Niura Maria Fontana

possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português Inglês - (1976) e Bacharelado em Filosofia (2019) pela Universidade de Caxias do Sul, especialização em Letras - Teoria da literatura -pela Universidade de Caxias do Sul (1979), especialização em Ensino de Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e mestrado em Applied Linguistics - University of Wales - Bangor (1989). Atualmente é professora aposentada da Universidade de Caxias do Sul. Atuou principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, gêneros discursivos, elaboração de material didático de português para o nível superior e formação de professores de Língua Portuguesa e Inglesa.

Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Applied Linguistics

1988 - 1989

University Of Wales
Título: Summarizing strategies in L1 and L2,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Carl James
Palavras-chave: resumo; Estratégias; Lingua Materna; Lingua Estrangeira.

Especialização em Ensino de Inglês

1985 - 1986

Universidade de Caxias do Sul

Especialização em Letras Teoria da Literatura

1977 - 1979

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Filosofia

2011 - 2019

Universidade de Caxias do Sul
Título: Bases éticas da justiça restaurativa
Orientador: Mateus Salvadori

Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês

1973 - 1976

Universidade de Caxias do Sul

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação Teórico-Vivencial em Círculos de Construção de Paz. (Carga horária: 32h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2016 - 2016

Fotografia Digital Básica. (Carga horária: 40h). , Galeria Arte Quadros, ARTE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Introdução à Gramática Funcional. (Carga horária: 10h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Missão Acadêmica Internacional UCS - Finlândia e França. (Carga horária: 50h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2014 - 2014

MBA em Gestão de IES - Missão Acadêmica UCS. (Carga horária: 50h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Seminário de Formação para a Docência e Tecnologia. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

1998 - 1998

Lingüística de Texto e Implicações Para o Ensino. (Carga horária: 18h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

1998 - 1998

Linguistica Aplicada. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1995 - 1995

Intrinsic motivation: new approaches.... (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino e Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino de Línguas.

Organização de eventos

ZINANI, C. J. A. ; SANTOS, S. R. P. ; FONTANA, N. M. . VII Seminário Internacional e XVI Nacional Mulher e Literatura. 2015. (Congresso).

FONTANA, N. M. ; PORSCHE, S.C. . Seminário de Formação para a Docência: o artigo de divulgação como objeto de ensino. 2012. (Outro).

BALTAR, Marcos ; PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. ; ZANOTTO, Normélio . V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - V SIGET. 2009. (Congresso).

FONTANA, N. M. . V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2009. (Congresso).

FONTANA, N. M. . V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2009. (Congresso).

FONTANA, N. M. . Aprendizagem de inglês: escola e universidade integrando saberes. 2009. (Outro).

RUWER, Magaly ; FONTANA, N. M. . XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, IX Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, II Seminárrio Regional de Ensino de Línguas Instrumentais. 2007. (Congresso).

FONTANA, N. M. . Seminário de Ensino e Aprendizagem de Inglês. 2006. (Outro).

FONTANA, N. M. . Seminário de Ensino de Língua Portuguesa nas Licenciaturas. 2004. (Outro).

FONTANA, N. M. . IV Semana de Letras. 1983. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de formação para a docência: o artigo de divulgação científica como objeto de ensino.Seminário de formação para a docência: o artigo de divulgação científica como objeto de ensino. 2012. (Seminário).

Seminário UCA na serra: compartilhando ideias e construindo cenários. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais - Letras 50 anos.Relatos de experiência docente na Educação Básica - Simpósio temático 23. 2011. (Seminário).

APIRS One-day-envent. 2010. (Encontro).

APIRS one-day event Toward professional development.Teacher development: what. why anda how. 2010. (Encontro).

V CINFE. 2010. (Congresso).

V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2010. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Estudo de Gêneros Textuais - SIGET.Relatos de estágio: novas visões, novos gêneros?. 2009. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2009. (Simpósio).

IV Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação. Estudo comparativo do desempenho em leitura de alunos iniciantes e concluintes da UCS. 2008. (Congresso).

