HELTERSON RIBEIRO DA SILVA LEITE
Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estatual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Atualmente sou doutorando do programa de pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU USP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Entre 2014 e 2015, realizei intercâmbio acadêmico na Leuphana Universität Lüneburg, na área de Baukultur e Stadtentwicklung, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre os anos de 2011 e 2015, participei do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), onde desenvolvi pesquisa de iniciação científica na área de Geografia Urbana, com financiamento da FAPESP. Sou membro do Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem (YBY), e tenho desenvolvido pesquisas sobre o processo de financeirização da produção do espaço a partir de uma abordagem da sociologia das finanças. Tenho experiência com os seguintes temas: legislação urbanística, planejamento urbano, mercado imobiliário, teoria da renda e financeirização da produção do espaço.
Informações coletadas do Lattes em 13/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em ARQUITETURA E URBANISMO
2020 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Circulação de instrumentos e métricas financeirizados de avaliação: as consultorias imobiliárias internacionais como mediadoras dos agentes globais e locais,
Lúcia Zanin Shimbo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: financeirização; mercado imobiliário; desenvolvimento imobiliário; planejamento urbano; avaliação imobiliária.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2017 - 2019
Universidade de São Paulo
Título: A outorga onerosa do direito de construir entre a dimensão urbanística e a dimensão arrecadatória: o caso de São Paulo,Ano de Obtenção: 2019
Paula Freire Santoro.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: outorga onerosa do direito de construir; gestão social da valorização da terra; recuperação de mais-valias fundiárias; valorização imobiliária.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Entre o público e o privado na Rua Augusta
Orientador: Arlete Maria Francisco
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Curso Preparatório para IELTS. (Carga horária: 18h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Transferência do Direito de Construir. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2019 - 2019
Operação Urbana Consorciada (OUC). (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2019 - 2019
Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2019 - 2019
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2018 - 2018
Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsório e IPTU Progressivo. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2017 - 2017
El Dilema sobre el Cálculo de Plusvalías del Suelo Urbano. , Lincoln Institute of Land Policy, LINCOLNInst, Estados Unidos.
2013 - 2014
Intensivkurs Deutsch als Fremdsprache. (Carga horária: 720h). , Carl Duisberg Centrum Munchen, CDC MUNCHEN, Alemanha.
2006 - 2008
Eletroeletrônica. (Carga horária: 1600h). , SENAI Roberto Mange, SENAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: ciências sociais.
Organização de eventos
BERNARDES, H. L. ; LEITE, H. R. S. ; SILVA, F. A. R. ; HERMOSO, T. O. ; FRANCISQUETI, G. V. . VI Semana de Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Outro).
BERNARDES, H. L. ; LEITE, H. R. S. ; SILVA, F. A. R. ; HERMOSO, T. O. . V Semana de Arquitetura e Urbanismo. 2011. (Outro).
Participação em eventos
XIX Encontro Nacional da ANPUR.Precificando ativos imobiliários a partir da lógica dos Fundos de Investimento Imobiliário. 2022. (Encontro).
XIX Encontro Nacional da ANPUR.A mercantilização do potencial construtivo: o caso de São Paulo. 2022. (Encontro).
XIII Encontro Nacional da ANPEGE.A Outorga Onerosa do Direito de Construir na consolidação de novas frentes imobiliárias na metrópole de São Paulo. 2019. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Escala, escalonamento e a legislação urbanística: a questão da escala no planejamento urbano. 2019. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Entre a regulação e a arrecadação: o fator de interesse social no cálculo da Outorga Onerosa do Direito de Construir. 2019. (Encontro).
Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos. Contradições e limites da produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. 2018. (Congresso).
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.A produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. 2018. (Encontro).
XXIV Encontro Estadual da ANPUH - Seção São Paulo.As disputas em torno dos espaços públicos marginalizados: a configuração do espaço público na área do Baixo Augusta - São Paulo. 2018. (Encontro).
Curso de Introdução à obra de David Harvey. 2015. (Outra).
Vivendo e aprendendo.Deutschland. 2015. (Outra).
IV Workshop da Pesquisa Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo.As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2013. (Outra).
XXVI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2013. (Congresso).
II Seminário internacional sobre microterritorialidades na cidade. 2012. (Seminário).
IV Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo. As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2012. (Congresso).
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
SHIMBO, L. Z.; FABRICIO, M. M.;LEITE, H. R. S.. Análise de viabilidade econômica e financeira para loteamento residencial e comercial e suas dimensões urbanas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo.
Produções bibliográficas
-
LEITE, H. R. S. . A mercantilização do potencial construtivo: o caso de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional da ANPUR, 2022, Blumenau. Anais do XIX Encontro Nacional da ANPUR, 2022.
-
LEITE, H. R. S. . Entre a regulação e a arrecadação: o fator de interesse social no cálculo da Outorga Onerosa do Direito de Construir. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Anais XVIII ENANPUR 2019. Natal: EDUFRN, 2019.
-
LEITE, H. R. S. . Escala, escalonamento e a legislação urbanística: a questão da escala no planejamento urbano. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Anais XVIII ENANPUR 2019. Natal: EDUFRN, 2019.
