Juliano Endrigo Sordan

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Visitante no Dipartamento di Ingegneria Gestionale e Della Produzione do Istituto Politecnico di Torino (Itália). Master Black Belt Lean Six Sigma. Coordenador do curso de Tecnologia em Produção Industrial (FATEC Sertãozinho). Diretor da AD HOC Desenvolvimento Empresarial. Com mais de quinze anos de experiência, gerenciou projetos de melhoria da qualidade e produtividade em mais de 30 empresas. Tem experiência na área de Excelência Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Operational Excellence, Industry 4.0, Theory of Constraints - TOC e Lean Six Sigma.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Produção

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Orientador: Pedro Carlos Oprime

Mestrado em Engenharia de Produção

2003 - 2005

USP - Escola de Engenharia de São Carlos
Título: Proposição e aplicação de um processo de avaliação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2000,Ano de Obtenção: 2005
Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti.Palavras-chave: Auto-avaliação; Gestão da Qualidade; ISO 9000.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Administração de Empresas

1997 - 2000

Centro Universitário de Araraquara

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Bibliometria e Indicadores Científicos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2015 - 2015

B1 Intermediate Level. (Carga horária: 80h). , EF International Language Center, EF - TORONTO, Canadá.

2013 - 2013

Cadeia de Suprimentos e Arranjos Produtivos Locais. (Carga horária: 40h). , Coordenadoria da Unidade de Ensino Técnico do Centro Paula Souza, CETEC, Brasil.

2013 - 2013

Formação Master Black Belt Lean Six Sigma. (Carga horária: 40h). , Seta, SETA, Brasil.

2012 - 2012

Formação Black Belt Lean Six Sigma. (Carga horária: 160h). , Seta - Desenvolvimento Gerencial, SETA, Brasil.

2002 - 2002

Formação de Auditores Internos ISO 9001:2000. (Carga horária: 50h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Desenvolvimento Sustentado e Gestão Ambiental. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Lean Six Sigma.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Business Process Management.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sistemas Integrados de Gestão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Assemblaggio 4.0 e robotica collaborativa. 2018. (Simpósio).

XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.A contribuição dos projetos Lean Seis Sigma para as estratégias de manufatura. 2017. (Simpósio).

II Semana de Gestão - FAFIBE.Melhores Práticas Logísticas: o caso Magazine Luíza. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marciana Alves Rodrigues Barbosa

SORDAN, J. E.. O papel do sistema de informação na gestão de uma microempresa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho.

Aluno: Patricia da Silva Felix

SALA, O. T. M.;SORDAN, J. E.; LITCANOV, A. M.. A importância do Processo de Agregar Pessoas às Organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho.

Aluno: Ludmila Turchiari

REBELATO; RODRIGUES;SORDAN, J. E.. Análise de implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa de Manutenção e Recuperação de Motores Elétricos na cidade de Jaboticabal-SP: Estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Angélica Mancini Macagnan

SORDAN, J. E.. Marketing de varejo: uma análise no comportamento dos consumidores em pets shops na cidade de Matão - SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Anhanguera Educacional S/A.

Aluno: Carla Domingas de Caetano Pereira

SORDAN, J. E.. Logística empresarial: estudo da infra-estrutura de transporte em uma empresa e-commerce. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Anhanguera Educacional S/A.

Aluno: Rogério Palharine

Jair Lima Júnior;SORDAN, J. E.. Análise e implementação de ferramentas, técnicas e melhores práticas de logística: o caso Delta Citrus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: André Luiz Cyrillo Lima

Jair Lima Júnior;SORDAN, J. E.. Implantação de melhorias no gerenciamento e controle de estoques: o caso do Posto de Molas Cyrillo Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Admir Moreira Castro Neto

SORDAN, J. E.. Dificuldades e oportunidades de implementação do comércio eletrônico - uma análise do magazineluiza.com. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Roberval Nunes

Jair Lima Júnior;SORDAN, J. E.. Proposta de melhoria na gestão dos transportes: o caso da Comfrio Soluções Logísticas S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Sandra Baquete

