Paula Raquel dos Santos

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolve pesquisa na area de saude ambiental e ecologia humana no contexto da agroecologia, desenvolve ensino teorico pratico em servicos de saude da atencao primaria a saude em saude da familia e aplica projeto de extensao em cuidados a portadores de tuberculose no territorio adscrito.

Informações coletadas do Lattes em 07/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Saúde Pública

2004 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Saude do Trabalhador no Trabalho Hospitalar: metodologias integradas de avaliação de experiencias em espaços de intervenção em saúde do trabalhador em hospitais
Jorge Mesquita Huet Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Serviços de Saúde; Trabalho Hospitalar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração da Produção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Saúde Pública

1999 - 2001

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estudo do Processo de Trabalho da Enfermagem em Hemodinâmica : desgastes, cargas de trabalho efatores de riscos à saúde do trabalhador, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos
Palavras-chave: Trabalho Hospitalar; Hemodinâmica; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais; Ergonomia; Radiações ionizantes. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia

1998 - 1998

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Investigação de Acidente de Trabalho: estudo dos acidentes ocorridos durante o processo produtivo na máquina lavadora de frascos Bosch
Orientador: Carlos Machado de Freitas

Especialização em Administração Hospitalar

1997 - 1997

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Acreditação como um diagnóstico dos serviços de saúde.
Orientador: Roberto Parada

Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária Em Serviços de Saúde

2003 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Análise de Processo em Vigilância Sanitária. Ano de finalização: 2003
Orientador: Marismeri Setta

Aperfeiçoamento em Biossegurança Hospitalar

2002 - 2002

Secretaria de Estado de Saúde
Ano de finalização: 2002;

Aperfeiçoamento em Curso Básico de Proteção Radiológica Em Radiodiagn

2002 - 2002

Comissão Nacional de Energia Nuclear
Ano de finalização: 2002;

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1988 - 1995

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Alterações dos ritmos circadianos pelo trabalho por turnos e suas implicações na saúde da equipe de enfermagem.
Orientador: Maria do Carmo Ribeiro

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Université du Québec en Outaouais  , UQO, Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Reatividade emocional à equanimidade e compaixão. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2010

INSTRUTOR DE YOGA E MEDICINA AYURVEDICA. (Carga horária: 360h). , CETOOR IBRATA, CETOOR IBRATA, Brasil.

2007 - 2009

INSTRUTOR DE YOGA. (Carga horária: 360h). , ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE YOGA INTEGRAL, ANYI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Vigilância Sanitária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Ambiental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Organização de eventos

SANTOS, P. R. . seminário de pesquisa em enfermagem do trabalho. 2014. (Outro).

SANTOS, P. R. . 1 Seminário de Enfermagem e Saúde Ambiental. 2013. (Outro).

SANTOS, P. R. . 1 Seminário Práticas em Saúde do Trabalhador. 2013. (Outro).

Participação em eventos

seminário de pesquisa em meio ambiente.Atenção a saúde de trabalhadores catadores de materiais recicláveis no estado do Rio de janeiro. 2015. (Seminário).

I Seminário de Saúde do Trabalhador do HGB.A situação da Saúde do Trabalhador na rede hospitalar federal do Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A saúde do trabalhador no setor de serviços. 2009. (Congresso).

SIPAT 2009 - Hospital Pro- Cardíaco.Decolando para Felicidade. 2009. (Outra).

Semana da Saúde e Qualidade de vida no INCQS.Tabagismo. 2008. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Toxicologia. Exposição química ocupacional: aplicação da vigilância em saúde do trabalhador à exposição ao Dialdeído Glutárico. 2007. (Congresso).

Jornada de Iniciação Científica da Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca.Avaliação da sessão de comunicação oral. 2005. (Outra).

I JORNADA EM CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS.I JORNADA EM CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS. 2003. (Outra).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. Proposta de um roteiro de inspeção para avaliação dos serviços de hemodinâmica. 2003. (Congresso).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. As condições de trabalho e saúde da equipe de enfermagem do setor de hemodinâmica de um hospital do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA sANITÁRIA.I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2002. (Simpósio).

Curso de Atualização em Biossegurança.Palestra sobre o tema : Mapa de Risco. 2001. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. Precarização do trabalho e saúde do trabalhador: uma abordagem sob a ótica sindical. 2000. (Congresso).

Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador - desafios da construção de um modelo estratégico.Estudo do processo de trabalho no ambiente hospitalar - uma abordagem ergonômica. 1999. (Encontro).

II International Congress Women Work Health.. Contextualização do Trabalho de Enfermagem: Relação de Gênero e de Poder.. 1999. (Congresso).

Seminário Internacional Amianto e Fibras alternativas.Seminário Internacional Amianto e Fibras alternativas. 1998. (Seminário).

IX Semana de Debates Científicos da UNIRIO.Sistema Saude e Previdencia Social. 1995. (Outra).

IX Semana de Debates Científicos da UNIRIO.Enfermagem: uma profissão de riscos. 1995. (Outra).

IX Semana de Debates Científicos da UNIRIO.Trajetória do planejamento em saúde na América Latins. 1995. (Outra).

