Maria Regina Baracuhy Leite

Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara (2004); Graduação em Licenciatura Plena em Letras (1987), com Habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa; Especialização (1988) e Mestrado em Língua Portuguesa na UFPB (1994). Atualmente é professora Associado Nível IV da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas e orienta pesquisas em nível de Graduação no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). Adota, como aporte teórico-metodológico de suas pesquisas, os pressupostos da área de Análise do Discurso - AD, com base nas contribuições de Michel Foucault. Trabalha com temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sujeito e poder na mídia digital e impressa e em espaços urbanos. É autora de artigos e organizadora de livros na área de Análise do Discurso, tais como: Cartografias Discursivas (2018), Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia. (2012). Também é Líder do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CNPQ).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa

1999 - 2004

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ENTREVENDO OÁSIS E SILÊNCIOS NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL SOBRE O NORDESTE
MARIA DO ROSÁRIO VALENCISE GREGOLIN. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ANÁLISE DO DISCURSO; MÍDIA; PROPAGANDA.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

1990 - 1994

Universidade Federal da Paraíba
Título: O JOGO POLIFÔNICO EM A BAGACEIRA:UM ESTUDO SOBRE O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO ROMANCE À LUZ DA TEORIA DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA,Ano de Obtenção: 1995
MARIA DO SOCORRO SILVA DE ARAGÃO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ANÁLISE DO DISCURSO; DISCURSO LITERÁRIO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS

1983 - 1986

Universidade Federal da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística e Práticas Sociais.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEITE, M. R. B. . III SEMINÁRIO DE ANALISE DO DISCURSO: DIALOGOS, FRONTEIRAS E LIMITES.. 2001. (Congresso).

LEITE, M. R. B. . V SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: ANALISE DO DISCURSO: PERCURSOS ATUAIS. 2001. (Congresso).

LEITE, M. R. B. . IV SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO E IDENTIDADE(S). 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I ENCONTRO FOUCAULT E DISCURSO NO BRASIL: 20 ANOS DO GEADA.PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE E EFEITOS DA BIOPOLÍTICA EM FESTAS POPULARES: O SUJEITO ENTRE NORMALIZAÇÕES E RESISTÊNCIAS. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS: RAZÃO POLÍTICA E ACONTECIMENTO.DISCURSO, SUJEITO E PODER: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA. 2016. (Encontro).

DCIMA - II COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. INTERDIÇÕES E GOVERNAMENTALIDADE NOS MUROS DE JOÃO PESSOA. 2015. (Congresso).

IV CIAD: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO- A PRODUÇÃO DOS CONSENSOS E A CONQUISTA DAS RESISTÊNCIAS: OS DISCURSOS NOS MOVIMENTOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: O CONTROLE SOCIAL DOS DIZERES EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS. 2015. (Congresso).

30 ANOS COM FOUCAULT : CORPO E HETEROTOPIAS.?CORPOS DÓCEIS E ÚTEIS?: BIOPOLÍTICA E GOVERNAMENTALIDADE EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS.. 2014. (Seminário).

30 ANOS COM FOUCAULT EM BELÉM.FOUCAULT E A CIDADE: O GOVERNO DO CORPO SOCIAL. 2014. (Seminário).

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS: GOVERNAMENTALIDADE E SEGURANÇA. GOVERNAMENTALIDADES. 2014. (Congresso).

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS: GOVERNAMENTALIDADE E SEGURANÇA:.A GOVERNAMENTALIDADE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA. 2014. (Encontro).

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. O ESPETÁCULO DE IMAGENS NO DISCURSO MIDIÁTICO: O CORPO EM CENA NAS CAPAS DA REVISTA VEJA. 2014. (Congresso).

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. CARTOGRAFIAS DE SI: IDENTIDADE, CORPO E IMAGEM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO. 2014. (Congresso).

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. SUJEITO TATUADO E IDENTIDADE NAS CAPAS DA REVISTA INKED. 2014. (Congresso).

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE: A BIOPOLÍTICA NOS ESPAÇOS URBANOS DE JOÃO PESSOA. 2014. (Congresso).

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. A ESPETACULARIZAÇÃO DE SI NA MÍDIA: NOVOS MATIZES NA AQUARELA DA INTIMIDADE. 2014. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. A GOVERNAMENTALIDADE DOS DIZERES DO COTIDIANO NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA: O GRAFITE E A PICHAÇÃO. 2013. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. "VELHO É A VOVOZINHA" - A ÉTICA E A ESTÉTICA DO CORPO VELHO E O TABU DA MORTE. 2013. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. A ORDEM DO DISCURSO DO CASAMENTO GAY: EFEITOS DE MEMÓRIA E DESLOCAMENTOS ENUNCIATIVOS. 2013. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. O ESPETÁCULO DE IMAGENS NA MÍDIA: O DISCURSO SOBRE O CORPO PLASTIFICADO NAS CAPAS DA REVISTA VEJA. 2013. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. O EU EM DISCURSO:POR UMA ESCRITA DE SI NA MÍDIA.. 2013. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA.IDENTIDADE, CORPO E IMAGEM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO. 2013. (Simpósio).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. GOVERNAMENTALIDADE E CONTROLE NOS DISCURSOS DO COTIDIANO: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ESPAÇO URBANO. 2013. (Congresso).

VIII SELIMEL E I SIEL.A LEITURA NA AD: UM OLHAR DISCURSIVO PARA A CHARGE. 2013. (Seminário).

X CCHLA EM DEBATE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.CORPO, MEMÓRIA E IMAGEM: A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NO DISCURSO TURÍSTICO BRASILEIRO. 2013. (Simpósio).

X COLÓQUIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO. A VIDA COMEÇA AOS 70 - OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O ENVELHECIMENTO. 2013. (Congresso).

X COLÓQUIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO.CORPO E SABER: AS IMAGENS E SEUS EFEITOS DE MEMÓRIA NO PRIMEIRO DECÊNIO DOS ANOS 2000. 2013. (Simpósio).