Jair Lima Júnior;SORDAN, J. E.. A gestão pela qualidade total nas MPEs do Estado de São Paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Hewaldo Betelli Hernandes

SORDAN, J. E.. Proposta de análise e implantação de técnicas de gestão de suprimentos e qualidade na Hernandes Pães e Bolos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Vivian Ribeiro Pita

SORDAN, J. E.. Recrutamento e Seleção: uma análise das práticas adotadas por usinas de açúcar e álcool na região de Guaíra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Dieison Welton Franckevicius

SORDAN, J. E.. Planejamento estratégico de marketing: um estudo sobre as práticas adotadas na Fagus Fibra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: André Francisco de Souza

SORDAN, J. E.. Planejamento de produção de confecção de uniformes industriais e mão de obra terceirizada na cidade de Morro Agudo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Luiz Fernando Magri

SORDAN, J. E.. Análise da gestão do transporte canavieiro em uma empresa sucroalcooleira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Aluno: Regiane Valentti Welte

SORDAN, J. E.. Proposta de sistematização de um modelo de medição de desempenho na Comfrio Soluções Logísticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fábio Müller Guerrini

CARPINETTI, L. C. R.GUERRINI, F. M.; Santos. Proposta para avaliação da adequação aos requisitos ISO 9001:2000 (qualificação. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Sergio Luis da Silva

OPRIME, Pedro CarlosPIMENTA, M. L.DA SILVA, SERGIO LUIS; AMUI, L. B. L.. Interação entre práticas lean seis sigma e tecnologias da indústria 4.0: um estudo multicasos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Pedro Carlos Oprime

OPRIME, P. C.PIMENTA, M. L.; AMUI, L. B. L.;SILVA, S. L.. "INTERAÇÃO ENTRE PRÁTICAS LEAN SEIS SIGMA E TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0: UM ESTUDO MULTICASOS". 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Fernando César Almada Santos

CARPINETTI, L. C. R.SANTOS, F. C. A.; PEIXOTO, M. O. C.. Proposição e aplicação de um processo de avaliação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2000. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - USP - Escola de Engenharia de São Carlos.

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

CARPINETTI, L. C. R.SANTOS, Fernando César AlmadaPEIXOTO, Manoel Otelino da Cunha. Proposição e aplicação de um processo de avaliação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2000.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Eduarda Barini

Aplicação da Ferramentas CANVAS em uma indústria de processamento de alimentos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

José Leonardo Ferreira

Aplicação de Ferramentas Lean Manufacturing em ambientes de produção sob encomenda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho - FATEC; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

LIVIA NICIOLI BERTI

Gestão da Mudança: uma reflexão sobre sua complexidade em empresas familiares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Stela Domiciano Meireles

Avaliação do processo de mudança em organizações familiares e não familiares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Camila Branco Sayama Shiga

A inovação nas micro e pequenas empresas da indústria metal mecânica no município de Araraquara; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertaozinho; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Eduardo Selli & Fábio Ganzella

Vantagens e dificuldades encontradas na implantação de um sistema de gestão da qualidade: O caso Nardini Ltda; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Andreia Golfi Andreazi & Paula Pereira Santos

Análise do perfil empreendedor e gerencial dos alunos do curso de administração das faculdades integradas FAFIBE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Ana Carolina Figueiredo

Logística de distribuição da cana-de-açúcar: um estudo sobre a administração de tráfego em usinas da região de Ribeirão Preto - SP; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Roberto Antonio de Oliveira Olivério

Tecnologia e Produção: um estudo sobre a tecnologia de processo na indústria moveleira do interior paulista; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Fernanda Querulho Wince

A importância das atividades primárias na administração logística do comércio varejista; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Fabiana De Agazio

Análise das Práticas de armazenagem no setor de distribuição de bebidas; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Carla Domingas de Caetano Pereira

Análise da infra-estrutura de transporte em empresas E-commerce; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Anhanguera Educacional S/A; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Vivian Ribeiro Pita

Recrutamento e seleção: uma análise das práticas adotadas por Usinas de Açúcar e Álcool da Região de Guaíra; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Ronaldo Adriano Tribiolli

Análise e reavaliação do sistema de movimentação e armazenagem de um armazém frigorificado: o caso Comfrio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Luiz Fernando Magri

