Claudia Valeria Gavio Coura
Cláudia Valéria Gávio Coura iniciou seu contato com a engenharia civil, como aluna do curso técnico em Edificações do Colégio Técnico Universitário (1986), graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), posteriormente, especializou-se em Engenharia Civil (UFJF - 1997) e em Qualidade das Edificações (UFJF ? 2004). Mais tarde obteve os títulos de mestre (UFF - 2006) e doutora (UFF ? 2009) em Engenharia Civil. Ampliando seu espectro de atuação na vida acadêmica, se dedicou ao Pós-Doutorado em Sustentabilidade na Construção Civil (UFJF ? 2013).
Atualmente é professora Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia nas edificações, materiais alternativos e concreto, buscando sempre a integração com o ambiente construído e sua sustentabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 13/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Civil
2007 - 2009
Universidade Federal Fluminense
Título: Análise Experimental sobre a Substituição da Agregado Miúdo por Mármore Triturado na Confecção de Concreto
, Ano de obtenção: 2009. Fathi Aref Ibrahim Darwish. Palavras-chave: Materiais de Construção; Influência do agregado; Mármore.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Materiais e Componentes de Construção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Setores de atividade: Construção de edifícios.
Mestrado em Engenharia Civil
2005 - 2006
Universidade Federal Fluminense
Título: Estudo da influência da dimensão do agregado e do corpo-de-prova na resistência à compressão axial, Ano de Obtenção: 2006
Fathi Aref Ibrahim Darwish.Palavras-chave: Efeito escala; Efeito parede; Efeito tamanho.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil; Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade.
Especialização em Qualidade das Edificações
2004 - 2005
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Efeito Escala e Efeito Tamanho nas Estruturas de Concreto
Orientador: Maria Teresa Gomes Barbosa
Pós-doutorado
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.
Participação em eventos
2 Encontro Nacional de Conservação Rodoviária. 1997. (Congresso).
Seminário sobre a Reforma da Educação Profissional. 1997. (Seminário).
II Congresso de Engenharia Civil. II Congresso de engenharia Civil da Universiddade Federal de juiz de Fora. 1996. (Congresso).
Colóquio de Estruturas de Cocreto. 1995. (Outra).
I Congresso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. 1994. (Congresso).
VI Seminário de Prevenção, Segurança e Medicina do Trabalho. 1987. (Seminário).
Participação em bancas
COURA, C. V. G.; SANCHEZ FILHO, E. S.; ROEHI, D. M. Estudo experimental de corpos de prova de concreto armado com fibras de aço sujeitos à compressão e a tração direta. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC/RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COURA, C. V. G.; SANCHEZ FILHO, E. S.; ROEHI, D. M. Estudo experimental de vigas de concreto armado com fibras de aço sujeitas à flexão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC/RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SANCHEZ FILHO, E. S.;COURA, C. V. G.; GUERRANTE, I. F.; PESSOA, J. R. C.;COURA, C. V. G.. Estudo experimental da resistência de blocos de concreto com vidro como agregado miúdo. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense.
