Denis de Oliveira Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA pela Universidade do Estado do Amazonas. Atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: As construções sócio históricas das comunidades de Assentamento de Vila Amazônia através de Histórias em Quadrinhos ? HQs nas escolas,
Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima
Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

2014 - 2016

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Metodologia de Projetos no Ensino das Ciências: Reflexão, estratégia e prática metodológica no 5° ano do Ensino Fundamental na Escola São Pedro do Parananema - Parintins-Amazonas,Ano de Obtenção: 2016
José Camilo Ramos de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mundo vivido; Mundo percebido; Metodologia de Projetos; Percepção.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciencias Humanas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

2008 - 2013

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Interação Curricular na perspectiva de professores, alunos e comunitários da escola da comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-AM)
Orientador: João Marinho da Rocha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2018

Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2018

Curso de formação continuada em Dimensões da Não Aprendizagem. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.

2017 - 2017

Didática do Nível Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

DOUTRINA POLÍTICA: SOCIAL-DEMOCRACIA. (Carga horária: 20h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2017 - 2017

Moodle Professores e Tutores da EaD. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Formação Continuada Tecnologias para Educação. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Denis de Oliveira . Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017. (Encontro).

Educação científica: a conservação de Quelônios Amazônicos. 2015. (Outra).

Redação de artigo científico. 2015. (Oficina).

4° Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Dinâmica no currículo: trajetória de saberes na pista no ensino de ciências. 2014. (Simpósio).

I SIS Cultura Panamazônia - Interdicilinaridade, desafios e perspectivas. 2014. (Congresso).

XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2014. (Seminário).

XXIV Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de e Educação d. 2014. (Encontro).

1° Encontro Anual de Ensino, pesquisa e Extensão.Currículo oficial e oculto na escola Minervina Reis Ferreira da Comunidade Bom Socorro. 2012. (Encontro).

II Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. 2012. (Simpósio).

V Semana de História: Histórias, Memórias e Culturas em Parintins. 2012. (Simpósio).

"Introdução ao pensamento de Karl Marx'. 2011. (Oficina).

Educação Ambiental para crianças e jovens. 2011. (Oficina).

III Congresso Interno de Iniciação Científica. A educação de Jovens e Adultos - EJa - no campo e os desafios para trabalhar a sustentabilidade. 2011. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Pedagogia. 2011. (Seminário).

I Seminário Nacional de Prática Docente. 2011. (Seminário).

I Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. 2011. (Simpósio).

Seminário Nacional de Prática docente - SENDO. 2011. (Oficina).

II Semana de Serviço Social. 2010. (Seminário).

O papel do Assistente Social na Crise Econômica. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jose Maria da Silva Mendes

SOUZA, E. S.; DUTRA, R. D. G.;SILVA, Denis de Oliveira. Projeto Político pedagógico: necessidade ou imposição do sistema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Franci Jander Campos Beltrao

SOUZA, E. S.; DUTRA, G. K. M.;SILVA, Denis de Oliveira. Aprendizaem Significativa e o Programa de Reforço Escolar - Criando Oportunidades: em uma escola Estadual da Cidade de Parintins. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucíola Inês Pessoa Cavalcante

CAVALCANTE, L. I. P.; SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.; GONZAGA, A. M.; COSTA, L. F. M.. Metodologia de projetos no Ensino de Ciências: reflexão, estratégia e prática metodológica no 5o ano do Ensino Fundamental da escola São Pedro do Parananema - Parintins/AM. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Lucíola Inês Pessoa Cavalcante

CAVALCANTE, L. I. P.; SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.. Estratégia curricular para o ensino de Ciências na classe multisseriada: a metodologia de projetos como articulação para o ensino de ciências na escola municipal São Pedro da Comunidade do Parananema - Parintins / AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Lucíola Inês Pessoa Cavalcante

CAVALCANTE, L. I. P.; SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.. Estratégia curricular para o ensino de Ciências na classe multisseriada: a metodologia de projetos como articulação para o ensino de ciências na escola municipal São Pedro da Comunidade do Parananema - Parintins / AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Simone Souza Silva

SILVA, D. O.; ROCHA, J. M.;SILVA, Simone Souza. Interação curricular na perspectiva de professores, alunos e comunitários da escola da comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-Am). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Parintins.

Simone Souza Silva

SILVA, D. O.; ROCHA, J. M.;SILVA, Simone Souza. Currículo oficial e currículo oculto na escola municipal Reis ferreia da Comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-Am). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de Apoio a Iniciação Científica-PAIC) - Centro de Estudos Superiores de Parintins.

