Alexsandro Silva Solon
Engenheiro de Produção pela União Educacional Minas Gerais S/C Ltda (UNIMINAS) (2004). MBA em Logística Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2006). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009). Doutor em Biotecnologia com ênfase em Biocombustíveis pelas Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2017). Atualmente é Professor Adjunto da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) na Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), e Professor Visitante na Universidade do Tennessee em Knoxville/TN/EUA, no Departamento de Engenharia e Sistemas industriais (2019/2020). Foi Coordenador de Curso da Engenharia de Produção da UFTM (2017-2019). Também possui experiência profissional de 15 anos em indústrias coordenando e gerenciando processos produtivos, qualidade, manutenção e suprimentos em empresas de médio e grande portes como: Moinho Sete Irmãos, Vulcaflex e Produtos Erlan. Sendo que destes 15 anos, 8 foram atuando como Engenheiro de Produção a nivel de Gerência Industrial. Foi professor tempo contínuo da UNIUBE de graduação presencial e EAD, ministrando disciplinas como: Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Qualidade, Logistica, Sistemas de Produção, Engenharia Econômica, Projeto de Fábrica, Gestão de Projetos, Gestão Ambiental, Trabalho de Conclusão de Curso, Sistemas Integrados de Produção, Engenharia de Métodos e Projeto de Conclusão de Curso. Também foi professor substituto da UFU vinculado à FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios), ministrando disciplinas como: Administração de Produção e Operações, Administração de Patrimônio e Estoques, Administração de Projetos e Administração de Suprimentos para Cursos como Administração, Contábeis e Engenharia Civil. Sendo todos esses em Uberlândia/MG. Foi também coordenador de cursos de pós graduação da Faculdade Pitágoras na unidade em Uberlândia/MG, sendo eles MBA em Logistica Empresarial com ênfase em Supply Chain e MBA em Qualidade e Processos com ênfase em Six Sigma. Foi Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia de Produção no CESG - Centro Educacional de São Gotardo, em São Gotardo/MG no ano de 2010. Como também atuou em 2012 como Coordenador do Curso de Graduação em Administração e Tecnólogo em Logística na Faculdade Católica de Uberlândia/MG, para reconhecimento de curso, além de entre 2012 e 2013 ter sido Coordenador dos Cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) em Uberlândia/MG.
Informações coletadas do Lattes em 22/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biocombustíveis
2013 - 2017
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: ANÁLISE MATEMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE MODELO PARA ELEVAR O TEOR ALCOOLICO DE ETANOL DA CANA-DE-AÇÚCAR
, Ano de obtenção: 2017. Fernando Cezar Juliatti. Coorientador: Kleber Ferreira Pinto. Palavras-chave: Biomassas; Cana-de-açúcar; Etanol; Modelo matemático; Programação Linear; GAMS. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial / Especialidade: Biocombustíveis. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.
Mestrado em Engenharia Civil
2009 - 2012
Universidade Federal de Uberlândia
Título: APLICAÇÃO DA LOGISTICA URBANA NO DIMENSIONAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO POR ÔNIBUS, Ano de Obtenção: 2012
Carlos Alberto Faria.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: logística. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: engenharia de transportes.
Especialização em MBA Logistica Empresarial
2005 - 2006
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Gestão de Frotas - Análise de Controle e Custos
Orientador: Gilberto Vieira
Graduação em Engenharia de Produção
2001 - 2004
Faculdade Pitágoras
Título: Análise e Gestão de Efluentes - Um estudo de caso
Orientador: Maria Inês Martins
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , University of Tennessee System, UT System, Estados Unidos. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Lean Manufacturing. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Industria 4.0.
Formação complementar
2007 - 2007
Gestão de Projetos com Microsoft Project 2007. (Carga horária: 40h). , ZILLION SISTEMA EDUCACIONAL E INFORMATICA, ZILLION, Brasil.
2004 - 2004
Implantação NBR ISO 9001:2000. (Carga horária: 24h). , Vulcaflex Industria e Comércio Ltda, VULCAFLEX, Brasil.
1999 - 1999
Moleiro Jr - Eng. Moagem. (Carga horária: 590h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
1998 - 1998
Auditor em Sistemas de Qualidade ISO 9000. (Carga horária: 72h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística Integrada.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.
Organização de eventos
SOLON, A. S. . XIII Seminário de Iniciação Científica da UNIUBE. 2012. (Outro).
Batista, N. D. ; Amorim, R. A. ; Cunha, E. S. ; Dias, O. R. ; Fernandes, D. P. ; FERNANDES, K. R. ; Ferreira, H. J. ; Jorran, H. ; Oliveira, E. ; Pamplona, G. K. A. ; Ribeiro, E. F. ; Santos, J. C. C. ; Santos, J. S. ; Silva, N. R. ; Silva, R. ; Sobrinho, M. S. ; Vaz, L. ; SOLON, A. S. . 3º Seminário de Pesquisa da UNIUBE. 2011. (Outro).
Participação em eventos
XIX Conamerco 2012. Implantação de sistemas integrados de gestão como base competitiva e sustentável em pequenas e médias empresas - um estudo de caso. 2012. (Congresso).
1º Seminário Brasileiro de Engenharia de Produção.Engenheiro de Produção: Mercado e Atuação Profissional. 2011. (Seminário).
3º Seminário de Pesquisa UNIUBE.3º Seminário de Pesquisa UNIUBE. 2011. (Seminário).
2º Seminário de Pesquisa da UNIUBE.Seminário de Pesquisa da Engenharia de Produção. 2010. (Seminário).
Gestão de Projetos.Gestão de Projetos. 2010. (Seminário).
Gerência do Projeto e da Produção.Gerência do Projeto e da PRodução. 2009. (Encontro).
SILOG.Gerenciamento de Riscos em Projetos Logísticos. 2008. (Seminário).
I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG.- I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG. 2004. (Seminário).. 2004. (Congresso).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção ABEPRO. 2003. (Encontro).
I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG.- I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG. 2003. (Seminário).. 2003. (Congresso).
I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG.- I (JORNEP) Jornada de Engenharia de Produção UNIMINAS Uberlândia-MG. 2002. (Seminário).. 2002. (Congresso).
1º Seminário Regional de Segurança e Qualidade em Alimentos. 1999. (Seminário).
Gerenciamento da Qualidade - Fundação Christiano Ottoni. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
SOLON, A. S.. Terceirização da manutenção de frota, um projeto para contratação através de resultados, foco em consultoria na gestão de pneus.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Estudo do canal de distribuição reverso quanto aos resíduos de bens de consumo sob a perspectiva de um prestador de serviços: um estudo de caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Logística: Estudo no setor de construção civil de pequenas e médias empresas nas cidades de Uberlândia, Araguari e Uberaba. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Análise de redesenho do processo de suprimentos de uma Usina de Açucar e Álcool: Um estudo de caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Logística: Estudo no setor de construção civil de pequenas e médias empresas nas cidades de Uberlândia, Araguari e Uberaba. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Análise de redesenho do processo de suprimentos de uma Usina de Açucar e Álcool: Um estudo de caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Terceirização da manutenação de frota, um projeto para contratação através de resultados, foco em consultoria na gestão de pneus. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Aplicação de Novas Tecnologias na Expedição na Fábrica de Cigarros: um estudo de caso.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.. Criação de um sistema de informação de apoio à Decisão para o departamento de radioterapia do Hospital Dr. Hélio Angotti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
SOLON, A. S.. Kaizen - Melhoria Contínua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.. Estudo de caso sobre a qualidade do ar no processo produtivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Evolução e aplicação da Engenharia na manutenção e seus resultados práticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Proposta de melhoria contínua no processo produtivo da fábrica de ração para bovinos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Endereçamento de estoques: estudo de caso em uma empresa do setor atacadista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Cooperativismo como ferramenta de sustentabilidade aplicada em microempresas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Estudo de caso do transportador aéreo: linha de cabine/final de empresa do setor automobilístico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Otimização do circuito de flotação em coluna na concentração de minério de apatita de baixo teor de ultrafinos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Economiaxprodutividade: aplicação em uma linha produtiva no setor de pintura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Aplicação do sistema de gestão da qualidade na construção civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.. Logística reversa de pós consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; FERRAZ, F.; REIS, G. A.. Biomassa Florestal: a logística a favor da sustentabilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia.
SOLON, A. S.; Cunha, J. N.; NASCIMENTO, M. S.. Indicadores de gestão de segurança do trabalho como fator para elevação da produtividade industrial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; NASCIMENTO, M. S.; Soares, J B S. Análise de máquina no processo de corte de chapa de aço. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; NASCIMENTO, M. S.; OLIVEIRA, P. C.. Desenvolvimento de novos produtos com aplicação do DFMA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Cunha, J. N.; ARAUJO, F.. Implantação do sistema de PCM e gestão da manutenção: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; ARAUJO, F.; Soares, J B S. Aplicação do controle estatístico do processo na indústria alimentícia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; ARAUJO, F.; CRISTINA, F.. Estudo de caso: O custo da ineficiência na logística interna em uma empresa transportadora de carga fracionada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; ARAUJO, F.; Soares, J B S. Logística reversa de pallets. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Miotto, C. L.; SILVA, EDUARDO AUGUSTO DA. Análise do processo de distribuição de um atacadista, utilizando-se as ferramentas da qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOLON, A. S.; Cano, D. T.; OLIVEIRA, M. T. T.. Estruturação por processos e análise de valor: estudo de uma empresa de gestão empresarial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOLON, A. S.; Fonseca, L. L.; Cunha, J. N.. Implantação do sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Soares, J B S; Fonseca, L. L.;SOLON, A. S.. Cadeia produtiva do leite: um enfoque sobre a cadeia leiteira de Coromandel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Pinese, H. P.;SOLON, A. S.; Cano, D. T.. O uso de manuais e normas e procedimentos em uma empresa prestadora de serviços. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.
Cunha, V.;SOLON, A. S.; Cano, D. T.. Utilização de ferramentas de qualidade em serviços de saúde: um estudo de caso no Hospital de Clínicas da UFU. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.
Miotto, C. L.;SOLON, A. S.; Cano, D. T.. Reabastecimento de centros de distribuição em uma empresa multinacional do ramo de agronegócios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.
Minafra, M. A.;SOLON, A. S.; Cunha, J. N.. Sequenciamento de linhas de produção: sequenciamento de volantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Schulz, F. J.;SOLON, A. S.; Cunha, J. N.. A importância do PCP em operações de call center inbound. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Minafra, M. A.;SOLON, A. S.; Cunha, J. N.. Aplicação do RFID na cadeia logística no setor de estoque e armazenamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Minafra, M. A.;SOLON, A. S.; Cunha, J. N.. Manutenção preditiva aplicada em indústria alimentícia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Cunha, J. N.; Fonseca, L. L.. Aplicação da OHSAS 18001 na logística - movimentação de cargas fracionadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Fonseca, L. L.; Cunha, J. N.. A aplicação do controle estatístico do processo na indústria de envase de gás LP.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Schulz, F. J.; Fonseca, L. L.. Produção Enxuta - benefícios e desafios na implantação da metodologia em uma indústria alimentícia como parte estratégica de competitividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.; Fonseca, L. L.; Cunha, J. N.. Gestão de processos com emprego da ferramenta mapeamento do fluxo de valor no apoio às decisões e eliminação de desperdícios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Bernardes, T. R. N.;SOLON, A. S.; Morais, R. A.. A importância da visão de futuro nas empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Morais, R. A.;SOLON, A. S.; Bernardes, T. R. N.. Análise da remunaração como fator motivacional da equipe de vendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Morais, R. A.;SOLON, A. S.; Bernardes, T. R. N.. Estratégias comerciais da empresa Makro Atacadista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Morais, R. A.;SOLON, A. S.; Bernardes, T. R. N.. Análise Swot aplicada a força de vendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Bernardes, T. R. N.;SOLON, A. S.; Morais, R. A.. Comércio de créditos de carbono - uma prática sustentável do Banco Real (Grupo Santander). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Morais, R. A.; Bernardes, T. R. N.;SOLON, A. S.. Gestão de indicadores de pós-venda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
Prado, S. P. C. do; Rocha, A. G. F.;SOLON, A. S.. Abordagem por processos na cadeia de suprimentos do setor de estoque em uma empresa de mecânica industrial e usinagem: estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.
SOLON, A. S.; Queiroz, A. E. S.; Cunha, D. A. I.. Avaliação do Tratamento de Efluentes domésticos utilizando sistema de Tanques Sépticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
Minafra, M. A.;SOLON, A. S.; Queiroz, A. E. S.. Previsão da demanda baseada em séries temporais: estudo de caso em uma empresa do setor atacadista.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba.
SOLON, A. S.. Concurso pulico para preenchimento de vaga CEFET-Araxá/MG. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
SOLON, A. S.. Concurso público de provas e títulos, para preenchimento de vaga de professor de carreira do magistério superior, da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal em Ituiutaba-MG. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
SOLON, A. S.. Processo Seletivo Simplificado Edital 064/2013, para contratação de professor substituto. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
Orientou
Aspectos Logísticos da Gestão de Estoque; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aspectos Logísticos da Gestão de Estoque; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Uso da RFID - identificação por rádio frequencia - na automação de processos da logística; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise dos serviços logísticos por parte de uma amostragem dos supermercadistas do municipio de uberlandia: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise dos serviços logísticos por parte de uma amostragem dos supermercadistas do municipio de uberlândia: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A logistica de distribuição de peças automotivas - um estudo de caso na empresa DW Motors do Brasil S/A; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A logistica de distribuição de peças automotivas - um estudo de caso na empresa DW Motors do Brasil S/A; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implantação do Sistema de WMS no Armazém da Caramuru Alimentos S; A; de Itumbiara/GO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implantação do Sistema WMS no Armazém da Caramuru Alimentos S; A; de Itumbiara/GO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Gestão de Capital de Giro: Redução de estoques; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo de Caso do processo de movimentação e armazenagem da empresa Beta Bebidas da cidade de Uberlândia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo de caso do processo de movimentação e armazenagem da empresa Beta Bebidas da cidade de Uberlândia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estratégias de Flexibilização de oferta para atendimento a demanda na entressafra; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estratégias de Flexibilização de oferta para atendimento a demanda na entressafra; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A logística reversa na operação de reciclagem de embalagens no setor de alimentos: Uma proposta de implantação da coleta seletiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A logística reversa na operação de reciclagem de embalagens no setor de alimentos: Uma proposta de implantação da coleta seletiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicando o TMS na Gestão de Transportes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicando o TMS na Gestão de Transportes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Terceirização da manutenção de frota, um projeto para contratação através de resultados, foco em consultoria na gestão de pneus; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo do canal de distribuição reverso quanto aos resíduos de bens de consumo sob a perspectiva de um prestador de serviços: um estudo de caso; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística: Estudo no setor de construção civil de pequenas e médias empresas nas cidades de Uberlândia, Araguari e Uberaba; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de Redesenho do Processo de Suprimentos de uma Usina de açúcar e álcool: um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística: Estudo no setor de construção civil de pequenas e médias empresas nas cidades de Uberlândia, Araguari e Uberaba; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de Redesenho do Processo de Suprimentos de uma Usina de açúcar e álcool: um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Terceirização na manutenção de frota, um projeto para contratação através de resultados, foco em consultoria na gestão de pneus; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicação de novas tecnologias na expedição na fábrica de cigarros: um estudo de caso; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Empresarial) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE UM SETOR COMERCIAL EM UMA EMPRESA MULTIPRODUTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Remodelagem no Processo de Avaliação e atuação nas Reclamações dos clientes: Um estudo de Caso; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implantação de um centro de distribuição de bicicletas no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística Internacional - escoamento de grãos no Brasil para exportação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo da relação entre práticas de logística reversa e fatores críticos para a gestão da cadeia de suprimentos verde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicação do gerenciamento de projetos na construção civil: reestrutura e ampliação do laboratório B1/B2 do ICTE da UFTM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implementação de um sistema de gestão de operações em um operador logístico: estudo de caso em uma empresa multinacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Gestão e mapeamento de processos: estudo de caso em uma empresa de manutenção de extintores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de viabilidade econômica de migração para o mercado livre de energia por uma empresa do setor de cosméticos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo da conformidade com o guia PMBOK de um projeto em uma prestadora de serviços e seu desempenho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise da infraestrutura logística do escoamento de soja na fronteira agrícola MATOPIBA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística de exportação da soja do Mato Grosso e impactos do tabelamento do frete rodoviário; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Uma abordagem sobre economia circular, fazendo uma breve comparação entre economia linear e logística reversa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de Layout de fábrica para o aumento de produtividade: um estudo de caso em uma empresa de material esportivo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Uso de ferramentas da qualidade e ciclo PDCA para redução das reclamações de clientes: um estudo de caso em uma indústria de processamento de milho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implantação da manutenção autônoma em uma linha de produção de uma indústria alimentícia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Proposta de implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma empresa de construção civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Elaboração de um projeto, PMBOK E PDCA com aplicação em um prestadora de serviço; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
ANÁLISE DE RISCO E DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo de Programação e Controle da Produção e Proposta de Melhorias: Um estudo de caso prático; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA: UM ESTUDO DE CASO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo e análise do comportamento logístico do escoamento de grãos no Brasil com ênfase na soja, do produtor ao porto; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA INDÚSTRIA UTILIZANDO METODOLOGIAS PMBOK E MASP: UM ESTUDO DE CASO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE E METODOLOGIA MASP (PDCA) PARA REDUÇÃO/ ELIMINAÇÃO DE PERDAS E RETRABALHOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGEM (PAPEL E CELULOSE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Controle de Estoque em fábrica de beneficiamento de arroz: Um estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL, ESTUDO DE LAYOUT E GESTÃO DE ESTOQUES COMO FORMA DE MELHORIA DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Implantação de Sistema de Informação Gerencial, Estudo de Layout e Gestão de Estoques como forma de melhoria de processos: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística empresarial: uma estratégia competitiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A liderança eficaz como vantagem competitiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Contabilidade Gerencial: A importância da contabilidade para pequenas e médias empresas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística reversa e ecológica: uma visão sustentável; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Processo de logística reversa: o canal para a preservação do meio ambiente; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Seguro de Transporte Marítimo Internacional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Modais de Transporte: vantagens e desvantagens; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Reflexões preliminares sobre as possibilidades e os desafios no gerenciamento de estoques; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
O auxílio da gestão de processos para reduzir o índice de reprocesso no setor de paletização: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Avaliação e apresentação de ferramentas para o controle de qualidade no processo de corte e dobra do aço: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicação da metodologia seis sigma no processo de fabricação de colhedoras de cana de açúcar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Warehouse Management System (WMS): uma proposta para gerenciamento de armazéns; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Segurança do Trabalho - um sistema de gestão alinhado a produção e integridade dos colaboradores: Um estudo de caso; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicação da metodologia seis sigma: estudo em empresa administradora de cartões de crédito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Controle de qualidade: diagnóstico de implantação do programa de qualidade 5S; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise situacional e aplicação de ferramentas de gestão de estoque para tomada de decisões; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Logística terceirizada: um estudo de caso em uma multinacional do ramo de tabaco de Uberlândia/MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Aplicação da previsão da demanda e gestão de estoques como ferramenta de planejamento na produção de epi´s para usina de cana-de-açúcar - estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
ISO 9001 aplicada aos serviços de manutenção em aeronaves executivas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
O estudo da aplicabilidade do PCP e análise de desemepnho em uma rede de lojas - um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A importância do PCP em uma operação de contact center: crédito e cobrança blended; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A importância da aplicação conjunta de ferramentas do planejamento e controle da produção, inventário físico e gestão de estoques em um sistema produtivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
O uso do controle estatístico do processo para monitorar o transfer de uma pequena indústria têxtil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA ACURACIDADE DE GESTÃO DE ESTOQUE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo das filas de espera de uma agência do Banco do Brasil S/A; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
O auxílio da gestão de estoques para as tomadas de decisões de compras e previsões de vendas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A gestão de operações de serviços na produção de vídeos publicitários; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Estudo de Caso na Administração do Nível de Estoque: Estratégias de Capital de Giro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A importância do PCP em operações de call center inbound, plangejamento, acompanhamento e gestão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise e proposta de melhoria no processo de aquisição de materiais da empresa Kumon: um estudo de caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Reunião de análise crítica e melhoria de processos: um estudo de caso na Uberlândia Refrescos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise dos Custos Logjísticos Específicos da Distribuição Física: Um estudo de caso na Empresa Produtos Fokinha Ltda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Reprojeto de Embalagem: Produtos Fokinha Ltda - Um estudo de caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Processo logístico da empresa Arcom; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Gestão e Controle de estoques em Drogaria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A utilização dos algoritmos genéticos multiobjetivos em problemas de otimização; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A utilização dos algoritmos genéticos multiobjetivos em problemas de otimização; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Desenvolvimento de Software para gerenciamento e controle de sistemas integrados de gestão (ISO9000 e ISO14000); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Desenvolvimento de software para gerenciamento e controle de sistemas integrados de gestão (ISO9000 e ISO14000); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A importância estratégica do pcp na gestão de custos da organização; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Avaliação dos indicadores de desempenho no setor de compras; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de layout melhoria na instalação industrial com melhoria de processo; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
A importância do Engenheiro de Produção no gerenciamento dos estoques da organização; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Controle de qualidade no processo de corte e dobra do aço para a construção civil; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Análise de implantação e funcionamento do pcp em serviços; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Uberaba; Orientador: Alexsandro Silva Solon;
Produções bibliográficas
-
SOLON, A. S. ; ARAUJO, F. ; ARAUJO, F. B. . Application of costing methods: a case study in a retailer in the Triângulo Mineiro. BRAZILIAN JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT , v. 18, p. e2021895, 2021.
-
ARAUJO, F. ; SOLON, A. S. ; VIEIRA, J. I. M. ; Faria, C. A. . Análise dos padrões de veículos na logística urbana de cargas. Revista Produção Online , v. 1, p. 177_009_22533, 2014.
-
BORGES, G. R. ; SOLON, A. S. ; ARAUJO, F. . Desperdício de soja nas estradas: análise de perdas de soja nas regiões sudeste e centro-oeste. Revista Produção Online , v. 1, p. 177_099_22552, 2014.
-
ARAUJO, F. ; SOLON, A. S. ; SANTOS, A. V. M. ; GONCALVES, C. F. ; MIRANDA, I. L. . A aplicação da ergonomia em avaliação de móveis escolares de ensino superior da cidade de uberlândia. Revista Produção Online , v. 1, p. 198_124_24924, 2014.
-
ARAUJO, F. ; SOLON, A. S. . Importância da aplicação conjunto de ferramentas do PPCP, Inventário e Gestão de Estoques num sistema produtivo. Produção (São Paulo. Impresso) , v. 1, p. PROD1332-13, 2013.
-
SOLON, A. S. ; SIVEIRA, M. P. L. . The impacts of the Covid-19 pandemic in supply chain operations. The impacts of the Covid-19 pandemic in supply chain operations. 1ed.United Kingdom: Intechopen, 2023, v. 1, p. 113-130.
-
SOLON, A. S. ; MARTINS, C. H. Y. . Análise de risco da entrada de uma empresa de serviços na área de instalação de módulos fotovoltaicos. In: Dr. Darly Fernando Andrade. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ed.: Poisson, 2022, v. 51, p. 127-146.
-
SOLON, A. S. . Aplicação Conjunta de Ferramentas do PCP e Estoques em Usinas de Cana de Açúcar. In: XXI Conamerco, 2014, Encarnacion. El Futuro de la Administración para el Desarrollo DINÁMICA DE LA LOGÍSTICA EN EL MERCOSUR: ADMINISTRACIÓN, TECNOLOGÍA Y DESAFÍOS PARA EL FUTURO, 2014.
-
SOLON, A. S. . Implantação de Sistemas Integrados de Gestão como Base Competitiva e Sustentável na produção de Etanol de Cana de Açúcar ? Um Estudo de Caso. In: XXI Conamerco, 2014, Encarnacion. El Futuro de la Administración para el Desarrollo DINÁMICA DE LA LOGÍSTICA EN EL MERCOSUR: ADMINISTRACIÓN, TECNOLOGÍA Y DESAFÍOS PARA EL FUTURO, 2014.
