José ossian Gadelha de Lima

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências (Habilitação Química) pela Universidade Federal do Piauí (1992), Doutor em Ciências - Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Pós-Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor Associado O do Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza e desenvolve trabalhos dentro das seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Química; Formação, didática e trabalho docente; Hidroquímica; Teoria e Método em Arqueologia. Atua principalmente nas áreas de Educação em Química e Formação de Professor de Ciências e de Química.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1993 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudo Químico Comparativo de Ossadas Humanas Pré-Históricas
Orientador: Dorila Piló Veloso
, Ano de obtenção: 1999. Coorientador: Guglielmo Marconi Stefani. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Quimica Analítica; Dietas humanas pré-históricas; Diagênese; Elementos-traço; Ossos pré-históricos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Habilitação Química

1989 - 1992

Universidade Federal do Piauí

Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial

1981 - 1984

Escola Técnica Federal do Ceará

Pós-doutorado

2002 - 2003

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Hidrogeologia.

2001 - 2002

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2000 - 2001

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2018 - 2018

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE ENSINO DA QUÍMICA. (Carga horária: 60h). , Faculdade Sul Mineira, FASULMG, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à Filosofia Política. (Carga horária: 45h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.

2017 - 2017

Linhas Pedagógicas da Educação. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.

2017 - 2017

Culturemas e unidades freseológicas no Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2015 - 2015

Psicologia da Educação. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2015 - 2015

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ONLINE, ABELINE, Brasil.

2013 - 2013

Como elaborar um plano de aula. (Carga horária: 20h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

Curso Filosofia da Educação. (Carga horária: 50h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

O fantástico mundo da Química Experimental. (Carga horária: 40h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

O professor por excelência da atualidade.. (Carga horária: 15h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

Desafios da Docência. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2013 - 2013

Relação Professor e Aluno (Paulo Freire). (Carga horária: 180h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2013 - 2013

Estratégias de ensino e métodos de avaliação. (Carga horária: 30h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

Sustentabilidade no dia a dia.. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

História da Educação Brasileira. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2013 - 2013

O uso da pontuação. (Carga horária: 2h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2011 - 2011

Controle Social do Fundeb. (Carga horária: 20h). , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

2011 - 2011

Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Águas Subterráneas e Poços Profundos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Aplicações de Radioisótopos.

Organização de eventos

LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, L. P. . IV Semana de Pesquisa da FAEC. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

XXIX Semana Universitária da UECE. 2024. (Congresso).

XXIV Semana Universitária da UECE. 2019. (Congresso).

III Semana de Educação e Ciências da FAEC. 2018. (Encontro).

XXIII Semana Universitária da UECE. 2018. (Congresso).

III Encontro Piauiense de Pós-graduação em Química. A interdisciplinaridade no Ensino de Química. 2017. (Congresso).

II SEMANA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA FAEC. 2017. (Encontro).

VII Semana de Química da UESPI. A interdisciplinaridade no Ensino de Química. 2017. (Congresso).

XXII Semana Universitária da UEE. 2017. (Congresso).

XXI Semana Universitária da UEE. 2016. (Congresso).

13o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. 2015. (Simpósio).

I SEMANA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA FAEC. 2015. (Encontro).

XX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2015. (Congresso).

12o Simpósio Brasileiro de Educação Química.BRINCANDO E APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA. 2014. (Simpósio).

11o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA.DIDÁTICA DA QUÍMICA: NOVAS CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. (Simpósio).

II Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências - EITEC.Um ensino de ciências para um mundo sustentável. 2013. (Encontro).

II OFICINA DE JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS LABORATORIAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS.Ensinar e aprender ciências. 2013. (Oficina).

XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. MONITORIA E INICIAÇÃO DOCÊNCIA - PIBID. 2013. (Congresso).

XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. Coordenador de sessão: IC_CET_2 - Encontro de Iniciação Científica.. 2013. (Congresso).

XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. COORDENAÇÃO DE SESSÃO. 2013. (Congresso).

XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.GT 25 - Educação e Ensino de Ciências - Coordenação 2. 2013. (Encontro).

XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.GT 25 - Educação e Ensino de Ciências - Coordenação 1. 2013. (Encontro).

XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.COORDENAÇÃO DO GT25 - EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS. 2013. (Encontro).

XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.Paecerista ad hoc na avaliação dos trabalhos submetidos. 2013. (Encontro).

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Estudo hidroquímico de algumas espécies iônicas presentes em águas de poços de Crateús-CE. 2012. (Congresso).

XVII Semana Universitária da UECE. Estudo anual dos STD nas águas de poços crateuenses. 2012. (Congresso).

SEMINÁRIO CRATEÚS, 100 ANOS: PLANEJANDO A PRÓXIMA DÉCADA. 2011. (Seminário).

XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. O ensino de Química nas Escolas públicas de Crateús/Ceará. 2011. (Congresso).

XVI Semana Universitária da UECE. O comportamento do pH e dos íons carbonados nas águas subterrâneas do Sertão de Crateús.. 2011. (Congresso).

Encontro de Práticas Educacionais em Crateús/CE.Dirigente de Instituição de Ensino Superior. 2010. (Encontro).

I ENCONTRO ACADÊMICO DE GESTORES DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UECE. 2010. (Encontro).

III Fórum Internacional de Pedagogia. A formação do professor de Química do ensino médio e o vestibular para o curso de Química da FAEC. 2010. (Congresso).

XV Semana Universitária da UECE. Alguns aspectos da salinidade das águas subterrâneas do município de Crateús. 2010. (Congresso).

XV Semana Universitária da UECE. Alguns aspectos da salinidade das águas subterrâneas do município de Crateús. 2010. (Congresso).

Análise e encaminhamento do Plano Municipal de Educação.Alguns Aspectos do Papel dos Gestores de Escolas. 2009. (Seminário).

XIV Semana Universitária da UECE.QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. 2009. (Encontro).

XIII Semana Universitária da UECE.O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE TAMBORIL E INDEPENDÊNCIA-CE. 2008. (Encontro).

IV Semana de Pesquisa.Encontro de amostras de trabalhos de pesquisa da FAEC. 2006. (Encontro).

XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Uso dos diagramas de Piper e Durov nas águas subterrâneas de Fortaleza-CE. 2005. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2004. (Congresso).

XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Processos que modificam as concentrações dos íons SO42-, Ca2+ e Mg2+ nas águas do Açude Santo Anastácio no campus do Pici - Fortaleza - CE. 2004. (Encontro).

XXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Processo de nitrificação em um reservatório superficial em área urbana. 2003. (Encontro).

XX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Uso do NETPATH no estudo da evolução da salinidade das águas captadas por poços próximos de falhas geológicas no Vale do Cariri-CE. 2002. (Congresso).

XIX Encontro de Físicos do norte e Nordeste.Carbono-13 e Nitrogênio-15 como traçadores do solo da Chapada do Araripe. 2001. (Encontro).

XVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Uso de delta 13C e delta 15C no estudo de um esqueleto humano pré-histórico do Piauí. 2000. (Encontro).

Motivação e Comprometimento. 1998. (Seminário).

20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quíimica. Estudo químico da diagênese em fragmentos de ossos humanos pré-históricos e de sua paleodieta. 1997. (Congresso).

10a Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Estudo químico comparativo dos elementos-traço de duas ossadas humanas pré-históricas brasileiras. 1996. (Encontro).

19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo químico comparativo dos elementos-traço de duas ossadas humanas pré-históricas brasileiras. 1996. (Congresso).

18 Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Modificação do método de extração de colágeno para determinação de dieta alimentar de homens pré-históricos.. 1995. (Congresso).

47o Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Análise de fragmentos ósseos de esqueleto humano pré-histórico de Minas Gerais. 1995. (Congresso).

9 Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Modificação do método de extração de colágeno para determinação de dieta alimentar de homens pré-históricos.. 1995. (Encontro).

IV Semana de Iniciação científica da UFMG. Aprimoramento da extração de colágeno ósseo e monitoramento por espectroscopia no Infravermelho. 1995. (Congresso).

VIII Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira.Estudo químico de ossos humanos pré-históricos de Minas Gerais para determinação de sua dieta alimentar. 1995. (Outra).

8 Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Estudo químico de ossos humanos pré-históricos de Minas Gerais para determinação de sua dieta alimentar. 1994. (Encontro).

II Semana de Iniciação Científica da UFPI. Estudo químico de amostras coletadas como pigmentos nas escavações arqueológicas da Toca do Sítio do Meio - São Raimundo Nonato - Piauí. 1993. (Congresso).

Comunidade = Um Dia no CCN.Indicadores Naturais Ácido Base. 1991. (Outra).

Operação Regional PRo XXIX.Operação Regional PRo XXIX. 1982. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: RAQUEL SALES MIRANDA

LIMA, J. O. G.LEITE, R. C. M.DIAS, A. M. I.. OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Kleyane Morais Veras

LIMA, J. O. G.DIAS, A. M. I.LEITE, R. C. M.. O PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Rodrigues Leite

LIMA, J. O. G.MENDES SOBRINHO, J. A. C.DIAS, A. M. I.. DE LICENCIANDO A PROFESSOR: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Roberto Namor Silva Santiago

SANTIAGO, Maria Marlúcia FreitasMACHADO, Carlos José FreireLIMA, J. O. G.SILVA, C. M. S. V.. PROCESSOS HIDROGEOQUÍMICOS EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO CRISTALINO EM CAUCAIA/CE. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Física) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Emanoel Martins De Sousa

LIMA, J. O. G.LAGE, Maria Conceição Soares MenezesSANTOS JÚNIOR, José Ribeiro dos. PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES: PIAUÍ - BRASIL: EXAME E ANÁLISE QUÍMICA DE PIGMENTOS PRÉ-HISTÓRICOS. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Beneilde Cabral Moraes

LIMA, J. O. G.LAGE, Maria Conceição Soares MenezesSILVA, R. L. G. N. P.. A UTILIZAÇÃO DA QUÍMICA COMO INDICADOR DE UMA OCUPAÇÃO HUMANA PRÉ-HISTÓRICA NO PARNA SERRA DA CAPIVARA. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: BRUNO ALVES DE MESQUITA

SANTIAGO, M. M. F.SILVA, C. M. S. V.GRANJEIRO, Michel LopesLIMA, J. O. G.SEREJO, A. N. C.. Análises físico-químicas e isotópicas para identificar os principais processos de salinização de águas subterrâneas em Dunas e Cristalino. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Física) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Zulene Almada Teixeira

SANTIAGO, M. M. F.LOUSADA, E. O.FRISCHKORN, H.LIMA, J. O. G.; SOUZA, L. C.. Processos determinantes da qualidade das águas subterrâneas do Jandaíra na Chapada do Apodi/CE. 2014. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JOÃO FILOMENO BARROS

SANTIAGO, M. M. F.; MELO, J. S.;SEREJO, A. N. C.LIMA, J. O. G.FRISCHKORN, H.MENDES FILHO, J.. CONTRIBUIÇÃO DE ISÓTOPOS AMBIENTAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE INTERAÇÃO ÁGUA SUBTERRÂNEA/ÁGUA SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DA PRATA/MA. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Batista Almeida

SANTIAGO, M. M. F.; MELO, J. S.;SEREJO, A. N. C.LIMA, J. O. G.MENDES FILHO, J.SILVA, C. M. S. V.. A QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS NA BACIA DO RIO DA PRATA/SÃO LUÍS MARANHÃO SOB EFEITO DA AÇÃO ANTRÓPICA. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Marcôncio Targino de Moura

CARNEIRO, C. C. B. E. S.LEITINHO, M. C.LIMA, J. O. G.. Formação sociocientífica na licenciatura em Química: discurso, prática e possibilidades. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Kleyane Morais Veras

LIMA, J. O. G.DIAS, A. M. I.LEITE, R. C. M.. O PIBID NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: RAQUEL SALES MIRANDA

LIMA, J. O. G.DIAS, A. M. I.LEITE, R. C. M.. OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Rodrigues Leite

LIMA, J. O. G.DIAS, A. M. I.MENDES SOBRINHO, J. A. C.. DE LICENCIANDO A PROFESSOR: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonia Mayra de Morais França

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.OLIVEIRA, A. N.. Estudo das analogias presentes nos volumes 1 e 2 da coleção ?Ser Protagonista ? Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Márcia Cristina Mourão Silveira

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.OLIVEIRA, A. N.. Fatores responsáveis pela evasão no curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Verilene Costa Albino

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.SOUSA, D. B.. As aulas experimentais de Química no laboratório da Escola Básica: o que pensam os alunos do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Glaylton Batista de Almeida

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.; SOUZA, L. R.. O uso de hologramas no ensino de geometria molecular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Miguel Stelson Ferreira Torres do Nascimento

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.OLIVEIRA, A. N.. O desinteresse dos alunos pelo estudo das Ciências da Natureza: um olhar para o Ensino Fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Vanderlam Machado Torres Filho

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.OLIVEIRA, A. N.. Aprendendo Química com um Espectrofotômetro construído a partir de materiais alternativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Dinaele Pereira Tavares

LIMA, J. O. G.LEITE, L. R.; ALCANFOR, A. A. C.. Trabalho docente: alguns desafios encontrados nas aulas de Química do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Wesley Cardia Lima Coutinho

MAIA, S. R. R.MARTINS, M. C. R.LIMA, J. O. G.. A PROPOSTA ATUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jonas Rodrigues Lima

LOPES, F. das C. da C.LIMA, J. O. G.OLIVEIRA, A. N.. ALGUNS INDICADORES DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS: INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisco Ismael Vieira dos Anjos

GOMES, E. L.LIMA, J. O. G.NASCIMENTO, J. E. T.. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LICEU MANOEL MANO (CRATEÚS-CE). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonia Narcelia de Oliveira

SILVA, A. L. R.LIMA, J. O. G.ALBUQUERQUE, E. F.. ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DAS CASCAS DO CAULE DA ANADENANTHERA COLUBRINA (Vell.) - ANGICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Olavo Luiz Soares Sá

BARBOSA, L. P.LIMA, J. O. G.LOIOLA, L. P.. EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rafael de Souza Miranda

DANTAS, M. C.SOUSA, A. F.LIMA, J. O. G.. EFEITOS DA DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL OCASIONADOS PELAS CARÊNCIAS DE MACRO E MICRONUTRIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO-DE-CORDA [VIGNA UNGUICULATA (L.) WALP.] CV. PITIÚBA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Déborah Ximenes Torres

DANTAS, M. C.LIMA, J. O. G.SOUSA, A. F.. A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA NAS ESCOLAS DE CRATEÚS-CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Duciane Oliveira Pinto Bernaldino

SOUSA, C. R.SILVA, A. L. R.LIMA, J. O. G.. SEPARAÇÃO DE MISTURAS - EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS DAS SEMENTES DE BIXA ORELLANA LINN: UMA PROPOSTA PARA AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FÁBIO ARAÚJO BEZERRA

SOUSA, A. F.SILVA, A. L. R.LIMA, J. O. G.. O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE CURRAL DO MEIO - CRATEÚS - CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

SOUSA, A. F.SUDÉRIO, F. B.LIMA, J. O. G.. 16ª SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2012. Universidade Estadual do Ceará.