Jornada Científica Interprofissional.Atuação da enfermagem na emergência e vítimas de queimaduras. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: TATYANA ROSA ROSSI

MATTOS, U. A. O.SANTOS, P. R.; SOUZA, K. R.; VIEIRA, I. L.. A atenção a saúde dos trabalhadores nas instituições públicas de ensino superior no Brasil - uma abordagem exploratória das experiências em serviços. 2022. Dissertação (Mestrado em engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiane Soares de Cunha Codeço

MATTOS, U. A. O.SANTOS, P. R.; SILVA, E. R.; BASTOS, V. P.; COSTA, M. I. L.. A inclusão social do catador no processo de implantação do polo de reciclagem em Duque Gramacho. 2014. Dissertação (Mestrado em engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalia Noronha Henrique

HENRIQUE, NN;MATTOS, Ubirajara Aluizio de OliveiraSANTOS, P. R.. A atenção á saúde do trabalhador catador - proposta de modelo aplicado a organizações de separação de resíduos sólidos recicláveis. 2012. Dissertação (Mestrado em engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Shino Shoji

SHOJI, S;SANTOS, P. R.; SOUZA, NVDO; FARIAS, SNP; DAVID, HMSL; PASSOS, JP. Fatores de riscos ocupacionais e agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade ambulatorial especializada. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Shino Shoji

SANTOS, P. R.; SOUZA, NVDO; FARIAS, SNP; DAVID, HMSL; PASSOS, JP. Potencial de adoecimento dos trabalhadores de enfermagem no ambiente de trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathália Henrique Noronha

SANTOS, P. R.MATTOS, U. A. O.FORTES, Júlio Domingos Nunes. A atenção á saúde do trabalhador catador - proposta de modelo aplicado a organizações de separação de resíduos sólidos recicláveis.. 2011. Dissertação (Mestrado em engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fatima Karine Pinto Joventino

JOHNSSON, R. M. F.; THE, A. P. G.; LIANZA, S.;MATTOS, U. A. O.; SILVA, E. R.; PEREIRA, C. S.;SANTOS, P. R.. Pesca artesanal na Baía de Ilha Grande - RJ: conflitos e novas possibilidades de gestão compartilhada. 2013. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera de Fátima Maciel Lopes

MATTOS, U. A. O.; LIANZA, S.; PEREIRA, C. S.; ESTADES, N. P.; SILVA, E. R.;SANTOS, P. R.. Pescadores artesanais da Ilha da Madeira, baía de Sepetiba, Itaguaí/RJ: vida,trabalho e sonhos frente às transformações socioambientais decorrentes dos grandes complexos industriais. 2013. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCIA FERREIRA MENDES ROSA

MATTOS, U. A. O.; BRANQUINHO, F. T. B.; FREITAS, C. M.; PEREIRA, C. S.; FONSECA, K. T.;SANTOS, P. R.. Vulnerabilidade socioambiental dos pescadores e catadores de caranguejo da Baía de Guanabara: trabalho e a saúde num contexto de injustiça social. 2012. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCIA FERREIRA MENDES ROSA

MATTOS, U. A. O.; BRANQUINHO, F. T. B.; FREITAS, C. M.; PEREIRA, C. S.; FONSECA, K. T.;SANTOS, P. R.. Vulnerabilidade socioambiental dos pescadores e catadores de caranguejo da Baía de Guanabara: trabalho e a saúde num contexto de injustiça social. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Carneiro Carvalho

SANTOS, P. R.; SOUZA, K. R.;FERREIRA, A. P.. Sentidos da Promoção da saúde do trabalhador: do abstrato à operacionalidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Danielle Ferreira Guimarães

GOMES, I. C. M.;SANTOS, P. R.; HENRIQUE, NN. Os fatores motivadores do abandono ao controle pós-exposição ocupacional a materiais biológicos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem - Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Pinheiro Leonardo

GOMES, I. C. M.; CARVALHO, E. C.;SANTOS, P. R.ARAUJO, Fabio Fortes de. Adesão ao acompanhamento clínico-laboratorial pós-ocupacional a material biológico entre profissionais de saúde. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem - Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessica Mello da Silva

SPINDOLA, T.;SANTOS, P. R.; GOMES, I. C. M.. A ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo mulheres trabalhadoras de enfermagem de um hospital universitário. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem - Residência) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cintia Costa Ferreira e Izabele Christine Rocha de Souza

SOUZA, CR; FERREIRA, CC;SANTOS, P. R.. A produção científica relacionada à saúde mental dos profissionais de enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Barros Dutra Gomes e Débora de Albuquerque Galvão B

GOMES, CRD; BRITO, DAG;SANTOS, P. R.. Trabalhando com os riscos de plataformas pretolíferas: uma abordagem da enfermagem do trabalho para ambiente offshore. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lilia Vieira Almeida, Carol Pires Vieira e Fernanda F

ALMEIDA, A.L.V.; VIEIRA, C. P.; TERUEL, F. F.;SANTOS, P. R.. T. Enfermagem do trabalho e a atenção á saúde do trabalhador rural: a intoxicação ocupacional pelo uso de agrotóxicos na região sudeste. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarisse Cristina Corrêa Pereira

PEREIRA, C. C. C.;SANTOS, P. R.. Avaliação da produção científica dos residentes de enfermagem na área da saúde do trabalhador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelselene Maria das Graças e Kelly Khetlin Lima Matos

