Laurilene Cardoso da Silva Lopes
Doutorado em Educação e Mestrado em Educação UFPI; Possui graduação em: Ciências com Habilitação em Física- UEMA (2006); Licenciatura em Pedagogia- ANHANGUERA; Especialização em Metodologia do Ensino de Física (INTA), Educação de Formadores de Professores (UNIFACEMA) e Mídias na educação (UFMA). Tem experiência como: Professora da Educação Básica e Ensino Superior, além de trabalhar com formação de professores na área de Matemática e ter coordenado o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC; atualmente trabalha como coordenadora pedagógica da UEM Eng. Jadihel Carvalho escola que integra a Rede Municipal de Ensino do município de Caxias-Ma; colaboradora externa do IFMA Campus Caxias. Sua pesquisa em pesquisa em educação concentra-se na formação continuada de professores e práticas da docência; estuda ainda educação Infantil, ensino de Matemática e Políticas educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 24/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2020 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma perspectiva de (res) significação da prática docente
NEIDE CAVALCANTE GUEDES.
Mestrado em Educação
2016 - 2018
Universidade Federal do Piauí
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E A PRÁTICA ALFABETIZADORA, Ano de Obtenção: 2018
NEIDE CAVALCANTE GUEDES.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Mídias na Educação
2008 - 2012
Universidade Federal do Maranhão
Título: A formação de professores na era digital: saberes e fazeres dos professores no Ensino Fundamental I da UEM João Lobo.
Orientador: Dra. Marli Alcântara Ferreira Morais
Especialização em Formação de educadores de professores
2010 - 2011
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Marahão
Título: Práticas sociais de letramento Matemático no Ensino de geometria
Orientador: Professor Mestre Raimundo Nonato de Moura Oliveira
Especialização em Metodologia do Ensino de Física
2009 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: Formação Continuada dos Professores de Física para Melhoria da Prática Docente
Orientador: Profº Msc. Pedro Paulo da Silva
Graduação em Pedagogia Licenciatura
2014 - 2017
Universidade Anhanguera
Título: A escola como lócus de formação continuada dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Raquel A S Raysaro
Graduação em Ciências com Habilitação em Física
2001 - 2005
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Laboratório Alternativo de Física para o Ensino Médio
Orientador: Profª Msc. Evanilde Costa
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Física.
Organização de eventos
LOPES, L. C. S. . SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2023. (Outro).
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . ENCONTRO DE PEDAGOGIA EPED. 2022. (Outro).
GUEDES, N. C. ; LOPES, L. C. S. . IV Encontro de Pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo. 2021. (Outro).
LOPES, L. C. S. . Semana Pedagógica. 2013. (Outro).
Participação em eventos
- Semana Municipal das Ciências, Tecnologia e Inovação de Aldeias Altas ? SMCTIAA ?Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: Construindo escolas sustentáveis e uma cidade inteligente?. MINI GERADOR EÓLICO: energia elétrica sustentável.. 2023. (Feira).
I Fórum on-line das Graduações do IFMA campus Codó ? I FORGRAD,.A formação dos pedagogos e as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. 2020. (Outra).
I Fórum on-line das Graduações do IFMA campus Codó ? I FORGRAD,.Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem mediada pela Educação a Distância. 2020. (Outra).
I Fórum on-line das Graduações do IFMA campus Codó ? I FORGRAD,.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA . 2020. (Outra).
I Fórum on-line das Graduações do IFMA campus Codó ? I FORGRAD,.A escola como lócus de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. (Outra).
VII Congresso Nacional de Educação. INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR. 2020. (Congresso).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIVERSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS,."A VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSOR NO BRASIL", no SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIVERSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS. 2019. (Seminário).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIVERSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS,."RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES. 2019. (Seminário).
8 Congresso Internacional de Educação de São Luís. 2012. (Congresso).
Curso de Formação de Tutores. 2009. (Outra).
Participação em bancas
NUNES, C. P.; NASCIMENTO, S. P.;LOPES, L. C. S.. Fatores que influenciam a ação e o efeito de drogas e a segurança na administração dos medicamentos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnol) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos.
NUNES, C. P.;LOPES, L. C. S.; RODRIGUES, V. S.;LOPES, L. C. S.. Atlas Didático Parasitológico. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnol) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos.
J S Dilmar Rodrigues; SOUSA, F. J. C.;LOPES, L. C. S.. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades no processo de desenvolvimento da criança,. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO Informática na Educação) - Instituto Federal do Maranhão.
PAULA. Aurelice Maria de Oliveira;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2023.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.. ALUNOS DO EJA: uma análise nas turmas da Escola Alberto Abdalla, em Timbiras- MA,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PAULA. Aurelice Maria de Oliveira;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. A PERCEPÇÃO DE GESTORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PAULA. Aurelice Maria de Oliveira;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PAULA, A. M. C.;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. CRIANÇAS AUTISTAS: práticas docentes para integração social na educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: metodologias utilizadas pelo docente para alfabetizar/letrando. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma discussão teórica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. BRICADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POSSIBILIDADE DE ENSINAR E APRENDER NA ERA DIGITAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
P O AURELICE DE;LOPES, L. C. S.; SALES., C. T. S.. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: análise das práticas docentes no 1o ano do Ensiino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva. A Pedagogia em Espaços não Escolares: Ressignificando Saberes e Formando Referências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EPT) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS).
OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, Laurilene Cardoso da Silva; SANTOS, A. D. T. D. S. D.. PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DA AFETIVIDADE COMO INTERMEDIAÇÃO NOS DESENVOLVIMENTOS COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, Laurilene Cardoso da Silva; SANTOS, A. D. T. D. S. D.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; P O AURELICE DE;LOPES, Laurilene Cardoso da Silva. ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS-NEEs: foco na Deficiência Intelectual.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; P O AURELICE DE;LOPES, Laurilene Cardoso da Silva. UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO POSSIBILIDADE PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: acessibilidade curricular em foco.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; P O AURELICE DE;LOPES, Laurilene Cardoso da Silva. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESSENCIAL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NECESSÁRIA À INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, L. C. S.; F FRANCISCA MARIA. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, L. C. S.; F FRANCISCA MARIA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.;LOPES, L. C. S.; PAULA, A. M. C.. INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: considerações teóricas sobre esse processo.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.;LOPES, L. C. S.; PAULA, A. M. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE, REFLEXOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.;LOPES, L. C. S.; PAULA, A. M. C.. PEDAGOGIA: A COMPREENSÃO DO FENÔMENO EDUCATIVO E SUA INTERVENÇÃO INTENCIONAL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.;LOPES, L. C. S.; PAULA, A. M. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: possibilidades e desafios.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, L. C. S.; MF. Elisangel. A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DO GESTOR ESCOLAR: processo de construção d perfil profissional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, L. C. S.; MF. Elisangel. RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA: uma discussão sobre a participação dos pais no ambiente escolar dos filhos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, L. C. S.; NC. Franc-lane Souza. EDUCAÇÃO DO CAMPO: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, L. C. S.; AZEVEDO, C. M. L.; PAULA, L. M. O.. APRENDER BRINCANDO COM A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO. 2019.
MARTINS, E. F.; AZEVEDO, C. M. L.;LOPES, L. C. S.. O QUE DIZEM OS GESTORES SOBRE A GESTÃO QUE REALIZAM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAXIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, L. V. P.; LIMA, M. R. E. S.;LOPES, L. C. S.. O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
NC. Franc-lane Souza; OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, L. C. S.. ARTE, CULTURA E CULTURA POPULAR: RESSIGNIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DO FESTEJO JUNINO CAXIENSE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
NC. Franc-lane Souza; OLIVEIRA, L. V. P.;LOPES, L. C. S.. PERSPECTIVA E DESAFIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DO ALUNO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, L. V. P.; AGUIAR, C. F. N.;LOPES, L. C. S.. ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; PAULA, A. M. C.;LOPES, L. C. S.. INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; PAULA, A. M. C.;LOPES, L. C. S.. A LITERATURA INFANTILNA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OLHANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; PAULA, A. M. C.;LOPES, L. C. S.. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO AMBIENTE ESCOLAR DOS FILHOS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, M. R. E. S.; PAULA, A. M. C.;LOPES, L. C. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 1 AO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE DOS SABERES E FAZERES NA SALA DE AULA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva. ?200 anos da Independência do Brasil: Construindo Ciências, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Inovação em Aldeias Altas-MA?. 2022. Secretaria Municipal das Ciências, Tecnologia e Inovação.
Orientou
INFORMÁTICA BÁSICA: UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA A INCLUSÃO DIGITAL; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnol) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
Agricultura Familiar: Desafios e Oportunidades no Ensino para Jovens e Adultos; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnol) - Instituto Federal do Maranhão- Paraibano; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
LETRAMENTO DIGITAL PARA TODAS: CAPACITANDO ARTESÃS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnol) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
Formação connuada de professores na EJAI: desafios e perspecvas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EPT) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EPT DO IFMA- CAMPUS CAXIAS; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EPT) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS); Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
A CONSCIÊNCIA FONÊMICA COMO PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA ALFA E BETO: UMA VISÃO DA PRÁTICA DOCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EPT) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS); Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
DA TEORIA À PRÁTICA: O ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DIALÓGICA E EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
O ENSINO EMERGENCIAL: desafios a prática docente, na diminuição de conteúdos e aprendizagens na Educação Infantil; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
DARKILENE DO NASCIMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA E A EDUCAÇÃO NO CAMPO: OS DESAFIOS VIVÊNCIADOS PELA A COMUNIDADE CAMPESINA DA ESCOLA SÃO FRANCISCO; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
O PROCESSO DE CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTALUTILIZANDO ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS); Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS); Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA: uma questão de identidade, permanência e possibilidades; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA) - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS); Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA TECNICA: NÍVEL DE RECONHECIMENTO DA EQUIPE EDUCACIONAL DO SENAI/BACABAL-MA,; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Laurilene Cardoso da Silva Lopes;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO ; SILVA, LEYSIANE GOMES DE OLIVEIRA ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE ; SILVA JÚNIOR, DILMAR RODRIGUES DA ; LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . Continuous training of basic education teachers: the need for a critical-emancipatory reflection to resonate. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 124-143, 2023.