MIRANDA, J. C. V.SABÓIA, K. D. A.LIMA, J. O. G.. XIV SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FUNECE. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

LIMA, J. O. G.FACANHA, M. X.MAIA, S. R. R.. XV SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

SUDÉRIO, F. B.SOUSA, A. F.LIMA, J. O. G.. XIII SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FUNECE. 2010. Universidade Estadual do Ceará.

LIMA, J. O. G.MELO, L. C. L.FRAGA SOARES, R. C. Q.. X SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FUNECE. 2009. Universidade Estadual do Ceará.

LIMA, JOSÉ O. G. DE. Seleção para Professor Contrato Temporário/2008. 2008. 13a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

LIMA, J. O. G.. Concepções acerca da formação docente em química: desafios e possibilidades. 2017. Revista Atos de Pesquisa em Educação.

LIMA, J. O. G.. Avaliação e classificação de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de água subterrânea. 2017. Revista Virtual de Química.

LIMA, J. O. G.. IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. 2017. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

LIMA, J. O. G.. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CIECITEC). 2015. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

MAIA, S. R. R.LIMA, J. O. G.SILVA, A. L. R.. Comissão Avaliadora de Seleção de bolsistas de Supervisão do PIBID. 2012. Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará.

MAIA, S. R. R.LIMA, J. O. G.SILVA, A. L. R.. Comissão Avaliadora de Seleção de bolsistas do PIBID. 2012. Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Ivyna Barbosa Aurélio Costa

A Química Orgânica em livros do Novo Ensino Médio; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Carla Paiva de Mesquita

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME ?ENERGIA E TRANSFORMAÇÕES? DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS?, ELABORADA EM CONSONÂNCIA COM O NOVO ENSINO MÉDIO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Kleyane Morais Veras

O PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA?; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

RAQUEL SALES MIRANDA

OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luciana Rodrigues Leite

DE LICENCIANDO A PROFESSOR: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

FRANCISCA JORDANIA DA SILVA ROMEU

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA DA ESCOLA BÁSICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

ANTONIO MATEUS SILVA RODRIGUES

ALGUNS ERROS ENCONTRADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CASO DO VOLUME 3 DA COLEÇÃO ?QUÍMICA? DA MARTHA REIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

André Luiz de Sousa Moreira

ANÁLISE DO VOLUME 3 DA 3ª EDIÇÃO DO LIVRO ?SER PROTAGONISTA - QUÍMICA?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

MATHEUS ARAÚJO PEREIRA

AS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 2 DA COLEÇÃO ?QUÍMICA? DE MARTHA REIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luiza Gabrielle Galvão Araújo Soares

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DA COLEÇÃO ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?, DE PERUZZO E CANTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisca Susani Alves da Costa

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DA COLEÇÃO ?QUÍMICA? DE MARTHA REIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

FRANCISCA ELIANE PAIVA CARVALHO

APRENDENDO CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES COM INGREDIENTES DA CULINÁRIA BRASILEIRA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Cristiane da Silva Gomes

AS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E O DNA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

KARYNNE ARAÚJO DE SOUZA JORGE

O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NO CONTEXTO DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

MARIA DAS DORES DOS SANTOS SOUZA

Expectativas, anseios e decepções de licenciandos em química com sua formação: o caso dos estudantes da FAEC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Marcia Jayane Nascimento Machado

Ser protagonista ? Química: uma análise do volume 3 com foco em suas analogias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Luzimara de Oliveira Soares

O que pensam os licenciandos em química da FAEC antes e após a realização dos estágios supervisionados no ensino médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Maria Ruthely Carreiro Lima

História do atomismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Tainá Gomes Pereira

A contextualização no Ensino de Química; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Maria luiza Camelo Xavier

AS DIFICULDADES EM APRENDER QUÍMICA: O QUE DIZEM ALGUNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisco Xarles Sousa

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Glaylton Batista de Almeida

O USO DE HOLOGRAMAS NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Márcia Cristina Mourão Silveira

FATORES RESPONSÁVEIS PELA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA FAEC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Mayra de Morais França

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUMES 1 E 2 DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Miguel Stelson Ferreira Torres do Nascimento

O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELO ESTUDO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Vanderlam Machado Torres Filho

APRENDENDO QUÍMICA COM UM ESPECTROFOTÔMETRO CONSTRUÍDO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Maria Verilene da Costa Albino

AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO LABORATÓRIO DA ESCOLA BÁSICA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Maria Dinaele Pereira Tavares

Trabalho docente: alguns desafios encontrados nas aulas de Química do Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Helena Gomes Loiola

AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO: A ANÁLISE DO ÍON CLORETO PRESENTE EM AMOSTRAS DE ÁGUA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Thairla do Nascimento Alves

O PIBID E A FORMAÇÃO EM QUÍMICA DA FAEC: O QUE DIZEM OS LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

ANTONIA MAYZA DE MORAIS FRANÇA

ANÁLISE HIDROQUÍMICA DA DUREZA TOTAL, ÍONS CÁLCIO E MAGNÉSIO E SUA DIMENSÃO DIDÁTICA EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Camila de Freitas Souza

A UTILIZAÇÃO DAS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS-CE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Jéssica Rodrigues Sousa

LUDICIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Debora Bezerra de Sousa

NICOTIANA TABACUM: UM ALERTA ÀQUELES QUE CONVIVEM COM O CIGARRO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Idarlene Marcelino Rodrigues Alves

AULAS TEÓRICAS E AULAS PRÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Alba Valéria Leitão Jorge Medeiros

DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE QUÍMICA: OS CONHECIMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS PARA SUPERÁ-LAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Maria Regina Rufino Barbosa

A POLÍTICA DOS 3RS EM CRATEÚS: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Flávia Peres Dias

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO 'QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO - VOL; 1'; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

GERLANDIA ALVES DA SILVA

O PROBLEMA DO ALCOOLISMO EM CRATEÚS-CE: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisco das Chagas da Costa Lopes

CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO: A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luciana Rodrigues Leite

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

ANTONIO LUCYANO RODRIGUES ALMEIDA

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Izabel Cristina Rodrigues

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA CAFEÍNA: DE ESTIMULANTE NATURAL À DROGA PSICOATIVA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

[Nome removido após solicitação do usuário]

AQUECIMENTO GLOBAL: CONSCIENTIZAÇÃO PARA SALVAR O PLANETA TERRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Milton Wellington Rodrigues da Silva

BIODIESEL: UM COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Aurilene Carlos Henrique

QUIMIOTERAPIA: OS AGENTES ANTINEOPLÁSICOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Janice Aurélio Lopes

O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

LÍDIA KÊNIA ALVES BARBOSA

O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Quênia Maraisa Pinheiro da Paz

RADIOATIVIDADE: UM TEMA TRANSVERSAL E CONTEXTUALIZADO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Mara Raquel Araújo costa

A MACONHA, A COCAÍNA E O CRACK: DOS BENEFÍCIOS AOS MALEFÍCIOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de Educação de Crateús; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Clayton de Moura Oliveira

Datação em Arqueologia - Método do Carbono 14; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Terezinha de Jesus Melo

O Ensino de Química em uma Escola Pública da Cidade de Crateús; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Carla Paiva de Mesquita

STUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUMES COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DOS CORPOS E MATÉRIA E TRANSFORMAÇÃO DA COLEÇÃO SER PROTAGONISTA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

RAILA RODRIGUES DA COSTA

ANÁLISE DO VOLUME 2 DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS QUÍMICA CIDADÃ E QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

MATHEUS ARAÚJO PEREIRA

ANÁLISE DO VOLUME 2 DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS QUÍMICA CIDADÃ E QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

MATHEUS ARAÚJO PEREIRA

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUME 1 E 2 DA COLEÇÃO QUÍMICA, DE MARTHA REIS, ADOTADOS NO ENSINO MÉDIO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luiza Gabrielle Galvão Araújo Soares

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUME 1 E 2 DA COLEÇÃO QUÍMICA, DE MARTHA REIS, ADOTADOS NO ENSINO MÉDIO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Marcia Jayane Nascimento Machado

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES: ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA? e ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luiza Gabrielle Galvão Araújo Soares

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES ?QUIMICA?, DE MARTHA REIS, E ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?, DE PERUZZO E CANTO; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisca Susani Alves da Costa

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES ?QUIMICA?, DE MARTHA REIS, E ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?, DE PERUZZO E CANTO; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Miguel Stelson Ferreira Torres do Nascimento

ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS PARTE II; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Mayra de Morais França

ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 1 DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Karina Sousa de Freitas

ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Ana Flávia Peres Dias

ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

JOELMA SOARES LOIOLA

ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Helena Gomes Loiola

CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Mayra de Morais França

CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

ANTONIA MAYZA DE MORAIS FRANÇA

CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Mayza de Morais França(a)

AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Antonia Mayra de Morais França

AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisco Jonas Xavier de Carvalho

ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DAS OBRAS ADOTADAS NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS EM 2012; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Helena Gomes Loiola (a)

AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

ANTONIA MAYZA DE MORAIS FRANÇA

ANÁLISE HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Helena Gomes Loiola

ANÁLISE HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luciana Rodrigues Leite

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Francisco das Chagas da Costa Lopes

ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Luzilânia Carneiro Machado

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Jonas Rodrigues Lima

ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Química) - Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ossian Gadelha de Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, J. O. G. ; ROMEU, F. J. S. . AS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DA QUÍMICA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 18797-18833, 2025.

  • RODRIGUES, A. P. ; LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. ; NASCIMENTO, F. J. ; LIMA, M. S. L. . Proposta de uma sequência didática sobre ácidos e bases, para o ensino médio. scientia naturalis , v. 3, p. 1437-1452, 2021.

  • LIMA, J. O. G. ; MACHADO, M. J. N. . SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA , v. 11, p. 210-223, 2021.

  • ALMEIDA, G. B. ; LIMA, J. O. G. . ELABORAÇÃO DE HOLOGRAMA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA , v. 10, p. 73-87, 2020.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA , v. 9, p. 89-106, 2019.

  • GADELHA DE LIMA, JOSÉ OSSIAN ; LEITE, Luciana Rodrigues . O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 100, p. 753-767, 2019.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . O ensino de química na concepção de alunos egressos do nível médio: algumas reflexões à luz das DCNCQ. Exatas Online , v. 9, p. 43-56, 2018.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . HISTORICIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 9, p. 143-162, 2018.

  • LEITE, L. R. ; MIRANDA, R. S. ; VERAS, K. M. ; CARVALHO, W. R. L. ; LIMA, J. O. G. . Coordenador pedagógico: influências da formação na prática profissional. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa) , v. 73, p. 29-49, 2017.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, J. R. . APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE LÚDICA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 12, p. 189-200, 2017.

  • MARTINS JÚNIOR, FRANCISCO RANULFO FREITAS ; DE LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA . Os saberes docentes e as práticas pedagógicas de Licenciandos em Informática: um estudo diagnóstico. Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 24, p. 115-127, 2016.

  • LIMA, J. O. G. ; ALVES, I. M. R. . Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 9, p. 428-447, 2016.

  • LIMA, J. O. G. . O ENSINO DA QUÍMICA NA ESCOLA BÁSICA: O QUE SE TEM NA PRÁTICA, O QUE SE QUER EM TEORIA. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista , v. 6, p. 23-38, 2016.

