Alexandre Kazuo Aoki

Licenciado em filosofia e mestre em filosofia contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Pesquisou o tema da filosofia contemporânea, mais precisamente relações entre arte e estética na obra de Friedrich Nietzsche, âmbito onde também observa os problemas do trágico, fisiologia e aquilo que Nietzsche tomava por "psicologia do artista". Seu escopo de pesquisa procura a transição entre a filosofia moderna e contemporânea, enfatizando reflexões que interligam política e educação; e trafegando por autores do Iluminismo (Rousseau), Idealismo e liminar da modernidade alemã (Kant, Schiller, Schopenhauer e Heiddeger). Trabalhou no ensino fundamental e médio e atua no ensino superior (graduação) desde 2009, tendo lecionado em licenciaturas de pedagogia, filosofia, ciências biológicas e geografia. Contato: kazuobob@gmail.com - Apucarana/PR

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

2011 - 2013

Universidade Estadual de Londrina
Título: Nietzsche e o Crepúsculo dos Ídolos: Sócrates enquanto décadent e contraparte dialética ao apolíneo/dionisíaco.,Ano de Obtenção: 2013
José Fernandes Weber.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Filosofia

2001 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Título: As analises de Aristóteles e Nietzsche sobre a Tragédia Grega
Orientador: Elve Miguel Cenci

Formação complementar

2003 - 2003

Básico de Língua Grega I. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: arte e filosofia contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia política.

Organização de eventos

AOKI, Alexandre Kazuo . Processo seletivo vestibular - Faculdade Apucarana Cidade Educação. 2010. (Concurso).

AOKI, Alexandre Kazuo . História e Cinema - uma ferramenta para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso de Pesquisa Schopenhauer/Nietzsche: 200 anos de O Mundo Como Vontade e Representação R. Da breve possibilidade de filosofia política em Nietzsche: a demagogia de todos os partidos políticos e recusa ao socialismo. 2018. (Congresso).

III Simpósio do núcleo de filosofia kantiana contemporânea Zeljko Loparic da UEL: moral e política..Sandel e a crítica ao utilitarismo possibilitada por Immanuel Kant.. 2015. (Simpósio).

VIII Jornada Interdisciplinar (Faculdade de Jandaia do Sul). 2014. (Seminário).

V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea: Schopenhauer - metafísica e moral. Nietzsche e o conceito de vontade de Schopenhauer. 2013. (Congresso).

VII Simpósio para saber mais Schopenhauer.Nietzsche e o conceito de vontade de Schopenhauer. 2013. (Simpósio).

Encontro Nacional ANPOF.A intempestividade das pulsões apolíneo e dionisíaco na obra de Friedrich Nietzsche. 2012. (Encontro).

II semana da Pedagogia e Letras da Faculdade Apucarana Cidade Educação. 2011. (Seminário).

II Simpósio nacional de filosofia sobre ética, política e linguagem. Habermas e interlocuções.Acerca de um pensamento pós metafísico em Habermas: pontos de deslocamento da modernidade.. 2011. (Simpósio).

VII Colóquio Habermas.Acerca de um pensamento pós metafísico em Habermas: pontos de deslocamento da modernidade. 2011. (Outra).

História e Cinema - uma ferramenta para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.Uma ferramenta para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana.. 2010. (Seminário).

I Semana de Educação e Filosofia da Faculdade Apucarana Cidade Educação. 2010. (Seminário).

I SINAFEPOL.I Simpósio Nacional de Filosofia Sobre Ética Política e Linguagem - SINAFEPOL. 2004. (Simpósio).

3.º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas (SEPCH) - Mostra de Extensão do CCH.A loucura como experiência-trágica o contexto específico da História da Loucura.. 2003. (Seminário).

A Potência do Trágico no Pensamento de Nietzsche. 2003. (Seminário).

Seminário: O Trágico em Guimarães Rosa. 2003. (Outra).

II Ciclo Temático de Cinema. 2002. (Outra).

Seminário de Filosofia Contemporânea: Nietzsche. 2001. (Outra).

Produções bibliográficas

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Zinedine Zidane. Trivela, 10 jun. 2008.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . O Berro Impresso nas Manchetes. Trivela, Brasil, 22 abr. 2008.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . A Violencia e o Futebol. Trivela, Brasil, 03 dez. 2007.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Rosas Negras. Littera - Jornal do Centro Acadêmico de Letras (UEL), UEL - Londrina/PR, , v. 8, p. 8 - 9, 01 out. 2003.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Da breve possibilidade de filosofia política em Nietzsche: a demagogia de todos os partidos políticos e recusa ao socialismo. In: I Congresso do Núcleo de Pesquisa Schopenhauer-Nietzsche: 200 anos de O Mundo Como Vontade e Representação, 2018, Londrina. I Congresso do Núcleo de Pesquisa Schopenhauer-Nietzsche: 200 anos de O Mundo Como Vontade e Representação. Londrina, 2018. p. 100-117.