COURA, C. V. G.; CASTANON, J. A. B.;KITAMURA, S.. Análise Crítica sobre o volume de tráfego no Campus da UFJF: Avaliação através de simulação com o uso do Software VISSIM. 2013. Dissertação (Mestrado em AMBIENTE CONSTRUÍDO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; PINTO, V. G.; MARANGON FILHO, A.. Sustentabilidade na Construção Civil: Uma Proposta para Identificação de Ações Sustentáveis em Canteiros de Obras. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.; BARBOSA, M. T.. UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DO MÁRMORE COMO AGREGADO MIÚDO PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
MENDONCA, M. C. M.; FILGUEIRA, V. A. R.; SILVA, E. F. E.;COURA, C. V. G.. Banca de avaliação de promoção para a classe Titular Docente do professor MARIA DE FÁTIMA GODINHO MORANDO KALIL PATRICIO. 2020. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; ROCHA, C. H. B.; MENINI, S. E.; NASCIMENTO, W. D.. Banca de avaliação de promoção para a classe Titular Docente do professor Luiz Evaristo Dias de Paiva. 2020. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; AGUILAR, M. T.; CALDEIRA, L.; MOITA, G. F.. Banca de avaliação de promoção para a classe Titular Docente da professora Júnia Soares Nogueira Chagas. 2020. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO; VIEIRA, J. A.; VARGAS, S. B.; MIRANDA, S. R.. Banca Examinadora de professor Titular - Professor Jefferson de Almeida Pinto. 2019. Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
COURA, C. V. G.; CASTANON, J. A. B.; BRANCO, G. A. C.; AMORIM, J. C.. Banca de avaliação de promoção para a classe Titular Docente do professor José Artur d'Oliveira Mussi. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO. Banca Examinadora de Concurso Efetivo para Professor da área de Engenharia Civil. 2019. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.. Concurso público para o cargo de pedreiro da CESAMA. 2007. Companhia de Saneamento Municipal.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.. Concurso público para o cargo de bombeiro da CESAMA. 2007. Companhia de Saneamento Municipal.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.. Concurso público para o cargo de bombeiro da CESAMA. 2007. Companhia de Saneamento Municipal.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.; CARVALHO, L.; PINTO, V. G.. Professor substituto para o conjunto de disciplinas: Resistência dos Materiais, Mecânica dos Solos, Topografia e Desenho de Instalações Prediais. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.; CARVALHO, L.. Professor substituto para o conjunto de disciplinas: Resistência dos materias, Planejamento e Gerência de Obras, Autocad e Instalações Hidraulicas. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.; MENINI, S. E.. Seleção de professor substituto para o conjunto de disciplinas: Projeto, planejamento e gerenciamento de transporte de trânsito, Gerenciamento de transporte e trânsito, Operação de transporte público e de passageiros e Segurança de trânsito. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.KITAMURA, S.; CARVALHO, L.. Seleção para professor substituto para o conjunto de disciplinas: resistência dos materiais, Tecnologia das construções, Instalações prediais e hidraulicas, Planejamento de obras, Desenho estrutural e Desenho Auxiliado por computador. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; NUNES, A. M.;KITAMURA, S.. Processo seletivo de professor substituto para o conjunto das disciplinas Topografia, Pavimentação, segurança do trabalho e Máquinas e Equipamentos. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; CASTRO, A. S. P.. Processo seletivo de professor substituto para o conjunto das disciplinas Planej. de transp. e transito; Projeto de transp. e transito e Gerenciamento e operação de transp. e transito.. 2001. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COURA, C. V. G.; IGNACIO, P. C. S.;KITAMURA, S.. Processo Seletivo de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Tecnologia do concreto e Materiais de Construção. 2000. Universidade Federal de Juiz de Fora.
Orientou
Estudo experimental da resistência de blocos de concreto com vidro como agregado miúdo; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Construção Sustentável: Um panorama do contexto mundial e brasileiro; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Análise da influência da substituição do agregado miúdo natural por mármore triturado nas propriedades de argamassas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
O espaço autoconstruído: Um estudo de sua prática e sua relação com a sustentabilidade; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Avaliação da influência do uso de resíduos da indústria de pedras ornamentais de mármore e granito nas propriedades de concretos e argamassas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Tratamentos para melhoria da interface do compósito bambu-concreto: uma revisão bibliográfica; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Implantação de Sistema de Baixo Custo para Reaproveitamento de Água: Estudo de Caso; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sustentabilidade na Construção Civil) - Instituto Federal de Educ; Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Cláudia Valéria Gávio Coura;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, MARIA TERESA GOMES ; SANTOS, WHITE JOSÉ DOS ; COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO . High quality of mortar with marble waste aggregate. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE) , v. 18, p. 387-399, 2018.
-
COURA, C. V. G. ; SILVA, B. C. P. ; BARBOSA, MARIA TERESA GOMES ; OLIVEIRA, H. ; FIDELIS, P. . A importância da sustentabilidade na restauração do patrimônio histórico. Estudo de caso: Pontes. Revista Construindo , v. 10, p. 01-09, 2018.