COLÓQUIO DISCURSO, SOCIEDADE E CULTURA: A SOCIEDADE E A CULTURA NA CENA DO DISCURSO.CÍRCULO DE DISCUSSÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO: O CIDADI EM FOCO. 2012. (Seminário).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. REDES SOCIAIS, REDE DE DISCURSOS: O PAPEL DO SUJEITO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES DE PODER. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. LULA E O DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DA IMPRENSA ESCRITA (VEJA E ISTO É). 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. O BRASIL DA COPA E O BRASIL DE VERDADE: OS ANTAGÔNICOS DISCURSOS DO GOVERNO BRASILEIRO. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO E IDENTIDADE NO DISCURSO DA TATUAGEM / CORPO. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. JOGOS DE VERDADE E O DISCURSO SOBRE O GAY NA MÍDIA: ENTRE O ARMÁRIO E O ALTAR. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. DISCURSO, PODER E INCLUSÃO: O CORPO DEFICIENTE NAS LENTES DA MÍDIA. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. O CORPO NA MÍDIA: BIOPODER NAS CAPAS DE REVISTA. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. MULHER, TRABALHO E FAMÍLIA: JOGOS DISCURSIVOS E REDES DE MEMÓRIA NA MÍDIA. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO - CIAD. OS SÍMBOLOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA COMO MARCAS IDENTITÁRIAS: ANÁLISE DE PROPAGANDAS TURÍSTICAS. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. FACEBOOK E LULA: IMAGEM, POLÍTICA E MEMÓRIA. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. O DISCURSO ESCRITO NAS PLACAS URBANAS: A GOVERNAMENTALIDADE DO DIZER. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. CORPO E PODER DISCIPLINAR: EM BUSCA DOS SENTIDOS NO DISCURSO SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. GRAFITE NOS MUROS E PICHAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA: CONTROLE E RESISTÊNCIA DOS DIZERES SOCIAIS. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. A BUSCA PELA IDENTIDADE DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF E AS RESISTÊNCIAS. 2012. (Congresso).

XXIV JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE.OLHARES DISCURSIVOS SOBRE O COTIDIANO: IDENTIDADE, CORPO E IMAGEM. 2012. (Simpósio).

XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. GRAFITE NOS MUROS E PICHAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. 2012. (Congresso).

I EPED _ ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ESTUDOS DISCURSIVOS: DISCURSO, SOCIEDADE E CULTURA.OS SÍMBOLOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA COMO MARCAS IDENTITÁRIAS: ANÁLISE DE PROPAGANDAS TURÍSTICAS. 2011. (Encontro).

VI SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS.REDES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NORDESTINA: À BUSCA DE UMA GENEALOGIA DA IMAGEM. 2011. (Simpósio).

II SIMPÓSIO NACIONAL LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.IMAGEM, IDENTIDADE E REDES DE MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO NORDESTE NA MÍDIA. 2009. (Simpósio).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. GENEALOGIA DE IMAGENS E LUGARES DE MEMÓRIAS NA PRODUÇÃO DE IDENTIDADE PARA O NORDESTE PELAS LENTES MIDIÁTICAS. 2009. (Congresso).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: NOVAS PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. "FALAR E ESCREVER CERTO":LÍNGUA, PODER E IDENTIDADE NAS LENTES DA VEJA. 2008. (Congresso).

VIII CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE.OS DISCURSOS MIDIÁTICOS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES EM CARTAZ, O ESPETÁCULO DE SI. 2008. (Outra).

I CONEL: LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL: FRONTEIRAS E PERSPECTIVAS. "FALAR E ESCREVER CERTO": LÍNGUA PORTUGUESA E IDENTIDADE SOB O OLHAR MIDIÁTICO DA VEJA. 2007. (Congresso).

III SEMINÁRIO EM ANÁLISE DO DISCURSO.MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS SOCIAIS DA CULINÁRIA NORDESTINA. 2007. (Seminário).

I SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA.LEITURA DE IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2007. (Simpósio).

I SIMPÓSIO NACIONAL LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.A FUNÇÃO-AUTORIA EM SLOGANS TURÍSTICOS INSTITUCIONAIS. 2007. (Simpósio).

VII ENCONTRO DE EXTENSÃO / VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA."A LEITURA ERRADA EXISTE?" AS DERIVAS DO SENTIDO NO TRÂNSITO. 2007. (Encontro).

I CIAD - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO. DISCURSO, HISTÓRIA E SENTIDO: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA MÍDIA. 2006. (Congresso).

I CIPLA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLITICA LINGUISTICA NA AMERICA DO SUL. REFLEXOES SOBRE A EXPERIENCIA DE ENSINAR PLE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2006. (Congresso).

II SEMAD - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO.MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE FEMININA NO (INTER)DISCURSO DO BOTICÁRIO. 2006. (Seminário).

XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. GÊNERO DIGITAL EM FOCO: O E-MAIL. 2006. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DE CORDEL. PROPAGANDA TURÍSTICA E CORDEL: CONSTRUINDO IDENTIDADES PARA O NORDESTE. 2005. (Congresso).

I EMAD - ENCONTRO MINEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO.BIOPODER E PROPAGANDA TURÍSTICA: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO SABER. 2005. (Encontro).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. O EFEITO-AUTORIA EM SLOGANS TURÍSTICOS INSTITUCIONAIS: A GRIFE OFICIAL. 2005. (Congresso).

VII CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE.MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NAS TRAMAS DO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL SOBRE O NORDESTE. 2005. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT: PERSPECTIVAS.O BIOPODER NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA: DELIMITANDO AS PRÁTICAS DE LAZER. 2004. (Seminário).

SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA POPULAR.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NORDESTINA EM FOLHETOS DE CORDEL. 2004. (Simpósio).

XIX ENANPOLL - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGÜÍSTICA.NAS LENTES DA PROPAGANDA TURÍSTICA, O(S) LUGAR(ES) DO SERTÃO. 2004. (Encontro).

XX JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. PROPAGANDA TURÍSTICA E CORDEL: CONSTRUINDO IDENTIDADES PARA O NORDESTE. 2004. (Congresso).

II ECLAE - ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NORDESTINA NAS LENTES DA PROPAGANDA TURISTICA OFICIAL. 2003. (Encontro).

XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do GELNE. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA SOBRE O NORDESTE. 2002. (Congresso).

XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.PROPAGANDA TURÍSTICA SOBRE O NORDESTE: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NAS FRONTEIRAS DO LAZER. 2002. (Encontro).

13º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE. IDENTIDADE E ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORDESTINO PELA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL. 2001. (Congresso).

