José Ricardo de Moraes Lopes

Formado em Economia (UFRJ-1991), Filosofia (UNIRIO-2016) e Museologia (UNIRIO-2022).Mestrado em Sistemas de Gestão Integrada - Gestão Ambiental (UFF/LATEC-2004);Mestrado em Gestão Ambiental Empresarial (UNESA-RJ-1999);Especialista em Engenharia Ambiental (CT-UFRJ-1992);Especialista em Educação e Planejamento em EaD (UFF-2006);Curso de Planejamento Energético (250h) - Extensão Universitária pela COPPE/UFRJ/PPE em convênio com a EPE - Empresa de Pesquisa Energética (2012);Curso de Extensão Universitária sobre Desenvolvimento, Trabalho e Políticas Públicas (250h) - Fundação Perseu Abramo-FPA e Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2025);Analista de Pesquisa Energética (concursado-2007 2o. concurso público da EPE) na Empresa de Pesquisa Energética-EPE lotado atualmente na área de Auditoria Interna e Sistema de Correição da EPE (desde julho de 2024)Analista de Pesquisa Energética na área de Gestão da Conformidade e Gerenciamento de Riscos-CGR/PR (de março de 2018 a julho de 2024);Analista de Pesquisa Energética na área de Energia e Economia (SEE), de 2009-2010, atuando em estudos sobre energia Eólica e Marés (SEE);Analista de Pesquisa Energética na Superintendência de Meio Ambiente (SMA), onde atuou em Estudos de Socioeconomia e em Leilões de Energia (2010-2018);Atua como Conselheiro Suplente, no Conselho Regional de Economia do RJ - CORECON-RJ, desde 2010, sendo eleito para terço (2024-2026);Estagiário na FINEP (1989-1992) Técnico Analista de Projetos, contratado com recursos do PADCT, na Financiadora de Estudos e Projetos FINEP (1991-1996);Estagiário do Banco Bamerindus (1985);Estagiário da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro SECPLAN-RJ (1987);Estagiário do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas - IPEA (1989);Consultor de Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, pelo Bureau Veritas no Espírito Santo ES/BVQI (2002-2013);Consultor de projetos de Editais de energia e Bioeconomia da Financiadora de Estudos e Projetos em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (2024 - ).Foi consultor pelo Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear IBQN e pela HGB Consultores Independentes (RJ/ES - 1987 a 1998);Professor Substituto de Economia e Meio Ambiente do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1998-1999, professor concursado-substituto);Professor de Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá no ES (1998-2008);Escreve e organiza livros, artigos e capítulos de livros sobre economia, sustentabilidade, filosofia contemporânea, sociedade e gestão pública e governamentalidade. Atualmente compõe o Comitê Editorial do Jornal dos Economistas do CORECON-RJ de (2010-2027).

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sistemas de Gestão

2002 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Sistema de Gestão Ambiental - SGAI: um modelo conceitual como fundamento da nova administração empresarial, Ano de Obtenção: 2004
Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos.Palavras-chave: Sistemas de Gestão; Administração e Meio Ambiente; Economia e Meio Ambiente; Gestão Coorporativa; Gestão Integrada.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciências Ambientais

1996 - 1999

Universidade Estácio de Sá
Título: Sistema de Gestão Ambiental: fundamento da nova administração empresarial., Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Ubirajara Aluízio de Oliveira Matos
Palavras-chave: Economia e Meio Ambiente.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD

2012 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Mediação, Interação e Linguagem nas práticas pedagogicas em ambientes virtuais.
Orientador: André Tenório Leite

Especialização em Engenharia do Meio Ambiente

1992 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gerenciamento da Gestão Ambiental e de Processos de uma Usina Modelo de Açucar e Alcool.
Orientador: Raad Q. Cassim
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ-CT, Brasil.

Graduação em Museologia

2018 - 2022

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Museus e Democracia: revisitando as razões existenciais da Mesa-Redonda de Santiago do Chile e do Museu Memorial da Resistência
Orientador: Professor Dr. Mário de Souza Chagas

Graduação em Filosofia

2013 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O impacto dos processos tecnológicos no ser-aí e na cultura - estudo a partir de Heidegger
Orientador: Écio Elvis Pisetta
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Econômicas

1988 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Reciclagem dos Resíduos Sólidos no Rio de Janeiro e suas diferentes tecnologias: uma visão da problemática do lixo urbano.
Orientador: Carlos Renato Mota
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 320h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho. (Carga horária: 20h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

treinamento em Petróleo e Meio Ambiente. (Carga horária: 20h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Conceitos Fundamentais do Planejamento Energético. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Ciência Econômica, Metodologia e CríticaOntológica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Planejamento Sistemático da Conservação da Biodive. (Carga horária: 32h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2011 - 2011

Workshop Indicadores Socioambientais para o PDE. (Carga horária: 8h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de Relatórios,Pareceres e NotasTécnicas. (Carga horária: 16h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2010 - 2010

Economia e Contabilidade Ambiental. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, CORECON RJ, Brasil.

2010 - 2010

Ecologia de Paisagens. (Carga horária: 32h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2010 - 2010

XXII SINCE 2010. (Carga horária: 72h). , Conselho Federal de Economia, COFECON, Brasil.