-
LEITE, H. R. S. . A Outorga Onerosa do Direito de Construir na consolidação de novas frentes de expansão imobiliária na metrópole de São Paulo. In: XIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2019, São Paulo. Anais XIII ENANPEGE, 2019.
-
LEITE, H. R. S. . As disputas em torno dos espaços públicos marginalizados: a configuração do espaço público na área do Baixo Augusta - São Paulo. In: XXIV Encontro Regional da ANPUH - São Paulo, 2018, Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2018.
-
LEITE, H. R. S. . A produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, Salvador. Anais V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. p. 11068-11089.
-
LEITE, H. R. S. . Contradições e limites da produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. In: Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos. Rio de Janeiro: IPPUR/Observatório das Metrópoles, 2018. p. 2887-2901.
-
LEITE, H. R. S. . As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. In: IV Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo, 2012, Presidente Prudente. IV Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo, 2012.
-
LEITE, H. R. S. . Contradições e limites da produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. In: Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos, 2018.
-
LEITE, H. R. S. . Entre a regulação e a arrecadação: o fator de interesse social no cálculo da Outorga Onerosa do Direito de Construir. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Caderno de resumos e programação do XVIII ENANPUR. Natal: EDUFRN, 2019. p. 157-157.
-
LEITE, H. R. S. . Escala, escalonamento e a legislação urbanística: a questão da escala no planejamento urbano. In: XVIII Encontroo Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Caderno de resumos e programação do XVIII ENANPUR. Natal: EDUFRN, 2019. p. 168-168.
-
LEITE, H. R. S. . A mercantilização do potencial construtivo: o caso de São Paulo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, H. R. S. . Precificando ativos imobiliários a partir da lógica dos Fundos de Investimento Imobiliário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, H. R. S. . Escala, escalonamento e a legislação urbanística: a questão da escala no planejamento urbano. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. . Entre a regulação e a arrecadação: o fator de interesse social no cálculo da Outorga Onerosa do Direito de Construir. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. . A Outorga Onerosa do Direito de Construir na consolidação de novas frentes de expansão imobiliária na metrópole de São Paulo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. . As disputas em torno dos espaços públicos marginalizados: a configuração do espaço público na área do Baixo Augusta - São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. . A produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. . Contradições e limites da produção de habitação de interesse social com recursos da Outorga Onerosa do Direito de Construir: o caso de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, H. R. S. ; SILVA, F. A. R. ; GOES, E. M. . As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, H. R. S. ; GOES, E. M. . As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, H. R. S. ; GOES, E. M. . Relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, H. R. S. ; GOES, E. M. . As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
The new value of urban territories: the competing roles of local authorities, public land appraisers and real estate consultants, Descrição: This research is based on the observation, theoretically grounded, of the "double colonization by numbers" experienced by organizations during the last century: that of accounting first, then that of financial valuations. In order to apply this analytical grid to urban contexts, our main objective is to analyse the instrumentation that organizes and regulates the relationship between public and private real estate evaluation bodies (public land appraisers, local authorities and real estate consultants), as well as urban materialities (buildings and cities) resulting from the adoption of these financial valuations. Besides identifying the practices and valuation instruments used to establish real estate assets prices, we seek to identify how local authorities plan, implement and sell to investors their urban development programs, specially related to territorial attractiveness. We adopt a qualitative mix-method research design using three fundamental methodological strategies in an international multi-scalar comparison perspective (Brazil and France / Lyon and Ribeirão Preto): field research in real estate consultant firms and local authorities; documentary research on the programmes and legislation related to the valuation of real estate property and to the planning of metropolitan regions and analysis of secondary databases on real estate market and demographic surveys. The scientific relevance of this research lies in the development of a critical perspective on the practices and instruments of the agents who plan, manage and produce the urban space. This perspective allows us to understand the contradictions and the resistances of the borders of finance in the construction of cities and, at the same time, to reflect on urban public policies. In this sense, by recovering the theoretical framework of the colonization of non-financial activities by financial valuation tools (Chiapello, 2015), this research seeks to bring a new look at the theme of urban financialization, which structures several international debates in urban studies. In Brazil, the strong growth of real estate activities promoted both by the opening of capital of large developers and by housing policy and other institutional mechanisms to stimulate the sector, have nourished an academic field that has been mobilizing recently. There was also a research program on the financialization of cities developed in France during the 2000s. The private agents that were given priority in Brazilian studies were the publicly held developers. In the French studies, in addition to the developers, institutional investors and asset managers were placed in the forefront. However, in the context of the advance of finance in the sector, a range of economic actors are part of the process of anchoring capital in the territory, within international business networks. One of these agents, which will be treated in this research, are the real estate or property consultants, which make the real estate product a sufficiently readable commodity to be evaluated as a financial investment in several parts of the world simultaneously, as well as in making world cities comparable to each other. Once again, financial metrics have taken on strategic positions in organizations, whether enterprises or public institutions. Furthermore, by comparing administrative structures to promote the territorial attractiveness of metropolises, this project will contribute to tackle the influence of dedicated metropolitan institutions (as developed in Lyon) to promote autonomy of local scenes in front of international urban financialization.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helterson Ribeiro da Silva Leite - Coordenador / Lucia Zanin Shimbo - Integrante / Fabrice Bardet - Integrante / Aisling Healy - Integrante / Christelle Morel Journel - Integrante / Cibele Saliba Rizek - Integrante / Maria Beatriz Cruz Rufino - Integrante / Tomás Antonio Moreira - Integrante / Tatiane Boisa Garcia - Integrante.