I CONGRESSO E IV COLÓQUIO DA ALED. A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORDESTINO NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL. 2001. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. GÊNERO E MATERIALIDADE DISCURSIVA: COMO A PROPAGANDA TURÍSTICA RESSIGNIFICA O ESPAÇO NORDESTINO. 2001. (Congresso).

IV SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO E IDENTIDADE(S).IDENTIDADE E ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORDESTINO PELA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL. 2001. (Seminário).

IX SIMPÓSIO DE LETRAS E LINGÜÍSTICA.IMAGEM, SENTIDO E HISTÓRIA. 2001. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa: Perfilando Políticas e Projetos.A (RE)CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORDESTINO NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURISTICA OFICIAL. 2001. (Seminário).

SIMPÓSIO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE.ESTEREÓTIPOS E SILENCIAMENTOS NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURISTICA SOBRE O NORDESTE. 2001. (Simpósio).

V SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: PERCURSOS ATUAIS.V SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: ANÁLISE DO DISCURSO: PERCURSOS ATUAIS. 2001. (Seminário).

XV SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.VOZES NA IMAGEM DA PROPAGANDA TURÍSTICA SOBRE O NORDESTE. 2001. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: DIÁLOGOS, FRONTEIRAS, LIMITES.ENTREVENDO OÁSIS E SILENCIO: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO NORDESTINO NO DISCURSO DA PROPAGANDA. 2000. (Seminário).

XIV SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.O MITO FUNDADOR DO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA SOBRE O NORDESTE. 2000. (Seminário).

XLVIII SEMINÁRIO DO GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.BOMBRIL E RATINHO : AS VOZES DA SEDUÇÃO. 2000. (Seminário).

XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE. A CONSTRUÇÃO DA VOZ E DO OLHAR NO DISCURSO DA PROPAGANDA SOBRE O NORDESTE. 2000. (Congresso).

12º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - -COLE. LEITURA E INTERDISCURSIVIDADE: AS TRAMAS ENUNCIATIVAS EM JOSE AMERICO DE ALMEIDA. 1999. (Congresso).

III ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO.ANÁLISE DO DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEGUNDO GRAU. 1999. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO.DOIS OLHARES SOBRE O NORDESTE: DO LITORAL AO SERTÃO. 1999. (Seminário).

IV CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE.O CONTEXTO SOCIAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA. 1999. (Encontro).

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO - FILIGRANAS DO DISCURSO: AS VOZES DA HISTÓRIA.SEMINÁRIO DE PESQUISA - MÚLTIPLAS FACES DA PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO - FILIGRANAS DO DISCURSO : AS VOZES DA HISTÓRIA. 1999. (Seminário).

XLVII SEMINÁRIO DO GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.A SUBJETIVIDADE E A INTERDISCURSIVIDADE EM A PARAIBA E SEUS PROBLEMAS DE JOSE AMERICO DE ALMEIDA. 1999. (Seminário).

XVII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. REVISITANDO PRÁTICAS DE LEITURA :EM BUSCA DO PERFIL DO PROFISSIONAL DE LETRAS DA MODERNIDADE. 1999. (Congresso).

50ª REUNIÃO DA SBPC.PROFESSOR: SUJEITO DA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS?. 1998. (Encontro).

ENCONTRO ESTADUAL DO PROLER - LEITURA, ESCRITA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.ENCONTRO ESTADUAL DO PROLER - LEITURA, ESCRITA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO. 1998. (Encontro).

ENCONTRO PARAIBANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS.ENCONTRO PARAIBANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 1998. (Encontro).

XVI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. REVISITANDO PRÁTICAS DE LEITURA :EM BUSCA DO PERFIL DO PROFISSIONAL DE LETRAS DA MODERNIDADE. 1998. (Congresso).

ENCONTRO ESTADUAL DO PROLER - ACESSO À LEITURA: O PAPEL DAS BIBLIOTECAS.ENCONTRO ESTADUAL DO PROLER: ACESSO À LEITURA: O PAPEL DAS BIBLIOTECAS. 1997. (Encontro).

I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS -SNEL.SIGNIFICADOS DA LEITURA NA ESCOLA. 1997. (Simpósio).

IV SEMANA DE LETRAS.REFLEXÕES SOBRE O SIGNIFICADO DO ATO DE LER. 1997. (Seminário).

SEMINÁRIO DE LEITURA - UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.SEMINÁRIO DE LEITURA - UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 1997. (Seminário).

48ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.O JOGO POLIFONICO EM A BAGACEIRA: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA AO ROMANCE REGIONALISTA DE JOSE AMERICO DE ALMEIDA. 1996. (Encontro).

XI ENCONTRO DA ANPOLL.XI ENCONTRO DA ANPOLL. 1996. (Encontro).

XIV JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. XIV JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE. 1996. (Congresso).

47ª REUNIÃO DA SBPC.47ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 1995. (Encontro).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA. 1994. (Congresso).

I SEMINÁRIO PARAIBANO DE LINGÜÍSTICA TEXTUAL.I SEMINÁRIO PARAIBANO DE LINGÜÍSTICA TEXTUAL. 1991. (Seminário).

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA - ALFAL. IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGÜ[ISTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA - ALFAL. 1990. (Congresso).

V ENCONTRO DA ANPOLL.V ENCONTRO DA ANPOLL. 1990. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE LÍNGUA E LITERATURA POPULAR.II SEMINÁRIO DE LÍNGUA E LITERATURA POPULAR. 1984. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LUDIMILA CERQUEIRA GOMES DOS SANTOS

BORGES, Carla Luzia Carneiro; ÁLVAREZ, Palmira Virgínia Bahia Heine;BARACUHY, REGINA. O DISCURSO DO SUJEITO LEITOR NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO:UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕS DE SABER/PODER. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Kamila Nogueira Peixoto

BARACUHY, REGINA; PEREIRA, Tânia Maria Augusto; FRANCELINO, P. F.. O DISCURSO DA FELICIDADE COMO PRÁTICA DE BIOPOLÍTICA EM CAPAS E REVISTAS DIGITAIS E IMPRESSAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Felipe Soares

WITZEL, D.G.; BARACUHY, M.Regina; CAMARGO, H. W.. EU, YAYOI KUSAMA, QUE RETRATEI MINHA DESPERSONALIZAÇÃO, MEUS MEDOS E MINHAS FOBIAS: POR UMA ANÁLISE DO DISCURSO DAS IMAGENS DA LOUCURA. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Cecília Noronha Braz Alves

