Marcio Vianna
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1980). "Doutor em Ciências Técnicas no campo da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade Politécnica de Varsóvia, Polônia" (1989), Arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN, do Ministério da Cultura, desde 1982, aposentado em 2019. Professor em cursos de Arquitetura & Urbanismo, tendo já atuado nas IES: UniEuro (Campus Asa Sul), Faciplac (Campus Park Way) e Iesplan, tendo sido Coordenador deste último de 2011 a 2014, e do curso da Faciplac entre 2004 e 2007, todas IES no DF. Atualmente no corpo docente da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes/Brasília-DF, sendo o atual Coordenador de Extensão.
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Preservação do Patrimônio Cultura
1987 - 1989
Universidade Politécnica de Varsóvia
Título: The Preservation of the Cultural Patrimony of Brasília
Orientador: Dr. Hab Andrzej Gruszecki
Mestrado interrompido em 1982 em Mestrado Ciências Técnicas no campo da Arquitetura & Urbanismo
1981 - Atual
Universidade Politécnica de Varsóvia
Título: OBS: Mestrado redirecionado ao Doutorado em 1987
Orientador: Andrzej Gruszecki
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Ciência da Polônia, MEN, Polônia. Ano de interrupção: 1982Palavras-chave: Patrimônio; História.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Especialização em Docência do Ensino Superior
2013 - 2014
Faculdade de Tecnologia de palmas
Título: O desafio da Inovação e de sua busca permanente enquanto objetos de Ensino: a contribuição dos cursos de Arquitetura
Orientador: Geraldo Santos
Formação complementar
1998 - 1998
Gestão de Núcleos Históricos. , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Barroco Luso-Brasileiro. , Fundação Joaquim Nabuco, MEC, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Processo de Incubação de Empresa. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1990 - 1990
Conservation Engineering. , Association for the Preservation Technology, APT, Canadá.
1986 - 1986
Conceitos e Práticas da Preservação de Bens. , Fundação Nacional ProMemória, SPHAN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Polonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Preservação do Patrimônio Cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Galeria de Arte e Espaço Cultural.
Organização de eventos
IPHAN, I. ; VIANNA, M. . Seminário Internacional "Fortificações Brasileiras / Patrimônio Mundial". 2017. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2014. 2014. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . 67a Reunião Anual da SBPC. 2014. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . 66a Reunião Anual da SBPC. 2013. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2013. 2013. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . 65a Reunião Anual da SBPC. 2012. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. 2012. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . 64a Reunião Anual da SBPC. 2011. (Outro).
MCTI, M. ; VIANNA, M. . Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2011. 2011. (Outro).
COMITE, U. ; IPHAN, I. ; VIANNA, M. . Reunião Anual da UNESCO e Comitê do Patrimônio Mundial. 2010. (Outro).
Participação em eventos
1o Coloquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. 2010. (Seminário).
Centenário de Oscar Niemeyer e Comemorações dos 70 anos do IPHAN."Centenário de Oscar Niemeyer e Comemorações dos 70 anos do IPHAN". 2007. (Outra).
Conferência Internacional Brasília Patrimônio Mundial 20 anos."Conjunto Cultural da República". 2007. (Outra).
I Fórum Brasileiro de Cultura."O Espaço Arquitetônico do Sagrado, celebração da Vida e da Beleza". 2007. (Outra).
Ordem do Mérito Cultural."Ordem do Mérito Cultural". 2007. (Outra).
UNIEURO, Ciclo de Palestras, Semana Universitária."Conservação de Bens Móveis". 2007. (Outra).
Seminário da Associação Internacional de Reitores de Universidade/IAUP. 2006. (Seminário).
I Congresso de Patologia de Edificações do DF. "Patologia das Edificações no Contexto da Preservação do Patrimônio Arquitetônico". 2004. (Congresso).
