Paulo Sergio de Faria

Mestre e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Faculdade Católica do Paraná; Bacharel em Teologia pela Pontifícia Facoltá Marianum - RM -Itália; Especialista em Mariologia pela Marianum; Especialista em Comunicação pela USF/SP; Especialista em Informática na educação pela PUCPR; Ampla experiência como docente de ensino superior nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Ética, aplicadas as diferentes graduações. Positivo, SPEI, FACET, Bom Jesus, Colégio Marista Santa Maria, Colégio Marista Paranaense contaram com meus serviços como docente. Atualmente é Professor concursado de História no Colégio Estadual Pinheiro do Paraná . Escreve em seu BLOG semanalmente sobre diversos temas ligados a política, religião, educação, espiritualidade na empresa, etc. Escreveu uma coleção de livros de Ensino religioso para o Ensino Fundamental; "10 dicas para não aborrecer um adolescente", "Se câncer significasse o fim, começaria com Z", "Não invista em seu Filho, ele não merece" (em andamento). Em virtude de uma laringectomia total, expressa-se atualmente pela fala esofágica. Formado em Curso básico de Libras pela Academia Brasileira de Libras.É presidente e responsável pela Igreja Ecumênica Virtual Palavra Viva.

Informações coletadas do Lattes em 16/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Apresentação e análise do pensamento kantiano no Brasil do século XIX,Ano de Obtenção: 2007
Daniel Omar Perez.

Especialização em andamento em Programa de Desenvolvimento docente para a Educaçã

2009 - Atual

Universidade Positivo

Especialização em Informática na educação

1996 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em Comunicação Social

1992 - 1993

Universidade São Francisco

Especialização em Mariologia

1987 - 1989

Pontifícia Facoltá Marianum

Aperfeiçoamento em Curso de produção "in loco" do CPTV

1998 - 1998

Colegio marista Sao Jose
Ano de finalização: 1998;

Aperfeiçoamento em Curso de Laboratório de Teatro direcionado ao ER

1996 - 1996

associação de educação católica
Ano de finalização: 1996;

Graduação em Teologia

1987 - 1989

Pontifícia Facoltá Marianum

Graduação em Filosofia

1984 - 1986

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Participação em eventos

Seminário:Espiritualidade: um tema cada vez mais emergente.Espiritualidade: um tema cada vez mais emergente. 2015. (Seminário).

A questão ética: É tica profissional e responsabilidade profissional no Homem Pós-Moderno.A questão ética: É tica profissional e responsabilidade profissional no Homem Pós-Moderno. 2013. (Simpósio).

Indisciplina: um problema de todos nós. 2013. (Encontro).

Indisciplina um problema de todos nós.Indisciplina um problema de todos nós. 2013. (Simpósio).

Simpósio:O Homem Pós-Moderno, Religião e Ética.O Homem Pós-Moderno, Religião e Ética. 2013. (Simpósio).

Semana de palestras - FACET.Espiritualidade nas Empresas. 2011. (Outra).

Publisher para Criação de Painéis Científicos. 2010. (Oficina).

VIII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR - Indivíduo e Cultura. A História do Kantismo no Brasil na visão de Antonio Paim. 2010. (Congresso).

XV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.A História do kantismo no Brasil na visão de Miguel Reale. 2010. (Simpósio).

Portal Universitário. 2009. (Oficina).

Uso do Portal: Ferramenta Avaliação/Exercício. 2009. (Oficina).

Curso de Capacitação de Profissionais da Educação: Estudos para a organização do Trabalho Pedagógico da Escola. 2006. (Outra).

VII Congresso Sul-Americano de Filosofia: Natureza e Liberdade -PUCPR. O perfil Schopenhauriano traçado pela obra de Nietzsche: III Consideração intempestiva.. 2005. (Congresso).

III Congreso Paranaense de Educação. Por um TCC para a conclusão do EM. 2003. (Congresso).