Análise da gestão do transporte canavieiro em uma empresa sucroalcooleira; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista; Orientador: Juliano Endrigo Sordan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcio Lópes Pimenta

A RELAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4; 0 E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS LEAN SEIS SIGMA EM PROCESSOS DE MANUFATURA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos; (Coorientador);

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

Proposição e Aplicação de um Processo de Avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000; 2005; 106 f; Dissertação (Mestrado em Programa Pós Graduação Em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO ; CARPINETTI, LUIZ CESAR RIBEIRO ; VITORELI, GISLAINE APARECIDA ; SORDAN, JULIANO ENDRIGO ; LIMA, CARLOS HENRIQUE BERTUCCI . Quality And Safety Management Systems: Joint Action For Certification Of Small Firms In An Industrial Cluster In Brazil. S AFR J IND ENG , v. 25, p. 189, 2014.

  • 2012 VITORELI, GISLAINE APARECIDA ; CARPINETTI, LUIZ CESAR R ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO ; SORDAN, JULIANO ENDRIGO ; LIMA, CARLOS HENRIQUE BERTUCCI . Estruturação de um programa de qualificação em gestão da qualidade, segurança e saúde ocupacional: apresentação dos resultados de uma aplicação piloto realizada no aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho - São Paulo. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 19, p. 689-704, 2012.

  • SORDAN, JULIANO ENDRIGO . Gestão de Pessoas no âmbito da qualidade: um exame das práticas adotadas por organizações 'classe mundial'. Revista de Ciências Gerenciais , v. 11, p. 119, 2007.

  • SORDAN, J. E. ; ESRIVÃO FILHO, Edmundo . Diagnóstico Organizacional - A visão de Nadler e Tushman. In: Edmundo Escrivão Filho; Sérgio Perussi Filho. (Org.). Teorias de Administração - Introdução ao estudo do trabalho do administrador. 01ed.São Paulo: Saraiva, 2010, v. 01, p. -.

  • ESRIVÃO FILHO, Edmundo ; SORDAN, J. E. . Administrar é diagnosticar o comportamento da organização e construir a sua arquitetura: a visão de Nadler e Tushman. In: Edmundo Escrivão Filho; Sérgio Perussi. (Org.). Administrar é...A evolução do trabalho do administrador. São Carlos: Rima Editora, 2008, v. 1, p. 147-162.

  • SORDAN, J. E. ; OPRIME, P. C. ; PIMENTA, M. L. ; RODRIGUES, Y. T. ; MARINHO, C. A. . Robótica Colaborativa à luz da Gestão da Produção: Revisão de Literatura e Oportunidades para Pesquisas Futuras. In: Simpósio de Engenharia, Inovação e Produção, 2019, Águas de Lindóia. SENGI 2019, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; MARINHO, C. A. ; FERREIRA, J. L. ; SILVA, R. . Gerenciamento do chão de fábrica por meio de técnicas kaizen em processos job shop: estudo de caso em uma empresa de fundição. In: Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho - SITEFA, 2019, Sertãozinho - SP. Revolução digital: tendências tecnológicas no mundo moderno, 2019.

  • RODRIGUES, Y. T. ; SORDAN, J. E. . Competências emergentes na indústria 4.0: uma revisão sistemática da literatura. In: Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho - SITEFA, 2019, Sertãozinho, SP. Revolução digital: tendências tecnológicas no mundo moderno, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; OPRIME, P. C. ; PIMENTA, M. ; BUENO, C. R. ; MARINHO, C. A. . Interação entre as práticas lean manufacturing e tecnologias da indústria 4.0: uma revisão sistemática da literatura. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção ? ENEGEP 2019, 2019, Santos. Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da logística e operações, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; OPRIME, P. C. ; PIMENTA, M. L. . Digital shop floor management: uma revisão da literatura. In: XXVI Simpósio de Engenharia de Produção ? SIMPEP 2019, 2019, Bauru. Desafios da engenharia de produção no contexto da indústria 4.0, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; GONCALVES, C. W. . Aplicação do método A3 para a redução do tempo de reprocessamento na fabricação de pães congelados. In: XXVI Simpósio de Engenharia de Produção ? SIMPEP 2019, 2019, Bauru. Desafios da engenharia de produção no contexto da indústria 4.0, 2019.