  • MIRANDA, R. S. ; LIMA, J. O. G. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DOCENTES NA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: O ESTADO DA QUESTÃO. Revista da SBEnBIO , v. 1, p. 3728-3738, 2016.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ensino de química na concepção dos alunos do ensino fundamental: algumas reflexões. Revista Científica do Departamento de Química Exatas , v. 6, p. 33-48, 2015.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP , v. 96, p. 380-398, 2015.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . Hydrochemical Implications of Electrical Conductivity and Chloride Ion on the Quality of Groundwater from Region Semi-arid of Ceará. Revista Virtual de Química , v. 6, p. 279-292, 2014.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . The chemistry textbook under the view of high school students: a case study. Revista de Educacion de las Ciencias , v. 15, p. 182-192, 2014.

  • BARBOSA, ROZILDA PEREIRA ; LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA DE ; PAIVA, ADRIANA CALAÇA DE . PROGRAMA BOLSA ESCOLA: ENTRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 11, p. 101-119, 2014.

  • LIMA, JOSÉ O. G. DE ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . Hidroquímica do carbonato e bicarbonato: efeito na qualidade de águas subterrâneas em Crateús, Ceará, Brasil. Revista Ambiente & Água , v. 9, p. 540-549, 2014.

  • LIMA, J. O. G. . DO PERÍODO COLONIAL AOS NOSSOS DIAS: UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 12, p. 71-79, 2013.

  • LIMA, J. O. G. . PERSPECTIVAS DE NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 12, p. 95-101, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS/CEARÁ/BRASIL. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea) , v. 7, p. 72-85, 2012.

  • LIMA, J. O. G. . ALGUNS ASPECTOS DA DIETA DE HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS BRASILEIROS. Revista de Arqueologia Americana , v. 30, p. 36-52, 2012.

  • MENDONÇA, Luiz Alberto R ; FRISCKORN, Horst ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; CAMARGO, P. B. C. ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué . Identificação de mudanças florestais por 13C e 15N dos solos da Chapada do Araripe, Ceará. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 14, p. 314-319, 2010.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; ARAÚJO, José Carlos ; LIMA, J. O. G. . A SALINIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS NA BACIA DA GAMELEIRA, MUNICÍPIO DE AIUABA/CE. Águas Subterrâneas (São Paulo) , v. 20, p. 9-18, 2006.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; GOMES, D. F. ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst ; LIMA, J. O. G. . A ORIGEM DOS CLORETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA CHAPADA DO APODI - CEARÁ. Águas Subterrâneas (São Paulo) , v. 19, p. 25-34, 2005.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; FRISCKORN, Horst ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué . MEDIDAS HIDROQUÍMICAS E ISOTÓPICAS EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS QUE ABASTECEM O MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MARANHÃO. Águas Subterrâneas (São Paulo) , Curitiba, PR, v. 18, n.8, p. 103-112, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; FAGAN, Solange B ; SOUZA FILHO, A G ; MENDES FILHO, Josué ; FERREIRA, O P ; MAZALI, I O ; ALVES, O L ; DRESSELHAUS, M S . 1,2-Dichlorobenzene Interacting with Carbon Nanotubes. Nano Letters (Print) , Estados Unidos, v. 4, n.7, p. 1285-1288, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. . ESTUDO QUÍMICO DE DUAS OSSADAS DO VALE DO PERUAÇU. Arquivos do Museu de Historia Natural , Belo Horizonte, v. 01, p. 30-32, 1999.

  • SOUSA, J. R. ; LIMA, J. O. G. . Ludicidade no Ensino de Química: aprendendo os conceitos fundamentais de isomeria a partir de uma atividade lúdica. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 52p .

  • LIMA, J. O. G. ; ROMEU, F. J. S. . AS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DA QUÍMICA. In: Nathan Albano Valente. (Org.). Scientific Interconnections: The Multidisciplinary Approach. 1ed.São José dos Pinhais: SEVEN Editora, 2025, v. 1, p. 1-35.

  • MEDEIROS, A. V. L. J. ; LIMA, J. O. G. . A FALTA DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA E DE LINGUA PORTUGUESA: UM ENTRAVE AO APRENDIZADO DA QUÍMICA NA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO. In: Roberto Valdés Puentes, Wender Faleiro. (Org.). ENSINO MÉDIO: desafios e perspectivas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2018, v. 9, p. 161-181.

  • CASTRO, E. R. ; LEITE, L. R. ; NASCIMENTO, F. J. ; LIMA, J. O. G. . CONTRIBUIÇÕES DE DERMEVAL SAVIANI PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO. In: Cláudia Cristina da Silva Fontineles; Eliana de Sousa Alencar Marques; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). Pesquisa & educação: história, formação e gestão educacional. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 173-191.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . NOVAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVO. In: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria do Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Álbio Moreira de Sales. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 4, p. 1-5.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL DE CRATEÚS-CE. In: Francisco Carlos Carvalho da Silva, Isaíde Bandeira da Silva, Makarius Oliveira Tahim. (Org.). Sociedade, ciência e sertão: reflexões sobre educação, história, cultura e tecnologias. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 1, p. 193-207.

  • LIMA, J. O. G. . UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL. In: Marco Antônio Ventura Romero; Saulo Robério Rodrigues Maia. (Org.). O ensino e a formação do professor de química em questão. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 12-28.

  • LIMA, J. O. G. . O ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA BÁSICA: O QUE SE TEM NA PRÁTICA, O QUE SE INTENTA NA TEORIA. In: Marco Antônio Ventura Romero; Saulo Robério Rodrigues Maia. (Org.). O ensino e a formação do professor de química em questão. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 61-82.

  • LIMA, J. O. G. . ENSINAR E APRENDER QUÍMICA: VELHAS E NOVAS CONCEPÇÕES. In: Marco Antônio Ventura Romero; Saulo Robério Rodrigues Maia. (Org.). O ensino e a formação do professor de química em questão. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 83-100.

  • LIMA, J. O. G. . Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Tudo@Ler, Forataleza, p. 6 - 6, 01 abr. 2011.

  • LOPES, J. A. ; LIMA, J. O. G. . O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. TUDO@LER, Fortaleza, p. 11 - 11, 31 mar. 2011.

  • LIMA, J. O. G. . Ciência Hoje. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 27, p. 54 - 54.

  • RODRIGUES, ACASSIO PAIVA ; LEITE, Luciana Rodrigues ; LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA DE ; NASCIMENTO, FRANCISCO JEOVANE DO ; LIMA, MARIA SOCORRO LUCENA . Uso de uma sequência didática no ensino de ácidos e bases. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021, UFRPE/UFPE. Anais do(a) Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco). Recife: Even3, 2021. v. 1.

  • MARTINS JUNIOR, F. R. F. ; LIMA, J. O. G. . EXPRESSANDO PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA POR MAPEAMENTO COGNITIVO E TELECOLABORATIVO. In: 13o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, FORTALEZA. Anais eletrônicos. Fortaleza, 2015.

  • SOUZA, A. C. F. ; LIMA, J. O. G. . AS TICS NO APRENDIZADO DA QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO CRATEUENSES. In: 13o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, FORTALEZA. ANAIS ELETRÔNICOS. Fortaleza, 2015.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E A SUA PRÁTICA NA SALA DE AULA: O CASO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS/CE. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . NOVAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVO. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • ALVES, I. M. R. ; LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . AULAS EXPERIMENTAIS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVO: UM ESTUDO DE CASO. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. Resumos, 2014.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁXIS DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO. In: II Multiencontros da FACED/UFC, 2014, Fortaleza. Comunicação Oral, 2014.

  • LIMA, J. O. G. . DIDÁTICA DA QUÍMICA: UMA RENOVAÇÃO NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DO ENSINO DESTA CIÊNCIA. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DOS ÍONS CARBONADOS PRESENTES EM ÁGUAS DE POÇOS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E OS ÍONS CLORETO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . ESTUDO ANUAL DA DUREZA EM ÁGUAS DE POÇOS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . O NITROGÊNIO NA FORMA DE NITRATO PRESENTE EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . STD E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . OS ÍONS SULFATO E A QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2013, NATAL. RESUMOS, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NONO ANO: ALGUMAS REFLEXÕES APARTIR DO OLHAR DOS ESTUDANTES. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . OS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS E A QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DE CRATEÚS-CE. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . COMPORTAMENTO ANUAL DO SULFATO EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO ANUAL DO NITRATO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO CEARÁ. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO: A INFLUÊNCIA DO CLORETO E DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . HIDROQUÍMICA DO CARBONATO E BICARBONATO EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO ANUAL DO ÍON NO3- EM POÇOS AMAZONAS DO INTERIOR CEARENSE. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO ENCONTRO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . AVALIAÇÃO ANUAL DO ÍON SO42- EM POÇOS AMAZONAS DE CRATEÚS-CE. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO ENCONTRO, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DA DUREZA TOTAL EM POÇOS AMAZONAS DO INTERIOR CEARENSE. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO ENCONTRO, 2013.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . O ÍON CL-, A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E A QUALIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS AMAZONAS DE CRATEÚS-CE. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO ENCONTRO, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . SUPERAR OBSTÁCULOS: O GRANDE DESAFIO PARA MELHORAR O ENSINO DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL. In: 10º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012, Teresina. Anais do Evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE: ESPERANÇA DE UM ENSINO DE QUÍMICA MELHOR NO NÍVEL MÉDIO. In: 10º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012, Teresina. Anais do evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM DIAGNÓSTICO DE UMA REALIDADE. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, Palmas. Anais do evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . OS CARBONATOS E BICARBONATOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, Palmas. Anais do evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . INFLUÊNCIA DOS ÍONS CLORETO NA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, Palmas. Anais do evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . OS ÍONS SULFATO E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, Palmas. Anais do evento., 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . OS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS (STD) E A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (CE) NAS ÁGUAS DE POÇOS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. In: VII CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, PALMAS. Anais do congresso, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, G. A. . O PROBLEMA DO ALCOOLISMO EM CRATEÚS-CE: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, Palmas. Anais do congresso, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, G. A. . A PROBLEMÁTICA DO ALCOOLISMO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE. In: XVIII EENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2012. p. 1-6.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS: UM ESTUDO DOS PARÂMETROS RELACIONADOS À DUREZA TOTAL. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza, 2012. p. 1-6.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DOS ÍONS SO4-2 EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CEARENSES. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza, 2012. p. 1-6.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (CE) E OS ÍONS CL- PRESENTES EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza, 2012. p. 1-6.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ESTUDO HIDROQUÍMICO DE ALGUMAS ESPÉCIES IÔNICAS PRESENTES EM ÁGUAS DE POÇOS DE CRATEÚS-CE. In: XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza, 2012. p. 1-6.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA VISÃO DOS ESTUDANTES. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATEÚS/CEARÁ/BRASIL. In: I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática, 2011, Tandil-Buenos Aires. Libro de resúmenes, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. ; FRANCA, A. M. M. . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS CLORETO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2011, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATEÚS/CEARÁ. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2011, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. R. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. . A CONCENTRAÇÃO DE ÍONS SULFATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2011, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ANÁLISE DE ALGUNS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2011, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ESTUDO DA DUREZA TOTAL NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. In: XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2011, FORTALEZA. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, J. A. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO E O VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. In: III Fórum Internacional de Pedagogia, 2010, Quixadá. Anais do evento., 2010.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . A REALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. In: III Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), 2010, Quixadá. Anais do evento., 2010.

  • VASCONCELOS, M. B. ; SILVA, C. M. S. V. ; SABADIA, J. A. B. ; LIMA, J. O. G. ; MELO, J. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas . GEOLOGIA E QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE MERUOCA, CEARÁ/BRASIL. In: VIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDROLOGIA SUBTERRANEA, 2006, Assunção. Anais do Congresso, 2006.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; SILVA, C. M. S. V. ; FRISCKORN, Horst ; LIMA, J. O. G. . ANÁLISE ESTATÍSTICA APLICADA EM AMOSTRAS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2006, Curitiba. Anais do Congresso, 2006.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; FRISCKORN, Horst . A VARIAÇÃO SAZONAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SULFATO, CÁLCIO E MAGNÉSIO: O CASO DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005, João Pessoa. Anais do Congresso, 2005.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; FRISCKORN, Horst . ELEMENTOS NITROGENADOS E CLORETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005, João Pessoa. Anais do Congresso, 2005.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; ARAÚJO, José Carlos ; MENDES FILHO, Josué ; LIMA, J. O. G. ; FRISCKORN, Horst . PROCESSOS DE SALINIZAÇÃO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS EM AIUABA/CE. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005, João Pessoa. Anais do Congresso, 2005.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . EVOLUÇÃO TEMPORAL DAS CONCENTRAÇÕES DE ESPÉCIES QUÍMICAS PRESENTES NAS ÁGUAS ARMAZENADAS NO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI-FORTALEZA-CEARÁ. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá -MT. Anais do Congresso. Cuiabá-MT, 2004.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; FRISCKORN, Horst . QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - CEARÁ. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá - MT. Anais do Congresso. Cuiabá - MT, 2004.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; ARAÚJO, José Carlos ; LIMA, J. O. G. . HIDROQUÍMICA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA DA GAMELEIRA, MUNICÍPIO DE AIUABA/CE. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá - MT. Anais do Congresso. Cuiabá - MT, 2004.

