Marcos Alberto de Oliveira
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da semântica transcendental de Kant no âmbito da filosofia prática, a filosofia moral aristotélica e fundamentação do direito como ciência.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2000 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Título: A idéia de uma ciência da virtude na metafísica kantiana dos costumes
Orientador: Zeljko Loparic
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: virtude; filosofia prática; Kant; imperativo categórico; dever; liberdade. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Setores de atividade: Outro.
Mestrado em Filosofia
1995 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Zeljko Loparic
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Kant; razão pura; natureza; crítica; lógica transcendental; Newton. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia kantiana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: história da filosofia moderna.
Participação em eventos
IX Encontro Nacional de Filosofia. IX Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, Marcos Alberto de; Perez, Daniel O.; Pavão, A.; Loparic, Z.; Giacóia, Oswaldo. A função da antropologia moral na filosofia prática de Kant. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de; PEREIRA JUNIOR, L.. A influência da lógica e da argumentação na sentença. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
TERRA, P. S.;OLIVEIRA, Marcos Alberto de. A amizade em Aristóteles enquanto condição indispensável para a felicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de. Teatro, tragédia e destino humano: Édipo-Tirano em Aristóteles (uma leitura filosófica). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de. O último sorriso de DonJuan. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de. Antígona, arquétipo de individualidade: afirmação de uma convicção individual na pólis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de. O homem-massa e sua circunstância na filosofia de Ortega. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
SOUZA, J. C; ITAPARICA, A. L. M.;OLIVEIRA, Marcos Alberto de. Professor Assistente em Filosofia Geral. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
ITAPARICA, A. L. M.; SOUZA, J. C.;OLIVEIRA, Marcos Alberto de. Professor Adjunto de Filosofia Contemporânea. 2008. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
OLIVEIRA, Marcos Alberto de; PEREIRA JUNIOR, L.; FRANCA, J. L.. Seleção pública para professor substituto da disciplina História da Filosofia Medieval. 2005. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Comissão julgadora das bancas
Loparic, Zeljko. "Razão problematizante e investigação científica na filosofia kantiana da natureza". 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Campinas.
Loparic, Zeljko. A idéia kantiana de uma ciência da virtude como teoria da exeqüibilidade e execução de uma legislação prática a priori da natureza humana. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de Campinas.
FROTA, Francisco Horácio da Silva;PARENTE, Josênio; ARY, Zaira. Lei Jereissati - 1995 a 2003 - Gênese, Características e Perspectivas: Das críticas às proposições.. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
DALL'AGNOL, D.; LOPARIC, Z.; HECK, J. N.; PEREZ, D. O.; GIACOIA JUNIOR, O.; BECKENKAMP, J.. A idéia de uma ciência da virtude na metafísica kantiana dos costumes. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
PEREZ, D. O.; HECK, José Nicolau; DALL´AGNOL, Darlei; FIGUEIREDO, Vinicius; LOPARIC, Zeljko. A idéia de uma ciência da virtude na metafísica kantiana dos costumes. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
A ciência do direito em Kelsen: Um olhar crítico a partir da epistemologia de Miguel Reale; Início: 2005; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fenomenologia e Epistemologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
A concepção kantiana de liberdade; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
Retórica e filosofia prática; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
A influência da epistemologia kantiana na Teoria Pura do Direito de Kelsen; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (Proiic); (Orientador);
Metafísica e crítica na filosofia kantiana da história: O papel da idéia de justiça na elaboração de uma história a priori; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
O suicício enquanto afirmação do querer viver na filosofia de Arthur Schopenhauer; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
A questão da honra em "Ájax" de Sófocles; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
A dialética que comporta o paradoxo da fé em Temor e Tremor de Kierkegaard; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
A ética no contexto da Ética a Nicômaco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
O prazer e o critério de avaliação da moralidade das ações em Aristóteles; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
Justiça e eudaimonismo na filosofia kantiana da história; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (Proiic); Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
A distinção entre direito e ética na metafísica kantiana dos costumes; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (Proiic); Orientador: Marcos Alberto de Oliveira;
Foi orientado por
Razão problematizante e investigação científica na filosofia kantiana da natureza; 2000; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Zeljko Loparic;
A idéia de uma doutrina da virtude na metafísica kantiana dos costumes; 2005; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Zeljko Loparic;
O papel da imaginação transcedental no construtivismo kantiano; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade de Campinas; Orientador: Zeljko Loparic;
O Conceito de Vácuo na Filosofia Grega e em Kant; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Adolfo Maia Junior;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . O problema da possibilidade dos juízos reflexionantes estéticos no quadro da filosofia kantiana da razão pura. Especiaria (UESC) , v. 9, p. 431-456, 2006.