GRAÇAS, K. M.; MATOS, K. K.L.;SANTOS, P. R.. O olhar do enfermeiro do trabalho para a organização do trabalho vivenciado pela equipe de enfermagem que atua em unidade de emergência. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Carneiro Carvalho e Lindalva de Souza Goulart

CARVALHO, A. P. C.; GOULART, L. S.;SANTOS, P. R.. Estrutura organizacional do programa de saúde do trabalhador da secretaria de estado de saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Christine Dantas Silva de Almeida

ALMEIDA, B. C. D. S.;SANTOS, P. R.. A importância do enfermeiro do trabalho na capacitação e educação em saúde dos profissionais de serviço de limpeza de um ambiente hospitalar: prevenindo riscos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ANA PAULA PINTO DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, A. P. P.;SANTOS, P. R.. Trabalhadores propagandistas farmacêuticos: uma investigações dos determinantes ocupacionais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Evelize Rodrigues de Freitas e Pricila Rodrigues Leonor

FREITAS, E. R.; LEONOR, P. R.;SANTOS, P. R.. O dimensionamento da equipe de enfermagem para o SESMT. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica Alves Vianna

VIANNA, M. A.;SANTOS, P. R.. Avaliação da capacidade para o trabalho em profissionais de enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Christiane Vicente de Farias e Cristiane de Sousa Silva

FARIAS, C.V.; SILVA, C. S.;SANTOS, P. R.. Estresse ocupacional e a enfermagem: um perfil bibiométrico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Pereira de Almeida e Lilian Castro Padela

ALMEIDA, J. P.; PADELA, L. C.;SANTOS, P. R.. Condições de Trabalho dos profissionais de enfermagem em unidade públicas ambulatoriais do Município de Niterói. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Munhen de Pontes

PONTES, A. P. M.;SANTOS, P. R.. Representações sociais, biossegurança e enfermagem: contribuições para saúde do trabalhador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Maria Fernandes Aglio

AGLIO, C.M.F.;SANTOS, P. R.. O uso de substâncias psicotrópicas pelos profissionais de saúde e as repercussões na saúde. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana Darc Fialho de Souza e Maria Aparecida Marques M

SOUZA, J. D. F.; MASCARENHAS, M.A.M.;SANTOS, P. R.. . Mulher e trabalho: a conciliação da amamentação com o trabalho remunerado. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Monteiro dos Santos e Caroline do Carmo Fagundes T

SANTOS, C. M.; TEIXEIRA, C. C. F.;SANTOS, P. R.. . PNSS: O contexto e a sistematização da assistência de enfermagem ao trabalhador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jaciara K

SANTO, J. K. E.; LIMA, I. F.; ARAÚJO, M. G. R.;SANTOS, P. R.. do E. Santo, Ingrid F. de Lima e Marcia G. R. A. A ocorrência da HAS na população adulta brasileira: desafios para a prática do enfermeiro do trabalho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina, Dayana, Liliane e Patrícia

BOYNARD, C. B. B.; MONZINHO, D. O.; CASTANEDA, L.C.; FERNANDES, P. K. C. B.;SANTOS, P. R.. Síndrome de Burnout em professores: uma visão de literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilla T

ASSIS, C. T. S.; FONSECA, A. S.; RAMADA, K. R. B.;SANTOS, P. R.. de S. Assis, Aline de S. Fonseca e Karen R. B. R.. Riscos químicos na indústria farmacêutica: uma pesquisa bibliográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna C

CHAVES, A. C. S.; ARAUJO, M. Z.; SILVEIRA, P. T.; ROSSI, S. S.;SANTOS, P. R.. S. C., Mariana Z. de A., Pâmela T. da S. e Suelen SR. Casos notificados de doenças e agravos relacionados ao trabalho no Município do Rio de Janeiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline LS

SANTOS, P. R.; SANTANA, ALS; VELLOSO, FP; DIAS, PDG. de Santana, Fernanda P Velloso e Priscila DG Dias.A ambiência hospitalar: a saúde e o trabalho da equipe de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Aline LS

SANTOS, P. R.LAPA, A.T.; SILVA, J. M.; SPINDOLA, T.. de Santana, Fernanda P Velloso e Priscila DG Dias.Os riscos ocupacionais e a ocorrência de acidente por material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem de UTI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Priscilla Santana

SANTOS, P. R.; SANTANA, AP. A atenção á gestante de baixo risco: estudo das questões éticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Priscilla Santana

SANTOS, P. R.; SANTANA, AP. A atenção á gestante de baixo risco: estudo das questões éticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marinalda de Souza Soares; Susana Menendes da Silva Santos

SANTOS, P. R.; SILVA, D.; CAMINO, L. B. S.. Acidentes ocupacionais com material perfuro cortante entre profissionais de enfermagem do HUPE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Hamdam Borges; Virginia A Motta; Wagner V

SANTOS, P. R.; SILVA, D.; CARVALHO, E. C.. Fialho.Insuficiência Renal Crônica no cliente diabético: um estudo epidemiológico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Pires Machado; Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira

SANTOS, P. R.. Distribuição espacial da dengue no município do Rio de Janeiro: 1995 - 2003. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Erica M Albuquerque; Fernanda R Lima; Viviane C N Oliveira

SANTOS, P. R.; TOLEDO, Telma Teti; SILVA, D.. Perfil Epidemiológico da Difteria no Estado do Rio de Janeiro de 1997 a 2001.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Pitanga Collares da Penha