4 SIGET.Os múltiplos desdobramentos genéricos do relatório de estágio. 2007. (Simpósio).

Xv Encontro de Jovens Pesquisadores da UCs. 2007. (Encontro).

XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, IX Seminário Nacional de Línguas Instrumentais e II Seminário Regional de Ensino de Línguas Instrumentais.Um percurso didático para a leitura do artigo de opinião. 2007. (Simpósio).

XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, IX SEminário Nacional de Línguas Instrumentais e II Seminário Regional de EnSino de Línguas Instrumentais. 2007. (Seminário).

Gêneros para ensinar e Gêneros a serem ensinados: didatização e abordagem enunciativa. 2006. (Oficina).

XI Simpósio de Letras e Lingüística. 2006. (Simpósio).

XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Produção do texto didático: otimizando o discurso do professor. 2006. (Congresso).

Encontro de Professores de Língua Portuguesa.Seminário de Socialização de resultados de pesquisa: grupo linguagem e educação. 2005. (Seminário).

A abordagem sociointernacionista no ensino da língua portuguesa no nível superior. 2004. (Outra).

I Seminário do Fórum de Licenciaturas.Mesa Redonda relativa aos Projetos-Disciplina do Projeto Pedagógico UCS-Licenciatura. 2004. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Competência funcional e sociolingüística na leitura de universitários. 2004. (Congresso).

II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XII Semana de Letras.Ensinando a resumir: teoria e prática. 2003. (Encontro).

II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XII Semana de Letras.O potencial pedagógico do teste cloze. 2003. (Encontro).

Atualização em Língua Portuguesa: desafios e perspectivas. 2002. (Seminário).

XV Semana de Letras. 2001. (Outra).

XIV Semana de Letras. 2000. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Língüística Aplicada. 1998. (Congresso).

Tesol International. 1997. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Professores Universitário de Língua Inglesa. 1995. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Língüística Aplicada. Motivation, anxiety and self-esteem in older learners of English. 1993. (Congresso).

IX Semana de Letras. 1993. (Outra).

Braz-Tesol 3 Convenção Nacional. 1992. (Outra).

IX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1991. (Outra).

VIII Semana de Letras. 1989. (Outra).

VI Semana de Letras. 1985. (Outra).

VII Semana de Letras. 1984. (Outra).

V Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. 1983. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Graciela Dossin

FONTANA, N. M.. Picture dictionary: an effective technique to teach vocabulary to young learners. 2011.

Aluno: Suzana Bettú

FONTANA, N. M.; CORNO, Giselle Olivia Mantovani Dal. A importância das disciplinas de inglês instrumental nos cursos de tecnologia: polímeros, automação e eletrônica industrial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Amanda Dal' Zotto Prizote

FONTANA, N. M.. Aquisição de linguagem, aprendizagem e literatura: implicações para as aulas de língua inglesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul.

FONTANA, N. M.PAVIANI, N. M. S.; TEDESCO, E. G.. Processo de seleção de docente para área de Língua Portuguesa Instrumental da UCS. 2002. Universidade de Caxias do Sul.

FONTANA, N. M.; SANTOS, M. M. C.; FELTES, H. P. M.. Processo de seleção de docentes para a área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul. 1999. Universidade de Caxias do Sul.

FONTANA, N. M.; SANTOS, M. M. C.; DOTTI, C.. Concurso para seleção de docentes de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul, Campus da Região dos Vinhedos. 1997. Universidade de Caxias do Sul.

FONTANA, N. M.; THIELEN, N.; RIBEIRO, R. J.. Concurso para seleção de docentes de Literatura Inglesa no Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul. 1984. Universidade de Caxias do Sul.

