Carlos Bruno Alves Ribeiro

Professor | Gestor em Saúde Pública | Pesquisador | Planejador Estratégico | Líder em Transformações Sociais | Doutor e Mestre em Administração | Especialista em Gestão | Graduado em Comunicação Social | Estudante de Medicina. Ex-assessor de programas de pós-graduação Lato Sensu e ex-coordenador de curso. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas. Pesquisador interdisciplinar com foco em consumo, sociedade e diversidade, especializado em relações de consumo, identidade e gênero. Trabalho com as interseções entre saúde pública, inclusão social e políticas afirmativas. Temas de estudo: Políticas Públicas, Saúde, Consumo, Cultura, Sociedade, Gênero e Sexualidade. Atuei como Subsecretário Municipal de Saúde e diretor da Unidade Mista de Saúde Dr. Francisco dos Santos Cabral, no município de Raposos MG, liderando políticas e projetos estratégicos com foco em eficiência, humanização e impacto social. Também exerço a função de Ouvidor Técnico do SUS no município, com forte atuação na escuta qualificada, na garantia de direitos e na participação popular. Minhas pesquisas abordam temas como trabalho, emprego e renda, saúde da população LGBTQIA+, prostituição, identidade e consumo, com ênfase na construção de políticas públicas mais inclusivas e na promoção da equidade. Sou membro/pesquisador do GEMACONS (Grupo de Estudos em Marketing e Consumo) na PUC - Minas e autor de artigos científicos e capítulos de livros sobre consumo, cultura, saúde, diversidade e direitos humanos. Também sou idealizador do projeto Jogue Outra Vez, uma iniciativa cultural voltada ao resgate da ludicidade e da memória afetiva, com enfoque na inclusão, na economia criativa e na geração de oportunidades.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2017 - 2025

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: CORPO EM TRÂNSITO: Corpos que consomem e corpos que são consumidos
Marcelo de Rezende Pinto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Consumo; Gênero; Corpo; Sexualidade.

Mestrado em Administração

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O CONSUMO POR MEIO DOS SIGNIFICADOS: A perspectiva simbólica da identidade da mulher homossexual presente no consumo de produtos de beleza, Ano de Obtenção: 2016
Ramon Silva Leite.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Especialização em Gestão Empresarial

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A GESTÃO EMPRESARIAL, O USO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO E OS FATORES DE SUCESSO E DE INSUCESSO NA GESTÃO DA INDÚSTRIA DA BELEZA:Um estudo de caso de uma multinacional italiana.
Orientador: George Leal Jamil

Graduação em Publicidade e Propaganda

2005 - 2009

Centro Universitário UNA
Título: O que se vende quando se Vende Educação: O Mercado do Ensino em Belo Horizonte - o posicionamento da Pós-graduação do Centro Universitário UNA
Orientador: Samantha Simões Braga

Formação complementar

2016 - 2016

Coaching para Comunicação Estratégica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2016 - 2016

Psicanálise, Política e Gênero. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2006 - 2006

Fluxo da pré-impressão. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2006 - 2006

Oficina de operação de câmera digital. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Grupo de pesquisa sobre Literatura e Cinema. (Carga horária: 64h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2005 - 2005

Análise - Exibição de Curtas Metragens. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2005 - 2005

Análise áudio-visual em curtas metragens. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Relações de Consumo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gênero.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Comunicação.

Organização de eventos

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CRUZ, D. B. F. . 1º Fórum Integrado de Gestão e Finanças. 2015. (Outro).

CRUZ, D. B. F. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . 2º Fórum Integrado de Gestão e Finanças. 2015. (Outro).

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . Olimpíada de Língua Portugues - Escrevendo o Futuro. 2010. (Concurso).

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . Palestra ? Os Desafios da Indústria da Comunicação Mineira. 2008. (Outro).

Participação em eventos

IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo. CAMPO E CAPITAL FÍSICO: Uma análise das peças de publicidade de eventos de fisiculturismo. 2018. (Congresso).

VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. 2018. (Congresso).

VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. Apenas uma Composição Visual? A feminilidade naturalizada e simbolicamente consumida. 2018. (Congresso).

Aula inaugural - Entre o local e o global: desafios para a luta de mulheres em Moçambique e no Brasil. 2017. (Outra).

XX SEMEAD - Seminários em Administração - FEA/USP.Trabalhos avaliados: 44, 308, 769, 1947. 2017. (Seminário).

XX SEMEAD - Seminários em Administração - FEA/USP. 2017. (Seminário).

XX SEMEAD - Seminários em Administração - FEA/USP.Lacinhos cor-de-rosa ficam bem num sapatão: mulheres homossexuais produtos de beleza e estereótipos femininos. 2017. (Seminário).

