Helena Rosa Vieira Lima

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português e Francês), pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutorado em Linguística pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1985). É docente e pesquisadora universitária e tem atuado na gestão acadêmica de Instituições de Ensino Superior, como coordenadora de cursos, diretora, pró-reitora e vice-reitora. Participou de Comissão Própria de Avaliação como coordenadora. Na gestão educacional, suas atividades abrangem, principalmente: elaboração, implantação e acompanhamento de plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico institucional e de cursos, supervisão, controle e atualização de processos de avaliação e de mudanças curriculares, implantação de novas sistemáticas técnico-administrativas e de desenvolvimento de pessoal, de novos projetos acadêmicos e de planejamento orçamentário institucional. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, como avaliadora institucional e de curso. E mail: helena.rosa@globo.com

Informações coletadas do Lattes em 17/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1982 - 1985

École des Hautes Études en Sciences Sociales
Título: L'argumentation dans les discours de Leonel Brizola.
Orientador: Prof Dr. Oswald Ducrot
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Lingüística

1977 - 1980

Universidade de São Paulo
Título: Redações de vestibular: uma análise da proposta de prova em relação ao desenvolvimento da dissertação.,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Profa Dra. Edith Pimentel Pinto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado Em Letras Português Francês

1969 - 1973

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Licenciatura Em Letras Português e Francês

1969 - 1973

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

LIMA, H. R. V. . IX Conferência Amazônica de Educação - CONAED. 2012. (Outro).

LIMA, H. R. V. . JOIN MF - 2012. 2012. (Outro).

LIMA, H. R. V. . VIII Conferência Amazônica de Educação. 2011. (Outro).

LIMA, H. R. V. ; ROSA, Sanny Silva da . II Jornada de Educação - Cursos de Licenciatura da Universidade São Marcos. 2006. (Outro).

ROSA, Sanny Silva da ; LIMA, H. R. V. . I Jornada de Educação - Cursos de Licenciatura da Universidade São marcos. 2005. (Outro).

Participação em eventos

12º Congresso Amazônico de Gestão de Pessoas. 2012. (Congresso).

17 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2011. (Congresso).

A humanizaçãoda gestão: transformando relacionamentos. 2011. (Outra).

III Seminário SINEPE - Inovar para Transformar. 2011. (Seminário).

Capacitação para Gestores de Curso. 2010. (Oficina).

Gestão da Inovação. 2010. (Oficina).

IIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. 2010. (Congresso).

Theory and tools of the Harvard Negotiation Project. 2010. (Oficina).

Capacitação Pedagógica de Professores.Os conteúdos: critérios de seleção e organização, transposição didática, contextualização e interdisciplinaridade. 2009. (Outra).

II Encontro Ncional de Gestores Acadêmicos.Estratégias utilizadas pelas IES na auto-avalaição istitucional e externa. 2009. (Encontro).

O Futuro da Universidade Brasileira: Cenários, Tendências e Desafios - Período 2009 - 2025. 2009. (Seminário).

O futuro da universidade brasileira - cenários, tendências e desafios - o período 2009 - 2025. 2009. (Seminário).

Programa de Capacitação do Banco de Avalaidores SINAES (BASIS). 2009. (Oficina).

Workshop Ensino de Graduação em Ciência da Informação.A operacionalização do projeto pedagógico. 2008. (Seminário).

8º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro -FNESP. 2006. (Outra).

Capacitação de Avaliadores Institucionais do BASis. 2006. (Oficina).

Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). 2006. (Oficina).

IV Encontro Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro. 2006. (Encontro).

Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do SINAES (BASis). 2006. (Oficina).

IV Encontro Nacional de Graduação das IES Particulares. 2005. (Encontro).

Seminário Gestão acadêmica: foco na excelência do ensino.Projeto Pedagógico Institucional. 2005. (Seminário).

6º FÓRUM NACIONAL: ENSINO SUPERIOR PARTICULAR BRASILEIRO - FNESP. 2004. (Outra).

II FÓRUM DE DEBATES PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES NAS ARTES E NAS HUMANIDADES.II Fórum de Debates: Perspectivas interdisciplinares nas artes e nas humanidades. 2004. (Outra).

V Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro. 2003. (Outra).

XV Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2002. (Outra).

II Fórum Nacional Ensino Superior Particular Brasileiro. 2000. (Outra).