  • RODRIGUES, Y. T. ; SORDAN, J. E. . Competências de domínio no contexto da indústria 4.0: análise do conteúdo das ementas de cursos de graduação em engenharia de produção. In: XXVI Simpósio de Engenharia de Produção ? SIMPEP 2019, 2019, Bauru. Desafios da engenharia de produção no contexto da indústria 4.0, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; MAXIMO, M. ; MOURA, M. C. ; OPRIME, P. C. . Condução de um projeto Seis Sigma para a redução dos custos da não qualidade no processo de produção de balas. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção ? SINEP 2019, 2019, Dourados - MS. Evolução da cadeia produtiva frente à indústria 4.0, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; CUSTODIO, F. A. ; MARTINS, R. A. ; OPRIME, P. C. . Diagnóstico de maturidade dos sistemas de medição de desempenho em instituições de ensino superior: um estudo multicasos. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção ? SINEP 2019, 2019, Dourados - MS. Evolução da cadeia produtiva frente à indústria 4.0, 2019.

  • FERREIRA, V. A. M. ; MARINHO, C. A. ; SORDAN, J. E. . Previsão da demanda por meio das séries temporais: um estudo de caso no processo de controle biológico na cana-de-açúcar. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção ? SINEP 2019, 2019, Dourados - MS. Evolução da cadeia produtiva frente à indústria 4.0, 2019.

  • BOSQUETTI, D. ; MALUF, O. ; FARAH, A. ; MARINHO, C. A. ; SORDAN, J. E. . Nova política de desenvolvimento econômico paulista e o polo metalomecânico de Sertãozinho-SP. In: Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho - SITEFA, 2019, Sertãozinho. Revolução digital: tendências tecnológicas no mundo moderno, 2019.

  • SORDAN, J. E. ; MARINHO, C. A. ; FARAH, A. ; MARTINS, M. F. ; OPRIME, P. C. . Planejamento de experimentos aplicado ao processo de tratamento térmico do aço 4340. In: XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017, BAURU. XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017.

  • SORDAN, J. E. ; MARINHO, C. A. ; TOLEDO, J. C. ; OPRIME, P. C. . Implementação do Gerenciamento da Rotina no processo de suprimentos: estudo de caso em uma empresa do setor metal-mecânico. In: XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017, BAURU. XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017.

  • SORDAN, J. E. ; OPRIME, P. C. . A contribuição dos projetos Lean Seis Sigma para as estratégias de manufatura. In: XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017, BAURU. XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2017.

  • CARPINETTI, L.C.R. ; GEROLAMO, M. C. ; VITORELI, G. ; SORDAN, J. E. ; BERTUCCI, C. H. . A Proposal of a Program for Qualification of Firms in Quality and Occupational Health and Safety in a Metal-Mechanic Cluster in Brazil. In: Proceedings of the 2010 Industrial Engineering Research Conference A. Johnson and J. Miller, eds., 2010. Proceedings of the 2010 Industrial Engineering Research Conference A. Johnson and J. Miller.

  • VITORELI, G. ; CARPINETTI, L.C.R. ; SORDAN, J. E. ; BERTUCCI, C. H. . Proposta de um Programas de Qualificação em Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional para Pequenas e Médias Empresas do Agromerado Metal-mecânico de Sertãozinho. In: XXX ENEGEP, 2010, SÃO CARLOS. Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010.

  • SORDAN, J. E. ; Jair Lima Júnior . Gestão da qualidade no setor sucroalcooleiro:um estudo sobre a implantação de um sistema de gestão APPCC. In: SIMPEP, 2006, BAURU. XII Simpep, 2006.