José Vicente de Souza Aguiar

SOUZA, J. C. R.; CAVALCANTE, L. I. P.;AGUIAR, J. V. S.. Metodologia de projetos no Ensino de Ciências: reflexão, estratégia e prática metodológica no 5º ano do Ensino Fundamental na escola São Pedro do Parananema - Parintins/AM. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestra Acadêmico em Educação Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

José Vicente de Souza Aguiar

SOUZA, J. C. R.; CAVALCANTE, L. I. P.;AGUIAR, J. V. S.. Estratégias curriculares para o ensino de ciências na classe multisseriada: a metodologia de projetos como articulação para o ensino de ciências na escola municipal São Pedro da Comunidade Parananema - Parintins/Am. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestra Acadêmico em Educação Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Lucélida de Fátima Maia da Costa

SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.; CAVALCANTE, L. I. P.;COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Metodologia de Projetos no Ensino de Ciências: reflexão, estratégia e prática metodológica no 5° ano do Ensino Fundamental da Escola São Pedro do Paranenema-Parintins-AM. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Etnã de Oliveira Lima

INCLUSÃO DIGITAL: ESTUDO BÁSICO E BIBLIOGRÁFICO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE JI-PARANÁ/RO; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PR) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Denis de Oliveira Silva;

Antonio Jose Lima Martins

A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PR) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Denis de Oliveira Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Camilo Ramos de Souza

METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: Reflexão, estratégia e prática metodológica no 5° ano do Ensino Fundamental na escola São Pedro do Parananema ? Parintins/Am; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Camilo Ramos de Souza;

Norma Silvia Trindade de Lima

As construções sócio históricas das comunidades de Assentamento de Vila Amazônia através de Histórias em Quadrinhos ? HQs nas escolas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Mônica Xavier de Medeiros

Currículo Oficial e Currículo Oculto na Escola Municipal Minervina Reis Ferreira da comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-AM); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a pesquisa no Estado do Amazonas; Orientador: Mônica Xavier de Medeiros;

Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos

A Educação de Jovens e Adultos- EJA no Campo e os Principais Desafios para Trabalhar A Sustentabilidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Denis de Oliveira . O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO MUNICÍPIO DE MARAÃ ? AM: A LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA. SABERES (NATAL) , v. 18, p. 182-196, 2018.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; COELHO, L. S. ; ROCHA, J. M. . CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO AGRÍCOLA DE VILA AMAZÔNIA, PARINTINS-AM. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 11, p. 133-144, 2017.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; FALCAO, M. F. . As histórias locais transformadas em Histórias em Quadrinhos - HQs na sala de aula. Nexus Revista de Extensão do IFAM , v. 3, p. 97-108, 2017.

  • 2016 SILVA, Denis de Oliveira ; SOUZA, J. C. R. . ENSINO DAS CIÊNCIAS NO MUNDO VIVIDO: A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE MERLEAU-PONTY. Saberes (Natal) , v. 1, p. 175-187, 2016.

  • 2015 SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS AMAZÔNICOS: SABERES E ALTERNATIVAS NA ESCOLA DE ASSENTAMENTO EM PARINTINS ? AM. Revista COCAR , v. 9, p. 127-145, 2015.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . Interação curricular na perspectiva da Educação do Campo na Amazônia: na escola de Assentamento Agrícola de Vila Amazônia - Parintins/Am. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 69p .

  • SILVA, Denis de Oliveira ; SOUZA, J. C. R. . Metodologia de Projetos no Ensino das Ciências na Amazônia: reflexão, estratégia e prática metodológica na escola São Pedro do Parananema - Parintins/Am. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . Interação curricular na escola de Assentamento na Amazônia. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), São Carlos, , v. 9.n° 18, p. 97 - 97, 30 jun. 2016.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; COELHO, L. S. ; SOUZA, J. C. R. . METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2015, Parintins. VII FIPED. Campina Grande - RN: Editora Realize, 2015. v. 1.

