Weslany Silva Rocha

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Mestrado em Produção Vegetal (2016) e doutorado em Produção Vegetal (Fitotecnia PPGPV/UFT) em 2018. É especialista em Georreferenciamento e processamento de móveis rurais e urbanos. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) onde desenvolveu projetos na UFT campus de Gurupi no período de 2011-2013, também foi bolsista do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PGPV) de 2014 a 2018. Participa de grupos de pesquisa, como Avaliação de genótipos de batata-doce e extração de óleos essenciais de plantas medicinais no Horto da UFT campus Palmas. Além disso, também foi membros do Conselho Municipal de Educação Palmas - TO, no mandato 2021 a 2022. Atuou como Membro do comitê externo de Avaliação de projetos PIBIC da UNITINS (ciclo 2023-2024) e Membro do comitê externo de Avaliação de projetos PIBIC da UNICATÓLICA (ciclo 2023-2024). Exerce o cargo de técnica do laboratório de Fitoterapia da Universidade Federal do Tocantins, do curso de Engenharia de Alimentos da UFT, campus de Palmas - TO, promovendo atividades para o ensino e a pesquisa científica. Foi colaboradora na disciplina de Ciências do Ambiente do curso de engenharia de alimentos, Campus Palmas - TO desde 2021.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Produção Vegetal

2016 - 2018

Universidade Federal do Tocantins
Título: MICRORGANISMOS DO SOLO PARA PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
, Ano de obtenção: 2019. Manoel Mota dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vigna unguiculata (L.); biomassa; doses; produtividade.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Produção Vegetal

2014 - 2016

Universidade Federal do Tocantins
Título: INOCULAÇÃO E DOSES DE FÓSFORO EM FEIJÃO CAUPI NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
, Ano de Obtenção: 2016.Manoel Mota dos Santos.Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vigna unguiculata; nutrientes; produtividade.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

2013 - 2014

Faculdade de Tecnologia Equipe DARWIN
Título: PROCESSO DE EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE GEORREFERECIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS NO BRASIL
Orientador: Cristiane Neiva

Graduação em Agronomia

2009 - 2014

Universidade Federal do Tocantins
Título: BIOMASSA E NODULAÇÃO DE FEIJÃO-CAUPI INOCULADO COM DIFERENTES ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO DO TOCANTINS
Orientador: Prof. Dr. Aloísio Freitas Chagas Júnior

Curso técnico/profissionalizante

2007 - 2008

Escola Técnica de Saúde do Tocantins

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Centro de Ensino Médio Bom Jesus

Formação complementar

2023 - 2023

CURSO PRODUÇÃO DE BIOINSUMOS - 2023 TURMA 21. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Gestão Agropecuária, ENAGRO, Brasil.

2023 - 2023

CURSO DE INTEGRAÇÃO DO SERVIDOR COM PERFIL TAE. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2022 - 2022

APRESENTAÇÃO DO SEI AOS USUÁRIOS DA UFT - Turma I. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2021 - 2021

Introdução á Libras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2021 - 2021

Língua Brasileira de Sinais I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2021 - 2021

Língua Brasileira de Sinais II. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2021 - 2021

Segurança Química em Laboratórios de Ensino e pesquisa. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Google G Suite for Education: Armazenamento em Nuvem e produtividade. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2020 - 2020

Normas ABNT aplicadas a trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Educação Aberta e a Distância da Universidade do Recôncavo da Bahia, SEAD, Brasil.

2020 - 2020

Técnicas e hábitos de estudo: estudar melhor, com autonomia e criatividade. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2020 - 2020

Planejamento e didática de cursos por whatsapp ´para o ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento SISREF Módulo Servidor - CUP. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2018 - 2018

Integração do Servidos na UFT - CISUFT2018. (Carga horária: 120h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2018 - 2018

Para fazer ciência: Planejamento e análise de experimentos. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2017 - 2017

Intensivo de Inglês Instrumental - Proficiência em Técnicas e Estratégias. (Carga horária: 60h). , Centro de Idiomas/Palmas UFT, CENTRO DE IDIOMA, Brasil.

2017 - 2017

Inglês A1. (Carga horária: 60h). , Universia Brasil S.A., UNI>ERSIA, Brasil.

2017 - 2017

Produção de inoculantes de interesse agrõnomico. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2015 - 2016

English. (Carga horária: 360h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.