  • MENDONÇA, Luiz Alberto R ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; ARAÚJO, José Carlos ; MENDES FILHO, Josué ; LIMA, J. O. G. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA DA GAMELEIRA-AIUABA NO CRISTALINO CEARENSE. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2003, São Paulo. Anais do XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2003. v. único. p. 20-21.

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . MECANISMOS DE SALINIZAÇÃO DOS AQÜÍFEROS CÁRSTICOS NAS CHAPADAS DO ARARIPE E DO APODI. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002, Florianópolis - SC. Anais do Congresso, 2002. v. único. p. 39.

  • LIMA, J. O. G. ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; FRISCKORN, Horst . HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO CALCÁRIO JANDAÍRA - CHAPADA DO APODI. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002, Florianópolis-SC. Anais do Congresso, 2002. v. único. p. 64.

  • NETO, J. T. M. ; LIMA, J. O. G. . 250 anos da descoberta do gás oxigênio: uma conquista para a humanidade. In: XXIX Semana Universitária UEC, 2024, Fortaleza. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2024.

  • MESQUITA, C. P. ; LIMA, J. O. G. . Estudo das analogias presentes no volume ?Composição e estrutura dos corpos? da coleção ?Ser Protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias?. In: XXIX Semana Universitária UEC, 2024, Fortaleza. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2024.

  • MESQUITA, C. P. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME ?COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DOS CORPOS? DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS?. In: XXIX Semana Universitária UECE, 2024, Fortaleza-CE. Anais da Semana Universitária. Forataleza: UECE, 2024.

  • NETO, J. T. M. ; LIMA, J. O. G. . 250 ANOS DA DESCOBERTA DO GÁS OXIGÊNIO: UMA CONQUISTA PARA A HUMANIDADE. In: XXIX Semana Universitária UECE, 2024, Fortaleza-CE. Anais da Semana Universitária. Fortaleza-CE: UECE, 2024.

  • PEREIRA, M. A. ; MOREIRA, A. L. S. ; MACIEL, C. E. R. ; LIMA, J. O. G. . 150 ANOS DE HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA: CELEBRANDO UMA IMPORTANTE CONQUISTA DA HUMANIDADE. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais do evento. Fortaleza, 2019.

  • MACEDO, J. W. N. ; RODRIGUES, A. M. S. ; MOREIRA, A. L. S. ; LIMA, J. O. G. . QUATRO GRANDES DESCOBERTAS DA QUÍMICA QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais do evento. Fortaleza, 2019.

  • SOARES, L. G. G. A. ; COSTA, F. S. A. ; LIMA, J. O. G. . ?Química na abordagem do cotidiano?: um estudo das analogias presentes no volume 3. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais do evento, 2019.

  • COSTA, F. S. A. ; SOARES, L. G. G. A. ; LIMA, J. O. G. . Um estudo das analogias presentes no volume 3 da coleção ?Química? de Martha Reis. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais do evento.. Fortaleza, 2019.

  • MACHADO, M. J. N. ; LIMA, J. O. G. . Uma breve análise do volume 3 da coleção ?Ser Protagonista ? Química?. In: XXIII Semana Universitária da UECE, 2018, Fortaleza. Anais da semana. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 1.

  • MACHADO, M. J. N. ; LIMA, J. O. G. . ?Ser Protagonista ? Química?: um estudo das analogias do volume 3. In: XXIII Semana Universitária da UECE, 2018, Fortaleza. Anais da semana. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 1.

  • MIRANDA, R. S. ; LIMA, J. O. G. . A atuação da CREDE e do Grupo Gestor Escolar na seleção do livro didático de biologia: o caso das escolas de um município da região metropolitana de Fortaleza. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO), 2017, Crato. Anais do evento, 2017.

  • MIRANDA, R. S. ; LIMA, J. O. G. . A atuação das editoras na seleção do livro didático de biologia: o caso das escolas de um município da região metropolitana de Fortaleza. In: I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática do Nordeste (I SECMAT), 2017, Fortaleza. Anais do evento, 2017.

  • FARIAS, A. K. S. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DE UMA ANALOGIA UTILIZADA NA APRENDIZAGEM DE ALGUNS CONCEITOS FÍSICO-QUÍMICOS. In: 13o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, FORTALEZA. ANAIS ELETRÔNICOS. Fortaleza, 2015.

  • LIMA, J. O. G. ; MEDEIROS, A. V. L. J. ; LEITE, L. R. . ALGUMAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE DIMINUIRIAM AS DIFICULDADES NO APRENDER QUÍMICA. In: 12o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2014, Fortaleza. Resumos Expandidos, 2014.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, J. R. ; LEITE, L. R. . BRINCANDO E APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA. In: 12o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2014, Fortaleza. Resumos Expandidos, 2014.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MARIA VIEIRA DE PINHO - IPAPORANGA ? CE. In: 12o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2014, Fortaleza. Resumos Expandidos, 2014.

  • LIMA, J. O. G. . DIDÁTICA DA QUÍMICA: NOVAS CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2013, Teresina. Anais do Simpósio, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . O LIVRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. In: 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2013, Teresina. Anais do Simpósio, 2013.

  • SILVA, A. L. R. ; LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . MOTIVOS PARA ESTUDAR QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A VISÃO DE ALGUNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2013, Teresina. Anais do Simpósio, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; SILVA, A. L. R. ; LEITE, L. R. . ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. In: 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2013, Teresina. Anais do Simpósio, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, M. A. B. ; SANTIAGO, M. M. F. ; FRISCHKORN, H. . A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; FREITAS, H. P. S. ; FERNANDES, M. A. B. ; SANTIAGO, M. M. F. ; BRANCO, R. M. G. C. ; CUNHA, L. S. ; SOUZA, M. L. ; PINEO, T. R. G. . CLASSIFICAÇÃO HIDROQUÍMICA DE ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO DO NORTE-RN. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, L. ; SANTIAGO, M. M. F. ; FRISCHKORN, H. ; ARAUJO, J. C. . HIDROQUÍMICA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA DA GAMELEIRA, AIUABA/CE. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; FERREIRA, R. M. S. ; SANTIAGO, M. M. F. ; MENDES FILHO, J. . PROCESSOS QUE MODIFICAM AS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ e Mg2+ NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI ? FORTALEZA ? CEARÁ. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, M. M. F. ; MENDES FILHO, J. . PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELA VARIAÇÃO NA CONCENTRAÇÃO DOS ÍONS CARBONATADOS EM RESERVATÓRIO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; BRITO, F. A. C. ; SANTIAGO, M. M. F. ; FRISCHKORN, H. ; MENDES FILHO, J. . VARIAÇÃO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS DO CRISTALINO NO DISTRITO DE COITÉ/CAUCAIA. In: I Simpósio de GPR - I Simpósio de Hidrogeofísica, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. . CONCENTRAÇÃO E COLISÃO: APRENDENDO QUÍMICA POR MEIO DE UMA ANALOGIA COM A DANÇA. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • ALMEIDA, G. B. ; LIMA, J. O. G. . O USO DE 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • SILVEIRA, M. C. M. ; LIMA, J. O. G. . O PROBLEMA DA EVASÃO DO CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • NASCIMENTO, M. S. F. T. ; SILVA, A. L. R. ; LIMA, J. O. G. . O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELO ESTUDO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • TORRES FILHO, V. M. ; LIMA, J. O. G. . APRENDENDO QUÍMICA COM UM ESPECTROFOTÔMETRO CONSTRUÍDO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • ALBINO, M. V. C. ; LIMA, J. O. G. . AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO: A ANÁLISE DO ÍON CLORETO PRESENTE EM AMOSTRAS DE ÁGUA. In: II Semana de educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • XAVIER, M. L. C. ; LIMA, J. O. G. . AS DIFICULDADES EM APRENDER QUÍMICA: O QUE DIZEM ALGUNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • SOUSA, F. X. ; LIMA, J. O. G. . PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DO APRENDIZADO DA QUÍMICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS-CE. In: II Semana de educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . O APRENDIZADO DA QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. In: II Semana de Educação e Ciências da FAEC, 2017, Crateús. Anais do evento, 2017.

  • MACHADO, M. J. N. ; LIMA, J. O. G. . Estudo das analogias presentes no volume 3 da coleção ?Ser protagonista ? Química. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. Anais do evento, 2017.

  • SOARES, A. L. O. ; LIMA, J. O. G. . O Estágio Curricular Obrigatório na opinião dos licenciandos de Química da FAEC. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. Anais do evento, 2017.

  • ALVES, A. T. N. ; LIMA, J. O. G. . O PIBID e a formação em Química da FAEC: o que dizem os licenciandos bolsistas do programa. In: VII Semana de Química da UESPI, 2017, Teresina. Anais do evento, 2017.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . Professores, alunos e o Ensino de Química: o caso de uma escola localizada no Nordeste brasileiro. In: VII Semana de Química da UESPI, 2017, Teresina. Anais do evento, 2017.

  • NASCIMENTO, M. S. F. T. ; SILVA, A. L. R. ; LIMA, J. O. G. . A DESMOTIVAÇÃO AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016, 2016.

  • FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUMES 1 E 2 DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA?. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016, 2016.

  • MIRANDA, R. S. ; LIMA, J. O. G. . ESTADO DA QUESTÃO: PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016, 2016.

  • VERAS, K. M. ; LIMA, J. O. G. ; NASCIMENTO, T. S. . O PIBID NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais 2016, 2016.

  • FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 1 DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA?. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015, 2015.

  • VERAS, K. M. ; LIMA, J. O. G. . O PIBID NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015, 2015.

  • MIRANDA, R. S. ; LIMA, J. O. G. . OS FUNDAMENTOS PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015, 2015.

  • SOUZA, A. C. F. ; BARBOSA, M. R. R. ; LIMA, J. O. G. . A UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS-CE. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • SOUZA, D. F. ; LIMA, J. O. G. . APRENDENDO CIÊNCIAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . A QUALIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS AMAZONAS A PARTIR DO PH, DO BICARBONATO E DO CARBONATO. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • FARIAS, A. K. S. ; DIAS, A. F. P. ; LIMA, J. O. G. . APRENDENDO CONCEITOS TERMOQUÍMICOS A PARTIR DA MOVIMENTAÇÃO DE CONTA BANCÁRIA. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . CLASSIFICAÇÃO DE ÁGUAS DO SEMIÁRIDO PARA A IRRIGAÇÃO. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . O DIAGRAMA DE PIPER E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO MATEMÁTICA E A DUREZA TOTAL DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CEARENSES. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • NASCIMENTO, M. S. F. T. ; SILVA, A. L. R. ; LIMA, J. O. G. . ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO NÍVEL FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • DIAS, A. F. P. ; FARIAS, A. K. S. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO ? VOL. 1?. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • BARBOSA, M. R. R. ; SOUZA, A. C. F. ; LIMA, J. O. G. . A POLÍTICA DOS 3RS EM CRATEÚS-CE: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • SOUSA, J. R. ; LIMA, J. O. G. . CONSTRUINDO OS CONCEITOS QUÍMICOS DE ISOMERIA A PARTIR DE UMA BRINCADEIRA. In: XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2014, Fortaleza. Resumos, 2014.

