Carolina Cardoso Manso

Doutora em psicologia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente pesquisa o tema do cuidado na Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Realiza a Coordenação das Equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família da área programática 3.2. do município do Rio de Janeiro. Possui Mestrado e Graduação em Psicologia, também pela Universidade Federal Fluminense(2007). De 2004 a 2010 pesquisou o tema do corpo e cognição entre pessoas com deficiência visual.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE

2011 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Marcia Oliveira Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família; Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Cuidado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estudos da Subjetividade.

Mestrado em Psicologia

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Narrativas do não ver: (re)criações de um corpo,Ano de Obtenção: 2010
Marcia Oliveira Moraes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cegueira; corpo; cognição; clínica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

2002 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2014 - 2014

O cuidado Ajuda a Reatar Laços. (Carga horária: 8h). , Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, Brasil.

2014 - 2014

Saúde Mental e Violência - Intervenção Interpessoal. (Carga horária: 32h). , Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Aperfeiçoamento: Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase no N. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2012 - 2013

Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas Para Profissionais atuan. , Instituto de Psiquiatria UFRJ, IPUB UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento de Treinadores em Acesso mais Seguro. (Carga horária: 32h). , Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, Brasil.

2008 - 2010

Curso Técnico em bailarino contemporâneo. , Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em SUS como política Pública de Saúde. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Participação em bancas

Aluno: Queli Cristina Américo

MANSO, Carolina Cardoso. Acessibilidade e deficiência visual: o papel da escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Catia Silene Sardinha

MANSO, Carolina Cardoso. A Importância da Educação Infantil para crianças com deficiência visual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Neli Antunes de Oliveira

MANSO, Carolina Cardoso. Requisitos Básicoa para uma criança cega aprender Braille. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucieni Soares Galante Inácio

MANSO, Carolina Cardoso. A inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Janete Pereira Ferraz

MANSO, Carolina Cardoso. O que a escola tem feito pela inclusão da educação especial: um estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ofélia Pereira Ferraz

MANSO, Carolina Cardoso. O cotidiano do professor deficiênte, as barreiras encontradas e as superações alcançadas: um estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Claudia Elizabeth Abbês Baêta Neves

MORAES, Marcia Oliveira;Neves, Claudia Abbês BaetaPASSOS, Eduardo; KNIJNIK, C.; QUADROS, L. C. T.. O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Claudia Elizabeth Abbês Baêta Neves

MORAES, Marcia Oliveira;NEVES, C. E. A. B. ou ABBÊS, Claudia.PASSOS, Eduardo; TSALLIS, A. C.. O cuidado como fazer-cuidar: acompanhando a construção do cuidado compartilhado no Núcleo de apoio a Saúde da Família. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Laura Cristina de Toledo Quadros

MORAES, M.;QUADROS, L. C. T.; PASSOS, E. H.; NEVES, C. E. A. B.; KNIJNIK, C.. O Fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas equipes de saúde da família e nos núcleos de apoio à saúde da família. 2015. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

Moraes, M O; Souza, J B;PASSOS, E.. Narrativas do não ver: (re)criações de um corpo. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

Moraes, M O; NEVES, C. E. A. B.;PASSOS, EDUARDO; QUADROS, L. C. T.; knijnik, C. O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar na equipes de saúde da família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. 2015. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

Moraes, M O; TSALLIS, A. C.; NEVES, C. E. A. B.;PASSOS, E.. O cuidado com o fazer-cuidar: acompanhando a construção do cuidado compartilhado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Marcia Oliveira Moraes

Moraes, Marcia; Passos, Eduardo; Souza, Joana Belarmino. Narrativas do Não Ver: (Re)Criações de um corpo. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Marcia Oliveira Moraes

Moraes, Marcia; Neves, Claudia Elizabeth Abbes Baeta; Passos, Eduardo; QUADROS, L. C. T.; KNIJNIK, C.. O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. 2015. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Marcia Oliveira Moraes

Moraes, Marcia; Passos, Eduardo; Neves, Claudia Elizabeth Abbes Baeta;Tsallis,Alexandra Cleopatre. O cuidado com o fazer cuidar: acompanhando a construção do cuidado compartilhado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Marcia Oliveira Moraes

Moraes, Marcia; Passos, Eduardo; MANZINI, E. S.. Narrativas do não ver: (re)criações de um corpo cego. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Alexandra Cleopatre Tsallis

MORAES, M. O.TSALLIS, A. C.; Neves, C. E. A. B.; Passos, E. H.. O cuidado com o fazer-cuidar: acompanhando a construção do cuidado compartilhado no Núcleo de Apoio a Saúde da Família. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Daniela Porto Faus

O trabalho do NASF: entre as práticas e as diretrizes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Carolina Cardoso Manso;

Foi orientado por

Roberto Novaes de Sá

Modos de Cuidado no Contemporâneo: uma reflexão sobre as formas de entender os processos de saúde e de cuidado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Roberto Novaes de Sá;

Marcia Oliveira Moraes

Narrativas do não ver: (re)criações de um corpo; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Marcia Oliveira Moraes

O fazer-cuidar: seguindo práticas de cuidar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Marcia Oliveira Moraes

Ver e não ver: corpo e percepção entre jovens deficientes visuais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Marcia Oliveira Moraes

Ver e não ver: corpo e percepção entre jovens deficientes visuais; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Marcia Oliveira Moraes

Percepção e cegueira: o teatro como dispositivo cognitivo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Marcia Oliveira Moraes

Ver e não ver: o teatro como dispositivo cognitivo; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcia Oliveira Moraes;

Produções bibliográficas

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de ; SANTOS, Ana Gabriela Rabelo dos ; FRANCO, Luciana . Déficit à Diferença: modos de pesquisar e conhecer entre deficiêntes visuais. In: VII Encontro Clio-Psyché Psicicologia, História e Alteridade, 2006, Rio de Janeiro. VII Encontro Clio-Psyché Psicicologia, História e Alteridade. Rio de Janeiro, 2006. p. 112-113.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de ; FRANCO, Luciana ; SANTOS, Ana Gabriela Rabelo dos . Ver e não ver: sobre as relações entre percepção e corpo em um grupo de Jovens deficientes visuais. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de . Ver e não ver: Eis a questão. In: 16° Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006, Niterói. 16° Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de . Exercício do não ver no teatro: sobre a percepção entre jovens cegos. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador, 2005.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de . Ver e não ver: o teatro como dispositivo cognitivo entre jovens cegos. In: 15° Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Niterói. 15° Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de . Encenações do não ver: sobre a influência do teatro na construção da subjetividade entre jovens cegos. In: Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói. Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2005.

  • MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de . Perceber sem ver: sobre o corpo como suporte da percepção. In: Clio-Psyché Corpo: Psicologia e História, 2004, Rio de Janeiro. Clio-Psyché Corpo: Psicologia e História, 2004.

Outras produções

MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; FRANCO, Luciana ; LIMA, Aline Alves de ; SANTOS, Ana Gabriela Rabelo dos . Ver e não ver: sobre as relações entre percepção e corpo em um grupo de jovens deficientes visuais.. 2006. (Apresentação de trabalho/ Comunicação).

MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; SANTOS, Ana Gabriela Rabelo dos ; LIMA, Aline Alves de ; FRANCO, Luciana . Ver e não ver: eis a questão. 2006. (Apresentação de trabalho/ Seminário).

MANSO, Carolina Cardoso ; MORAES, M. O. ; LIMA, Aline Alves de ; FRANCO, Luciana ; SANTOS, Ana Gabriela Rabelo dos . Do déficit à diferença: modos de pesquisar e conhecer entre deficientes visuais. 2006. (Apresentação de traballho/Comunicação oral).

MANSO, Carolina Cardoso . Projeto Tempo de Infância. 2003 (Oficina Ludico Pedagógica).

MANSO, Carolina Cardoso ; FERREIRA, Simone . Oficina de Artes. 1999 (Trabalhos voluntário).

MANSO, Carolina Cardoso ; VALADARES, Dinho . Adorável Hamlet. 1999 (Artes Cênicas).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Praticas artisticas e construção da cidadania com pessoas com deficiência visual, Descrição: O projeto é desenvolvido no âmbito da parceria entre o programa de pós-graduação em Psicologia da UFF, o programa de pós-graduação em Psicologia da UFRJ e o Instituto Benjamin Constant. A coordenação do projeto é da professora Virginia Kastrup. O projeto se fundamenta na idéia de que a construção da cidadania da pessoa com deficiência visual depende de estratégias de intervenção e das narrativas dos próprios deficientes visuais a respeito da questão da deficiência e de seu modo singular de estar no mundo. Através de práticas artísticas buscamos colher as narrativas das pessoas com deficiência visual, lançando mão de metodologias construtivistas de pesquisa que façam proliferar os sentidos da experiência e que tornem positivas as singularidades e as diferenças. A pesquisa teórica leva em conta autores como: Varela, Shear, Thompson, Rosch, Boaventura de S. Santos, Latour, Mol e Law, entre outros autores. Serão realizadas pesquisas de campo na oficina de cerâmica, na oficina de experimentação corporal e no trabalho clínico psicológico com o dispositivo transversal, todas realizadas o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Com a investigação espera-se avançar no entendimento do processo de construção da cidadania como um processo que é necessariamente partilhado com o outro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carolina Cardoso Manso - Integrante / Márcia Oliveira Moraes - Coordenador / Virginia Kastrup - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Ver e não ver: das articulações entre corpo e as estratégias pedagógicas na educação do deficiente visual, Descrição: (Projeto de iniciação científica, financiado pela Faperj, com início em março de 2008). Este projeto visa acompanhar o processo de inclusão de crianças cegas e com baixa visão nas escolas regulares públicas. Atualmente o trabalho tem se realizado no colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão) para onde são encaminhados os alunos que saem da escola do IBC, ao término do 9º ano do ensino fundamental. Com a finalidade de conhecer como a inclusão ocorre neste espaço educacional, têm sido realizadas entrevistas e dinâmicas de grupo com a comunidade do Colégio Pedro II que envolve funcionários, professores e jovens com e sem deficiência visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carolina Cardoso Manso - Integrante / Márcia Oliveira Moraes - Coordenador / Luciana Franco - Integrante / Josselem Conti - Integrante / Thadeu Gonçalves - Integrante / Júlia Neves - Integrante / Luara Fernandes - Integrante / Camila Araújo - Integrante.

  • 2003 - 2010

    Perceber sem ver:corpo e percepção entre pessoas cegas e com baixa visão, Descrição: O projeto é realizado no Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição especializada em deficiência visual, centro de referência nacional, localizado no Rio de Janeiro. A pesquisa visa investigar as relações entre corpo e deficiência visual. Nos primeiros anos (2003/2007) o trabalho era realizado através de uma prática de intervenção, as Oficinas de Experimentação Corporal, voltadas para jovens e crianças cegas e com baixa visão, com idades entre 7 e 18 anos. A partir do ano de 2008, a pesquisa passou a voltar-se para a investigação acerca das relações entre corpo e deficiência visual entre adultos, matriculados no setor de reabilitação, cegos e com baixa visão. A metodologia de investigação está pautada no PesquisarCom, um método de intervenção que está pautado em algumas diretrizes inspiradas no campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (Estudos CTS) e em alguns autores como V. Despret, Annemarie Mol e outros. Entre as principais diretrizes metodológicas da pesquisa, destacam-se: a) a pesquisa é realizada com as pessoas cegas e com baixa visão e não sobre deficiência visual; b) o dispositivo de intervenção é elaborado e executado de modo a contar com a expertise da pessoa com deficiência visual; c) humanos e não humanos são considerados como actantes, isto é, agem e produzem efeitos a serem investigados pelos pesquisadores; d) o dispostivo de pesquisa visa fomentar e fazer proliferar as variações e modulações entre eficiência e deficiência. Participam das Oficinas de Experimentação Corporal 25 pessoas adultas, todas com deficiência visual, com idades que variam entre 25 e 80 anos e inscritas no setor de reabilitação do IBC... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Cardoso Manso - Integrante / Aline Alves de LIma - Integrante / Ana Gabriela Rabelo dos Santos - Integrante / Luciana Franco - Integrante / Marcia de Oliveira Moraes - Coordenador / Josselem Conti - Integrante / Júlia Neves - Integrante / Luara Fernandes - Integrante / Camila Araújo - Integrante.

Prêmios

2005

Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia- cnpq, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica NASF, Carga horária: 40

Outras informações:
Função: Assistente Técnica Núcleo de Apoio à Saúde da Familia. Principais atividades: Coordenação técnica e administrativa das Equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Familia, desenvolvimento e organização do processo de trabalho destas equipes, referência técnica, tanto para os profissionais de saúde mental, quanto para os demais eixos estratégicos do NASF, articulação da rede de saúde e intersetorial, apoio a discussões de casos e elaboração de projetos terapêuticos, apoio às consultas conjuntas, às visitas domiciliares, aos grupos de saúde e saúde mental, educação permanente para as equipes de saúde da família e NASF, entre outas atividades.

2011 - 2011

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Carga horária: 40

Outras informações:
Função: Psicóloga Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Principais atividades: Matriciamento em Saúde Mental junto às Equipes de Saúde da família. Consultas conjuntas, Atendimentos individuais, visitas domiciliares, discussões de caso, apoio à grupos, grupos de saúde mental, articulação intra e intersetorial, educação permanente voltada para as Equipes de Saúde da Familia.

2016 - 2016

centro universitario celso lisboa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidadp, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas. Disciplina: Praticas Psi junto as Políticas Públicas de Saúde Carga-horária: 20h

2016 - 2016

Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais

Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Parecerista Ad Hoc

Outras informações:
Parecerista Ad Hoc. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da Universidade Federal de São João Del-Rei (LAPIP/UFSJ), Minas Gerais, Brasil. Março, 2016

2014 - 2016

Universidade Aberta do SUS UFMA

Vínculo: Conteudista, Enquadramento Funcional: Conteudista

Outras informações:
Condeudista Curso à Distância Saúde Mental na Atenção Primária. UNASUS / UFMA Módulo 2 - Processos de trabalho colaborativo em saúde mental na atenção primária.

2010 - 2011

Hospital Estadual Prefeito Jão Batista Caffaro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 24

Outras informações:
Função: Psicóloga Clínica Principais atividades: Atendimento e acompanhamento psicológico de pacientes internados nas enfermarias, emergência e C.T.I; acompanhamento e apoio familiar. Projeto ?Cuidando de quem cuida?, trabalho realizado com os profissionais do hospital.

2010 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Professora Tutora da Pós- Graduação em Educação Especial na discplina de Trabalho de Conclusão de Curso

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Preceptora de estágio

Outras informações:
Preceptora de estágio dos alunos vinculados ao Programa de extensão / Pesquisa Ver e não ver: corpo e subjetividade entre pessoas com deficiência visual

2004 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Atua como pesquisadora em Programa de Pesquisa e Extensão Ver e não ver: corpo e subjetividade

2007 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense na área da Fenomenologia Existencial

2006 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio realizado no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, supervisionado pela Professora Cristina Rauter

2004 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 12

Outras informações:
Aluna de iniciação científica do Projeto de Pesquisa : Percepção e Cegueira:o teatro como dispositivo cognitivo, orientado pela professora Marcia Moraes

Atividades

  • 03/2006

    Estágios , SPA - Serviço de Psicologia Aplicada, .,Estágio realizado, Estágio realizado no serviço de psicologia aplicada com a supervisão da Professora Cristina Rauter, na área trasdiciplinar..

  • 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de psicologia, .,Linhas de pesquisa

2006 - 2006

Instituto Municipal Nise da Silveira

Vínculo: Estágiário acadêmico bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2006 - 12/2006

    Estágios , Casa de Engenho - CAPS, .,Estágio realizado, Estágio realizado no CAPS Casa d'Engenho, situado dentro do Instituto Municipal Nise da Silveira, com supervisão de Patrícia Miranda e Maria Paula Cerqueira e duração de 20h semanais.

2008 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica, Carga horária: 8

Outras informações:
Principais atividades: Atendimento Psicológico de crianças, adolescentes e adultos.

2014 - 2014

Secretaria Municipal de Saúde CAP 3.2.

Vínculo: Supervisora de Residência, Enquadramento Funcional: Supervisora Residência Multiprofissional

Outras informações:
Preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Campo de Estágio: Núcleo de Apoio à Saúde da Familia, Área Programática 3.2. do Município do Rio de Janeiro . Março à Dezembro de 2014