-
2020 - Atual
Circulação de instrumentos e métricas financeirizados de avaliação: as consultorias imobiliárias internacionais como mediadoras dos agentes globais e locais, Descrição: Esta pesquisa se baseia em um problema empiricamente identificado e fundamentado teoricamente na literatura internacional sobre a existência de condutos que traduzem e contestam lógicas da engenharia financeira para os projetos de incorporação imobiliária e de intervenção urbana. Questiona-se, assim, como os instrumentos, técnicas e métricas dos circuitos financeiros globais circulam entre diferentes países e como essa circulação de conhecimento se tensiona e se adequa às dinâmicas e regulações locais, perscrutando também quais são os agentes institucionais que realizam tal mediação. A partir dessa questão, objetiva-se compreender como as finanças globais e seus agentes se articulam no nível local com as estratégias de incorporação imobiliária por meio de processos de avaliação de investimentos e de ativos imobiliários. Trabalha-se com a hipótese de que um dos elos que permite a interlocução entre lógicas globais financeiras e estratégias locais de desenvolvimento imobiliário, sobretudo nos países do Sul global, são as consultorias imobiliárias internacionais. Para testar essa hipótese, desenhou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta por três métodos: pesquisa documental de caráter histórico sobre o campo profissional da avaliação imobiliária e das consultorias no Brasil; pesquisa de campo em consultorias internacionais sediadas em Londres e com filiais em São Paulo a partir da perspectiva de urbanismo comparado; e análise de argumentação lógica das normas nacionais e internacionais de avaliação de imóveis. A relevância científica da pesquisa reside na contribuição inédita sobre a práxis envolvida na circulação internacional de métricas e instrumentos financeiros, destacando as trajetórias acadêmicas e profissionais dos agentes envolvidos e o modo pelo qual esses novos métodos e práticas alteram a lógica da produção imobiliária e do desenho de políticas públicas e de projetos de intervenção urbana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helterson Ribeiro da Silva Leite - Coordenador / Lucia Zanin Shimbo - Integrante.
-
2017 - Atual
A outorga onerosa do direito de construir como instrumento de gestão social da valorização da terra: o caso de São Paulo, Descrição: Esta pesquisa se propõe a investigar o processo de formulação, regulamentação e aplicação da Outorga Onerosa do Direito de Construir no município de São Paulo, tencionando compreender os dissensos e consensos, as rupturas e as continuidades na formulação e operacionalização do instrumento, considerando os elementos constituintes da fórmula de cálculo, o método e o objeto de cobrança da contrapartida e em que medida a gestão e a destinação dos recursos pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano corroboram para que este instrumento seja efetivo na recuperação de mais-valias fundiárias e cumpra um papel redistributivo. Assim, este projeto não se concentra unicamente na perquirição acerca da operacionalização do instrumento, mas busca certo escrutínio sobre a relação que se estabelece entre a formulação do instrumento e a sua capacidade em recuperar parte da valorização imobiliária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helterson Ribeiro da Silva Leite - Coordenador / Paula Freire Santoro - Integrante.
-
2011 - 2015
As relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente-SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos, Descrição: A pesquisa visa analisar o espaço urbano a partir da noção de imaginário social, contribuindo para o entendimento da cidade contemporânea. Nessa pesquisa analisamos as relações sociais que se dão no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente ? SP), a partir da noção de imaginário, a fim de aprofundar esse conceito e fortalecer essa ferramenta analítica no entendimento do processo de produção do espaço urbano. Este projeto se propõe a pesquisar as relações de sociabilidade entre os diversos grupos que habitam o Jardim Bongiovani a partir dessa perspectiva. Levando em conta as particularidades desse bairro, em boa parte decorrentes da presença de uma grande Universidade privada, pretendemos explorá-las com vistas a contribuir com a compreensão das relações entre os diferentes segmentos sociais que ali se desenvolvem cotidianamente, sem deixar de relacioná-las com a cidade de Presidente Prudente, que tem se caracterizado como cidade média.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helterson Ribeiro da Silva Leite - Coordenador / Eda Maria Goes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesp, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 6
Atividades
-
07/2018 - 11/2018
Estágios , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.,Estágio realizado, Bolsista PAE - Estágio Docência na disciplina Renovação Urbana.
2015 - 2015
Grupo DEArquiteturaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
2019 - Atual
Colliers InternationalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Capital Markets in Real Estate, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de HELTERSON RIBEIRO DA SILVA LEITE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?