2013 - 2013

AUTO CAD 2D. (Carga horária: 60h). , SENAI - Departamento Regional de Tocantins, SENAI/DR/TO, Brasil.

2005 - 2006

Ofice, Informática básicae avançada. (Carga horária: 90h). , interaiva.com curso de informática, INTERATIVA.COM, Brasil.

2005 - 2005

Secretariado. (Carga horária: 60h). , Inforland School, INFORLAND, Brasil.

2004 - 2005

Ofice, Informática básica. (Carga horária: 120h). , Computec Cursos e Equipamentos, COMPUTEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Tecnico de laboratório Fitossanidade.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Participação em eventos

XXIII CLACS/ XXXVIII CBCS FLORIPA 2023. Resposta de crescimento e produtividade de feijão-caupi BRS Vinagre a inoculação de microrganismos promotores de crescimento. 2023. (Congresso).

56° Congresso Brasileiro de Olericultura. Crescimento inicial de feijão-caupi microbiolizados com promotores de crescimento. 2022. (Congresso).

56° Congresso Brasileiro de Olericultura. Vigor e qualidade fisiológica de sementes de coentro verdão submetidas a escarificação. 2022. (Congresso).

Roda de conversa: Aspectos relevantes da reforma da previdência de 2019 e Centralização das concessões de aposentadoria e pensão dos servidores públicos federais. 2021. (Encontro).

XXX Encontro Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação. 2021. (Encontro).

III Encontro de creditação da Extensão na UFT. 2019. (Encontro).

21 st World Congress of Soil Science. Efficiency of Nitrogen Fertilization and Association With Rhizobia in Vigna unguiculata in Latosol of the Cerrado of Tocantins. 2018. (Congresso).

III AGROIF.Tecnologias para minimização dos impactos ambientais: Biodigestor. 2018. (Oficina).

3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. 2017. (Simpósio).

Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal. 2017. (Congresso).

66 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIÊNCIA. Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do estado do Tocantins. 2014. (Congresso).

I Encontro Regional de Ciências do Solo na Amazônia Oriental Amazon Soil.Avaliação agronômica do feijão caupi em diferentes doses de fósforo em sistema de plantio na várzea no sul do estado do Tocantins. 2014. (Encontro).

9° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFT..Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do estado do Tocantins. 2013. (Seminário).

8° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFT..CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI E ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE CULTIVADOS EM SOLOS NO CERRADO NO ESTADO DE TOCANTINS.. 2012. (Seminário).

FERTIBIO. AVALIAÇÃO DO FEIJÃO CAUPI INOCULADO COM RIZÓBIO E APLICAÇÃO DE EFLUENTES DE FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA.. 2012. (Congresso).

FERTIBIO. 2012. (Congresso).

FERTIBIO. POTENCIAL DE SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO E PRODUÇÃO DE AIA POR RIZÓBIO ISOLADO DE ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE NO CERRADO TOCANTINENSE.. 2012. (Congresso).

63° Reunião Anual da SBPC. Potencial de produção de ácido 3-indol acetico por rizóbios isolados de solos do cerrado.. 2011. (Congresso).

Amazontech 2011. 2011. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Agronomia. 2011. (Encontro).

Senai Casa Aberta. 2011. (Simpósio).

Calouros em Ação. 2009. (Outra).

V Cooperar - Projeto Socioambiental. 2009. (Oficina).

2 Congresso de Odontologia do Tocantins. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Cleyder Azevedo Carvalho Júnior

MOMENTE, V. G.; SAGIO, S. A.;ROCHA, W. S.. Variabilidade de genótipos de batata-doce baseada em caracteristicas relacionadas ao potencial agroenegético. 2023. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADEMICO) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: LEIDIANA PEREIRA LEITE

MOMENTE, V. G.; SILVA, D. X.;ROCHA, WESLANY SILVA. Avaliação do rendimento de óleo essencial de dois genótipos de manjerição em função do tempo de extração. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: SUÉLIA SOUSA DE CARVALHO

MOMENTE, V. G.; SILVA, D. X.;ROCHA, W. S.. Óleos essenciais na Indústria de Alimentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Paulo Henrique Pereira Sousa

MOMENTE, V. G.; AREVALO, Z. D. S.;ROCHA, W. S.. Atividade Antioxidante do óleo essencial de Hortelã- Rasteira (Mentha x vilosa Hud.). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Alana Oliveira da Silva