SANTOS, P. R.; CRESPO, Fatima Gonçalves; PEIXOTO, Mercedes Alvarenga. Atuação do Enfermeiro no incentivo do Aleitamento Materno. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LEAO, A. M. M.; CALDAS, C. P.; SILVA, D.; CARVALHO, E. C.; MUZZI, M. C. F. R.; SILVA, M. T. N.;SANTOS, P. R.; MONTEIRO, V. O.. Professor Substituto do Departamento de Saúde Pública. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

MARCIA FERREIRA MENDES ROSA

Estudo sobre as condições de trabalho, vida e saúde dos pescadores, catadores de caranguejo e sirizeiras da Baía de Guanabara; Início: 2008; Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Nathalia Noronha Henrique

Avaliação de saúde dos trabalhadores catadores de materiais recicláveis do estado do rio de janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Paula Raquel dos Santos;

MARCIA FERREIRA MENDES ROSA

Vulnerabilidade socioambiental dos pescadores e catadores de caranguejo da Baía de Guanabara: trabalho e a saúde num contexto de injustiça social; 2012; Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Paula Raquel dos Santos;

Ana Paula Carneiro Carvalho e Lindalva de Souza Goulart

Estrutura organizacional do programa de saúde do trabalhador da secretaria de estado de saúde do Estado do Rio de Janeiro; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

ANA PAULA PINTO DE OLIVEIRA

Trabalhadores propagandistas farmacêuticos: investigações dos determinantes ocupacionais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Bárbara Christine Dantas Silva de Almeida

A importância do enfermeiro do trabalho na capacitação e educação em saúde dos profissionais de serviço de limpeza de um ambiente hospitalar: prevenindo riscos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Carla Monteiro dos Santos

PNSS: O contexto e a sistematização da assistência de enfermagem ao trabalhador; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Débora de Albuquerque Galvão Brito e Carolina Barros Dutra G

Offshore: trabalhando com os riscos de plataformas pretolíferas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Evelize Rodrigues de Freitas e Priscila Rodrigues de Freitas

O dimensionamento da equipe de enfermagem para o SESMT; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Monica Alves Vianna

Avaliação da capacidade para o trabalho em profissionais de enfermagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Christiane Vicente de Farias e Cristiane de Sousa Silva

Estresse ocupacional e a enfermagem: um perfil bibiométrico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Raquel de Almeida Voivodic

A relação entre o trabalho em saúde e os ritos de enfermagem no cuidado pós mortis; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Christiane Garcia Allevato

O papel do enfermeiro no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Rafaelle Jame de Oliveira e Marcielle da Cunha

A atuação técnica-profissional do enfermeiro do trabalho na perda auditiva induzida por ruído ? PAIR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Daniel Lima Ramos

Acidente de trabalho: um estudo tipológico em profissionais de saúde no Estado do Rio de janeiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Isabel Pinto Almeida de Oliveira

Um sonho de transatlântico: estratégias defensivas dos tripulantes para não torná-lo um pesadelo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Davi Eduardo Freitas Ferreira

Cuidar sem se cuidar, o paradoxo vivenciado no ambiente hospitalar pela equipe de enfermagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Renata Fernandes Lagarto Pestana

A atuação do enfermeiro do trabalho em lesões leves da manipulação de alimentos por trabalhadores de uma hotelaria offshore; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Ingrid Régia Lopes Jerônimo

A assistência de enfermagem no tratamento de feridas na oxigenoterapia hiperbária e seus riscos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Ellen de Aquino Oliveira

Exposição a ruídos ocupacionais: contribuição para a prática do enfermeiro do trabalho; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Letícia Cardoso de Lacerda Pereira

Estresse e fatores de risco para a hipertensão arterial entre cocentes de uma escola estadual de Niterói, RJ; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Vera Damazio

Enfermeira do Trabalho no campo da Saúde do Trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Aline LS

de Santana, Fernanda P Velloso e Priscila DG Dias; A ambiência hospitalar: a saúde e o trabalho da equipe de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Ana Priscila Santana

A ética na atenção pelo enfermeiro ao pré-natal de baixo risco; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Rodrigo A Reis

Estudo do Processo de Trabalho em Ambiente Hospitalar : Estudo de caso em uma Hemodinâmica; 2001; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Cartográfica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Fabio Pereira Figueiredo

Estudo do Processo de Trabalho em Ambiente Hospitalar : uma abordagem ergonômica; 1999; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Maria Fernanda de Lima

Propostas de cursos de iniciação para qualificação dos trabalhadores de organizações (cooperativas e associações) de classificação de materiais recicláveis; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Jessica Mello da Silva

Propostas de cursos de iniciação para qualificação dos trabalhadores de organizações (cooperativas e associações) de classificação de materiais recicláveis; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Raquel dos Santos;

Produções bibliográficas

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; DOS SANTOS, PAULA RAQUEL ; ROCHA, DULCILÉIA DE SOUZA . SERVIÃ?O DE ATENÃ?Ã?O Ã? SAÃ?DE E SEGURANÃ?A DO CATADOR DE MATERIAIS RECICLÃ?VEIS EM COOPERATIVAS. REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS , v. 11, p. 78-96, 2021.