  • AOKI, Alexandre Kazuo ; PETRICA, D. C. . Acerca de um pensamento pós metafísico em Habermas: Pontos de deslocamento da Modernidade. In: Programação das comunicações do VII Colóquio Habermas e II Simpósio Nacional de filosofia sobre ética, filosofia política e linguagem 2011, Londrina.. In: Programação das Comunicações do VII Colóquio Habermas e II Simpósio Nacional de Filosofia Sobre Ética, Filosofia Política e Linguagem., 2011, Londrina. ,Programação das Comunicações do VII Colóquio Habermas e II Simpósio Nacional de Filosofia Sobre Ética, Filosofia Política e Linguagem., 2011.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . A intempestividade das pulsões apolíneo e dionisíaco na obra de Friedrich Nietzsche.. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba. XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Da breve possibilidade de filosofia política em Nietzsche: a demagogia de todos os partidos políticos e recusa ao socialismo. In: I Congresso do Núcleo de Pesquisa Schopenhauer-Nietzsche: 200 anos de O Mundo Como Vontade e Representação, 2018, Londrina/PR. I Congresso do Núcleo de Pesquisa Schopenhauer-Nietzsche: 200 anos de O Mundo Como Vontade e Representação. Londrina/PR, 2018. p. 19-19.

  • AOKI, Alexandre Kazuo ; MARQUES, C. S. P. . Sandel e a crítica ao utilitarismo possibilitada por Immanuel Kant. In: III Simpósio do núcleo de filosofia kantiana contemporânea Zeljko Loparic da UEL: moral e política, 2015, Londrina/PR. III Simpósio do núcleo de filosofia kantiana contemporânea Zeljko Loparic da UEL: moral e política, 2015.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Nietzsche e o conceito de Vontade em Schopenhauer. In: V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea: Schopenhauer - Metafísica e Moral., 2013, Londrina. Anais do V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea - Schopenhauer: Metafísica e Moral.. Londrina: Eduel, 2013. v. 1.

  • AOKI, Alexandre Kazuo . Tentativa de Legitimação da Metafisica. In: Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem., 2004, Londrina. Anais do I Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem. Londrina: Eduel, 2004.

  • NALLI, Marcos ; FONSECA, T. P. ; AOKI, Alexandre Kazuo ; PERUZZO, Carlos Eduardo . A loucura como experiência-trágica o contexto específico da História da Loucura.. In: Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas (SEPCH), 2003, Londrina. Mostra de Extensão do CCH, 2003, Londrina. Cadernos de Resumos.. Londrina: Eduel, 2003. v. 1. p. 19-19.

Outras produções

AOKI, Alexandre Kazuo . Les Bad Gones - blog do Lyon (Olynpique Lyonnais) no ESPN FC Brasil. 2017; Tema: Les Bad Gones - blog do Lyon. (Blog).

AOKI, Alexandre Kazuo . Coevo. 2016; Tema: Jornalismo, mídia, tecnologia e cultura. (Site).

AOKI, Alexandre Kazuo . 90 Minutos. 2012; Tema: Futebol, cultura pop. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2005

    A Construção da Racionalidade nas Ciências Humanas, Descrição: O grupo de pesquisas Interfaces consiste em pesquisadores e estudiosos interessados em estudar temáticas predominantemente marcadas pelo tangenciamento e confluência de interesses diversos: Filosofia, Ciências e Artes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) . , Integrantes: Alexandre Kazuo Aoki - Integrante / Marcos Alexandre Gomes Nalli - Coordenador / Talita Paula da Fonseca - Integrante / Carlos Eduardo Belote - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Arte e conhecimento nos escritos de Nietzsche, Descrição: Este projeto vislumbrando 120 horas de duração, buscou ressaltar relevância, importância e influência na posteridade da discussão filosófica, possibilitada pela interpretação oferecida pela obra de Friedrich Nietzsche, a respeito dos temas "arte e conhecimento". A reflexão empreendida resvalou temas caros ao autor, tais quais o problema do trágico, da fisiologia e sua própria teoria estética. Contando com participação discente, buscou-se uma "atitude de reflexão" a transcender aquilo que se propõe apenas em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandre Kazuo Aoki - Integrante / Fernanda Daniela Prado - Integrante / Josenir Lopes Dettoni - Integrante / José Fernandes Weber - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - 2003

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vínculo a projeto de pesquisa

2014 - 2014

Faculdade de Jandaia do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente nas graduações de licenciatura em pedagogia, ciências biológicas e geografia na disciplina semestral de História, filosofia e sociologia da educação.

2009 - 2012

Faculdade Apucarana Cidade Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionou nas graduações de licenciatura em pedagogia e filosofia. No período 2009/2010 ministrou as disciplinas de Sociologia geral, Sociologia do conhecimento e Filosofia da educação, na graduação de pedagogia. No período 2009 a 2012 ministrou as disciplinas de Introdução a sociologia, Filosofia Moderna, Estética e Metodologia na graduação de filosofia.

Atividades

  • 02/2009 - 07/2012

    Ensino, Licenciatura em filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a sociologia, Filosofia da Educação, Filosofia Moderna, Metodologia, Estética

  • 02/2009 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação, sociologia do conhecimento, sociologia geral

2007 - 2007

Colégio Passionista São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalhou na unidade Jandaia do Sul (PR) do Colégio Passionista São José lecionando disciplinas de filosofia e sociologia em turmas do ensino fundamental e médio.

2006 - 2007

Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara

Vínculo: Processo seletivo simplificado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Colégio Estadual de Jandaia do Sul

Vínculo: Processo seletivo simplificado, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Instituto Cristão de Educação PLGD

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Lecionou a disciplina de filosofia em turmas do ensino fundamental