III Congresso Paranaense de Educação. O papel da educação na formação da consciência ecológica: família e escola, juntas, na construção de um ethos mais saudável. 2003. (Congresso).

III Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e V Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil.O ensino de Filosofia nas Faculdades SPEI para os cursos de ADM,Contábeis e Informática. 2003. (Simpósio).

Clube Jovem debate.Clube Jovem em debate. 1999. (Encontro).

Programa de rádio do Silvio Silva.Páscoa e 500 anos de evangelização. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Felipe Marton dos Santos

Faria, Ana Clarice S. de; Ponchirolli, Osmar; Ferrandim, Jairo;FARIA, P. S.. Religião e Pós-modernidade. Uma reflexão pertinente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - FAE Centro Universitário.

Produções bibliográficas

  • FARIA, P. S. ; Faria, Ana Clarice S. de . Aspectos Históricos dos Escritos Filosóficos no Brasil do Século XiX. Tabulae (Faculdade Vicentina) , v. 9, p. 117-134, 2011.

  • FARIA, P. S. . O Brasil e a ALCA. entre o medo, a coragem e a esperança.. Revista SPEI, Curitiba, v. 4, p. 49-54, 2003.

  • FARIA, P. S. ; BACKES, M. L. . O papel da educação na formação da consciência ecológica: família e escola, juntas, na construção de um ethos mais saudável.. III Congresso Paranaense de educação, Curitiba, 2003.

  • FARIA, P. S. . Recuperando o verdadeiro sentido da Política. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 11 - 11, 30 jun. 2004.

  • FARIA, P. S. . PQP! Fui demitido!. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 2 - 2, 30 jun. 2004.

  • FARIA, P. S. . Reis Magos?. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 2 - 2, 30 nov. 2003.

  • FARIA, P. S. . Morte é vida!. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 6 - 6, 15 out. 2003.

  • FARIA, P. S. . Morte é vida!. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 6 - 6, 15 out. 2003.

  • FARIA, P. S. . Terapia é para loucos?. Folha de Tamandaré, Almirante Tamandaré, p. 2 - 2, 30 set. 2003.

  • FARIA, P. S. . Mundo virtual x fuga da realidade. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 10 jun. 2000.

  • FARIA, P. S. . Dilema insolúvel. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 03 jun. 2000.

  • FARIA, P. S. . Universidade: panela ou tacho?. Folha de Londrina, Londrina, p. 3 - 3, 01 jun. 2000.

  • FARIA, P. S. . 2000 anos de Páscoa. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 21 abr. 2000.

  • FARIA, P. S. . Mudando para melhor. Santa Maria em revista, Curitiba, p. 8 - 8, 01 abr. 2000.

  • FARIA, P. S. . 75 anos em Ação de Graças. Santa Maria em revista, Curitiba, p. 19 - 19, 01 abr. 2000.

  • FARIA, P. S. . 2000 anos de Páscoa. Santa Maria em revista, Curitiba, p. 27 - 27, 01 abr. 2000.

  • FARIA, P. S. . Sacrifício ou mídia?. Jornal do Estado, Cutitiba, p. A2 - A2, 08 jan. 2000.

  • FARIA, P. S. . sadomasoquismo coletico. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 08 jan. 2000.

  • FARIA, P. S. . Cestas de Natal bem brasileiras. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 25 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . Sadomasoquismo coletivo e Educação. Gazeta Mercantil, Curitiba, p. 2 - 2, 17 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . Filosofia da Administração. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 17 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . Apologia católica. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 04 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . Apologia católica. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 04 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . República e cidadania. Jornal do Estado, Cutitiba, p. 4 - 4, 04 dez. 1999.

  • FARIA, P. S. . Celibato opcional para o sacerdote. Gazeta do Povo, Cutitiba, p. 6 - 6, 18 nov. 1999.

  • FARIA, P. S. . Uma parceria emocional. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 17 nov. 1999.

