Nelson Felix Lima Neto

Assistente Social graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008-2012), mestre em serviço social (2013-2015) pela mesma universidade. Tem experiência na área de questões urbanas e saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: favelas, cidades, política e serviço social. Atualmente é coordenador social e responsável técnico da empresa Projel Engenharia Especializada.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Valéria Pereira Bastos. Palavras-chave: Serviço Social; Meio Ambiente.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Serviço Social

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: As recentes intervenções urbanas na Rocinha e a participação dos moradores nesse processo: a experiência do grupo Rocinha Sem Fronteiras
, Ano de Obtenção: 2015.Rafael Soares Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Favelas; Participação Popular; Megaeventos Esportivos; Rocinha.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Serviço Social

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Estudo das possibilidades de intervenção do Serviço Social no Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária, que vem sendo desenvolvido pela empresa Cohidro desde junho de 2011, nas comunidades Parque Alegria, Areal, Complexo de Acari e Guarabu.
Orientador: Valéria Pereira Bastos
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Estadual Andrá Mauróis

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em Trab. Profis. do A. S. e Gestão das Pol. Sociais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Os conflitos atuais no oriente médio. (Carga horária: 6h). , Coordenação Central de Extensão da Pontifícia Universidade Católica, CCE - PUC, Brasil.

2015 - 2015

XIV Capacitação do Curso Ética em Movimento. (Carga horária: 64h). , Conselho Federal de Serviço Social, CFESS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Formação Política - Módulo I. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

LIMA NETO, N. F. . 46º Encontro Descentralizado da Região Sudeste do Conjunto CFESS/CRESS. 2017. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

LIMA, R. S. ; LIMA NETO, N. F. ; SILVA, C. C. ; DISTLER, S. D. C. ; ARAUJO, V. S. . Alterações do BPC, a Lei da Pessoa com Deficiência e Exercício Profissional de Assistentes Sociais: dimensões da luta por direitos. 2016. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . 44º Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2015. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . Seminário de Políticas de Ação Afirmativa - Desafios e Conquistas. 2011. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . Seminário Políticas Sociais e Direitos Humanos Numa Perspectiva de Compromisso Social. 2010. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . "Unidade de Polícia Pacificadora. Uma Análise deste programa de segurança pública e sua aplicação nas favelas/bairros do Rio de Janeiro". 2010. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . Seminário "Segura Social - Questão de Polícia ou de Política?". 2009. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . Seminário "Muros da Discórdia: Segregação Social ou Ecolimites?". 2009. (Outro).

LIMA NETO, N. F. . Serviço Social e Saúde Mental: Intersetorialidade e Interdisciplinaridade. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Apresentando as Entidades Representativas do Serviço Social Brasileiro.A atuação do Conselho Regional de Serviço Social junto a categoria. 2019. (Oficina).

Mês da Assistente Social.Minicurso "Legislação em Serviço Social". 2019. (Oficina).

Mês da Assistente Social.Minicurso "Questão Urbana, Direito à Cidade e Serviço Social". 2019. (Oficina).

Semana do Serviço Social.Representação do Conselho Regional de Serviço Social. 2019. (Outra).

47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.Deliberações do Conjunto CFESS/CRESS. 2018. (Encontro).

II Encontro Regional das Trabalhadoras e Trabalhadores da Reabilitação Profissional do INSS - Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

Mini Curso do mês de comemoração do mês do assistente social.Questão Urbana e o Serviço Social. 2018. (Outra).

Seminário de Conteúdo Variável: Ética Profissional. Código de Ética do Assistente Social: atribuições e competências do CRESS/RJ. 2018. (Exposição).

46º Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS. 2017. (Encontro).

46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.Deliberações do Conjunto CFESS/CRESS. 2017. (Encontro).

Cine GEDS: A arte de andar pelas ruas de Brasília. 2017. (Exposição).