  • MEDEIROS, A. V. L. J. ; LIMA, J. O. G. . DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE QUÍMICA: OS CONHECIMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS PARA SUPERÁ-LAS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • SOUZA, A. C. F. ; LIMA, J. O. G. . O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC?s) NA EDUCAÇÃO QUÍMICA. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • SOUSA, D. B. ; LIMA, J. O. G. . A QUÍMICA DO CIGARRO: UMA HISTÓRIA DE ALERTA À NOSSA SAÚDE. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • DIAS, A. F. P. ; FARIAS, A. K. S. ; LOIOLA, J. S. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS: INSTRUMENTOS QUE DEVEM SER BEM ORIENTADOS E PLANEJADOS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • ALVES, I. M. R. ; LIMA, J. O. G. . AULAS EXPERIMENTAIS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVO. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • SOUSA, J. R. ; LIMA, J. O. G. . LUDICIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • LOIOLA, J. S. ; DIAS, A. F. P. ; FARIAS, A. K. S. ; LIMA, J. O. G. . UM ENSINO DE QUÍMICA VOLTADO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • CARVALHO, F. J. X. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: ESTUDO DE UMA OBRA ADOTADA NO ENSINO MÉDIO. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FARIAS, A. K. S. ; DIAS, A. F. P. ; LOIOLA, J. S. ; LIMA, J. O. G. . PREPARAÇÃO DE CAFÉ: UMA ANALOGIA PARA MELHOR ENTENDER O PROCESSO DE FILTRAÇÃO NA QUÍMICA. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • BARBOSA, M. R. R. ; LIMA, J. O. G. . REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR: UM OLHAR DIRECIONADO AOS 3R?s NO MUNICIPIO DE CRATEUS/CE. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • ROSA, M. S. A. ; LIMA, J. O. G. . O USO DE ADUBO ORGÂNICO E DE PALHA DE CARNAÚBA: MELHORIA DOS RESULTADOS DAS LAVOURAS SEM APLICAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • VASCONCELOS, C. V. G. ; LIMA, J. O. G. . NO RASTO DAS TRILOBITAS: REGISTROS DE ICNOFÓSSEIS NO CÂNION DO RIO POTY NOS SERTÕES DE CRATEÚS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS: O PH E OS ÍONS CARBONADOS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . O ÍON CLORETO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS CE: IMPLICAÇÕES NA SUA POTABILIDADE. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . O PADRÃO HIDROQUÍMICO DA DUREZA E A QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DO SERTÃO DE CRATEÚS-CE. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ÁGUAS DE POÇOS DO SERTÃO DE CRATEÚS E SUA QUALIDADE SEGUNDO O ÍON SULFATO. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . IMPLICAÇÕES DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS PARA IRRIGAÇÃO NO SERTÃO DE CRATEÚS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DO ÍON NITRATO DAS ÁGUAS DE POÇOS DO SERTÃO DE CRATEÚS-CE. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FERNANDES, F. J. L. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM COMUNIDADES DO SERTÃO DE CRATEÚS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • FERNANDES, F. J. L. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS: IMPLICAÇÕES DOS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS. In: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DA SEMANA, 2013.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LEITAO, J. C. . COMPORTAMENTO ANUAL DA ALCALINIDADE EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LEITAO, J. C. ; LIMA, J. R. . OS ÍONS NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. . ISÓTOPOS ESTÁVEIS DE CARBONO E NITROGÊNIO NO ESTUDO DA DIETA DE HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS BRASILEIROS. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . A QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS/CE. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. ; LEITAO, J. C. ; FRANCA, A. M. M. . ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DOS ÍONS Cl- EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LEITAO, J. C. ; LOPES, F. das C. da C. . AVALIAÇÃO ANUAL DOS ÍONS SULFATO NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LEITAO, J. C. ; LIMA, J. R. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; FRANCA, A. M. M. . A INFLUÊNCIA DOS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LEITAO, J. C. ; FRANCA, A. M. M. . MONITORAMENTO ANUAL DA DUREZA NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. In: 2º CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 2012, NATAL. Livro de resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. . AVALIAÇÃO DE DELTA 13C E DELTA 15N PRESENTES EM OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS DO. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . A ÁGUA TRATADA E DISTRIBUÍDA EM ALGUNS BAIRROS DE CRATEÚS-CE. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; CARVALHO, F. J. X. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DAS OBRAS ADOTADAS NO ENSINO MÉDIO EM NOVA RUSSAS EM 2012. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . A QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO E SUA RELAÇÃO COM OS ÍONS SULFATO. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; ALVES, I. M. R. . AULAS TEÓRICAS E AULAS PRÁTICAS: UM PARALELO NO ENSINO DE QUÍMICA. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . AVALIAÇÃO DO TEOR DE NITRATO EM POÇOS DE CRATEÚS/CE. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS QUANTO À UTILIZAÇÃO EM PROCESSOS DE IRRIGAÇÃO. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO ANUAL DOS STD NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO HIDROQUÍMICO DA DUREZA EM ÁGUAS DE POÇOS DE CRATEÚS. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . INFLUÊNCIA DAS CHUVAS NOS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS CARBONADOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, G. A. . O PROBLEMA DO ALCOOLISMO EM CRATEÚS-CE: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. Anais do Evento, 2012.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, J. A. . AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO NÍVEL MÉDIO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. In: 4º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2011, Natal. Anais do congresso, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. In: 4º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 2011, Natal. Anais do congresso., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS QUÍMICOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/. São Paulo, 2011.

  • LEITE, Luciana Rodrigues ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS/CE. In: 2° Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências, 2011, São Paulo. Anais do evento.. São Paulo, 2011.

  • BARBOSA, L. K. A. ; LIMA, J. O. G. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE CRATEÚS/CE. In: 2° Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências, 2011, São Paulo. Anais do evento.. São Paulo, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . OS CARBONATOS E BICARBONATOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS/CE. In: XXIV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2011, Aracaju. Anais do simpósio, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . OS ÍONS CLORETO E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. In: XXIV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2011, Aracaju. Anais do simpósio., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . AVALIAÇÃO DA DUREZA TOTAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. In: XXIV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2011, Aracaju. Anais do simpósio., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . A CONCENTRAÇÃO DE SULFATO NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: XXIV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE, 2011, Aracaju. Anais do simpósio., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . O COMPORTAMENTO DOS ÍONS SULFATO NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. In: XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2011, Fortaleza. Anais da semana, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . OS ÍONS CLORETO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. In: XVI SEMANA UNIVERSITARIA DA UECE, 2011, Fortaleza. Anais da semana., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS E OS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS RESPONSÁVEIS PELA DUREZA TOTAL. In: XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2011, Fortaleza. Anais da semana., 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . O COMPORTAMENTO DO Ph E DOS ÍONS CARBONADOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS. In: XVI SEMANA UNIVERSITARIA DA UECE, 2011, Fortaleza. Anais da semana, 2011.

  • LIMA, J. O. G. . RECONSTRUÇÃO DA DIETA DE HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS BRASILEIROS. In: XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2011, Fortaleza. Anais da semana, 2011.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ALGUNS ASPECTOS DA SALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. In: XV Semana Universitária da UECE, 2010, Fortaleza. Livro de Resumos, 2010.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . VARIAÇÃO SAZONAL DAS CONCENTRAÇÕES DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS DE CRATEÚS. In: XV Semana Universitária da UECE, 2010, Fortaleza. Livro de Resumos, 2010.

  • MACHADO, L. C. ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DE TAMBORIL E INDEPENDÊNCIA-CE. In: III Congresso Norte Nordeste de Química, 2009, São Luís. Resumos do III Congresso Norte Nordeste de Química, 2009.

  • LEITE, Luciana Rodrigues ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICOO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE. In: III Congresso Norte Nordeste de Química, 2009, São Luís. Resumos do III Congresso Norte Nordeste de Química, 2009. p. 1-1.

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da Semana, 2009.

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ELEVAÇÃO NOS VALORES DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2009.

  • LEITE, Luciana Rodrigues ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE. In: XIII Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará, 2008, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2008.

  • MACHADO, L. C. ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE TAMBORIL E INDEPENDÊNCIA-CE. In: XIII Sema Universitária - Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2008, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2008.

  • HENRIQUE, A. C. ; LIMA, J. O. G. . QUIMIOTERAPIA: OS AGENTES ANTINEOPLÁSICOS. In: V Semana de Pesquisa da FAEC, 2007, Crateús. Livro de resumos, 2007.

  • COSTA, M. R. A. ; LIMA, J. O. G. . A MACONHA, A COCAÍNA E O CRACK: DOS BENEFÍCIOS AOS MALEFÍCIOS. In: V Semana de pesquisa da FAEC, 2007, Crateús. Livro de resumos, 2007.

  • LOPES, J. A. ; LIMA, J. O. G. . O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. In: V Semana de Pesquisa da FAEC, 2007, Crateús. Livro de resumos, 2007.

  • BARBOSA, L. K. A. ; LIMA, J. O. G. . O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V Semana de Pesquisa da FAEC, 2007, Crateús. Livro de Resumos, 2007.

  • LIMA, J. O. G. . ESTUDO QUÍMICO COMPARATIVO DE OSSADAS HUMANAS PRÉ-HISTÓRICAS. In: IV SEMANA DE PESQUISA DA FAEC, 2006, Crateús. Livro de Resumos, 2006.

  • GRANJEIRO, Michel Lopes ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; LIMA, J. O. G. ; FRISCKORN, Horst . VARIABILIDADE ESPACIAL DA SALINIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DO CRISTALINO. In: XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2005, Maceió. Livro de Resumos, 2005.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué ; ARAÚJO, José Carlos ; FRISCKORN, Horst . DETERMINAÇÃO DA EVAPORAÇÃO E DA INFILTRAÇÃO DO AÇUDE BOQUEIRÃO UTILIZANDO UM MODELO ISOTÓPICO. In: XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2005, Maceió. Livro de Resumos, 2005.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . FLUTUAÇÃO ANUAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS CO32-, HCO3- E HO- NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO - CAMPUS DO PICI - FORTALEZA - CE. In: XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2005, Maceió. Livro de Resumos, 2005.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . USO DOS DIAGRAMAS DE PIPER E DUROV NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE FORTALEZA - CE. In: XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2005, Maceió. Livro de Resumos, 2005.

  • FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . INFLUÊNCIA DA AÇÃO ANTRÓPICA NAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ DAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO. In: XXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2005, Maceió. Livro de Resumos, 2005.

  • FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas . AVALIAÇÃO ANUAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI. In: XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2005, Fortaleza. Livro de Resumos, 2005.

  • LIMA, J. O. G. ; SOUZA FILHO, A G ; FAGAN, Solange B ; MENDES FILHO, Josué ; FERREIRA, O P ; MAZALI, I O ; ALVES, O L ; DRESSELHAUS, M S . RAMAN SPECTROSPY STUDY FOR PROBING CHEMICALLY/PHYSICALLY INDUCED PHENOMENA IN CARBON NANOTUBES. In: XXVII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 2004, Poços de Caldas. Livro de resumo, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . EVOLUÇÃO TEMPORAL DAS CONCENTRAÇÕES DE ESPÉCIES QUÍMICAS PRESENTES NAS ÁGUAS ARMAZENADAS NO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI-FORTALEZA-CEARÁ. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá - MT. Livro de Resumos. Cuiabá - MT, 2004. p. 204-204.

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst . QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - CEARÁ. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá - MT. Livro de Resumos. Cuiabá - MT, 2004. p. 164-164.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; ARAÚJO, José Carlos ; LIMA, J. O. G. . HIDROQUÍMICA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS DA BACIA DA GAMELEIRA, MUNICÍPIO DE AIUABA/CE. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá - MT. Livro de Resumos. Cuiabá - MT, 2004. p. 205-205.

  • LIMA, J. O. G. ; FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . PROCESSOS QUE MODIFICAM AS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI - FORTALEZA - CE. In: XXII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos, 2004.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; MACHADO, Carlos José Freire . PROCESSO DE NITRIFICAÇÃO EM UM RESERVATÓRIO SUPERFICIAL EM ÁREA URBANA. In: XXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2003, Fortaleza. Livro de Resumos, 2003. v. único. p. 43-43.

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué . APLICAÇÃO DO SURFER NA AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE CLORETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. In: XXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2003, Fortaleza. Livro de Resumos, 2003. v. ùnico. p. 42-42.

  • PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; FRISCKORN, Horst ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué . IDENTIFICAÇÃO DE TROCAS IÔNICAS ENTRE ÁGUA E SOLO DA BACIA DA GAMELEIRA - AIUABA/CE ATRAVÉS DE MEDIDAS QUÍMICAS E DE RAIOS-X. In: XXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2003, Fortaleza. Livro de Resumos, 2003. v. único. p. 36-36.

  • CORDEIRO, Vinícius Feijó ; BRITO, Francisco de Assis Chaves de ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA SALINIDADE DAS AGUAS SUBTERRÂNEAS EM ÁREA CRISTALINA. In: XXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2003, Fortaleza. Livro de Resumos, 2003. v. único. p. 44-44.

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; VASCONCELOS, Luciano Pedroso de ; MENDES FILHO, Josué . EVOLUÇÃO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM ÁREA IRRIGADA NA CHAPADA DO APODI. In: XX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos, 2002. v. único. p. 50.

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . O USO DA HIDROQUÍMICA NA IDENTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA ILHA DE SÃO LUÍS/MA. In: XX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos, 2002. v. único. p. 63.

  • LIMA, J. O. G. ; CORDEIRO, Vinícius Feijó ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . OS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÃNEOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. In: XX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2002, Recife-PE. Livro de resumos, 2002. v. único. p. 52.

  • LIMA, J. O. G. ; MACHADO, Carlos José Freire ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . O PADRÃO DE QUALIDADE DO LABORATÓRIO DE HIDROQUÍMICA DO DF-UFC. In: XX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos, 2002. v. único. p. 64.

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; MENDES FILHO, Josué . USO DO NETPATH NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS CAPTADAS POR POÇOS PRÓXIMOS DE FALHAS GEOLÓGICAS NO VALE DO CARIRI-CE. In: XX ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos, 2002. v. único. p. 49.

  • LIMA, J. O. G. ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; MENDES FILHO, Josué . CARBONO-13 E NITROGÊNIO-15 COMO TRAÇADORES DO SOLO DA CHAPADA DO ARARIPE. In: XIX Encontro de Físicos do norte e Nordeste, 2001, NATAL-RN. Livro de resumos, 2001. v. 1. p. 36-36.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . USO DE DELTA 13C E DELTA 15N NO ESTUDO DE UM ESQUELETO HUMANO PRÉ-HISTÓRICO DO PIAUÍ. In: XVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2000, João Pessoa - PB. XVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste - Programa e Resumos, 2000. v. 1. p. 36-36.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; OSÓRIO NETO, E. . ESTUDO QUÍMICO DA DIAGÊNESE EM FRAGMENTOS DE OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS E DE SUA PALEODIETA. In: 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997. v. I.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; OSÓRIO NETO, E. ; ROCHA, F. M. ; LAGE, M. C. S. M. . ESTUDO QUÍMICO COMPARATIVO DOS ELEMENTOS-TRAÇO DE DUAS OSSADAS HUMANAS PRÉ-HISTÓRICAS BRASILEIRAS. In: 19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996. v. I.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. ; ALCÂNTARA, A. F. C. ; ROCHA, F. M. . MODIFICAÇÃO DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE COLÁGENO PARA DETERMINAÇÃO DE DIETA ALIMENTAR DE HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS. In: 18o Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1995, Caxambu-MG. Livro de Resumos da 18 Reunião da SBQ, 1995. v. I. p. QA146.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. . ANÁLISE DE FRAGMENTOS ÓSSEOS DE ESQUELETO HUMANO PRÉ-HISTÓRICO DE MINAS GERAIS. In: 47o Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1995, São Luís-MA. Livro de Resumos da 47o Reunião da SBPC, 1995. v. I.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. ; ALCÂNTARA, A. F. C. ; ROCHA, F. M. . ESTUDO QUÍMICO DE OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS PARA DETERMINAÇÃO DE SUA DIETA ALIMENTAR. In: VIII Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 1995, Porto Alegre - RS. Livro de Resumos da VIII Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 1995. v. I.