  • FARIA, P. S. . Escolha profissional. Voz do Paraná, Curitiba, p. 10 - 10, 30 out. 1999.

  • FARIA, P. S. . Agente de transformação. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2a - 2a, 18 out. 1999.

  • FARIA, P. S. . Agente de transformação. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2a - 2a, 18 out. 1999.

  • FARIA, P. S. . Agente de transformação. Voz do Paraná, Curitiba, p. 6 - 6, 10 out. 1999.

  • FARIA, P. S. . Aprender a "não fazer nada " sem culpa. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 11 set. 1999.

  • FARIA, P. S. . Reinventando o homem. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 09 set. 1999.

  • FARIA, P. S. . Mudar? que tal dividir?. Voz do Paraná, p. 10 - 10, 21 ago. 1999.

  • FARIA, P. S. . Meu Pai, meu herói!. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 14 ago. 1999.

  • FARIA, P. S. . Meu pai, meu herói. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2a - 2a, 09 ago. 1999.

  • FARIA, P. S. . Os dois lados da moeda. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 31 jul. 1999.

  • FARIA, P. S. . É possível pensar diferente?. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 23 jul. 1999.

  • FARIA, P. S. . No trânsito, puro reflexo. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 17 jul. 1999.

  • FARIA, P. S. . Ficar sim; namorar não!. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 8 - 8, 20 jun. 1999.

  • FARIA, P. S. . Como são sensíveis. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 4 - 4, 17 jun. 1999.

  • FARIA, P. S. . Namorando pela vida a fora. Voz do Paraná, Curitiba, p. 2 - 2, 15 jun. 1999.

  • FARIA, P. S. . Coitada da ética. Jornal do Estado, Curitiba, p. 4 - 4, 01 jun. 1999.

  • FARIA, P. S. . Educação. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 28 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Burrocracia ou burocracia?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 24 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Eu adoro o meu salário. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 4 - 4, 23 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Burocracia. O Estado do Paraná, Curitiba, p. A2 - A2, 13 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Da hierarquia a delegação de poderes. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 06 - 06, 11 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Gratidão. Voz do Paraná, Curitiba, p. 11 - 11, 04 maio 1999.

  • FARIA, P. S. . Meu Cristo falido. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 07 abr. 1999.

  • FARIA, P. S. . O despetar da cidade. jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 02 abr. 1999.

  • FARIA, P. S. . Educação canonizada. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 13 mar. 1999.

  • FARIA, P. S. . Um "viva" a morte. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 17 fev. 1999.

  • FARIA, P. S. . Luz que vem de dentro. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 30 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Ser ou não ser...brasileiro. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 23 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . 20 dias a mais. Voz do Paraná, Curitiba, p. 11 - 11, 16 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Meu corpo, meu deus. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 8 - 8, 10 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Vestibular e oportunidades iguais. Voz dio Paraná, Curitiba, p. 2 - 2, 09 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Bendita ressaca. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 06 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Saborear o momento. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 4 - 4, 03 jan. 1999.

  • FARIA, P. S. . Vinte dias a mais. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2 - 2, 28 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Carta ao Papai Noel...de gente grande. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 16 - 16, 24 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vinte dias a mais!. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 21 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Luzes. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 16 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vestibular e oportunidades iguais. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 15 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Carta ao Papai Noel...de gente grande. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2 - 2, 14 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vedete religiosa. Indústria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 14 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vedete religiosa. Voz do Paraná, Curitiba, p. 11 - 11, 12 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Terceirização e perda de vínculos. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 10 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Terceirização e perda de vinculos. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 09 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . O milagre da criança. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 08 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vedete religiosa. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2 - 2, 07 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Vedete religiosa. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 01 dez. 1998.

  • FARIA, P. S. . Você é um otário?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 18 nov. 1998.

  • FARIA, P. S. . Educação Terceirizada. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 13 nov. 1998.

  • FARIA, P. S. . Um "viva" a morte.. Voz do Paraná, Curitiba, p. 2 - 2, 07 nov. 1998.