-
SOLON, A. S. . Desenvolvimento e Implantação de MRP em uma Industria de Processamento de Soja. In: XXI Conamerco, 2014, Encarnacion. El Futuro de la Administración para el Desarrollo DINÁMICA DE LA LOGÍSTICA EN EL MERCOSUR: ADMINISTRACIÓN, TECNOLOGÍA Y DESAFÍOS PARA EL FUTURO, 2014.
-
SOLON, A. S. ; ARAUJO, F. . ANÁLISE DOS PADRÕES DE VEÍCULOS NA LOGÍSTICA URBANA DE CARGAS. In: ENEGEP, 2013, Salvador. Revista Produção, 2013.
-
SOLON, A. S. ; ARAUJO, F. . DESPERDÍCIO DE SOJA NAS ESTRADAS: ANÁLISE DE PERDAS DE SOJA NAS REGIÕES SUDESTE E CENTRO-OESTE. In: ENEGEP, 2013, Salvador. Revista Produção, 2013.
-
SOLON, A. S. ; Faria, C. A. ; ARAUJO, F. ; NOGUEIRA, L. ; SILVA, N. R. . Uso do Software Transcad 4.5 na Análise de Viabilidade de Implantação de uma Rede de Transporte Privada no Bairro Santa Mônica em Uberlândia-MG. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves / RS. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Paulo / SP: ABEPRO, 2012.
-
SOLON, A. S. ; FINOTTI, M. S. . DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO MRP - UM ESTUDO DE CASO. In: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2010, São Carlos / SP. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Paulo / SP: ABEPRO, 2010.
-
SOLON, A. S. ; SOLON, A. ; ARAUJO, F. ; SOLON, A. S. . Uso do software transcad 4.5 na análise de viabilidade de implantação de uma rede de transporte privada no bairro santa mônica de Uberlândia/MG. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online) , 2012.
-
SOLON, A. S. ; Faria, C. A. ; ARAUJO, X. . APLICAÇÃO DA LOGISTICA URBANA NA MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE CORREDORES DO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , 2011.
-
Fonseca, L. L. ; Reis, R. ; SOLON, A. S. . Importância da Aplicação conjunta de ferramentas do PCP, inventário e gestão de estoques num sistema produtivo. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , 2011.
-
SOLON, A. S. ; FINOTTI, M. S. . DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO MRP - UM ESTUDO DE CASO. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas , 2010.
-
SOLON, A. S. . Sustentabilidade x Eficiência de processos: onde atua o engenheiro de produção?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, K. R. ; Ferreira, H. J. ; Santos, J. S. ; Sobrinho, M. S. ; SOLON, A. S. . A importancia estratégica do PCP na gestão de custos da organização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Batista, N. D. ; SOLON, A. S. . Avaliação dos indicadores de desempenho no setor de compras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva, R. ; Amorim, R. A. ; Jorran, H. ; Vaz, L. ; SOLON, A. S. . Análise de Layout melhoria na instalação industrial com melhoria de processos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Fernandes, D. P. ; Oliveira, E. ; Dias, O. R. ; Silva, N. R. ; SOLON, A. S. . A importancia do Engenheiro de Produção no gerenciamento dos estoques da organização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Cunha, E. S. ; SOLON, A. S. . Controle de qualidade no processo de corte e dobra do aço para a construção civil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Santos, J. C. C. ; Ribeiro, E. F. ; Pamplona, G. K. A. ; SOLON, A. S. . Análise de implantação e funcionamento do pcp em serviços. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOLON, A. S. . Gerência de Projeto e da Produção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOLON, A. S. ; Silva, D. E. ; Garcia, S. R. . Mapeamento de Processos em Suinocultura e Policultura. 2011.
SOLON, A. S. ; FINOTTI, M. S. . Implantação de PCP e adequação Logística. 2010.
SOLON, A. S. ; BARRETO, J. C. N. . Preparação para Certificação Sistemas Integrados (ISO9001, ISO14001 e OSHAS18001). 2009.
