Vânia Alves Beneveli
É mestre em Linguística: Teoria e Análise de Políticas Linguísticas de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pela Universidade de Brasília (2011), possui especialização em Letras: Português e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008) e graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Políticas Linguísticas de ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e Ensino Superior, Literatura Africana de Língua Portuguesa. É docente de Língua Portuguesa na Educação Básica - Ensino Médio - e na Educação Superior, implementando o projeto Literatura em Cena, o qual busca a apropriação da competência leitora de obras literárias brasileiras, afro-brasileiras e africanas por meio de transcriação midiática: teatro, fotografia, curta-metragem, performances, com reflexão linguística acerca do dialogismo cultural entre África e Brasil na construção da identidade brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Lingüística
2019 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: AFRICANISMOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: os 15 anos da Lei n 10.639/03 e as implicações linguísticas em sala de aula.,
Enilde Leite de Jesus Faulstich. Palavras-chave: Políticas Linguísticas; Implementação de políticas linguísticas; Lexicologia.
Mestrado em Lingüística
2009 - 2011
Universidade de Brasília, UnB
Título: A implementação da Lei n 10.639/03: uma análise de política linguística e uma proposta de planejamento linguístico.,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Profª. Drª. Enilde Faulstich
Palavras-chave: Linguística; Lexicologia; Política linguística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Letras: Português e Literatura
2007 - 2008
Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: A influência dos africanismos no Português do Brasil contemporâneo
Orientador: Profª. Tatiana Reis Fontes Monteiro
Graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
1999 - 2004
Universidade de Brasília, UnB
Título: Projeto de curso: Material didático para hispano-falantes.
Orientador: Profª. Drª. Daniele Marcelle Grannier
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Política Linguística: desafios glotopolíticos. (Carga horária: 3h). , Parábola Editorial, PE, Brasil.
2013 - 2013
Cinema como recurso didático. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Pedagógica: elaboração de avaliações. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2009 - 2009
Informática educativa. (Carga horária: 60h). , Centro de Ensino Profissionalizante de Ceilândia, CEP, Brasil.
2009 - 2009
Tutoria em educação a distância. (Carga horária: 60h). , Centro de Ensino Profissionalizante de Ceilândia, CEP, Brasil.
2008 - 2008
Desvendando o Moodle. (Carga horária: 60h). , Centro de Ensino Profissionalizante de Ceilândia, CEP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em A visão do silêncio: uma referência sobre o surdo. (Carga horária: 18h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Políticas Linguísticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana de Língua Portuguesa.
Participação em eventos
Desafios no uso de quadrinhos no ensino. 2020. (Exposição).
Jornada de Práticas indisciplinares em Linguítica Aplicada. 2020. (Outra).
Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. 2020. (Exposição).
Mulheres na ciência: Linguística e protagonismo. 2020. (Outra).
Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
O DESAFIO DE APRENDER VERBETES. 2020. (Outra).
Protótipos Didáticos e Gêneros Digitais. 2020. (Encontro).
IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e IX Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. A cultura e história afro-brasileiras na educação básica. 2011. (Congresso).
Projeto Inovações.O papel da linguística no ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A implementação da Lei n 10.639/03 em escolas particulares do Distrito Federal. 2011. (Congresso).
Projeto Inovações - Encontro de Letras.Lei 10639/03: O que diz. Como está. Como cumprir?. 2010. (Encontro).
Seminário de Pesquisa.Afro-brasilidades: reflexões linguísticas sobre a aplicação da Lei n 10.639/03. 2010. (Seminário).
7 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.A formação do feminino: flexão ou derivação?. 2009. (Encontro).
VII Congresso de Educação. 2003. (Congresso).
Primeiro Encontro de Professores de Letras do Brasil Central. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
BENEVELI, Vânia Alves; TRUJILLO, M. F. F.; BARBOSA, F. B.. Língua falada e língua escrita: semelhança e diferença.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; TRUJILLO, M. F. F.; BARBOSA, F. B.. A presença do agregado José Dias na obra Dom Casmurro, Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; TRUJILLO, M. F. F.; BARBOSA, F. B.. O lúdico na aprendizagem infantil: jogos e brincadeiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; BARBOSA, F. B.; LOPES, N. A.. Aspectos políticos e morais da obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; LOPES, N. A.; SCALIA, M. C.. A inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; SCALIA, M. C.; LOPES, N. A.. A formação de palavras na Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves; SCALIA, M. C.; LOPES, N. A.. A influênciada oralidade na escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste.