FONTANA, N. M.; BOMBASSARO, Luis Carlos. Banca de qualificação de doutorado - Análise de erros de aprendizes de uma língua nova. 1994. Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Mariza Terezinha da Rocha

Como mobilizar o leitor e o escritor que há em cada adolescente?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura e Produção Textual) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

JORDANA BRIGOLINI

ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLA CICLADA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Tânia Mara Duda

LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS, O USO DE LIBRAS É ESSENCIAL?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Sabrina Bonqueves Fadanelli

Using the genre approach to help EFL learners to optimize their listening comprehension; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Noeli Eggers Strate

An analysis of writing materials; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

DENISE DALLA SANTA

Improving EFL multilevel large groups? learning through interactive oral activities; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Simara Helena Dall Alba

The use of portfolios as an effective assessment tool in teaching English as an additional language; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Amanda Marcon

The non-native English accents in global English; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Marina Belló dos Santos

The use of ludic activities in English classes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Gisele Lucca Patussi

Salient affective and cognitive traits in late adulthood healthy English learners; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Fabiane Cristina Weber

English coursebooks and the needs of large multilevel teenage groups; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Luciana Idiarte Soares

The writing process: how EFL teachers ca help their students improve; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Felipe Teixeira Zobaran

Elaboração de questionário para investigar condições de formação leitora; 2010; Iniciação Científica - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Jaqueline Ana Faria Lenzi

Aspectos da compreensão textual de alunos universitários iniciantes e concluintes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade de Caxias do Sul, Timo Empreendimentos Ltda; ; Orientador: Niura Maria Fontana;

Jaqueline Lenzi

Estudo comparativo do desempenho em leitura de universitários iniciantes e concluintes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade de Caxias do Sul, Timo Empreendimentos Ltda; ; Orientador: Niura Maria Fontana;

Raquel Jeanine de Freitas Ramos

Módulo de intervenção pedagógica: recurso metodológico de pesquisa; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês) - Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Graziela Turella

Hábitos e preferências de leitura do aluno universitário; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

MARINILDE FERREIRA DE CASTILHOS

Elaboração de material instrucional de leitura para alunos universitários; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Graziela Turella

A importância das etapas de leitura e das habilidades cognitivas na exploração do texto didático; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Espanhol) - Universidade de Caxias do Sul, Empresa; Orientador: Niura Maria Fontana;

MARINILDE FERREIRA DE CASTILHOS

Elaboração de material institucional de leitura para alunos universitários; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Samira Dall Agnol

Classe gramatical e desempenho no preenchimento de um teste cloze; 2004; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Cinara Fontana Triches

Diagnóstico do grau de desempenho dos alunos iniciantes e avançados do curso de Letras da UCS na realização do teste cloze; 2004; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Samira Dall Agnol

Perfil do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul: hábitos e preferências de leitura; 2003; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Cinara Fontana Triches

Perfil socioeconômico e cultural do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul: dados pessoais e familiares; 2003; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Espanhol) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Samira Dall Agnol

Elaboração da escala de aceitabilidade das respostas ao tese cloze para um diagnóstico da competência de leitura de alunos universitários; 2002; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Cinara Fontana Triches

Diagnóstico do grau de desempenho de alunos iniciantes e avançados do curso de Letras da UCS na realização do teste cloze; 2004; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Morgana Rossetti

Diagnóstico do grau de desempenho dos alunos iniciantes e avançados do curso de Letras da UCS na realização do teste cloze; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Samira Dall Agnol

Diagnóstico do grau de desempenho dos alunos iniciantes e avançados do curso de Letras da UCS na realização do teste cloze; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Niura Maria Fontana;

Produções bibliográficas

  • FALKENBACH, LUCIANA IDIARTE SOARES ; FONTANA, NIURA MARIA . Writing for life: materials might make a difference. BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 7, p. 44-62, 2016.

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, Isabel Paese . Atividade profissional, incentivo da escola fundamental e grau de instrução da mãe: peças na formação do leitor universitário. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso) , v. 13, p. 71-99, 2010.

  • PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. . Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB) , v. 14, p. 77-88, 2009.

  • FONTANA, N. M. . Autonomia: requisito na formação do professor de línguas para fins específicos. The Especialist , v. 29, p. 1-17, 2008.

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, Isabel Paese . Um percurso didático para a leitura do artigo de opinião. The Especialist , v. 29, p. 115-135, 2008.

  • PAVIANI, Jayme ; BALTAR, Marcos ; PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. ; ZANOTTO, Normélio . Gêneros textuais, esferas profissionais e educação. Conexão (Caxias do Sul) , v. 7, p. 173-186, 2008.