XX SEMEAD - Seminários em Administração - FEA/USP - Sessão Sa Sapiens.Lacinhos cor-de-rosa ficam bem num sapatão: mulheres homossexuais produtos de beleza e estereótipos femininos. 2017. (Seminário).

XIX SEMEAD - Seminários em Administração.A mulher em mim: a construção simbólica da identidade da mulher homossexual por meio do consumo de produtos de beleza. 2016. (Seminário).

XIX SEMEAD - Seminários em Administração / Sessão Sapiens.A mulher em mim: a construção simbólica da identidade da mulher homossexual por meio do consumo de produtos de beleza. 2016. (Seminário).

II Premiação - A educação de todos nós.II Premiação - A educação de todos nós. 2011. (Outra).

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 2010. (Olimpíada).

Desenvolvimento de Liderança.2 Jornada para recuperandos das Apacs de Minas Gerais. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria dos Reis Guilhermina de Jesus

HOFFMANN, C. D.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Desafios para a inclusão de portadores de deficiência nas organizações. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Wellington Alves Moreira

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves; PEREIRA, G. R.. Alta Disponibilidade em uma estrutura do Active Directoy. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança da Informação) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Ana Flávia Maria Araújo

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves; CRUZ, D. B. F.. A importância do capital de giro: uma abordagem prática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Thiago de Oliveira Muniz

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves; CRUZ, D. B. F.; COSTA, D. M.. Transferência de valores intangíveis da marca Minas Tênis Club em patrocínios esportivos: diferenciais competitivos para patrocinado e patrocinadores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Branding) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Eurranes de Souza Roberto

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves; RIBEIRO, L. A.. Monocromática do P&B e do Colorido Digital. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: Técnica, Linguagem e Mídia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Paula Vilhena Feijó

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Um livro e três capas: uma análise sobre o projeto gráfico de capas do livro espírita Nosso Lar através do tempo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Marcela Monteiro da Silva

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Utilização do Nióbio e sua aplicação na indústria metalúrgica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Thiago Rangel Luna

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A importância da assessoria de imprensa na divulgação cultural: uma análise a partir da Copas Assessoria de Imprensa e Produções Artísticas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Alessandra Maria de Oliveira Penna

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Etapas do Planejamento e Check list para realização de um evento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Carla Greiciele Ferreira dos Santos

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Os desafios da implantação da comunicação interna em pequenas e médias empresas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Grazielle Guimarães

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A formação profissional do recreador e sua atuação nas empresas de eventos sediadas em Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Gabriela Martins Durães Brandão

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A comunicação organizacional no setor público: a experiência da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Estela da Silva Souza Lourenço

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A evolução dos bailes: um estudo sobre as vestimentas e comportamento ao longo dos anos a partir do ballare. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Karen de Souza Santos da Silva

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. O humor como estratégia de comunicação nas redes sociais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: James Marcio Rizo

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Um Sorriso Muda Tudo: um estudo sobre a viralização de conteúdo de uma campanha baseada em psicologia positiva, através de técnicas de Marketing transmídia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Érika Cristian Quintão

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Quais as estratégias necessárias para manter motivadas equipes temporárias na prestação de serviços em eventos??. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Daniela Mendes Correia

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. O impacto negativo gerado no mau atendimento ao cliente: a visão de uma prestadora de serviços de estrutura de eventos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Bárbara Christina Pessoa Ribeiro

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Eventos como ferramenta de marketing. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Flávia Fontenele dos Santos

PIRES, L. G. M. R.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Coaching para docentes: as contribuições do Coaching para transformar professores do Ensino Médio em líderes na sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Coaching - Life Coaching, Executive e Business Coaching) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Juliana Pereira Fialho

PIRES, L. G. M. R.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Ferramentas de coaching no processo de desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Coaching - Life Coaching, Executive e Business Coaching) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Vanete Helena do Carmo

PIRES, L. G. M. R.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Processo de Coaching com Pessoas Reabilitadas do INSS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Coaching - Life Coaching, Executive e Business Coaching) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Marcon Couto Garcia

PIRES, L. G. M. R.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Alinhamento estratégico entre as empresas terceirizadas transportadoras de carga postal e os CORREIOS no âmbito da Diretoria Regional de Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Logística) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Camila Souza Lima Rodrigues

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A IMPORTÂNCIA DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: o caso da Universidade Corporativa Banco do Brasil . 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Ana Luísa Rameh Hatem Osório

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A IMPORTÂNCIA DO DESIGN GRÁFICO NOS EVENTOS: foco em casamentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Kivia Conceição Oliveira Gois

RIBEIRO, L. A.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A influência da comunicação interna na produtividade das organizações em momentos de crise. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Adriana Márcia do Bom Conselho

RIBEIRO, Carlos Bruno Alves; Mattos, A. F; C, V. D.. O treinamento empresarial como fator diferencial para o sucesso das pessoas e das organizações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Karine da Costa Martins

Mattos, A. F;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. Análise da qualidade de vida no trabalho na empresa Hollyday LTDA EPP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Rotinas e Práticas Administrativas em RH) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Edirlene Abreu

Mattos, A. F;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. O papel da gestão de pessoas nas organizações: Treinamento Empreendedor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Everson de Faria Lima

SANCHES, A. P. P. C.;RIBEIRO, Carlos Bruno Alves. A importância da Liderança nas organizações. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios) - Centro Universitário UNA.

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; LUIZ ANTÔNIO MATTOS DO CARMO ; PINTO, M. R. . 'COR DE ROSA FICA BEM NUM 'SAPATÃO''? HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, ESTEREÓTIPOS E CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA , v. 9, p. 1 -18-18, 2020.

  • MESQUITA, M. C. ; CARMO, L. A. M. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. . Entre representações, diálogos e negociações: A (re) socialização para o consumo de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Horizontes Interdisciplinares da Gestão , v. 2, p. 62-82, 2018.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . O Consumo e a Desformatação dos Estudos de Gênero: Novas provocações para o campo dos estudos culturais e de consumo. In: Marcelo de Rezende Pinto e Adriano de Mendonça Joaquim. (Org.). Cultura e Consumo no Brasil: Avançando em novas articulações. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2021, v. , p. 9-363.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . As Organizações Contemporâneas e a Adaptação dos Gestores em Ambiente Instável: Competências essenciais dos gestores da atualidade e a formação de equipes de risco para o desenvolvimento de estratégias robustas adaptativas.. Artigo Científico, 20 abr. 2012.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . As Organizações Contemporâneas e a Adaptação dos Gestores em Ambiente Instável: Competências essenciais dos gestores da atualidade e a formação de equipes de risco para o desenvolvimento de estratégias robustas adaptativas.. Medplan, 28 fev. 2012.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . Línguas em Português. Hoje em Dia, 05 abr. 2011.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CARMO, L. A. M. ; PINTO, M. R. . Azul ou rosa? Futebol ou boneca? Menino ou menina? O Chá de Revelação e o espectro dos papeis sociais no consumo e na construção da identidade de gênero. In: IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018.

  • MESQUITA, M. C. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. . Entre representações, diálogos e negociações: A (re) socialização para o consumo de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. In: IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. ; OLIVEIRA, S. R. ; SANTOS, G. C. O. . Campo e Capital Físico: Uma análise das peças de publicidade de eventos de fisiculturismo. In: IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . Apenas uma Composição Visual? A feminilidade naturalizada e simbolicamente consumida. In: VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018, Porto Alegre. Anais do VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CARMO, L. A. M. ; MESQUITA, M. C. . LOVE IS IN THE AIR: A atmosfera do consumo e seus significados nos discursos 'naturalizados' em campanhas de shoppings para o dia dos namorados. In: XLII Encontro da ANPAD, 2018, Curitiba. Anais do XLII Encontro da ANPAD, 2018.

  • CARMO, L. A. M. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; MESQUITA, M. C. . Lacinhos cor-de-rosa ficam bem num sapatão: mulheres homossexuais, produtos de beleza e estereótipos femininos. In: XX Seminários em Administração da FEA/USP - SEMEAd, 2018, São Paulo. Anais do XX Seminário em Administração da FEA/USP, 2018.

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CARMO, L. A. M. ; BATINGA, G. L. . A MULHER EM MIM: a construção simbólica da identidade da mulher homossexual por meio do consumo de produtos de beleza. In: XIX Seminários em Administração da FEA/USP - SEMEAd, 2016, São Paulo. Anais do XIX Seminário em Administração da FEA/USP, 2016.

  • MESQUITA, M. C. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. . O CONSUMO DE PORNOGRAFIA FEMINISTA POR MULHERES: O QUE ELAS TÊM A DIZER SOBRE ISSO?. In: XXII - Seminários em Administração da FEA/USP - SEMEAd, 2019, São Paulo. XXII - SEMEAD Anais, 2019.

  • MESQUITA, M. C. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. . O CONSUMO DE PORNOGRAFIA FEMINISTA POR MULHERES: O QUE ELAS TÊM A DIZER SOBRE ISSO?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CARMO, L. A. M. ; MESQUITA, M. C. . LOVE IS IN THE AIR: A atmosfera do consumo e seus significados nos discursos ?naturalizados? em campanhas de shoppings para o dia dos namorados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. ; OLIVEIRA, S. R. ; SANTOS, G. C. O. . Campo e Capital Físico: Uma análise das peças de publicidade de eventos de fisiculturismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESQUITA, M. C. ; CARMO, L. A. M. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; PINTO, M. R. . Entre Representações, Diálogos e Negociações: A (Re)Socialização para o Consumo de Indivíduos Submetidos à Cirurgia Bariátrica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; CARMO, L. A. M. ; MESQUITA, M. C. ; PINTO, M. R. . Azul ou rosa? Futebol ou boneca? Menino ou menina? O Chá de Revelação e o espectro dos papeis sociais no consumo e na construção da identidade de gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves . Apenas uma Composição Visual? A feminilidade naturalizada e simbolicamente consumida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARMO, L. A. M. ; RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; MESQUITA, M. C. . Lacinhos cor-de-rosa ficam bem num sapatão: mulheres homossexuais produtos de beleza e estereótipos femininos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Carlos Bruno Alves ; LUIZ ANTÔNIO MATTOS DO CARMO ; GEORGIANA LUNA BATINGA . A MULHER EM MIM: a construção simbólica da identidade da mulher homossexual por meio do consumo de produtos de beleza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Edital PIBIC/CNPq 2019 - Consumo do Corpo ou Corpo Consumido? As transformações e ressignificações da identidade vivenciadas por prostitutas transexuais, Descrição: O objetivo principal da pesquisa é compreender a relação entre o corpo ressignificado, o consumo como legitimador da identidade de mulheres transexuais e sua busca pela identidade de gênero assumido e o corpo consumido/prostituição. Pretende-se assim, fomentar discussões e contribuições para o campo teórico e novos olhares sobre possibilidades para a compreensão do consumo como um discurso identitário e performaticamente refletido no corpo que deve se apresentar como ?natural?, entretanto, foi socialmente ?construído? e ressignificado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Bruno Alves Ribeiro - Integrante / CARMO, Luiz Antônio Mattos do - Integrante / Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Bruno da Silva Goes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2017

Seção Sapiens do XX SemeAd, FEA - USP.

2016

Seção Sapiens do XIX SemeAd, SemeAd, FEA - USP.

2011

Placa em homenagem e agradecimento pela participação na 2ª premiação do projeto ?A Educação de Todos Nós? 2011, Secretaria de Educação.

2010

Placa em homenagem e agradecimento - Olimpíada nacional da língua Portuguesa (comissão julgadora), Ministério da Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Bolsista FAPEMIG

2019 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES

2010 - 2013

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor regente de aulas de Língua Portuguesa e Literatura

2015 - 2016

Centro Universitário UNA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comunicação periódica com o DP para envio de documentação docente e cadastro de novos professores. Comunicação constate com a secretária acadêmica ? atualização de grades alteração de professores e alteração nas datas de aula e vinculação de professores. Comunicação periódica com o NSI/Help Desk ? permissão de acesso, validação de senhas e reserva de recursos e espaços. Processo de gestão e comunicação docente Levantamento mensal das disciplinas e dos professores que vão lecionar no mês vigente. Confirmação das datas das aulas nas grades / choque de datas / professores à contratar.

2013 - 2016

Centro Universitário UNA

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de TCC, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestor responsável pelas unidades de pós-graduação de Contagem, Betim, Sete Lagoas e Belo Horizonte ? unidade Linha Verde, João Pinheiro, Barreiro e Guajajaras, abrangendo todos os cursos de pós-graduação Lato Senso. Responsável por designar professores para orientações de TCC, definição de formatos de TCC, acompanhar e gerir o acesso e interação entre aluno e professor, agendamento e gestão das bancas, emissão de certificados, treinamentos docentes e validação das orientações e liberação de pagamento.

2013 - 2016

Centro Universitário UNA

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrar a disciplina de metodologia/TCC à distância no ambiente virtual de aprendizado (AVA).

2013 - 2016

Centro Universitário UNA

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Professor Gestor/Tutor EaD, Carga horária: 20

Outras informações:
Agente organizador e dinamizador do desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Responsável pela gestão e cadastro de professores e grupos, acompanhando os alunos quanto a entrega das atividades e respectivas avaliações dos professores conforme as datas do calendário, realizando a interface entre a comunicação entre instituição/docente e alunos, validando os lançamentos de notas ao final do semestre.

2010 - 2012

Interagir Comunicacão

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Executivo de contas, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão de relacionamento com clientes, elaboração, visita e apresentação de propostas comerciais.

2008 - 2010

Radio Inconfidencia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estágiario, publicitário e redator, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração e apresentação de propostas comerciais para clientes. Responsável por projetos e parcerias de cunho cultural e divulgação de anunciantes, criação e redação de textos para spots, gestão de relacionamento com clientes através do mailing comercial, canal interativo e editoração do newsletter comercial para o mercado publicitário. Torna-se primordial citar a gestão dos projetos e parcerias firmados como, a Casa África, por intermédio do embaixador do Senegal no Brasil Ibrahima Gaye e o Instituto Cervantes, por intermédio do Cônsul da Espanha para assuntos de Educação e Cultura no Brasil, Pedro Eusébio Cuesta.