45º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste.Delegado da diretoria do CRESS do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

45º Encontro Nacional CFESS/CRESS.Delegado da diretoria do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

Alterações no BPC, a lei da pessoa com deficiência e exercício profissional de assistentes sociais: dimenções da luta por direitos.O Estatuto da Pessoa com Deficiência e as Alterações no Benefício de Prestação Continuada. 2016. (Seminário).

Direito à Cidade, Megaeventos e o trabalho do Assistente Social.Megaeventos e o exercíco profissional de Assistente Sociais. 2016. (Outra).

II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Exercício profissional. 2016. (Congresso).

Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios. 2016. (Seminário).

"Desafios Postos aos Estagiários". 2015. (Outra).

44º Encontro Descentralizado dos CRESS da região Sudeste.Monitoramento das propostas aprovadas pelo Conjunto CFESS/CRESS em 2014. 2015. (Encontro).

4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS.Workshop de capacitação das assessorias e comissões de comunicação. 2015. (Seminário).

5º Encontro Nacional Serviço Social e Seguridade Social. 2015. (Encontro).

Uso do Nome Social e o exercício profissional. 2015. (Outra).

XV Encontro de Práticas de Estudos e Prática em Serviço Social - EEPSS.CRESS e as Propostas da Nova Gestão. 2015. (Oficina).

43º Encontro Descentralizado CRESS - Região Sudeste. 2014. (Encontro).

Mesa Redonda "Cidade-mercadoria X direito à cidade e o Serviço social. 2014. (Seminário).

Oficina Interna Sobre Sigilo Profissional. 2014. (Exposição).

"Aula Inaugural do Departamento de Serviço Social - A Rede socioassistencial em tempos de SUAS: reflexões necessárias ao fortalecimento da política". 2013. (Seminário).

"Dia do Assistente Social".Estudo das possibilidades de intervenção do Serviço Social no Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária, desenvolvido pela empresa Cohidro de junho de 2011 à janeiro de 2013, nas comunidades Parque Alegria, Areal, Complexo de Acari e Guarabu.. 2013. (Seminário).

"Dia do Assistente Social".Estudo das possibilidades de intervenção do serviço social dentro do projeto de regularização urbanística e fundiária que vem sendo desenvolvido pela empresa Cohidro, desde junho de 2011, nas favelas Parque Alegria, Areal, Complexo de Acari e Guarabu.. 2013. (Seminário).

3ª Seminário Nacional de Comunicação CFESS-CRESS. 2013. (Seminário).

42º Encontro Descentralizado da Região Sudeste.Delegado da base do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).

42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.Delegado da base do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).

Seguridade e Assistência Social.Seguridade e Assistência Social. 2013. (Oficina).

1º Encontro Anpocs de Iniciação Científica.Conflitos Socioambientais e a Construção Social da Noção de Risco. 2012. (Encontro).

36° Encontro Anual da ANPOCS. 2012. (Encontro).

I Congreso Latinoamericano de Ecologia Urbana. La Noción de riesgo y el regreso de las remociones de Favelas en tiempos de grandes eventos en la ciudad de Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

Regularização Fundiária nas Favelas e Quilombos. 2012. (Seminário).

Aula de Cultura e Cidadania do Pré-Vestibular Wellington Ricardo.Curso de Serviço Social: profissão e promoção da cidadania. 2011. (Outra).

Cine Direito: Distrito 9. 2010. (Outra).

História da Baixada Fluminense. 2010. (Oficina).

I Encontro Carioca do Blog Mídia e Questão Social - Em tempos de comunicações virtuais @ Direitos de expressão, imformação e questão social. 2010. (Encontro).

Políticas Públicas e Direitos Humanos Numa Perspectiva de Compromisso Social. 2010. (Seminário).

População de Rua e uso de Álcool e Drogas. 2010. (Seminário).

PUC POR UM DIA.Serviço Social: curso e profissão. 2010. (Outra).

Serviço Social e Psícologia em Oncologia do Hospital do Câncer II / Instituição Nacional do Câncer: articulações possíveis.. 2010. (Simpósio).