  • FONTANA, N. M. ; ROSSETTI, Morgana . Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 10, p. 187-210, 2007.

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Práticas de leitura para universitários: ler, gostar de ler e interagir pela leitura. Chronos (Caxias do Sul) , v. 34, p. 68-80, 2007.

  • FONTANA, N. M. . Competência de leitura e meio cultural: procurando entender a relação. Conjectura (Caxias do Sul) , v. 11, p. 141-156, 2006.

  • FONTANA, N. M. . Estratégias para resumir em L1 e L2. Mestre Em Letras, Caxias do Sul, 1998.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . Funcionamento cognitivo, envelhecimento e aprendizagem de lingua estrangeira: uma complexa inter-relação. Cadernos de Pesquisa, Caxias do Sul, 1998.

  • FONTANA, N. M. . Ensino de linguas para fins específicos: o que é e como se faz.. Revista Chronos, Caxias do Sul, v. 28, n.1, p. 16-35, 1995.

  • FONTANA, N. M. . Estratégias eficazes para resumir. Revista Chronos, Caxias do Sul, v. 28, n.1, p. 84-98, 1995.

  • FONTANA, N. M. . O artigo acadêmico: notas preliminares para fins pedagógicos. Revista Chronos, Caxias do Sul, v. 28, n.1, p. 99-116, 1995.

  • FONTANA, N. M. ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra ; BERTI, Amélia Dolores . Aprendizagem de inglês na adultez avançada: motivação, ansiedade e auto-estima. Cadernos de Pesquisa, Caxias do Sul, v. 2, p. 61-116, 1994.

  • FONTANA, N. M. ; NOVAES JUNIOR, O. . Computer assisted writing: applications to English as a foreing language. Call, Exeter - Grã-Bretanha, v. 6, p. 145-161, 1993.

  • FONTANA, NIURA MARIA . A face ética da justiça restaurativa. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2019. v. 1. 97p .

  • PAVIANI, N. M. S. (Org.) ; FONTANA, N. M. (Org.) ; AZEVEDO, T. M. (Org.) . Gêneros de texto: subsídios para o ensino em diferentes disciplinas. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2012. v. 1. 129p .

  • FONTANA, N. M. ; PORSCHE, S.C. (Org.) . Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2011. v. 1. 246p .

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, Isabel Paese . Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação. Caxias do Sul: Educs, 2009. v. 1. 198p .

  • LIMA, Marilia dos Santos (Org.) ; FONTANA, N. M. (Org.) . Língua Estrangeira e Segunda Língua: Estudos Descritivos. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. v. 1. 289p .

  • FONTANA, N. M. ; LIMA, Marilia dos Santos (Org.) . Língua Estrangeira e Segunda Língua: Aspectos Pedagógicos. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. v. 1. 362p .

  • FONTANA, N. M. . O texto didático. In: Neires Maria Soldatelli Paviani; Niura Maria fontana; Tânia Marias de Azevedo. (Org.). Gêneros de texto: subsídios para o ensino em diferentes disciplinas. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2012, v. 1, p. 81-104.

  • FONTANA, N. M. . Explorando o texto literário: prática de leitura e produção escrita. In: FONTANA, N. M.; PORSCHE, S. C.. (Org.). Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2011, v. 1, p. 93-119.

  • FONTANA, N. M. . Relatos de estágio: novas visões, novos gêneros?. In: Tânia Maris de Azevedo; Neires Maria Soldatelli Paviani. (Org.). Universo acadêmico em gêneros discursivos. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2010, v. , p. 117-134.

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Os múltiplos desdobramentos genéricos do relatório de estágio. In: Tânia Maris de Azevedo; Neires Maria Soldatelli Paviani. (Org.). Universo acadêmico em gêneros discursivos. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2010, v. , p. 135-150.

  • FONTANA, N. M. . Construção da autonomia na formação do professor de língua estrangeira. In: SILVA, C.L.da C. et al.. (Org.). Teorias do discurso e ensino. Porto Alegre: ediPUCRS, 2009, v. , p. 175-210.

  • FONTANA, N. M. . Relatos de estágio: novas visões, novos gêneros?. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2009, Caxias do Sul. V SIGET Anais- Proceedings. Caxias do Sul, 2009.