2010 - 2010

Estudos de Ictiofauna-Planej. Hidro. Brasileiro. (Carga horária: 32h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2010 - 2010

Estudos de Ictiofauna para o Planejamento Hidro. (Carga horária: 32h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2009 - 2009

Workshop Office - Diferenças entre 2007/2003. (Carga horária: 8h). , Allen Informática Ltda., AI, Brasil.

2009 - 2009

II Fórum Capixaba de Energia. (Carga horária: 7h). , Governo do Estado do Espírito Santo, GOVERNO/ES, Brasil.

2009 - 2009

Fiscalização de Contratos. (Carga horária: 9h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2009 - 2009

DPG-Ciclo Básico. (Carga horária: 25h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2009 - 2009

Gestão de Contratos Energéticos. (Carga horária: 32h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação de Tutores. (Carga horária: 90h). , Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, CEFETES, Brasil.

2006 - 2006

ISO 14001: Upgrade Course. (Carga horária: 40h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 15h). , Faculdade Estácio de Sá de Vitória, FESV, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Educação Ambiental no Contexto Universitário. (Carga horária: 16h). , Companhia Siderúrgica de Tubarão, CST*, Brasil.

2004 - 2004

Auditor Líder em Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.

2001 - 2004

Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 204h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2003 - 2003

Instrução Técnica para Auditorias Ambientais-IT 41. (Carga horária: 8h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.

2003 - 2003

Tecnologia Ambiental. (Carga horária: 16h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.

2003 - 2003

Legislação Ambiental. (Carga horária: 8h). , Bureau Veritas Quality International, BVQI, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Didática Geral. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1997 - 1997

Biodiversidade e Recursos genéticos. (Carga horária: 3h). , Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Brasil.

1995 - 1995

Avaliação Ambiental de Projetos de Infraestrutura. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, ABCE, Brasil.

1995 - 1995

ISO 9001 X ISO 14000. (Carga horária: 8h). , CONCREMAT Engenharia e Tecnologia S.A, CONCREMAT, Brasil.

1992 - 1992

Treinamento do sistema de Apoio ao Técnico (SCAT). (Carga horária: 12h). , Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil.

1992 - 1992

Environmental Auditor Training Course. (Carga horária: 40h). , P-E BATALAS/DAVID BELLAMY ASSOCIATES, P-E BATALAS, Grã-Bretanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão do Conhecimento.

Participação em eventos

Seminário Internacional de Economia:Modelo de Desenvolvimento para a América Latina e o Caribe. 2016. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Economia Política. 2011. (Encontro).

1º Conferência do desenvolvimento Cope/Ipea. 2010. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Energia. A importância da Gestão dos Recursos Energéticos na manutenção de uma Matriz Energética Renovável: o caso do setor sucroalcooleiro brasileiro.. 2010. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Economia Política. 2010. (Encontro).

Forum Capixaba de Energia para o Desenvolvimento. 2008. (Encontro).

Fórum Estadual de Energias Alternativas e Renováveis.Energias Alternativas e Renováveis. 2008. (Outra).

Palestra entitulada: "O Protocolo de Kioto e suas interseções no mundo atual" do Programa de Comunicação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão. 2008. (Outra).

Palestra entitulada:"Vulnerabilidade e adaptação de recursos hídricos às mudanças climáticas globais" do Programa de Comunicação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão. 2008. (Outra).

Semana da Engenharia no desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. 2008. (Encontro).

7º Seminário de Meio Ambiente ArcelorMittal Tubarão Aços Planos.O Meio Ambiente e as Profissões: o desafio para o ensino superior.. 2007. (Seminário).

Mesa Redonda -CST/Arcelor/Mittal: Interdisciplinaridade no Ensino Superior..Interdisciplinaridade no Ensino Superior. 2007. (Oficina).

2o. Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Responsabilidade Social no Grupo Arcelor Brasil e os Impactos sobre as partes Interessadas, ES. 2006. (Congresso).

Terceiro Seminário de Inclusão Digital do Espírito Santo. 2006. (Seminário).

I congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro: administração para um desenvolvimento sustentável.. Sistema de Gestão Ambiental Integrado - SGAI: uma análise econômica estrutural.. 2004. (Congresso).

I Seminário FESV: trabalho e mercado:tempo e história.Economia, meio ambiente e gestão empresarial. 2003. (Seminário).

I Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Economia, meio ambiente e gestão empresarial. 2002. (Congresso).

VII Seminário de educação Ambiental. 1998. (Seminário).

Seminário sobre FHC. 1995. (Seminário).