BARACUHY, M.Regina; GOMES, João de Lima.; SOUSA, M.E.V.; BRAGA, AMANDA B.. A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INFAME NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO, OU UMA ARQUEGENEALOGIA DO ESQUECIMENTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Claudemir Sousa

LEITE, M. R. B.; SOUSA, M.E.V.; FRANCELINO, P. F.; GREGOLIN, Maria do Rosário. GOVERNAMENTALIDADE, CORPO E IMAGEM: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO FUMANTE EM CAMPANHAS ANTITABAGISTAS NAS EMBALAGENS DE CIGARRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Louise Medeiros Pereira

FARIAS, W. S.;LEITE, M. R. B.; RAFAEL, E.L.. A POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO NO DISCURSO DOS PCNs: ÉTICA, SUJEITO E ENSINO. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Sérgio Melquior Barbosa da Silva

PEREIRA, W. J. O.; PAIVA, C. C.;LEITE, M. R. B.. A ESCRITA DO CORPO: MIDIATIZAÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DAS TATUAGENS NAS ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA DE JOÃO PESSOA. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Emanoel Raiff Gomes da Nóbrega Filho

LEITE, M. R. B.; FRANCELINO, P. F.; SILVA, Marluce Pereira da.. SUJEITOS QUEER EM CARTAZ: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO CORPO EM (TRANS)FORMAÇÃO. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Josemir Domingos da Silva

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; PEREIRA, W. J. O.. O DISCURSO DOS URSOS E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA HOMOAFETIVIDADE. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gesiel Prado Santos

LEITE, M. R. B.; LEÓN, A. A. G.; SILVA, Marluce Pereira da.. NO MUNDO DAS APARÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MODA. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carlos Medeiros

LEITE, M. R. B.; LEAL, M.Virgínia; PIMENTEL FILHO, J.E.. RELAÇÕES DE PODER NO DISCURSO ECOLÓGICO SOBRE A PRESERVAÇÃO DE ÁRVORES DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO RECIFE/PE. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Waldelange Silva dos Santos

LEITE, M. R. B.; BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita; LOPES, Jorge Expedito de Gusmão. ANÁLISE SEMIÓTICA DA TRANSFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA DE PRODUTOS POPULARES EM PRODUTOS DE ELITE. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Eliza Freitas do Nascimento

LINS, Gilda M. L.;LEITE, M. R. B.; LEAL, M.Virgínia. SENTIDO, MEMÓRIA E IDENTIDADE NO DISCURSO POÉTICO DE PATATIVA DO ASSARÉ. 2008. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ronilson Ferreira dos Santos

ALMEIDA, Mª de Fátima;LEITE, M. R. B.; NÓBREGA, MARIA BERNADETE DA. A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NA CANÇÃO DE CAZUZA: UMA VOZ SINGULAR NO MEIO PLURAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: LÚCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA

FARIA, E.M.B;LEITE, M. R. B.; OLIVEIRA, Maria do Socorro. REFLEXOS DO LETRAMENTO FAMILIAR NA PRODUÇÃO TEXTUAL INFANTIL: DOS DESENHOS E RABISCOS AOS SIGNOS ALFABÉTICOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Danúbia Barros Cordeiro

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; PIMENTEL FILHO, J.E.. DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE FAMÍLIA EM SENTENÇAS JURÍDICAS: UM OLHAR PARA AS NOVAS IDENTIDADES HOMOAFETIVAS. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: edileide de souza godoi

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; GREGOLIN, Maria do Rosário. A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA NA PROPAGANDA CULINÁRIA NORDESTINA. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro

LEITE, M. R. B.; LEÓN, A. A. G.; GREGOLIN, Maria do Rosário. ENUNCIADO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O LUGAR DO "ESPERTO" NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO

ALDRIGUE, A. C. S.;LEITE, M. R. B.; CASTRO, Onireves Monteiro. A LÍNGUA INGLESA NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA QUESTÃO DE ESTILO?. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renata Gonçalves de Holanda/

LEITE, M. R. B.; BATISTA, M. F. B. M.; PAIS, C. T.. O DISCURSO DA EMPREGADA DOMÉSTICA: UMA LEITURA SEMIÓTICA DE PEÇAS JURÍDICAS. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Andréa Zíngara Miranda

NAVARRO-BARBOSA, P. L.; LARA, R.M.; MAIO, E. M.; BRAGA, S.; BARACUHY, M.Regina. "GUERRA DOS SEXOS": EFEITOS DE VERDADE CONCERNENTES À SEXUALIDADE E À SUBJETIVIDADE DO HOMEM E DA MULHER EM DISCURSOS MIDIÁTICOS. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS - UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: edileide de souza godoi

LEITE, M. R. B.; ALDRIGUE, A. C. S.; FRANCELINO, P. F.; SILVA, F. P.; SOUSA, M.E.V.; SILVA, Marluce Pereira da.. PRODUÇÃO DE IDENTIDADE E MODOS DE OBJETIVAÇÃO / SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO TATUADO NA REVISTA INKED. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Vinícius Durval Dorne

GREGOLIN, Maria do Rosário; SARGENTINI, V.M.O.; ABREU, A.S.C.;LEITE, M. R. B.; NAVARRO-BARBOSA, P. L.. A IDENTIDADE DO JORNALISTA NO (DIS)CURSO DA HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Josemir Domingos da Silva

LEITE, M. R. B.; SARGENTINI, V.M.O.; SOUSA, E.S.S.; NUNES, M. F. M.. DO ARMÁRIO AO ALTAR: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HOMOAFETIVO NOS JOGOS DE VERDADE DO DISCURSO MIDIÁTICO. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MARIA EMMMANUELE RODRIGUES MONTEIRO

LEITE, M. R. B.; NAVARRO-BARBOSA, P. L.; SILVA, F. P.; FRANCELINO, P. F.; SOUSA, M.E.V.. GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA PARA O 'CORPO VELHO' NOS DISCURSOS DA MÍDIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Tânia Maria Augusto Pereira