  • PRESSANTO, Isabel Paese ; FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . QUEM SABE LER EDITORIAIS? DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. In: V Simpósio Internacional de estudos de Gêneros Textuais- V SIGET, 2009, Caxias do Sul. V SIGET Anais- Proceedings. Caxias do Sul, 2009.

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Os múltiplos desdobramentos genéricos do relatório de estágio. In: 4 SIGET, 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007.

  • FONTANA, N. M. . O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

  • FONTANA, N. M. . Variação no desempenho em leitura de universitários. In: II Colóquio Leitura e Cognição, 2005, Santa Cruz do Sul. Site da UNISC. Santa Cruz do Sul, 2005.

  • FONTANA, N. M. . Competência funcional e sociolingüística na leitura de universitários. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Anais do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004.

  • FONTANA, N. M. . O potencial pedagógico do teste cloze. In: II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XII Semana de Letras, 2003, Caxias do Sul. II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XII Semana de Letras, 2003.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . An Interdisciplinary Study of Motivation, Anxiety and Self_Esteem in Older Learners of English.. In: XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1995, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1995.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugenia Turra . Aprendizagem de inglês na adultez avançada: balizadores afetivo-cognitivos. In: I Encontro Ibero-Americano: A intervenção educativa na velhice desde a perspectiva de uma pedagogia social, 2002, Caxias do Sul. I Encontro Ibero-Americano: A intervenção educativa na velhice desde a perspectiva de uma pedagogia social. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . Capacidade mnemônica na aprendizagem de inglês na adultez avançada.. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia da UCS, 1999, Caxias do Sul. Caxias do Sul: EDUCS, 1999.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . Transferência Congitiva e Retenção: um estudo com apredizes idosos de inglês.. In: V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugenia Turra . Habilidades cognitivas na aprendizagem de inglês na adultez avançada. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia da UCS, 1997, Caxias do Sul. II Simpósio de Ciência e Tecnologia. Caxias do Sul: EDUCS, 1997.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . Learning English at Later Age: An Invitation for Growth. In: XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, A. D. ; GASTALDELLO, Maria Eugênia Turra . An Interdisciplinary Study of Motivation, Anxiety and Self_Esteem in Older Learners of English. In: XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

  • FONTANA, N. M. ; NOVAES JUNIOR, O. . Writing Tools for Non-native Users of English. In: XVIII Confrencia Latinoamericana de Informatica, 1992, Las Palmas - Espanha, 1992.

  • FONTANA, N. M. . O Problema da escrita de Língua Portuguesa nos Cursos de Ciência. In: Reunião Anual da SBPC, 1992, São Paulo. Anais da 44ª Reunião anual da SBPC, 1992.

  • FONTANA, N. M. . Curso de Capacitação Pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. . Curso de Capacitação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. . Comunicação Towards Professional Development. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . Curso de Capacitação Pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. . Relatos de estágio: novas visões, novos gêneros?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. . Uma perspectiva de aplicação dos gêneros na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Elaboração de material instrucional de leitura para alunos universitários.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, N. M. . Estudo comparativo do desempenho em leitura de alunos iniciantes e concluintes da UCS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Os múltiplos desdobramentos genéricos do relatório de estágio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . Autonomia: requisito na formação do professor de línguas para fins específicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, N. M. . Caminhos da leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, N. M. ; PRESSANTO, Isabel Paese ; PAVIANI, N. M. S. . Um percuro didático para a leitura do artigo de opinião. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. ; PRESSANTO, Isabel Paese . Leitura interativa do texto didático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . Seminário de ensino e aprendizagem de inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTANA, N. M. . Análise e produção do texto didático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . Aspectos funcionais e cogntivos no desempenho em leitura de alunos de LPI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTANA, N. M. . Competência funcional e sóciolingüística do aluno universitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTANA, N. M. . A Competência de leitura de alunos universitários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTANA, N. M. . Competência cognitiva e sociolingüística na leitura de universitários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONTANA, N. M. ; GASTALDELLO, Maria Eugenia Turra ; BERTI, Amélia Dolores . Tranferência Cognitiva e Retenção: um estudo com a aprendizes idosos de inglês. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTANDELLO, Maria Eugênia Turra . Habilidades cognitivas na aprendizagem de Inglês na adultez avançada. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. ; BERTI, Amélia Dolores ; GASTANDELLO, Maria Eugênia Turra . An interdisciplinary study of motivation, anxiety and self-esteem in older learners of English. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONTANA, N. M. . Seminário para professores de Inglês. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTANA, N. M. . Lesson planning and preparation. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, N. M. ; CORNO, Giselle Olivia Mantovani Dal . Leitura e compreensão de textos. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTANA, N. M. ; FONTANA, Beatriz . TEORIA E PRÁTICA DA JUSTIÇA RESTAURATIVA: ABORDANDO A DISCREPÂNCIA. Londres: RJ4All Publications, 2020. (Tradução/Livro).

