Sandro Alves de França

Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (2013) e em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Desenvolve pesquisa e atividades nas áreas da literatura, do Jornalismo, do audiovisual. Tem experiência com a docência na educação básica, produção e revisão de textos, elaboração de conteúdo comunicacional para web, crítica cinematográfica, projetos culturais, produção audiovisual, assessoria de imprensa, mídias sociais dentre outras ações nessas áreas.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Jornalismo

2013 - 2017

Universidade Federal da Paraíba
Título: "Uma Longa Viagem" - Aproximações entre jornalismo narrativo e cinema-documentário
Orientador: Joana Belarmino de Sousa

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

2009 - 2012

Universidade Estadual da Paraíba
Título: As Horas de Mrs. Brown: Identidade Feminina e Intertextualidade no livro de Mivchael Cunninghan e no filme de Stephen Daldry
Orientador: Andrea Moraes Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANÇA, S. A. . V Mostra de Filmes Temáticos - Matizes da Sexualidade - Fórum Nacional do Audiovisual. 2014. (Outro).

FRANÇA, S. A. . V Semana de Letras - Linguagens e Entrechoque Culturais: Língua, Literatura e Cultura Brasielira. 2010. (Congresso).

FRANÇA, S. A. . IV Semana de Letras - Linguagens e Entrechoques Culturais: O Papel da Ciência, das Letras e da Arte no mundo em desencanto. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidadeedes.UMA LEITURA, SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA ROMÂNTICA, DO POEMA "A FORMALÍSTICA" DE ADÉLIA PRADO. 2012. (Outra).

Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino - ENLIJE.A abordagem literária no instituto ?Beradêro?: técnicas e estratégias que dinamizaram o processo. Relato de experiência?. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alberto Farias de Azevêdo Filho

SOUSA, J. B.;AZEVÊDO FILHO, C. A. F.; FALCONE, F. T.. Uma longa viagem- aproximações entre o jornalismo narrativo e o cinema-documentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Joana Belarmino de Sousa

SOUSA, Joana Belarmino de; FALCONE, F. T.; FARIAS FILHO, C. A. A.. "UMA LONGA VIAGEM" - APROXIMAÇÕES ENTRE JORNALISMO NARRATIVO E CINEMA-DOCUMENTÁRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Rômulo César Araujo Lima

LIMA, R. C. A.; SILVA, J. B.. As horas de Mrsa. Brown: identidade feminina e intertextualidade no livro de Michael Cunninghan e no filme de Stephen Daldry. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANÇA, S. A. ; SOUSA, V. ; COSTA, A. M. . DESPERTAR DA SEXUALIDADE, CONFLITOS FAMILIARES E A PERDA DA INOCÊNCIA NO FILME À Deriva de Heitor Dhalia Sandro. In: Pedro Nunes Filho. (Org.). Audiovisualidades - Desejo e Sexualidades. 01ed.: , 2012, v. , p. 3-.

  • FRANÇA, S. A. . Cegos aprendem com ajuda da tecnologia. Jornal Correio da Paraíba, João Pessoa, 25 out. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . BELLE: Espetáculo se divide em dois atos e deixa o público em êxtase. Jornal A União, 31 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Na Paraíba, concentração populacional cresce. Jornal A União, 28 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . ProvocAÇÂO: O espetáculo Belle, da Cia de Dança Débora Colker, traz aos palcos da capital coreografias inspiradas no clássico francês A Bela da Tarde. Jornal A União, 25 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Crise da água: PB Convive com colapso e racionamento. Jornal A União, 22 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Elas realizam - Mulheres cineastas assumem papel de destaque da produção audiovisual paraibana. Jornal A União, 15 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . O Doce Pássaro da Fama. Jornal A União, 14 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Artífices da Memória: Mostra 'Elas - memórias e Conquistas' destaca a expressão feminina ao longo da últimas décadas através das páginas do Jornal A União. Jornal A União, 13 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Joana - O Essencial é Invisível. Jornal A União, 11 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Expressões: Minimamúsica é o nome da exposição da artista paraibana que retrata nomes da MPB em desenhos. Jornal A União, 10 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Impasses e Avanços do Feminismo no Século XXI. Jornal A União, 08 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Rap Feminino - a cena musical conta com a atitude de mulheres que quebram tabus expandem o protagonismo num segmento dominado por homens. Jornal A União, 01 mar. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Enrique IV em Cena: Formandos de Teatro da UFPB encenam ícone da dramaturgia. Jornal A União, 27 fev. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Oscar 2015: Na edição desse ano, o prêmio mais cobiçado do cinema priorizou filmes mais alternativos. Jornal A União, 22 fev. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . Paraíba nas telonas: Tudo Que Deus Criou é o triunfo dos esforços do novo cinema paraibano. Jornal A União, João Pessoa, 19 fev. 2015.

