Aline Mayara Gonçalves Barros Silva
Pesquisadora de Pós-doutorado (ESALQ/USP), Professora, Engenheira Agrônoma, Bióloga, Mestra e Doutora em Fitopatologia. Atuo há quase uma década com pesquisas, especialmente na área da nematologia agrícola.
Informações coletadas do Lattes em 15/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)
2019 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Compreendendo a interação entre Meloidogyne incognita e Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae em mudas enxertadas de maracujazeiro
Mário Massayuki Inomoto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Fitopatologia
2017 - 2019
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Reação de genótipos de aceroleira a Meloidogyne enterolobii, Ano de Obtenção: 2019
Lilian Margarete Paes GuimarãeS.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Gestão de Projetos
2021 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Técnicas de gestão de projetos: Ferramentas para implantação do plano permanente de sustentabilidade em escolas públicas do Estado de Pernambuco
Orientador: Ronaldo Akiyoshi Nagai
Graduação em Engenharia Agronômica
2011 - 2017
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: Desinfestação de solo com o uso de um coletor solar para a produção de mudas livres de Meloidogyne enterolobii
Orientador: Alexandre Sandri Capucho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2021 -
MBA em Gestão de Projetos. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
A.M.G.B. Silva . Estágio de Férias em Fitopatologia. 2022. (Outro).
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS . 52º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2021. (Congresso).
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS . Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2018. (Congresso).
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS . 33º Congresso Brasileiro de Nematologia. 2016. (Congresso).
A.M.G.B. Silva . lll Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2014. (Outro).
Participação em eventos
13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. 2025. (Congresso).
18ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX).Fotos e texto científico: da edição à publicação. 2025. (Simpósio).
29ª Reunião Anual dos Produtores de Acerola.Fitonematoides em aceroleira: uma ameaça invisível. 2025. (Encontro).
17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX). 2024. (Simpósio).
II Encontro de Estudantes e Egressos do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco.Mesa Redonda: atuação do egressos do curso de Engenharia Agronômica. 2024. (Encontro).
37º Congresso Brasileiro de Nematologia. Efeito do nematoide-das-galhas Meloidogyne incognita no crescimento de pitaia-branca. 2022. (Congresso).
X Workshop sobre Docência no Ensino Superior. 2022. (Encontro).
52º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2021. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2018. (Congresso).
II Colóquios em Fitopatologia Tropical 2018. 2018. (Outra).
I International Workshop of the SUFICA Project. 2018. (Outra).
XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Simpósio).
40º Congresso Paulista de Fitopatologia. Prevalência de Bursaphelenchus cocophilus em núcleos de irrigação de Petrolina-PE. 2017. (Congresso).
Identificação e manejo de nematoides no centro-oeste. 2017. (Outra).
X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Levantamento e prevalência de Bursaphelenchus cocophilus em coqueiro (Cocos nucifera L.) em um Perímetro Irrigado de Petrolina-PE. 2017. (Outra).
33º Congresso Brasileiro de Nematologia. 2016. (Congresso).
49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Controle de Meloidogyne enterolobii com coletor solar para a produção de mudas. 2016. (Congresso).
49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Método de inoculação de Macrophomina phaseolina em feijão comum. 2016. (Congresso).
III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco. 2016. (Simpósio).
III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do VSF.Patentes em Projetos de P&D e Negócios. 2016. (Oficina).
Noções de Bioinformática para Identificação Molecular de Fitopatógenos. 2016. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. A construção coletiva de hortas orgânicas em escolas públicas do Vale do São Francisco. 2015. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. Implantação da horta orgânica vertical com garrafas pet no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, no município de Petrolina-PE. 2015. (Congresso).
VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Projeto de monitoria em Fisiologia Vegetal. 2015. (Seminário).
4ª Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar (CREAI).Arborização. Compostagem e Cultivo de Hortas e Plantas Medicinais nas Escolas. 2014. (Simpósio).
IX Jornada de Iniciação Científica lll Jornada de iniciação de desenvolvimento tecnocnológico e inovação e lll Mostra de Pós-graduação.A HORTA ORGÂNICA ESCOLAR COMO ALTERNATIVA NA PROMOÇÃO DE MELHORIAS AO AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).
VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Nematoides nas principais Culturas Irrigadas no Submédio do São Francisco. 2014. (Oficina).
64º Congresso Nacional de Botânica. SÍNDROMES DE DISPERSÃO NUM TRECHO DA CAATINGA: UMA EVIDÊNCIA DA OCORRÊNCIA DE NÚCLEOS DE DESERTIFICAÇÃO?. 2013. (Congresso).
I Workshop Sobre Convivência com a Seca. 2013. (Simpósio).