XVI Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em C&T..A reciclagem dos resíduos sólidos no Rio de Janeiro e suas diferentes tecnologias: uma visão da problemática do lixo urbano.. 1991. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Fábio Deodato da Silva

LOPES, J. R. M.. Análise da Produção Diária para Garantia da Viabilidade Econômica em Usinas de Pelotização: um Estudo de Caso.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: André Carlesso

LOPES, J. R. M.. Gestão Ambiental da Produção como Diferencial Competitivo: o caso da Aracruz Celulose.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rubens A

LOPES, J. R. M.. Piumbini. Implantação da ISO 14001: experiência da Cia. Siderúrgica de Tubarão-CST.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Arthur Cesar Melin

LOPES, J. R. M.; VALIM, C. R.; PRATES, F. L.. A reestruturação do sistema de pagamentos brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Hélder Luiz David

LOPES, J. R. M.; VALIM, C. R.; PRATES, F. L.. A terceirização versus capital intelectual e conhecimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Luzia Patrícia T

LOPES, J. R. M.; PORTUGUEZ, A. P.; TEIXEIRA, F. A. G.. Couceiro.O impacto industrial nas comunidades da grande Vitória: um estudo de caso da Companhia Siderúrgica de Tubarão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Adriana Santos Souza

LOPES, J. R. M.; FERNANDEZ, A. C. R.; TEIXEIRA, F. A. G.. A Responsabilidade Social: análise crítica do caso da Vivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV.

Aluno: Fabrícia Cavalcante Pereira Costa

LOPES, J. R. M.; LEAL, T. P.; TEIXEIRA, F. A. G.. Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: o caso da Companhia Siderúrgica de Tubarão-CST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: João Paulo Pereira Coelho

LOPES, J. R. M.; LEITAO, L. F. C. M.; TEIXEIRA, F. A. G.. A importância da comunicação coorporativa na relação com investidores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Flavielly Spinassé Mattos

LOPES, J. R. M.. Os efeitos do ambiente de trabalho na saúde do trabalhador no setor siderúrgico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Silvana Stefanon

LOPES, J. R. M.; GUIMARAES, R. C. M.; PRATES, F. L.. Gestão Ambiental na geração de resíduos sólidos domésticos no bairro de Jardim Marilândia-Vila Velha-ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Alexander Mendes Júnior

LOPES, J. R. M.; GUIMARAES, R. C. M.; VALIM, C. R.. Planejamento e sortimento na Itapuã Calçados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Eloísa Helena Casagrande

LOPES, J. R. M.Mota, Carlos Renato; TEIXEIRA, F. A. G.. Exportação de Mármores e Granitos: desafios e perspectivas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Ana Paula da Silva Ramos

LOPES, J. R. M.; Lins, Carlos R. G.; SOUZA, R. C.. Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso da Arcelor Brasil-CST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Francine Mairink Gobbi

LOPES, J. R. M.; Lins, Carlos R. G.; SOUZA, R. C.. Treinamento no serviço público: o diferencial dos novos funcionários da Prefeitura Municipal de Vitória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Fabiana Nunes Guilherme

LOPES, J. R. M.; GUIMARAES, R. C. M.. O papel social do marketing ambiental na Arcelor Brasil-CST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Diogo Antônio de Almeida

LOPES, J. R. M.; GUIMARAES, R. C. M.; PRATES, F. L.. O poder nas organizações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Clarissa Santos Tovar

LOPES, J. R. M.; FERNANDEZ, A. C. R.; BORGES, J. B.. Lazer na praia da Curva da Jurema no período de 1979 a outubro de 2005.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Líbia Mara Angelo Felipe

LOPES, J. R. M.; BORGES, J. B.; FERNANDEZ, A. C. R.. Lazer na praia da Curva da Jurema no período de 1979 a outubro de 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Jamir Machado Moreira

LOPES, J. R. M.; GUIMARAES, R. C. M.; Lins, Carlos R. G.. A responsabilidade Social: investimentos na Companhia Vale do Rio Doce-CVRD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Diego Francis Vimercati Scodino

LOPES, J. R. M.. A implantação da ISO 9001/2000: o caso do Instituto Euvaldo Lodi-IEL/ES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: José Renato Nespoli

LOPES, J. R. M.. Desenvolvimento Sustentável: uma proposta conceitual.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Tiago Vieira França

LOPES, J. R. M.. Como o Marketing Esportivo Influencia na Imagem Pública da Cia Vale do Rio Doce - CVRD. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Aluno: Cláudia Leal Gomes

LOPES, J. R. M.. O Marketing de Relacionamento como estratégia competitiva: diferenciando a marca MINASGÁS no mercado de GLP.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

Aluno: Valécia de Souza

LOPES, J. R. M.. A Responsabilidade Social Corporativa na Minasgás.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade estácio de Sá de Vila Velha.

LOPES, J. R. M.. Avaliação do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Faculdade de Vila Velha. 2003. Instituto Espiritossantense de Administração e Marketing.

LOPES, J. R. M.; Lins, Carlos R. G.; SOUZA, R. C.; VALIM, C. R.. Graduação em Administração de Empresas. 2000. Faculdade Estácio de Sá de Vitória e Vila Velha-FESV e FESVV.

Magalhães, João Paulo de Almeida; Rocha, Sidney Pascoutto;LOPES, J. R. M.. Comissões de Tomada de Contas e Licitações do Conselho regional de Economia - CORECON-RJ. 2011. Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro.

Orientou

Elisabete Justino da Silva

Divulgação do Plano Diretor no Município de Queimados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Silvia Aparecida Fraga Fagundes

A importante participação popular da universidade nos Planos Diretores Municipais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Paulo Sérgio Curty Pereira

Desafio dos municípios quanto à mobilidade urbana; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Carlos Patrick Barbosa Gomes

Mobilidade Urbana: a cidade do rio de Janeiro está fora dos trilhos? Uma análise bibliográfica sobre a qualidade dos servi~ços prestados pela Supervia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Claudia de Castro Pacheco

Uma análise das ações do município de São José do Vale do Rio Preto após a tragédia de Janeiro de 2011; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Beatriz Barros de Azevedo

Planejamento urbano: uso inadequado do solo no município de Paty do Alferes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Marcio Lucio Benfica Fernandes

Mobilidade:o caos nosso de cada dia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Carina Carneiro da Mota Caldeira

Reestruturação do Turismo em São Francisco de Itabapoana; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Cristiane Ribeiro Ramos da Silva

Cooperativa de Trabalho Artesanal no Município de São Francisco do Itabapoana - RJ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Nacional de Administração Pública) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Luana Denyze dos Passos Machado

A importância da classificação de risco nos títulos de crédito para as decisões financeiras: uma análise crítica; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Marília da Silva Moreira

Impactos ambientais na atividade de refino de petróleo: uma análise para o complexo petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Willian Kouzmine

Setor extra-hoteleiro na zona sul do Rio de Janeiro: fatores que influenciaram o crescimento do número de Albergues na década de 2000; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Rose Grimaldina da Costa Afonso

A importância Logística Ferroviária para o setor de minério de ferro no Brasil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Elizeu Vinícios Julio da Silva

Integração Energética na União Européia: o caso do setor de gás natural; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Stephanie Amaral Gonçalves

A compra de crédito de carbono e as certificações ambientais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Cristiane Gomes Cardoso da Silva

Impactos causados pela exploração de petróleo e gás no Espírito Santo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Os impactos do trabalho de turno na qualidade de vida do trabalhador; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

João José Lima da Silva

Responsabilidade Social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Natália Fátima Lopes

O desafio da qualidade na gestão empresarial: caso Concrevil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Fatima Fraga Aniceto Dutra

O impacto do petróleo na economia capixaba; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Thiago Malta Valadares Cruz

Gestão de resíduos gerados do beneficiamento de rochas ornamentais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Alex Sandro Merlo

A gestão de recursos hídricos: um estudo de caso da ArcelorMittal Tubarão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Roberto Côrtes

A evolução do programa de CCQ na Diretoria de Operações Ferroviárias da Estrada de Ferro Vitória a Minas da Cia; Vale; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Juscelino Campagnaro da Silva

Inovação e tecnologia na redução de gases do efeito estufa: o caso Marca Ambiental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

FILIPE BRAGA GOMES

AS QUESTÕES AMBIENTAIS DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA E O MODELO NA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA: Caso Siderurgia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

GEORGIA SIMPLÍCIO SOARES

A GESTÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA NO AQUECIMENTO GLOBAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

KLAUDYA CRYSTINA B

P; GONÇALVES; A ECO-EFICIÊNCIA NAS UNIDADES HOSPITALARES; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória-FESV; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Jefferson Nunes Lirio

Sistema de Gestão Ambiental Integrada; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas de Vitória, Faculdades Integradas de Vitória; Orientador: José Ricardo de Moraes Lopes;

Produções bibliográficas

  • LOPES, J. R. M. ; RAMOS, A. P. S. . A Responsabilidade Social no Grupo Arcelor Brasil e os impactos sobre as partes interessadas.. 2o. Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2006.

  • LOPES, J. R. M. ; PIMENTA, L. C. P. ; Tredler, denise Levy . Implantando a ISO 9001:2000 como modelo de gestão: um roteiro prático para as organizações.. Revista Engenharia, Ciência & Tecnologia , Vitória-ES, v. 07, p. 35-45, 2004.

  • LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado (SGAI): uma análise econômico-estrutural.. Destarte (Vitória) , Vitória-ES, v. 02, p. 247-274, 2003.

  • LOPES, J. R. M. ; MATTOS, U. A. O. ; FORTES, J. . Economia, Meio Ambiente e Gestão Empresarial.. Revista Engenharia, Ciência & Tecnologia , Vitória-ES, v. 05, p. 37-46, 2002.

  • LOPES, J. R. M. ; MATTOS, U. A. O. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado - SGAI: proposta metodológica segundo a abordagem da gestão de ruptura.. Revista Engenharia, Ciência & Tecnologia , Vitória-ES, v. 04, p. 32-44, 2001.

  • LOPES, J. R. M. . O desenvolvimento socio-econômico no processo de mudança cultural globalizado. UNESC em Revista, Colatina-ES, p. 119-129, 1999.

  • LOPES, J. R. M. . A condição humana global dos governos em tempos sombrios de pandemia. In: Andrea Borges e Leila Marques. (Org.). Coronavírus e as cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia. 01ed.Rio de Janeiro: Outras Letras Editora Ltda., 2020, v. 1, p. 116-121.

  • LOPES, J. R. M. ; RAMOS, A. P. S. . Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso ArcelorMittal Tubarão. In: Sérgio Cláudio da Costa Rodrigues; Valéria Nichetti Santana; Vera Lúcia Bernabé. (Org.). Educação, ambiente e sociedade: novas idéias e práticas em debate.. 1ed.Vitória: Programa de Comunicação Ambiental ArcelorMittal, 2007, v. 1, p. 188-205.

  • LOPES, J. R. M. ; FREITAS, M. A. V. ; CAMPOS, A. F. . Gestão da energia e dos recursos hídricos. In: Sérgio Cláudio da Costa Rodrigues; Valéria Nichetti Santana e Vera Lúcia Bernabé. (Org.). Educação, ambiente e sociedade.. 1ed.Vitória ES: Programa de Comunicação Ambiental ArcelorMittal Tubarão, 2007, v. 1, p. 208-230.

  • LOPES, J. R. M. . Jornal dos Economistas. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, 01 ago. 2021.

  • LOPES, J. R. M. ; CAMPOS, R. A. . SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO - SIGI: UMA TAREFA MULTIDISCIPLINAR. Revista Eletrônica: Administração em Foco, www.novomilenio.br, 07 nov. 2006.

  • LOPES, J. R. M. . Ensino Superior no Espírito Santo: novos rumos e conquistas.. Presença, Vitória-ES, 17 jul. 2001.

  • LOPES, J. R. M. . Professor Presente. Presença-Jornal do Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo, Vitória-ES, p. 01 - 01, 01 dez. 2000.

  • LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental: Sistema de Gestão de Ruptura da nova administração empresarial. Gazeta Mercantil - Seção Espírito Santo, Vitória, 22 jun. 1999.

  • LOPES, J. R. M. . Desenvolvimento sócio-econômico no processo de mudança cultural globalizado. UNESC em Revista, Colatina-ES, , v. I, 14 abr. 1999.

  • LOPES, J. R. M. . Gestão Empresarial Ambiental. Gazeta Mercantil, 14 abr. 1999.

  • LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Ambiental: o desafio de ser competitivo.. Gestão da Qualidade Ambiental: o desafio de ser competitivo, Jornal Gazeta Mercantil, 12 abr. 1999.

  • LOPES, J. R. M. . SOS Amazônia: meio ambiente. Gazeta Mercantil, 24 mar. 1999.

  • LOPES, J. R. M. . Crescer sem destruir. A Gazeta, Vitória-ES, p. 05 - 05, 05 nov. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Administração Verde para o setor saúde. Gazeta Mercantil, Vitória-Es, 03 nov. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Economia e política verde. A Gazeta, Vitória-ES, 21 out. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Economia e Meio Ambiente: objetivos e instrumentos I. Gazeta Mercantil-Vitória-ES, Vitória-ES, 20 out. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Ecopolítica: novos desafios. A Gazeta- Vitória-ES, Vitória-ES, 13 out. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental para os Resíduos de Serviço de Saúde. VII Seminário de Educação Ambiental do Instituto Militar de Engenharia-IME/RJ, IME/RJ, 01 out. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Economia e Meio Ambiente: objetivos e instrumentos.. PET-UFES-Programa de Pesquisa CAPES/CNPq, PET-Resenha-UFES/Dep. de Econ., , v. 36, 29 set. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . Ecodesenvolvimento:crescer sem destruir.. Gazeta Mercantil- Vitória-ES, Vitória-ES, 20 jan. 1998.

  • LOPES, J. R. M. . O lixo de bem com o meio ambiente. Correio Hospitalar, Rio de Janeiro, , v. 18, p. 03 - 03, 18 jun. 1997.

  • LOPES, J. R. M. . Economia e Meio Ambiente:objetivos e instrumentos II.. Gazeta Mercantil-Vitória-ES, Vitória-ES.

  • LOPES, J. R. M. ; RAMOS, A. P. S. . A Responsabilidade Social no Grupo arcelor Brasil Mital e os Impactos sobre as partes interessadas, ES. In: 2o. Congresso Acadêmico de Meio Ambiente e Desenvolvimento (CADMA 2006), 2006, Niteroi. Anais do 2o. Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2006. v. 1. p. 83-97.

  • LOPES, J. R. M. ; MATTOS, U. A. O. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado-SGAI: uma análise econômica estrutural.. In: I Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, 2004, Rio de Janeiro. Gestão Empresarial - GEM. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004.

  • LOPES, J. R. M. ; MATTOS, U. A. O. ; FORTES, J. . Economia, Meio Ambiente e Gestão Empresarial. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2002, Niteroi-RJ. Qualidade, Economgurança e Responsabilidade Socialia e Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Se, 2002.

  • LOPES, J. R. M. ; LEMME, A. ; Mota, Carlos Renato . Sistema de Gestão Ambiental para os Resíduos de Serviço de Saúde. In: VII Seminário de Educação Ambiental, 1998, Rio de Janeiro. VII Seminário de Educação Ambiental, 1998.

  • LOPES, J. R. M. . A reciclagem dos Resíduos Sólidos no Rio de Janeiro e suas diferentes tecnologias: uma visão da problemática do lixo urbano.. In: XVI Simpósio Nacional de Administração em Ciência e Tecnologia, PACTO - IA/FEA/USP - Rede de Tecnologia / RJ,1991, 1991, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Nacional de Administração em Ciência e Tecnologia, PACTO - IA/FEA/USP - Rede de Tecnologia / RJ,1991. São Paulo: Universidade de São Paulo-EDUSP, 1991.

  • LOPES, J. R. M. . Economia, Meio Ambiente e Gestão empresarial. In: I Seminário FESV. Trabalho e Mercado: Tempo e História., 2003, Vitória-ES. Trabalho e Mercado: tempo e história, 2003.

  • LOPES, J. R. M. . Diálogos Econômicos à Luz da COP 30: Justiça Climática. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, J. R. M. ; Gomes, Verônica S. da Mota ; MATTOS, A. D. M. ; COELHO, C. M. ; LOUREIRO, D. D. ; SODRE, F. N. G. A. S. ; BOTELHO, G. M. L. ; SCHMIDT, G. F. ; BARROSO, M. L. ; VIEIRA, H. M. ; XAVIER, E. E. . Contribuição da experiência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com a realização de Avaliações Ambientais Integradas (AAI) para a formatação e desenvolvimento das Avaliações Ambientais de Áreas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, J. R. M. . A Responsabilidade Social da ArcelorMittal Tubarão Aços Planos e os impactos sobre as partes interessadas(stakeholders).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pires Gonçalves,K.C. ; LOPES, J. R. M. . A eco-eficiência nas unidades hospitalares: caso HSR Hospital Santa Rita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Evangelista, Thaís ; LOPES, J. R. M. . O estudo de caso da Cellofarm Ltda.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Soares, G. Simplício ; LOPES, J. R. M. . A gestão da indústria automobilística brasileira no aquecimento global. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado-SGAI: uma análise econômica estrutural.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, J. R. M. . Economia, Meio Ambiente e Gestão Empresarial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado-SGAI: proposta metodológica segundo a abordagem da gestão de ruptura.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Ambiental. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, J. R. M. . A questão dos resíduos sólidos no Rio de Janeiro. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, J. R. M. . A Governamentalidade no Brasil. Rio de Janeiro: CORECON-RJ, 2025 (Artigo).

  • LOPES, J. R. M. . A condição humana global dos governos em tempos sombrios de pandemia. Rio de Janeiro: outras letras, 2020 (Artigo).

Outras produções

LOPES, J. R. M. . Consultor ad-hoc para análises do Edital de Bioeconomia da FINEP. 2025.

LOPES, J. R. M. . Programa Metal Data Engenharia e Representações Ltda. de Gestão da Qualidade Ambiental para Organizações. 1997.

LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental na Indústria de Pisos Trevo Ltda.. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Total na Famossul Indústria e Comércio de Móveis Ltda.. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Total e Meio Ambiente na Indústria Bonet Ltda.. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Total na Michelato Indústria e Comércio de Alimentos. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Total na Botega Indústria Eletro-Eletrônica Ltda.. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Total na Empresa Hoteleira Mabu Ltda.. 1997.

LOPES, J. R. M. . Gestão da Qualidade Ambiental-Normas da Série ISO 14000. 1996.

LOPES, J. R. M. . Sistema de Gestão Ambiental Integrado-SGAI como fundamento da nova administração empresarial. 1999.

LOPES, J. R. M. ; AGUIAR, E. F. . Projeto de Governança, Riscos, Integridade e Controles Internos - GRIC. 2018.

LOPES, J. R. M. . Plano Decenal de Energia 2010/2011. 2010.

LOPES, J. R. M. . Plano Decenal de Energia 2009/2010. 2009.

LOPES, J. R. M. . Auditorias e Prospecção Comercial. 2004.

LOPES, J. R. M. . Projeto de Implantação de Cursos de Engenharia de Produção com ênfase em Petróleo e Prestação de Serviços na FINAC. 2001.

LOPES, J. R. M. . Diálogos econômicos à luz da COP 30. 2025. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    O SETOR DE BIODIESEL: UMA ANÁLISE DO CUSTO-BENEFÍCIO ECOLÓGICO E SOCIAL PARA A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA E OS POSSÌVEIS IMPACTOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ricardo de Moraes Lopes - Coordenador.

Prêmios

2018

Homenagem como Conselheiro do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, CORECON-RJ.

2009

Conselheiro do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro - CORECON-RJ, CORECON-RJ.

2007

IV Concurso de Monografias e Trabalhos de Iniciação Científica: o meio ambiente e as profissões - Categoria: Professor Orientador de Monografias de Graduação, CST Arcelor Brasil - Companhia Siderúrgica de Tubarão.

2007

Concurso de Elaboração de artigo científico sobre Ações de Responsabilidade Social, ArcelorMittal Tubarão Aços Planos.

2007

Analista em Pesquisa Energética - Meio Ambiente, Fundação Cesgranrio-2ºConcurso Público-Empresa de Pesquisa Energética-EPE do Ministério de M.Energia.

2006

III Prêmio de Monografias sobre Meio Ambiente e Profissões - Categoria Professor Orientador de Monografias de Graduação, Companhia Siderúrgica de Tubarão - Arcelor Brasil CST.

2004

Certificate of Achievement, BVQI - England.

1998

Auditor Ambiental, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-ABNT.

