Luiz Felipe de Oliveira Vaz
Profissional da área de transmissão de energia elétrica atuando como Engenheiro de Análise da Operação e Proteção na Gerência de Execução da Operação da ISA CTEEP com foco em gestão de ativos.Experiência prévia no setor de geração de energia como supervisor de operação de turbo-máquinas com ênfase em operação de termelétrica de ciclo combinado com turbinas Siemens SGT6-5000 F(4) e SST6-5000 KN.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA em Facilities Management
2021 - 2022
IPOG - Manaus
Título: Filosofia e Estratégia de Manutenção da Usina Termelétrica Mauá 3
Especialização em Engenharia de Controle e Automação Industrial
2020 - 2020
Faculdade Única de Ipatinga
Título: N/A
Especialização em Gestão da Manutenção
2019 - 2021
IPOG - Manaus
Título: Metodologia de avaliação de sistema informação utilizado para gestão da manutenção
Graduação em Engenharia Elétrica
2010 - 2016
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Eficiência Energética Aplicada ao Sistema de Iluminação de Loja de Centro Comercial de Grande Porte: Estudo de Caso.
Orientador: Enrique Arturo Padrón Padrón
Formação complementar
2015 - 2015
Extensão universitária em Electrical Engineering. , Fairleigh Dickinson University, FDU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em American Language and Culture Program. , Fairleigh Dickinson University, FDU, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Uso Eficiente de Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia.
Produções bibliográficas
-
Nascimento, E. L. B. ; Gomes, R. C. S ; Silva, T. F. ; VAZ, L. F. O. . Abordagem Comparativa entre Gerador AC de Turbina a Gás e Célula a Combustível. In: INCITEL 2013, 2013, Santa Rita do Sapucaí. Incitel 2013 ? Congresso de Iniciação Científica do Inatel (2013: Santa Rita do Sapucaí), 2013. p. 280-286.
-
Nascimento, E. L. B. ; Gomes, R. C. S ; Silva, T. F. ; VAZ, L. F. O. . Abordagem Comparativa entre Gerador AC de Turbina a Gás e Célula a Combustível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
VAZ, L. F. O. . Eficiência Energética em Edificações Aplicada Ao Sistema de Iluminação em Loja de Centro Comercial da Cidade de Manaus. 2016.
VAZ, L. F. O. . Introdução ao MATLAB. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Estação de Eletro-flotação e Micro-Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás de Efluentes Sanitários, Descrição: Atualmente na grande maioria das cidades, os resíduos provenientes do descarte de matérias não tem um fim adequado de forma que possa evitar a poluição ambiental. Nossa realidade é que lixos e mais lixos são despejados a mercê na natureza, esgotos são direcionados a serem canalizados para nossas fontes de água como rios e lagos. É de extrema importância o tratamento desses resíduos, dentre os quais podemos gerar energia elétrica e fornecer energia limpa e ajudar a combater o impacto ambiental. Uma das alternativas é utilização do esgoto, mais necessariamente os dejetos canalizados. O tratamento do esgoto sanitário (aquele que é composto por dejetos humanos provenientes do banheiro), como matéria-prima para geração de energia em pequenas escalas se mostra uma alternativa promissora para o problema da distribuição energética. Pequenas localidades teriam em sua matriz energética uma central geradora de energia para suprir parte da demanda da localidade. O uso do biodigestor para o tratamento de efluentes orgânicos através da técnica da eletro-flotação para a partir dai, obtermos nossa fonte principal de energia, o biogás (metano em sua maioria), bio-fertilizante que poderia ser utilizado como adubo para os agricultores, e o CHORUME (liquido altamente poluente que receberia um tratamento adequado de forma a não poluir o meio ambiente). Com o uso do biogás para alimentar um gerador de energia elétrica, juntamente com a introdução do mesmo na matriz local, é possível alavancar o desenvolvimento da região como um todo, já que está intimamente ligado a energia elétrica e o desenvolvimento local. O biofertilizante poderia ser comercializado com os agricultores como meio alternativo aos caros tratamentos de solos que a região requer, devido que em grande parte o sistema amazônico possui um solo pobre e carece de potencial para alavancar a agricultura, salve pequenas áreas. O líquido resultante do processo final do biodigestor possui alto grau de conta. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Felipe de Oliveira Vaz - Integrante / Raimundo Claudio Souza Gomes - Coordenador / Emerson Leão Brito do Nascimento - Integrante / Thiago Filgueiras da Silva - Integrante.
Prêmios
2009
menção honrosa na olimpíada brasileira de matemática, Ministério da Educação.
2007
menção honrosa na olimpíada brasileira de matemática, Ministério da Educação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Amazonas. , AV. DARCY VARGAS, PARQUE 10 DE NOVEMBRO, 69050-020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 38784308
Experiência profissional
2019 - 2019
Andrade Gutierrez Construtora S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Sala de Controle Nível II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ajustar controles para regular a planta e manter a operação em uma condição segura;
Analisar eventos de trip, load dump e auto unload que impactam disponibilidade do equipamento;
Criar, atualizar e implementar procedimentos operacionais de operação, parada e partida da usina;
Criar e reportar relatórios de perturbação, informe de falha, disponibilidade, despacho e geração de energia;
Avaliar os indicadores de performance da planta e determinar pontos de melhoria;
Executar partida e parada dos geradores, turbinas e outros sistemas de acordo com o necessário.
2018 - 2018
Andrade Gutierrez Construtora S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Sala de Controle, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável por: operar e verificar sistemas elétricos, mecânicos e eletrônicos; criar procedimentos operacionais; traduzir documentos; operar o sistema de controle da planta; reportar, analisar e determinar a causa raiz de eventos importantes dentro da usina relacionados com trips, load dumps e auto unload; orientar e guiar as tomadas de ação da equipe de operação para manter a usina termelétrica Mauá 3 em condições seguras de operação; operar e avaliar as tomadas de ações através do sistema de controle SPPA-T3000 versão 7.0.
2016 - 2018
Andrade Gutierrez Construtora S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Operador de Campo da Usina Termelétrica Mauá 3 responsável por: verificar e acompanhar os sistemas eletrônicos, elétricos, mecânicos e instrumentação; criar e implementar ordens de trabalho e procedimentos de operação; acompanhar as rotinas de manutenção dos equipamentos.
2014 - 2014
Andrade Gutierrez Construtora S.A.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Elétrica, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiário de Engenharia Elétrica, atuando na área de planejamento e controle no ramo de construção pesada, trabalhando com leitura, interpretação e análise de projetos de instalações elétricas na Arena da Amazônia.
2014 - 2014
Andrade Gutierrez Construtora S.A.Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Elétrica, Carga horária: 30
2013 - 2013
JABIL DO BRASIL INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA (AM)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia de Manufatura, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiário de Engenharia de Manufatura, atuando no controle do processo produtivo de placas de circuitos eletroeletrônicos (SMD).
2013 - 2014
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEAM, Carga horária: 20
2013 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário de Cálculo I, Carga horária: 12
2012 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista da fapeam, Carga horária: 20
2012 - 2012
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo 2, Carga horária: 12
2012 - 2012
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário de física 3, Carga horária: 12
2011 - 2012
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo 1 e 2, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor de Cálculo I e II na escola Superior de Tecnologia - EST / UEA
2015 - 2015
University of Tennessee - KnoxvilleVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Yamaha Watercraft Inc. in Vonore, Tennessee is a private jet boat manufacturing company that has served since 1995 and nowadays is composed by 400 employees among operation and management to meet and bring to completion their customers? demands, which is their major priority. Therefore their mission is to ?Be the leader in creating a lifetime of exciting and memorable experiences?.
During this summer, as a part of the University of Tennessee´s Lean Enterprise Summer Program, two teams were assigned to carry out two projects with the purpose of employing all the acquired knowledge in a real life company and work with real life situations.
The two projects are: Hull Assembly line and Deck Assembly line.
In the year 2015, from June to July, through observations, studies, techniques and analysis each team was able to develop and suggest the best solutions to fulfill the project?s needs.
2016 - 2016
Grupo EmbassyVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Interprete, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Interprete e tradutor responsável por converter o que está sendo dito, durante curso específico de treinamento da Siemens para operadores, técnicos, supervisores e gerentes na Usina Termelétrica Mauá 3. Assim, os estudantes recebem a tradução simultânea enquanto o instrutor continua explanando e ensinando.
2019 - 2022
Siemens LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Assistência Técnica - Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Técnico de Assistência Técnica - Pleno responsável por:Treinar a equipe de operação do cliente para operar e manter a planta de 570 MW operando em ciclo combinado com combustível gás natural;Analisar eventos de trip, load dump e auto unload que impactam disponibilidade do equipamento;Criar, atualizar e implementar procedimentos operacionais de operação, parada e partida da usina;Gerenciar e liderar como Supervisor de Turno a equipe de operação do cliente;Dar suporte ao Coordenador de Operação nas atividades diárias e atuar em conjunto com o cliente nas ações relacionadas com o despacho de energia.
2023 - Atual
Companhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Análise da Operação e Proteção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaborar indicadores de performance da operação e manutenção; Participar no estudo de causa raiz de falhas operacionais.
2023 - 2023
Companhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee de Engenharia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participar no estudo de causa raiz referente ao Centro de Operação da Transmissão;Participar dos estudos de proteção dos sistemas de transmissão (barramentos, transformadores, linhas de transmissão, alimentadores, etc.).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Felipe de Oliveira Vaz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?