSC & UDESC que ocorreu entre 21 e 26/09. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. . Apresentação grupo Molécula Sônica. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra Sinfônica de Santa Catarina -OSSCA -Beethoven no TAC 27/03. 2008. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. ; Unglaub,A. . Apresentação na Atividade Artística do curso de Bacharelado em Música - UDESC. 2007. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . "Série Sinfonia" 31/05, 21:00 hs.. 2005. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto com Orquestra Sonfônica -OSSCA- Virtuosi. 2005. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto Orquestra Sinfônica de Santa Catarina -OSSCA, Temporada 2003-Série Solistas Catarinenses, Performance III, 12/07. 2003. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto com Orquestra Sinfônica -OSSCA-Bravo Santa Catarina -IX Aniversário 28/11. 2002. Interpretação.

HOLDERBAUM, F. . Concerto com Orquestra Sinfônica- OSSCA-Série Solistas Catarinenenses, 02/10 21:00 hs. 2001. Interpretação.

BRUSCKY, Y. ; BRUSCKY, P. ; HOLDERBAUM, F. . 5 peças para microvocalidades, dentro da Exposição História da Poesia Visual Brasileira - A exposição apresenta obras em diversas linguagens a partir do Acervo de Paulo Bruscky. 2019. Instalação.

HOLDERBAUM, F. . Espaço Sonoro. 2011. Instalação.

HOLDERBAUM, F. . Exposição de Pituras na Mostra "BUSCAS" junto ao Grupo GRAAL. 2000. Pintura.

HOLDERBAUM, F. . Lançamento do livro Aparelhos F(r)ictícios de Linguagem na Casa da Rosas. 2019 (Lançamento Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia, Descrição: Este projeto visa viabilizar a formação do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia na Universidade de São Paulo para dar apoio a pesquisas avançadas no campo da Sonologia em suas interfaces com a música e outras artes, bem como com a ciência e a tecnologia de modo geral. O projeto está fundamentado em 5 linhas de pesquisa: 1. Sonologia: pesquisa reflexiva a respeito dos processos de criação e recepção ligados às artes do som 2. Desenvolvimento de Sistemas Interativos: trata-se do estudo, projeto e construção de sistemas de criação e performance artísticas baseadas em processos interativos 3. Produção Artística: refere-se aos processos de criação propriamente ditos, realizados por artistas envolvidos com o Núcleo. Serão explorados processos de caráter experimental com ênfase em trabalhos que promovam a interação entre linguagens e o uso de ferramentas e espaços alternativos para a criação artística. 4. Interfaces Interdisciplinares: busca integrar as disciplinas mais especificas da área da sonologia a outras áreas de investigação acadêmica e artística com aporte de disciplinas que possibilitem a exploração de aspectos socioculturais, cognitivos, históricos e tecnológicos da criação artística; 5. Acústica Musical, Psicoacústica e Auralização: abordagem do som enquanto fenômeno físico e perceptivo, bem como em suas relações com os espaços e situações de escuta. Estas 5 linhas de pesquisa estão articuladas transversalmente na formação de um campo coerente de investigação em que as formas de produção artística baseadas no som ocupam um papel central. A abordagem é interdisciplinar e envolve: a) o campo reflexivo (linhas 1 e 4); b) o campo de investigação aplicada (linhas 2 e 5); e c) o campo voltado para o suporte de criação artística (linha 3). O projeto do NuSom tem como meta principal viabilizar a convergência entre a pesquisa acadêmica e a criação artística já que a conexão entre esses campos, especialmente no âmbito acadêmico, ainda apresenta desafios a serem vencidos. Por esta razão, este projeto envolve em sua equipe pesquisadores cuja produção tem se destacado justamente por buscar essa convergência. Além disso, o grupo de pesquisas da USP que dá origem a este projeto tem um histórico de ao menos 10 anos de realização de projetos que se caracterizam pela integração entre a pesquisa científica e a produção artística. Ou seja, nesses projetos tivemos a possibilidade de desenvolver pesquisas, tanto de natureza reflexiva quanto aplicada, cujos resultados que foram absorvidos em produções artísticas. Do mesmo modo, criamos um extenso repertório de obras e processos esteticamente consistentes que incorporaram os resultados da pesquisa acadêmica. Embora reflexão, criação e pesquisa aplicada possam se desenvolver com certa autonomia dentro do NuSom, estaremos buscando a integração dessas práticas. Essa experiência vem sendo realizada de maneira satisfatória nos projetos recentes do grupo, sempre buscando uma transversalidade das ações do grupo de pesquisadores em sua natureza interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (25) / Doutorado: (23) . , Integrantes: Flora Ferreira Holderbaum - Coordenador / Fernando Henrique de O Iazzetta - Integrante / Rogério Luiz Moraes Costa - Integrante / Lilian Campesato - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Música e Artes Sonoras, Descrição: Os trabalhos do grupo de pesquisa em "Música e Artes Sonoras" contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa científica e poética em áreas como a composição musical, a performances, a relação da música e os diferentes meios de expressão, fortalecendo a pesquisa interdisciplinar que é um dos objetivos do Instituto de Artes e Design da UFJF. O interesse principal do grupo é o estudo das manifestações musicais e inter-artes a partir da observação de processos envolvidos na composição, análise e criação musical. Os trabalhos teóricos produzidos pelo grupo serão apoiados pela produção artística de seus participantes. Outro dos objetivos do grupo é realizar trabalhos de pesquisa e criação, em sistemas de improvisação como o Soundpainting, composição em tempo real através de programas interativos como PD e a pesquisa focalizando a relação da música junto com outros meios de expressão. Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo também servirão para orientar práticas educacionais na área da música. Os trabalhos de alguns membros do grupo já foram apresentados no brasil e no exterior: em Buenos Aires, Sonoimágenes 2002 e 2004, na Universidade de North Carolina e no Art Gallery EUA, Festival de Música Contemporânea em La Paz, Bolívia, Festival; Visiones Sonoras 2006; México, DF e Morelia. Daniel Quaranta ganhou duas vezes o prêmio Reina Sofia (2005-2009), Espanha. As suas obras foram apresentadas também na bienal do Mercosul, 2009 e bienal de São Paulo 2010.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Flora Ferreira Holderbaum - Integrante / Daniel Eduardo Quaranta - Coordenador / Lilian Nakao Nakahodo - Integrante / Marcelo Ricardo Villena - Integrante / Alexandre Sperandéo Fenerich - Integrante / Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Música de Salão: presença da ópera na obra dos virtuoses do piano, Descrição: O projeto MÚSICA DE SALÃO: PRESENÇA DA ÓPERA NA OBRA DOS VIRTUOSES DO PIANO teria como principais objetivos fazer um levantamento histórico-analítico do repertório de salão do século XIX, com ênfase em obras virtuosísticas baseadas em repertório operístico. O estudo seria feito sobre um acervo de partituras para piano doadas à UDESC no ano de 2006. Dentre os objetivos propostos estariam: catalogação das obras por autor e data; levantamento histórico biográfico dos autores; estudo das características formais, por meio da análise musical, bem como das características idiomáticas e dos recursos técnico-interpretativos empregados nas obras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Flora Ferreira Holderbaum - Integrante / Guilherme Sauerbronn de Barros - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