-
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO ; SILVA, B. M. D. ; BARBOSA, MARIA TERESA GOMES . A importância dos serviços de manutenção no patrimônio histórico Cine Theatro Central, Palacete Santa Mafalda e Fórum da Cultura em Juiz de Fora. ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. 18, p. 04, 2017.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; DARWISH, F. A. I. . ANÁLISE CRÍTICA SOBRE EFEITO TAMANHO EM ESTRUTURA DE CONCRETO. Engenharia Civil UM (Braga) , v. 31, p. 19-28, 2008.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; DARWISH, F. A. I. . ANALYSIS OF THE BAZANT AND CARPINTERI LAWS FOR COMPRESSIVESTRENGHT OF CONCRETE. Revista Internacional de Desastres Naturales, Accidentes e Infraestructura Civil , v. 8, p. 27-35, 2008.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; MENDES, Larissa de Oliveira . ESTUDO SOBRE A AREIA ARTIFICIAL EM SUBSTITUIÇÃO À NATURAL PARA CONFECÇÃO DE CONCRETO. Ambiente Construído (Online) , v. 8, p. 51-60, 2008.
-
COURA, C. V. G. ; ARAÚJO, R. C. C. ; BARBOSA, M. T. ; LONGO, O. C. . ESTUDO SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE RASPAS DE BORRACHA E FIBRA DE BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Engenharia Estudo e Pesquisa , v. 4, p. 10-27, 2008.
-
DARWISH, F. A. I. ; BARBOSA, M. T. ; COURA, C. V. G. ; KITAMURA, S. ; OLIVEIRA, T. M. ; SANTOS, W. J. . THE CRITICAL ANALYSIS ON SIZE EFFECT IN CONCRETE STRENGTH. Engenharia Estudo e Pesquisa , v. 9, p. 106-108, 2007.
-
DARWISH, F. A. I. ; BARBOSA, M. T. ; KITAMURA, S. ; COURA, C. V. G. ; OLIVEIRA, T. M. ; SANTOS, W. J. . ESTUDO EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE FIBRAS E DAS DIMENSÕES DO CORPO-DE-PROVA NA RESISTÊNCIAÀ TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO. Engenharia Estudo e Pesquisa , v. 8, p. 68-77, 2006.
-
BARBOSA, M. T. ; COURA, C. V. G. ; SANCHEZ FILHO, E. S. ; KITAMURA, S. ; CORREA, C. L. ; CANDIAN, L. M. . ESTUDO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE BLOCOS CERÂMICOS, PRISMAS E PAINÉIS DE BLOCOS. Engenharia Estudo e Pesquisa , v. 6, p. 42-46, 2003.
-
COURA, C. V. G. ; RESENDE, M. O. T. ; DUARTE, A. R. ; COSTA, J. R. G. ; TEIXEIRA, A. D. . Difusão de Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável. In: Úrsula Maruyama; Fabiana Faxina; Cristina Lúcia Janini Lopes; Giovanna Megum Ishida Tedesco. (Org.). Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional Científica e tecnológica. 1ed.São Luis: EDIFMA, 2024, v. 1, p. 185-189.
-
FERREIRA, A. P. ; SANCHEZ FILHO, E. S. ; COURA, C. V. G. ; KITAMURA, S. . Estudo experimental das características do concreto utilizado na confecção de bloco com vidro triturado como agregado miúdo. In: VI Congresso de Engenharia Civil, 2019, Juiz de Fora. VI Congresso de Engenharia Civil - Engenharia e sustentabilidade, caminhos para o futuro, 2019.