SANTOS, M. M.; PERES, T.;ROCHA, W. S.. DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO CIANÍDRICO EM VARIEDADES DE MANDIOCA, POR MÉTODO DE TITULAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosângela Freitas Gonçalves

SANTOS, M. M.; MAXIMA, A. R.; FIDELIS, R. R.;ROCHA, W. S.. Avaliação de regulador de crescimento na cultura do feijão caupi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcelo Alves Ribeiro

SANTOS, M. M.; FIDELIS, R. R.;ROCHA, W. S.. Acompanhamento da safra de soja 2015/2016 na Agrícola Brandelero em Porto Nacional - Tocantins. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcelo Almeida Mota

SANTOS, M. M.; BARROS, H. B.;ROCHA, W. S.. Efeito de doses de manganês no desenvolvimento inicial de feijão caupi (vigna unguiculata L. Walp). 2016 - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Daniele de Cássia Vieira de Sousa

SANTOS, M. M.; FIDELIS, R. R.;ROCHA, W. S.. Resposta de cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) a doses de Boro, Gurupi - TO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Silva Pinheiro Gomes

SANTOS, M. M.;ROCHA, W. S.; CHAGAS JUNIOR, A. F.. Efeito da disponibilidade de água na germinação de sementes de e desenvolvimento inicial de plântulas de feijão-caupi.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: João Humberto Bates Canedo

SANTOS, M. M.;ROCHA, W. S.; FIDELIS, R. R.. Adubação foliar de cálcio e boro em feijão caupi no sul do estado do Tocantins.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: RAFAELLA RODRIGUES

SANTOS, M. M.; CHAGAS JUNIOR, A. F.;ROCHA, W. S.. Efeito de fungicida e inseticida sob a inoculação no desenvolvimento de cultivares de feijão caupi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Tânia Irres Lima de Sousa

ROCHA, W. S.; OLIVEIRA, W. F.; DIDONET, J.. Avaliação de variáveis agroindustriais de cana-de-açúcar no município de Gurupi -TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.

Produções bibliográficas

  • BORGES, TATYKELLY ALVES ; SOUZA, FRED NEWTON DA SILVA ; DO NASCIMENTO, ILDON RODRIGUES ; SÁGIO, SOLANGE APARECIDA ; ROCHA, WESLANY SILVA ; MOMENTE, VALERIA GOMES . ProduÃÃo e rendimento de etanol de veriedades de batata-doce em resposta à aplicaÃÃo de remineralizador de solos. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 16, p. 2245-2258, 2023.

  • MARTINS, ALBERT LENNON LIMA ; URZÊDO LEÃO, EVELYNNE ; VIEIRA PACHECO SANT?ANA, EDVALDO ; REGINA ARCHANGELO, ELIANE ; ZANI DA SILVA, ROBERTA ; SILVA ROCHA, WESLANY . ESTIMATIVA DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS UTILIZANDO O -MÉTODO DA CORDA- EM TORNO DE PALMAS - TO. REVISTA AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES , v. 9, p. 7, 2023.

  • MARTINS, ALBERT LENNON LIMA ; SILVA ROCHA, WESLANY ; ZANI DA SILVA, ROBERTA ; URZÊDO LEÃO, EVELYNNE ; REGINA ARCHANGELO, ELIANE ; CLEMENTE FERNANDES, CLÁUDIO HENRIQUE . EXTRATO DE PLANTAS DA FLORA ECÓTONO CERRADO - AMAZÔNIA COM POTENCIAL ECTOPARASITÁRIO EM NINFAS DE Boophilus microplus. REVISTA AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES , v. 9, p. 9, 2023.

  • ROCHA, WESLANY SILVA ; BARROS, ANA PAULA RIBEIRO ; RIBEIRO, MARCELO ALVES ; MARTINS, ALBERT LENNON LIMA ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS . Bradyrhizobium japonicum AND PHOSPHORUS FERTILIZATION ON Vigna Unguilata (L.) WALP. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 8, p. e5551, 2021.

  • SANTOS, M. P. A. ; SANTOS, A. C. ; CHAN, G. A. H. ; DALCIN, M. S. ; ROCHA, W. S. ; LEITE, O. C. . Variabilidade espacial de características morfofisiológicas do feijão-caupi (Vigna unguiculata L.). J. Biotec. Biodivers. , v. 9, p. 369-376, 2021.