1º Fórum Nacional sobre Avaliação Institucional. 1999. (Outra).

4º Conferência Internacional Alfa Bracara. 1999. (Outra).

I Fórum Nacional: Ensino Superior Brasileiro anos 2000. 1999. (Outra).

I Simpósio Multidisciplinar. 1999. (Simpósio).

Reunião Regional do PAIUB. 1999. (Encontro).

Seminário Internacional Universidade e Ciência na América Latina. 1999. (Seminário).

Tendências da Educação Superior para o Século XXI. 1999. (Outra).

V Seminário de Avaliação do Programa de Alfabetização Solidária.Participação da Mesa - Instrumentos de coleta para avaliação. 1999. (Seminário).

III Seminário de Avaliação do Programa Alfabetização solidária.Participação na Mesa Avaliação do II Módulo. 1998. (Seminário).

IV Seminário de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária.Exposição de fotos e trabalhos da universidade. 1998. (Seminário).

II Seminário de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária.Participação na Mesa Avaliação do Projeto Piloto. 1997. (Seminário).

I Seminário de Avaliação do Programa de Alfabetização Solidária.Participação na Mesa Continuidade no Município, como debatedora. 1997. (Seminário).

I Seminário de Avaliação do Programa de Alfabetização Solidária.Participação na Mesa Propostas de Novos Materiais. 1997. (Seminário).

V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1997. (Congresso).

I Jornada de Letras da UFSCar. Participação na Mesa Argumentação e Discurso. 1996. (Congresso).

XLIII Seminário do grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A inserção da lingüística na formação dos alunos de diversos cursos: uma experiência da UFSCar. 1995. (Seminário).

III Seminário Nacional de Avaliação curricular.Uma nova experiência curricular: o caso de São Carlos. 1994. (Seminário).

Sessão de Comunicação Integrada. Coordenação da Sessão de Comunicação Integrada. 1992. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cicência. 1979. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Maria Cristina Troiano Valentim Cruz

LIMA, H. R. V.; Duarte, Jacy Marcondes; FERNANDEZ, S. A. F.. Um estudo reflexivo sobre o processo de estudos de recuperação em, escola particular: legislação, práticas pedagógicas e aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Regina Aparecida Martinez dos Santos

LIMA, H. R. V.; Duarte, Jacy Marcondes; Rosemari Faga Viegas. O Ensino Médio em Rede e a formação continuada do docente em escola estadual do município de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Wnaderlino Cabrini Araújo

LIMA, H. R. V.; VECHI, C. A.; RIBEIRO, R. S.. Teatro e Educação: Festival de Teatro na Escola Estadual Padre Tiago Alberione. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Inajara de Salles Viana Neves

LIMA, H. R. V.. Políticas Públicas de pesquisa científica no Brasil e práticas pedagógicas de pesquisa: o caso do curso de pedagogia da FAE/CBH/UEMG. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Marcos Borges Cabral

LIMA, H. R. V.; ALTHEMAN, Edman; FERNANDEZ, S. A. F.. Salvador Arena: sua concepção de ensino e o Colégio Termomecanica em São Bernardo do Campo. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Enoch Araujo Flor

LIMA, H. R. V.. A mulher brasileira na legalidade: A luta pelo voto. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Inajara de Salles Viana Neves

LIMA, H. R. V.. Políticas Públicas e práticas pedagógicas de formação em pesquisa: estudo de caso do Curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG. 2005 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS.

Aluno: Leide de Andrade Victorino

LIMA, H. R. V.. As relações entre educação e trabalho: o ensino superior e as competências na formação do professor. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Sandra Mayumi Murakami Medrano

LIMA, H. R. V.. Situações didáticas e intervenções pedagógicas na produção de texto de alunos adultos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andréa Roberta De Oliveira

LIMA, H. R. V.. Educação de Jovens e adultos: um estudo sobre os processos de ensino e de aprendizagem. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carla Marcondes Affonso Padovani

LIMA, H. R. V.. Redações de deficientes auditivos: uma proposta de análise baseada no instrumento de Clay. 1997. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Angelica do Carmo Zanotto

LIMA, H. R. V.. A leitura de livros de histórias infantis e o recontar histórias: uma análise do desempenho de crianças pré-escolares. 1995. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Sonia Maria Salgado G

LIMA, H. R. V.. da Silva. O hábito de leitura no cotidinao da pré-escola. 1987. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Airton Francisco Embacher

