Ana Rita Rios de Almeida

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Maria Milza (2010). Atuação como enfermeira efetiva na atenção básica na Prefeitura municipal da Cachoeira -BA.( 2012-2021);Experiencia como ACS - agente comunitária de saúde - na Prefeirura Municipal de Cruz das Almas -BA (2008-2011). Bacharel em Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- ( 2018).Agente de apoio na Coordenação da Atenção Básica de Cachoeira - BA ( 2019). Graduanda em medicina e entusiasta da Atenção Primária á Saúde com realização do Curso: Atenção Primária á Saúde I, durante a graduação.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Saude Pùblica

2011 - 2013

Faculdade Adventista da Bahia
Título: CUIDADOR (A) DE CRIANÇA COM DOENÇA FALCIFORME: CONHECIMENTO E ENFRENTAMENTO DA PATOLOGIA
Orientador: Prof. Ms. Roberto Oliveira

Especialização em EXPOSITOR

2010 - 2010

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: FEIRA DE PROFISSOES

Aperfeiçoamento em Manejo Clínico das Dst's ( Abordagem Sindrômica)

2013 - 2013

Secretaria de Saúde da Bahia
Título: Capacitação Manejo Clínico das Dst's: Abordagem Sindrômica. Ano de finalização: 2013
Orientador: Maria Aparecida Araújo Figueiredo

Aperfeiçoamento em MII CURSO DE ABORDAGEM SINDRÔMICA

2009 - 2009

Faculdade Maria Milza
Título: ABORDAGEM SINDROMICA. Ano de finalização: 2009

Aperfeiçoamento em ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM AO POLITRAUMATIZADO

2007 - 2007

Faculdade Maria Milza
Título: PLOTRAUMATIZADO. Ano de finalização: 2007

Graduação em andamento em medicina

2018 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

2015 - 2018

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em ENFERMAGEM

2006 - 2010

Faculdade Maria Milza
Título: ANSIEDADE EM PACIENTES SUBMETIDOS A EXAMES DE IMAGEM
Orientador: NÚBIA CRISTINA ROCHA PASSOS
Bolsista do(a): programa universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2010 - 2014

Centro Educacional Maria Milza

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1994

Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios

Formação complementar

1995 - 1997

MAGISTERIO. (Carga horária: 6400h). , COLEGIO ESTADUAL PEDRO FALCONERI RIOS, PEDRO, Brasil.

Organização de eventos

RIOS, A.R.de A, . PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO AO PROFISSIONAL DE SAÚDE. 2024. (Outro).

ALMEIA. A.R.R. de. ; RIOS, A.R.de A, . PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO AO PROFISSIONAL DE SAÚDE. 2023. (Outro).

RIOS, A.R.de A, . Seminário Conflitos Ambientais, Território e Saúde: a questão ambiental e os desafios à saúde coletiva.. 2018. (Outro).

RIOS, A.R.de A, . membro da Comissão Organizadora do Curso de Adolescentes Educadores Popular em Saúde,. 2018. (Outro).

RIOS, A.R.de A, ; RARBOSA, J. ; Andrea Rocha . Atividade Física Também é Qualidade de Vida. 2014. .

RIOS, A.R.de A, . 11º Fórum de Enfermagem do Cento Educacional Maria Milza. 2012. (Outro).

RIOS, A.R.de A, . FEIRA DO IDOSO. 2009. (Exposição).

RIOS, A.R.de A, ; RARBOSA, J. ; Andrea Rocha . Atividade Física Também é Qualidade de Vida. 2014. .

RIOS, A.R.de A, . PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO AO PROFISSIONAL DE SAÚDE. 2024. (Outro).

Participação em eventos

AULA ABERTA SOBRE GLAUCOMA - LIGA ACADÊMICA DE OFTALMOLOGIA DA UFRB (LAOF),. 2024. (Outra).

Curso MANEJO DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2024. (Outra).

JORNADA ACADÊMICA DO SÃO JOÃO SEM TRAUMA. 2024. (Outra).

Sessão aberta: Anamnese e exame físico no RN. 2024. (Outra).

SESSÃO ABERTA LIGAPED: DEPRESSÃO INFANTIL. 2024. (Outra).

"Vamos abrir a roda e falar sobre a nossa saúde mental: a Terapia Comunitária Integrativa na Universidade". 2023. (Oficina).

Curso Atenção primária à saúde 1,. 2023. (Outra).

Curso CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM PRÉ-NATAL. 2023. (Outra).

Reencôncavo Saúde. 2023. (Outra).

Reencôncavo Saúde - "Recepção da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (AAAPUFRB) aos calouros de psicologia.". 2023. (Outra).

Reenconcavo saúde e semana Acadêmica. 2023. (Outra).

SESSÃO ABERTA LACMED: DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA,. 2023. (Outra).

SESSÃO ABERTA LACMED: HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA,. 2023. (Outra).

SESSÃO ABERTA LACMED - ABORDAGEM AO TABAGISMO. 2023. (Outra).

SIMPÓSIO DE DOR DO RECÔNCAVO DA BAHIA,. 2023. (Simpósio).

SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA UFRB,. 2023. (Simpósio).

V Jornada de Cardiologia do Reconcavo Bahiano. 2023. (Simpósio).

“Compartilhando Vivências: a importância do autocuidado para os profissionais de saúde ” no evento.“Compartilhando Vivências: a importância do autocuidado para os profissionais de saúde ” no evento. 2018. (Seminário).

as dimensões do cuidado de Enfermagem no ciclo da vida. 2018. (Outra).