LEITE, M. R. B.; NAVARRO-BARBOSA, P. L.; RODRIGUES, L. P.; FRANCELINO, P. F.; MARTINS, M. F. N.. O ESPETÁCULO DE IMAGENS NA ORDEM DO DISCURSO MIDIÁTICO: O CORPO EM CENA NAS CAPAS DA REVISTA VEJA. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Eliza Freitas do Nascimento

LEITE, M. R. B.; MILANEZ, N.; FRANCELINO, P. F.; SILVA, F. P.; SOUSA, E.S.S.. A PEDAGOGIA DO SORRISO NA ORDEM DO DISCURSO DA INCLUSÃO DA REVISTA SENTIDOS: PODER E SUBJETIVAÇÃO NA GENEALOGIA DO CORPO DEFICIENTE. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

LEITE, M. R. B.; GREGOLIN, Maria do Rosário; MELO, C. T. V.; SILVA, F. P.. MULHER, TRABALHO E FAMÍLIA: JOGOS DISCURSIVOS E REDES DE MEMÓRIA NA MÍDIA. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MARIA JOSÉ LEOTTI

LEITE, M. R. B.; GOMES, Isaltina; CARVALHO, Nelly; LINS, Gilda; LEAL, Virgínia. A IMAGEM DA MULHER OU A MULHER DA IMAGEM: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE O IMAGINÁRIO FEMININO NA PUBLICIDADE. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: CÁSSIO EDUARDO RODRIGUES SERAFIM

LEITE, M. R. B.; SILVA, Marluce Pereira da.; OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES: PRÁTICAS DISCURSIVAS E RELAÇÕES DE PODER. 2006. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marli Morais de Lima

LEITE, M. R. B.; LUCENA, I. T.; ARAGAO, M. S. S.; PONTES, M. N. A.; ALDRIGUE, A. C. S.. DISCURSO DA PEDAGOGIA DA LEITURA PARAFRÁSICA: UMA ESTABILIZAÇÃO DOS SENTIDOS. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria do Socorro Beltrão Macieira

LEITE, M. R. B.; LUCENA, I. T.; ARAGAO, M. S. S.; BATISTA, M. F. B. M.; PONTES, M. N. A.. NA ORDEM DOS DISCURSOS: UM SUJEITO-AUTOR. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisco Vieira da Silva

LEITE, M. R. B.; FRANCELINO, P. F.; BRAGA, AMANDA B.. EGOS EM EVIDÊNCIA: (RE)CONFIGURAÇÕES DO ÍNTIMO NA TESSITURA DO DISCURSO MIDIÁTICO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: edileide de souza godoi

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; SILVA, Marluce Pereira da.. SUBJETIVAÇÃO E IDENTIDADE NO DISCURSO DA TATUAGEM PRODUZIDO PELA REVISTA INKED. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; MILANEZ, N.. CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Josemir Domingos da Silva

LEITE, M. R. B.. "DO ARMÁRIO AO ALTAR: A SUBJETIVIDADE GAY NOS JOGOS DE VERDADE DO DISCURSO MIDIÁTICO". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

LEITE, M. R. B.; GRANJEIRO, C. R. P.; SILVA, F. P.. MULHER, TRABALHO E FAMÍLIA: JOGOS DISCURSIVOS E REDES DE MEMÓRIA NA MÍDIA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Laira Rocha Tenca

MIRANDA, Samir Perrone de; MENEZES, Henrique Zeferino de; BARACUHY, M.Regina. ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA: O DISCURSO DO BRASIL NA OEA: 2000-2018. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Dayane Adriana Teixeira OLiveira

BARACUHY, M.Regina; WITZEL, D.G.; SILVA, F. V.. SUJEITOS INFAMES NO CIBERESPAÇO: DA MARGINALIDADE À HIPERVISIBILIDADE NO YOUTUBE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: LUDIMILA CERQUEIRA GOMES DOS SANTOS

BORGES, Carla Luzia Carneiro; ÁLVAREZ, Palmira Virgínia Bahia Heine;BARACUHY, REGINA. O ESPAÇO DO LEITOR E AS MODALIDADES DO SABER/PODER NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Claudemir Sousa

LEITE, M. R. B.; SARGENTINI, V.M.O.; PEREIRA, Tânia Maria Augusto. GOVERNAMENTALIDADE, CORPO E IMAGEM: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO FUMANTE EM CAMPANHAS ANTITABAGISTAS NAS EMBALAGENS DE CIGARRO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Louise Medeiros Pereira

FARIAS, W. S.; RAFAEL, E.L.;LEITE, M. R. B.. A POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO NO DISCURSO DO PCN: ÉTICA, SUJEITO E ENSINO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: VANESSA FALCÃO SATURNINO HONORATO

LEITE, M. R. B.; ASSIS, E.G.; MONTEIRO, Maria Emmanuele. MEMÓRIA E IDENTIDADE NO DISCURSO DO GRAFFITI NO ESPAÇO URBANO DE JOÃO PESSOA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO MAGALHÃES

LEITE, M. R. B.. A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO RUBEM NOGUEIRA EM SERRINHA -BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL 9130110) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: JULIANA SOUSA NASCIMENTO

LEITE, M. R. B.. LITERATURA DE CORDEL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE USO EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Vanuzia de Oliveira Santos

LEITE, M. R. B.. O ENSINO DE LITERATURA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LITERATURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: LEILA MARIA DOS SANTOS ANDRADE

LEITE, M. R. B.. O ENSINO DE LITERATURA NA TURMA DO 3º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DA BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Rosenilda de Almeida

LEITE, M. R. B.. O USO DE IMAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Flaviane Melo da Silva

LEITE, M. R. B.. PRÁTICAS DE LEITURA NA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PREFEITO EPITÁCIO PESSOA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria do Carmo da Silva

LEITE, M. R. B.. PERCEPÇÕES SOBRE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO 9º ANO DA EMEF PROF JOSÉ HONÓRIO FILHO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Josilene Cassiano da Costa

LEITE, M. R. B.. OS NOVOS DESAFIOS DA EJA NOS DIAS ATUAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Kamila Nogueira Peixoto

LEITE, M. R. B.; PEREIRA, Tânia Maria Augusto. A GOVERNAMENTALIDADE DOS ESPAÇOS DE LAZER NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA DO GOVERNO DA PARAÍBA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Roberto Carlos da Silva

LEITE, M. R. B.; SILVA, A. C. S.; MARQUES, R. A.. UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MUNICIPAL ANTONIO CARLOS MAGALHÃES - BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: KATIA VIANA DOS SANTOS

LEITE, M. R. B.; SOARES, M.E.. DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO 6º ANO DA EM DR. JORQUES LUCEO DA SILVA EM SÃO BENTO-PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - UFPB.

