Elianar Guimarães dos Santos

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus VI. Possui Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares pela UNEB e Especialização em Pedagogia Social pela Faculdade São Luís do França - Grupo CEDAP. Professora auxiliar do Instituto Educacional Tecnológico e Cultural - IETC - Pólo Caculé/BA. Coordenadora do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Monteiro Lobato - Brumado/Ba. Atua nas seguintes áreas: história; ensino de história; interdisciplinaridade; educação não formal; ensino de teatro e arte-educação.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pedagogia Social

2011 - Atual

Faculdade São Luís de França
Título: Escola: Inclusão X Exclusão - Duas faces da mesma moeda.

Graduação

2002 - 2006

Universidade do Estado da Bahia - Campus VI - Caetité
Título: NAS ENTRELINHAS DA FERROVIA - Movimento Grevista na RFFSA de Licínio de Almeida (1962 1997)
Orientador: IVAN RAMIRES

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

Capacitação para Monitor de Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Associação Divina Providência do Amparo Social e Cristão em parceria com a Articulação no Semi Árido Brasileiro (ASA). 2011. (Encontro).

Seminário de encerramento da Semana da Cidadania 2010. Tema: Trabalho para a vida e não para a morte. Lema: Juventude suando e marchando contra a violência. Carga horária: 08 horas..rabalho para a vida e não para a morte. Lema: Juventude suando e marchando contra a violência. 2010. (Seminário).

Formação para Educadores Educação em Foco Rede Pitágoras. 2010. (Encontro).

Marcha em apoio a Dom Luís Flávio Cappio contra a Transposição do Rio São Francisco Serrinha.. 2009. (Outra).

1ª Jornada de Prevenção e Combate às Drogas Brumado Ba.. 2008. (Outra).

Curso de Formação para Monitores de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos). Período: 20 e 21 de setembro. Local: Brumado. Realização: ASA (Articulação do Semi-Árido Brasileiro). 2007. (Encontro).

Participação no III Encontro Estadual de História ANPUH/BA Poder, Cultura e Diversidade Caetité, como ouvinte. Carga Horária: 50 horas.. 2006. (Congresso).

Participação no III Encontro Estadual de História ANPUH/BA Poder, Cultura e Diversidade, como cursista no mini-curso Escrituras da História: Pesquisas e Abordagens . Carga Horária: 06 horas.. 2006. (Congresso).

Curso de Monitoramento, Planejamento e Avaliação do Projeto Bomba D Água Popular.. 2006. (Encontro).

Encontro Estadual da Articulação no Semi Árido (ASA).. 2006. (Encontro).

Programa de Cursos Positivo 2005. Editora Positivo Sistemas de Ensino.. 2005. (Encontro).

II Encontro Estadual de História - Historiador, a que se destina? : dilemas e perspectivas na construção do conhecimento histórico UEFS/ANPUH/BA - Feira de Santana. Carga horária: 26 horas.. 2004. (Congresso).

Mini curso no II Encontro Estadual de História - Historiador, a que se destina? : dilemas e perspectivas na construção do conhecimento histórico, com tema: O Historiador e o Patrimônio Histórico- Cultural. UEFS/ANPUH/BA -. 2004. (Congresso).

I Seminário de Estudos de Cidades. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI Caetité/BA. Carga horária: 02 a 04 de setembro de 2002.. 2002. (Seminário).

Participação do I seminário Interdisciplinar de Pesquisa. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Carga horária: 8 horas.. 2001. (Seminário).

Participação do I seminário Interdisciplinar de Estágio, como cursista do mini-curso A Interdisciplinaridade e a pesquisa histórica . Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Carga horária: 8 horas.. 2001. (Seminário).

Curso de Capacitação para Professores de Reforço Escolar e Ensino Fundamental. Projeto Ágata Esmeralda Salvador/Ba. Carga horária: 60 horas.. 2000. (Oficina).

I Fórum Municipal de Assistência Social. Licínio de Almeida/Ba. Carga horária: 05, 06 e 07 de novembro de 1999.. 1999. (Outra).

CUFA - Curso de Formação de Assessores da Pastoral da Juventude.. 1998. (Outra).

CUFCO - Curso de Formação de Coordenadores (as) da Pastoral da Juventude.. 1997. (Encontro).

Cursos de MS DOS, WINDOWS, WORD e EXEL 2000. Quality Informática Licínio de Almeida/BA. Carga horária: 60 horas.. 1997. (Outra).

Curso de capacitação de Alfabetizador do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos AJA BAHIA DIREC, Caetité/BA. Carga horária: 352 horas.. 1997. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, E. G. ; RESGATE HISTÓRICO. TRIBUNA DO SERTÃO, BRUMADO.

Outras produções

SANTOS, E. G. ; Resgate Histórico de Brumado. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, E. G. ; Semana da Cidadania. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, E. G. ; SEMANA DA CIDADANIA. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, E. G. ; MONITORA DE CURSO DE GRH (GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, E. G. ; Professora na área de História Universidade Para Todos CAMPUS XX UNEB Brumado/Ba. (Sede Escola Zilda Neves).. 2010. .

SANTOS, E. G. ; Capacitadora do Curso Líder, Curso de Treinamento Profissional nas áreas de Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas com Marketing, Auxiliar Administrativo e Contabilidade, Secretariado com Recursos Humanos, Caixa de Loja e Supermercado e Gerenciamento de Negócios, nos municípios de Rio de Contas, Ibicoara e Brumado, no período de 05 de março a 28 de novembro de 2009.. 2009. .

SANTOS, E. G. ; Professora na área de História Universidade Para Todos CAMPUS XX UNEB Brumado/Ba.(Sede Colégio Modelo).. 2009. .

SANTOS, E. G. ; Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, E. G. ; Apresentação de Programa de Rádio. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, E. G. ; "Olhai os Lírios do Campo".. 2011. Pintura.

SANTOS, E. G. ; OS MENINOS DA RUA DE TRÁS. 2009 (TEATRO).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Educacional Teológico e Cultural

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 60

2009 - 2011

Universidade para Todos - UNEB

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Contrato (Professora de História), Carga horária: 6

Outras informações:
2009 Professora na área de História Universidade Para Todos CAMPUS XX UNEB Brumado/Ba.(Sede Colégio Modelo). 2010 Professora na área de História Universidade Para Todos CAMPUS XX UNEB Brumado/Ba. (Sede Escola Zilda Neves). 2011 Professora na área de História Universidade Para Todos CAMPUS XX UNEB Brumado/Ba. (Sede UAB).

2009 - 2009

Cursos Líder

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 14

2007 - 2010

Escola Nossa Senhora de Fátima

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 24

Outras informações:
Docência em 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

2006 - 2011

Articulação do semi árido brasileiro

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: RPA, Carga horária: 16

2001 - 2005

Instituto Educacional Espaço Criativo

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Contrato (Professora de História e Geografia), Carga horária: 20

2000 - 2000

Colégio Estadual Duque de Caxias

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

1997 - 1998

Governo do Estado

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

2011 - 2011

Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 24