  • AGUIAR SILVA, KAIQUE ; SILVA ROCHA, WESLANY ; PINTO MONTEIRO, SARA ; RODRIGUES NASCIMENTO, ILDON ; GOMES MOMENTÉ, VALÉRIA . GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Mentha spp. EM FUNÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE LUZ. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 8, p. 66-75, 2021.

  • ROCHA, WESLANY SILVA ; SILVA, MARA CAROLINE ALVES DA ; MACHADO FILHO, GILBERTO COUTINHO ; DOS SANTOS, MAURO GOMES ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS . COMPATIBILITY OF AZOXYSTROBIN AND CYPROCONAZOLE ON PLANT GROWTH-PROMOTING MICROORGANISMS. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 7, p. 95-100, 2020.

  • SILVA, EVALDO MORAIS DA ; SANTOS, MANOEL MOTA ; LOPES, MARILIA BARCELOS SOUZA ; FIDELIS, RODRIGO RIBEIRO ; ROCHA, WESLANY SILVA ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS . EFICIÊNCIA DE RIZÓBIOS SOB DOSES DE FÓSFORO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI. BRASILIAN JOURNAL OF SUSTAINABLE AGRICULTURE. , v. 9, p. 67-77, 2019.

  • MACHADO FILHO, GILBERTO COUTINHO ; NASCIMENTO, ILDON RODRIGUES ; SAKAI, TANIA RODRIGUES PEIXOTO ; ROCHA, WESLANY SILVA ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS . Brix e produção de espigas de milho verde em função de épocas de adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias , v. 11, p. 33-41, 2018.

  • SANTOS, M. M. ; ROCHA, W. S. ; SILVA JUNIOR, F. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; LOPES, R. R. . Compatibilidade de tratamentos de sementes e rizóbio, in vitro e em casa de vegetação, no feijão-caupi. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 12, p. 15-21, 2018.

  • ROCHA, W. S. ; SANTOS, M. G. ; SAKAI, T. R. P. ; SILVA, T. A. ; FIDELIS, R. R. ; SANTOS, M. M. . ACÚMULO DE BIOMASSA EM FUNÇÃO DE DOSES DE FÓSFORO E INOCULAÇÃO DE RIZÓBIO EM FEIJÃO-CAUPI. CULTURA AGRONOMICA (UNESP. ILHA SOLTEIRA) , v. 27, p. 273-286, 2018.

  • ROCHA, W. S. ; SANTOS, M. G. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS, H. B. ; SANTOS, M. M. . Desenvolvimento do feijão-caupi em sistema de várzea submetido à doses de fósforo. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias , v. 11, p. 93-100, 2018.

  • MOTA, M. A. ; MACHADO FILHO, G. C. ; ROCHA, W. S. ; SILVA, F. R. ; SANTOS, M. M. . Efeito de doses de manganês no desenvolvimento de feijão-caupi. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 12, p. 07-13, 2018.

  • ROCHA, WESLANY SILVA ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Capacidade de rizobactérias na solubilização de fosfato e síntese de ácido indol acético em feijão caupi. REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , v. 13, p. 116, 2018.

  • SANTOS, M. G. ; ROCHA, W. S. ; PRATES, R. G. ; RIBEIRO, M. A. ; BARROS, A. P. R. ; SAKAI, TANIA RODRIGUES PEIXOTO ; SANTOS, MANOEL MOTA . População de plantas em feijão caupi cultivado na várzea e cerrado. Tecnologia e ciência agropecuária , v. 12, p. 21-26, 2018.

  • ROCHA, W. S. ; SAKAI, T. R. ; SOUZA, D. L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, M. M. . Efeito da microbiolização na germinação e crescimento inicial de feijão caupi no Estado do Tocantins. Revista TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 11, p. 41-47, 2017.

  • SANTOS, MANOEL MOTA ; MACHADO FILHO, GILBERTO COUTINHO ; PRATES, ROGEL GALVÃO ; AGUIAR, RAIMUNDO WAGNER DE SOUZA ; SAKAI, TANIA RODRIGUES PEIXOTO ; ROCHA, WESLANY SILVA ; FIDELIS, RODRIGO RIBEIRO . Intercropping of Cowpea with Eucalyptus in Northern Brazil. Journal of Agricultural Science , v. 9, p. 267-274, 2017.