II Encontro de Educação Patrimonial do DF."Trabalhos de Educação Patrimonial no Brasil". 2004. (Encontro).
II Encontro Nacional de Cidades Históricas."Cidades Históricas". 2004. (Encontro).
Lançamento da "Frente Parlamentar em apoio à Preservação de Brasília"."Frente Parlamentar em apoio à Preservação de Brasília". 2004. (Outra).
I Encontro de Educação Patrimonial do DF.Educação Patrimonial do DF. 2003. (Encontro).
I Encontro Nacional de Cidades Históricas."Cidades Históricas". 2003. (Encontro).
Congresso "Ciência em Movimento". "Ciências em Movimento". 2001. (Congresso).
Comemorações do V Centenário do "Descobrimento do Brasil"."Descobrimento do Brasil". 2000. (Outra).
Seminário sobre Arquitetura Popular e Participação - UNIVIX."Arquitetura Popular e Participação". 2000. (Seminário).
Seminário sobre Turismo Cultural e Interpretação Turística."Turismo Cultural e Interpretação Turística". 2000. (Seminário).
V Congresso da ABEA/Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura. "Técnicas Retrospectivas na Graduação de Arquitetura e Urbanismo". 1998. (Congresso).
Oficina de Interpretação de Sítios Históricos para o Turismo Cultural."Patrimônio Arqueológico e Turismo Cultural, potencialidades e riscos". 1997. (Oficina).
Ciclo de Palestras "Cultura em Tese"."Cultura em Tese". 1996. (Outra).
Seminário "Mulher, Cultura e Patrimônio"."Mulher, Cultura e Patrimônio". 1996. (Seminário).
Seminário "O IPHAN na construção da nacionalidade"."O IPHAN na Construção da Nacionalidade". 1996. (Seminário).
Seminário Itinerante "Interpretação de Ambientes para o Turismo Cultural"."Interpretação de Ambientes para o Turismo Cultural". 1996. (Seminário).
Encontro Nacional de Coordenadores Regionais do IPHAN."Apresentação de Proposta de Software para o Banco de Dados Institucionais". 1995. (Encontro).
II Curso de Processo de Incubação de Empresas."Instituições de Fomento". 1994. (Outra).
IV Congresso Latino-Americano sobre Cultura Arquitetônica e Urbanística. "Embaixadas em Brasília, Patrimônio Internacional". 1994. (Congresso).
Seminário "Patrimônio Natural em Núcleos Históricos"."Contextualização do Patrimônio Natural e Cultural: o caso da Cidade de Goiás". 1992. (Seminário).
I Congresso Latino Americano sobre Cultura Arquitetônica e Urbanística. "Breve retrospectiva e perspectiva da contribuição brasileira à preservação do patrimônio modernista e comtemporâneo em escala mundial". 1991. (Congresso).
I Congresso Internacional sobre Preservação do Patrimônio Contemporânea. "Preservation du Patrimoine Contemporain: L`Expérience Brésilienne Association for the Preservation Technology /APT". 1990. (Congresso).
I Congresso Internacional sobre Patrimônio Luso no Mundo. "Uma questão genética, uma questão de alma". 1987. (Congresso).
Ciclo de Palestras "Conceitos e Práticas da Preservação de Bens Culturais Móveis e Imóveis no Brasil"."Conceitos e Práticas da Preservação de Bens Culturais Móveis e Imóveis no Brasil". 1986. (Outra).
II Seminário de Desenho Urbano no Brasil - SEDUR."Caracterização Preliminar do Plano Piloto de Brasília". 1985. (Seminário).
I Seminário sobre o Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do DF.."O Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do DF". 1984. (Seminário).
I Seminário "Memória, Participação, Produção Cultural"."Pesquisa Historiográfica sobre o Patrimônio Cultural do DF". 1983. (Seminário).
I Seminário de Desenho Urbano no Brasil - SEDUR."Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Brasília". 1983. (Seminário).