Prêmios

2016

Prêmio MeLab do Edital Criação Musical Visual -Mulheres Criadoras, Festival Música Estranha em parceria com a Rede Sonora: Músicas e Feminismos.

2004

?Destaque na 2a Habitasul Revelação Literária na Feira - Florianópolis. na categoria IN VERSUS com o poema intitulado Letras Estelares., Habitasul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: 2019/semestre 2: 1) GAT00161 Experimentação Artística com Meios Tecnológicos (2019- semestre 2) 2) GAT00198 FUNDAMENTOS DA MÚSIC (2020- semestres 1 realizado em jul/lago) ATIVIDADES ACADÊMICAS EMERGENCIAIS (em tempos de pandemia, para concluintes, via remota): 1) "Projeto ESCUTA ? ?O que está mudando?? Escultura de Múltiplas Vozes e diálogos experimentais 2) "Plataformas e Meios Tecnológicos - Redes de Produção / Circulação de Conhecimento e Práticas Artísticas". (2020- semestres 1)

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes Doutorado

2019 - 2019

EMESP Tom Jobim

Vínculo: Professor Substituto RPA, Enquadramento Funcional: Prof. Subst. Escritura 2-2 e VEM Profa Bonafé, Carga horária: 3

Outras informações:
Ementa fornecida peçla instituição: Formação Continuada Escritura Musical 2Ciclo 2 Ano EMENTA A disciplina tem a função de proporcionar uma relação dinâmica com a teoria e a linguagem musical. Relaciona-se diretamente com as disciplinas de Análise, Percepção e História da Música. INTRODUÇÃO Propõem-se trabalhos de criação em diferentes sistemas de organização das alturas, dos mais simples aos mais complexos, praticando ao mesmo tempo a abordagem analítica dos estilos históricos ou culturais ligados aos respectivos sistemas. O objetivo não é o trabalho de composição, mas a solidificação dos fundamentos da linguagem musical em sua diversidade histórica. Primeiramente, pretende-se dar ao aluno ferramentas que possam auxiliá-lo na compreensão e interpretação de uma obra musical. Por outro lado, objetivamos através de exercícios práticos de escritura alocar o aluno com as diretrizes que regem cada repertório OBJETIVO Compreensão das normas e práticas que regem o texto musical; Compreensão e interpretação de uma obra musical; Alocar o aluno com as diretrizes que regem cada repertório CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2 ANO - 1 SEMESTRE Elementos na composição do classicismo Motivo, Tema, Frase, período Formas musicais binárias, ternárias Análise Harmônica e motívica ? Ferramentas de análise harmônica (tradicional ou funcional) ? Campo harmônico de base (maior/menor) ? Dominantes secundárias Exercícios de escrita sobre o material descrito Repertório utilizado: Sonatinas clássicas, Divertimentos e obras pequenas. 2 ANO - 2 SEMESTRE Elementos na composição do classicismo Motivo, Tema, Frase, período Formas musicais binárias, ternárias Análise Harmônica e motívica ? Ferramentas de análise harmônica (tradicional ou funcional) ? Campo harmônico de base (maior/menor) ? Dominantes secundárias Exercícios de escrita sobre o material descrito Repertório utilizado: Pequenas formas de Mozart, Haydn, Clementi, J. C. Bach. PRÉ REQUISITOS O c