Aluno: Marísia Jovina de Souza

LEITE, M. R. B.. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA, PARATINGA-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - UFPB.

Aluno: FÁTIMA NILDA VIEIRA PERGENTINO

LEITE, M. R. B.; SOARES, M.E.. O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wilder Kleber Fernandes de Santana

LEITE, M. R. B.; ASSIS, E.G.; PEREIRA, Tânia Maria Augusto. A RENÚNCIA DE BENTO XVI SOB O OLHAR DA MÍDIA: RELAÇÕES DE PODER NA (DES)ORDEM DO DISCURSO RELIGIOSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ELAINE ROSA NASCIMENTO

LEITE, M. R. B.. A INTERTEXTUALIDADE NO PROCESSO DA LEITURA NA 1ª SÉRIE 'A" DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO EVANDRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edivania de Araujo Neto

LEITE, M. R. B.. LEITURA E APRENDIZAGEM _ A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ROSEMEIRE GOMES DE SENA

LEITE, M. R. B.. PRODUÇÃO DE TEXTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Paula Neves Viana

LEITE, M. R. B.. VALORIZAÇÃO DA LEITURA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O HÁBITO DE LEITURA EM UMA TURMA DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gilvanilson do Nascimento de Melo

LEITE, M. R. B.. LETRAMENTO: UM ENFOQUE SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Érica da Silva Porto

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O DILEMA DO CERTO E DO ERRADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Élio da Silva Porto

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A INCLUSÃO RACIAL NA SALA DE AULA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Elijane de Oliveira Farias

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PRECONCEITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ZONA RURAL DE PARATINGA -BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Abigail Santos Vaz do Prado

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARATINGA-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Railice Gonçalves dos Santos

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DO GOSTO PELA LEITURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Virtual (9130110)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Elcir Farias de Barros Silva

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Adjane Rodrigues Silvestre

LEITE, M. R. B.; COSTA, F. F.. LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: COMO DESENVOLVER O HÁBITO DE LER?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. BANCA DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO DO PSS 2013 / UFPB. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; MEDRADO, B. P.; CAVALCANTE, M. C. B.; LUCENA, R.M.. COMISSÃO DE SELEÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE UEPB. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. BANCA DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO DO PSS-2011 / UFPB. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE UEPB. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; SILVA,Maria de Lourdes Leandro; RAFAEL, Edmilson Luiz. BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE UEPB. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; ALMEIDA, Mª de Fátima; FRANCELINO, P. F.. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; SILVA, Fabiana Souza; LEITAO, M. M.. BANCA DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EM LINGÜÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR EFETIVO. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; FARIA, E.M.B. BANCA DE SELEÇÃO DE DOUTORADO. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.. BANCA DE CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; FARIA, E.M.B. BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

CHRISTIANO, Maria Elizabeth Affonso;LEITE, M. R. B.; FILHO, Edmilson de Albuquerque Borborema. COMISSÃO DE SELEÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; FONSECA, M. C. A. P.; FRANCELINO, P. F.. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

LEITE, M. R. B.; ALDRIGUE, A. C. S.; FERNANDES, R. N.. COMISSÃO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin

GREGOLIN, M. R. F. V.; BARONAS, Roberto Leiser; FERNANDES, Cleudemar Alves; SARGENTINI, Vanice Maria de Oliveira; MASSONI, Maria Isabel de Oliveira. Entrevendo olhares e silênciosno discurso da propaganda turística oficial sobre o nordeste. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin

GREGOLIN, M. R. F. V.; SARGENTINI, Vanice de Oliveira; MARCHEZAN, Renata. Dois olhares sobre o sertão: propagandas turísticas do nordeste brasileiro. 2003. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Vanice Maria Oliveira Sargentini

GREGOLIN, M. R. V.;SARGENTINI, V. M. O.; FERNANDES, C. A.; MASSONI, M. I. O.;BARONAS, R. L.. Entrevendo oásis e silêncios no discurso da propaganda turística sobre o Nordeste. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Vanice Maria Oliveira Sargentini

SARGENTINI, V. M. O.; GREGOLIN, M. R. V.; ALMEIDA, G. M. B.. Vozes do discurso turístico no NE. 2003 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Gladis Maria de Barcellos Almeida

ALMEIDA, G. M. B.; GREGOLIN, Maria Do Rosário de Fátima Valencise; SARGENTINI, Vanice Maria de Oliveira. Entrevendo oásis e silêncios: um estudo sobre a construção do espaço nordestino no discurso da propaganda turística oficial. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Lingüística Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Roselene de Fátima Coito

COITO, R. F.. Entrevendo Oásis e silêncios no discurso da Propaganda Turística Oficial sobre o Nordeste. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Roberto Leiser Baronas

BARONAS, R. L.; GREGOLIN, Maria Do Rosário Valencise; SARGENTINE, V.; Massoni Izabel; Fernandes, C. L.. Entrevendo oásis e silêncios no discurso da propaganda turística oficial sobre o nordeste. 2004. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas de Oliveira Domingos

PRECISAMOS FALAR SOBRE SUICÍDIO: CORPO E RESISTÊNCIA AUTOINFLIGIDA AOS PODERES HETERONORMATIVOS NA ERA DIGITAL; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

JOSEELDO DA SILVA JÚNIOR

JOGOS DE VERDADE NA ERA DA FAKE NEWS: ANÁLISE DISCURSIVA DO SITE FACT-CHECKING E-FARSAS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dayane Adriana Teixeira OLiveira

A VIDA DOS HOMENS INFAMES NO CIBERESPAÇO: DE CORPOS INVISÍVEIS A OBJETOS DE ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO NA WEB; Início: 2019; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Ângela Paula Nunes Ferreira

SABER, PODER E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DOS RÉUS ACUSADOS DE FEMINICÍDIO; Início: 2018; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Luciana Fernandes Nery

O DIZER PARRESIÁSTICO E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DE MULHERES ABUSADAS SEXUALMENTE NA PÁGINA; Início: 2017; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Louise Medeiros Pereira