LIMA, H. R. V.. O ensino da moda na era da informação: um estudo das universidades corporativas no setor de varejo de moda. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Comunicação e Semióti) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Neide Romani Covre

LIMA, H. R. V.. Argumentação: o funcionamento dos esquemas argumentativos no dialogismo interdiscursivo. 1997. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Djanira Soares de Oliveira e Almeida

LIMA, H. R. V.. Ensinando e aprendendo a escuta: momentos iniciais. 1995. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria da Piedade Rezende da Costa

LIMA, H. R. V.. Alfabetização de deficientes auditivos: um programa de ensino. 1992. Tese (Doutorado em Instituto de Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alda Gregorio Piazza

LIMA, H. R. V.; ALBERT, Helena Rosa Vieira Lima Rosemari Fagá Viég. Administração do marketing em bilbiotecas públicas: a biblioteca Monteiro Lobato. 2005. Outra participação, Universidade São Marcos.

Aluno: Luis Vicente Ferreira

LIMA, H. R. V.; GHIZZI, Marília Gomes; ROSA, Sanny Silva da. Cultura e memória na formação do professor reflexivo: uma experiência na Baixada Santista. 2004. Outra participação, Universidade São Marcos.

Aluno: Eliphas Levi Guimarães

LIMA, H. R. V.; SOGABE, Milton Terumitsu. A formação do engenheiro brasileiro no alvorecer do terceiro milênio. 2004. Outra participação, Universidade São Marcos.

Aluno: Rosemary Loenovos Verrone

LIMA, H. R. V.; MARCHELLI, Paulo Sergio; TRISTÃO, José Amércio Martelli. Políticas Públicas de formação de professores e tecnologias da informação: análise doPrograma de Educação Continuada da Rede Pública Estadual de São Paulo - PEC(2001-2002). 2004. Outra participação, Universidade São Marcos.

Aluno: Andréa Roberta De Oliveira

LIMA, H. R. V.. Educação de jovens e adultos: um estudo sobre os processos de ensino e de aprendizagem. 2000. Outra participação, Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carla Marcondes Affonso Padovani

LIMA, H. R. V.. Redações de deficientes auditivos, alunos de 3a. séries do primeiro grau: uma proposta de análise baseada no Instituo Mary Clay. 1997. Outra participação, Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Angelica do Carmo Zanotto

LIMA, H. R. V.. A leitura de livros de histórias infantis e o recontar histórias: uma análise do desempenho de crianças pré-escolares.. 1996. Outra participação, Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Membro de Banca Examinadora de Seleção Pública para professor substituto de Língua Portuguesa. 1996. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Membro de Banca Examinadora de Concurso Público para seleção de docente de Língua Portuguesa, CEPEL-UNESP. 1995. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Membro de Banca Examinadora de Concurso Público para seleção de pessoal técnico-administrtivo, SRH. 1992. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Membro da Banca Examinadora de Concurso Público para seleção de pessoal técnico-administrativo, SRH. 1991. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Membro de Banca Examinadora de Concurso Público para seleção de docente de Língua Portuguesa. 1991. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Vogal de Banca Examinadora de Comunicação e Expressão dos exames vestibulares da FUVEST. 1980. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Vogal de Banca Examinadora de Comunicação e Expressão dos exames vestibulares da FUVEST. 1979. Universidade Federal de São Carlos.

LIMA, H. R. V.. Vogal de Banca Examinadora de Comunicação e Expressão dos exames vestibulares da FUVEST. 1978. Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Maria Cristina Troiano Valentim Cruz

Um estudo reflexivo sobre o processo de estudos de recuperação em escola particular: legislação, práticas pedagógicas e aprendizagem; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Helena Rosa Vieira Lima;

Regina Aparecida Martinez dos Santos

O Ensino Médio em Rede e a formação continuada do docenteem escola estadual do município de São paulo; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Helena Rosa Vieira Lima;

Marcos Borges Cabral

Salvador Arena: sua história, sua concepção de ensino e o Colégio Termomecanica em São Bernardo do Campo; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Helena Rosa Vieira Lima;

Inajara de Salles Vianna Neves

Políticas públicas e préticas pedagógicas em pesquisa: estudo de caso do curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Helena Rosa Vieira Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, H. R. V. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. C. ; REBELO, L. M. B. . A CPA e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na Faculdade Martha Falcão. Gestão Universitária , v. v.1, p. 62-81, 2014.