-
KEHL ; OLIVEIRA, Marcos Alberto de ; et alii . De uma possível refutação do naturalismo de Sade à luz da filosofia moral kantiana. In: Angélia Teixeira. (Org.). Especificidades da ética da psicanálise. 1ed.Salvador-Ba: Associação Científica Campo Psicanalítico, 2005, v. 1, p. 1-180.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . A semântica kantiana dos juízos religiosos em. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador-Ba. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2006.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . O conceito de natureza humana na metafísica kantiana dos costumes. In: VII Colóquio Kant: Criticismo e Semântica, 2005, Campinas (SP). VII Colóquio Kant: Criticismo e Semântica, 2005.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . Da ética kantiana e de uma possível refutação do naturalismo de Sade. In: II Jornada do Campo Psicanalítica de Ilhéus e Itabuna, 2004, Itabuna. Kant com Sade, 2004.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . A mecânica newtoniana na perspectiva dos "Princípios metafísicos da ciência da natureza" de Kant. In: XI Encontro Nacional da ANPOF, 2004, Salvador (Ba). XI Encontro Nacional da ANPOF, 2004.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . Metafísica e loucura: acerca do conceito kantiano de ilusão dialética. In: V SEMANA DE FILOSOFIA - UESC, 2003, Ilhéus-Ba. Metafísica e loucura: acerca do conceito katiano de ilusão dialética, 2003.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . O imperativo categórico e o princípio supremo da doutrina da virtude. In: X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2002, São Paulo. O imperativo categórico e o princípio supremo da doutrina da virtude, 2002.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . Obrigação de virtude, dever e fins que são ao mesmo tempo deveres: Observações acerca do suposto formalismo da filosofia prática de Kant. In: IV Colóquio Kant - Metafísica dos costumes e antropologia moral, 2002, Campinas. Obrigação de virtude, dever e fins que são ao mesmo tempo deveres: Observações acerca do suposto formalismo da filosofia prática de Kant, 2002.
-
OLIVEIRA, Marcos Alberto de . A concepção kantiana de ciência e o problema da demarcação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
A idéia de uma ciência do direito (Rechtswissenschaft) em Kant e Kelsen, Descrição: Pesquisa de cunho exegético que visa analisar a maneira como Immanuel Kant e Hans Kelsen concebem a possibilidade de uma ciência do direito. Ademais, procura determinar quais são as características dessa desejada ciência segundo os dois autores bem como investigar até que ponto se dá a influência de Kant sobre Kelsen. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Alberto de Oliveira - Coordenador / Lucas Oliveira do Nascimento - Integrante / Agnailton Ventura de Jesus - Integrante / Danielle Oliveira dos Santos - Integrante / Thiago Magalhães da Silva - Integrante., Número de orientações: 3
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Santa Cruz. , Rodovia Ilheus-Itabuna, Campus Soane Nazaré, Salobrinho, 45650000 - Itabuna, BA - Brasil, Telefone: (73) 6805171, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Dfch, Colegiado de Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
09/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia jurídica, Problemas metafísicos, Filosofia da história, Filosofia política
-
08/2003 - 07/2004
Direção e administração, Área de Filosofia - DFCH, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
Você é Marcos Alberto de Oliveira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Alberto de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?