"Serviço Social e Saúde Mental: Intersetorialidade e Interdisciplinaridade". 2009. (Seminário).

Atitude Positiva: exercitando os sentidos para Atender com Excelência. 2009. (Outra).

Serviço Social e Meio Ambiente: favela, cidadania no Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

Qual é o preço da vida? - A gestão dos direitos sociais no Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jayce Domingues da Silva Oliveira

LIMA NETO, N. F.. Etarismo ao trabalhador mais velho: revisão de literartura. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especial8ização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marleide Marinho dos Santos

SANTOS, M. M.; MOREIRA, C. F. N.;LIMA NETO, N. F.. O processo de "pacificação na favela da Maré: a política de segurança pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pricila Dias dos Santos

LIMA NETO, N. F.; PALERMO, P. R. M.. Assistente Social nas creches públicas do Rio de Janeiro: uma equação possível?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto Universitário Cândido Mendes.

LIMA NETO, N. F.. VII Prêmio Visibilidade do Serviço Social e das Políticas Sociais. 2013. Conselho Regional de Serviço Social - 7ª Região.

Produções bibliográficas

  • LIMA NETO, N. F. ; RUIZ, J. L. S. . Ações interprofissionais e a preparação para a aposentadoria. In: Thaysa Maria Garcia; Carla Cristina Coelho Augusto Pepe. (Org.). Programa de preparação para aposentadoria Fiocruz: uma experiência inovadora em saúde do trabalhador.. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2022, v. 1, p. 37-44.

  • LIMA NETO, N. F. . Mobilizações comunitárias em torno da ameaça de remoção de moradores de favelas na perspectiva do direito à cidade.. In: XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Habitação e direito à cidade: favelas, assentamentos informais e ocupações no Rio de Janeiro, 2014.

  • GONCALVES, R. S. ; LIMA NETO, N. F. . La Noción de riesgo y el regreso de las remociones de Favelas en tiempos de grandes eventos en la ciudad de Rio de Janeiro.. In: I Congreso Latinoamericano de Ecología Urbana, 2012, Buenos Aires. Desafyos y escenarios de desarrollo para las ciudades latinoamericanas, 2012.

  • LIMA NETO, N. F. ; GONCALVES, R. S. . Conflitos Socioambientais e a Construção Social da Noção de Risco. In: 1º Encontro Anpocs de Iniciação Científica, 2012, Águas de Lindóia. Programas e Resumos. 36º Encontro Nacional da Anpocs. p. 404-404.

  • LIMA NETO, N. F. . Estágio Supervisionado em Serviço Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA NETO, N. F. . Serviço Social e Intervenção Profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA NETO, N. F. . Exercício Profissional e Sigilo no Serviço Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA NETO, N. F. . Política habitacional, trabalho social e atuação de assistentes sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA NETO, N. F. . Mobilidade Urbana, Olimpíada e Direito à Cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA NETO, N. F. . As recentes intervenções urbanas na Rocinha e a participação dos moradores nesse processo: a experiência do grupo Rocinha Sem Fronteiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA NETO, N. F. . CRESS e as Propostas da Nova Gestão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA NETO, N. F. . Mobilizações comunitárias em torno da ameaça de remoção de moradores de favelas na perspectiva do direito à cidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONCALVES, R. S. ; LIMA NETO, N. F. . La Noción de riesgo y el regreso de las remociones de Favelas en tiempos de grandes eventos en la ciudad de Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA NETO, N. F. . 'Conflitos sociambientais e a construção social da noção de risco'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA NETO, N. F. . Serviço Social: profissão e promoção da cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LIMA NETO, N. F. . Mesa Redonda. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA NETO, N. F. . O Papel do Serviço Social em Contexto de Desastres. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA NETO, N. F. . Acessibilidade é desafio para idosos que vivem em favelas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA NETO, N. F. . Troca de Experiência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA NETO, N. F. ; SATURNINO, M. . Multiplicação do Curso Ética em Movimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA NETO, N. F. . Ética e Exercício Profissional 1. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, S. ; LIMA NETO, N. F. . Integrante da 1ª Orquestra de Agogôs do Brasil. 2023. Outra.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Águas do Rio, Responsabilidade Social de Comunidades, Armazén 2. , Rua Cuba 1, Penha, 22775057 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 996419018, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - 2024

Projel Engenharia Especializada ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Social, Carga horária: 44

Outras informações:
Assistente social no cargo de Coordenador de trabalho social e Responsável Técnico para a realização de projeto sociais.

