Mariza Dias da Rosa
Possuo graduação em História pela Universidade Católica de Pelotas (1988) e Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Pós-graduação em Sociologia e Política, UFPel (2004), Pós-graduação em Educação para Surdos, UFPel (2006) e Pós-graduação em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura - modalidade EaD, FURG (2010). Fui professora Estadual de 1980 a 2010 ano de minha aposentadoria. Trabalhei, como professora concursada, na Prefeitura Municipal de Pelotas de 1991 a 2016 também já gozando de aposentadoria. Entre as várias escolas que trabalhei a que mais tempo permaneci foi no Colégio Municipal Pelotense, por 23 anos, nos Ensinos Fundamental, Médio e Curso Normal - Formação de professores, com alunos ouvintes e surdos, nas disciplinas de História, Sociologia e Estudos Rio-Grandenses. Fundei em 2005 o Museu do Colégio Municipal Pelotense " Museu Luis Curi Hallal" coordenando o mesmo por 11 anos. Tutora na Educação Modalidade EaD na UFPel de 2011 a 2013.Trabalhei no Programa PROFUNCIONÁRIO - IFsul -Pelotas como Professora Formadora de 2014 a 2016.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2009 - 2010
Pós-graduação Lato-Senso Rio Grande do Sul. (Carga horária: 500h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Projeto de Extensão "Educação Patrimonial. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Plano Museológico: Implantação, Gestão. (Carga horária: 10h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
2005 - 2006
Educação para Surdos. (Carga horária: 465h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2002 - 2004
Pós Graduação em Sociologia e Política. (Carga horária: 435h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1998 - 2000
Pós Graduação em Educação. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Rio Grande do Sul.
Produções bibliográficas
-
ORG., G. L. A. ; ROSA, M. D. ; SCHWANZ, J. K. ; NEVES, J. N. P. ; RIOS, D. F. ; TEIXEIRA, V. B. ; ROSA, M. D. . Museu do Colégio Municipal Pelotense: um espaço para pesquisa o ensino e a extensão 2004-2014. 1ª. ed. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2014. v. 500. 144p .
-
ROSA, M. D. . Poder Escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSA, M. D. ; Maritza Flores . Consciência Negra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROSA, M. D. . Relato de experiência na Educação de Surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, M. D. . Comunicação Oral. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, M. D. . Trabalhando com Maquetes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações:
Professora Formadora em EaD (Educação à Distância) curso Profuncionário Ifsul Pelotas.
Disciplinas de:
- Orientação da prática Profissional I
- Educadores e Educandos Tempos Históricos
- Homem Pensamento e Cultura
- Reflexão da Prática Profissional II
- Gestão Democrática nos Sistemas e nas Escolas
2014 - 2016
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Formadora do Programa Profuncionário- IFSul-Campus Pelotas
Nas seguintes disciplinas:
- Orientação da Prática Profissional I
- Educadores e Educandos Tempos Históricos
- Homem Pensamento e Cultura
- Reflexão da Prática Profissional II
- Gestão Democrática nos Sistemas e nas Escolas
1991 - 2016
Colégio Municipal PelotenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora aposentada das Redes Estadual e Municipal de Ensino.
2005 - 2015
Colégio Municipal PelotenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Museu do CMP, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenadora do Museu do Colégio Municipal Pelotense responsável pela organização e participação do Museu em eventos Nacionais e locais pois fizemos parte dos Sistemas: Municipal, Estadual e Nacional de Museus.
2000 - 2002
Colégio Municipal PelotenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica da Área de História do Colégio Municipal Pelotense com atuação na organização de reuniões, palestras e eventos.
2011 - 2013
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora na Educação EaD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Curso de especialização Lato Sensu em Mídias na Educação EaD, no sistema da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPel. Concomitante à tutoria, participei das atividades de Formação de Tutoria, num total de 76 horas de formação.
1980 - 2010
Professora EstadualVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
1990 - 1991
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Terapia ocupacional através de oficinas de artesanato.
2018 - 2020
APAEVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariza Dias da Rosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?