  • LIMA, H. R. V. ; Regina Aparecida Martinez dos Santos . Práticas diversificadas para a formação do leitor do Ensino Médio. Pesquisa em Debate , v. III, p. 40-48, 2006.

  • LIMA, H. R. V. . Conselho Consultivo das Universidades Parceiras do Programa Alfabetização Solidária. Princípios orientadores para elaboração de proposta político-pedagógica. Revista Científica (Porto Alegre) , 1999.

  • LIMA, H. R. V. . Textos de leitura em material didático de alfabetização.. Revista Textos Graduados, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Linguagem para transferência da informação tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 21, n.2, p. 251-257, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . O que quer e o que pode esta língua? Brasil?Portugal: o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas. Texto para Discussão (Campinas) , Araraquara, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Uma abordagem teórica da concessão. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , 1987.

  • LIMA, H. R. V. . Figuras de retórica. Desvios da língua comum?. Caderno de Pesquisa NEPP, 1977.

  • LIMA, H. R. V. . Caderno de Alfabetização. São Carlos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1998.

  • LIMA, H. R. V. . Cartilha da cana. São Carlos: Lamanna UFSCAR, 1992.

  • LIMA, H. R. V. . Quebrando a banca e a educação continuada. Gazeta Mercantil, São Paulo, 25 jul. 2008.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização de adultos: construção de material didático. In: I Congresso de Extensão das Universidade Públicas do Sudeste, 1997, São Paulo, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização de adultos: construção de material didático. In: I Congresso de Extensão das Universidade Públicas do Sudeste, 1997, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização de adultos: treinamento de pessoal. In: I Congresso de Extensão das Universidade Públicas do Sudeste, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Textos de leitura em material didático de alfabetização. In: X Semana de Estudos lingüísticos e Literários, 1996, Araraquara, 1996.

  • LIMA, H. R. V. . A inserção da lingüística na formação de alunos de diversos cursos: uma experiência da UFSCar. In: XLIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1995, Taubaté, 1996.

  • LIMA, H. R. V. . Lingüística e documentação. In: XLIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1995, Taubaté, 1995.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização de Adultos: elaboração de material didático. In: III Congresso de Lingüística Aplicada, 1992, Campinas, 1992.

  • LIMA, H. R. V. . A argumentação nos discursos de Leonel Brizola. In: 38º Reunião anual, 1987, Brasília, 1987.

  • LIMA, H. R. V. . Relação entre tema e desenvolvimento da dissertação. In: 31a. Reunião Anual da SBPC, 1979, Fortaleza, 1979.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização e Pós-alfabetização de adultos: construção de material didático. In: I Encontro de Extensão da UFSCAR, 1997, São Carlos, 1997.

  • LIMA, H. R. V. ; DINIZ, M B . Alfabetização e Pós-alfabetização de adultos: treinamento de pessoal. In: I Encontro de Extensão da UFSCAR, 1997, São Carlos, 1997.

  • LIMA, H. R. V. . Eu não vou de sábado, vou de domingo: da linguagem coloquial à língua padrão materna.. In: XLIV Seminário do GEL de São Paulo, 1996, Taubaté, 1996.

  • LIMA, H. R. V. . Lingüística e documentação. In: XLIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1995, Ribeirão Preto, 1995.

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização solidária: resultados do projeto piloto: avaliação.. Brasilia: Imprenssa oficial, 1997 (Relatórios).

  • LIMA, H. R. V. . Alfabetização solidária: relatório final. Brasília: Imprenssa oficial, 1997 (Relatórios).

Outras produções

LIMA, H. R. V. ; HAWATT, M. L. . Manual de Formatura. 2013. (Manual).