JOGOS ENTRE O (IN)VISÍVEL E O (IN)DIZÍVEL NO DISPOSITIVO DA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A REVISTA NOVA ESCOLA EM EXAME; Início: 2015; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dayane Adriana Teixeira OLiveira

DAS GRADES ÀS REDES: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CRIMINOSO NO ESPAÇO HETEROTÓPICO DO YOUTUBE; 2019; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Kamila Nogueira Peixoto

O DISCURSO DA FELICIDADE COMO PRÁTICA BIOPOLÍTICA EM CAPAS E MATÉRIAS DIGITAIS E IMPRESSAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Karoline Machado Freire Pereira

CORPO, INTERDIÇÃO E HETEROTOPIA: A NUDEZ DO CORPO DA MULHER NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍTICA OFICIAL BRASILEIRA; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Claudemir Sousa

GOVERNAMENTALIDADE, CORPO E IMAGEM: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO FUMANTE EM CAMPANHAS ANTITABAGISTAS NAS EMBALAGENS DE CIGARRO; 2015; Dissertação (Mestrado em Linguística) - UFPB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Cecília Noronha Braz Alves

A CONSTITUIÇÃO DO "SUJEITO INFAME" NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO, OU UMA ARQUEOGENEALOGIA DO SILÊNCIO; 2015; Dissertação (Mestrado em Linguística) - UFPB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Emanoel Raiff Gomes da Nóbrega Filho

SUJEITOS QUEER EM CARTAZ: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO CORPO EM (TRANS)FORMAÇÃO; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Gesiel Prado Santos

NO MUNDO DAS APARÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MODA; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

José Josemir Domingos da Silva

O DISCURSO DOS URSOS E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA HOMOAFETIVIDADE; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Carlos Medeiros

EFEITOS DE RELAÇÕES DE PODER NO DISCURSO ECOLÓGICO SOBRE A PRESERVAÇÃO DE ÁRVORES DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE RECIFE-PE; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro

ENUNCIADO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

edileide de souza godoi

A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA NA PROPAGANDA DA CULINÁRIA NORDESTINA; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Danúbia Barros Cordeiro

DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO DE SENTENÇAS JURÍDICAS: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS IDENTIDADES HOMOAFETIVAS; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Karoline Machado Freire Pereira

GOVERNAMENTALIDADE, VIGILÂNCIA E HETEROTOPIA NA SOCIEDADE BANÓPTICA: ANÁLISE DISCURSIVA DO ESAPÇO RESIDENCIAL CONDOMÍNIO FECHADO ALPHAVILLE; 2019; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Francisco Vieira da Silva

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CELEBRIDADE NO SITE EGO: (RE)CONFIGURAÇÕES DA INTIMIDADE EM TEMPO DE HIPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

edileide de souza godoi

PRODUÇÃO DE IDENTIDADE E MODOS DE OBJETIVAÇÃO / SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO TATUADO NA REVISTA INKED; 2015; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro

CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

José Josemir Domingos da Silva

DO ARMÁRIO AO ALTAR: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HOMOAFETIVO NOS JOGOS DE VERDADE DA MÍDIA; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Maria Eliza Freitas do Nascimento

CORPO, PODER E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL DO SUJEITO DEFICIENTE NAS LENTES DA MÍDIA; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Tânia Maria Augusto Pereira

O ESPETÁCULO DE IMAGENS NA ORDEM DO DISCURSO MIDIÁTICO: O CORPO EM CENA NAS CAPAS DA REVISTA VEJA; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

MULHER, TRABALHO E FAMÍLIA: JOGOS DISCURSIVOS E REDES DE MEMÓRIA NA MÍDIA; 2012; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Rosemare Vieira Gomes

(DES)VELAMENTO DA MEMÓRIA COLETIVA A PARTIR DO ESTATUTO ENUNCIATIVO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Alex de Araújo Souto

ENUNCIADO E PODER NO CALA BOCA GALVAO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Karoline Machado Freire Pereira

OS SÍMBOLOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA COMO MARCAS IDENTITÁRIAS: ANÁLISE DE PROPAGANDAS TURÍSTICAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

LUCIANE ALVES COUTINHO

O DISCURSO PUBLICITÁRIO: VOZES POSSÍVEIS E SILENCIADAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Mirella Rocha Ribeiro Pinto

ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: A COISIFICAÇÃO DA MULHER NA PROPAGANDA DE CERVEJA; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

VANESSA FALCÃO SATURNINO HONORATO

MEMÓRIA E IDENTIDADE NO DISCURSO DO GRAFFITI NO ESPAÇO URBANO DE JOÃO PESSOA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Ronaldo Dantas Saraiva

O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA A CIDADANIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Roberto Carlos da Silva

UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MUNICIPAL ANTONIO CARLOS MAGALHÃES - BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

AZENAIDE AUGUSTO DE BARROS

A POESIA NA SALA DE AULA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Élio da Silva Porto

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A INCLUSÃO RACIAL NA SALA DE AULA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Abigail Santos Vaz do Prado

DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARATINGA-BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Elijane de Oliveira Farias

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PRECONCEITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ZONA RURAL DE PARATINGA -BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Andrea dos Santos Borges de Souza

DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ZULEIDE FREIRE DE ABREU (BA); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Érica da Silva Porto

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O DILEMA DO CERTO E DO ERRADO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS VIRTUAL) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Yasmin Alves Santos de oliveira

PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NAS FESTAS POPULARES DA PARAÍBA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Victor de Medeiros Oliveira

GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: O CONTROLE SOCIAL DOS DIZERES EM SLOGANS INSTITUCIONAIS DO GOVERNO DA PARAÍBA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Aline Guedes de Lima

A GOVERNAMENTALIDADE DOS SUJEITOS URBANOS NO DISCURSO DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO GOVERNO DA PARAÍBA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Kamila Nogueira Peixoto

A GOVERNAMENTALIDADE DOS ESPAÇOS DE LAZER NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA DO GOVERNO DA PARAÍBA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Laura Maria da Silva Florentino

GRAFITE NOS MUROS E PICHAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA: CONTROLE E RESISTÊNCIA DOS DIZERES SOCIAIS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Bruna Costa Silva