-
CRUZ, A. F. R. ; MENDES, M. P. ; ROCHA, L. M. ; COURA, C. V. G. . Uso de resíduos da indústria de pedras ornamentais como substituição ao agregado miúdo em concretos e argamassas. In: Congresso de Engenharia Civil, 2019, Juiz de Fora. Congresso de Engenharia Civil - Engenharia e sustentabilidade: caminhos para o futuro., 2019.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; CASTANON, J. A. B. ; SILVA, B. ; OLIVEIRA, H. ; FIDELIS, P. . Bridges in Juiz de Fora city. In: IABMAS 2016 8th International Conference on Bridge Maintenance, safety and Management, 2016, Foz de Iguaçu. Maintenence, monitotring, safety, risk and resilence of bridges and bridge network, 2016.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; SILVA, B. C. P. ; OLIVEIRA, H. M. ; FIDELIS, P. . A importância da sustentabilidade na restauração do patrimônio histórico. Estudo de caso: Pontes. In: CINPAR 2016 XII International Conference on Structural repair and rehabilitation, 2016, Porto. XII International Conference on Structural repair and rehabilitation, 2016.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . Avaliação do conceito de desenvolvimento sustentável em agregados artificiais. In: Euro Elecs 2015 - Latin American and European Conference on Sustainable Builgings and Communities, 2015, Guimarães. Euro Elecs 2015. Guimarães: People and Ideas, 2015. v. I. p. 455-463.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; SILVA, B. M. D. . Patologias de Edifícios Históricos Tombados: Estudo de Caso - Palacete Santa Mafalda. In: 57 Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito/MS. 57 Congresso Brasileiro do Concreto CBC2015, 2015.
-
COURA, C. V. G. ; ARAÚJO, R. C. C. ; KITAMURA, S. ; BARBOSA, M. T. ; ALVARENGA, R. C. S. S. . Concretos Sustentáveis Reforçados com Fibras. In: 57 Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito/MS. 57 Congresso Brasileiro do Concreto CBC2015, 2015.
-
DARWISH, F. A. I. ; KITAMURA, S. ; COURA, C. V. G. . Análise experimental comparativa do comportamento de argamassa colante industrializada por meio de ensaios mecânicos. In: 51 Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON, 2009, Curitiba. Anais do 51 Congresso Brasileiro do Concreto IBRACON, 2009.
-
BARBOSA, M. T. ; KITAMURA, S. ; DARWISH, F. A. I. ; NAZARETH, V. S. ; COURA, C. V. G. . Análise do comportamento de argamassa fabricadas com agregado natural e artificial. In: 51 Congresso Brasileiro do Concreto, 2009, Curitiba. 51 Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON, 2009.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; MENDES, Larissa de Oliveira . Resistência à compressão do concreto x Velocidade de propagação de pulso ultrasônico. In: 51 Congresso Brasileiro do Concreto, 2009, Curitiba. 51 Congresso Brasileiro do concreto - IBRACON, 2009.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; DARWISH, F. A. I. ; MENDES, Larissa de Oliveira ; OLIVEIRA, Igor Moura de . EMPREGO DE REJEITOS DE MÁRMORE COMO AGREGADO MIÚDO PARA CONFECÇÃO DE CONCRETO. In: 4 Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, 2008, Aveiro. CINPAR_010. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; DARWISH, F. A. I. ; KITAMURA, S. ; OLIVEIRA, T. M. ; SANTOS, W. J. . STUDIES ON A BLENDED CEMENT FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. In: International Conference held at the University of Dundee, 2008, Dundee. Role for concrete in global development. Garston: IHS BRE Press, 2008. v. 1-6. p. 43-48.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. ; DARWISH, F. A. I. ; KITAMURA, S. ; OLIVEIRA, T. M. ; SANTOS, W. J. . INFLUENCE OF FIBRE RATIO IN THE SIZE EFFECT. In: International Conference held at the University of Dundee, 2008, Dundee. Harnessing Fibres for Concrete Construction. Garston: IHS BRE Press, 2008. v. 1-6. p. 123-130.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . Controle de qualidade das telhas cerâmicas comercializadas na cidade de Juiz de fora. In: II Congresso de Engenharia Civil, 1996, Juiz de Fora. II Congresso de Engenharia Civil - Universidade Federal de Juiz de Fora, 1996. v. 2. p. 46-56.
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . Durabilidade dos Materiais Betuminosos. In: II Congresso de Engenharia Civil, 1996, Juiz de Fora. II Congresso de Engenharia Civil - Universidade Federal de Juiz de Fora, 1996. v. 2. p. 57-68.