  • SILVA, Denis de Oliveira . MERLEAU-PONTY E O ENSINO DAS CIÊNCIAS NO MUNDO VIVIDO. In: XI Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2015, São Carlos. Anais do Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2015. v. 11ª. p. 80-91.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; GONZAGA, A. M. . Dinâmica no currículo: trajetória de saberes na pista no ensino de ciências. In: 4° Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2014, Manaus. 4° Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - IX Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2014.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; GONZAGA, A. M. . DINÂMICA NO CURRÍCULO: TRAJETÓRIA DE SABERES NA PISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XI I SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAI S E CURRÍCULO, 2014, Belém. Formação de Professores; Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. ? Belém: PPGED/ICED/UFPA, 2015., 2014. v. 12.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . INTERAÇÕES CURRICULARES NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO AGRÍCOLA DE VILA AMAZÔNIA, PARINTINS-AM. In: XI I SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAI S E CURRÍCULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAI S ,, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFES SORES 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 20 14 UFPA - BELÉM - PARÁ - BRAS IL, 2014, Belém. Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo (12.: 2014 nov. 25-27: Belém, PA); Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores (1.; 2014 nov. 25-27: Belém, PA) Anais do XII Seminário Nacional de, 2014. v. 12.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . Interações curriculares na escola do assentamento agrícola de Vila Amazônia, Parintins/AM. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E CULTURA NA PANAMAZÔNIA: Interdisciplinaridade, Desafios e Perspectivas, 2014, Manaus. GT 05 ? EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NAS FRONTEIRAS PANAMAZÔNICAS, 2014.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; VASCONCELOS, G. T. B. . A Educação de Jovens e Adultos - EJA - do campo e os desafios para trabalhar a sustentabilidade. In: 2 Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . Interação curricular na perspectiva de professores, alunos e comunitários da escola da comunidade do bom socorro (região do lago Zé Açu/Parintins ? AM). In: SECAM 2012, 2012, Manaus. ANAIS 2º SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ? II SECAM VII SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS TEMA: Educação em Ciências: Um Horizonte de Possibilidades para o Ensino de Ciências no cenário Amazônico MANAUS ? AM, 17 A 21 DE SETEMBRO DE 2012., 2012. v. 2.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; COELHO, L. S. ; SOUZA, J. C. R. . A LENTE FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA ENSINAR CIÊNCIAS: A PARTIR DO ESTUDANTE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO ? PARINTINS/AM. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017, Curitiba. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba, 2017. p. 1-5.

  • SILVA, Denis de Oliveira . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESCOLAS DO ASSENTAMENTO DE VILA AMAZÔNIA - PARINTINS. In: 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2018, São Paulo. 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos ? Caderno de Resumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pa, 2018. v. 5. p. 19-19.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; SOUZA, J. C. R. . Merleau-Ponty e o ensino das ciências no mundo vivido. In: XI SEMINÁRIO DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UFSCar, 2015, São Carlos. Caderno de Resumos, 2015.

