Letícia Maria da Silva

Graduanda em Ciências Biológicas Pela Universidade Federal de Ouro Preto.Cursei dois anos e meio do Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Com enfase em recursos hídricos faltando apenas monografia para a conclusão do curso (2011). Participei de projetos nas linhas de pesquisa com Reaproveitamento do glicerol da produção de biodiesel por leveduras e Triagem de material entomológico em especial a ordem Díptera. Ministrei monitoria de Zoologia de invertebrados I e II durante a graduação de Ciências Biológicas. Fiz estágio no Instituto Estadual de floresta Diretoria de Biodiversidade Auxilio no controle e liberação de pesquisas em Unidades de Conservação em Minas Gerais e na Petrel Engenharia / Fundação de Parques Municipais BH; Elaboração de Projetos Sócio-Ambientais. Criação e aplicação de atividades de Educação ambiental nos parques de Belo Horizonte, Participação no Projeto ?Águia Não é Galinha?, onde é ministrado curso de Educação Ambiental a Infratores Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Orientador: Marco Antônio Alves Carneiro

Graduação interrompida em 2011 em Gestão de Recursos Hídricos

2009 - Interrompido

Instituto Superior de Ciências da Saúde
Título: Estudo Hidrológico e socioambiental do Corrego do Brarreiro Belo Horizonte MG
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil. Ano de interrupção: 2011

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Intensivo de Ecologia Geral. 2016. (Outra).

SEIC - UFOP.Monitoria, uma ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Zoologia de Invertebrados.. 2015. (Encontro).

SEIC - UFOP.Avaliação do crescimento das cepas Pichia anomola e Pichia guilliermondii em glicerol bruto. 2013. (Encontro).

Curso de Biomonitoramento. 2012. (Outra).

Curso de Educação Ambiental Águia Não é Galinha. 2011. (Outra).

Curso de Erosão e controle de sedimentos. 2010. (Outra).

Gestão de Recursos Hídricos. 2010. (Outra).

I Jornada da Saúde Ambiental da Bacia Hidrográfica do Corrego da da.Monitoria e educação Sosioambiental. 2010. (Outra).

Análise de Impactos Ambientais. 2009. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. 2009. (Outra).

Forum Ambiental. 2009. (Outra).

Fundamentos da Oceanografia. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anelise Fonseca Dutra

THOMAZI, Áurea R.Guimarães;DUTRA, A. F.. Biblioteca escolar: Espaço privilegiado de letramento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Filipe da Silva Siqueira

Avaliação do crescimento de Pichia guillermondii e Pichia anomala em glierol bruto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Filipe da Silva Siqueira;

Marco Antônio Alves Carneiro

Diversidade de Coleoptera em madeira morta na E; E; do Tripuí; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Rogélio Lopes Brandão

?Identificação de genes associados à produção de compostos aromatizantes em cepas de leveduras através do mapeamento de QTLs; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Rogelio Lopes Brandao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. M. . Monitoria, uma ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Zoologia de Invertebrados.. In: Encontro de saberes - Seic 2015, 2015, Ouro Preto. Anais da Mostra Monitoria - UFOP, 2015.