  • CARVALHO, EDUARDO MALTA DE ; SILVA, FRANCES VALÉRIA COSTA E ; SANTOS, PAULA RAQUEL DOS . Planning and administration of environmental security and care in health services / Planejamento e administração da segurança ambiental e do cuidado nos serviços de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental , v. 10, p. 224-232, 2018.

  • CARVALHO, EDUARDO MALTA DE ; SANTOS, PAULA RAQUEL DOS . Patient and worker safety in imaging: an integrative review Segurança do paciente e do trabalhador em Imagenologia: uma revisão integrativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental , v. 9, p. 931-938, 2017.

  • SANTOS, P. R. . Acidentes de Trabalho com enfermeiros de clínica médica envolvendo material biológico. Revista Enfermagem UERJ , v. 23(3):355, p. 355, 2015.

  • SANTOS, P. R. ; LEVY, C. . As invasões bárbaras do Brasil e do Canadá (Quebec) : Sistema Público de Saúde não funciona. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 7, p. 1-3, 2015.

  • MAGNAGO, C. ; DOMINGOS, L. M. G. ; SANTOS, P. R. ; CARVALHO, E. C. ; NORONHA, N. . Notices for hiring offshore security and medical professionals: a documental analysis. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 12, p. 555-564, 2013.

  • CARVALHO, A. P. C. ; FERREIRA, A. P. ; NOVELLO, C. H. ; SANTOS, P. R. ; MARTINS, A. F. ; GOULART, L. S. . ESTRUTURA, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NACIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR. Revista Uniandrade (Impresso) , v. 13, p. 116-132, 2012.

  • ROSA, Márcia Ferreira Mendes ; MATTOS, U. A. O. ; SANTOS, P. R. . O trabalho e a saúde das comunidades pesqueiras da Baía de Guanabara. Revista SODEBRAS , v. 6, p. 3-6, 2011.

  • FRANKLIN, Sheila Lira ; MATTOS, U. A. O. ; FORTES, Júlio Domingos Nunes ; SANTOS, P. R. . Atenção a educação continuada no processo de limpeza de centros cirúrgicos: um aspecto relevante no contexto da saúde ambiental e do trabalhador.. Revista SODEBRAS , v. 6, p. 8-11, 2011.

  • LOPES, V. F. M. ; MATTOS, U. A. O. ; LIANZA, S. ; SILVA, Elmo Rodrigues da ; SANTOS, P. R. . Dinâmicas territoriais e a organização dos pescadores: A experiência da rede solidária da pesca no Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada , v. 11, p. 187-196, 2011.

  • SANTOS, P. R. ; HENRIQUE, Nathalia Noronha ; MATTOS, U. A. O. ; SILVA, D. . Enfermagem e atenção à saúde do trabalhador: a experiência da ação de imunização na Fiocruz/Manguinhos. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 73-85, 2011.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, U. A. O. . A Organização do Sistema de Saúde e Trabalho Hospitalar. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro - EPUB, v. 1, n.6, p. 29-34, 2001.

  • SANTOS, PAULA RAQUEL DOS ; MATTOS, U. A. O. ; SILVA, E. R. . Saude do Trabalhador catador de materiais reciclaveis do estado do Rio de Janeiro. In: Mercedes Neto - Magda Guimarães de Araujo Faria - Fabiana Ferreira Koopmans (Orgs.). (Org.). PRÁTICAS E VIVÊNCIAS EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UERJ. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2021, v. 1, p. 43-53.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, U. A. O. ; SILVA, E. R. . Espaco de Atencao a Saude do Trabalhador: consulta de enfermagem. In: Mercedes Neto - Magda Guimarães de Araujo Faria - Fabiana Ferreira Koopmans (Orgs.). (Org.). PRÁTICAS E VIVÊNCIAS EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UERJ. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2021, v. 1, p. 55-66.

  • FARIA, M. G. A. ; SILVA, D. ; DEPRET, D. ; SANTOS, PAULA RAQUEL DOS . A enfermagem e a Saúde do Trabalhador: Contribuições da promoção da saúde para a melhora na qualidade de vida. In: Mercedes Neto; Magda Guimarães de Araujo Faria; Fabiana Ferreira Koopmans. (Org.). Práticas e vivências em extensão universitária. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 107-114.

  • SANTOS, P. R. ; NORONHA, N. . Cuidados iniciais em situações de urgência: aplicação ao local de trabalho. In: Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos; Francisco Soares Másculo.. (Org.). Higiene e segurança do trabalho para engenharia de produção.. 1ªed.Rio de Janeiro: Elsevier/ABEPRO, 2011, v. unico, p. 377-402.

  • MATTOS, U. A. O. ; SANTOS, P. R. . Metodologias de avaliação de riscos e processos de trabalho: mapa de riscos. In: Aline da Fraga Lima; Cecília Paiva; Kate Maria Stephan Addum; Mariana Paiva, Mônica Olivar. (Org.). Cadernos do Curso de Capacitação em Promoção e Vigilânciaem Saúde do Trabalhador para operacionalização da PASS/SIASS. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/UNIRIO, 2011, v. 1, p. 333-351.

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Avaliação do ambiente de trabalho através do mapa de risco. In: Pedro Teixeira; Silvio Valle. (Org.). Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. 2ªed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010, v. unico, p. 115-133.