2018 - 2021

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente social do Núcleo de Atenção Integral à Aposentadoria (NAIA)

2017 - 2020

Conselho Regional de Serviço Social

Vínculo: Eleito, Enquadramento Funcional: Conselheiro eleito

Outras informações:
Conselheiro Vice - Presidente no mandato 2017 - 2020

2014 - 2017

Conselho Regional de Serviço Social

Vínculo: Eleito, Enquadramento Funcional: Conselheiro eleito

Outras informações:
Conselheiro eleito para o mandato 2014 - 2017.

2016 - 2017

Projel Engenharia Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Execução de projeto técnico social em empreendimentos com beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em 18 condomínios (Bairro Carioca I, II, III, IV, V IX, X e XIV, Mangueira I, Aterrados do leme I, II e III, Vivendas das Andorinhas, Vivendas do Ipê Branco e Amarelo, Vivendas das Castanheiras, Vivendas do Jardim Anápolis e Oiti). O projeto contou com uma equipe de técnicos sociais e agentes sociais. Algumas das atividades compreendiam mobilização, divulgação, palestras ministradas por técnicos, atendimentos sociais e encaminhamentos.

2011 - 2013

Cohidro - Consultoria, Estudos e Projetos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária nas favelas de Parque Alegria (Caju), Areal (Guaratiba), Vila Rica de Irajá e Vila Esperança (Complexo de Acari) e Guarabu (Ilha do Governador). Atuação em equipe de Serviço Social no atendimento e acompanhamento das famílias contempladas pelo projeto. Desenvolvimento de atividades de comunicação, mobilização e sensibilização da população local.

2013 - 2013

Clínica da Gávea S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

2009 - 2009

Clínica da Gávea S/A

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Resumo das atividades desenvolvidas: Atendimento aos pacientes e familiares; realização de entrevistas sociais; estudo de casos; elaboração de relatórios; atuação em equipe interdisciplinar/multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros e nutricionistas); participação em reunião de equipe para discutir o caso de cada paciente semanalmente; realização de atividades com os pacientes em parceria com a terapeuta ocupacional; elaboração de um projeto de intervenção; trabalho com os familiares em prol da melhoria de cada paciente; 48h (quarenta e oito horas) de participação em um grupo de estudos composto por assistentes sociais, psicólogos e os estagiários de serviço social, psicologia, medicina e enfermagem.

2010 - 2011

Organização não governamental Médicos Solidários

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Resumos das atividades desenvolvidas: Acompanhamento dos projetos desenvolvidos pela ONG, são eles: Saúde Solidária ? Sorrigente - Sementes, Flores e Frutos: Amor e Cuidado ? e Cultura é Saúde; atuação em equipe multidisciplinar (dentistas, médicos, assistentes social e estagiários das respectivas áreas); elaboração de relatórios semanais; realização de palestras para famílias atendidas por um dos projetos; reunião de planejamento e de supervisão de estágio semanalmente.

2010 - 2010

Secretaria Estadual de Assistencia Social e Direitos Humanos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Resumos das atividades desenvolvidas: Atuação no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo ? PAC-Social ? nas comunidades do Complexo do Alemão, Manguinho e Rocinha. Trabalho de assistência e acompanhamento das famílias relocadas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro que residem nas áreas que estão previstas para receber obras; desenvolvimento de ações que garantissem a participação social e comunitária; e gestão de impacto ambiental que as obras venham a causar.

2024 - Atual

AEGEA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Responsabilidade Social, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisor de Responsabildade Social da baixada 2 (Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Japeri)