Roque Sérgio Barbosa Ribeiro
Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Especialista em Metodologia do Ensino pela Faculdade Integrada do Amparo (2002), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Faculdade Maria Milza (2016), atua como professor da rede básica e professor do ensino superior, atualmente coordena o curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Maria Milza e o projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar.
Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
2013 - 2014
Faculdade Maria Milza
Título: O Povo Cigano de Cruz das Almas: as continuidades e descontinuidades no Recôncavo Baiano, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Dra. Marina Siqueira de Castro
Coorientador: Ma. Lilane Sampaio Rêgo.
Especialização em Metodologia do Ensino
2001 - 2002
FACULDADES INTEGRADAS DO AMPARO
Título: O ensino de História frente aos novos paradigmas da educação
Formação complementar
1997 - 1997
Extensão universitária em Formação do Professor. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Mal estar no fim do século XX. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Di´´alogo de Integração entre América Latina. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Messianismo e Cangaço. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Movimentos Sociais Rurais - A Atualidade da Reform. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Messianismo e Cangaço. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
Introdução a Psicanálise. , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1995 - 1995
A cultura Judaica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Organização de eventos
RIBEIRO, R. S. B. . II Jornada de Educação: Pesquisa e Educação - Contradições, Desafios e Tarefas. 2019. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XVI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão. 2019. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XV Seminário Estudantil de Pesquisa. 2018. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . I Jornada de Educação: Formação de professores e a defesa dos conteúdos escolares. 2018. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XIV Seminarário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Faculdade Maria Milza. 2017. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . V Semana de Pedagogia da Faculdade Maria Milza. 2017. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XIII Seminarário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Faculdade Maria Milza. 2016. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . IV Semana de Pedagogia da Faculdade Maria Milza. 2016. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XII Seminarário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Faculdade Maria Milza. 2015. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . III Semana de Pedagogia da Faculdade Maria Milza. 2015. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . XI Seminarário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Faculdade Maria Milza. 2014. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . II Semana de Pedagogia da Faculdade Maria Milza. 2014. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . X Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Faculdade Maria Milza. 2013. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . I Semana de Pedagogia da Faculdade Maria Milza. 2013. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . IX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2012. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . Semana de Turismo da factae. 2006. (Outro).
RIBEIRO, R. S. B. . Seminário Temático sobre a História de Cruz das Almas. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Aula inaugural do programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.A importância da pós-graduação para o desenvolvimento profissional e pessoal. 2018. (Outra).
II Seminário de pais.Preconceito: um desafio a ser superado. 2017. (Seminário).
11º Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão.A construção da Pesquisa Científica em Educação. 2014. (Oficina).
I Seminário de Hisória da Educação em Cruz das Almas.História da Educação em Cruz das Almas. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
RIBEIRO, R. S. B.; SANTOS, A. P.; SANTOS, Silvia Karla Almeida dos. O ensino da Matemática em uma turma do 5º ano de uma escola da rede municipal de Governador Mangabeira-Bahia: desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; SANTOS, Silvia Karla Almeida dos; SANTOS, A. P.. A abordagem étnico-racial na prática pedagógica das educadoras da educação infantil de uma escola municipal da cidade de Cruz das Almas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
CARVALHO, E. M. C.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva;RIBEIRO, R. S. B.. A concepção dos professores acerca das brincadeiras afro-brasileiras de uma escola da comunidade quilombola de São francisco do Paraguaçu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva; CARVALHO, E. M. C.. O papel da coordenação pedagógica e suas contribuições na prática dos professores de uma escola da rede pública municipal de Cruz das Almas-Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva; CARVALHO, E. M. C.. Pedagogia e docência na educação infantil: fatores de influência no processo de escolha do curso e exercício profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva; LORDELO, Érica Rocha. O ensino de alunos com transtorno de espectro autista em uma instituição de ensino da rede pública municipal da cidade de Muritiba-Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; SANTIAGO, Ana Conceição Alves; LORDELO, Érica Rocha. Os desafios enfrentados pelos docentes alfabetizadores no 1º ano do ensino fundamental em duas escolas municipais de Cruz das Almas-Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; LORDELO, Érica Rocha; ALMEIDA, Fernanda dos Santos. Concepções de infância e educação infantil que orientam a prática docente: um estudo em uma turma de educação infantil de creche municipal de Castro Alves-Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
SILVA, E. R.;RIBEIRO, R. S. B.. Gestão de documentos em uma instituição Pública Federal de Ensino Superior do Recôncavo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. A influência da afetividade na aprendizagem das discentes de duas escolas públicas municipais de Educação Infantil do Municipio de Governador Mangabeira - Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Santos e Valdimêre Teixeira Conceição.Narrativas e História de vida de professores da Educação Infantil no meio rural de Muritiba-Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Trabalho infantil e a aprendizagem escolar: Uma análise a partir das escolas públicas municipais de Cabaceiras do Paraguaçu-Ba.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Limites e possibilidades de atuação do gestor escolar público e privado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. da Silv.As músicas no cotidiano dos alunos do 4o ano do Ensino Fundamental junto aos conteúdos de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Castro.A utilização do computador em uma escola da zona rural de Muritiba, Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Um olhar sobre os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças portadoras de dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Gestão escolar: A atuação do gestor na comunidade escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. A construção de jogos e brinquedos com sucatas como recurso didático no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. A relação familia e escola na aprendizagem do educando. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Equoterapia: Práticas Pedagógicas que contribui para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Teatro e Escola, para formar autores da História: Um estudo de caso na Cia de Teatro Cecéu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Principais desafios na educação de jovens e adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Queiroz.Educação de jovens e adultos: O retorno à escola como possibilidade de reconstrução da cidadania. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein.