  • FONTANA, N. M. ; PORSCHE, S.C. . Introdução. Caxias do Sul, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • BALTAR, Marcos ; PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. ; ZANOTTO, Normélio . Anais/ Proceedings do V SIGET. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2009 (Anais de congresso).

  • BALTAR, Marcos ; PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. ; ZANOTTO, Normélio . Anais do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - 2ª edição ampliada. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2009 (Anais de congresso).

  • BALTAR, Marcos ; PAVIANI, N. M. S. ; FONTANA, N. M. ; ZANOTTO, Normélio . Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2009 (Resumos de trabalhos).

  • FONTANA, N. M. ; FONTANA, Beatriz ; SANDER, Luís M . Being, nothing, becoming. Hegel and us - a formalization. São Leopoldo: Unisinos, 2005. (Tradução/Outra).

  • FONTANA, N. M. . A habilidade comunicativa de linguagem. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2003. (Tradução/Outra).

  • BERTI, Amélia Dolores ; GASTALDELLO, Maria Eugência Turra ; FONTANA, N. M. . Funcionamento cognitivo, envelhecimento e aprendizagem de língua estrangeira: uma complexa inter-relação. Caxias do Sul: UCS, 1998 (Cadernos de pesquisa).

  • FONTANA, N. M. ; DAROS, Marília Conte ; GASTALDELLO, Maria Eugência Turra ; BERTI, Amélia Dolores ; OSS, D. I. B. . Aprendizagem de inglês na adultez avançada: motivação, ansiedade e auto-estima. Caxias do Sul: UCS, 1994 (Cadernos de pesquisa).

Outras produções

FONTANA, N. M. ; GASTALDELLO, Maria Eugenia Turra ; BERTI, Amélia Dolores ; OSS, D. I. B. . How old are you: ainda é tempo de aprender?. 1995.

GRANZOTTO, C. N. ; FONTANA, N. M. . Nova ortografia da língua portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, N. M. . Curso de capacitação - Leitura e escrita na formação universitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, N. M. . Capacitação dos professores de licenciatura de línguas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, N. M. . Capacitação pedagógica para docentes do núcleo comum dos cursos de graduação em leitura e escrita na formação universitária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTANA, N. M. . Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares de Leitura e Escrita para Professores de 4ª e 5ª séries (5 e 6 anos/colcos) do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, N. M. . Oficinas Pedagógicas de Leitura e Escrita para Professores de 5ª Séries do Ensino Fundamental. 2007. .

FONTANA, N. M. . A competência de leitura de alunos universitários. 2004. (Pôster).

FONTANA, N. M. . Projetos-Disciplina de Língua Portuguesa - I Seminário do Fórum de Licenciaturas. 2004. (Mesa Redonda).

FONTANA, N. M. . Ensinando a resumir: teoria e prática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, N. M. ; GASTALDELLO, Maria Eugência Turra ; BERTI, Amélia Dolores . Diagnóstico da capacidade mnemônica na aprendizagem de inglês na adultez avançada. 1999. (Pôster).

FONTANA, N. M. ; GASTANDELLO, Maria Eugênia Turra ; BERTI, Amélia Dolores . EFL Learning at later age: an invitation for growth. 1995. (Mesa Redonda).