-
COURA, C. V. G. ; GARCIA, D. R. . Panorama da utilização de resíduos agroindustriais em concretos, argamassas e cimentos no Brasil e no Mundo. In: SECITEC 2020 - Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia, 2020, Juiz de Fora. SECITEC 2020 - Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia, 2020.
-
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO ; MAGALHAES, L. R. P. . Construção Sustentável: um panorama do contexto mundial e brasileiro. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . Controle de qualidade das telhas cerâmicas comercializadas na cidade de Juiz de Fora. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . Durabilidade dos Materiais Betuminosos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, M. T. ; ALMEIDA, M. M. ; COURA, C. V. G. . Ambiente Construído e sua Sustentabilidade. Juiz de Fora, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
COURA, C. V. G. ; BARBOSA, M. T. . UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE MÁRMORE COMO AGREGADO MIÍDO NA CONFECÇÃO DE CONCRETO. 2007.
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO ; BARBOSA, MARIA TERESA GOMES . Pesquisa na UFJF : Troca de areia por mármore na construção proporciona economia e diminui impacto ambiental.. 2010. (Blog).
COURA, CLAUDIA VALÉRIA GÁVIO ; BARBOSA, MARIA TERESA GOMES . . Estudo sobre a areia artificial em substituição à natural para confecção de concreto.. 2010; Tema: Desenvolvimento Sustentável - Reaproveitamento de Rejeito.. (Site).
COURA, C. V. G. . Concretagem. 2000. .
COURA, C. V. G. . Curso de concretagem. 2000. (Curso de curta duração ministrado/extensão)).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
REVITALIZAÇÃO DAS PONTES LOCALIZADAS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, Descrição: As pontes localizadas sobre o Rio Paraibuna, no perímetro urbano da cidade de Juiz de Fora, totalizam, atualmente, 12 grandes obras de engenharia; sendo, portanto, atrações turísticas da cidade uma vez que foram, inicialmente, concebidas com o surgimento do assentamento da Estrada de Ferro Dom Pedro II,tornando-se necessário à conservação não somente de sua aparência mas, também, a manutenção da integridade de todos seus elementos como um produto único da tecnologia específica de seu tempo. A proposta desse trabalho é efetuar o levantamento histórico e documental das pontes situadas no perímetro urbano da cidade de Juiz de Fora (nesse plano de trabalho são incluídas 6 das 12 existentes) incluindo nesse estudo a definição do sistema construtivo empregado, analisar as patologias existentes nessas construções, apresentar recursos e medidas corretivas para cada uma, podendo contribuir com soluções técnicas e científicas, e práticas de conservação ao Patrimônio Histórico. Cabe mencionar que na análise do estado serão realizado diagnósticos sobre o estado de conservação, grau de caracterização, mapeamento e levantamento fotográfico dos danos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Coordenador / José Alberto Barroso Castanõn - Integrante / Bruno Cesar Pereira Silva - Integrante / Hugo Medeiros de Oliveira - Integrante.