RIBEIRO, R. S. B.. Bezerra e Milene Torres.Entre a família e a Escola: Um análise do envolvimento familiar no processo ensino aprendizagem em Educação Matamática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein.
RIBEIRO, R. S. B.. O trem e a cidade: a função social do trem na cidade de Cruz das Almas (1950-1970). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Maria Milza.
PINHEIRO, J.;RIBEIRO, R. S. B.. A fábrica de charutos Suerdieck no Recôncavo baiano: História e memória de Cruz das Almas e Maragogipe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; SILVA, E. R.. Cotidiano e práticas de subsistência de mhlheres negras trabalhadoras dos armazéns de fumo de Conceição do Almeida - Ba (1960-1980). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. O samba de roda em Cachoeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Maria Milza.
LIMA, L. A.;RIBEIRO, R. S. B.. A trajetória de Seu Val da Pedra: Um marroeiro da cidade de São Felix (1970-1990). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Maria Milza.
SILVA, E. R.;RIBEIRO, R. S. B.. O advnto da televisão e a mudança nos hábitos em Cruz das Almas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva. Seleção docente para o componente curricular Fundamentos Históricos da Educação. 2017. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; OLIVEIRA, Denise Pimenta da Silva; PINHEIRO, J.. Seleção docente para o componente curricular Educação e Inclusão. 2017. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.; CAMPOS, Lucas Ribeiro. XVI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão. 2019. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. I Jornada de Educação da FAMAM. 2018. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. 3ª Reunião Científica de Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Seleção de professores. 2013. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Seminário Estudantil de Pesquisa. 2012. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. VII Seminário Estudantil de Pesquisa. 2010. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. Seminário estudantil de pesquisa e extensão "A pesquisa como instrumento de humanização".. 2009. Faculdade Maria Milza.
RIBEIRO, R. S. B.. III Seminário de pesquisa do Recôncavo da Bahia. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Orientou
História e Cultura Afro-Brasileira: Desafios e Possibilidades para o Trabalho Pedagógico em uma Escola Municipal na Cidade de São Felipe-Ba; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Educação e Comunidade Cigana: Limites e possibilidades de inclusão escolar em uma escola de Governador Mangabeira - Bahia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO/PNAIC: LIMITES E PESPECTIVAS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICANO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Educação no terreiro: estudo do processo de transmissão do conhecimento religioso num terreiro de candombléno Povoado de São José do Itaporã; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Prática Pedagógicas para a construção do sujeito leitor em uma escola da Rede Pública em Vabaceiras do Paraguaçu- Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Práticas de leitura para a construção do sujeito leitor em uma escola da rede púbica de Cabaceiras do Paraguaçu-Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Entre a Luz e a escuridão: a Lei 10639/03 nas concepções dos professores do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cruz das Almas-Bahia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Educação em valores humanos: os desafios e conquistas nos anos iniciais do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Oliveir; Interação Escola e Comunidade: Estudo de caso em uma escola municipal em Quixabeira - Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
A contribuição do gestor escolar no processo de ensino aprendizagem: Um estudo de caso em duas escolas municipais do distrito de São José do Itaporã, Mutitiba - Bahia; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
O desafio das escolas diante das ameaças das drogas: Um estudo de caso em uma escola pública de Cruz das Almas, Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Relação famíliaXescola: Uma interação necessária; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
O olhar pedagógico à criança hospitalizada: Da exclusão à inclusão pedagógica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Agricultura familiar no município de Santa Terezinha: Novas perspectivas criadas a partir do programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Reflexões sobre o ensino da Matemática: O olhar do aluno e o docente frente às exisgências metodológicas do ensino da Matemática no ensino fundamental I, em Cruz das Almas - Bahia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Improbidade administrativa: Repercussões da má-conduta profissional do administrador público; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Origem e evolução da contabilidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Abordagem das religiões de matrizes africanas: Um caminho de educar para a diversidade étnico-racial e construção da identidade negra em Governador Mangabeira - Bahia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
A educação inclusiva nas escolas municipais de Cruz das Almas: Um recorte nos períodos de 2007 a 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
A influência do plano de negócios nas pequenas empresas: Um estudo de caso na empresa X no município de Cruz das Almas - Bahia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
O Turismo étnico na Comunidade de Quilombos em São Félix - Bahia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
A importância dos festeos juninos na economia de Cruz das Almas - Bahia segundo o seguimento de panificação e supermercado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
A influência do negro africano na construção do patrimônio histórico no Recôncavo baiano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, R. S. B. ; RÊGO, Lilane Sampaio ; CASTRO, Marina Siqueira . POVO CIGANO DE CRUZ DAS ALMAS: ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS NO RECÔNCAVO BAIANO. TEXTURA (CRUZ DAS ALMAS) , v. 08, p. 174-184, 2015.