BENEVELI, Vânia Alves. Comissão de Estudos Afro-Brasileiros. 2011. Centro Universitário de Brasília.
Produções bibliográficas
-
ALVES BENEVELI, Vânia . MAR ME QUER: DA PROSA À DRAMATURGIA DE MIA COUTO. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES , v. 13, p. 281-293, 2020.
-
SILVA, Vânia Alves . Oralidade e Alteridade em Mar me Quer: a ancestralidade da Cultura Popular no Contexto de Mia Couto. In: Geyza R. O. Novais Vidon; Sandra Lima; Vanildo Stieg. (Org.). Encontro Bakhitiniano com a vida e as esferas culturais. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 3, p. 13-260.
-
SILVA, Vânia Alves . MAR ME QUER: DA PROSA À DRAMATURGIA ? O UNIVERSO POÉTICO-CULTURAL DE AVÔ CELESTIANO. In: 11 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília, 2013, Brasília. 11 Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília, 2013.
-
SILVA, Vânia Alves . A formação do feminino: flexão ou derivação. In: 7 Encontro de Letras, 2009, Taguatinga. 7 Encontro de Letras. Taguatinga: UCB, 2009. v. 1. p. 45-60.
-
SILVA, Vânia Alves . ?CAUSOS DE PRETO-VELHO?: DA VIDA REAL À REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA ? A LITERATURA ORAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. In: Seminário de Poéticas Orais, 2013, Rio Grande do Sul. Seminário de Poéticas Orais, 2013.
-
SILVA, Vânia Alves . A cultura e história afro-brasileiras na educação básica. In: IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e IX Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB, 2011, Brasília. A qualidade da Educação Superior e a Sustentabilidade do País. Brasília: UniCEUB, 2011. v. 1. p. 34-34.
-
SILVA, Vânia Alves . Variação linguística de expressões idiomáticas. In: V Congresso Internacional da SIPLE, 2004, Brasília. V Congresso Internacional da SIPLE, 2004. v. 1. p. 24-24.
-
SILVA, Vânia Alves . Norma e variação lingüística em materiais didáticos de ensino de português como segunda língua. In: V Congresso Internacional da SIPLE, 2004, Brasília. V Congresso Internacional da SIPLE, 2004. v. 1. p. 23-23.
-
SILVA, Vânia Alves . ?CAUSOS DE PRETO-VELHO?: DA VIDA REAL À REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA ? A LITERATURA ORAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. Boitatá , 2014.
-
SILVA, Vânia Alves . ORALIDADE E ALTERIDADE EM MAR ME QUER: A ANCESTRALIDADE DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DE MIA COUTO. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , 2013.
-
BENEVELI, Vânia Alves . Lei n 10639/03 e a BNCC: reflexões linguísticas sobre a influência africana e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves . Abensonhar: a presença do simbolismo na transcriação intersemiótica de 'Nas águas do tempo', de Mia Couto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves ; Portela, Cristiane Assis . Literatura e História: narrativas midiáticas como expressão decolonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Vânia Alves . Português em face da Lei 10.639. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Vânia Alves . ?CAUSOS DE PRETO-VELHO?: DA VIDA REAL À REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA ? A LITERATURA ORAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves . A cultura e história afro-brasileiras na educação básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Vânia Alves . O papel da linguística no ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Vânia Alves . A implementação da Lei n 10.639/03 em escolas particulares do Distrito Federal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves . Afro-brasilidades: reflexões linguísticas sobre a aplicação da Lei n 10.639/03. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Vânia Alves . Lei n 10.639/03: o que diz? Como está? Como cumprir?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Vânia Alves ; Moacir Ferreira Jr. . A formação do feminino: flexão ou derivação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves . Norma e variação lingüística em materiais didáticos de ensino de português como segunda língua. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves . Variação linguística de expressões idiomáticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Vânia Alves ; LIRA, L. C. . Nivelamento em Língua Portuguesa a distância: módulo 1. Brasília: UniCEUB, 2012 (Ensino a distância).