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; ROCHA, F. M. ; STEFANI, G. M. . APRIMORAMENTO DA EXTRAÇÃO DE COLÁGENO ÓSSEO E MONITORAMENTO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO. In: IV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1995, Belo Horizonte-MG. Livro de Resumos da IV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1995. v. I.

  • LIMA, J. O. G. ; LAGE, M. C. S. M. . ESTUDO QUÍMICO DE AMOSTRAS COLETADAS COMO PIGMENTOS, NAS ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS DE TOCA DO SÍTIO DO MEIO - SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUÍ. In: II Semana de Iniciação Científica, 1993, Teresina. Livros de Resumos da II Semana de Iniciação Cientifica da UFPI, 1993. v. II.

  • LIMA, J. O. G. . A interdisciplinaridade no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, F. X. ; LIMA, J. O. G. . Práticas experimentais com materiais alternativos no ensino de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, M. J. N. ; LIMA, J. O. G. . Estudo das analogias presentes no volume 3 da coleção ?Ser protagonista ? Química?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, A. L. O. ; LIMA, J. O. G. . O Estágio Curricular Obrigatório na opinião dos licenciandos de Química da FAEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, A. T. N. ; LIMA, J. O. G. . O PIBID e a formação em Química da FAEC: o que dizem os licenciandos bolsistas do programa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . Professores, alunos e o Ensino de Química: o caso de uma escola localizada no Nordeste brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO ANUAL DO ÍON NO3- EM POÇOS AMAZONAS DO INTERIOR CEARENSE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DA DUREZA TOTAL EM POÇOS AMAZONAS DO INTERIOR CEARENSE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . O ÍON CL-, A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E A QUALIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS AMAZONAS DE CRATEÚS-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. . DIDÁTICA DA QUÍMICA: NOVAS CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . O LIVRO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. L. R. ; LEITE, L. R. ; LIMA, J. O. G. . MOTIVOS PARA ESTUDAR QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A VISÃO DE ALGUNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. L. R. ; LIMA, J. O. G. ; LEITE, L. R. . ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, A. V. L. J. ; LIMA, J. O. G. . DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE QUÍMICA: OS CONHECIMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS PARA SUPERÁ-LAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, A. C. F. ; LIMA, J. O. G. . O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, D. B. ; LIMA, J. O. G. . A QUÍMICA DO CIGARRO: UMA HISTÓRIA DE ALERTA À NOSSA SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. F. P. ; FARIAS, A. K. S. ; LOIOLA, J. S. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS: INSTRUMENTOS QUE DEVEM SER BEM ORIENTADOS E PLANEJADOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, I. M. R. ; LIMA, J. O. G. . AULAS EXPERIMENTAIS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, J. R. ; LIMA, J. O. G. . LUDICIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOIOLA, J. S. ; DIAS, A. F. P. ; FARIAS, A. K. S. ; LIMA, J. O. G. . UM ENSINO DE QUÍMICA VOLTADO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, F. J. X. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: ESTUDO DE UMA OBRA ADOTADA NO ENSINO MÉDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, A. K. S. ; DIAS, A. F. P. ; LOIOLA, J. S. ; LIMA, J. O. G. . PREPARAÇÃO DE CAFÉ: UMA ANALOGIA PARA MELHOR ENTENDER O PROCESSO DE FILTRAÇÃO NA QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROSA, M. S. A. ; LIMA, J. O. G. . O USO DE ADUBO ORGÂNICO E DE PALHA DE CARNAÚBA: MELHORIA DOS RESULTADOS DAS LAVOURAS SEM APLICAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, C. V. G. ; LIMA, J. O. G. . NO RASTO DAS TRILOBITAS: REGISTROS DE ICNOFÓSSEIS NO CÂNION DO RIO POTY NOS SERTÕES DE CRATEÚS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS: O PH E OS ÍONS CARBONADOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOIOLA, H. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . O ÍON CLORETO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS-CE: IMPLICAÇÕES NA SUA POTABILIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . O PADRÃO HIDROQUÍMICO DA DUREZA E A QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DO SERTÃO DE CRATEÚS-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . ÁGUAS DE POÇOS DO SERTÃO DE CRATEÚS E SUA QUALIDADE SEGUNDO O ÍON SULFATO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . IMPLICAÇÕES DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS PARA IRRIGAÇÃO NO SERTÃO DE CRATEÚS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . ESTUDO DO ÍON NITRATO DAS ÁGUAS DE POÇOS DO SERTÃO DE CRATEÚS-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FERNANDES, F. J. L. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM COMUNIDADES DO SERTÃO DE CRATEÚS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, F. J. L. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS: IMPLICAÇÕES DOS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . AVALIAÇÃO ANUAL DO ÍON SO42- EM POÇOS AMAZONAS DE CRATEÚS-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. . FAZER UM CURSO UNIVERSITÁRIO? POR QUÊ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. . A ÁGUA TRATADA E DISTRIBUÍDA EM ALGUNS BAIRROS DE CRATEÚS-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, F. J. X. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DAS OBRAS ADOTADAS NO ENSINO MÉDIO EM NOVA RUSSAS EM 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . A QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO E SUA RELAÇÃO COM OS ÍONS SULFATO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; ALVES, I. M. R. ; SOUSA, D. B. ; SILVA, G. M. ; SOUSA, J. R. ; INACIO, L. M. ; ARAUJO, R. R. . AULAS TEÓRICAS E AULAS PRÁTICAS: UM PARALELO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . AVALIAÇÃO DO TEOR DE NITRATO EM POÇOS DE CRATEÚS/CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS QUANTO À UTILIZAÇÃO EM PROCESSOS DE IRRIGAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . ESTUDO ANUAL DOS STD NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . ESTUDO HIDROQUÍMICO DA DUREZA EM ÁGUAS DE POÇOS DE CRATEÚS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . INFLUÊNCIA DAS CHUVAS NOS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS CARBONADOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, G. A. . O PROBLEMA DO ALCOOLISMO EM CRATEÚS-CE: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA VISÃO DOS ESTUDANTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; SOUSA, G. A. . A PROBLEMÁTICA DO ALCOOLISMO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOPES, F. das C. da C. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. . ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS: UM ESTUDO DOS PARÂMETROS RELACIONADOS À DUREZA TOTAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DOS ÍONS SO4-2 EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CEARENSES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA (CE) E OS ÍONS CL-PRESENTES EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO HIDROQUÍMICO DE ALGUMAS ESPÉCIES IÔNICAS PRESENTES EM ÁGUAS DE POÇOS DE CRATEÚS-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, J. O. G. . FAZER UM CURSO UNIVERSITÁRIO? POR QUÊ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. . FAZER UM CURSO UNIVERSITÁRIO? POR QUÊ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. . FAZER UM CURSO UNIVERSITÁRIO? POR QUÊ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATEÚS/CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ESTUDO DA DUREZA TOTAL NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . ANÁLISE DE ALGUNS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. ; FRANCA, A. M. M. . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS CLORETO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. . A CONCENTRAÇÃO DE ÍONS SULFATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS/CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. . RECONSTRUÇÃO DA DIETA DE HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS BRASILEIROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS E OS PARÂMETROS HIDROQUÍMICOS RESPONSÁVEIS PELA DUREZA TOTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . O COMPORTAMENTO DO Ph E DOS ÍONS CARBONADOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SERTÃO DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. R. ; LOPES, F. das C. da C. ; FRANCA, A. M. M. . OS ÍONS CLORETO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. ; LOIOLA, H. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . O COMPORTAMENTO DOS ÍONS SULFATO NAS ÁGUAS DE POÇOS CRATEUENSES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. . FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. . ESTUDO QUÍMICO COMPARATIVO DE OSSADAS HUMANAS PRÉ-HISTÓRICAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. . FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. . A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, J. A. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO E O VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . A REALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ALGUNS ASPECTOS DA SALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . VARIAÇÃO SAZONAL DAS CONCENTRAÇÕES DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS DE CRATEÚS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ELEVAÇÃO NOS VALORES DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. . ALGUNS ASPECTOS DO PAPEL DOS GESTORES DE ESCOLAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, J. O. G. ; MACHADO, L. C. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DE TAMBORIL E INDEPENDÊNCIA-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; COSTA, M. R. A. . A MACONHA, A COCAÍNA E O CRACK: DOS BENEFÍCIOS AOS MALEFÍCIOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LOPES, J. A. . O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR PARA O CURSO DE QUÍMICA DA FAEC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; BARBOSA, L. K. A. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; HENRIQUE, A. C. . QUIMIOTERAPIA: OS AGENTES ANTINEOPLÁSICOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VASCONCELOS, M. B. ; SABADIA, J. A. B. ; MELO, J. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas . GEOLOGIA E QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPUIO DE MERUOCA, CEARÁ/BRASIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. . ESTUDO QUÍMICO COMPARATIVO DE OSSADAS HUMANAS PRÉ-HISTÓRICAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; FRISCKORN, Horst . A VARIAÇÃO SAZONAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SULFATO, CÁLCIO E MAGNÉSIO: O CASO DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst . ELEMENTOS NITROGENADOS E CLORETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; ARAÚJO, José Carlos ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . PROCESSOS DE SALINIZAÇÃO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS EM AIUABA/CE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas . AVALIAÇÃO ANUAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; ARAÚJO, José Carlos ; FRISCKORN, Horst . DETERMINAÇÃO DA EVAPORAÇÃO E DA INFILTRAÇÃO DO AÇUDE BOQUEIRÃO UTILIZANDO UM MODELO ISOTÓPICO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . FLUTUAÇÃO ANUAL DAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS CO32-, HCO3- E HO- NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO - CAMPUS DO PICI - FORTALEZA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . INFLUÊNCIA DA AÇÃO ANTRÓPICA NAS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ DAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; LIMA, J. O. G. ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . USO DOS DIAGRAMAS DE PIPER E DUROV NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE FORTALEZA - CE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; GRANJEIRO, Michel Lopes ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . VARIABILIDADE ESPACIAL DA SALINIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DO CRISTALINO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FRISCKORN, Horst . EVOLUÇÃO TEMPORAL DAS CONCENTRAÇÕES DE ESPÉCIES QUÍMICAS PRESENTES NAS ÁGUAS ARMAZENADAS NO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI-FORTALEZA-CEARÁ. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FERREIRA, Rogelma Maria da Silva ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . PROCESSOS QUE MODIFICAM AS CONCENTRAÇÕES DOS ÍONS SO42-, Ca2+ E Mg2+ NAS ÁGUAS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO NO CAMPUS DO PICI - FORTALEZA - CE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, J. O. G. ; SOUZA FILHO, A G ; FAGAN, Solange B ; MENDES FILHO, Josué ; FERREIRA, O P ; MAZALI, I O ; ALVES, O L ; DRESSELHAUS, M S . RAMAN SPECTROSCOPY STUDY FOR PROBING CHEMICALLY/PHYSICALLY INDUCED PHENOMENA IN CARBON NANOTUBES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . APLICAÇÃO DO SURFER NA AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE CLORETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; FRISCKORN, Horst ; MENDES FILHO, Josué . IDENTIFICAÇÃO DE TROCAS IÔNICAS ENTRE ÁGUA E SOLO DA BACIA DA GAMELEIRA - AIUABA/CE ATRAVÉS DE MEDIDAS QUÍMICAS E DE RAIOS-X. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; MACHADO, Carlos José Freire . PROCESSO DE NITRIFICAÇÃO EM UM RESERVATÓRIO SUPERFICIAL EM ÁREA URBANA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; CORDEIRO, Vinícius Feijó ; BRITO, Francisco de Assis Chaves de ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA SALINIDADE DASAGUAS SUBTERRÂNEAS EM ÁREA CRISTALINA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; FERNANDES, Maria Aparecida Belém ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; VASCONCELOS, Luciano Pedroso de ; MENDES FILHO, Josué . EVOLUÇÃO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM ÁREA IRRIGADA NA CHAPADA DO APODI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; MACHADO, Carlos José Freire ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . O PADRÃO DE QUALIDADE DO LABORATÓRIO DE HIDROQUÍMICA DO DF-UFC. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; PEREIRA, Lucilene ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . O USO DA HIDROQUÍMICA NA IDENTIFICAÇÃO DA QUALIDADEDAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA ILHA DE SÃO LUÍS/MA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; CORDEIRO, Vinícius Feijó ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R . OS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÃNEOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; MENDES FILHO, Josué . USO DO NETPATH NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS CAPTADAS POR POÇOS PRÓXIMOS DE FALHAS GEOLÓGICAS NO VALE DO CARIRI-CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; MENDONÇA, Luiz Alberto R ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; FRISCKORN, Horst ; MENDES FILHO, Josué . CARBONO-13 E NITROGÊNIO-15 COMO TRAÇADORES DO SOLO DA CHAPADA DO ARARIPE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué . USO DE DELTA 13C E DELTA 15N NO ESTUDO DE UM ESQUELETO HUMANO PRÉ-HISTÓRICO DO PIAUÍ. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; OSÓRIO NETO, E. . ESTUDO QUÍMICO DA DIAGÊNESE EM FRAGMENTOS DE OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS E DE SUA PALEODIETA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; OSÓRIO NETO, E. . ESTUDO QUÍMICO DA DIAGÊNESE EM FRAGMENTOS DE OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS E DE SUA PALEODIETA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; OSÓRIO NETO, E. ; ROCHA, F. M. ; LAGE, M. C. S. M. . ESTUDO QUÍMICO COMPARATIVO DOS ELEMENTOS-TRAÇO DE DUAS OSSADAS HUMANAS PRÉ-HISTÓRICAS BRASILEIRAS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. . ANÁLISE DE FRAGMENTOS ÓSSEOS DE ESQUELETO HUMANO PRÉ-HISTÓRICO DE MINAS GERAIS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; ROCHA, F. M. ; STEFANI, G. M. . APRIMORAMENTO DA EXTRAÇÃO DE COLÁGENO ÓSSEO E MONITORAMENTO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. ; ALCÂNTARA, A. F. C. ; ROCHA, F. M. . ESTUDO QUÍMICO DE OSSOS HUMANOS PRÉ-HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS PARA DETERMINAÇÃO DE SUA DIETA ALIMENTAR. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; VELOSO, D. P. ; STEFANI, G. M. ; ALCÂNTARA, A. F. C. ; ROCHA, F. M. . MODIFICAÇÃO DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE COLÁGENO PARA DETERMINAÇÃO DE DIETA ALIMENTAR DE HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. ; LAGE, M. C. S. M. . ESTUDO QUÍMICO DE AMOSTRAS COLETADAS COMO PIGMENTOS, NAS ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS DE TOCA DO SÍTIO DO MEIO - SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUÍ. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. O. G. . QUIMIOTERAPIA: OS AGENTES ANTINEOPLÁSICOS 2011 (Artigos Publicados na Web.).