  • MATTOS, U. A. O. ; SANTOS, P. R. . Avaliação do ambiente de trabalho através do mapa de risco. In: Pedro Teixeira; Silvio Valle. (Org.). Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. 2ed.: , 2010, v. 1, p. 115-133.

  • MULLER, C. A. ; ANDRADE, M. C. R. ; GONCALVES, M. A. B. ; CALZAVARA, N. T. ; SANTOS, P. R. ; MONTEIRO, R. V. . Biossegurança e Saúde do Trabalhador. In: Antenor Andrade; Márcia Cristina Ribeiro Andrade; Antonio da Mota Marinho;Josane Ferreira Filho. (Org.). Biologia, Manejo e Medicina de Primatas não humanos na pesquisa biomédica.. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010, v. único, p. 385-433.

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Discutindo o trabalho informal: Uma amostra da situação no Município do Rio de Janeiro. In: Marcelo Firpo Porto; Roberto Bartholo. (Org.). Sentidos do Trabalho Humano: Miguel de Simoni, presença inspiração. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2006, v. unico, p. 147-161.

  • MATTOS, U. A. O. ; SANTOS, P. R. . Discutindo o trabalho informal: Uma amostra da situação no Município do Rio de Janeiro. In: Marcelo Firpo Porto; Roberto Bartholo. (Org.). Sentidos do Trabalho Humano: Miguel de Simoni, presença inspiração. .ed.: , 2006, v. 1, p. 147-161.

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Mapa de Risco. In: Marco Fabio Mastroeni. (Org.). Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2aed.São Paulo: Atheneu, 2005, v. unico, p. 107-120.

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . A IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS APLICANDO A METODOLOGIA MAPA DE RISCO. In: Pedro Teixeira; Telma Abdalla de Oliveira Cardoso; Marisa Teixeira. (Org.). Curso de Especialização em Biossegurança em Laboratório de Saúde Pública. 1ed.: , 2005, v. 1, p. 1-21.

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Mapa de Risco. In: Marco Fábio Mastroeni. (Org.). Biossegurança Aplicada a Laboratórios e Serviços de Saúde. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2003, v. , p. 105-117.

  • SANTOS, P. R. . As invasões bárbaras do Brasil e do Canadá (Quebec): Sistema Público de Saúde não funciona. revista online de pesquisa cuidado é fundamental, Rio de Janeiro Brasil, p. 1 - 2, 23 jul. 2015.

  • FRANKLIN, Sheila Lira ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; FORTES, J. D. N. ; SANTOS, P. R. . Biossegurança em centros cirúrgicos: avaliação do acesso e adesão aos conhecimentos de biossegurança entre profissionais de saúde pública. In: VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança, 2013, Salvador. VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança. Rio de Janeiro, 2013.

  • ROSA, M. F. M. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Degradação e falta de gerenciamento da Baía de Guanabara: A vulnerabilidade dos pescadores artesanais. In: 1 Seminário Nacional da Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos- Complexidade, interatividade e ecodesenvolvimento, 2012, Arraial do Cabo. 1 Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistema Aquáticos. Arraial do Cabo, 2012.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; REIS, R. A. . A organização do sistema de saúde e do trabalho hospitalar frente aos desafios e perspectivas do mundo do trabalho e da política nacional de saúde do trabalhador. In: XI Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2001, 2001, Gramado. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2001.

  • FREITAS, N. B. B. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. ; FORTES, J. D. N. . Precarização do trabalho e saúde do trabalhador : uma abordagem sob a ótica sindical.. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA - O SUJEITO NA SAÚDE COLETIVA, 2000.

  • ROSEMBERG, B. ; LIMA, S. P. ; ALVES, J. C. A. ; SANTOS, P. R. ; HOKERBERG, Y. H. ; PASSOS, S. R. L. . Levantamento das demandas por atividades físicas na promoção da saúde dos profissionais de saúde. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • SANTOS, P. R. ; MACHADO, J. M. H. . Saúde do Trabalhador no setor de serviços. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio d Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • NORONHA, N. ; SANTOS, P. R. . Ações em Saúde do Trabalhador: A experiência de implantação do curso de cuidados iniciais em situações de urgência em locais de trabalho. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009.

  • SANTOS, P. R. . Acões básicas de vigilância em saúde do trabalhador. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre Brasil. Epidemiologia na construção da saúde para todos métodos para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: IOEA ABRASCO, 2008. v. 02. p. 234-587.

  • MORENO, M. ; OLIVEIRA, A. P. N. ; SILVA, C. S. ; SANTOS, P. R. . Poluição Atmosférica Tabagistica: estudo da percepção de risco de um grupo de profissionais de saúde. In: XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Buzios. XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007.

  • SANTOS, P. R. ; MACHADO, J. M. H. ; NORONHA, N. ; CONCEICAO, M. T. . Exposição química ocupacional: a aplicação da vigilância em saúde do trabalhador a exposição ao dialdeído glutárico. In: XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Buzios. XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira . As condições de Trabalho e Saúde da Equipe de Enfermagem do Setor de Hemodinâmica de um Hospital do Rio de Janeiro. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 429-429.

  • SANTOS, P. R. ; CUNHA, A. L. L. ; GUEBEL, M. R. N. ; COELHO, P. R. M. O. ; SILVA, M. O. . Proposta de um roteiro de inspeção para avaliação dos serviços de hemodinâmica. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 681-682.