-
Cardoso da Silva Lopes, Laurilene ; CAVALCANTE GUEDES, NEIDE . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ESCOLA COMO LOCÚS DE APRENDIZAGEM. RELPE: REVISTA LEITURAS EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO , v. 13, p. 123-144, 2022.
-
LOPES, L. C. S. ; GUEDES, N. C. . formação continuada no âmbito do PNAIC no munícipio de Caxias-MA: relato de experiência de uma professora alfabetizadora. In: RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA. (Org.). POLÍTICAS CURRICUARES, ALFABETIZAÇÃO E INFANCIA: POR OUTRAS PASSAGENS. 1ed.CURITIBA: CRV, 2021, v. 1, p. 219-236.
-
Oliveira Filho, Vicente Henrique de ; LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . LITERATURA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DEAMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA:. Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 643-655.
-
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva ; Guedes, Neide Cavalcante ; Lopes, Antonio Deígerson da Costa ; Nascimento, Cleide Coelho do ; Silva, Marlene Cardoso da . História da matemática no Brasil: Aspectos históricos e metodológicos.. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar - Volume 43 - Matemática. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 43, p. 7-11.
-
LOPES, L. C. S. ; Guedes, Neide Cavalcante . Diálogos Educacionais em contextos formativos: contribuições para a formação inicial. A formação do alfabetizador no contexto do PNAIC: Impactos na prática de professores para a garantia da alfabetização. 1ed.Teresina Pi: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 171-.
-
LOPES, L. C. S. ; GUEDES, N. C. ; CRUZ, M. S. F. . LITERATURA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA REALIDADE NA PRÁTICA ALFABETIZADORA.. In: II Seminário Nacional da AFIRSE, 2018, Parnaíba. Prática Pedagógica e Currículo: Interface necessária com a pesquisa. São Paulo: Garcia, 2018. v. 1. p. 1329-1329.
-
LOPES, L. C. S. . A formação de professores na era digital: saberes e fazeres dos professores no Ensino Fundamental I da UEM João Lobo.. In: XII SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA& XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2012, TERESINA-PI. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: SABERES E FAZERES DOS PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA UEM JOÃO LOBO, 2012. v. 1. p. 2013-2013.
-
LOPES, L. C. S. . Competência do Gestor escolar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . ?Práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempo de pandemia?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUEDES, N. C. ; LOPES, L. C. S. . Metodologias para Pesquisa e Formação: aprendizagens e dimensões que compõem o processo educacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, D. B. ; LOPES, L. C. S. . ?Práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempo de pandemia?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, L. C. S. ; MOREIRA, F. L. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . REFLEXÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO POLÍTICO-EDUCACIONAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, Laurilene Cardoso da Silva . REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE PESQUISA E OS LIMITES E PERSPECTIVAS DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, L. C. S. . Apontamentos Históricos da trajetória do coordenador pedagógico no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, L. C. S. ; OLIVEIRA FILHO, V. H. . Formação Continuada dos professores de Física e a prática docente na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
LOPES, L. C. S. . COMITÊ CIENTÍFICO ACADÊMICO. 2021.
LOPES, L. C. S. . Metodologias para Pesquisa e Formação: aprendizagens e dimensões que compõem o processo educacional. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPES, L. C. S. . REFLEXÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO POLÍTICO-EDUCACIONAL. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPES, L. C. S. . LEITURA E ESCRITA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, L. C. S. . Capacitação em Técnicas Inovadoras diferenciadas, para professores do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental, da U.EM. São José. 2011. .
LOPES, L. C. S. . Formação em Serviço para professores do 5 ano. 2010. .
LOPES, L. C. S. . Programa de Formação Continuada em Serviço do 5 Ano. 2010. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PROGRAMA PNAIC, Carga horária: 20
2014 - 2015
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PEDAGÓGICA DE 1 AO 5 ANO, Carga horária: 20
2007 - 2013
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua no Núcleo de Formação de Professores - NFP, com programas de formação continuada em parceria com Ministério da Educação - MEC, e desenvolvimento de cursos de formação continuada em serviço.
2012 - 2012
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 6 AO 9 ANO, Carga horária: 20
2009 - 2009
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20
2006 - 2007
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6 AO 9 ANO, Carga horária: 20
2005 - 2007
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 AO 5 ANO, Carga horária: 20
2018 - Atual
UEM Engenheiro Jadihel CarvalhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2018 - 2023
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (CAXIAS)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR À DISTANCIA, Carga horária: 20
2019 - 2023
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2020 - 2021
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laurilene Cardoso da Silva Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?