  • LIMA, J. O. G. ; SILVA, Milton Wellington Rodrigues da . BIODIESEL: UM COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE 2011 (Artigos Publicados na Web.).

  • LIMA, J. O. G. ; CHAGAS, V. S. ; LEITINHO, M. C. ; SAMPAIO, C. M. S. ; ALBUQUERQUE, L. M. B. ; HOLANDA, B. M. V. ; MESQUITA, J. V. C. . Plano de Desenvolvimento Institucional - Universidade Estadual do Ceará (2011-2015). Fortaleza: Editora da UECE, 2011 (Documento de natureza institucional).

  • LIMA, J. O. G. . O QUE É SER PROFESSOR? 2008 (Discurso como Representante Docente na formatura da turma 2007.2).

  • LIMA, J. O. G. . LUMEM AD VIAM 2007 (Discurso como Representante Docente na formatura da turma 2006.2).

Outras produções

LIMA, J. O. G. . Parecer técnico sobre o projeto Estudo de sítios arqueológicos com estruturas geométricas na Bacia Amazônica, Autor: Alfredo Victor Bellido Bernedo. 2002.

LIMA, J. O. G. . Parecer técnico sobre o projeto Salvamento Arqueololgico no Sitio Ilha de Terra, Regiao de Caxiuana, Melgaço, Para. Autor: Alícia Duran Coirolo. 2002.

LIMA, J. O. G. . Parecer técnico sobre o projeto Pesquisa e Curadoria do Acervo Arqueológico do Museu Nacional - Casa de Pedra. Autor: Maria Dulce Barcellos Gaspar de Oliveira. 2002.

LIMA, J. O. G. . Projeto de instalação de Laboratório de Análises de Águas. 2001.

LIMA, J. O. G. . XIV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, J. O. G. . GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2013; Tema: GRUPO DE PESQUISA. (Site).

LIMA, J. O. G. ; SILVA, A. L. R. ; SOUSA, A. F. ; MAIA, S. R. R. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2013; Tema: Grupo de pesquisa GPECINA. (Site).

LOIOLA, H. G. ; LIMA, J. O. G. . CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE - I. 2014. (Relatório de pesquisa).

FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE - II. 2014. (Relatório de pesquisa).

DIAS, A. F. P. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS - I. 2014. (Relatório de pesquisa).

LOIOLA, J. S. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS-II. 2014. (Relatório de pesquisa).

FARIAS, A. K. S. ; LIMA, J. O. G. . ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS - III. 2014. (Relatório de pesquisa).

FRANCA, A. M. M. ; LIMA, J. O. G. . CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE - III. 2014. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. . AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE. 2013. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. . AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE. 2013. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; CARVALHO, F. J. X. . ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DAS OBRAS ADOTADAS NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS EM 2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; LOIOLA, H. G. . ANÁLISE HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE. 2012. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; FRANCA, A. M. M. . ANÁLISE HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE. 2012. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE GESTÃO DA UNIDADE - ANO 2010. 2011. (RELATÓRIO DE ATIVIDADES).

LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. 2010. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; LEITE, Luciana Rodrigues . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE. 2009. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. ; LOPES, F. das C. da C. ; LIMA, J. R. . ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. 2009. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE GESTÃO DA UNIDADE - ANO 2009. 2009. (RELATÓRIO DE ATIVIDADES).

LIMA, J. O. G. ; MACHADO, L. C. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE. 2008. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE GESTÃO DA UNIDADE - ANO 2008. 2008. (RELATÓRIO DE ATIVIDADES).

LIMA, J. O. G. . ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, J. O. G. . FORMAÇÃO CONTINUADA POR ÁREA NO ENSINO MÉDIO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, J. O. G. . DATAÇÃO DE OSSOS COM CARBONO-14. 2002. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. . DATAÇÃO DE OSSOS COM CARBONO-14 POR CINTILAÇÃO LÍQUIDA. 2002. (Relatório de pesquisa).

LIMA, J. O. G. . IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISE NO LABORATÓRIO DE HIDROQUÍMICA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC. 2002. (Implantação de técnica analítica).

LIMA, J. O. G. . IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DE EXTRAÇÃO DE COLÁGENO NO LABORATÓRIO DE CARBONO-14 DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC PARA DATAÇÃO DE OSSOS PRÉ-HISTÓRICOS. 2001. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUMES COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DOS CORPOS E MATÉRIA E TRANSFORMAÇÃO DA COLEÇÃO SER PROTAGONISTA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e se configuram em uma tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada a informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos científicos de natureza abstrata. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta uma proposta de estudo sobre as analogias encontradas nos volumes Composição e estrutura dos corpos e Matéria e transformação, da coleção Ser Protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias, elaborada em consonância com o novo ensino médio. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta dará visibilidade ao Curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC ante as Escolas, a sociedade e a comunidade de toda a região dos Sertões de Crateús, de modo que os profissionais da educação e os estudantes acreditem na importância dessa instrumentação para uma possível melhoria do Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    ANÁLISE DO VOLUME 2 DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS ?QUÍMICA CIDADÃ? E ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO? COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e se configuram em uma tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Considerando tais conjecturas, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas no volume 2 das coleções didáticas adotadas no Ensino de Química do Nível Médio ?Química Cidadã?, organizada por Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gérson de Souza Mól, e ?Química na abordagem do cotidiano?, de Eduardo Leite do Canto e Tito Miragaia Peruzzo. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta dará visibilidade ao Curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC frente às Escolas, à sociedade e à comunidade de toda a região dos Sertões de Crateús, de modo que os profissionais da educação e os estudantes acreditem na importância dessas instrumentações para uma possível melhoria do Ensino de Química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Matheus Araújo Pereira - Integrante / Raila Rodrigues da Costa - Integrante.

  • 2019 - 2020

    ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUME 1 E 2 DA COLEÇÃO ?QUÍMICA?, DE MARTHA REIS, ADOTADOS NO ENSINO MÉDIO, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e se configuram em uma tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas nos volumes 1 e 2 da coleção de livros adotadas no Ensino de Química do Nível Médio: ?Química?, de Martha Reis. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta dará visibilidade ao Curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC frente às Escolas, à sociedade e à comunidade de toda a região dos Sertões de Crateús, de modo que os profissionais da educação e os estudantes acreditem na importância dessas instrumentações para uma possível melhoria do Ensino de Química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Luiza Gabrielle Galvão Araújo Soares - Integrante / Matheus Araújo Pereira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES ?QUIMICA?, DE MARTHA REIS, E ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?, DE PERUZZO E CANTO., Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e se configuram em uma tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas no volume 3 de duas coleções de livros adotadas no Ensino de Química do Nível Médio: ?Química?, de Martha Reis, e ?Química na abordagem do cotidiano?, de Eduardo Leite do Canto e Tito Miragaia Peruzzo. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta dará visibilidade ao Curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC frente às Escolas, à sociedade e à comunidade de toda a região dos Sertões de Crateús, de modo que os profissionais da educação e os estudantes acreditem na importância dessas instrumentações para uma possível melhoria do Ensino de Química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Francisca Suzani Alves Costa - Integrante / Luiza Gabrielle Galvão Araújo Soares - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NO VOLUME 3 DAS COLEÇÕES: ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA? e ?QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO?, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia a dia e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas no volume 3 de duas coleções de livros adotadas no Ensino de Química do Nível Médio: ?Química na abordagem do cotidiano?, de Eduardo Leite do Canto e Tito Miragaia Peruzzo, e ?Ser protagonista ? Química? organizado por Murilo Tissoni Antunes. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse tipo de recurso. Esta proposta dará visibilidade ao Curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC frente às Escolas, à sociedade e à comunidade de toda a região dos Sertões de Crateús, de modo que os profissionais da educação e os estudantes acreditem na importância dessas instrumentações para uma possível melhoria do Ensino de Química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Márcia Jayane Nascimento Machado - Integrante.

  • 2015 - 2016

    ESTUDO DAS ANALOGIAS PRESENTES NOS VOLUMES 1 E 2 DA COLEÇÃO ?SER PROTAGONISTA ? QUÍMICA?, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia-a-dia e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Além disso, com as novas políticas públicas federais, a influência desse material deverá ser maior, pois está sendo realizada a distribuição de livros aos alunos de escolas públicas e a previsão é que até o final de 2014 todos eles tenham acesso ao livro didático. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas nos livros didáticos de Química adotados nas escolas do Ensino Médio da cidade de Crateús, em 2014-2015. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse recurso. Esta proposta vem dar continuidade ao trabalho iniciado pelo projeto ?Analogias nos livros de Química das escolas do Ensino Médio de Crateús?, o qual se encontra em andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / ANTONIA MAYRA DE MORIAS FRANÇA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELAS CIÊNCIAS NATURAIS: UM OLHAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II, Descrição: O estudo proposto é uma tentativa de desvendar, junto aos estudantes e professores de algumas Escolas Públicas de Crateús, a apreensão da realidade vivida pelos alunos do Ensino Fundamental II no âmbito do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia). Neste sentido, sua principal contribuição científica é elaborar um acervo de dados relacionados às falhas e limitações desse processo que impedem a continuidade do sentimento de empolgação em relação às Ciências Naturais, adquirido pelo estudante durante o Ensino Fundamental I, até sua chegada ao Ensino Médio. Durante o Ensino Fundamental I, as crianças apresentam um forte sentimento de empolgação e interesse pelos conteúdos trabalhados nas disciplinas das Ciências Naturais (Física, Química e Biologia). No entanto, esses sentimentos vão diminuindo de intensidade à medida que caminham para ingressarem no Ensino Médio. Quando chegam neste nível escolar, observamos um quase completo desinteresse por esses conteúdos. Por que isso ocorre? Que fatores estão contribuindo para o incremento desse desinteresse? Como a escola, os professores do Ensino Fundamental II, os pais e a sociedade poderiam trabalhar para ajudar o aluno, no mínimo, a manter essa empolgação durante o Ensino Médio? Outra importante contribuição científica desta proposta constitui-se na elaboração, catalogação, reflexão e divulgação de dados realísticos, vivenciados e explicitados a partir dos sujeitos mais implicados no processo educativo brasileiro, alunos e professores, para subsidiar discussões políticas sobre a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Ana Lúcia Rodrigues da Silva - Integrante / MIGUEL STELSON FERREIRA TORRES DO NASCIMENTO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.

