José Farias dos Santos Junior

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté - Unitau (1984) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006). Desenvolve atividades, como Pesquisador, na área da Divisão de Desenvolvimento Industrial de Produtos Aeroespaciais no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) / Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Neste Instituto, atua na Subdivisão de Análise Empresarial e Mobilização Industrial, como Chefe, do(a) Seção de Mobilização Industrial (CDI-SE-M), atuando, juntamente com um grupo de analistas, no que concerne ao Convênio ICMS 75/91, do setor aeroespacial, o qual possibilita que as empresas da indústria aeronáutica, da rede de comércio e importação de produtos aeronáuticos, dentre outras, reduzam a alíquota do ICMS a 4% nas operações com aeronaves, partes, peças, acessórios, dentro outros itens listados neste Convênio. Também, atua como analista da Seção de Análise Empresarial e Mobilização Industrial(Assessoramento ao MD e EMAER), com a finalidade de proporcionar o Catálogo das Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER), o qual, é a relação das empresas da área aeroespacial, que atende aos interessados sobre produtos e serviços por elas produzidos, em possíveis parcerias tecnológicas. Desenvolveu atividades, como Colaborador, em projetos tais como o "Wind up Free-Fall Simulator" e para o gerador Eólico de Médio Porte da empresa Dýnamis Indústria e Comércio Ltda. Desenvolveu atividades de Certificação no campo da Aviação Civil pela ANAC, como Engenheiro Mecânico, atuando nas áreas de Propulsão e Sistemas Mecânicos. Coordenou, também, processos de Certificação de Produtos Aeroespaciais, no campo de Defesa do Comando da Aeronáutica ? COMAER, como Engenheiro Mecânico e Pesquisador, atuando na área de Sistemas Mecânicos, Eletroeletrônicos(Aviônicos) e Produtos de Infraestrutura Aeroportuária e de Defesa. Chefiou a Seção de Sistemas Mecânicos, tendo como subordinados (04) quatro Engenheiros Mecânicos e um Suboficial da Força Aérea Brasileira ? FAB. Coordenou inúmeros processos de Certificação, Revitalização e Modernização de Equipamentos e Aeronaves do acervo da Força Aérea Brasileira ? FAB. Como Pesquisador, atuou no campo Espacial, na pesquisa da fabricação de componentes mecânicos da família de Foguetes Sonda (II, III, IV, etc.) e Veículo Lançador de Satélites (VLS). E também, na área da Qualidade e Confiabilidade dos referidos Projetos.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecanica

2003 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Monitoramento e Avaliação da Condição de um Sistema Propulsor Aeronáutico através de Técnicas de Análise de Partículas em Óleos Lubrificantes
, Ano de Obtenção: 2006.Prof. Dr. Mauro Hugo Mathias.Palavras-chave: óleo.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Aeronáutica e Espaço; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

Especialização em Administração da Produção

1986 - 1986

Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos
Título: Administração da Produção

Graduação em Engenharia Mecânica

1979 - 1984

Universidade de Taubaté

Curso técnico/profissionalizante em Desenhista Técnico Mecânico

1975 - 1977

Escola Técnica Prof. Everardo Passos

Formação complementar

2013 - 2013

KC-390 MSG-3 Training. (Carga horária: 24h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2013 - 2013

MSG-3 para o Projeto KC-390. (Carga horária: 24h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2012 - 2012

Manutenção dos Motores Makila 2A-2A1- 1. Escalão. (Carga horária: 34h). , Turbomeca Training/AMBRA, TMB, Brasil.

2012 - 2012

Manutenção Básica do Motor Turboeixo Makila 2A/2A1. (Carga horária: 32h). , Turbomeca do Brasil, TMB, Brasil.

2011 - 2011

Certificação de Produto Aeroespacial COMAER. (Carga horária: 38h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ? Fat. (Carga horária: 152h). , COMAER/CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS, CENIPA, Brasil.

2010 - 2010

Credenciamento em Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Fator Material. (Carga horária: 152h). , Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, CENIPA, Brasil.

2007 - 2007

Seminário de Rep. Cred. da Autoridade Aeronáutica. (Carga horária: 28h). , Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica, DCA-BR, Brasil.

2004 - 2005

Progr. de Educ. Cont. em Certif. de Aviação Civil. (Carga horária: 35h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

2003 - 2003

Análise e Avaliação de Seg. de Sist. Aeroespaciais. (Carga horária: 32h). , Centro Técnico Aeroespacial VRH-D, CTA/VRH-D, Brasil.