  • SORDAN, J. E. . Estratégia Lean Six Sigma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, JULIANO ENDRIGO . Excelência Operacional na Indústria: Tendências e Desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, J. E. . Liderança e Cultura Lean: O estilo Toyota de Gerenciar o Chão de Fábrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, J. E. . Design for Six Sigma (DFSS) como Estratégia de Apoio à Inovação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, JULIANO ENDRIGO . Estratégia Lean Six Sigma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, J. E. . Projetos de Melhoria em Gestão Integrada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, J. E. . Conhecendo a FATEC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SORDAN, J. E. . Minicurso: Implementação do Programa 5S. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARGUS, A. ; SORDAN, J. E. ; TORRES, L. V. . Remuneração, Benefícios e Qualidade de Vida no Trabalho. Ribeirão Preto, São Paulo, Bra: Uniseb, 2012 (Desenvolvimento de material didático ou Institucional - Ensino).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SORDAN, J. E. . Black Belt Lean Six Sigma Training Program. 2018.

SORDAN, J. E. . Green Belt Lean Six Sigma Training Program. 2018.

SORDAN, J. E. . Green Belt Lean Six Sigma Training Program. 2018.

SORDAN, J. E. . Formação Lean Practitioner. 2017.

SORDAN, J. E. . Workshop Change Management. 2017.

SORDAN, J. E. . Green Belt Lean Six Sigma Training Program. 2017.

SORDAN, J. E. . Minitab for Lean Six Sigma Projects. 2017.

SORDAN, J. E. . Minicurso 'Mapeamento do Fluxo de Valor e Ferramentas Lean Manufacturing'. 2016. .

SORDAN, J. E. . Minicurso Lean Six Sigma. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SORDAN, J. E. . Implantação do programa 5S. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SORDAN, J. E. . Reciclagem para auditores internos ISO 14001:1996. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SORDAN, J. E. . Reciclagem para auditores internos ISO 9001:2000. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SORDAN, J. E. . Formação de auditores internos - 5S. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Raccolta, analisi e gestione delle informazioni di Prodotto-Processo nel caso di produzioni OKP (One-of-a-Kind-Product", Descrição: Diversas soluções em software de gestão da produção encontram-se disponíveis para o gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e controle de execução de manufatura (MES). A integração entre esses dois aspectos é um ponto crítico em Produção Única (OKP), onde cada produto é único, e a definição do processo depende principalmente de decisões humanas no nível do chão de fábrica. Baseando-se nas lições aprendidas pelos operadores em anos de experiência de trabalho e na capacidade de reutilizar esse conhecimento para enfrentar novos problemas, o OKP deve reagir de forma rápida e eficaz a cada mudança da atividade planejada. A falta de um sistema de gestão do conhecimento estruturado e eficaz para capturar e representar o conhecimento tácito, faz com que esse conhecimento permaneça na mente das pessoas. O objetivo deste trabalho é projetar uma estrutura capaz de integrar dados, tanto nas fases de projeto quanto de fabricação. Para este propósito, este projeto visa estruturar uma ontologia e relacionar informações dos sistemas PLM e MES por meio de estudos de casos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador / FRANCO LOMBARDI - Integrante / PAOLO CHIABERT - Integrante / EMILIANO TRAINI - Integrante / GIANLUCA D'ANTONIO - Integrante / GIULIA BRUNO - Integrante.

  • 2018 - Atual

    INDÚSTRIA 4.0: ANÁLISE DE INICIATIVAS DE INTEGRAÇÃO INTERFUNCIONAL EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, Descrição: A Indústria 4.0 abarca o uso de tecnologias como: internet das coisas, computação em nuvem, integração maquina a máquina, comunicação, impressão 3D e big data. Nesse contexto, a integração interfuncional é essencial para o desenvolvimento de produtos complexos do ponto de vista tecnológico. No entanto, a literatura sobre o desenvolvimento de produtos no contexto da Indústria 4.0 não é clara em relação às práticas de integração interfuncional, de modo a prover as sinergias e estados de cooperação necessários para dar suporte ao seu aspecto multifuncional. O mainstream da pesquisa em integração interfuncional possui foco na cooperação entre pessoas, no sentido de integrar estruturas de função e de poder. Porém, no contexto da Indústria 4.0 há uma mudança nessa ênfase dada às pessoas. Estas continuam sendo orientadas a cooperar entre si para a obtenção de resultados conjuntos no nível da firma. Porém, essa cooperação está mais relacionada ao desenvolvimento de habilidades para lidar com os processos ciberfísicos e com o conhecimento produzido pelas máquinas e sistemas de informação. Esse tipo de habilidade de interação entre humano, máquina e sistema, pode gerar uma nova forma de se estudar a integração interfuncional. O objetivo deste projeto é caracterizar as iniciativas de integração interfuncional em processos de desenvolvimento de produtos em empresas que empregam as tecnologias da Indústria 4.0 em seu sistema produtivo. Serão realizados estudos de caso em diversas cadeias de suprimento, bem como orientações de doutorado, mestrado e iniciação científica. Este projeto representa a continuação de uma série de pesquisas, realizadas pelo proponente, no âmbito da integração interfuncional como mecanismo da gestão da cadeia de suprimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Integrante / Pedro Carlos Oprime - Integrante / Marcio Lopes Pimenta - Coordenador / Stefânia Ferreira Silva - Integrante / Amanda de Paiva Pereira Freitas - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2012

