Hugo Fraga Beust

Formado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é aluno no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional - UFRJ. Pesquisador em arqueologia desde 2016, desenvolve pesquisas com remanesces humanos no Instituto Pretos Novos. Tem experiência de campo em arqueologia da morte e bioarqueologia, com ênfase em paleopatologia e paleoepidemiologia.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Arqueologia

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Antes do cativeiro: estresse biológico e saúde bucal dos africanos enterrados no cemitério dos pretos novos, Rio de Janeiro.,Orientador:
Andrea de Lessa Pinto.Palavras-chave: Bioarqueologia; Paleopatologia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Bioarqueologia.

Graduação em Antropologia

2014 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: DO BRASIL A MECA: PREPARATIVOS PARA O HAJJ ENTRE MUÇULMANOS NO RIO DE JANEIRO
Orientador: Gisele Fonseca Chagas

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Exame Nacional do Ensino Médio

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Reconstrução Facial 3D. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Osteoarchaeology. (Carga horária: 30h). , Leiden University, LEIDEN, Holanda.

2017 - 2017

Extensão universitária em Antropologia Dental e Microarqueologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2017

Técnico em Arqueologia. (Carga horária: 480h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.

Organização de eventos

Hugo F Beust . Oficina de Arqueólogos Mirins. 2019. (Outro).

Participação em eventos

VI Semana Internacional de Arqueologia dos Discentes do MAE / USP. Infância antes do cativeiro: hipoplasias lineares de esmalte e estresse biológico nos africanos enterrados no Cemitério dos Pretos Novos, Rio de Janeiro. 2019. (Congresso).

200 Aniversário do Museu Nacional. Mesa de exposição do laboratório Ciência Até os Ossos - Antropologia Biológica. 2018. (Feira).

199 Aniversário do Museu Nacional. Mesa de exposição do Laboratório em Antropologia Biológica com ênfase em bio arqueologia.. 2017. (Feira).

X Jornada de Alunos do PPGA/UFF.Hajj: o 5 Pilar do Islã. E o seu papel no transnacionalismo religioso. 2016. (Seminário).

Orientou

Gisele Fonseca Chagas

Do Brasil a Meca: preparativos para o hajj entre muçulmanos no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Hugo Fraga Beust;

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos

Vínculo: Atividade voluntária, Enquadramento Funcional: Arqueólogo, Carga horária: 18

2019 - 2019

ArqueoScience Consultoria Científica

Vínculo: Consultor voluntário, Enquadramento Funcional: Arqueólogo de Campo, Carga horária: 48

Outras informações:
Escavação, resgate e curadoria de material arqueológico provindo do programa de gestão do patrimônio arqueológico da implantação e pavimentação da rodovia BR 101 - contorno do Mestre Álvaro.