-
SILVA, Vânia Alves ; LIRA, L. C. . Proposta de Nivelamento em Língua Portuguesa a distância. Brasília: UniCEUB, 2011 (Ensino a distância).
Outras produções
SILVA, Vânia Alves . Atividades didáticas no ensino de Língua Portuguesa. 2005.
SILVA, Vânia Alves ; Júnior, Antônio Alves ; DIB, Siland . Curso de Alfabetização e Linguagem a distância - tutoria. 2008.
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
Política lingüística em correlação com a História da Língua Portuguesa, Descrição: O projeto tem como meta investigar, no decorrer da História da Língua Portuguesa, resultados lingüísticos com base nas forças políticas empreendidas entre diferentes etnias desde a antiga Ibéria até os dias atuais. Investiga-se a concepção de multilinguismo, plurilinguismo e bilingüismo, no processo de formação do português e os efeitos dessa pluralidade na Língua transplantada para outros continentes. O foco principal é a formação e a (re)construção do léxico em sincronias distintas e o registro nos dicionários brasileiros. Estudam-se também: i) a(s) ortografia(s) do português e os efeitos na escrita em decorrências de leis; ii) o desempenho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no espaço em que o português é Língua oficial. Do ponto de vista metodológico, seguem-se modelos da lingüística comparatva ou da contrastiva, em função do objeto de análise. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Alessandra Souza Santos - Integrante / Natalia Stanzioni - Integrante / Vania Alves da Silva - Integrante / Enilde Leite de Jesus Faulstich - Coordenador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vânia Alves Beneveli - Integrante / Enilde Faulstich - Coordenador.
Prêmios
2017
Operação Cisne Branco, Colégio Militar Tiradentes e Marinha Brasileira.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
centro educacional leonardo da vinciVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Outras informações:
Docente de Gramática; Produção de Texto e Interpretação Textual para o Ensino Médio.
2018 - 2019
Centro Educacional Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Literatura, Carga horária: 27
2015 - 2017
Instituto Federal de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente de Língua Portuguesa para Ensino Médio Técnico e Ensino Superior.
Disciplinas ministradas:
Leitura e Produção de Textos em Licenciatura em Química
Leitura e Produção de Textos em Técnico em Química, Técnico em Alimentos, Técnico em Administração.
2016 - 2017
Colégio Militar Tiradentes (DF)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
2014 - 2016
centro Universitário unieuroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
Docente-Tutora de Leitura e Produção de Textos para os cursos: Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Sistemas de Informação.
Docente de Leitura e Produção de Textos para os cursos: Direito, Sistema de Informação e Administração.
Docente de Trabalho de Conclusão de Curso 1 para o curso de Direito
Docente de Metodologia Científica para os cursos de Direito e Administração.
2009 - 2014
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente-Tutora, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutoria das disciplinas: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa; Leitura e Produção Textual.
2013 - 2015
Colégio Marista de BrasíliaVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 27
2011 - 2012
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrou as disciplinas Língua Portuguesa, Morfossintaxe do Português, Sintaxe do Português Contemporâneo e o curso de extensão: Nivelamento em Língua Portuguesa.
Foi assistente de Coordenação de Letras.
Ministrou o curso de Português: gramática a distância.
2009 - 2011
Centro Educacional SigmaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 14
2009 - 2010
Faculdades UnicertoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou as disciplinas Língua Portuguesa, Morfossintaxe do Português, Sintaxe do Português.
2009 - 2009
Instituto de Educação Superior do Centro-OesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou as disciplinas Leitura e Produção Textual, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa e Latim 1.
2008 - 2009
Sociedade Educacional Leonardo da VinciVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 20
2008 - 2009
Centro de Formação Continuada de ProfessoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico e técnico em EaD, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora-tutora do curso de Alfabetização e Linguagem para professores da rede pública de ensino.
2006 - 2008
Sociedade Civil Casas de EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 20
2007 - 2007
Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalVínculo: Contrato temporátio, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa - Ensino Médi, Carga horária: 20
2000 - 2000
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora de Fonética e Fonologia, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vânia Alves Beneveli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?