XIV Congresso da União Internacional dos Arquitetos. "Revitalização Urbana do Bairro da Ribeira/Natal - RN". 1981. (Congresso).
Participação em bancas
VIANNA, M.; MENDONCA, M.; CELESTINO, C.. Mapa de Danos. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.
VIANNA, M.; MOLL, G.. Concurso de Ideias para Revitalização da Avenida W3 Sul - DF. 2003. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.
Orientou
Templo do Diálogo; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; (Orientador);
Albergue Social; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; (Orientador);
Vila do Trabalhador; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; (Orientador);
Templo do Diálogo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Arcádia - Museu de Arquitetura Moderna; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Escola de Belas Artes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Paróquia Santa Rita de Cássia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Museu dos Fortes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Estudo para implantação da nova sede do Arquivo Público do DF; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Autoposto e Centro de Conveniência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Proposta de Revitalização do Autódromo Internacional de Brasília; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Revitalização dos casarões do Valongo em Santos SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Escola de Belas Artes Athos Bulcão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Faculdade da Construção (Arquitetura, Engenharia e Artes) em Brasília; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Revitalização da área de Estação Ferroviária em Catalão GO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Revitalização de cidade histórica em Goiás; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Revitalização de Praça e Estação do Metrô "Galeria"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores Planalto; Orientador: Marcio Vianna;
Produções bibliográficas
-
VIANNA, M. . FELIZIDADE. 1a. ed. Jaboticatubas MG: Arte Impressa Editora, 2021. v. 01. 110p .
-
Pieroni, G ; VIANNA, M. ; MARTINS, A. . Moleque & Nhonhô uma história em preto e branco: a criança brasileira no período escravista. 1a. ed. São Paulo, SP: Paco Editorial, 2020. v. 01. 82p .
-
VIANNA, M. . Patrimônio Cultural Brasileiro em Desfile no Sambódromo do Rio de Janeiro. 1. ed. Curitiba PR: CRV, 2017. v. 1. 81p .
-
VIANNA, M. . Patrimônio Cultural Brasileiro em Desfile no Sambódromo do RJ Volume II. 1a. ed. Curitiba PR: Editora CRV, 2017. v. 01. 105p .
-
VIANNA, M. . GT Brasília: Memórias da Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal. 1. ed. Brasília DF: IPHAN DF, 2016. v. 1. 168p .
-
VIANNA, M. ; Pieroni, G . "Os degredados na colonização do Brasil". Brasília: Thesaurus, 1999.
-
Barbosa Y. ; Bicca B. ; VIANNA, M. ; KOHLSDORF, M. E. ; SALVIATI, E. J. . O vernáculo da Região Centro-Oeste. In: Carlos Madson Reis; Sandra Bernardes Ribeiro: Thiago Pereira Perpétuo. (Org.). GT Brasília: Memórias da Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal. 1ed.Brasília: IPHAN DF, 2016, v. , p. 129-142.
-
VIANNA, M. . Que rei sou eu?. José Reinaldo de Lima: Que rei sou eu?. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 1998, v. , p. -.
-
VIANNA, M. . "Guia de Arquitetura & Arte de Brasília". Guia de Arquitetura e Arte de Brasilia. : , 1997, v. , p. -.
-
VIANNA, M. . Brasília como Patrimônio Cultural. Módulo "Especial" n 89/90. Rio de Janeiro: Editora Módulo, 1986, v. 89/90, p. 84-86.
-
VIANNA, M. . "Desenho Urbano". In: Malta M. & Turkienicz B.. (Org.). "A preservação do espaço de Brasília - diretrizes para a sua Área de Interesse Especial". Brasília: Editora Pinii/CNPq/FINEP, 1986, v. , p. 244-253.
-
VIANNA, M. ; Barbosa Y. . "Caracterizacion preliminar de Brasília". Summarios n 97/98. Buenos Aires - Argentina: Editora Summa, 1986, v. , p. 07-30.
-
VIANNA, M. ; Barbosa Y. . "Conjuntos representativos de la época de construcción de Brasília". Summarios n 97/98. Buenos Aires - Argentina: Editora Summa, 1986, v. , p. 35-36.
-
VIANNA, M. ; Barbosa Y. . "La arquitetura vernácula de la región centro-oeste brasilea". Summarios n 97/98. Buenos Aires - Argentina: Editora Summa, 1986, v. , p. 31-34.
-
VIANNA, M. . Pesquisa de Imagem do Plano Piloto de Brasília junto à População do DF. Cardenos Brasileiros de Arquitetura. 1ed.São Paulo: Editora Projeto, 1984, v. 12, p. 133-143.
-
VIANNA, M. . "Projeto da Ribeira - em busca de valores sócio-culturais". A Construção MG/CO. 62ed.São Paulo: Editora Pini, 1981, v. 62, p. 16-22.
-
VIANNA, M. . "Alunos da UnB levam Projeto à Polonia". Correio Braziliense, 29 maio 1981.
-
VIANNA, M. . "Estudantes da UnB ganham prêmio". Correio Braziliense, 01 abr. 1981.
-
VIANNA, M. . "Estudantes da UnB enviam trabalho ao Congresso da UIA". Boletim do Institutos dos Arquitetos do Brasil.
-
VIANNA, M. . "Preservar memória local é meta de pesquisadores". Jornal de Brasília.
-
VIANNA, M. . "Fala Brasília". Jornal Correio Braziliense.
-
VIANNA, M. ; Queiroz, C . "Conservación y Restauración del Patrimônio Inmueble em América Latina El caso de Brasília". Boletin del Instituto Andaluz del Patrimônio Histórico, Servilha - Espaa.
-
VIANNA, M. . "The preservation of the Cultural Patrimony of Brasília - City". Polytechnika Warszawska (Pw-Wwa), Varsóvia - Polônia.
-
VIANNA, M. . "Embaixadas desafiam Niemeyer: Brasília, a aldeia global". Revista "Excelência".
-
VIANNA, M. . "Patologia das Edificações no contexto da Preservação do Patrimônio Arquitetônico". In: I Congresso de Patologia das Edificações no DF, 2004, Brasília. "Patologia das Edificações no contexto da Preservação no DF", 2004.
-
VIANNA, M. . "Patrimônio Natural em Núcleos Históricos". In: "Contextualização do Patrimônio Natural e Cultural dos Núcleos Históricos Brasileiros/ o caso da Cidade de Goiás", 1992, Brasília. "Patrimônio Natural em Núcleos Históricos", 1992.
-
VIANNA, M. . "Uma questão de Genética, uma questão de alma". In: I Congresso do Patrimônio Luso no Mundo, 1987, Lisboa. Anais do I Congresso do Patrimônio Luso no Mundo. Lisboa - Portugal, 1987. p. 11-12.
-
VIANNA, M. . "Revitalização Urbana do Bairro da Ribeira/Natal - RN". In: Congresso da União Internacional dos Arquitetos, 1981, Varsóvia. Anais do XIV Congresso da União Internacional dos Arquitetos. Varsóvia: Motta D. et alli, 1981.
-
VIANNA, M. . "Revitalização Urbana do Bairro da Ribeira/Natal - RN". In: Projeto n 32, 1981, São Paulo. "Revitalização Urbana do Bairro da Ribeira/Natal - RN". São Paulo: Editora Projeto, 1981.
-
VIANNA, M. . "Breve Retrospectiva e Perspectivas: A Contribuição Brasileira à Preservação do Patrimônio Contemporâneo". In: I Congresso Latino-Americano sobre a Cultura Arquitetônica e Urbanística, 1991, Porto Alegre. Breve Retrospectiva e Perspectiva: A Contribuição Brasileira à Preservação do Patrimônio Contemporâneo, 1991.
-
VIANNA, M. . "Préservation du Patrimoine Contemporain: L`Expérience Brésilienne, Le cas de Brasilia". In: Congrés Annuel 1990, 1990, Montréal. Recueil des Résumés, 1990. p. 02-02.
-
VIANNA, M. ; Bicca B. . "Liste du Patrimoine Mondial: Ensemble Représentatif du Patrimoine Historique, Culturel et Urbain de Brasilia". In: Dossier UNESCO, 1987, Paris. Dossier UNESCO, 1987.
-
IPHAN, I. ; VIANNA, M. . Educação Patrimonial: Inventários Participativos. Brasília: IPHAN, 2016 (Participação em livro institucional).
-
VIANNA, M. ; IPHAN, I. . Matrizes do Samba no RIo de Janeiro. Brasília DF: IPHAN, 2014 (Fotografias publicadas em livro institucional).
-
OLIVEIRA, M. A. R. ; JUSTINIANO, F. ; VIANNA, M. . Barroco e Rococó nas Igrejas do RIo de Janeiro. Brasília: IPHAN, 2008 (Fotografia para livro publicado).
-
VIANNA, M. ; OLIVEIRA, M. A. R. ; JUSTINIANO, F. . Arquitetura e Arte no Brasil Colonial - John Bury. Brasília DF: IPHAN, 2006 (Fotografias publicadas em livro de outro autor.).
-
VIANNA, M. ; IPHAN, I. . Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília DF: IPHAN, 2006 (Fotografias publicadas em livro institucional).
-
OLIVEIRA, M. A. R. ; VIANNA, M. . O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas. Brasília DF: IPHAN, 2006 (Fotografias publicadas em livro institucional).
-
IPHAN, I. ; VIANNA, M. . Ofício das Paneleiras de Goiabeiras. Brasília DF: IPHAN, 2006 (Participação em livro institucional).
Outras produções
VIANNA, M. ; FRAZAO, F. ; BORGES, M. ; MACEDO, D. . 'Casa Cor 2012' - ambiente Joalheria. 2012. (Projeto e Execução de interiores).
VIANNA, M. . Grupo Ó de Teatro Amador (G.O.T.A). 1978. Composição (estréia).
VIANNA, M. . Patrimônio Cultural Brasileiro em desfile no Sambódromo do RIo de Janeiro. 2017. Fotografia.
VIANNA, M. ; SANTOS, L. R. D. . Patrimônio Cultural em Desfile no Sambódromo do Rio de Janeiro. 2017 (Exposição Fotográfica e lançamento de livro).
IESPLAN, C. ; VIANNA, M. . Arquitecultura e Patrimônio Mundial. 2015 (Exposição Fotográfica).
VIANNA, M. ; VIANNA, R. L. V. ; VIANNA, P. M. V. ; VIANNA, J. . Exposição Fotográfica 'Fotograf-Arte em Família'. 2015 (Exposição Fotográfica).
VIANNA, M. . ?MEMÓRIA ? (...) DE PATRIMONIOS MUNDIAIS?. 2015 (Exposição Fotográfica).
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "21de Abril, uma data três cidades: Brasília, Roma, São João Del Rei". 2008.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Janelas são mais que Windows". 2005.
VIANNA, M. . Exposição Comemorativa do Aniversário de Brasília - 44 Anos.. 2004.
VIANNA, M. . I ArqCultura - IESPLAN. 2003.
VIANNA, M. . "A Urbis Colonial: Vulkanya". 2003.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica 'Brasil de Belos Horizontes'. 2003 (Exposição Fotográfica).
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Brasil Cenário de pequenos heróis cotidianos: o trabalhados". 2001.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "13 de Maio e o Negro". 2001.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Ciência em Movimento". 2001.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "500 Anos". 2000.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "500 Anos". 2000.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica 'P.A.S.C.(O.A.' Patrimônio Arte Sacra. 2000 (Exposição Fotográfica).