  • FARIA, P. S. . Antropo-teimoso. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 04 nov. 1998.

  • FARIA, P. S. . Antropo-teimoso. Curitiba Metrópole, Curitiba, p. 2 - 2, 19 out. 1998.

  • FARIA, P. S. . Educar?Como?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 8 - 8, 18 out. 1998.

  • FARIA, P. S. . Educar?Como?. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 21 set. 1998.

  • FARIA, P. S. . Democracia na ponta dos dedos. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 17 set. 1998.

  • FARIA, P. S. . Ser santo hoje. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 09 set. 1998.

  • FARIA, P. S. . Catequista não é qualquer um.. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 06 - 06, 28 ago. 1998.

  • FARIA, P. S. . Remédios divinos...falsificados. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 17 ago. 1998.

  • FARIA, P. S. . Utopia política no Brasil. Jornal do Estado, Curitiba, p. B2 - B2, 17 ago. 1998.

  • FARIA, P. S. . Olá, seu padre!. Voz do Paraná, Curitiba, p. 11 - 11, 15 ago. 1998.

  • FARIA, P. S. . Antropo-teimoso. Industria e Comércio, Curitiba, p. 3 - 3, 05 ago. 1998.

  • FARIA, P. S. . Tomou?. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 23 jul. 1998.

  • FARIA, P. S. . Sertanejo moderno: saudade ou esperança?. Voz do Paraná, Curitiba, p. 09 - 09, 18 jul. 1998.

  • FARIA, P. S. . Sertanejo moderno: saudade ou esperança?. Jornal do Estado, Curitiba, p. B2 - B2, 03 jul. 1998.

  • FARIA, P. S. . Homem ou primata?. Industria e Comércio, Curitiba, p. A2 - A2, 30 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Homem ou primata?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 29 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Homem ou primata?. Jornal do Estado, Curitiba, p. A2 - A2, 24 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Homem ou primata?. Folha do Paraná, Curitiba, p. 2 - 2, 24 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Homem ou primata. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 4 - 4, 23 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Em defesa do ecumenismo. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 11 jun. 1998.

  • FARIA, P. S. . Regatando a Identidade. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 4 - 4, 12 maio 1998.

  • FARIA, P. S. . Resgatando a Identidade. Jornal da Industria& Comércio, Curitiba, p. A3 - A3, 08 maio 1998.

  • FARIA, P. S. . Lei x mentalidade. Voz do Paraná, Curitiba, p. 3 - 3, 11 abr. 1998.

  • FARIA, P. S. . Lei x mentalidade. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 6 - 6, 14 mar. 1998.

  • FARIA, P. S. . Quem tomou, tomou. quem não tomou.... Folha do Paraná, Curitiba, p. 2 - 2.

  • Faria, Ana Clarice S. de ; FARIA, P. S. . A presença do pensamento nietzschiano no desenvolvimento da Teoria dos Sonhos de Sigmund Freud. In: XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE, 2009, Toledo. A presença do pensamento nietzschiano no desenvolvimento da Teoria dos Sonhos de Sigmund Freud. Toledo: UNIOESTE, 2009. p. 1-9.

  • FARIA, P. S. . O papel da Educação na formação da consciência ecológica. In: III Congresso Paranaense de educação, 2003, Curitiba. III Congresso Paranaense de Educação: o Tempo e o espaço na Educação., 2003.

  • FARIA, P. S. . Avaliação Formativa: um ensaio democrático na área da educação. In: XII Seminário dePesquisa e VII Semana de Iniciação Científica, 2000, Guarapuava. XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: UNICENTRO, 2000.

  • FARIA, P. S. . Novas Tecnologias: nova postura discente e docente. In: XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de iniciação científica, 2000, Guarapuava. XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: UNICENTRO, 2000.