  • ROCHA, W. S. ; MARTINS, A. L. L. ; QUEIROZ, A. S. B. ; NASCIMENTO, I. R. ; SANTOS, M. M. . MECANISMOS DAS INTERAÇÕES PLANTA-MICRORGANISMOS DO SOLO E CONTROLE GENÉTICO DO HOSPEDEIRO. In: Eskálath Morgana Silva Ferreira; Fabrícia Vieira Silva Bomtempo; Albert Lennon Lima Martins. (Org.). Tópicos especiais em microbiologia agrícola. 01ed.Palmas -TO: Editora Unitins, 2023, v. 01, p. 01-89.

  • ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Capacidade de solubilização de fosfato e produção de AIA por rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do Estado do Tocantins.. In: Maria José de Pinho; Halisson Queiroz; Michelle Araújo Luz Cilli. (Org.). PIBIC 2013 Melhores trabalhos do IX seminário de iniciação científica da Universidade Federal do Tocantins.. 1ed.Palmas: EDUFT, 2014, v. 1, p. 15-440.

  • ROCHA, WESLANY SILVA ; MOMENTE, V. G. ; BARROS, A. P. R. ; SANTOS, M. G. ; CHAGAS, A.F.J ; NASCIMENTO, ILDON RODRIGUES ; SANTOS, M. M. . Resposta de crescimento e produtividade de feijão-caupi BRS Vinagre a inoculação de microrganismos promotores de crescimento. In: XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023, Florianópolis. Anais XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023.

  • DIAS, N. S. ; MARTINS, A. L. L. ; MOMENTE, V. G. ; BARROS, A. P. R. ; SANTOS, M. G. ; SANTOS, M. M. ; ROCHA, W. S. . Impacto de trifloxistrobina+protioconazol em microrganismos benéficos do solo. In: XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023, Florianópolis. Anais XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023.

  • MARTINS, A. L. L. ; BARROS, D. B. ; DIAS, N. S. ; SANTOS, H. S. ; ROCHA, W. S. ; FERREIRA, E. M. S. ; CHAGAS, A.F.J . Uso de Bacillus subtilis no controle de nematóides em alface no cerrado. In: XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023, Florianópolis. Anais XXIII CLCS / XXXVIII CBCS SOLOS FLORIPA 2023, 2023.

  • ROCHA, W. S. ; MOMENTE, V. G. ; SANTOS, M. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, M. M. . Crescimento inicial de feijão-caupi microbiolizados com promotores de crescimento. In: 56° CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2022, Bento Gonçalves RS. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2022. v. 56.

  • MARTINS, A. L. L. ; NASCIMENTO, ILDON RODRIGUES ; MOMENTE, V. G. ; ROCHA, WESLANY SILVA . Vigor e qualidade fisiológica de sementes de coentro verdão submetidas a escarificação. In: 56° CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2022, Bento Gonçalves RS. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2022. v. 56. p. 01.

  • ROCHA, W. S. ; SANTOS, M. G. ; BRITO, V. F. ; MACHADO FILHO, G. C. ; SANTOS, M. M. . Efficiency of Nitrogen Fertilization and Association With Rhizobia in Vigna unguiculata in Latosol of the Cerrado of Tocantins. In: 21 st World Congress of soil Science, 2018, Rio de Janeiro. Anais 21 st World Congress of soil Science, 2018. v. 21.

  • MARTINS, A. L. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Seleção de isolados de Streptomyces como promotor de crescimento vegetal em soja.. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal: Sustentabilidade e Potencialidades da Agricultura no Tocantins, 2018, Gurupi. Anais II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal. Palmas: UFT, 2018. v. 02. p. 01-04.

  • MACHADO FILHO, G. C. ; SILVA, F. R. ; LEITE, R. C. ; MOTA, M. A. ; CASTRO, E. S. ; ROCHA, W. S. ; RAMIRES, J. F. . Potential of corn genotypes intercropped with Brachiaria in central Tocantins. In: 9 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do 9 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2017. v. 01.

  • ROCHA, W. S. ; SANTOS, M. G. ; OLIVEIRA, N. S. ; SAKAI, T. R. ; SANTOS, M. M. . Avaliação agronômica do feijão caupi em diferentes doses de fósforo em sistema de plantio na várzea no sul do estado do Tocantins. In: I Encontro Regional de Ciências do Solo na Amazônia Oriental Amazon Soil 2014, 2014, Gurupi. Anais I encontro Regional de Ciências do Solo na Amazônia Oriental Amazon Soil 2014, 2014.

  • ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do estado do Tocantins. In: 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014, Rio Branco - AC. Anais da 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014.

  • ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; GODOY, V. H. S. ; REIS, A. F. B. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L. A. . Potencial de solubilização de fosfato e produção de AIA por rizóbio isolados de espécies de adubação verde no cerrado Tocantinense.. In: FERTBIO, 2012, Maceió - AL. FERTBIO 2012, 2012.

  • CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; GODOY, V. H. S. ; REIS, A. F. B. ; CORNELIO, G. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L. A. . Avaliação de feijão-caupi inoculado com rizóbio e aplicação de efluentes de fossa séptica biodigestora. In: FERTBIO, 2012, Maceió - AL. FERTBIO 2012, 2012.

  • OLIVEIRA, A. G. ; Vizioli, B. ; ROCHA, W. S. ; MONTEIRO, F. P. R. ; AGUIAR, R.W.S ; CHAGAS, A.F.J . PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL ACÉTICO POR BACILLUS ISOLADOS DE SOLOS DO CERRADO NO ESTADO DO TOCANTINS. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIÊNCIA, 2011, GOIÂNIA. Anais da 63 Reunião Anual da SBPC. GOIÂNIA, 2011.

  • ROCHA, W. S. ; OLIVEIRA, A. G. ; Vizioli, B. ; AGUIAR, R.W.S ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, A.F.J . Produção de Amilase por bacillus isolados do cerrado tocantinense. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO A CIÊNCIA, 2011, GOIÂNIA. Anais da 63 Reunião Anual da SBPC. GOIÂNIA, 2011.

  • Vizioli, B. ; OLIVEIRA, A. G. ; Melo, R.C.M ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, A.F.J . Solubilização de fosfato por rizóbio isolados de espécies de adubação verde em solos de cerrado. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII congresso brasileiro de ciência do solo, 2011.

  • Vizioli, B. ; OLIVEIRA, A. G. ; Melo, R.C.M ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, A.F.J . Produção de AIA por rizóbios isolados de espécies utilizadas como adubação verde no estado do Tocantins. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII congresso brasileiro de ciência do solo. Uberlândia, 2011.

  • SANTOS, M. G. ; ROCHA, W. S. ; PRATES, R. G. ; BARROS, A. P. R. ; RIBEIRO, M. A. ; SAKAI, T. R. ; VIEGAS, E. F. G. ; LEITE, R. L. L. ; FIDELIS, R. R. ; SANTOS, M. M. . Cowpea: Spacing and Density of Plants in Cerrado Soil. In: 21st World Congress of soil Science, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 21 WCSS, 2018. v. 21.

  • MACHADO FILHO, G. C. ; ROCHA, W. S. ; MOTA, M. A. ; SILVA, F. R. ; FERREIRA JUNIOR, O. J. ; SAKAI, T. R. ; AZEVEDO, S. F. ; CASTRO, E. S. ; SANTOS, M. M. . Soil Potential in Agricultural Areas of Cerrado in Southern Tocantins. In: 21° WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018, Rio de janeiro. Anais do 21° WCSS, 2018. v. 21.

  • MARTINS, A. L. L. ; SANT'ANA, E. V. P. ; OLIVEIRA, R. S. ; ALVES, J. M. ; SOUZA, F. N. S. ; ROCHA, W. S. ; TEIXEIRA JUNIOR, T. ; SANTOS, W. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Efficiency of Stretomyces spp. in Growth, Nodulation and Productivity of Cowpea Beans. In: 21° WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018, Rio de janeiro. Anais 21° WCSS, 2018. v. 21.

  • Vizioli, B. ; OLIVEIRA, A. G. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Potencial de produção de ácido 3-indol acético por rizóbios isolados de solos do cerrado.. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia - GO. Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • Diniz, L.G ; Vizioli, B. ; Melo, R.C.M ; CHAGAS, A.F.J ; AGUIAR, R.W.S ; CARVALHO, E.H.N ; ROCHA, W. S. . PRODUÇÃO DE AMILASE POR RIZÓBIOS ISOLADOS DO CERRADO TOCANTINENSE. In: VI SEMINÁRIO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFT, 2010, PALMAS. VI Seminário de Iniciação Científica UFT, 2010.