FONTANA, N. M. . Curso de Português - Compreendendo a leitura. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONTANA, N. M. ; NOVAES JÚNIOR, Osvaldo . O texto acadêmico em Inglês como língua estrangeira - dificuldades e perspectivas. 1991. (Pôster).

FONTANA, N. M. . Estratégias para resumir. 1991. (Pôster).

FONTANA, N. M. . Homenagem a Luiz Antônio Marcuschi. 2009. Vídeo.

FONTANA, N. M. . Formação de leitores - Programa X da questão. 2010.

FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, Isabel Paese . O livro Práticas de Linguagem. 2009.

FONTANA, N. M. . Balanço do XVI Encontro de Jovens Pesquisadores. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Estudo comparativo do desempenho em leitura de alunos iniciantes e concluintes da Universidade de Caxias do Sul, Descrição: O estudo visa a comparar o desempenho em leitura de alunos iniciantes e concluintes da Universidade de Caxias do Sul, principalmente em relação à compreensão e ao senso crítico. Os resultados do estudo poderão contribuir para o estímulo a práticas de leitura em todos os níveis de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Isabel Paese Pressanto - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Leitura e Escrita em Sala de Aula com Base na Teoria dos Gêneros de Textos - GENERA 2, Descrição: Análise do desempenho em leitura e produção escrita de amostra de alunos de 5ª série do ensino fundamental de escolas municipais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Normélio Zanotto - Integrante / Joanita Coelli Girardi - Integrante / Raquel Jeanine de Freitas Ramos - Integrante / Fabiana Perotoni - Integrante / Tânia Maris Azevedo - Integrante / Ana Margarida Zanrosso - Integrante / Adriana Janete Zini - Integrante / Ângela Falcão - Integrante / Carla Sasset Zanette - Integrante / Cristina Pellin De Bastiani - Integrante / Flávia Melice Vergani Canalli - Integrante / Lucien De Bastiani - Integrante / Neci Gasperin - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Bolsa / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2005 - 2007

    Elaboração de material instrucional de leitura para o ensino superior - TEAR 3, Descrição: Análise comparativa do desempenho em leitura de grupo de controle (abordagem tradicional) e grupo experimental (abordagem sociointeracionista). Entre o pré-teste e o pós-teste, o grupo experimental foi submetido ao uso de material didático de leitura na perspectiva sociointeracionista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa Brusal - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Caracterização Operacional dos Gêneros Resumo, Resenha, Relatório e Monografia - GENERA, Descrição: Estudo de gêneros textuais com objetivo de aplicação pedagógica. Referencial pedagógico em preparação para publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Eliana Giani Tedesco - Integrante / Normélio Zanotto - Coordenador / Joanita Coelli Girardi - Integrante / Raquel Jeanine de Freitas Ramos - Integrante / Karina de Castilhos Lucena - Integrante / Simone Pereira da Silva - Integrante / Fabiana Perotoni - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Endiza Empreendimentos Imobiliários - Bolsa / Metaltecss Revestimentos de Metais - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Relação entre fatores socioeconômicos e culturais e desempenho em leitura do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul - TEAR 2, Descrição: Uma das bolsistas prestou trabalho voluntário durante o ano de 2004. Resultados socializados em seminários e trabalhos encaminhados para publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Samira Dall Agnol - Integrante / Cinara Fontana Triches - Integrante / Morgana Rossetti - Integrante / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa.

  • 2001 - 2003

    Diagnóstico da competência de leitura do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul na interpretação de textos explicativo e argumentativo - TEAR 1, Descrição: Trabalhos publicados em eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Adriane Teresinha Sartori - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 1997 - 1998

    Diagnóstico e exercitação da capacidade mnemônica na aprendizagem de inglês na adultez avançada, Descrição: Etapa de pesquisa realizada sem a participação de bolsista devido a aspectos circunstanciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Amélia Dolores Berti - Integrante / Maria Eugênia Turra Gastaldello - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 1995 - 1997