  • Faria, Ana Clarice S. de ; GAERTNER, G. ; FARIA, P. S. ; MARTINS, M. I. A. . A prática do futebol como iniciação esportiva: entre o prazer e a profissão.. In: XIV Congresso Brasileiro e VII Congresso in Psicologia do Esporte, 2010, PUC-Curitiba. Psicologia do Esporte: qualidade de vida, ética e desenvolvimento de talentos, 2010.

  • FARIA, P. S. . Por um Trabalho de Conclusão de Curso para o Ensino Médio. In: III Congresso Paranaense de Educação, 2003, Curitiba. III Congresso Paranaense de Educação. O Tempo e o Espaço na Educação.. Curitiba, 2003.

  • FARIA, P. S. . Avaliação formativa: um ensaio democrático na área da educação.. XII Seminário de Pesquisa e VII semana de iniciação científica, Guarapuava, 2000.

  • FARIA, P. S. . Novas tecnologias: nova postura discente e docente.. XII seminário de Pesquisa e VII semana de iniciação científica, Guarapuava, 2000.

  • FARIA, P. S. . A Espiritualidade: A busca humana pela transcendência e pelo existencial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . O Home Pós-Moderno, Religião e Ética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . Os desafios éticos da Pós- Modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . A questão da ética: Ètica pessoal e responsabilidade profissional no homem pós-moderno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . A questão ética: ètica profissional e responsabilidade profissional no homem pós-moderno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, P. S. . O Homem Pós-Moderno, Religião e Ética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, P. S. . Os desafios Éticos da Pós-Modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, P. S. . A Espiritualidade: A busca humana pela transcendência e pelo existencial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, P. S. . Reorganizando a vida no ensino superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . Ema, ema, ema: cada um com seus problemas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . Espiritualidade Empresarial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, P. S. . O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA OS CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIA, P. S. . A História do kantismo no Brasil na visão de Miguel Reale. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. S. ; Faria, Ana Clarice S. de . A História do Kantismo no Brasil na visão de Antonio Paim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, P. S. . O perfil Schopenhauriano traçado pela obra de Nietzsche: III Consideração Intempestiva.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, P. S. . Atitude e contexto. Curitiba: wsparis.ws, 2003 (Completo).

  • FARIA, P. S. . Um Natal qualitativo. Curitiba: PUCPR, 1998 (Boletim Informativo da AEC/PR).

  • FARIA, P. S. . CF 1998: a seviço da vida e da esperança. 1998 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Ser santo hoje 1998 (Boletim Informativo do Colégio Marista Paranaense).

  • FARIA, P. S. . Fundamentos Teológicos para o Ensino Religioso Escolar. Curitiba: PUCPR, 1997 (Boletim Informativo da AEC/PR).

  • FARIA, P. S. . Eles não querem nada com nada. Curitiba: Gráfica da Sociedade Paranaense de Cultura - PUCPR, 1997 (Boletim Informativo da AEC/PR).

  • FARIA, P. S. . À madre Teresa de Calcutá. Curitiba: PUCPR, 1997 (Boletim Informativo da AECPR).

  • FARIA, P. S. . Celebração religiosa para o término do 2 grau. Curitiba: PUCPR, 1997 (Boletim Informativo da AEC/PR).

  • FARIA, P. S. . E Maria disse não!. Curitiba: PUCPR, 1997 (Boletim Informativo da AEC/PR).

  • FARIA, P. S. . Centenário Marista: Novo século, vida nova! 1997 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Solenidade de Corpus Christi 1997 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Festa do arraiá 1997 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Manhãs de formação ou de libertação? 1997 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Associação da Escolas Católicas promovem congresso 1997 (Boletim Evolusanta).

  • FARIA, P. S. . Inteligência emocional 1997 (Boletim Evolusanta).

Outras produções

FARIA, P. S. . Igreja Ecumênica Virtual Palavra Viva. 2015; Tema: Orientação espiritual e Formação bíblica. (Site).

FARIA, P. S. . Consultoria Religiosa Empresarial - CREMP. 2008; Tema: Espiritualidade Empresarial. (Blog).