  • ROCHA, WESLANY SILVA . IMPACTOS AMBIENTAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA ROCHA, WESLANY . Introdução à Terra e Recursos Naturais Renováveis. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Tendências de bioinsumos microbianos na agropecuária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Cultura do Pinhão Manso para produção de biocombustível. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. ; MOMENTE, V. G. . Recursos naturais e Impactos ambientais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. ; MOMENTE, V. G. . Introdução a terra e recursos Naturais renováveis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Recursos naturais e Impactos ambientais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Cultura do Pinhão Manso para produção de biocombustível. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Transposição do Rio Tocantins. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Mecanização Agrícola - máquinas e operações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. . Cultura do Feijão e Mandioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do estado do Tocantins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI E ESPÉCIES DE ADUBAÇÃO VERDE CULTIVADOS EM SOLOS NO CERRADO NO ESTADO DE TOCANTINS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

ROCHA, W. S. . Tecnologias para minimização dos impactos ambientais: Compostagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, W. S. . Tecnologias para minimização dos impactos ambientais: Biodigestor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Procução e rendimento de cultivares de Batata-doce no município de Palmas -TO, Descrição: Avaliação de características agronômicas e rendimento de cultivares de batata- doce em Palmas -TO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Weslany Silva Rocha - Coordenador / Valéria Gomes Momenté - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Projeto Universal, Descrição: ATIVIDADE DE ESTIRPES FIXADORAS DE NITROGÊNIO EM CULTIVARES DE FEIJOEIRO CAUPI SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO FOSFATADA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Weslany Silva Rocha - Integrante / ALOÍSIO FREITAS CHAGAS JÚNIOR - Integrante / Manoel Mota dos Santos - Coordenador / Rodrigo Ribeiro Fidelis - Integrante / Nathalia silva Oliveira - Integrante / Hélio Bandeira Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2018

Doutora em Produção Vegetal, Universidade Federal do Tocantins.

2016

Mestre Produção Vegetal, Universidade Federal do Tocantins.

2016

Especialista em Geoprocessamento e georrefenciamento de imóveis rurais, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin.

2015

Engenheira Agrônoma, Universidade Federal do Tocantins.

2014

2° lugar apresentação oral de melhores trabalhos do IX Semiário de Iniciação científica, Universidade Federal do Tocantins.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas. , Quadra 109 Norte Avenida NS 15, Plano Diretor Norte, 77001090 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32294704

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno pesquisador, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno pesquisador, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno pesquisador, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Biologia Celular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2012 - 07/2013

    Estágios , Campus Universitário de Gurupi.,Estágio realizado, aluna de Iniciação Cientifica.

  • 08/2011 - 07/2012

    Estágios , Campus Universitário de Gurupi.,Estágio realizado, aluna de Iniciação cientifica.

2021 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária

Outras informações:
Colabora com a disciplina de Ciências Ambientais do curso de Engenharia de Alimentos da UFT desde os semestres 2021/1, 2021/2, 2022/1, 2022/2, 2023/1 até o presente semestre (2023/2) ministrando as seguintes aulas:- Ambiente terrestre e morfologia, manejo e recuperação de solos no Brasil;-Fontes alternativas de Energia;-Recursos Naturais;-Políticas de educação ambiental e de combate a desastres;-Impactos ambientais;-Consciência ambiental, responsabilidade social e direitos humanos.Com carga horária de 20 horas por semestre.

2018 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Administrativo, área Fitossanidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnica administrativa na área de Fitossanidade no Laboratório de Fitoterapia.

2018 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisas com rendimento de óleos essenciais e extração de compostos químicos úteis para Industria de alimentos de plantas medicinais.

2016 - 2018

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de pesquisas nas áreas de microrganismos do solo (bactérias, fungos e actinomicetos) em laboratório de microbiologia do solo, estufa e no campo, em nutrição mineral e produção vegetal em campo de cultivo com a culturas de mandioca, milho e feijão comum e feijão caupi.

2014 - 2016

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no curso de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisas com microrganismos do solo (bactérias fixadoras de nitrogênio e Bacillus) em laboratório de microbiologia do solo e em campo da área experimental da UFT; doses de macronutrientes e micronutrientes nas culturas de milho, mandioca e leguminosas (soja, feião comum, feijão-caupi, crotalária, feijão guandu).

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Tocantins.,Linhas de pesquisa

  • 04/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós- GRADUAÇÃO.,Linhas de pesquisa

2021 - 2022

Prefeitura Municipal de Palmas - TO

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheira Municipal de Educação

Outras informações:
Representante do Conselho escolar da unidade de educação e ensino da rede pública do Sistema Municipal de Educação na cidade de Palmas - TO.