2003 - 2003

Jornada de Iniciação Científica e Pós-Graduação. (Carga horária: 35h). , Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, FEG - UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Processo de Desenvolvimento de Sistemas. (Carga horária: 14h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2002 - 2002

"Glass Cockpit" Atualidades e Perspectivas. (Carga horária: 16h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

2002 - 2002

Seminárioi de Usinagem "HSC - High Speed Cutting". (Carga horária: 14h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2002 - 2002

Certificação Estrutural. (Carga horária: 24h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Access 2000. (Carga horária: 20h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Certificação Aeronáutica. (Carga horária: 16h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Administração do Tempo. (Carga horária: 8h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Processos e Desenvolvimento de Sistemas. (Carga horária: 12h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

System Safety Assessment. (Carga horária: 12h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Sistemas Ambientais (Básico). (Carga horária: 32h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Sistema de Oxigênio (Avançado). (Carga horária: 32h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Comandos de vôo do EMB-145. (Carga horária: 25h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2001 - 2001

Lead Assessor. (Carga horária: 40h). , HGB - SAM INSTITUTE/STAT.A.MATRIX, HGB, Brasil.

2000 - 2000

Sistema da Qualidade. (Carga horária: 42h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

2000 - 2000

Familiarização Geral da Aeronave EMB-145. (Carga horária: 35h). , EMBRAER, EMBRAER, Brasil.

2000 - 2000

Preparação de Auditores da Qualidade. (Carga horária: 42h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

2000 - 2000

Seleção de Materiais para Projetos Mecânicos. (Carga horária: 30h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

1999 - 1999

Represent. Credenciados da Autoridade Aeronáutica. (Carga horária: 20h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

1998 - 1998

Representante da Garantia da Qualidade. (Carga horária: 68h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

1997 - 1997

Certificador de Mat. Aer. de Emprego Militar. (Carga horária: 76h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

1989 - 1989

Sistema de Garantia da Qualidade. (Carga horária: 48h). , Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IFI, Brasil.

1986 - 1986

Administração da Produção. (Carga horária: 180h). , Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos, CDT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Aviões.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Foguetes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Helicópteros.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Manutenção de Sistemas Aeroespaciais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Satélites e Outros Dispositivos Aeroespaciais.

Participação em eventos

8. Simpósio de Segurança em Voo. 2015. (Simpósio).

6. Simpósio de Segurança em Voo. 2013. (Simpósio).

Certificação de Produto Aeroespacial COMAER. 2011. (Outra).

Latin America Aerospace and Defence - LAAD. 2005. (Outra).

Latin American Business Aviation Conference & Exhibition - LABACE. 2005. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • JOSÉ FARIAS DOS SANTOS JUNIOR . REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANAISSN: 1696-8352Page 1REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, Curitiba, v.22, n.7, p. 01-20. 2024.Estudo da viabilidade econômica de um sistema de aproveitamento energético de biogás proveniente de uma estação de tratamento de esgoto projetada para o município de Bauru-SP. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. 1, 2024.

  • José Farias dos Santos Júnior ; SANTOS JUNIOR, J. F. . AUMENTO DA EFICIÊNCIA NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO MECÂNICA DE GERADORES EÓLICOS DE PEQUENO PORTE. Revista SODEBRAS , v. 5, p. 06, 2010.

  • SANTOS JUNIOR, J. F. . Técnicas de Análise de Óleos e Graxas na Indústria Aeronáutica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS JUNIOR, J. F. . Sistema de Coletores Solar. 1996.

SANTOS JUNIOR, J. F. . Inspeção em Componentes de Trem de Pouso Principal utilizados nas aeronaves T-25 Universal.. 1999.

SANTOS JUNIOR, J. F. . Relatório Anual de Estágio Profissional. 1984.

SANTOS JUNIOR, J. F. . "Reduced Vertical Separation Minimum" - RVSM. 2005. .

SANTOS JUNIOR, J. F. . Norma MIL-STD-810 E (Fungos e Areia/Pó).. 2004. .

SANTOS JUNIOR, J. F. . Representante da Garantia da Qualidade (DHM-008). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS JUNIOR, J. F. . DHM-008 Ensaios de Certificação. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização).

SANTOS JUNIOR, J. F. . Certificador de Produto Aeronáutico (DHM-008 e Requisitos de Mecânica).. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS JUNIOR, J. F. . Requisitos de Mecânica - Certificador de Produto Aeronáutico. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização).