    Habilidades Cognitivas na Aprendizagem de Inglês na Adultez Avançada, Descrição: Investigação do processo de aprendizagem de língua inglesa na adultez avançada do ponto de vista das habilidades cognitivas, com vistas à ação pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Amélia Dolores Berti - Integrante / Maria Eugenia Turra Gastaldello - Integrante / Débora Izé Balsemão Oss - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1994

    O papel da metodologia na aprendizagem de inglês na terceira idade, Descrição: A professora Marília Conte Daros participou como colaboradora voluntária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Amélia Dolores Berti - Integrante / Maria Eugênia Turra Gastaldello - Integrante / Marília Conte Daros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 1991 - 1992

    Motivação, ansiedade e auto-estima na aprendizagem de inglês na adultez avançada, Descrição: Criação de um curso de Inglês para alunos da terceira idade a fim de compor a amostra da pesquisa. Uma das alunas de graduação participou da pesquisa como colaboradora voluntária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Coordenador / Amélia Dolores Berti - Integrante / Maria Eugênia Turra Gastaldello - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Relação entre profissional eficiente e leitura - TEAR 5, Descrição: O objetivo geral do estudo é examinar a relação entre o desempenho em leitura do aluno universitário concluinte a influência, nesse desempenho, de professores leitores competentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Leitura e produção de gêneros discursivos em sala de aula; subsídios ao professor - Genera 3, Descrição: Identificação e análise de gêneros textuais em material didático para subsidiar a ação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Niura Maria Fontana - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Isabel Paese Pressanto - Integrante / Normélio Zanotto - Integrante.

Prêmios

2019

Láurea Acadêmica, Universidade de Caxias do Sul.

2007

Medalha do Mérito Jubileu de Prata, Universidade de Caxias do Sul.

1997

Medalha do Mérito Univerisitário da Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul.

1982

Menção Honrosa - Coral da UCS, Universidade de Caxias do Sul.

1979

Honra ao Mérito - Coral da UCS, Universidade de Caxias do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

1982 - 2016

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente III, Carga horária: 40

1979 - 1979

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 4

Atividades

  • 04/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Letras.

  • 03/1982

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês, Estudo e Produção de Textos, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Inglês e Respectivas Literaturas

  • 03/2012 - 12/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa.

  • 02/2006 - 08/2007

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Coordenação do curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês.

  • 03/2004 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Caxias do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 02/2006 - 03/2006

    Ensino, Ensino e Aprendizagem de Inglês, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas de linguagem: leitura e escrita (Módulo 1: Gênero textual)

  • 08/2000 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul.,Atividade realizada, Coordenação de Língua Portuguesa Instrumental.

  • 08/2001 - 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Caxias do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 08/1997 - 11/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Atividade de extensão realizada, Leitura e comunicação oral em inglês.

  • 03/1996 - 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Comissão de pesquisa do Departamento de Letras.

  • 09/1998 - 07/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Coordenação do Mestrado Interinstitucional UFRGS/UCS em Estudos da Linguagem (concentração na área de aquisição de L2).

  • 08/1991 - 12/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Caxias do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade realizada, Assessoria Pedagógica ao Programa de Línguas Estrangeiras.

  • 08/1995 - 12/1996

    Ensino, Especialização Em Aprendizagem de Inglês Como Líng, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Orientação de Monografias

  • 08/1995 - 12/1996

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Coordenação de Língua Portuguesa Instrumental.

  • 08/1994 - 07/1996

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Coordenação de Especialização em Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira.

  • 03/1990 - 12/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Comissão de Inglês do Departamento de Letras.

  • 08/1993 - 08/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Caxias do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 03/1994 - 12/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade realizada, Coordenação de Língua Inglesa Instrumental.

  • 12/1989 - 12/1992

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa de Língua Estrangeiras.

  • 08/1987 - 08/1988

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Letras.

  • 09/1986 - 08/1987

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Subchefia do Departamento de Letras.

1980 - 1984

Instituto de Idiomas Tesch

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 12

1965 - 1990

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

1972 - 1973

Centro Cultural Brasileiro Norte-Americano

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 12

1965 - 1972

Centro Cultural Brasileiro Norte-Americano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 6

Outras informações:
Funções: docência e substituição interina da diretora de cursos por quatro meses.