LIMA, H. R. V. . Manual de Pesquisa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

LIMA, H. R. V. . Manual do Acadêmico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Percepção das elites sulamericanas sobre o impacto das desigualdades sociais na estabilidade democrática, Descrição: A pesquisa visa a comparar as alternativas de políticas públicas com vistas à correção das desigualdades sociais, do pointo de vista do maior ou menor apoio das eleites de diferentes países sulamericanos, comparáveis na perspectiva deas desigualdades sociais, porém distintos quanto ao grau de estabilidade democrática. Buscar-se-á analisar a base de apoio, entre as elites, relativa a políticas de correção da desigualdade e sua viabilidade de implementação. Especial atenção será dada à viabilidade de adoção de políticas regionais, no âmbito da América do Sul, em função da maior ou menor convergência entre as elites dos diferentes países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helena Rosa Vieira Lima - Integrante / Elizabeth Balbachesky - Integrante / José Augusto Guilhon de Albuquerque - Integrante / Rafael Antonio Duarte Villa - Coordenador / Maria Cristina Aranda Batocchio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1999

    Alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos em zona rual e em zona urbana, Descrição: Visando à elaboração de mateiral didático apropriado aao publico-alvo rural e urbano, foi realizado um levantamento de temas, léxco, construções morfo-sintáticas, textos, para posterior construção de material didático e aplicação em comunidades previamente selecionadas de zona rural e urbana. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Helena Rosa Vieira Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Martha Falcão. , Rua Natal, 300, Adrianópolis, 69057090 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 21210900, Ramal: 0956

Experiência profissional

2006 - Atual

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador Institucional e de Cursos

Outras informações:
Membro da Comissão de Especialistas do BASis do SINAES - INEP/MEC

2014 - 2017

faculdade martha falcão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2014

faculdade martha falcão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40

2008 - 2009

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-reitora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pró-reitora de Avaliação Institucional, Carga horária: 44

2006 - 2008

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante Docente na CPA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representante Docente na Comissão Própria de Avaliação - CPA

2004 - 2007

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pro-reitora de graduação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2006

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Graduação, Carga horária: 0

1999 - 2000

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora, Carga horária: 0

1997 - 2000

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

1998 - 1999

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1997 - 1998

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2007

    Direção e administração, Pró-reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional, .,Cargo ou função

  • 05/2006

    Outras atividades técnico-científicas , COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO.,Atividade realizada, REPRESENTANTE DOCENTE da COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA.

  • 05/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Graduação, Pró Reitoria de Graduação.,Atividade realizada, ATIVIDADES ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA.

  • 03/2003

    Direção e administração, Diretoria de Graduação, Ipiranga.,Cargo ou função, Diretora de Graduação.

  • 05/2006 - 11/2007

    Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função

  • 01/1999 - 12/2000

    Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, Ipiranga.,Cargo ou função, Pró-Reitora de Graduação.

  • 01/1997 - 12/2000

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portugues, Lingüística

  • 01/1998 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos e Pesquisa Em Educação, Centro de Estudos e Pesquisa Em Educação.,Atividade realizada, Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa.

  • 01/1997 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Educação de Adultos, Núcleo de Educação de Adultos.,Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo de Educação para Adultos.

2000 - 2003

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Reitora Acadêmica, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2000 - 02/2003

    Direção e administração, Vice Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Vice-Reitora Acadêmica.

1985 - 1997

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1981 - 1985

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1980 - 1981

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1980 - 05/1997

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüistica Aplicada, Língua Portuguesa

  • 03/1987 - 12/1996

    Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

1979 - 1980

Faculdades Associadas do Ipiranga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1979 - 12/1980

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística

1977 - 1981

Escola Estadual Prof Joaquim Adolfo Araujo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1977 - 12/1981

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1975 - 1976

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Especialista, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1975 - 12/1976

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Orientação Técnica do Departamento Municipal de Educação de São, São Paulo.,Serviço realizado, Orientadora especialista em Língua Portugues.

1974 - 1975

Associação Escola Suiço Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1974 - 12/1975

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

1970 - 1973

Instituto de Ensino Santo André

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1970 - 12/1973

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

  • 01/1970 - 12/1973

    Serviços técnicos especializados , Coordenadora da Área de Português, .,Serviço realizado, Coordenadora da área de português.

1989 - 1997

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Consultora ad hoc, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Consultoria ad hoc para análise e parecer técnico a projetos de pesquisa, CNPQ

1989 - 1997

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Consultora Ad hoc, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1989 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Central.,Cargo ou função, Consultora.

1991 - 1997

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Vínculo: Consultora ad hoc, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Consultora Ad hoc para análise e parecer técnico a projetos de pesquisa

Atividades

  • 01/1991 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Central.,Cargo ou função, Consultora.

1988 - 1988

Ministério da Educação

Vínculo: Membro da Comissão de Verifica, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1988 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Central.,Cargo ou função, Consultora.