  • SANTOS, P. R. . Estudo da Variabilidade do Processo de Trabalho da Equipe de Enfermagem no Ambiente Hospitalar : os efeitos da vampirização e outras formas de desgaste do trabalho.. In: I Congresso de Saúde do Trabalhador - Perspectivas para o Terceiro Milênio, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso de Saúde do Trabalhador - Perspectivas para o Terceiro Milênio. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999.

  • SANTOS, P. R. . Contextualização do Trabalho de Enfermagem: Relação de Gênero e de Poder.. In: II International Congress Women Work Health., 1999, Rio de Janeiro. Anais do II International Congress Women Work Health., 1999.

  • SANTOS, P. R. . Estudo do Processo de Trabalho Hospitalar da Equipe de Enfermagem - Uma abordagem ergonômica. In: V Jornada Científica de Pós-Graduação, 1999, Rio de Janeiro. Anais da V Jornada Científica de Pós-Graduação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira . Estudo do Processo de Trabalho no ambiente hospitalar - uma abordagem ergonômica. In: Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador - desafios da construção de um modelo estratégico, 1999, Brasilia. Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador - desafios da construção de um modelo estratégico, 1999.

  • SANTOS, P. R. . Estudo do Processo de Trabalho da Enfermagem em Hemodinâmica : desgastes, cargas de trabalho e fatores de riscos à saúde do trabalhador. Caderno de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, 2001.

  • LAPA, A. T. ; SPINDOLA, T. ; SILVA, J. M. ; SANTOS, P. R. . LA MANIPULACION Y ELIMINACION DE OBJETOS PUNZANTES ENTRE EL PERSONAL DE ENFERMERIA DE LA UCI. Ciencia y Enfermería (En línea) , 2014.

  • LAPA, A. T. ; SPINDOLA, T. ; SILVA, J. M. ; SANTOS, P. R. . LA MANIPULACION Y ELIMINACION DE OBJETOS PUNZANTES ENTRE EL PERSONAL DE ENFERMERIA DE LA UCI. Ciencia y Enfermería (En línea) , 2014.

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SILVA, E. R. ; LEVY, C. . collectionneurs de matieres recyclables au Bresil-scenarios et defis pour l ecologie humaine et environnement. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANKLIN, Sheila Lira ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; FORTES, Júlio Domingos Nunes ; SILVA, E. R. ; SANTOS, P. R. . Biossegurança em centros cirúrgicos: avaliação do acesso e adesão aos conhecimentos de biossegurança entre profissionais de saúde pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, P. R. . Atenção à Saúde do Trabalhador Catador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, M. L. C. ; COSTA, C. C. P. ; SANTOS, P. R. . A vulnerabilidade ocupacional dos profissionais de enfermagem frente à tuberculose pulmonar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, P. R. . Atenção á Saúde do catador de materiais recicláveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, P. R. . Ergonomia e administração: bases sistêmicas do trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, P. R. . Sistemas integrados de gestão e políticas públicas: o caso da saúde e do SUS no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, P. R. ; MACHADO, J. M. H. ; CONCEICAO, M. T. . Ações Básicas de Vigilância em Saúde do Trabalahdor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; FREITAS, N. B. ; FORTES, J. D. N. ; SANTOS, P. R. . Precarização do Trabalho e Saúde do Trabalhador: uma abordagem sob a ótica sindical. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MATTOS, U. A. O. ; FREITAS, N. B. B. ; FORTES, J. D. N. ; SANTOS, P. R. . Precarização do trabalho e saúde do trabalhador: uma abordagem sob a ótica sindical. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, P. R. . Condições e organização do trabalho e efeitos sobre a saúde. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, P. R. ; MELO, M. C. A. . Trajetória do planejamento em saúde na América Latina. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. ; MELO, M. C. A. . Enfermagem: uma profissão de riscos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. ; OLIVEIRA, N. M. . Sistema de Saúde e Previdência Social. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. . Sistema Saúde e Previdência Scial. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. . Atuação da enfermagem na emergência em vítima de queimaduras. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. ; SANTOS, M. C. . Ensaio vivenciado dos níveis de atenção a saúde do drogadicto pela enfermeira. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, U. A. O. . Biossegurança aplicada a laboratórios de pesquisa e serviços de saúde. Rio de Janeiro- RJ: Atheneu, 2022 (Capitulo de livro).

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, U. A. O. ; SILVA, E. R. . Espaco de atencão à saúde do trabalhador: consulta de enfermagem.. Curitiba: CRV, 2021 (Capitulo de livro).

  • SANTOS, P. R. ; MATTOS, U. A. O. ; SILVA, E. R. . Saúde do trabalhador catador de materiais recicláveis do estado do Rio de Janeiro. Curitiba: CRV, 2021 (Capitulo de livro).

Outras produções

SANTOS, P. R. . Curso de Capacitação em Promoção em Promoção e Vigilância em Saúde do Trabalhador PASS - SIASS. 2011.

SANTOS, P. R. . Unidiversidade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira . Curso de Capacitação em Promoção em Promoção e Vigilância em Saúde do Trabalhador PASS - SIASS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira . Curso de Capacitação em Promoção em Promoção e Vigilância em Saúde do Trabalhador PASS - SIASS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Capacitação).

SANTOS, P. R. . Emprego de Sistemas Computacionais como auxílio na Seleção em Recursos Humanos. 2011. (Parecerista ad-hoc em periódico qualis).