1995

Certificate of Training, P-E BATALAS DAVID BELLAMY ASSOCIATES- England.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Empresa de Pesquisa Energética, Presidência- Àrea de Governança, Riscos,Integridade e Controles Internos. , Avenida Rio Branco, nº 1, 10º andar, Centro, 20090003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35123420, Ramal: 420, Fax: (21) 35123199, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal - UAB/ PNAP/UNIRIO. Disciplinas de Planejamento Estratégico Governamental (80 horas- aula); O Estado e os Problemas Contemporâneos (80 horas-aula); Políticas Públicas (80 horas-aula); Estado, Governo e Mercado (80 horas-aula); Elaboração e Avaliação de Projetos (80 horas-aula), e; Gestão Democrática Participativa (80 horas-aula); Gestão do Plano Diretor Municipal (80 horas-aula); Orientador de Monografias de Pós-graduação (360 horas-aula).

2011 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa Energética, Carga horária: 40

1989 - 1989

Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário na área de Economia

Atividades

  • 12/1989 - 03/1991

    Estágios , Financiadora de Estudos e Projetos.Estágio realizado, Estagiário na área técnica operacional.

  • 04/1989 - 12/1989

    Estágios , Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação.Estágio realizado, Estagiário na área de Planejamento.

  • 08/1988 - 08/1989

    Estágios , Instituto de Planejamento Econômico e Social.Estágio realizado, Análise Macroeconômica.

  • 02/1987 - 08/1987

    Estágios , Banco Bamerindus do Brasil.Estágio realizado, Mesa de Operações.

2024 - Atual

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 2

Outras informações:
Consultor Ad-hoc da FINEP, numa parceria institucional entre a EPE e FINEP, atuando no Edital de Bioeconomia da FINEP.

2010 - Atual

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa Energética, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Pesquisa Energética, Carga horária: 40

Outras informações:
Área de Atuação: Recursos Econômicos e Energéticos da Superintendência de Meio Ambiente - SMA

Atividades

  • 09/2009 - 10/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Superintendência de Recursos Energéticos, Superintendência de Recursos Energéticos.Atividade realizada, Criação e elaboração da área e análise de contratos de Inventário e de Viabilidade.

  • 01/2009 - 10/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Superintendência de Recursos Energéticos.Linhas de pesquisa

2001 - 2009

Faculdade Estácio de Sá de Vitória

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 10

Outras informações:
A carga horária é por semestre letivo, pois o salário recebido é diretamente proporcional as horas de sala de aula mais atividades de orientação e horas administrativas em reuniões junto às coordenações acadêmicas.

2001 - 2009

Faculdade Estácio de Sá de Vitória

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2006 - 12/2009

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Ambiental

  • 03/2001 - 12/2009

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Produção I, Economia, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 02/2005 - 07/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2005 - 04/2006

    Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Vitória.Cargo ou função, Coordenador de Pesquisas do Programa de Iniciação Científica - PIC.

  • 10/2005 - 03/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Estácio de Sá de Vitória, Faculdade Estácio de Sá de Vitória.Atividade realizada, III Concurso de Monografias e Iniciação Científica sobre Meio Ambiente e as Profissões.

  • 03/2001 - 07/2005

    Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia

  • 09/2001 - 08/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.Linhas de pesquisa

2003 - 2009

Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 10

Outras informações:
A carga horária é por semestre letivo, pois o salário recebido é diretamente proporcional as horas de sala de aula mais atividades de orientação e horas administrativas em reuniões junto às coordenações acadêmicas.

Atividades

  • 02/2006 - 12/2009

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Ambiental

  • 10/2005 - 03/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha, Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha.Atividade realizada, III Concurso de Monografias e Iniciação Científica sobre Meio Ambiente e as Profissões.

  • 03/2002 - 02/2008

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Produção, Economia, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2005 - 04/2006

    Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha.Cargo ou função, Coordenador de Pesquisas do Programa de Iniciação Científica - PIC.

2000 - 2005

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor prestação de serviços no Curso de Pó-Graduação Lato sensu em Engenharia Ambiental no Dep.de Hidráulica e Saneamento, tendo ministrado a Disciplina de Gerenciamento Ambiental na Indústria.

1998 - 1999

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Substituto no Departamento de Economia, tendo lecionado, respectivamente, nos Departamentos de Economia, Administração e História as Disciplinas de Economia e Meio Ambiente e Introdução à Economia com carga horária de 16h/semana.

Atividades

  • 10/2000 - 12/2004

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento Ambiental na Indústria

  • 03/1998 - 03/1999

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia e Meio Ambiente, Elementos de Economia, Introdução à Economia

2001 - 2004

Instituto de Ensino Superior de Vitória

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 16

Outras informações:
Contrato de trabalho em discussão Judicial na Comarca de Vitória.A carga horária referente ao salário recebido é referente a época de trabalho como professor Mestre com Projeto de Pesquisa e Grupos de Estudo.

Atividades

  • 04/2001 - 12/2004

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Internacional, História das Relações internacionais do século XX, Teoria Econômica

  • 04/2001 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Administração, Coordenação de Administração.Atividade realizada, Grupo de Estudos.