FARIA, P. S. . Ética e docência. 2010. .

FARIA, P. S. . TRANSCENDÊNCIA, ÉTICA E DOCÊNCIA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FARIA, P. S. . Filosofia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).

FARIA, P. S. . Retomando o Pique!. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . Vale apena vestir a camisa da emnpresa?. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . Empresa- familia: realidade ou utopia?. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . O medo do fracasso:força motivadora do sucesso. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . Familiares no comand: dá certo?. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . O Lucro provoca divisão?. 2004 (Completo) .

FARIA, P. S. . Por um TCC na finalização do Ensino Médio. 2003 (Poster) .

FARIA, P. S. . Atitude e contexto. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Avaliando os ganhos pelas perdas. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . A força da palavra. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Antropo-Teimoso. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Dimenção Religiosa e Produtividade. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Os Dois Lados da Moeda. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . As Guerras de Dentro e de Fora. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Terceirização e perda de vínculos. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Você é um otário?. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Globalização e Minorias. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Homem ou Primata?. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Lei x Necessidade. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . parceria emocional. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Gestão do Capital Intelectual nas Empresas. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . A importância do diálogo. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Recuperando o humano. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Administrando as dificuldades. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Tirando a ética do bolso. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Minha história, minha identidade. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . História da Empresa. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Radicalismo e flexibilidade. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Reuniões e mais reuniões. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Puxar o tapete:competência ou incompetência?. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Puxar o tapete:Sinal de Competência?. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Puxar o tapete; Sinal de Incompetência. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Crer para Ver. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Adminsitrando entre a razão e a emoção. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . No mundo das impressões. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Entre o ativismo e a ociosidade (Primeira parte). 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Entre o ativismo e a ociosidade ( Segudna Parte). 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Onde e quando começa a responsabilidade social da empresa?. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Avaliando os ganhos pelas perdas. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Avaliando os ganhos pelas perdas. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Avaliando Satisfações. 2003 (Completo) .

FARIA, P. S. . Enfeites de fora, que vem de dentro!. 2003 (Completo) .

Prêmios

2005

Professor homenageado pelo curso de ADM/Mercosul, SPEI.

2003

Professor Homenageado pelo curso de contábeis, SPEI.

2001

Professor homenageado pelo curso de Contábeis, SPEI.

2000

Professor homenageado pelo curso de Contábeis, SPEI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2009

Universidade Positivo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia Científica, Carga horária: 26

1996 - 1999

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Aplicador de provas do vestibu, Enquadramento Funcional: Aplicador de provas

Atividades

  • 12/1996 - 12/1998

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Aplicador de prova de vestibular.

1995 - 2011

Sociedade Paranaense de Ensino e Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1995

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Metodologia Científica, Filosofia e ética

2010 - 2013

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10

Outras informações:
Leciono as disciplinas: Filosofia, Ética e Metodologia Científica

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré

Vínculo: Cargo Comicionado, Enquadramento Funcional: Assessor especial do Seceretário de Educação, Carga horária: 40

Outras informações:
Além de assessorar o Secretário de Educação de Almirante Tamandaré.

Atividades

  • 01/2005

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Assessor do Secretário de Educação - CC.

1995 - 2000

Colégio Marista Santa Maria

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

  • 02/1995 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

  • 02/1995 - 12/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

1997 - 1998

Colegio Paranaense

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/1997 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso

2001 - Atual

Centro Avançado de especialização e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Co

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor horista

Outras informações:
As aulas acontecem na medida que as turmas vão sendo formadas em todo território nacional.

Atividades

  • 09/2004 - 10/2004

    Ensino, Logistica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional

  • 07/2004 - 08/2004

    Ensino, Administração estratégica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética geral e profissional

  • 11/2002 - 12/2002

    Ensino, Pós-graduação em Lingua espanhola, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etica profissional

  • 07/2002 - 08/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação