Maria Lúcia Aguiar Teixeira
Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Mestrado em Ciências da Educação pelo Convênio IPLAC-UEMA; Mestre em Educação: formação de Professor pela Universidade Estadual do Ceará UECE; Licenciada em Pedagogia e em Letras habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Exerceu os cargos de: Secretária Adjunta Municipal de Educação do Município de Caxias; Gestora Regional de Educação do Leste Maranhense; Secretária Municipal de Educação do Município de Coelho Neto e Secretária Municipal de Educação do Município de Caxias, foi premiada no 16 Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, BH-MG (2016), Educa Brasil, com o Prêmio Palmas de Ouro 2016. Atualmente, professora do Ensino Básico/Ensino Médio da Rede Estadual do Maranhão e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão UEMA, Centro de Estudos Superiores de Caxias CESC.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2014 - 2018
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: COLÉGIO SÃO JOSÉ: TRIAGEM SOCIOMORAL NO ÂMBITO ESCOLAR CAXIAS MA (1940-1960)
Orientador: JOIRO HENRIQUE ROGGE
, Ano de obtenção: 2018. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2011 - 2013
Universidade Estadual do Ceará
Título: Formação Inicial e Continuada de Docentes: Saberes profissionais de professores egressos do curso de Pedagogia do Cesc/UEMA para Uso da Informatica na Educação
, Ano de Obtenção: 2013.Silvina Pimentel Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
1997 - 1999
UEMA IPLAC
Título: A MULTIMÍDIA USADA COMO FERAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA DISCIPLINA DIDÁTIC DO CNTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: MAURO GARCIA PUPO
Especialização em SINAES
2009 - 2010
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Os Recursos Midiaticos como facilitador do trabalho do Inspetor Escolar
Orientador: Maria de Lourdes Oliveira Paula
Especialização em Tecnologia em Educação
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O Uso P0edagogico de Midias na Educação como Veículo de Promoção da Aprendizagem
Orientador: Deniele Pereira Batista
Especialização em Informatica na educação
1994 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Instituição não exigia monografia
Especialização em Psicologia da educação
1992 - 1994
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Instituição não tinha monografia
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DIDÁTICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLAR.
Organização de eventos
TEIXEIRA, M. L. A. . IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO. 2019. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . CURSO DE CAPACITAÇÃO DE VIGILANTES. 2016. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . 1 Conferência Municipal de Educação do Municipio de Coelho. 2010. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . Ciclo de Estudos dos Referenciiais Curriculares. 2010. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . Metodologia de Projetos. 2010. (Exposição).
TEIXEIRA, M. L. A. . Coordenação do Projeto Escola Cidadã. 2009. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . Coordenação dos Estudos do Ensino Fundamental de nove anos. 2007. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . 1ª Conferência Regional de Educação em Caxias. 2007. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . IV SEMINÁRIO TEMÁTICO E III FEIRA DE PRÁTICA PEDAGOGIA. 2001. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . UMA ESCOLA ASSIM EU QUERO PARA MIM. 2000. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . CAMPANHA OPERAÇÃO CIDADANIA. 1999. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . CURSO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . I SEMINÁRIO SOBRE A EDUCAÇÃO RURAL E A REALIDADE MARANHENSE. 1998. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . Curso de fundamentos da Língua Portuguesa. 1998. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . A Inserção da Cultura Indigena Brasileira nas Raizes da Educação Lattino Americana. 1998. (Outro).
TEIXEIRA, M. L. A. . Projeto Girassol de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. 1997. (Outro).
Participação em eventos
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022. A INFLUÊNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CAPUCHINHAS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE CAXIAS-MA. 2022. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022. 2022. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022,. MATULÃO DE LEITURA: UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ? UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC E A ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MUNICIPAL JOAO LOBO. 2022. (Congresso).
III ENAELL - Encontro nacional de estudos linguísticos e literários..LÍNGUA ORAL X ORALIDADE: ENSINO E TRADIÇÕES ORAIS. 2021. (Simpósio).
III ENIPEL - ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM LETRAS.LÍNGUA ORAL X ORALIDADE: ENSINO E TRADIÇÕES ORAIS. 2021. (Simpósio).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022. A INFLUÊNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CAPUCHINHAS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE CAXIAS-MA. Certificado de Submissão. 2020. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2022. MATULÃO DE LEITURA: UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ? UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC E A ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MUNICIPAL JOAO LOBO. Certificado de Submissão. 2020. (Congresso).
30 SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.DANÇA DO LILI: FOLGUEDO GENUINAMENTE CAXIENSE. 2019. (Simpósio).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MEMÓRIA CULTURAL, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E NARRATIVAS.HISTÓRIA, MEMÓRIA, GÊNERO E REPRESENTAÇÃO. 2016. (Seminário).
I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - I SEREJA.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANALISE DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS. 2016. (Seminário).
IV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA.HISTÓRIA PENSADA E CONTADA RECORDAÇÕES PRESENTES. 2015. (Simpósio).
VI ENCONTRO INTER-REGIONAL, NORDESTE E CENTRO OESTE.MEMÓRIA E HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS MA. 2015. (Encontro).
Curso de Mestrado em Educação (Acadêmico).Formação de professores. 2013. (Outra).
FUNDEB: Politica de Inclusão Educacional e Fundo Contábil Na Perspectica da Qualidade do Ensino.Seminário de Estudo e Pesquisa Educação e Sociedade. 2013. (Seminário).
PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar.Seminário de Estudo e Pesquisa Educação e Sociedade. 2013. (Seminário).
Programa Dinheiro Direto na Escola: Uma Perspectiva de Melhoria no Interior da Escola.Seminário de Estudo e Pesquisa Educação e Sociedade. 2013. (Seminário).
Seminario de Estudo e Pesquisa.Uma Analise do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar ( PNATE) E Mais Educação: Acesso e Auxilio no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Seminário).
V Encontro Inter Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente epara.V -ENFORSUP. 2013. (Encontro).
64ª Reunião Anual da SBPC.Educação Ambiental no Ensino Fundamental; Possibilidades e desafios para Professores. 2012. (Encontro).
64 Reunião Anual da SBPC.O uso Pedagogico do Computador na Escola e o Processo Ensino-Aprendizagem na Contemporaneidade. 2012. (Encontro).
64 Reunião Anual da SBPC.Da Galaxia de Gutenberg á Setima Arte: Construindo Pontes Entre a Escola X Familia para Formação dos Alunos Leitores. 2012. (Outra).
Curso Inglês Instrumental, preparatorio para Exame de Proficiência.Curso Inglês Instrumental oferecido pela Casa da Cultura Britânica da UFC. 2012. (Outra).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino:Compromissso com a Escola Publica, Laica, Gratuita ede Qualidadeso.O Livro Didático Como Politica Educacional e o Processo da sua Escolha: Uma experiência em Municipios Cearenses. 2012. (Encontro).
XVI ENDIPE.DIDATICA E PRÁTICAS DE ENSINO:COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2012. (Encontro).
EXAME DE PROEFICIÊNCIA EM LINGUA INGLESA OFERECIDO PELA CASA DE CULTURA BRITÂNICA DA UFC.EXAME DE PROEFICIÊNCIA EM LINGUA INGLESA OFERECIDO PELA CASA DE CULTURA BRITÂNICA DA UFC.. 2011. (Outra).
XVI ENDIPE.DIDATICA E PRÁTICAS DE ENSINO:COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2011. (Encontro).
XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA.SABERES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2011. (Outra).
XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA.PROJETO DE ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Outra).
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2011. (Encontro).
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE. 2011. (Encontro).
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COM A CULTURA JUVENIL. 2011. (Outra).
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COM A CULTURA JUVENIL. 2011. (Outra).
62ª Reunião Anual da SBPC.PROJETO FIRASSOL: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATUAM NO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL DO ENSINO DUNDAMENTAL. 2010. (Encontro).
62ª Reunião Anual da SBPC.ECOPEDAGOGICA: CONTRIBUINDO PARA A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Encontro).
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SEMIPRESENCIAL.AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SEMIPRESENCIAL. 2010. (Outra).
VIII SEMINARIO:DISCUTINDO A IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.VIII SEMINARIO:DISCUTINDO A IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Seminário).
VI SEMINARIO TEMATICO DO CURSO DE PEDAGOGIA.RELATO DE EXPERIENCIA EM ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL. 2009. (Seminário).
CAPACITAÇÃO PARA OS USUARIOS DO SISRH.CAPACITAÇÃO PARA OS USUARIOS DO SISRH. 2008. (Outra).
CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO ESCOLAR.CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO ESCOLAR. 2008. (Outra).
4 TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. MIDIA E EDUCAÇÃO:INCLUIR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2005. (Congresso).
CURSO AVANÇADO DE GESTÃO ESCOLAR.CURSO AVANÇADO DE GESTÃO ESCOLAR. 2005. (Outra).
CURSO INTERNET, EDUCAÇÃO E PESQUISA.CURSO INTERNET, EDUCAÇÃO E PESQUISA. 2005. (Outra).
III SEMINARIO TEMATICO.III SEMINARIO TEMATICO. 2005. (Seminário).
Curso de Formação de Tutores.Curso de Formação de Tutores. 2004. (Outra).
CURSO SENAI/INTEL EDUCAÇÃO PARA O FUTURO.CURSO SENAI/INTEL EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. 2004. (Outra).
3 TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 3 TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2003. (Congresso).
O TEXTO ENQUANTO OBJETO TRANSDICIPLINAR: UM DIALOGO ENTRE DISCIPLINAS.O TEXTO ENQUANTO OBJETO TRANSDICIPLINAR: UM DIALOGO ENTRE DISCIPLINAS. 2003. (Outra).
Programa de Educação Fiscal para a Cidadania.Programa de Educação Fiscal para a Cidadania. 2003. (Outra).
CURSO DE LEITURA E CIDADANIA.CURSO DE LEITURA E CIDADANIA. 2002. (Outra).
II FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO.II FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2002. (Outra).
OFICINA: HISTORIA DE LEITURA.OFICINA: HISTORIA DE LEITURA. 2002. (Outra).
VI Seminário de Divulgação da Produção Científica. 2002. (Seminário).
Forum Nacional Permanente de Ensino Religioso.CURSO DE ENSINO RELIGIOSO CAPACITAÇÃO PARA UM NOVO MILENIO. 2001. (Outra).
I ENCONTRO ESTADUAL DO PCN EM AÇÃO.I ENCONTRO ESTADUAL DO PCN EM AÇÃO. 2001. (Encontro).
IV SEMINARIO TEMATICO E III FEIRA DE PRATICA PEDAGOGICA.O BRASIL NO CONTEXTO DA AMERICA LATINA. 2001. (Seminário).
I ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.I ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 2000. (Encontro).
Campanha Operação Cidadania.Campanha Operação Cidadania. 1999. (Outra).
Curso de Qualidade de Vida e a Programação Neurolinguistica.Curso de Qualidade de Vida e a Programação Neurolinguistica. 1999. (Outra).
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA EM ESPANHOL.EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA EM ESPANHOL. 1999. (Outra).
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.SEMINÁRIO INSTITUCIONAL SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 1999. (Seminário).
Curso de Fundamentos da Educação e Fundamentos da Lingua Portuguesa.Curso de Fundamentos da Educação e Fundamentos da Lingua Portuguesa. 1998. (Seminário).
I CONGRESSO REGIONAL EM EDUCAÇÃO. A COMUNICAÇÃO: iNSERÇÃO DA CULTURA INDIGENA BRASILEIRA NAS RAIZES DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO LATINO AMERICANO. 1998. (Congresso).
II ENCONTRO MUNICIPAL DO PROLER.II ENCONTRO MUNICIPAL DO PROLER. 1998. (Encontro).
I Seminario sobre a educaçãio Rural e a Realidade Maranhense.I Seminario sobre a educaçãio Rural e a Realidade Maranhense. 1998. (Outra).
MEMBRO DA COMISSAO COORDENADORA DO SEMINARIO:.MEMBRO DA COMISSAO COORDENADORA DO SEMINARIO: A INSERÇÃO DA CULTURA INDIGENA BRASILEIRA NAS RAIZES DA EDUCAÇÃO. 1998. (Outra).
Projeto Girassol.COORDENOU O PROJETO GIRASSOL. 1998. (Outra).
CURSO METODOLOGIA DE ESTUDOS SOCIAIS.CURSO METODOLOGIA DE ESTUDOS SOCIAIS. 1997. (Outra).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA UFPI. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA UFPI. 1997. (Congresso).
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO. I CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO. 1997. (Congresso).
I SEMINARIO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A NOVA LDB.I SEMINARIO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A NOVA LDB. 1997. (Seminário).
PALESTRA PARA O PROFESSORES DA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL EDSON LOBAO SOBRE PLANEJAMENTO X ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE.PALESTRA PARA O PROFESSORES DA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL EDSON LOBAO SOBRE PLANEJAMENTO X ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 1997. (Outra).
PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SOBRE A LDB.PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SOBRE A LDB. 1997. (Outra).
SEMINÁRIO DE ESTUDO E PESQUISA.Seminário de Estudo e Pesquisa Educação e Sociedade. 1997. (Seminário).
VI ENCONTRO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS- O MUNDO DAS LETRAS E O UNIVERSO DA INTERDISCIPLINARIDADE.VI ENCONTRO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS- O MUNDO DAS LETRAS E O UNIVERSO DA INTERDISCIPLINARIDADE. 1997. (Encontro).
XXI REUNIÃO NORDESTINA DE BOTANICA.XXI REUNIÃO NORDESTINA DE BOTANICA. 1997. (Encontro).
Curso de Formação de Magisterio de 2 Grau.Curso de Formação de Magisterio de 2 Grau. 1995. (Outra).
SEMINARIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RECONSTRUINDO A SUA UEMA.SEMINARIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RECONSTRUINDO A SUA UEMA. 1994. (Seminário).
II EMEL ECONTRO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS.II EMEL ECONTRO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 1993. (Oficina).
II ENCONTRO DE ESTUDANTES DE PEGAGOGIA.II ENCONTRO DE ESTUDANTES DE PEGAGOGIA. 1993. (Encontro).
Mini Curso Elaboração Confecção e Utilização.Mini Curso Elaboração Confecção e Utilização. 1990. (Outra).
VII CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UEMA. VII CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UEMA. 1990. (Congresso).
Curso de orientação e participação de Planejamento.Curso de orientação e participação de Planejamento. 1989. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1989. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1989. (Encontro).
CURSO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO.CURSO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO. 1988. (Outra).
V CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO.V CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1988. (Outra).
I encontro de Estudantes de Pedagogia de Caxias.I encontro de Estudantes de Pedagogia de Caxias. 1986. (Outra).
IV CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO.IV CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1986. (Outra).
SEMINÁRIO SOBRE CURRÍCULO DO CURSO NORMAL.SEMINÁRIO SOBRE CURRÍCULO DO CURSO NORMAL. 1986. (Seminário).
VI ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.VI ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1986. (Outra).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO METODOLOGICA- PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA UEEC.CURSO DE ATUALIZAÇÃO METODOLOGICA- PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA UEEC. 1985. (Outra).
CURSO DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS.CURSO DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS. 1985. (Outra).
II encontro de Estudantes de Pedagogia.II encontro de Estudantes de Pedagogia. 1985. (Encontro).
V ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.V ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1985. (Encontro).
A pessoa do Facilitador na Educação.A pessoa do Facilitador na Educação. 1984. (Encontro).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE 1ª a 4ª serie -PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA UEEC.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE 1ª a 4ª serie -PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA UEEC. 1984. (Outra).
III CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO.III CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1984. (Outra).
1 Simposio Sobre Poluição e Conservação do Meio Ambiente.1 Simposio Sobre Poluição e Conservação do Meio Ambiente. 1983. (Simpósio).
Curso de Planejamento e Administração Educacional.Curso de Planejamento e Administração Educacional. 1983. (Outra).
Programa de Saúde para o 1 e 2 Graus.Programa de Saúde para o 1 e 2 Graus. 1983. (Outra).
Treinamento para Classe de pré escolar.Treinamento para Classe de pré escolar. 1982. (Outra).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA.CURSO DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA. 1980. (Outra).
I SIMPOSIO SOBRE DOENÇAS TROPICAIS.I SIMPOSIO SOBRE DOENÇAS TROPICAIS. 1980. (Simpósio).
Participação em bancas
LIMA, M. R. E. S.;TEIXEIRA, M. L. A.; MELO, S. M. B.. Ensino e aprendizagem em regime remoto: reflexões acerca da avaliação na educação infantil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em curriculo e avalição na educação básica) - CESC/UEMA.
MELO, S. M. B.;TEIXEIRA, M. L. A.; LIMA, M. R. E. S.. Ensino fundamental em regime remoto: até onde o conhecimento escolar tem chegado?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em curriculo e avalição na educação básica) - CESC/UEMA.
TEIXEIRA, M. L. A.; BRITO, M.N; SANTOS, F.R.M. UMA ANALISE DOS VALORES CONSTRUINDO NA ESCOLA MUNICIPAL SAO JOSE CAXIAS-MA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA; DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO. Analise das Práticas de leitura nos livros didáticos de lingua Portuguesa do 4 ciclo do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.; Lidinalva de Almada Coutinho; CARNEIRO, J. R. D.. A Utilização do genero crônica como motivador da produção textual na 8ª série (9ª) do Ensino. Fundamental do CE Thales Ribeiro Gonçalves. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
Antonio Luiz Alencar Miranda;TEIXEIRA, M. L. A.; CLAUDIA MARIA MAGALHÃES MOTTA. Sobrinho. Sujeito pleonastico:vicio de linguagem, marca de oralidade ou evolução sintática.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.. A Prática da Leitura e da Escrita em Ambiente Familiar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.; DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO. O ATO DE LER DIFERENTES GENEROS TEXTUAIS E A BUSCA DO PRAZER DA LEITURA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.. A LEITURA DA FABULA E A FORMAÇÃO DO LEITOR DE 1ª E 2ª SERIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
ELIZEU DE ARRUDA SOUSA; DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO;TEIXEIRA, M. L. A.. A UTILIZAÇÃO DOS PROVERBIOS PARA A DINAMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.. A Leitura do Texto Literario na 5ª serie do Ensino Fundamental da escola Municipal José Gomes Cabral, Em Angical Como Fonte Motivadora para Aprendizagem da Leitura.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
DIOGÉNES BUENOS AIRES DE CARVALHO; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.. Inclusão Digital: As Ferramentas Tecnólogica no ensino da Lingua Portuguesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Antonio Luiz Alencar Miranda; CLAUDIA MARIA MAGALHÃES MOTTA. Inter-relação Entre Leitura e Escrita. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
Antonio Luiz Alencar Miranda; CLAUDIA MARIA MAGALHÃES MOTTA;TEIXEIRA, M. L. A.. A Importancia da Leitura nas séries Finais do Ensino Fundamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
CLAUDIA MARIA MAGALHÃES MOTTA;TEIXEIRA, M. L. A.; Maria de Jesus de Melo Lobão. Diferenças e Semelhanças entre a linguagem Publicitária e a Literatura. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; AILMA DO NASCIMENTO SILVA; CLEIDE MARIA T.V DOS PASSOS.. Cavalcante. Lingua Portuguesa: A linguagem dos textos Musicais- Uma Proposta Motivadora para o Ensino da Lingua Portuguesa no Ensino Médio. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; AILMA DO NASCIMENTO SILVA; CLEIDE MARIA T.V DOS PASSOS.. Meneses. Utilização dos Contos de Fadas como Instrumento Motivador para Prática da Leitura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Joseane Maia santos Silva; SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAES. UMA ANALISE DAS CONDIÇOES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
Joseane Maia santos Silva; ELIZEU DE ARRUDA SOUSA;TEIXEIRA, M. L. A.. As Leituras do professor Formador de Leitores. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAES;TEIXEIRA, M. L. A.; Antonio Luiz Alencar Miranda. Alternativas metodologicas no Trabalho com a Linguagem. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
ELIZEU DE ARRUDA SOUSA; SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAES;TEIXEIRA, M. L. A.. Uma pratica de leitura entre Chapeuzinho vermelho e fita verde no cabelo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
Antonio Luiz Alencar Miranda;TEIXEIRA, M. L. A.; Antonio José Silva Rego. Analise do discurso pedagógico na Educação indígena. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
ELIZEU DE ARRUDA SOUSA; SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAES;TEIXEIRA, M. L. A.. Pratica de leitura:Uma visão de procedimentos metodológicos otimizadores do incentivo a leitura na 8ª serie do Ensino Fundamental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; COSTA, M. L. P.; AZEVEDO, C. M. L.. O lúdico no processo de alfabetização e letramento no segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal em Pirapemas ? MA.. 2023.
AZEVEDO, C. M. L.;TEIXEIRA, M. L. A.; COSTA, M. L. P.. O lúdico como estratégia para a aprendizagem no 3 ano do Ensino Fundamental. 2023.
COSTA, M. L. P.; AZEVEDO, C. M. L.;TEIXEIRA, M. L. A.. Leitura e Escrita Pós-Pandemia: O nível de aprendizagem dos alunos do 4 Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor José de Melo e Silva, a escola que temos e a que queremos.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SANTOS, M. S. G.; ALMEIDA, E. B.;TEIXEIRA, M. L. A.. A DISCIPLINA HISTÓRIA COMO CONHECIMENTO:As metodologias aplicadas nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública municipal de Caxias - MA, que compreende os períodos de 2010 a 2014.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - CESC/UEMA.
TEIXEIRA, M. L. A.; Dulce Helena Teixeira dos Santos; PAULA, A. M. O.. A AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA.
MORAIS, G. A. S.;TEIXEIRA, M. L. A.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma análise da percepção de professores do Curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA.
MORAIS, G. A. S.;TEIXEIRA, M. L. A.. A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA.
TEIXEIRA, M. L. A.; MORAIS, G. A. S.; MARTINS, E. F.. alli.A Literatura Infantil como Estrategia de Aquisição da Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; OLIVEIRA, P. A.; CASTRO, E. R.. Gestão Democratica E Liderança no Ambiente Escolar: Um Estudo de Caso na U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; OLIVEIRA, P. A.; CASTRO, E. R.. A Gestão Democratica como Ferramenta de Construção da Cidadania e Formação do Sujeito nas Series Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; MORAIS, G. A. S.; AGUIAR, C. F. N.. As Dimensões Tecnicas, estéticas e éticas da aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Domitilia Lopes Sousa; Marcia Regina Ferreira Santos. Pratica na Educação Infantil: Importancia para o Desenvolvimento da criança Leitora de Três a Cinco anos de Idade do C.E.I Prof.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Maria do Carmo; Marcia Regina Ferreira Santos. A contribuibuição da Formação de Pedagogos para Praticas Pedagogica dos Professores Nas Escolas de Caxias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Marcia Regina Ferreira Santos; Maria do Carmo. A Atuação do Pedagogo nas Medidas SocioEducativas para Inclusao Social do Adolescente em Conflito com a Lei. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Marcia Regina Ferreira Santos; Natileide Mesquita. Etica na Escola: Uma Analise dos Valores Construido na Escola Municipal São José Caxias-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Maria do Carmo; SANTOS, F.R.M. A contribuição da Formação de Pedagogos para Praticas Pedagogicas dos professores nas escolas de Caxias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Domitilia Lopes Sousa; Marcia Regina Ferreira Santos. Pratica de Leitura na Educação Infantil: Importancia para o Desenvolvimento da Criança lLeitora de Tres a cinco anos de idade do C.E.I ProFa. Francileide Leal Moreira em Caxias- MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; Marcia Regina Ferreira Santos; Maria do Carmo. A Atuação do Pedagogo nas Medidas Socioeducativas para inclusao Social do adolescente em Conflito com Lei. 2013 - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. .Avaliação da aprendizagem : Um instrumento para premiar ou castigar?. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Tecnologia e Educação: Limites a Aplicabilidade na realidade escolar. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Importancia da Leitura na Pré-escola. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. TRAUMAS DA REJEIÇÃO:CONSEQUENCIAS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS SERIES INICIAIS.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Avaliação da Aprendizagem : um instrumento para punir ou castigar. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
COSTA, M. L. P.; AZEVEDO, C. M. L.;TEIXEIRA, M. L. A.. Leitura e Escrita Pós-Pandemia: O nível de aprendizagem dos alunos do 4 Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor José de Melo e Silva, a escola que temos e a que queremos.. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.
COSTA, M. L. P.;TEIXEIRA, M. L. A.; AZEVEDO, C. M. L.. O lúdico no processo de alfabetização e letramento no segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal em Pirapemas ? MA.. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; BARBOSA, R. R.; NASCIMENTO, F. L. S. C.. PROCESSO DE SELETIVO SIMPLIFICADO. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.
MARTINS, E. F.;TEIXEIRA, M. L. A.; SANTOS, M. S. G.. SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2020. CESC/UEMA.
TEIXEIRA, M. L. A.; LIMA, M. R. E. S.; MORAIS, G. A. S.. SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2020. CESC/UEMA.
BARROS, L. A. A.; COSTA, A. C. M.;TEIXEIRA, M. L. A.. Processo Seletivo Simplificado. 2020. CESC/UEMA.
TEIXEIRA, M. L. A.; LIMA, M. R. E. S.; SANTOS, M. S. G.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.; LIMA, M. R. E. S.; SANTOS, M. S. G.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor Substituto.. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE- COORDENOU SESSÃO NA MODALIDADE PAINEL NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANA. 2011.
TEIXEIRA, M. L. A.. COORDENADORA DE PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO. 2010.
TEIXEIRA, M. L. A.. Consequencias na Aprendizagem da Criança nas series iniciais. 1997. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Professora substituta do Centro de Estudos Superiores de Caxias na disciplina Planejamento Educacional. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Professora substituta do Centro de Estudos Superiores de Caxias na disciplina Psicologia. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Partcipou como menbro do concurso seletivo para professor substituto na disciplina Psicologia. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Participou como membro da banca examinadora do Concurso Seletivo para Professor Substituto na discplina PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Concurso Seletivo para professor substituto na disciplina Psicologia. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. PROFESSORA SUBSTITUTO NA DISCIPLINA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 1995. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Cargo de Professora substituta da disciplina Didática no Concurso Seletivo. 1992. Universidade Estadual do Maranhão.
TEIXEIRA, M. L. A.. Concurso Seletivo para professor substituto na disciplina DIDATICA. 1992. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
Avaliação da aprendizagem: uma análise da prova escrita como instrumento de verificação do aprendizado em potenciação matemática; ; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM CURRICULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A CONTRIBUIÇÃO DOS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA; (Orientador);
A Utilização dos Softwares Educacionais noa Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE E#STADUAL DO MARANHÃO/ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS; (Orientador);
A Importância da Afetividade para o desenvolvimento Infantil e suas Implicações no Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA; (Orientador);
A inserção da Informatica na Educação; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O processo de Inclusao Digital em Escolas Publicas de Ensino Fundamental em Caxias -MA; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA: uma proposta reflexiva a luz da universidade no contexto do 1 e 2 ano do ensino fundamental da Unidade Municipal Filomena Machado Teixeira; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Os desafios das escolas públicas do ensino fundamental em tempo de pandemia: como dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em curriculo e avalição na educação básica) - CESC/UEMA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Interface entre as concepções de tecnologia educacionais e as práticas de ensino; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em curriculo e avalição na educação básica) - CESC/UEMA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Campos; Um olhar critico sobre a leitura: uma perspectiva de superação da dificuldade no ato de ler; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O Papel do Supervisor Escolar na Orientação Sexual com Adolescentes da 7ª e 8ª série do Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma em Caxias- MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em rso de Especialização em Gestão e Supervisão esc) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A importância da leitura no processo de formação leitor/escritor para os alunos do ensino Fundamental do 9 ano da U; I; M Mariano Campos, na cidade de São João do Sotér-MA; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O Lúdico como Instrumento Metodológico na prática educativa do programa Integração AABB e Comunidade em Caxias- MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Analise das Práticas de leitura nos livros didáticos de lingua Portuguesa do 4 ciclo do Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A Utilização do genero crônica como motivador da produção textual na 8ª série (9ª) do Ensino; Fundamental do CE Thales Ribeiro Gonçalves; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A IMPORTANCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
AVALIAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA E AS QUATRO HABILIDADES; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A INCLU~SÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIRES INICIAIS NAS ESCOLAS U; I; MONS; CLÓVIS VIDIGAL E JOÃO LISBOA DA REDE ESTADUAL DE CAXIAS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A METODOLOGIA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA- CESC; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA TRABALHAR LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O TEATRO E A CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A Poesia Como atividade Incentivadora do Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A Importancia da Leitura infantil na Formação do Leitor nas séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Revista em Quadrinhos em sala de aula como atividade Falicitadora da Interpretação nas series iniciais do Ensino Fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A produção Textual através da leitura e interpretação de contos com alunos da 3ª série do Ensino Médio C; E; E; F; M Presidente Juscelino em Senador Alexandre Costa; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Analfabetismo: Deficiencias Cognitivas, Linguisticas e Psicomotora X Ausência de Interação com a Língua Escrita; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Uma prática de Leitura dinamica na 2ª série do Ensino Fundamental na Escola U; IM '' Edson Lobão"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Sugestão de leitura na 8ª série: o antes, o durante e o depois; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Gonçalves; Leitura : Dinamizando a produção Textual Através da Parábola; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Leitura em sala de aula: da teoria à prática; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Ler e Escrever: Uma condição para Cidadania; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Leitura no Ensino Médio: Um objeto de Conquistas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Leitura: Uma Construção no Desenvolvimento do Aluno; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DA CRIANÇA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SUA COMPLEXIDADE, COM BASE NOS ESTUDOS DE MAGDA SOARES, NA UNIDADE INTEGRADA CONCEIÇÃO GOUVEIA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
FORMAÇÃO CONTINUADA: Possibilidades e desafios para os professores do ciclo de Alfabetização da Escola Municipal Terezinha Leite de Nova Olinda do Maranhão; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE PARAÍSO DA CRIANÇA DA CIDADE DE PRESIDENTE MÉDICI ? MA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O PROFESSOR COMO PROFISSONAL POLIVALENTE: análise da formação inicial que lhe habilita para lecionar todas as disciplinas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGO DOS RODRIGUES-MA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
PRÁTICA PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA DE DOCENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
RELAÇÃO ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: um estudo de caso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MUSICALIZAÇÃO COMO PROCESSO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A utilização do sofweres educacionais no ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CESC/UEMA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO INICIAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAXIAS- MA: negligência perante as dificuldades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
HISTÓRIA E MEMÓRIA: trajetória da criação da Escola Teófilo Dias do município de Aldeias Altas - MA (1965-1975); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
O USO DO COMPUTADOR E DE SEUS SOFTWARES EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Traumas de rejeição:Consequencias na Aprendizagem da criança nas series iniciais; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Tecnologia e Educação: Limites e Aplicabilidade na Realidade Escolar; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Avaliação da Aprendizagem: Um instrumento para premiar ou castigar?; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
A importancia da leitura na Pré-escola; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
PROJETO ESCOLA: construindo uma intervenção à luz da universidade; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Maria Lúcia Aguiar Teixeira;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, D. H. T. (Org.) ; TEIXEIRA, M. L. A. (Org.) ; SANTOS, M. S. G. (Org.) . VIDAS ENTRELAÇADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA TRAVESSIA INAUGURAL VIVENCIADA EM GESTÃO. 1. ed. SÃO PAULO: RG EDITORES, 2022. v. 1. 290p .
-
TEIXEIRA, M. L. A. . DE OLHO NO ESTÁGIO CURRICULAR ÁREAS ESPECÍFICAS. In: DUlce Helena Teixeira dos Santos; Maria Lúcia Aguiar Teixeira; Mariangela Santana Guimarães Santos. (Org.). VIDAS ENTRELAÇADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: uma travessia inaugural vivenciada em gestão. 01ed.SÃO PAULO: RG EDITORES, 2022, v. 01, p. 17-32.
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; SANTOS, D. H. T. . ANÁLISE DA TEORIA DA DEPENDÊNCIA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONFESSIONAL. In: SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO; JOANA BATISTA DE SOUZA e DENISE CRISTINA DA S. C. SALAZAR. (Org.). OUTRAS HISTÓRIAS DO MARANHÃO. 1ed.Teresina: ACADÊMICA EDITORIAL, 2021, v. 01, p. 251-266.
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; SANTOS, M. S. G. ; SANTOS, D. H. T. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ÁREAS ESPECÍFICAS X PANDEMIA: Uma investigação possível. In: ANDREIA RODRIGUES DE ANDRADE E JACKSON DOS SANTOS RIBEIRO. (Org.). ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 01ed.TERESINA: MENTES ABERTA, 2021, v. 01, p. 45-56.
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; ROGGE, J. H. ; ALBUQUERQUE, I. A. F. O. . A VEREDA PERCORRIDA PELO COLÉGIO SÃO JOSÉ EM CAXIAS -MA NO FINAL DO SÉCULO XX. In: SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO; DENISE CRISTINA DA S. C. SALAZAR; JOANA BATISTA DE SOUZA. (Org.). ESQUINAS DO TEMPO E NARRATIVAS DE CAXIAS. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 21-500.
-
TEIXEIRA, M. L. A. . HISTÓRIA PENSADA E CONTADA RECORDAÇÕES PRESENTES. In: SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO; JOANA BATISTA DE SOUZA; DENISE CRISTINA DA S. C. SALAZAR. (Org.). CAXIAS: MEMÓRIAS, HISTÓRIA E OUTROS SABERES. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 21-500.
-
MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA, A. L. A. ; SANTOS, D. H. T. ; MARTINS, E. F. ; SILVA, E. R. P. ; LIMA, W. S. F. ; COSTA, M. C. R. ; TEIXEIRA, M. L. A. . AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, p. 03 - 10, 03 out. 2023.
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; PIMENTEL.SILVINA SILVA . IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COM A CULTURA JUVENIL. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, MANAUS. RESUMO DOS ANAIS DO XX EPENN, 2011. v. 2.
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; Dulce Helena Teixeira dos Santos ; Maria de Fátima Sousa Silva . Projeto Girassol: Uma Parceria entre Universidade e as Escolas Publicas que atuam no ciclo de Aprendizagem Inicial do Ensino Fundamental,. In: SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
TEIXEIRA, M. L. A. . Pedagogia e o Estágio como Campo Formativo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . 'Colégio São José: Triagem Sociomoral e Vigilância da Representação do' Eu'no âmbito Escolar-Caxias- MA (1940-1960)'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; ROGGE, J. H. . A Vereda Percorrida pelo Colégio São José em Caxias _ MA no Final do Século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, S. M. B. ; SALAZAR, D. C. S. C. ; SOUZA, J. B. ; TEIXEIRA, M. L. A. . História Pensada e Contada:Recordações Presentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . Exame de Proficiência em Língua Espanhola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; PIMENTEL.SILVINA SILVA . IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COM A CULTURA JUVENIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . EXAME DE PROEFICIÊNCIA EM LINGUA INGLESA DA CASA DE CULTURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; PIMENTEL.SILVINA SILVA ; Dulce Helena Teixeira dos Santos . PROJETO DE ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; PIMENTEL.SILVINA SILVA . SABERES NA FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . EXAME DE PROEFICIÊNCIA LÍNGUA INGLESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. ; B., M. S. M. ; Maria de Fátima Sousa Silva ; Dulce Helena Teixeira dos Santos . Ecopedagogia: Contribuindo para Consciência Ecologica nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
B., M. S. M. ; Dulce Helena Teixeira dos Santos ; Maria de Fátima Sousa Silva ; TEIXEIRA, M. L. A. . Projeto Girassol: Uma Parceria entre Universidade e as Escolas Publicas que atuam no ciclo de Aprendizagem Inicial do Ensino Fundamental,. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
B., M. S. M. ; Maria de Fátima Sousa Silva ; TEIXEIRA, M. L. A. ; Antonio Luiz Alencar Miranda ; Lidinalva de Almada Coutinho . Currículu como norteador da Pratica docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . VI Seminário de Divulgação da Produção Científica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . A COMUNICAÇÃO: INSERÇÃO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NAS RAÍZES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . I SEMINÁRIO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A NOVA LDB. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . LDB(9394/97). 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . PLANEJAMENTO X ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, M. L. A. . I SEMINÁRIO DE REFLEXÃO PEDAGÓGICA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, C. ; BORBA, A. ; TEIXEIRA, M. L. A. . Comunidades quilombolas uma história de luta e resistência no Maranhão. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, M. B. ; AZEVEDO, I. C. N. ; TEIXEIRA, M. L. A. . TEMPOS DE PANDÊMICOS: A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS PELA UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO - URE. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
FEITOSA, V. B. ; SOUSA, E. M. B. ; TEIXEIRA, M. L. A. . A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ENQUANTO SUPERVISOR. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
OLIVEIRA, M. F. S. ; SOUSA, V. N. S. ; TEIXEIRA, M. L. A. . ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
AMORIM, F. F. ; MELO, M. P. S. ; TEIXEIRA, M. L. A. . A REPRESENTAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS AÇÕES DEMOCRÁTICAS DA ESCOLA. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, M. A. A. ; SILVA, E. M. S. ; TEIXEIRA, M. L. A. . A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM OUTROS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Dulce Helena Teixeira dos Santos ; SILVA, J. R. ; TEIXEIRA, M. L. A. . O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
OLIVIERA, J. M. P. ; PEREIRA, B. J. A. ; TEIXEIRA, M. L. A. . O PAPEL DO PEDAGOGO FORA DE ESPAÇOS ESCOLARES FORMAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SOUSA, A. R. P. ; GOMES SOBRINHO, A. ; TEIXEIRA, M. L. A. . A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS QUE PERPASSAM DURANTE ESSE PROCESSO.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Folguedo na rua, na praça e no terreiro: pintando o 7, bordando o 8 e caseando o 9., Descrição: O projeto de pesquisa Folguedo na rua, na praça e no terreiro: pintando o 7, bordando o 8 e caseando o9, tem como ponto de referência o diálogo entre o conhecimento popular e conhecimento cientifico, paratanto, partimos da compreensão de que os folguedos abrangem saberes, ofícios, formas de expressão elugares de sociabilidade, que constitui um patrimônio cultural imaterial, assumindo uma expressãoespacial, que se revela por meio das relações entre sujeitos e seus lugares, objetos e ações, elementosconstituintes da trama cultura/espaço. Problema científico para essa pesquisa busca articular oconhecimento produzido na cultura popular (folguedos), com o trabalho de formação dos acadêmicos eas práticas pedagógicas da educação básica, tendo em vista enfocar a Dança do Lili. O estudo équalitativo tendo como objeto geral pesquisar as manifestações culturais, folguedos caxienses, comdestaque a trajetória do grupo dança do Lili, como patrimônio cultural imaterial, a partir do diálogo comos grupos brincantes, da investigação os folguedos, as representações dos professores e acadêmicosfundamentado em fontes de depoimentos orais de participantes de grupos culturais dos acadêmicos edos professores e documentos bibliográficos. Os aportes teóricos se fundamentam nos autores que, nasua base de conhecimento, reconhece a relação dialética que o homem estabelece com o mundo,interferindo e recebendo interferência, ressignificando os principais conceitos da pesquisa memória,folguedos, cultura, educação básica e currículo. Pretende-se produzir material bibliográfico, que possafazer parte do acervo de pesquisa do CESC-UEMA, sobre folguedo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lúcia Aguiar Teixeira - Coordenador / CLEIDIANE DOS SANTOS FERNANDES - Integrante / TATIANE LOPES DOS REIS - Integrante.
-
2019 - 2020
Balaio de memórias: Registrando os Folguedos de Caxias, Descrição: O projeto tem a pretensão de envolver acadêmicos do Curso de Pedagogia e do curso de História, através da narrativa das pessoas das comunidades que fizeram parte de folguedos. Na realidade caxiense tem a presença de manifesta culturais que pode ser denominada de folguedos populares, entende-se que essas manifestações fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro, ocorrem em quase todo território brasileiro, em particular no Nordeste sua presença é mais significativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lúcia Aguiar Teixeira - Coordenador / FRANCISCO VALDENILSON DA SILVA VIEIRA - Integrante / CLEIDIANE DOS SANTOS FERNANDES - Integrante / Rayssa Adriana Ribeiro da Silva - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
-
2010 - 2011
Construindo uma intervenção à luz da Universidade, Descrição: Coordenador : Maria Lúcia Aguiar Teixeira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lucia Aguiar Teixeira - Coordenador / Maria Otalana Alves Feitosa - Integrante.
Prêmios
2016
PALMAS DE OURO, EDUCA BRASIL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, CESC-UEMA. , PRAÇA DUQUE DE CAXIAS S/N, MORRO DO ALECRIM, 65600000 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 35213888
Experiência profissional
2009 - 2010
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretaria Municipal / Coelho neto, Carga horária: 20
2000 - 2003
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretaria Adjunta Municipal de Educação
1999 - 2000
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora Municipal da Educação Básica.
1999 - 2000
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Municipal de educação Básica, Carga horária: 20
1992 - 1993
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: CARGO COMISSIONADO, Enquadramento Funcional: Secretaria Adjunta de Educação, Carga horária: 20
Outras informações:
Secretaria Adjunta de Educação
1992 - Atual
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20
1997 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
2007 - 2009
Unidade Regional de Educação de CaxiasVínculo: , Enquadramento Funcional: GESTORA DA UNIDADE REGIONAL DE CAXIAS, Carga horária: 20
2007 - 2009
Unidade Regional de Educação de CaxiasVínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora Regional de Educação de Caxias, Carga horária: 20
2004 - 2006
Unidade Regional de Educação de CaxiasVínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora de Unidade de Desenvolvimento Humano, Carga horária: 20
2015 - 2016
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: , Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAXIAS, Carga horária: 20
2000 - 2003
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Adjunto Municipal de Educação, Carga horária: 20
2009 - 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE COELHO NETO MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Lúcia Aguiar Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?