Projetos de desenvolvimento

  • 1999 - 2007

    Projeto de Revitalização de Equipamentos Aviônicos em diversos tipos de Aeronaves da Força Aérea Brasileira., Descrição: Revitalização de Equipamentos de Navegação e de Missão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Membro do Grupo de Trabalho no Projeto de Modernização das aeronaves F-5 (FAB). Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservaç, Descrição: Membro do Grupo de Trabalho no Projeto. Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto de Modernização das Aeronaves AMX. Membro do grupo de Trabalho incumbido de realizar as Atividades Técnicas da Certificação das Modificações introduzidas nos Protótipos do Referido Projeto de Modernização. O foco principal das modificações fo, Descrição: Modernização de Sistemas Aviônicos e Ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto da Aeronave EMB-314 ALX/Super Tucano. Membro do Grupo de Trabalho que foi incumbido de realizar a Verificação da Qualidade, nos Protótipos do referido Projeto.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança, Descrição: Verificação da Produção e Aceitação dos Protótipos desenvolvidos e pré-Série.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projetos de Certificação de Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX) em Taubaté - SP. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional., Descrição: Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1999 - 2007

    Projeto de Revitalização de Equipamentos Aviônicos em diversos tipos de Aeronaves da Força Aérea Brasileira., Descrição: Revitalização de Equipamentos de Navegação e de Missão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Membro do Grupo de Trabalho no Projeto de Modernização das aeronaves F-5 (FAB). Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservaç, Descrição: Membro do Grupo de Trabalho no Projeto. Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto de Modernização das Aeronaves AMX. Membro do grupo de Trabalho incumbido de realizar as Atividades Técnicas da Certificação das Modificações introduzidas nos Protótipos do Referido Projeto de Modernização. O foco principal das modificações fo, Descrição: Modernização de Sistemas Aviônicos e Ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto da Aeronave EMB-314 ALX/Super Tucano. Membro do Grupo de Trabalho que foi incumbido de realizar a Verificação da Qualidade, nos Protótipos do referido Projeto.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança, Descrição: Verificação da Produção e Aceitação dos Protótipos desenvolvidos e pré-Série.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projetos de Certificação de Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX) em Taubaté - SP. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional., Descrição: Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1999 - 2007

    Projeto de Revitalização de Equipamentos Aviônicos em diversos tipos de Aeronaves da Força Aérea Brasileira., Descrição: Revitalização de Equipamentos de Navegação e de Missão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Membro do Grupo de Trabalho no Projeto de Modernização das aeronaves F-5 (FAB). Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservaç, Descrição: Membro do Grupo de Trabalho no Projeto. Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto de Modernização das Aeronaves AMX. Membro do grupo de Trabalho incumbido de realizar as Atividades Técnicas da Certificação das Modificações introduzidas nos Protótipos do Referido Projeto de Modernização. O foco principal das modificações fo, Descrição: Modernização de Sistemas Aviônicos e Ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto da Aeronave EMB-314 ALX/Super Tucano. Membro do Grupo de Trabalho que foi incumbido de realizar a Verificação da Qualidade, nos Protótipos do referido Projeto.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança, Descrição: Verificação da Produção e Aceitação dos Protótipos desenvolvidos e pré-Série.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projetos de Certificação de Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX) em Taubaté - SP. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional., Descrição: Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1999 - 2007

    Projeto de Revitalização de Equipamentos Aviônicos em diversos tipos de Aeronaves da Força Aérea Brasileira., Descrição: Revitalização de Equipamentos de Navegação e de Missão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Membro do Grupo de Trabalho no Projeto de Modernização das aeronaves F-5 (FAB). Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservaç, Descrição: Membro do Grupo de Trabalho no Projeto. Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto de Modernização das Aeronaves AMX. Membro do grupo de Trabalho incumbido de realizar as Atividades Técnicas da Certificação das Modificações introduzidas nos Protótipos do Referido Projeto de Modernização. O foco principal das modificações fo, Descrição: Modernização de Sistemas Aviônicos e Ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto da Aeronave EMB-314 ALX/Super Tucano. Membro do Grupo de Trabalho que foi incumbido de realizar a Verificação da Qualidade, nos Protótipos do referido Projeto.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança, Descrição: Verificação da Produção e Aceitação dos Protótipos desenvolvidos e pré-Série.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projetos de Certificação de Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX) em Taubaté - SP. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional., Descrição: Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1999 - 2007

    Projeto de Revitalização de Equipamentos Aviônicos em diversos tipos de Aeronaves da Força Aérea Brasileira., Descrição: Revitalização de Equipamentos de Navegação e de Missão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projetos de Certificação de Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX) em Taubaté - SP. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional., Descrição: Equipamentos Aviônicos para Programas da Aviação do Exército Brasileiro. Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto da Aeronave EMB-314 ALX/Super Tucano. Membro do Grupo de Trabalho que foi incumbido de realizar a Verificação da Qualidade, nos Protótipos do referido Projeto.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança, Descrição: Verificação da Produção e Aceitação dos Protótipos desenvolvidos e pré-Série.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Projeto de Modernização das Aeronaves AMX. Membro do grupo de Trabalho incumbido de realizar as Atividades Técnicas da Certificação das Modificações introduzidas nos Protótipos do Referido Projeto de Modernização. O foco principal das modificações fo, Descrição: Modernização de Sistemas Aviônicos e Ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

