Geovani Bastos Vanderley
Engenheiro Eletricista graduado pelo Instituto Federal da Bahia campus Vitória da Conquista. Possui licenciatura em Matemática. Foi bolsista da instituição tendo trabalhos concluídos na linha de pesquisa de manipuladores robóticos. Projetos e artigos feitos e apresentados, orientados pelos professores José Alberto Diaz Amado e João Erivando Soares Marques. Possui curso de especialização em engenharia de segurança e saúde do trabalho. Mestrado concluído na UFPB na área de otimização de sistemas de energia (Acionamentos de Máquinas Elétricas), tendo como orientador o professor Dr. Isaac Soares Freitas. Atuou como professor do curso de eletricista de energias renováveis provido pelo Pronatec(PB). Atuou como professor do curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU, lecionando disciplinas da área de Máquinas Elétricas, Acionamentos de Máquinas e Automação Industrial. Atualmente é professor da Faculdade Senai (PB), tendo já lecionado disciplinas como Robótica e Automação da Manufatura, Instalações Elétricas, Eletrônica Analógica, Inteligência Artificial, Microcontroladores, entre outras. Possui diversos projetos desenvolvidos junto com os alunos nas áreas de automação residencial e industrial, utilizando de sistemas embarcados e controladores lógicos programáveis.
Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Matemática
2020 - 2021
Instituto Brasil de Ensino
Título: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA A METODOLOGIA DOS PARÂMETROS DE DENAVIT-HARTENBERG
Graduação em Engenharia Elétrica
2010 - 2015
Instituto Federal da Bahia
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA HÁPTICO SENSORIAL PARA O CONTROLE DO MANIPULADOR ROBÓTICO SCORBOT ER 4U
Orientador: João Erivando Soares Marques
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Formação complementar
2014 -
Extensão universitária em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho. (Carga horária: 690h). , Faculdade Guanambi, UNIGRAD, Brasil.
2015 - 2015
Legislação Trabalhista NR-10. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento Robô Semi-industrial Scorbot-ER-4u. (Carga horária: 20h). , Didatech Comércio e Automação de Sistemas, DIDATECH, Brasil.
2011 - 2011
Geração de energia elétrica pela luz solar. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2009 - 2010
Desenvolvimento de software em linguagem JAVA. (Carga horária: 300h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Automação e Controle.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Robótica.
Participação em eventos
MECA 2023. Sistema de segurança para trânsito de pessoas em ambiente industrial. 2023. (Olimpíada).
MNR (Mostra Nacional de Robótica). Luva Háptica para controle de um manipulador robótico. 2015. (Congresso).
Integração de cursos Fainor. O curso de engenharia elétrica do instituto federal da bahia e as pesquisas desenvolvidas no campus.. 2014. (Exposição).
MNR (Mostra Nacional de Robótica). O BRAÇO ROBÓTICO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR. 2014. (Congresso).
Participação em bancas
VANDERLEY, G. B.. .Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA): Análise dos Métodos de Proteção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.
VANDERLEY, G. B.. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Instalação de Usina Fotovoltaica de Microgeração em Prédio Comercial. 2019.
Orientou
Aferição de pressão sanguínea de maneira não invasiva em pacientes de risco; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; (Orientador);
Detecção de princípio de incêndio em depósitos de resíduos sólidos usando câmeras térmicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
Estudo de caso para implementação do sensor Kinect em sistemas de supervisão de usinas de geração de energia elétrica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
Analise de instalação de micro geração fotovoltaica para irrigação: Estudo de viabilidade de instalação fotovoltaica para um pequeno produtor rural do município de Caaporã ? PB; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE CONTROLE FUZZY E PID APLICADAS AO PROCESSO DE MOAGEM DE COQUE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Faculdade SENAI PB; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
Sistema para Auferir e Monitorar o Volume de GLP em Recipiente Transportável de 13Kg; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
ESTEIRA TRANSPORTADORA COM BRAÇO MANIPULADOR DE PEÇA CONTROLADA VIA CLP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Faculdade SENAI PB; Orientador: Geovani Bastos Vanderley;
Produções bibliográficas
-
VANDERLEY, G. B. . MODELAGEM E ACIONAMENTO DE UMA MÁQUINA DE INDUÇÃO ENEAFÁSICA COM INJEÇÃO HARMÔNICA PARA AUMENTO DE CONJUGADO ELETROMAGNÉTICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VANDERLEY, G. B. . ESTRUTURA SENSORIAL PARA TRASMISSÃO DOS MOVIMENTOS DO BRAÇO HUMANO PARA CONTROLE DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VANDERLEY, G. B. . O BRAÇO ROBÓTICO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
Modelagem e acionamento de uma máquina de indução eneafásica para aumento de conjugado eletromagnético, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Geovani Bastos Vanderley - Coordenador / Isaac Soares de Freitas - Integrante.
-
2014 - 2015
Controle dos movimentos do Robo Scorbot ER 4u, Descrição: Controle da movimentação de um manipulador robótico, o Scorbot ER 4u, feito através de sensores e software Matlab.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Geovani Bastos Vanderley - Coordenador / José Alberto Diaz Amado - Integrante / João Erivando Soares Marques - Integrante.
-
2013 - 2014
Estudo e fundamentos de robôs manipuladores, Descrição: Pesquisa realizada para aplicar e comprovar as teorias matemáticas sobre manipuladores robóticos, feita através de simulações ( construção de modelos genéricos e industriais de manipuladores), cálculos e aplicações de conceitos estudados em um manipulador real.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geovani Bastos Vanderley - Coordenador / José Alberto Diaz Amado - Integrante / João Erivando Soares Marques - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
Instituto Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2013 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Linhas de pesquisa
2018 - 2018
Programa Nacional ao ensino Técnico e EmpregoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
2018 - Atual
SENAI - Departamento Regional da ParaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2016 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 15
Outras informações:
Pesquisador, mestrando em engenharia elétrica, na linha de otimização de sistemas de energia, com o projeto na área de máquinas elétricas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Geovani Bastos Vanderley e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?