SANTOS, P. R. . Mapa de Risco. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para Programa de Educação a Distância).

SANTOS, P. R. . Gerenciamento de resíduos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Cuidados especiais em situação de emergência/urgência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Imunização do adulto e ocupacional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Ações Básicas de Vigilância em Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Tratamento de Feridas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Orientação sobre Tabagismo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Esterelização. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Administração em Serviços de Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Introdução a Primeiros Socorros. 2006. (Palestra).

SANTOS, P. R. ; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira . Saúde, trabalho e modos de vida no hospital. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Curso de Atualização em Biossegurança Hospitalar - Uma abordagem multidisciplinar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, P. R. . BIOSSEGURANÇA PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira ; SANTOS, P. R. . Curso de Treinamento em Avaliação e Controle de Riscos em Unidades de Serviço de Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, P. R. . Curso de Atualização em Biossegurança Hospitalar - uma abordagem multidisciplinar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, P. R. . Curso de Atualização de Enfermagem em Diabetes. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, P. R. . Educação em saúde no município de Tejuçuoca/ CE. 1996. (Monitoria).

SANTOS, P. R. . A verdade do Palhaço. 2014. Circense.

SANTOS, P. R. . Teatro. 2013. Teatral.

SANTOS, P. R. . Mostra, COART !. 2013. Circense.

SANTOS, P. R. . Saúde do Trabalhador para PSF - UNASUS. 2012. Vídeo.

SANTOS, P. R. . Educação e Saúde para Dengue em ambiente de trabalho para Cooperativa de catadores de materiais recicláveis. 2012. Vídeo.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Yoga, saúde e trabalho, Descrição: Projeto integra ações de intervenção coletiva para a promoção da saúde e educação em saúde com aplicação das técnicas do yoga, fornecendo ao participantes dos grupos de aula de yoga instrumentos para lidar com as relações de enfrentamento e conciliação entre saúde, família e trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Intervenção em saúde psicossocial para famílias no Brasil: desafios para conciliação saúde, trabalho e família, Descrição: Pesquisa de revisão aplicada ao formato integrativo e pesquisa de campo desenvolvida no âmbito da estratégia da saúde da família (ESF) investigando a relação entre família, trabalho e ambiente do território adstrito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Vidas Paralelas, Descrição: Trata da pesquisa em movimentos sociais, identificando demandas para educação popular e promoção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    Avaliação de Saúde do Catador, Descrição: Coordenadora Técnico-Científica do Projeto de Pesquisa Avaliação de Saúde do Catador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2009

    Ações básicas de enfermagem em vigilância a saúde do Trabalhador, Descrição: Implementação de programas de saúde pública aplicados a demandas de atenção e cuidado no campo da saúde do trabalhador- ações preventivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (20) . , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    Atenção a saúde do trabalhador: experiências e possibilidades de vigilância a saúde do trabalhador aplicada a hospitais - HUPE/DESHUPE/DESSAUDE, Descrição: Trata-se de um projeto multi-institucional visando levantar os processos de trabalho das experiências em serviços de atenção à saúde dos trabalhadores de hospitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Ações básicas de enfermagem em vigilância em ST, Descrição: Ações básicas de enfermagem em vigilância em ST: Imunização; Cadastro Coração; Pressão Arterial; Tabagismo; Cuidados especiais em situações de urgência; Emergência - BLS e Vigilância epidemiológica em Saúde do Trabalhador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Atenção a saúde do trabalhador: experiências e possibilidades de vigilância a saúde do trabalhador aplicada a hospitais - DIREH/CST/NUST/IFF, Descrição: Trata-se de um projeto multi-institucional visando levantar os processos de trabalho das experiências em serviços de atenção à saúde dos trabalhadores de hospitais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Raquel dos Santos - Coordenador.

Prêmios

2013

Reconhecimento Público - Pro Sangue - FENF, UERJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem. , Rua Conde de Bonfim - de 0530 a 0682 - lado par, Tijuca, 20520055 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 28688236, Ramal: 214, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do trabalho, Carga horária: 20

2007 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora Convida da Disciplina Descrição e análise das situações de trabalho.

2010 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta UERJ/FENF/DESP, Carga horária: 40

Outras informações:
Área assistencial Saúde, Trabalho e Meio Ambiente

2009 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Convidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente convidado da disciplina FEN - 07732 - Tópicos Especiais em Controle da Poluição I - Curso de Mestrado em Engenharia Ambiental

2009 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente convida da disciplina Monitoramento Ambiental: Oficina para elaboração de artigos científicos - Curso Doutorado em Meio Ambiente.

2002 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora substituta UERJ/FENF/DESP, Carga horária: 20

Outras informações:
àrea assistencial saúde , trabalho e Meio Ambiente

2007 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: pesquisador doutoranda, Enquadramento Funcional: pesquisador doutoranda, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2008

    Ensino, Enfermagem do trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Enfermagem do Trabalho ii

  • 06/2002

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Puericultura, Saúde Pública, Higiene, Atividade Física e Meio Ambiente

2002 - 2004

Secretaria de Estado de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
serviços técnicos especializados, vigilância sanitária, radioproteção e dosimetria

2013 - Atual

Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisas relacionaas a saude ambiental e de trabalhadores em cooperativas recicladoras.