Projetos de pesquisa
-
2004 - 2004
Desenvolvimento de um sistema de geração automática de código G para uma fresadora CNC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexsandro Silva Solon - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas. , Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior, 1250, Univerdecidade, 38064200 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33185611, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2011
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor para o Curso de Bacharelado em Administração Noturno:
Administração de Suprimentos - CAA73 (2009/2)
Administração de Patrimônio e Estoques - CAA67 (2009/2)
Administração de Operações - CAA70 (2010/1)
Administração de Projetos - CAA26 (2010/1)
Professor para o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis Integral:
Administração de Operações - GCC043 (2010/1 - 2010/2 e 2011/1)
Sistemas Administrativos - GCC019 (2011/1 - 2011/2)
Professor para o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil:
Administração - CAM01 (2010/1 - 2010/2 e 2011/1)
Professor para o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica:
Administração - GEE030 (2011/1)
2010 - 2010
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Colegiado de Curso, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor representante da área de Produção e Operações da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Colegiado de Curso da Administração.
2011 - 2011
Centro Educacional de São GotardoVínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso: Engenharia de Produção, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenador do curso de Engenharia de Produção.
2012 - 2012
Faculdade Católica de UberlândiaVínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 15
Outras informações:
Coordenador dos cursos de Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Logística.
2012 - 2012
Faculdade Católica de UberlândiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
2012 - 2013
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador dos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária.
2006 - 2012
Faculdade PitágorasVínculo: Coordenador Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Pós Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenador de Cursos de Pós Graduação:
MBA em Logistica Empresarial ênfase em Supply Chain
MBA em Qualidade e Processos ênfase em Six Sigma
MBA em Responsabilidade Social Corporativa
2006 - 2012
Faculdade PitágorasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
ESPECIALIZAÇÃO EM LOGISTICA EMPRESARIAL (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010):
Disciplinas:
Gestão da Logística no E-Commerce e Sistemas de Informações - 16 h
Introdução a Logistica Empresarial - 8 h
Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Suprimentos - 16 h
Fundamentos de Logistica Integrada - 8 h
Perfil e Atuação do Gestor de Logística Empresarial - 8 h
ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS (2010):
Disciplina:
Cadeias Agroindustriais - 24 h
2008 - 2010
Faculdade PitágorasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor na Graduação em :
Administração Habilitação em Marketing
Disciplina de Administração de projetos - 76 horas
Período: 2008/2 - 2009/1 - 2009/2
Professor na Graduação em :
Administração Habilitação em Finanças
Disciplina de Administração de projetos - 76 horas
Período: 2008/2 - 2009/1 - 2009/2
Professor na Graduação em :
Engenharia de Produção
Disciplina de Introdução a Engenharia - 20 horas
Período:2009/1 - 2009/2
2010 - 2013
Universidade de UberabaVínculo: Professor Tempo, Enquadramento Funcional: Nucleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor efetivo participante do Nucleo Docente Estruturante da Engenharia de Produção da UNIUBE.
2009 - 2013
Universidade de UberabaVínculo: Professor Tempo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Tempo Contínuo 30 Horas de curso de graduação da Engenharia de Produção e EAD das Engenharias.
Disciplinas ministradas:
Planejamento e Controle da Produção
Logística
Projeto de Conclusão de Curso
Sistemas de Qualidade
Sistemas Integrados de Produção
Engenharia Economica e Sistemas de Custeio
Sistemas de Produção
Projeto da Fábrica
Gestão Ambiental
Trabalho de Conclusão de Curso
Coordenador de Cursos de Pós Graduação:
Logistica Integrada
Trafego e Transportes
PCP e PCM
2006 - 2007
Universidade de UberabaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor N2, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor na Graduação em Administração:
Gestão da Qualidade
Professor na Graduação em Engenharia Civil:
Gestão Empresarial 1
Gestão Empresarial 2
Projetos
Professor no Tecnólogo em Trânsito e Transportes:
Logistica
Professor no Tecnólogo em Tecnologia Automobilistica:
Projetos em Empreendimentos Automobilisticos
Atividades
-
01/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2013 - Atual
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2020
University of Tennessee System, UT SystemVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor visitante no Departamento de Engenharia e Sistemas Industriais da Universidade do Tennessee em Knoxville / TN / EUA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexsandro Silva Solon e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?