  • SILVA, Denis de Oliveira ; COELHO, L. S. ; SOUZA, J. C. R. . A LENTE FOTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO PARA ENSINAR CIÊNCIAS: A PARTIR DO ESTUDANTE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO ? PARINTINS/AM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; SOUZA, J. C. R. . Merleau-Ponty e o ensino das ciências no mundo vivido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; COELHO, L. S. ; SOUZA, J. C. R. . Metodologia de Projetos no ensino das ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; ROCHA, J. M. . Interações Curriculares na escola do Assentamento Agrícola de Vila Amazônia, Parintins - Am. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; GONZAGA, A. M. . Dinâmica no currículo: trajetória de saberes na pista no ensino de ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; GONZAGA, A. M. . Dinâmica no currículo: trajetória de saberes na pista no ensino de ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. ; ROCHA, J. M. . Diálogos Pedagógicos Amazônicos: Saberes e alternativas na formação identitária de professores, alunos e comunitários na escola rural amazôinica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. ; ROCHA, J. M. . Interação Curricular na perspectiva de professores, alunos e comunitários da escola da comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-AM). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. . Currículo Oficial e Oculto da Escola da Comunidade do Bom Socorro no Lago Zé Açu - Parintins - AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira . Diálogos Pedagógicos Amazônicos: Saberes e alternativas na construção identitária na escola rural Amazônica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; VASCONCELOS, G. T. B. . A Educação de Jovens e Adultos - EJA - do campo e os desafios para trabalhar a sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. . Currículo oficial e currículo oculto na escola municipal Minervina Reis ferreira da comunidade do Bom Socorro (Região do lago Zé Açu/Parintins-Am). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; Vasconcelos . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA ? DO CAMPO E OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. ; ROCHA, J. M. . Currículo Oficial e Oculto da Escola da Comunidade do Bom Socorro no Lago Zé Açu - Parintins - AM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; VASCONCELOS, G. T. B. . A Educação de Jovens e Adultos do Campo e os desafios para trabalhar a sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Denis de Oliveira ; VASCONCELOS, G. T. B. . A educação de Jovens e Adultos - EJA - no campo e os desafios para trabalhar a sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Denis de Oliveira . O Ensino de Matemática na cidade de Parintins: realidades e perspectivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Denis de Oliveira . O Fazer e o Saber Pedagógico na Realidade da Escola Pública de Parintins. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Denis de Oliveira . Minicurso: Concepção de Natureza em Merleau-Ponty, para construção de propostas de ensino e aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Denis de Oliveira ; BARBOSA, E. S. ; CONCEICAO, H. L. R. . Política e Poder nas Histórias em Quadrinhos - HQs da Marvel em Guerra Civil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Denis de Oliveira . Minicurso: Nietzsche e o Cristianismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Denis de Oliveira ; MEDEIROS, M. X. ; ROCHA, J. M. . Interação curricular na perspectiva de professores, alunos e comunitários na comunidade do Bom Socorro/ Zé Açu. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Denis de Oliveira ; VASCONCELOS, G. T. B. . A educação de Jovens e Adultos - EJA - no campo e os desafios de trabalhar a sustentabilidade. 2011. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Metodologia de Projetos no Ensino das Ciências: Reflexão, estratégia e prática metodológica no 5° ano do Ensino Fundamental na Escola São Pedro do Parananema - Parintins-Amazonas, Descrição: Construir a Metodologia de Projetos para o ensino e aprendizagem de ciências de crianças que estudam e vivem na comunidade do Parananema, em Parintins-Am, permitiu revisitar a trajetória pessoal e profissional de vida, para a elaboração e realização das propostas de aulas em que os estudantes aproveitassem cada momento aprendendo através do fazer ciências, criando significados, sendo autônomos e espontâneos no buscar e compartilhar os conhecimentos adquiridos seja na comunidade ou na escola. A partir disso, o estudo procurou compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da escola Municipal São Pedro, percebiam as articulações entre os saberes cotidianos, mundo vivido com o ensino de ciências por meio da Metodologia de Projetos. Para que fosse possível sua realização, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com fundamentos epistemológicos de Sandín Esteban (2010), Strauss e Corbin (2008) e Flick (2009), nos procedimentos aproveitou-se a percepção da fenomenologia para identificar a essência e as experiências dos sujeitos envolvidos no estudo, através de Husserl (1986), Cerbone (2012). Nas técnicas foi feito uso da pesquisa participante, das narrativas das crianças, fotografias, relatos escritos e desenhos (FLICK, 2009). Identificamos que o mundo vivido, percebido das crianças são fundamentais para a elaboração e práticas de ensino de ciências que busquem tornar a aprendizagem significativa, explorando o cotidiano existente no local de vida, Merleau-Ponty (2004, 2011, 2014) e Le Breton (2007) indicaram caminhos para a construção articuladora dos saberes científicos e cotidianos utilizando a Metodologia de Projetos, com apoios de Almeida e Fonseca Júnior (2000), Hernández e Ventura (1998), Gandin (2012), que nos apontaram como construir e realizar práticas de trabalho que demonstrassem todas as características mencionadas anteriormente. Compreendemos que os estudantes aprendem ciências a partir do que vivem, percebem na comunidade, que os torna mais sensíveis para conhecer o lugar como também entender que o mundo científico é essencial para a construção do cotidiano em que fazem parte, não distinguindo se um saber é mais importante que o outro, mas reconhecendo o valor de cada, o