    CEISE QUALIFICA, Descrição: O Programa CEISE Qualifica foi concebido a partir de diversas pesquisas realizadas por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seu surgimento se deu no contexto do Projeto Metaltec, projeto desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com o CEISE e que tem como objetivo capacitar as micro e pequenas empresas do aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    METALTEC, Descrição: O objetivo geral do projeto Metaltec é a capacitação, organização e estruturação das Micro e Pequenas Empresas do aglomerado e da região. De acordo com os preceitos do Metaltec, um dos principais resultados seria a melhoria da qualidade em termos de serviço e produto, além de uma maior competitividade das empresas do setor e, por conseguinte, a conquista de novos mercados, o que reforça o alinhamento do projeto proposto ao encontro das necessidades do APL de Sertãozinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    CEISE QUALIFICA, Descrição: O Programa CEISE Qualifica foi concebido a partir de diversas pesquisas realizadas por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seu surgimento se deu no contexto do Projeto Metaltec, projeto desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com o CEISE e que tem como objetivo capacitar as micro e pequenas empresas do aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    METALTEC, Descrição: O objetivo geral do projeto Metaltec é a capacitação, organização e estruturação das Micro e Pequenas Empresas do aglomerado e da região. De acordo com os preceitos do Metaltec, um dos principais resultados seria a melhoria da qualidade em termos de serviço e produto, além de uma maior competitividade das empresas do setor e, por conseguinte, a conquista de novos mercados, o que reforça o alinhamento do projeto proposto ao encontro das necessidades do APL de Sertãozinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    CEISE QUALIFICA, Descrição: O Programa CEISE Qualifica foi concebido a partir de diversas pesquisas realizadas por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seu surgimento se deu no contexto do Projeto Metaltec, projeto desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com o CEISE e que tem como objetivo capacitar as micro e pequenas empresas do aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    METALTEC, Descrição: O objetivo geral do projeto Metaltec é a capacitação, organização e estruturação das Micro e Pequenas Empresas do aglomerado e da região. De acordo com os preceitos do Metaltec, um dos principais resultados seria a melhoria da qualidade em termos de serviço e produto, além de uma maior competitividade das empresas do setor e, por conseguinte, a conquista de novos mercados, o que reforça o alinhamento do projeto proposto ao encontro das necessidades do APL de Sertãozinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    CEISE QUALIFICA, Descrição: O Programa CEISE Qualifica foi concebido a partir de diversas pesquisas realizadas por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seu surgimento se deu no contexto do Projeto Metaltec, projeto desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com o CEISE e que tem como objetivo capacitar as micro e pequenas empresas do aglomerado metal-mecânico de Sertãozinho.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    METALTEC, Descrição: O objetivo geral do projeto Metaltec é a capacitação, organização e estruturação das Micro e Pequenas Empresas do aglomerado e da região. De acordo com os preceitos do Metaltec, um dos principais resultados seria a melhoria da qualidade em termos de serviço e produto, além de uma maior competitividade das empresas do setor e, por conseguinte, a conquista de novos mercados, o que reforça o alinhamento do projeto proposto ao encontro das necessidades do APL de Sertãozinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliano Endrigo Sordan - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Paraninfo - 2ª Turma de Tecnologia em Gestão Empresarial, Fatec Sertãozinho.