1999 - 2000

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Mestre I, Carga horária: 22

Atividades

  • 08/1999 - 07/2000

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia, Cultura, Sociedade e Modernidade, Economia

  • 08/1999 - 07/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia da Educação

2000 - 2008

Faculdade Nacional

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da Disciplina de Metodologia Científica para os cursos de Administração. Possuindo carga horária de 04 horas e recebendo por 02 horas/aula.As horas aula estão sendo utilizadas para uso e apoio do SINPRO-ES com concordância e determinação da Instituição FINAC.

Atividades

  • 04/2000 - 12/2004

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 04/2000 - 12/2004

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia

  • 04/2000 - 12/2004

    Ensino, Economia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Brasileira, Economia Política, Introdução à Economia

  • 11/2000 - 03/2001

    Serviços técnicos especializados , Direção Acadêmica.Serviço realizado, Projeto de Implantação dos cursos de graduação na área de Engenharia do Petróleo.

1999 - 1999

Associação Capixaba de Educação e Cultura

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 16

Atividades

  • 06/1999 - 08/1999

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia

  • 01/1999 - 02/1999

    Ensino, Administração, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Ambiental Pública e Privada

2003 - 2003

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2003 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Coordenação de Programação Orçamentária.Serviço realizado, Programação Orçamentária.

1999 - 1999

União de Educação e Cultura Gildasio Amado

Vínculo: Professor Especialista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor horista.

Atividades

  • 06/1999 - 08/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação.Linhas de pesquisa

  • 03/1999 - 08/1999

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia, Desenvolvimento Sócio-Econômico, Economia Agrícola

1999 - 2001

Instituto Espiritossantense de Administração e Marketing

Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 16

Outras informações:
Atividade de docente como horista.

Atividades

  • 08/1999 - 07/2001

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia II, Economia I

  • 08/1999 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção.Cargo ou função, Elaborador do Projeto do Curso de Economia.

2001 - 2001

Universidade Vila Velha

Vínculo: Professor da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da Pós-graduação em Gestão Ambiental, tendo ministrado a disciplina de Economia dos Recursos Naturais.

Atividades

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia dos Recursos Naurais

2024 - Atual

Financiadora de Estudos e Projetos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 2

Outras informações:
Consultor Ad-hoc no Edital de Bioeconomia

1989 - 1996

Financiadora de Estudos e Projetos

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Tecnico Analista de Projetos I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerci meu Trabalho na FINEP inicialmente como Estagiário, quando estudava na UFRJ-Curso de Graduação em Economia, sendo, em seguida, contratado pelo Programa de Recursos do PADCT-BIRD, na função de Auxiliar Administrativo III mas exercendo a função de Técnico Analista de Projetos I nos Departamentos de Ciências Biológicas e da Saúde-DCBS; Departamento de Ciências e Políticas Sociais-DCPS e Departamento de Materiais-DMAT

Atividades

  • 12/1989 - 09/1996

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro.Serviço realizado, Análise de Projetos científicos e tecnológicos.

  • 12/1989 - 09/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Gt Grupos de Trabalho Em Análise de Projetos, Gt Grupos de Trabalho Em Análise de Projetos.Atividade realizada, Participação em eventos científicos.

  • 12/1989 - 09/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Gt Grupos de Trabalho Em Análise de Projetos, Gt Grupos de Trabalho Em Análise de Projetos.Atividade realizada, Julgamento de Projetos e Propostas técnico-científicas.

  • 12/1989 - 03/1991

    Estágios , Departamento de Políticas Sociais-DCPS.Estágio realizado, Análise de Projetos e Orçamentos.

1988 - 1989

Instituto de Planejamento Econômico e Social

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no setor de análise Macroeconômica.

Atividades

  • 08/1988 - 08/1989

    Estágios , IPEA.Estágio realizado, Análise Macroeconômica.

1987 - 1987

Banco Bamerindus do Brasil

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário na Mesa de Operações

Atividades

  • 02/1987 - 08/1987

    Estágios , Operações, Operações Bancárias-SELIC/CETIP.Estágio realizado, Mesa de Operações Bancárias.

2004 - 2006

Bureau Veritas Quality International

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prospector Comercial e Auditor, Carga horária: 8

Outras informações:
Auditor e Prospector Comercial nas áreas de qualidade e meio ambiente (ISO 9001 e 14001) e Responsabilidade Social (ISO 16001).

2004 - 2005

Bureau Veritas Quality International

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Auditor Ambiental, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 11/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Certificação de Empresas.Cargo ou função, Auditor de Meio Ambiente, Especialista e Prospector Comercial.

  • 01/2004 - 01/2006

    Serviços técnicos especializados , Certificação de Empresas, Bureau Veritas Quality International.Serviço realizado, Auditoria e Prospecção Comercial para Empresas.

2007 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Classe E1 Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto no CEFETES Serra

Atividades

  • 08/2007 - 02/2008

    Ensino, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo I EMP I

  • 08/2007 - 02/2008

    Ensino, Superior em Redes de Computadores, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia e Finanças ECO, Empreendedorismo, Sistemas de Informações Gerenciais SIG