Palestrante da I Mostra Científica Espiritualidade e Saúde Mental: o que temos produzido cientificamente?.Palestrante da I Mostra Científica Espiritualidade e Saúde Mental: o que temos produzido cientificamente?. 2018. (Outra).

Palestrantes da Roda de Conversa 05: “Compartilhando Vivências: a importância do autocuidado para os profissionais de saúde ”.Palestrantes da Roda de Conversa 05: “Compartilhando Vivências: a importância do autocuidado para os profissionais de saúde ”. 2018. (Seminário).

Projeto Medicina Preventiva das turmas de 100 de 2014.1 à 2015.1. 2018. (Outra).

SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.1. "Santo Amaro: uma análise multifacetada dos impactos da contaminação por chumbo ". 2018. (Exposição).

SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.1: Saúde e Democracia. 2018. (Seminário).

Simpósio Nacional de Educação na Saúde: Formação e Educação Permanente em foco,. 2018. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Educação na Saúde: Formação e Educação Permanente em foco,. 2018. (Simpósio).

"Conhecimento Básico de Eletrocardiograma – Liga Acadêmica de Cardiologia do Recôncavo da Bahia – LACARB.". 2017. (Oficina).

" Exposição Dialogada - "Desafios e Possibilidades da vida universitária" " no Reencôncavo Saúde 2017.2. 2017. (Exposição).

"Formação em Saúde - Relato de Experiência: MSF e IFMSA" no Reencôncavo Saúde 2017.2. 2017. (Seminário).

"SUS: cenário de práticas e saberes no campo da Saúde". 2017. (Seminário).

Desafios éticos para o profissional de saúde na era digital. 2017. (Outra).

Gênero e Sexualidade" no Reencôncavo Saúde 2017.1. 2017. (Outra).

Maio Negro: A invenção da diferença: as populações negras no Brasil sob o olhar de viajantes e cientistas estadunidenses / Psicologia, Psicanálise e relações étnicas: no Brasil e na França / Religiões de matriz africana e a saúde da população negra". 2017. (Outra).

Massagem Terapêutica, realizada durante o Reencôncavo Saúde 2017.1 - SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde,. 2017. (Outra).

Mesa Integrada: "A política e o cuidado no campo da saúde mental.". 2017. (Outra).

Moderadora da Roda de Conversa 06: "Violência Obstétrica: uma abordagem sob a perspectiva da violência de gênero". Moderadora da Roda de Conversa 06: "Violência Obstétrica: uma abordagem sob a perspectiva da violência de gênero". 2017. (Exposição).

Reencôncavo Saúde 2017.1 - SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde,. 2017. (Seminário).

Roda de Conversa 28: "Desenvolvimento de novos fármacos: as dificuldades enfrentadas pelos laboratórios públicos brasileiros". 2017. (Outra).

Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: Tropicália "pela lei sociocultural dos encontros eu deixo e recebo um tanto",. 2017. (Seminário).

Simpósio Nacional de Educação na Saúde: Formação e Educação Permanente em foco,. 2017. (Simpósio).

Slackline, realizada durante o Reencôcavo Saúde 2017.1 - SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde,. 2017. (Oficina).

Temas em Saúde Coletiva – Política nacional de práticas integrativas e complementares na atenção à saúde". 2017. (Seminário).

XIII Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: "que a Universidade se pinte de povo",. 2017. (Seminário).

XV Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde "democracia & liberdade, que surja a voz do povo". 2017. (Seminário).

”, I Workshop de Bioquímica da LAUON e LACARB. 2016. (Outra).

I Workshop de Bioquímica da LAUON e LACARB. 2016. (Outra).

Oficina 04 - "Dose de leitura". 2016. (Oficina).

Reencôncavo Saúde 2016.1: CCS 10 anos,. 2016. (Outra).

XII Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: "da unidade vai nascer a novidade". 2016. (Seminário).

IX Fórum 20 de Novembro - Pró ? Igualdade Racial Inclusão Social do Recôncavo da UFRB. 2015. (Outra).

Seminário Científico intitulado: “Quilombos e Pesquisas em Comunidades: Línguas, Violência e Saúde”,. 2015. (Seminário).

Seminário Científico intitulado: “Quilombos e Pesquisas em Comunidades: Línguas, Violência e Saúde”,. 2015. (Seminário).

Simpósio de Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    INCLUSAO DO ADOLESCENTE NA UNIDADE SAUDE DA FAMILIA NO RACONCAVO, Descrição: TEM COMO OBJETIVO IDENFICAR O MOTIVO PELO QUEL O PÚBLICO ADOLESCENTE NAO PARTICIPA ATIVAMENTE DOS PROGRAMAS DA UNDADE SAUDE DA FAMILIA, SENDO ESTA UMA POPULAÇAO EXPOSTA A RISCOS, VULNERAVEL E DE NECESSIDADE DIVERSAS NO CAMPO DA SAÚDE, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE ORIENTAÇÃO/EDUCAÇAO EM SAÚDE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Rita Rios de Almeida - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Prefeitura municipal da Cachoeira -BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeira sanitarista atuando na rede básica da saúde.

2010 - 2012

Centro Educacional Maria Milza

Vínculo: Outro (especifique) RPOFESSORA, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIA, Carga horária: 8

2008 - 2012

Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE, Carga horária: 40

1998 - 2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE PÉ DE SERRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2011 - 2012

Curso Técnico Templários

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4