-
RIBEIRO, R. S. B. . Lucas da Feira eo imaginário social feirense. In: Jornada Universitária, 1998, Feira de Santana. Jornada Universitária. Feira de Santana: UEFS, 1988. v. 06. p. 39-39.
-
RIBEIRO, R. S. B. . Crime e Escravidão. In: Seminário de pesquisa da Residência Universitária, 1998, Feira de Santana. Residência Universitária, 1998.
-
RIBEIRO, R. S. B. ; SANTOS, Dilvana Souza ; TEIXEIRA, Francis Rose Miranda ; RIBEIRO, Osdi Barbosa dos Santos ; SOUZA, Liziane de Jesus . Experiência de intervenção lúdico-pedagógica em uma Brinquedoteca Hospitalar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, R. S. B. . A construção da Pesquisa Científica em Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, R. S. B. . O segredo dos degredados: Estudo das manifestações culturais das comunidades ciganas em Cruz das Almas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, R. S. B. . O segredo dos degredados: Estudo das manifestações culturais das comunidades ciganas em Cruz das Almas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
RIBEIRO, R. S. B. . Organização do Trabalho Pedagógico. 2012. (Minicurso).
RIBEIRO, R. S. B. . Comércio Exterior. 2009. (Minicurso).
RIBEIRO, R. S. B. . A sociologia na Ditadura Militar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, R. S. B. . II Semana de Oficinas Pedagógicas do Colégio Estadual Alberto Torres. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Memórias dos ciganos de Cruz das Almas: Permanências e descontinuidades, Descrição: O projeto se propõe a discutir a memória das comunidades ciganas no município de Cruz das almas, avaliando as permanências e descontinuidades das suas instituições econômicas, sociais e culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roque Sérgio Barbosa Ribeiro - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Centro Educacional Maria MilzaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 4
2006 - 2008
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
2001 - 2001
Pré-Vestibular IntegraçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
2000 - 2005
Pré-Vestibular GaragemVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2011 - Atual
Faculdade Maria MilzaVínculo: Regime Parcial, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 16
2011 - Atual
Faculdade Maria MilzaVínculo: Regime Parcial, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 16
2011 - Atual
Faculdade Maria MilzaVínculo: Regime Parcial, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 16
2007 - Atual
Faculdade Maria MilzaVínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
1999 - 1999
Centro Educacional Cenecista Otávio MangabeiraVínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
1999 - Atual
Colégio AcadêmicoVínculo: Professor contrado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
2004 - Atual
Colégio Cruz das AlmasVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
1996 - 1998
Colégio Estadual Joaquim Inácio de CarvalhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
2000 - Atual
cólegio estadual luciano passosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - Atual
Colégio Santo Antonio de JesusVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor do /ensino Médio, Carga horária: 6
2005 - 2007
Colégio São LuisVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2005 - 2006
EDUCANDÁRIO JARDIM DAS OLIVEIRASVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
1998 - 2003
Enigma Pré-vestibularVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
1988 - 2001
Escola CriativaVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
2002 - Atual
ESCOLA NOBREVínculo: Professor contrado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3
1998 - 1999
Escola São JoséVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2005 - Atual
FACULDADE DE CIENCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEINVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2004 - 2008
Faculdade de Ciéncias EducacionaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2004 - 2005
Faculdade de Ciências EmpresariaisVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roque Sérgio Barbosa Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?