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Missões Jesuíticas dos Guarani". 1999.
VIANNA, M. . Exposição "Parceria 98". 1998.
VIANNA, M. . Exposição Brasil-Mulher / Fotografia e Poesia. 1998.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Luzes da Cidade, Luz do Natal". 1998.
VIANNA, M. . Exposição "Niemeyer 90 Anos". 1998.
VIANNA, M. . Exposição Mulher És-Cultura Brasileira. 1997.
VIANNA, M. . Exposições Simultâneas. 1997.
VIANNA, M. . Exposição "Parceiros". 1996.
VIANNA, M. . Mostra Fotográfica e Concurso "Yazigi revela o Brasil". 1996.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Expofoto Musicare". 1995.
VIANNA, M. . Exposição Fotografica "Cidades Históricas de Minas". 1994.
VIANNA, M. . Exposição Itinerante "Amo, Amas, Amazônia". 1993.
VIANNA, M. . Exposição "Mais de 200 anos de Inconfidência". 1992.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica "Natureza Viva". 1992.
VIANNA, M. . Exposição Itinerante "Amo, Amas, Amazônia". 1992.
VIANNA, M. . Exposição Itinerante "Amo, Amas, Amazônia". 1992.
VIANNA, M. . Exposição Fotográfica Viva a Vida. 1991.
VIANNA, M. . I Mostra de Fotos Centro Oeste. 1983.
Prêmios
2007
Professor Homenageado - Turma de Arquitetos 2007/2, Faculdades Planalto - IESPLAN.
2007
Paraninfo da turma de Arquitetos - 2007/1, Faculdade de Arquitetura do Planalto Central - FAUPLAC.
2006
Paraninfo da turma de Arquitetos - 2006/1, Fauldades Planalto - IESPLAN.
2005
Paraninfo da turma de Arquitetos - 2005/1, Faculdades Planalto - IESPLAN.
2005
Professor Homenageado da turma de Arquitetos - 2005/1, Faculdades Planalto - IESPLAN.
2005
Presidente da Mesa de Colação de Grau da turma de Arquitetos - 2004/2, Faculdades Planalto - IESPLAN.
1981
Prêmio da União dos Arquitetos da União Soviética, União dos Arquitetos.
1981
Prêmio do Sindicato dos Engenheiros Egípcios, Sindicato dos Engenheiros.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. , Faculdade Brasileira de Teatro (FBT), Asa Sul, 70392902 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 991490372, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - Atual
Ministério da Cultura, MinCVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ARQUITETO, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratado inicialmente pela "Fundação Nacional próMemória" ligada ao então Ministério da Educação e Cultura (mês 03 ano 1982) tendo sido incorporado ao 'Quadro' do Ministério da Cultura quando este foi criado em 1985.
2002 - 2015
Faculdades PlanaltoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2003 - 2014
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CENTRALVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Orientador de Trabalhos Finais de Graduação - TFG
Vice - Diretor e Coordenador do Curso no biênio 2005 até 07/2007
2007 - 2014
Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos SantosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Representante do curso de Arquitetura e Urbanismo junto ao Comitê de Ética da União Educacional do Planalto Central - UNIPLAC.
1979 - 1980
Ministério das Relações Exteriores - DFVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Chancelaria
2005 - 2005
Prefeitura Municipal de ParacatuVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Assessoria de Planejamento e Diretrizes para proteção do Patrimônio Cultural do Município em apoio ao Plano Diretor do Municíio e vistas ao Plano de Preservação do Sítio Histórico Urbano de Paracatu/MG.
2003 - 2005
Secretaria do Estado do Meio AmbienteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante
Outras informações:
Representando a 15ª Superintendência IPHAN.
2003 - 2005
Companhia de Águas e Esgotos de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Conselho Museu Internacional das Águas
Outras informações:
Representando a 15ª Superintendência do IPHAN.