2009

Professor Homenageado - Turma Administração de Empresas, Faculdades Integradas Logatti.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    AD HOC - Consultoria, Treinamento e Educação Ltda

    Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor

    Atividades

    • 10/2009

      Direção e administração, AD HOC - Consultoria, Treinamento e Educação Ltda, .,Cargo ou função, Diretor.

  • 2011 - Atual

    Faculdade de tecnologia de Sertãozinho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 12

    Atividades

    • 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho - FATEC, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2012

      Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento de Negócios, Gestão da Produção, Gestão de Pessoas, Projeto Interdisciplinar, Sistemas Integrados de Gestão

    • 08/2011 - 06/2013

      Ensino, Mecânica - Processos de Soldagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção II, Gestão da Qualidade

  • 2013 - 2014

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 06/2013 - 09/2014

      Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Produção e Logística

  • 2010 - 2012

    Faculdade de Tecnologia de Mococa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2010 - 06/2012

      Ensino, Gestão em Agronegocio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Produção, Gestão da Produtividade na Agroindústria, Gestão de Pessoas, Sistemas de Gestão ERP, Fundamentos de Marketing

  • 2011 - 2012

    Centro Universitario UniSeb

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas: Introdução à administração Administração da produção e logística Gestão de Serviços

    Atividades

    • 06/2011

      Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Administração, Administração da Produção

    • 05/2010 - 06/2010

      Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação do Desempenho Organizacional

  • 2012 - 2012

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

  • 2011 - 2011

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

  • 2010 - 2010

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

  • 2006 - 2007

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

    Atividades

    • 09/2012 - 10/2012

      Ensino, Gestão Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos

    • 10/2010 - 11/2011

      Ensino, Engenharia da Qualidade Integrada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produtividades e Gestão por Processos e Manufatura , Métodos e Ferramentas da Qualidade

    • 06/2011 - 06/2011

      Ensino, Gestão Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos, Processos de Fabricação

    • 02/2011 - 03/2011

      Ensino, Gestão Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação

    • 02/2006 - 12/2007

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de Desempenho, Gestão de Projetos, Teoria Geral da Administração

  • 2011 - 2011

    Universidade Paulista

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor

    Atividades

    • 05/2011 - 10/2014

      Ensino, Manutenção Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ferramentas da Qualidade na Manutenção Industrial, Qualidade do Projeto

  • 2006 - 2011

    Associação Escola de Agrimensura de Araraquara

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2008 - 08/2011

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção, Administração de Materiais

    • 06/2006 - 08/2011

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção, Administração Mercadológica

  • 2005 - 2010

    Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2009 - 07/2010

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plano de Negócios

    • 08/2006 - 07/2010

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção, Administração de Materiais, Administração de Serviços, Fundamentos de Economia, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Gestão de Projetos, Metodologia de Pesquisa

  • 2005 - 2006

    ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ITAPOLIS

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

    Atividades

    • 02/2005 - 06/2006

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing em Agronegócios, Administração da Produção, Administração de Materiais, Tomada de decisão

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Gestão em Agronegócio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing em Agronegócio

  • 2007 - 2008

    Centro Universitário Moura Lacerda

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor

    Atividades

    • 09/2007 - 09/2008

      Ensino, Gestão de Logística e Supply Chain, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade aplicada à Logística

  • 1995 - 2005

    SANTA CRUZ S/A

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista de gestão integrada, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/2003 - 08/2004

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Implantação e manutenção do sistema HACCP.

    • 05/2003 - 07/2003

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Reestruturação do programa 5S.

    • 03/2002 - 09/2002

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Implantação e manutenção do certificado ISO 9001:2000.

    • 11/2001 - 09/2002

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Implantação e manutenção certificado ISO 14001:1996.

  • 2017 - 2017

    Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 10/2017 - 11/2017

      Ensino, MBA Banking para cooperativas de Crédito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceitos de Qualidade em serviços de cooperativas

  • 2018 - Atual

    Politecnico Di Torino

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40