  • 2013 - 2017

    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO PIBID, Descrição: A proposta Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu desenho condensa indagações sobre como os professores se desenvolvem, assumindo como foco a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que participam do programa desde 2007 como coformadores, vivenciando também processo continuado de formação e desenvolvimento centrado na escola. Questiona-se sobre a formação vivenciada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Integrante / Isabel Maria Sabino de Farias - Coordenador / Sílvia Nóbrega-Therrien - Integrante / Antonio Germano Magalhães Júnior - Integrante / Jacques Therrien - Integrante / Ivoneide Pinheiro de Lima - Integrante / Fátima Maria Leitão Araújo - Integrante / Heraldo Simões Ferreira - Integrante / Silvina Pimentel Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    ANALOGIAS NOS LIVROS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS, Descrição: O presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas nos livros didáticos de Química adotados nas escolas do Ensino Médio da cidade de Crateús, em 2013-2014. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse recurso. Esta proposta vem dar continuidade ao trabalho iniciado pelo projeto ?Analogias em livros didáticos de Química: um estudo das obras adotadas nas escolas do Ensino Médio de Crateús em 2012?, o qual se encontra em andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2013 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO CEARENSE, Descrição: Esta proposta tem por finalidade dar continuidade ao estudo da qualidade das águas utilizadas principalmente pela população rural do município de Crateús e que têm origem a partir de poços, cacimbas, açudes pequenos, poços artesanais e outras fontes. Através de análises físico-químicas realizadas em dez amostras de águas coletadas mensalmente durante um ano, serão determinados a temperatura, o pH, a condutividade elétrica (CE), a dureza, a alcalinidade, a demanda química de oxigênio (DQO), o teor de oxigênio dissolvido, a turbidez, os sólidos totais dissolvidos (STD), a cor e os teores dos íons cloreto, bicarbonato, carbonato, hidróxido, cálcio, magnésio, amônio, nitrito, nitrato, sulfato, alumínio, sódio, ferro e potássio. Os resultados dessas análises permitirão ampliar o número de dados que serão usados para avaliar o grau de qualidade dessas águas e sua variação sazonal ao longo de dois anos de pesquisa. As principais contribuições desta proposta são: dar continuidade ao projeto de mesma natureza iniciado em junho de 2010 que se encontra em andamento; e esclarecer a população da zona rural de Crateús sobre a qualidade dessas águas por ela utilizada. Assim, esse trabalho busca, principalmente, amenizar a carência provocada pela ausência dos órgãos governamentais responsáveis, os quais poderiam efetivamente contribuir para proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dessa população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Ana Lúcia Rodrigues da Silva - Integrante / Francisco das Chagas da Costa Lopes - Integrante / Saulo Robério Rodrigues Maia - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2013

    AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE CRATEÚS-CE: UM ESTUDO HIDROQUÍMICO DA SUA QUALIDADE., Descrição: Esta proposta de trabalho, intitulada As águas subterrâneas de Crateús-Ce: um estudo hidroquímico da sua qualidade, tem por finalidade dar continuidade ao estudo da qualidade das águas utilizadas principalmente pela população rural do município de Crateús e que têm origem a partir de poços, cacimbas, açudes pequenos, poços artesanais e outras fontes. Por estar localizada em plena região do semiárido cearense, a população da cidade de Crateús, principalmente a rural, enfrenta problemas graves em relação à escassez de água, trazendo-lhe enormes prejuízos e sofrimentos. Mais agravante ainda é o problema da completa falta de conhecimento sobre a qualidade desse recurso que, na maior parte do ano, é tão escasso. Os fatores que determinam essa qualidade podem afetar severamente a saúde de seus usuários. Através de análises físico-químicas realizadas em dez amostras de águas coletadas mensalmente durante um ano, serão determinados a temperatura, o pH, a condutividade elétrica (CE), a dureza, a alcalinidade, a demanda química de oxigênio (DQO), o teor de oxigênio dissolvido, a turbidez, os sólidos totais dissolvidos (STD), a cor e os teores dos íons cloreto, bicarbonato, carbonato, hidróxido, cálcio, magnésio, amônio, nitrito, nitrato, sulfato, alumínio, sódio, ferro e potássio. Os resultados dessas análises permitirão ampliar o número de dados que serão usados para avaliar o grau de qualidade dessas águas e sua variação sazonal ao longo de dois anos de pesquisa. As principais contribuições desta proposta são: dar continuidade ao projeto de mesma natureza iniciado em junho de 2010 que se encontra em andamento; e esclarecer a população da zona rural de Crateús sobre a qualidade dessas águas por ela utilizada. Assim, esse trabalho busca, principalmente, amenizar a carência provocada pela ausência dos órgãos governamentais responsáveis, os quais poderiam efetivamente contribuir para proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dessa população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Ana Lúcia Rodrigues da Silva - Integrante / Francisco das Chagas da Costa Lopes - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DAS OBRAS ADOTADAS NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE CRATEÚS EM 2012, Descrição: As analogias estão inseridas em diversas situações do dia-a-dia e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Além disso, com as novas políticas públicas federais, a influência desse material deverá ser maior, pois está sendo realizada a distribuição de livros aos alunos de escolas públicas e a previsão é que até 2013 todos eles tenham acesso ao livro didático. Considerando tais fatores, o presente projeto apresenta a proposta de um estudo sobre as analogias encontradas nos livros didáticos de Química adotados nas escolas do Ensino Médio da cidade de Crateús, em 2012. Após a leitura integral das obras, identificar-se-ão as analogias, as quais que serão divididas e classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Também serão discutidos apontamentos sobre o uso adequado das analogias em textos e em sala de aula, bem como sobre o papel dos professores no uso desse recurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Luciana Rodrigues Leite - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2012

    ANÁLISE HIDROQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE, Descrição: Esta proposta de trabalho objetiva dar continuidade ao projeto, iniciado em 2008, que tem por finalidade estudar a qualidade das águas utilizadas principalmente pela população rural do município de Crateús e que têm origem a partir de poços, cacimbas, açudes pequenos, poços artesanais e outras fontes. Por estar localizada em plena região do semiárido cearense, a população da cidade de Crateús, principalmente a rural, enfrenta problemas graves em relação à escassez de água, trazendo-lhe enormes prejuízos e sofrimentos. Mais agravante ainda é o problema da completa falta de conhecimento sobre a qualidade desse recurso que, na maior parte do ano, é tão escasso. Os fatores que determinam essa qualidade podem afetar severamente a saúde de seus usuários. Através de análises químicas realizadas em 10 (dez) amostras de águas coletadas mensalmente durante 01 (um) ano, serão determinados a temperatura, o pH, a condutividade elétrica (CE), a dureza, a alcalinidade, a demanda química de oxigênio (DQO), o teor de oxigênio dissolvido, a turbidez, o teor de sílica, os sólidos totais dissolvidos (STD), a cor e os teores dos íons cloreto, bicarbonato, carbonato, hidróxido, cálcio, magnésio, amônio, nitrito, nitrato, sulfato, alumínio, sódio, ferro, fosfato e potássio. Os resultados dessas análises permitirão ampliar o número de dados que serão usados para avaliar o grau de qualidade dessas águas e sua variação sazonal ao longo de 02 (dois) anos. As principais contribuições desta proposta são: 1) dar continuidade ao projeto Estudo da Qualidade das Águas Subterrâneas do Município de Crateús-CE iniciado em junho de 2008 (Processo Nº BPI-0303-1.06/08); 2) esclarecer a população da zona rural de Crateús sobre a qualidade dessas águas por ela utilizada; 3) gerar conhecimentos fundamentais à elaboração de um plano de gerenciamento capaz de otimizar a utilização desses recursos. Assim, esse trabalho busca, principalmente, amenizar a carência provocada pela ausência dos órgãos governamenta. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Ana Lúcia Rodrigues da Silva - Integrante / Francisco das Chagas da Costa Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14

  • 2008 - 2010

    ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE, Descrição: Este projeto objetiva estudar, através de análises hidroquímicas, a qualidade das águas utilizadas principalmente pela população rural do município de Crateús e que têm origem a partir de poços, cacimbas, pequenos açudes, poços artesanais e outras fontes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2008 - 2008

    O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO DE CRATEÚS-CE, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a realidade vivida pelos estudantes e professores do Ensino Básico da região de Crateús, considerando o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Química, na tentativa de poder identificar as causas do baixo aprendizado adquirido por estes alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA NO LABORATÓRIO DE HIDROQUÍMICA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC, Descrição: Este projeto visa complementar o anterior, tendo como finalidade implantar outras técnicas de análises físico-químicas no Laboratório de Hidroquímica da UFC. Estas novas técnicas permitirão determinar os teores de íons sulfeto em águas subterrâneas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Remuneração / Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2003

    IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA NO LABORATÓRIO DE HIDROQUÍMICA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC(1), Descrição: Com este projeto foram implantadas as técnicas de determinação de íons férrico e demanda química de oxigênio no Laboratório de Hidroquímica da UFC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2002 - 2003

    DATAÇÃO DE OSSOS COM CARBONO-14 POR CINTILAÇÃO LÍQUIDA, Descrição: Este projeto teve como objetivo instalar a técnica de datação de ossos humanos pré-históricos pelo método do carbono 14 utilizando a ténica de cintilação líquida. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC, Descrição: O Laboratório foi instalado com o objetivo de produzir análises físico-quimicas em águas subterrâneas estudadas por alunos de pós-graduação do Departamento de Física da UFC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante / Luiz Alberto R Mendonça - Integrante / Carlos José Freire Machado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Outra., Número de produções C, T & A: 4

  • 2001 - 2002

    DATAÇÃO DE OSSOS PELO MÉTODO DO CARBONO-14, Descrição: Este projeto permitiu implantar no Laboratório de Carbono 14 da UFC o método de datação de ossos humanos pré-históricos por contagem em contador proporcional a gás. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2001

    IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DE EXTRAÇÃO DE COLÁGENO NO LABORATÓRIO DE CARBONO 14 DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFC PARA DATAÇÃO DE OSSOS PRÉ-HISTÓRICOS, Descrição: O projeto teve como objetivo instalar, no Laboratório de Carbono 14 do Departamento de Física da UFC, a técnica de extração de colágeno de ossos humanos pré-históricos para datação pelo método do carbono-14.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Ossian Gadelha de Lima - Coordenador / Maria Marlúcia Freitas Santiago - Integrante / Josué Mendes Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

1995

Um dos melhores painéis apresentados na sessão de Química Analítica, SBQ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Crateús, Campus de Crateús. , Rua José Sabóia Livreiro, 1480, Altamira, 63700000 - Crateús, CE - Brasil, Telefone: (88) 36910822, Fax: (88) 36910822, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Associado O, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2025

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 08/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús - FAEC.,Linhas de pesquisa

  • 07/2023

    Direção e administração, Faculdade de Educação de Crateús, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 02/2024 - 07/2024

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 08/2023 - 07/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús - FAEC.,Linhas de pesquisa

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 07/2022 - 12/2022

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 03/2022 - 12/2022

    Direção e administração, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Vice-coordenador de Curso.

  • 03/2022 - 06/2022

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 01/2020 - 12/2021

    Direção e administração, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Química da FAEC.

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 07/2020 - 12/2020

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 03/2020 - 06/2020

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio, Química Orgânica I, Química Orgânica II

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio, Química Orgânica II

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências

  • 09/2014 - 01/2015

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 03/2014 - 08/2014

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Curricular Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Curricular Supervisionado III no Ensino Médio

  • 03/2014 - 08/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação de Crateús, Faculdade de Educação de Crateús.,Atividade realizada, Orientação de trabalho de monografia..

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina específica da linha de pesquisa

  • 08/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação de Crateús, Faculdade de Educação de Crateús.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Monografia.

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Específica da Linha de Pesquisa

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 12/2012 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação - CED, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).,Linhas de pesquisa

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

  • 09/2008 - 09/2012

    Direção e administração, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

  • 07/2010 - 07/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Membro eleito do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).

  • 07/2010 - 07/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Membro eleito do CONSU (Conselho Universitário)..

  • 04/2010 - 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação de Crateús.,Linhas de pesquisa

  • 04/2010 - 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação de Crateús.,Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral I

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia das Ciências

  • 01/2010 - 02/2010

    Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Orgânica

  • 03/2008 - 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação de Crateús.,Linhas de pesquisa

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica I

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • 01/2006 - 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Curricular Supervisionado.

  • 11/2006 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Membro da COPEC (Comissão Permanente de Estágio Curricular).

  • 03/2007 - 09/2008

    Direção e administração, Faculdade de Educação de Crateús.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2007 - 01/2008

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Química II, Estágio Supervisionado em Química IV, Projetos Especiais em Química II, Química Ambiental, Química Analítica II

  • 04/2006 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Química I, Estágio Supervisionado em Química III, Estágio Supervisionado em Química IV, Produção Textual, Projetos Especiais em Química IV, Química Analítica II, Química Geral II

  • 08/2005 - 08/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Educação de Crateús, Campus de Crateús.,Atividade de extensão realizada, Levantamento da Situação de degradação do Rio Poty.

  • 11/2005 - 03/2006

    Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Biologia I, Estágio Supervisionado em Química II, Estágio Supervisionado em Química III, Informática Aplicada à Química, Química Ambiental, Química Geral I

  • 11/2005 - 03/2006

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, Estágio Supervisionado III no Ensino Médio

2003 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DCR-CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DCR-CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2001

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DCR-CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2003 - 08/2005

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I - Experimental, Física Experimental para as Engenharias

  • 05/2003 - 07/2003

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I - Experimental

  • 05/2002 - 04/2003

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental Básica

  • 05/2001 - 04/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 05/2001 - 04/2002

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental Básica

  • 05/2000 - 04/2001

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental Básica

1993 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1993 - 08/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Linhas de pesquisa