Participação em bancas
ISHIKAWA, F. H.; Silva, K. J. D.;A.M.G.B. Silva. Identificação molecular de isolados de Macrophomina phaseolina e screening de marcadores moleculares SSR associados à resistência em feijão-caupi. 2025. Dissertação (Mestrado em Agronomia ? Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. Os dados estão lançados: como o uso do database marketing pode otimizar a satisfação e fidelização dos cooperados em cooperativas de créditos no Brasil. 2024.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. Fatores estressores ocupacionais: estudo de caso em uma singular SICOOB COOPEMAR. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. O cooperativismo de crédito como modelo de inclusão financeira para o Vale do São Francisco. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. Desafios e estratégias para aumentar a participação dos associados nas assembleias gerais das cooperativas de crédito. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. A utilização do balanced scorecard e dos objetives and key results: uma proposta para a gestão estratégica de uma cooperativa de crédito do sistema sicredii. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. A sustentabilidade do modelo do negócio cooperativo. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. Crédito rural concedido por instituições financeiras: contratação e direcionamento de 2020 a 2023. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. Propostas inovadoras de sustentabilidade ambiental para o SICREDI Vale do São Francisco, Polos de Petrolina e Juazeiro. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
A.M.G.B. Silva; M.S.M.C. Lima; PINHO, C. E. R.. O cooperativismo de crédito: as vantagens e travas de acesso. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
ISHIKAWA, F. H.SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS; Batista, E. V.. Reação à Macrophomina phaseolina de famílias de feijão-caupi pelo Método SSD". 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ISHIKAWA, F. H.; Moreira, B.C.;SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS. Efeito do estresse hídrico na resistência genética à podridão cinzenta do caule em feijão caupi. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Lima Neto, I.S.; Lima, M.N.R.; Gervásio, R.C.R.G.;SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS. Cultivo de coentro submetido a diferentes densidades de semeadura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
CARVALHO, G. S.;A.M.G.B. Silva; Pinheiro, N. P.. Compreendendo a importância da educação ambiental nas escolas: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Cana-açúcar: Características dos solos e a utilização de herbicidas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. A contribuição da genética no cultivo do milho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Arborização urbana: implantação e restauração de áreas verdes para criação de corredores de conectividade de fauna. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Cultivo de cana-de-açúcar com utilização de vinhaça: aplicação de vinhaça em cana-açúcar para ganhos de produtividade em solos arenosos e argilosos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Uso da vinhaça na adubação de cana-de-açúcar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Benefícios da colheita da cana-de-açúcar para o meio ambiente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. O melhoramento genético a favor da pecuária. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Resistência de porta-enxerto de maracujazeiro a Fusarium spp. no solo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. A colheita da cana-de- açúcar: as queimadas e seus impactos ambientais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
A.M.G.B. Silva; Assis, K.C.C.. Estudo dos danos causados pela matocompetição na cultura da cana-de- açúcar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Anhanguera Educacional.
INOMOTO, M. M.; CARVALHO, G. S.;A.M.G.B. Silva. Sucessões para controle de Meloidogyne javanica (Treub) na produção de alface (Lactuca sativa L.). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Engenharia) - Universidade de São Paulo.
Orientou
Prospecção de fitonematoides na cultura da mangueira; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Reação de espécies de pitaya à Meloidogyne spp; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);
Reação de espécies de pitaya à Meloidogyne spp; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);
Avaliação da reação de cultivares de pitaia a Meloidogyne incognita e M; enterolobii; Início: 2025 - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Identificação de fontes de resistência de maracujazeiro a fusariose e fitonematoses; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Fruticultura) - ETE Prof; Maria Wilza Barros de Miranda, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva;
Levantamento de doenças fúngicas nas áreas de produção de pitaia em Petrolina-PE; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva;
Estudo do potencial agronômico do biofertilizante à base de baronesa no cultivo sustentável de goiabeira; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Fruticultura) - ETE Prof; Maria Wilza Barros de Miranda; Orientador: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI ; ISHIKAWA, FRANCINE HIROMI ; SOUZA, VICTOR HUGO MOURA DE . First report of Meloidogyne incognita parasitizing red dragonfruit. Fruit Crops Science Journal , v. 1, p. 1-5, 2025.
-
A.M.G.B. Silva ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI ; Marques, J. P. R ; PAES, BRUNO SCENTINELA JACINTHO ; BESSI, R. . Meloidogyne incognita reduces the Passiflora nitida growth. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 54, p. 1, 2024.
-
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI . Effect of the southern root-knot nematode on white pitahaya growth. Tropical Plant Pathology , v. 1, p. 1-5, 2023.
-
PAES, BRUNO SCENTINELA JACINTHO ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI ; SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS . Pathogenicity of reniform nematode (Rotylenchulus reniformis) on the stinking passionflower (Passiflora foetida). REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA (ONLINE) , v. 45, p. 1-5, 2023.
-
SOUZA, VICTOR HUGO MOURA DE ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI ; SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; SOUTO, TIARLA GRACIANE . First report of Meloidogyne incognita infecting white Pitahaya plants. Revista Brasileira de Fruticultura , v. 44, p. 1, 2022.
-
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; MOURA, MARIA ANDREIA RODRIGUES DE ; CASTRO, JOSÉ MAURO DA CUNHA ; CABRAL, PATRÍCIA GONÇALVES CASTRO ; ISHIKAWA, FRANCINE HIROMI ; CAPUCHO, ALEXANDRE SANDRI . Solar collector for soil disinfestation to produce Meloidogyne enterolobii free tomato seedlings in semiarid conditions. CIENCIA RURAL , v. 52, p. 1-5, 2022.
-
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI . Reaction of passion fruit species to Rotylenchulus reniformis and Meloidogyne incognita. REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA (ONLINE) , v. 44, p. 1-6, 2022.
-
PAES, BRUNO SCENTINELA JACINTHO ; INOMOTO, MÁRIO MASSAYUKI ; SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS . Host status of stinking passion flower and yellow passion fruit to Rotylenchulus reniformis, Meloidogyne javanica and Pratylenchus brachyurus. Revista Brasileira de Fruticultura , v. 44, p. 1-5, 2022.
-
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; Moura Júnior, M.R. ; Souza, A.I. ; Gomes, M.O. ; Batista, A.I. ; DEUS, T. R. V. ; MAIA, M. G. A. ; RAMOS, P. R. . A Horta Orgânica Como Alternativa De Educação Ambiental Na Escola Municipal Professora Zélia Matias, Em Petrolina-PE. EXTRAMUROS - REVISTA DE EXTENSÃO DA UNIVASF , v. 3, p. 22-25, 2014.
-
A.M.G.B. Silva . Estudo do potencial agronômico do biofertilizante à base de baronesa no cultivo sustentável de goiabeira. In: I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar (I CINEAI), 2024, Juazeiro. Ecologia humana e Agroecologia, 2023.
-
A.M.G.B. Silva . Prevalência e Distribuição do Anel-vermelho-do coqueiro em Petrolina, PE. In: II Jornada de Integração da Pós-Graduação da Embrapa Semiárido, 2017, Petrolina. Anais da II Jornada de Integração da Pós-Graduação da Embrapa Semiárido, 2017.
-
A.M.G.B. Silva ; TENREIRO, I. G. ; GUIMARÃES, L. M. P. ; OLIVEIRA, M. G. ; RAMOS, P. R. . A construção coletiva de hortas orgânicas em escolas públicas do Vale do São Francisco. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém-PA. Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver, 2015.
-
A.M.G.B. Silva . A horta orgânica como alternativa de educação ambiental na Escola Zélia Matias, em Petrolina-PE. In: IX Mostra de Extensão, 2014, São Raimundo Nonato-PI. IX Mostra de Extensão - São Raimundo Nonato-PI, 2014.
-
A.M.G.B. Silva ; ALMEIDA, N. M. ; OLIVEIRA, A. C. P. ; SIQUEIRA FILHO, J. A. . Síndromes de dispersão num trecho da Caatinga: uma evidência da ocorrência de núcleos de desertificação?. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte-MG. Botânica Sempre Viva, 2013.
-
A.M.G.B. Silva ; INOMOTO, M. M. . Efeito do nematoide-das-galhas Meloidogyne incognita no crescimento de pitaia-branca. In: 37º Congresso Brasileiro de Nematologia, 2022, Ribeirão Preto. Resumos, 2022.
-
ABADE, C. L. P. ; CARVALHO, R. M. ; LUNARDI, M. F. ; DAVID, M. F. L. ; A.M.G.B. Silva ; PEDROSA, E. M. R. ; GUIMARAES, L. M. P. . Fitonematoides associados à cultura da cana-de-açúcar em Baia Formosa-RN. In: XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2018, Bento Gonçalves. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2018.
-
MOURA, M. A. R. ; A.M.G.B. Silva ; CASTRO, J. M. C. ; SILVA, L. A. B. ; CAPUCHO, A. S. . Prevalência de Bursaphelenchus cocophilus em núcleos de irrigação de Petrolina-PE. In: 40º Congresso Paulista de Fitopatologia, 2017, São Paulo. A Fitopatologia no Agronegócio Sustentável, 2017.
-
FURTADO, M. D. G. ; BOREL, J. C. ; A.M.G.B. Silva ; CAPUCHO, A. S. . Método de inoculação de Macrophomina phaseolina em feijão comum. In: 49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió-AL. Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, 2016.
-
A.M.G.B. Silva ; MOURA, M. A. R. ; SANTOS, J. L. F. ; CASTRO, J. M. C. ; CAPUCHO, A. S. . Controle de Meloidogyne enterolobii com coletor solar para a produção de mudas. In: 49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió-AL. Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, 2016.
-
TENREIRO, I. G. ; SANTOS, R. ; GUIMARÃES, L. M. P. ; A.M.G.B. Silva ; RAMOS, P. R. . Implantação da horta orgânica vertical com garrafas pet no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, no município de Petrolina-PE. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém-PA. Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver, 2015.
-
A.M.G.B. Silva ; SILVA, A. R. ; SILVA, M. A. . Projeto de monitoria em Fisiologia Vegetal. In: SCIENTEX? VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
Souza, I. S. ; A.M.G.B. Silva ; SILVA, N. G. O. ; SILVA, C. G. N. ; RIBEIRO, M. A. P. . Estudo do potencial agronômico do biofertilizante à base de baronesa no cultivo sustentável de goiabeira. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SILVA, ALINE MAYARA GONÇALVES BARROS ; Oliveira, C.R.S. ; Barros, K.A. . Atuação dos egressos do curso de Engenharia Agronômica. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
A.M.G.B. Silva ; A. S. Estrela Júnior . Fotos e texto científico: da edição à publicação. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
A.M.G.B. Silva . Diagnose visual de fitonematoides. 2024. .
A.M.G.B. Silva . Minicurso prático de estatística aplicada às ciências agrárias. 2024. .
A.M.G.B. Silva . Estudo e Manejo dos Solos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático autoral do tipo texto, questões e videoaulas).
A.M.G.B. Silva . Estudo e Manejo dos Solos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão de material didático autoral do tipo texto, questões e videoaulas).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Resistência genética de aceroleira a Meloidogyne enterolobii, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lílian Margarete Paes Guimarães em 14/05/2019., Descrição: Existe uma grande variabilidade genética em M. emarginata a ser explorada no Banco Ativo de Germoplasma (BAG), pertencente à Embrapa Semiárido e, por meio desse projeto, será possível direcionar trabalhos futuros para a de introgressão de genes de resistência em cultivares comerciais de aceroleira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva - Integrante / Alexandre Sandri Capucho - Integrante / José Mauro Cunha Castro - Integrante / Lilian Margarete Paes Guimarães - Coordenador / Flávio França Souza - Integrante.
-
2015 - 2017
Variabilidade de fitopatógenos, melhoramento genético e resistência à doenças no semiárido, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva - Coordenador / Francine Hiromi Ishikawa - Integrante / Alexandre Sandri Capucho - Integrante.
-
2014 - 2015
Programa Escola Verde, Descrição: O objetivo central do Programa Escola Verde (PEV) é investigar estas dificuldades e promover ações no sentido de minimizar os problemas identificados, a partir da participação das comunidades escolares. Trata-se de uma Pesquisa Aplicada, do tipo Pesquisa-Ação, de caráter qualiquantitativo, que esta sendo desenvolvida nas escolas de ensino fundamental, médio e superior da região do Vale do São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (15) . , Integrantes: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva - Coordenador / Paulo Roberto Ramos - Integrante.
-
2012 - 2013
Programa de Conservação da Fauna e da Flora Vinculado ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva - Coordenador / Ana Claúdia Pereira Oliveira - Integrante.
Prêmios
2021
Concurso de Fotografia na modalidade "Fotografias produzidas por câmera profissional, semiprofisisonal e celular", Encontro de Iniciação Científica em Fitopatologia e VIII Encontro de Pós-Graduandos em Fitopatologia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2023
AnhangueraVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministro aulas nas áreas de Microbiologia Agrícola; produção, Tecnologia e Armazenamento de Sementes e Manejo Florestal.
2023 - 2024
Escola Técnica Estadual Professora Maria Wilza Barros de MirandaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da base técnica, Carga horária: 40
2024 - 2025
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da UNIVASF
2016 - 2018
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (CNPq), Carga horária: 20
Outras informações:
Levantamento e prevalência de nematoides em videira (Vitis vinifera L. e V. labrusca L.) e coqueiro (Cocos nucifera L.) nos Perímetros Irrigados de Petrolina - PE.
2015 - 2016
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em Fisiologia Vegetal, Carga horária: 20
2016 - 2016
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2012 - 2013
Centro de Referencia para Recuperação de Áreas DegradadasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2014 - 2015
Programa Escola VerdeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Mayara Gonçalves Barros Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?