  • 1998 - 2007

    Membro do Grupo de Trabalho no Projeto de Modernização das aeronaves F-5 (FAB). Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservaç, Descrição: Membro do Grupo de Trabalho no Projeto. Atuou na parte de Sistemas Mecânicos e Sistemas Ambientais na referida Modernização daquelas Aeronaves.Não é permitido o detalhamento deste Projeto em função da preservação da Segurança Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Farias dos Santos Junior - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial.Linhas de pesquisa

2008 - 2008

Dýnamis Indústria e Comércio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Eng. Mecânico de Desenvolvimento de Projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolveu atividades, como Engenheiro de Desenvolvimento de Projetos, nos seguintes itens: - "Wind Up Free-Fall Simulator" Versão Móvel - Série Piloto - Fase I. - Gerador Eólico de Médio Porte com CVT - Protótipo 100KW.

Atividades

  • 04/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Matriz.Linhas de pesquisa

2007 - 2008

Agência Nacional de Aviação Civil

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Como Engenheiro Mecânico, desenvolveu atividades de Certificação na área da Aviação Civil, como Autoridade Primária, no Grupo de Propulsão e Sistemas Mecânicos. Atuou predominantemente, nos assuntos de Propulsão Aeronáutica e de Dificuldades em Serviço, junto aos Requerentes dos Serviços de Certificação Aeronáutica. Atuou com Empresas tais quais, EMBRAER, BOEING, AIRBUS, HELIBRAS, AEROMOT, etc.

Atividades

  • 02/2007 - 04/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Gerência Geral de Certificação de Produto - GGCP, Gerência Geral de Certificação de Produto - GGCP.Atividade realizada, Como Engenheiro Mecânico desenvolveu atividades de Certificação de Produto Aeronáutico, na área de Aviação Civil e integrando o Grupo de Sistemas Mecânicos e Propulsão, e mais diretamente afeito aos assuntos de Prop. Aer. e Dificuldades em Serviço..

1998 - 2007

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Servidor na Subdivisão de Certificação de Produto Aeroespacial, como Chefe da Seção de sistemas Mecânicos. Desenvolveu Atividades de Homologação/ Convalidação/ Integração em diversos Programas de Defesa do COMAER, da Força Aérea Brasileira - FAB. Atuou junto aos Parques de Material Aeronáutico, Bases Aéreas e fornecedores do COMAER, tais como EMBRAER, HELIBRAS, ELBIT, BOEING, etc.

Atividades

  • 06/1998 - 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial.Linhas de pesquisa

1996 - 1997

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Vínculo: Prestador de Serviço Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Como Engenheiro Mecânico, desenvolveu atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, em Experimentos, no campo da Energia Solar.

Atividades

  • 06/1996 - 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Mecânica.Linhas de pesquisa

1990 - 1996

Cientes Diversos

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Como Eng. mecânico, desenvolveu atividades de prestação de serviço autônomo, nas áreas de Fabricação, materiais e Qualidade.

Atividades

  • 09/1990 - 06/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Clientes, Clientes.Atividade realizada, Como Engenheiro Mecânico, desenvolveu Atividades Técnicas, nas áreas de Fabricação, Materiais e Qualidade..

1985 - 1990

Instituto de Aeronáutica e Espaço

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu Atividades, como Pesquisador, nas Divisões da Qualidade e Confiabilidade e de Mecânica, nos diversos Projetos de Foguetes Sonda (II, III, IV, VS-30, VS-40) e Veículo Lançador de Satélites - VLS. Fazia parte de suas atribuições, as seguintes atividades: Engenharia de Produto, Inspeções de Recebimento e Condições de Armazenamento para Componentes, Peças, Matérias-Primas e Itens Padronizados, para os diversos tipos de Foguetes. Liderou as Seções de Controle de Fabricação Interna e Externa. Trabalhou na Seção de Planejamento e Controle da Produção - PCP, fazendo a interface junto à Subdivisão de Métodos e Processos e com a Subdivisão de Fabricação. Administrou o Setor de Estocagem de Peças em Processo de Fabricação.

Atividades

  • 08/1985 - 08/1990

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Técnico Aeroespacial.Linhas de pesquisa

1984 - 1984

Centro Técnico Aeroespacial

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 35

Outras informações:
Realizou Estágio Profissional, na área de Engenharia Mecânica, na Subdivisão de Suporte Técnico - SUTEC, em Projetos de interesse da Divisão de Laser e outros, do Comando da Aeronáutica.

Atividades

  • 07/1984 - 12/1984

    Estágios , Instituto de Estudos Avançados - IEAv.Estágio realizado, Realizou Estágio Profissional, na área de Engenharia Mecânica, na Subdivisão de Suporte Técnico - SUTEC, em projetos de interesse da Divisão de Laser e outros, do IEAv/COMAER>.