  • FRANÇA, S. A. . ARRANJOS PRODUTIVOS: Iniciativas dinamizam economia local. Jornal A União.

  • FRANÇA, S. A. . A Hollywood hiperbólica e incendiária. Jornal A União.

  • FRANÇA, S. A. ; NERI, P. P. S. ; MASCARENHAS, A. M. . 'Notícia, informação e meios em pesquisa: Qual a sua rede?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, A. M. ; FRANÇA, S. A. . ?UMA LEITURA, SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA ROMÂNTICA, DO POEMA A FORMALÍSTICA DE ADÉLIA PRADO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANÇA, S. A. ; SOUSA, V. . A abordagem literária no instituto ?Beradêro?: técnicas e estratégias que dinamizaram o processo. Relato de experiência?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, S. A. . O IDEAL UTÓPICO-EXPANSIONISTA E O DESMUNDO DO BRASIL: UMA ANALISE COMPARATIVA ENTRE ?OS LUSÍADAS? DE ?CAMÕES? E O FILME ?DESMUNDO? DE ?ALAIN FRESNOT?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANÇA, S. A. . Janela7. 2015; Tema: Cultura Audiovisual. (Site).

FRANÇA, S. A. . GUIA DE LEITURA - O Ateneu, de Raul Pompéia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

FRANÇA, S. A. . GUIA DE LEITURA - Cinco Minutos, de José Alencar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

FRANÇA, S. A. . Identidade e Cultura Midiática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRANÇA, S. A. ; NUNES, Eliane . Produtor dos Curta-Metragem do Pontão da Caatinga/Multvisual.net. 2010 (Audiovisual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Trânsitos entre linguagens: Rotinas do JORNALISMO no cinema, Descrição: O jornalismo e o cinema possuem formas distintas de encenar os acontecimentos sejam estes não ficcionais (recortes da própria realidade) ou ficcionais (realidades imaginárias com liberdade de criação estética). Interessante destacar que estes campos de realidade e ficção também se misturam da a situação de complexidade presentes nas instâncias narrativa produtoras de sentidos . Mas é importante destacar que entre estes campos de engendramentos semióticos do cinema e do jornalismo há, também, sutilezas que envolvem os diálogos entre linguagens, interconexões entre gêneros, trânsitos entre os modos de narrar e contaminações recíprocas do cinema que incorpora os temas e dinâmicas do jornalismo e do próprio jornalismo que se alimenta das estratégias de articulação narrativa, edição e dimensão analítica do cinema. Vários estudos e contribuições teóricas de Stella SENRA e Christa BERGER já destacam esse campo de aproximações e diálogos entre o jornalismo e o cinema ou mesmo a como se efetiva a construção simbólica do jornalismo no cinema. O principal objetivo deste projeto é aprofundar de forma transdisciplinar o estudo sobre o hibridismo existente entre Jornalismo e o cinema e, ainda, destacar as rotinas de dinâmicas do jornalismo no cinema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Sandro Alves de França - Coordenador / Pedro Nunes Filho - Integrante / Maviael Ribeiro da Costa Júnior - Integrante / Mariah Rodrigues Araújo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Escola Estadual Rafael Godeiro

    Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de literatura e produção de texto em turmas do Ensino Fundamental e médio.

  • 2015 - Atual

    Grão de Cinema

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor e consultor, Carga horária: 13

    Outras informações:
    Produtor, roteirista e consultor de projetos de obras audiovisuais de documentário desenvolvidas no âmbito da produtora de conteúdo audiovisual Grão de Cinema, sediada em João Pessoa (PB).