-
2009 - 2009
Comportamento de argamassa colante industrializada, Descrição: Análise experimental comparativa do comportamento de argamassa colante industrializada por meio de ensaios mecânicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Sérgio Kitamura - Coordenador / Fathi Aref Ibraim Darwish - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2009
Comportamento de argamassa fabricadas com agregado natural e artificial, Descrição: Análise do comportamento de argamassa fabricadas com agregado natural e artificial por meio de ensaios mecânicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Integrante / Sérgio Kitamura - Coordenador / Fathi Aref Ibraim Darwish - Integrante / Veridiane S. Nazareth - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2009
Resistência à compressão do concreto x Velocidade de propagação de pulso ultrasônico, Descrição: Comparação da Resistência à compressão do concreto x Velocidade de propagação de pulso ultrasônico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Coordenador / Maria Teresa Barbosa - Integrante / MENDES, Larissa de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2008
Estudo de reaproveitamento de resíduos de raspas de borracha e fibra de bambu na construção civil, Descrição: Reaproveitamento de resíduos de raspas de borracha e fibra de bambu na Confecção de alvenaria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Integrante / Regina Célia Coura de Araújo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2008
Análise das leis de Bazant e Carpinteri para resistência à compressão de concreto., Descrição: Análise crítica sobre efeito tamanho e efeito escala para estruturas de concreto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Coordenador / Maria Teresa Barbosa - Integrante / Sérgio Kitamura - Integrante / Fathi Aref Ibraim Darwish - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2006 - 2007
Estudo experimental da influência do teor de fibras e das dimensões do corpo-de-prova de concreto, Descrição: Estudo experimental da influência do teor de fibras e das dimensões do corpo-de-prova na resistência à tração por compressão diametral e sua relação com a resistência a tração na flexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Integrante / Sérgio Kitamura - Coordenador / Fathi Aref Ibraim Darwish - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2007
Utilização do resíduo do mármore como agregado miúdo para a produção de concreto - Edital n. 019/2006, Descrição: Pesquisa de material alternativo para emprego na confecção de concretos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Coordenador / MENDES, Larissa de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2002 - 2003
Estudo experimental da resistência de blocos cerâmicos, prismas e painéis de blocos., Descrição: Comparativo das resistências à compressão do bloco, prismas e painéis de blocos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Integrante / Sérgio Kitamura - Integrante / (Emil de Souza Sánchez Filho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
1996 - 1996
Durabilidade dos materiais betuminosos, Descrição: Ensaios de caracterização e qualificação de diversos materiais betuminosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Coordenador / Maria Teresa Barbosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
1996 - 1996
Controle de qualidade de telha Cerâmica., Descrição: Ensaios mecânicos de qualidade das telhas comercializadas na cidade de Juiz de Fora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cláudia Valéria Gávio Coura - Integrante / Maria Teresa Barbosa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
Prêmios
2006
Ensino de Engenharia, Clube de Engenharia de Juiz de Fora.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. , Bernardo mascarenhas, 1283, Fábrica, 36080-001 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 40093084, Fax: (32) 40093084
Experiência profissional
2009 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Construções Civis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Edificações, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Técnico Profissionalizante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1997
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Laboratorista de Materias de Construção, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2003
Extensão universitária , Colégio técnico Universitário.,Atividade de extensão realizada, Extensão - Análise de materiais de construção para empresas da região.
-
02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio técnico Universitário.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Construção Civil.
-
05/2002
Direção e administração, Colégio técnico Universitário.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
04/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Pavimentação, Tecnologia do Concreto, Materiais de Construção
-
05/2003 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento profissional/PROGRAD-Projeto Pavimentos Flexíveis
-
05/2003 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento profissional/PROGRAD-Projeto Materiais de Construção
-
05/2003 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento profissional/PROGRAD-Projeto Materiais de Construção
-
05/2003 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento profissional/PROGRAD-Projeto Resistência dos Materiais
-
11/1999 - 11/2003
Direção e administração, Colégio técnico Universitário.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Apoio Didático.
-
10/2002 - 04/2003
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento profissional/PROGRAD-Projeto pavimentos flexíveis
-
12/2002 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio técnico Universitário.,Cargo ou função, Presidente.
-
05/2001 - 04/2002
Treinamentos ministrados , Colégio técnico Universitário.,Treinamentos ministrados, Programa de treinamento Profissional / PROGRAD - Projeto Materiais de Construção
2021 - Atual
Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora-Geral do Campus Juiz de Fora, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - Atual
Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2021
Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Departamento de Educação e Tecnologia, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Instituto Federal de Educ. Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Expansão Institucional, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Iniciativa Internacional de Sustentabilidade do Ambiente Construído, IISBEVínculo: Vínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Sócio Fundador - Diretora Administrativa, Carga horária: 10
Outras informações:
Associação Internacional sem fins lucrativos com É objetivo geral DE elaborar meios e promover ativamente a adoção de políticas, métodos e instrumentos que acelerem o desenvolvimento no sentido de um ambiente construído mais sustentável. SITE: www.ufjf.br/iisbe
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudia Valeria Gavio Coura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?