quanto ambos contribuem para suas vidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / José Camilo Ramos de Souza - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Currículo Oficial e Currículo Oculto na Escola Municipal Minervina Reis Ferreira da comunidade do Bom Socorro (Região do Lago Zé Açu/Parintins-AM), Descrição: O currículo escolar no Baixo Amazonas precisa ser amplamente discutido, principalmente nas comunidades rurais, através de pesquisas que possam contribuir com o processo de compreensão do currículo prescritivo, suscitando novas posturas no percurso educacional. Esta pesquisa mostra perspectivas de professores, alunos e comunitários sobre o currículo duma escola da comunidade do Bom Socorro na zona rural do Município de Parintins na Região do Baixo Amazonas, através da interação curricular, partindo do pressuposto de um diálogo amazônico sobre a Amazônia, possibilitando quebrar os muros de um currículo urbanocêntrico. Através da abordagem qualitativa de pesquisa aplicada a educação, utilizou-se como método de procedimentos o dialético, empregando técnicas como observações participantes e entrevistas que trouxeram os saberes, as memórias sociais dos sujeitos referentes à questão da interação do currículo na escola no campo. Compreendemos o campo do currículo como sócio-interacionista, que dialoga com as realidades, através da escuta sincera da narração dos sujeitos do campo. Apontamos que o currículo no Baixo Amazonas é urbanocêntrico, mas, os professores em interação com a comunidade constroem alternativas para desmitificar o currículo ilegal que esquece a realidade da comunidade. Este estudo ajuda a iluminar sobre a necessidade de que a educação dos sujeitos do campo precisa ocupar o latifúndio do saber, onde, os próprios sujeitos esquecidos do currículo possam construir seus processos de educação partindo da realidade local, efetivado, portanto, no campo de vida cultural de tais sujeitos amazônicos. Palavras-chave: Perspectivas de professores, alunos e comunitários; Interação curricular; Currículo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Monica Xavier de Medeiros - Integrante / João Marinho da Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA ? DO CAMPO E OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE, Descrição: A temática apresenta reflexões que apontam para as necessidades dos novos desafios de se trabalhar a sustentabilidade na educação explicitando como título A Educação de Jovens e Adultos ? EJA do Campo e os desafios para se trabalhar a sustentabilidade, pressupondo que alunos da EJA são camponeses que possuem cultura e perspectivas perante seu ambiente de vida, ou seja, a mistura do homem com a terra, chamado de Pedagogia da terra. Compreendendo que o mundo está para ser feito e que a realidade pode ser transformada. O trabalho em questão propôs ser uma pesquisa qualitativa de enfoque dialético, buscando descrever sua essência, as causas da sua existência, almejando identificar suas relações, mudanças e contradições. Nesse sentido, o objetivo geral discorreu em investigar a concepção dos alunos sobre desenvolvimento sustentável e sua importância para a preservação do meio ambiente e dos recursos. O desenvolvimento sustentável nas legislações propõe desenvolver um ambiente equilibrado, equitativo, objetivando o bem-estar social, mas, na práxis esses princípios não são concretizados, configurando uma desigualdade social. A educação é pensada e construída para o meio urbano sendo aplicada ao meio rural, sem que se faça qualquer alteração, esse tipo de educação dificulta o aprendizado dos sujeitos do campo. Palavras-chave: Sustentabilidade; educação de jovens e adultos; Pedagogia da Terra; desenvolvimento sustentável; educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Filosofia da Ciência construindo diálogos crítico-reflexivos sobre o mundo científico: com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFAM Campus Parintins, Descrição: O presente projeto pretende realizar com os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Integrado diálogos crítico reflexivos sobre o mundo científico através da Filosofia da Ciência. A compreensão da ciência no ensino básico muitas vezes se dá por meio de memorização de fórmulas para serem respondidas nas avaliações, pretendemos desenvolver ações em que o estudante perceba a construção da ciência como suas intenções. Refletir a construção da ciência é fundamental para que o estudante do Ensino Médio construa e participe do mundo científico na escola em que está como na sociedade em que vive.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Denis de Oliveira Silva - Coordenador / Amanda da Costa Pereira - Integrante / Amanda Belém dos Santos - Integrante / Gracy Kelly Azevedo da Costa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. , Estrada Odovaldo Novo, Comunidade Aninga/ Parananema, 69152470 - Parintins, AM - Brasil, Telefone: (92) 35334607, Ramal: 210, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40

  • 2016 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor no Parfor

    Outras informações:
    Professor das disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico; Didática Geral

  • 2014 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

  • 2014 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor da Disc. Currículo do Ensino Básico, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Disc. Hist. Ed. bras. e amazônica, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

  • 2011 - 2012

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: BOLSISTA DA FAPEAM, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DA FAPEAM, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    CURRÍCULO OFICIAL E CURRÍCULO NA ESCOLA MUNICIPAL MINERVINA REIS FERREIRA DA COMUNIDADE DO BOM SOCORRO (REGIÃO DO LAGO ZÉ AÇU/PARINTINS-AM).

  • 2011 - 2012

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor da Disc. Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: BOLSISTA DA FAPEAM, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DA FAPEAM, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E OS DESAFIOS PARA SE TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE

    Atividades

    • 02/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Normal Superior, .,Linhas de pesquisa