2018 - 2018

EMESP Tom Jobim

Vínculo: Prof Substituto RPA, Enquadramento Funcional: Prof Subst. Percep. e Hist da Mús Prof Bomfim, Carga horária: 8

2017 - 2017

EMESP Tom Jobim

Vínculo: Professor Substituto RPA, Enquadramento Funcional: Prof. Subst. de RAD e VEM Prof Valéria Bonafé, Carga horária: 3

2018 - 2018

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio PAE - DISCIPLINA: CMU0840, Carga horária: 6

Outras informações:
ESTÁGIO PAE DE 06.2018 À 11.2018 DISCIPLINA: CMU0840 Laboratório de Interpretação e Criação Musical Contemporânea I (junto a qual foi desenvolvido o Estágio) DEPARTAMENTO: Música UNIDADE: Escola de Comunicações e Artes - ECA SUPERVISOR: Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho Observação e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina. Participação, acompanhamento e desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à prática musical (composicional e performativa) desenvolvida no laboratório, como integrante de 3 grupos musicais formados na disciplina: ? Violinista no grupo para execução da peça STOP, de Stockhausen, para formação indeterminada de grupos de instrumentistas; ? Performer na peça Pas de Cinq de Kagel, para 5 compositores. ? Performer (violino, voz e corpo) na peça 5 Micro cenas, coordenado por Fábio Cintra, Yonara Dantas, Felipe e Miguel D. Antar. Apresentação das peças descritas acima no concerto final do laboratório, realizado em 03.12.2018 no EDA- Espaço das Artes, USP, junto com alguns registros, programa do concerto e mapa de da apresentação, podem ser conferidos neste link: https://drive.google.com/drive/folders/18FbBMOAvM2elwj8sf9SZ3Wayih_epWnY?usp=sharing

2012 - 2012

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Docência I e II, como mestranda UFPR, Carga horária: 6

Outras informações:
Relatório do Estágio I realizado dentro do Programa de Pós-Graduação em Música do Departamento de Artes (DeARTES) da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Disciplina: Teoria Básica I Professora orientadora do Estágio Reuni (também para Disciplina Estágio I): Silvana Scarinci Atividades Desenvolvidas: 1)Acompanhamento das atividades dentro e fora da sala de aula: auxílio de materiais, impressão de provas, organização da sala, envio de e-mails com informações de direcionamento. 2)Formulação de exercícios.3)Preparação de power -point para as aulas. 4)Monitoria em sala de aula nos dias 04 e 11 de abril. 5)Encontros individuais para monitoria.6) Aplicação da 1a avaliação e correção da provas.7) Organização do Diário da Disciplina.8) Tradução de bibliografia específica em andamento, em parceria com a orientadora da disciplina. Relatório do Estágio II Disciplina: Treinamento Auditivo II, 2012-2 semestre, com Prof. Indioney Rodrigues, às Terças feiras , 13:30 -15:30. Atividades: Observação das aulas ministradas pelo professor, inclusive das aulas de Treinamento Auditivo I, no primeiro semestre de 2012, mais duas aulas dadas. Conteúdo: Escalas, Modos, Sobreposição de Modos, solfejo de Intervalos, solfejo de acordes arpejados em estado fundamental e em todas as inversões, acordes transformados, progressões na Tonalidade Maior com acordes transformados (II, III), criação de melodias dentro de progressões básicas (I- ii- V- I; I iii, iv-V- I) e com acordes transformados.

2020 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora ACT, Carga horária: 4

2010 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Outro (Bolsista de I. C.), Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão da Orquestra UDESC, Carga horária: 20

2015 - 2015

Conservatório Vila Mariana

Vínculo: professora de música, Enquadramento Funcional: professora violino, Carga horária: 2

2008 - 2011

Escola de música fazendo arte

Vínculo: professora particular, Enquadramento Funcional: professora viiolino, Carga horária: 7