2002 - 2002
Instituto dos Arquitetos do Brasil (DF)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultor Tecnico do Concurso Público Nacional para Revitalização da Avenida W3.
2001 - 2002
Museu de Biologia Mello LeitãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Preservação e Revitalização do Patrimônio Arquitetônico, Paisagístico e Museológico Augusto Ruschi - Santa Teresa - ES.
2001 - 2001
Prefeitura Municipal de SerraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Membro da Equipe de elaboração/coordenação e professor do curso de Patrimônio Histórico e Cultural para Fiscais de Obras da Prefeitura. Serra - ES.
2000 - 2002
Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Membro do Conselho Municipal de Cultura representando a 6ª SubRegional IPHAN - Vila Velha - ES.
2000 - 2000
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASILVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações:
Membro do Grupo de Apoio ao Setor de Cultura para Inventário dos Bens Culturais da Igreja no Brasil.
1999 - 2000
Museu Aberto do DescobrimentoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Membro da Equipe de Projeto e acompanhamento de Obras de Restauração dos Monumentos Históricos da Região.
1999 - 1999
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Participação como membro do grupo referente ao Patrimônio Material e Co-Supervisor da Equipe local do Inventário Arquitetônico da Região do Descobrimento - BA
1998 - 1998
Fundação oscar NiemeyerVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Representante do IPHAN na pesquisa para "Catálogo Técnico das Obras de Oscar Niemeyer", "Catálogo do Acervo da Fundação Oscar Niemeyer", "Catálogo das Fontes Externas de Pesquisa" e "Inventário da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer", cedido para estes fins ao Departamento de Documentação e Identificação do IPHAN.
1997 - 1997
Instituto Lina Bo BardiVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Participação como pesquisador para Brasília, para fins da mega-exposição "Niemeyer 90 anos", itinerante a partir do Ibiapuera, São Paulo.
1997 - 1997
Conselho Federal de AdministraçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Projeto Arquitetônico da Sede Nacional.
1996 - 1997
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas EmpresasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Representante do IPHAN junto às reuniões setoriais com o SEBRAE para implementação do Convênio IPHAN/SEBRAE.
1996 - 1999
Instituto Brasileiro de TurismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante do IPHAN
Outras informações:
Representando o IPHAN nas reuniões setoriais vinculadas ao "Programa Nacional de Municipalização do Turismo" e subsídios para criação em âmbito nacional do Programa Nacional de Turismo Cultural.
1992 - 1992
Metro de BrasiliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultor de Arquitetura e Urbanismo para anteprojeto da Estação Metrô/Nova Rodoviária de Brasília. (Projeto não executado).
1980 - 2010
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do DFVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Membro
1989 - 2007
CREMASCO Engenharia e Projetos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto
1991 - 1991
ENGEVIXVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultoria para o EIA/RIMA do Metrô de Brasília.
1980 - 1981
Escola CriarteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Desenho e Educação Artística
2000 - 2002
Governo do Estado do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
Outras informações:
Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente representando a 6ª SubRegional IPHAN.
1990 - 1991
INSTITUTO BRASILEIRO DO PATRIMÔNIO CULTURALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor
1994 - 1994
Ministério da EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Cedido à CAPES - Divisão de Projetos Especiais.
Programa PET - Programa "Interação da Universidade com o Setor Produtivo".
1982 - 1985
Ministério da Educação e CulturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto
2002 - 2003
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor do Curso de Guia de Turismo
2000 - 2001
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, cedido pelo IPHAN/ES.
Ministrando a disciplina na área do Patrimônio Histórico.
2011 - 2015
Ministerio de Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cedido pelo Ministério da Cultura, Carga horária: 40
2010 - 2012
Centro Universitário Euro-AmericanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2020 - Atual
Faculdade de Artes Dulcina de MoraesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Extensão
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcio Vianna e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?