  • SILVA, L. M. ; SIQUEIRA, F. ; TEIXEIRA, J.A. ; BRANDAO, R. L. . Avaliação do crescimento das cepas Pichia anômola e Pichia guilliermondii em glicerol bruto. In: Encontro de saberes - Seic 2013, 2013, Ouro Preto. Anais do SEIC - UFOP, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, L. M. . Atividades cientificas destinadas a alunos do ensino médio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Avaliação do uso de família de moscas (Brachycera- Diptera) Asilidae e stratiomyidae como bioindicadores em formações florestais., Descrição: O biomonitoramento é uma forma de adquirir conhecimento da biodiversidade das especies e uma forma de avaliar a eficiencia de uma unidade de conservação e pode ser feito através de diversos grupos de animais e plantas. Bons bioindicadores devem ter sua taxonomia bem conhecida, diferentes condições ambientais ou serem restritos a certas áreas. Os insetos são um dos grupos de animais mais abundantes na Terra, são sensíveis às alterações na estrutura de um ecossistema e cerca de dois terços das plantas dependem dos insetos para sua polinização. A ordem Díptera está presente em quase todos os lugares do planeta terra, constituindo assim uma das maiores ordens de insetos de todo o mundo. A grande parte dos insetos desta ordem diferencia-se dos demais insetos alados por portarem um único par de asas. As larvas dos dípteros ocorrem em quase todo o tipo de habitat, porém, a maioria acaba ocorrendo em ambientes aquáticos diversos como rios, poças temporárias, lagoas, e etc. Dípteras não tem um estudo taxonômico em nível especifico, porem as famílias são bem conhecidas e estáveis como a identificação de famílias da subordem Brachycera que é relativamente simples para a maioria dos grupos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo descrever a distribuição geográfica da diversidade da fauna de Brachycera inventariada em sete áreas com diferentes tipos de formação florestal, na estação chuvosa de 2011 a 2013 no Parque Estadual do Rio Doce (PERD).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Letícia Maria da Silva - Coordenador / Jessica Aparecida de Souza - Integrante / Julio Fontenelle - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do crescimento das cepas Pichia anomola e Pichia guilliermondii em glicerol bruto, Descrição: O Glicerol bruto é um subproduto da produção de biodiesel, que apresenta baixo valor agregado e diversas impurezas, tais como, sais, ésteres e álcool. Diversos microrganismos como leveduras e bactérias possuem a capacidade de metabolizá-lo, utilizando-o como fonte de carbono. Neste sentido, algumas estratégias visam utilizar estes microrganismos para o aproveitamento do glicerol bruto, evitando, assim, futuras contaminações ambientais, uma vez que não há uma forma economicamente e ambientalmente viável de descarte desse subproduto. Estudos preliminares realizados com a coleção pertencente ao Laboratório de Biologia Celular e Molecular (LBCM), referentes à avaliação do melhor crescimento em glicerol, possibilitaram selecionar duas cepas: a Pichia guilliermondii (cepa 15) e a Pichia anômala (cepa 105). Visando à aplicação destas cepas no tratamento de resíduos provenientes da produção do biodiesel, como o subproduto glicerol bruto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Letícia Maria da Silva - Coordenador / Rogelio Lopes Brandão - Integrante / Janaina Aparecida Teixeira - Integrante / Filipe Siqueira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Atuou como monitorada disciplina Zoologia dos Invertebrados I e II

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Manutenção e organização do laboratório, e comprometimento com experimentos em minha linha de pesquisa. Reaproveitamento do glicerol da produção de biodiesel por leveduras.

  • 2017 - 2017

    Instituto Federal de Minas Gerais/ Campus Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Triagem de material entomológico em especial a ordem Díptera, bem como a identificação até famílias; organização do material depositado no laboratório, elaboração de relatórios, ministrar aulas substitutas para o orientador na disciplina de ecologia no curso Técnico de Meio Ambiente, bem como acompanhamento aos alunos com as atividades desenvolvidas pelo professor/ orientador

  • 2012 - 2012

    Instituto Estadual de Florestas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxilio no controle e liberação de pesquisas em Unidades de Conservação em Minas Gerais, Elaboração de artigos. Diagramação e revisão de textos para a Revista MG Biota

  • 2011 - 2011

    Petrel Engenharia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração de Projetos Sócio-Ambientais. Criação e aplicação de atividades de Educação ambiental nos parques de Belo Horizonte, Participação no Projeto ?Águia Não é Galinha?, onde é ministrado curso de Educação Ambiental a Infratores Ambientais. Ainda no projeto, ampliação do mesmo a alunos das escolas Municipais e busca de parcerias junto ao projeto