O DISCURSO ESCRITO NAS PLACAS URBANAS: A GOVERNAMENTALIDADE DO DIZER; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Emanuela Silva Monteiro

DISCURSO, MEMÓRIA E SENTIDO: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA PROPAGANDA TURÍSTICA PARAIBANA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Leina Fabricia Meirelles Chaves

DISCURSO, MEMÓRIA E SENTIDO: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DA MULHER NORDESTINA EM CHARGES; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Victor de Medeiros Oliveira

GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: O CONTROLE SOCIAL DOS DIZERES EM SLOGANS INSTITUCIONAIS DO GOVERNO DA PARAÍBA; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin

Entrevendo olhares e silêncios: a propaganda turística do nordeste brasileiro; 2004; 230 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin;

Maria do Socorro Silva de Aragão

O Jogo Polifônico em A Bagaceira: Um Estudo sobre o Funcionamento do Romance à Luz da Teoria da Heterogeneidade Discursiva; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Socorro Silva de Aragão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 BARACUHY, REGINA ; PEIXOTO, K. N. . O DISCURSO DA FELICIDADE COMO TÁTICA BIOPOLÍTICA NA REVISTA SUPERINTERESSANTE. DISCURSIVIDADES , v. 2, p. 76-96, 2018.

  • 2018 FERREIRA, A. P. N. ; BARACUHY, REGINA . 'AQUI HABLAMOS PORTUÑOL? PROPAGANDA TURÍSTICA E 'VONTADES DE VERDADE' SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL. INVESTIGAÇÕES (ONLINE) , v. 31, p. 280-301, 2018.

  • 2017 REIS, Felipe Santos dos ; BARACUHY, REGINA . INDEPENDÊNCIA OU MORTE: DESLIZAMENTOS DE SENTIDO DA PRIMEIRA GUERRA MEMEAL ENTRE BRASIL E PORTUGAL NA MÍDIA DIGITAL. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 15, p. 140-160, 2017.

  • 2017 NORONHA, CECÍLIA ; BARACUHY, REGINA . CORPO,PODER E CINEMA: UM 'ZOOM' NO SUJEITO NEGRO DO FILME RIO,40 GRAUS. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI , v. 6, p. 24-38, 2017.

  • 2017 OLIVEIRA, D.A.T ; BARACUHY, REGINA . NOTAS SOBRE A POLÊMICA DO ?BEIJO GAY? EM UM DESENHO ANIMADO INFANTIL DA DISNEY. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 1, p. 277-296, 2017.

  • 2016 PEREIRA, L.M. ; BARACUHY, REGINA . EFEITOS DA BIOPOLÍTICA E DO BIOPODER NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO GOVERNO FEDERAL: DA SAÚDE SE CUIDA TODOS OS DIAS. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 1, p. 116-131, 2016.

  • 2016 LEITE, FRANCISCO DE FREITAS ; BARACUHY, Maria Regina ; MARTINS, EDSON SOARES . Memória e interdição da palavra proibida macaco em regiões de cangaço. DIÁLOGOS (MARINGÁ. IMPRESSO) , v. 20, p. 150, 2016.

  • 2016 SILVA, F. V. ; BARACUHY, REGINA . 'SER FELIZ NA CAMA': NOTAS SOBRE A SEXUALIDADE NO DISCURSO DA MÍDIA. CENÁRIOS: REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 2, p. 157-172, 2016.

  • 2015 GODOI, Edileide de Souza ; BARACUHY, M.Regina . DA MARGINALIZAÇÃO AO GLAMOUR: O CORPO TATUADO NAS REDES DE PODER-SABER E JOGOS DE VERDADE DO DISCURSO MIDIÁTICO. MOARA , v. 01, p. 210-221, 2015.

  • 2015 SOUSA, CLAUDEMIR ; BARACUHY, REGINA . Biopolítica, Biopoder e Cuidado de Si na Campanha Antitabagista das Embalagens de Cigarro. Ilha do Desterro (UFSC) , v. 68, p. 131-146, 2015.

  • 2015 SILVA, F. V. ; BARACUHY, M.Regina . 'O QUE VI DA VIDA': DISCURSOS SOBRE SI, MÍDIA E CELEBRIDADE. Entretextos (UEL) , v. 15, p. 173-191, 2015.

  • 2014 PEREIRA, Tânia Maria Augusto ; BARACUHY, M.Regina . A BIOPOLÍTICA DOS CORPOS NA SOCIEDADE DE CONTROLE. Gragoatá (UFF) , v. 34, p. 317-330, 2014.

  • 2013 NASCIMENTO, M. E. F. ; LEITE, M. R. B. . O DISCURSO JURÍDICO COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTALIDADE DO CORPO COM DEFICIÊNCIA. CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 14, p. 54-73, 2013.

  • 2013 DOMINGOS J. J. ; LEITE, M. R. B. . CONFIGURAÇÃO DO GÊNERO PROFISSIONAL DOCENTE NO DIZER DE PROFESSORAS TRAVESTIS.. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação , v. 1, p. 18-32, 2013.

  • 2013 SILVA, F. V. ; LEITE, M. R. B. . O EU EM DISCURSO:POR UMA ESCRITA DE SI NA MÍDIA.. Recorte (UninCor) , v. 10, p. 1-13, 2013.

  • 2013 SILVA, F. V. ; BARACUHY, M.Regina . ' É BOM SE PROTEGER DO MAL': UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PREVENÇÃO ÀS DSTs. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE) , v. 14, p. 1-12, 2013.

  • 2013 SILVA, F. V. ; BARACUHY, M.Regina . 'ESTAMOS APRESENTANDO' AS CURVAS E 'VOLTAMOS A APRESENTAR' AS SILHUETAS: (DES)CONTINUIDADES DO CORPO FEMININO NAS TRAMAS DA REDE GLOBO. Via Litterae , v. 5, p. 335-350, 2013.

  • 2013 FREITAS, M. E. ; BARACUHY, M.Regina . INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO: UM CORPO PRODUTIVO OU UM DISCURSO QUE SEGREGA?. ACTA SEMIÓTICA ET LINGUÍSTICA , v. 18, p. 78-93, 2013.

  • 2012 MEDEIROS, L. H. ; LEITE, M. R. B. . AS MULHERES ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA: DISCURSO, HISTÓRIA E ACONTECIMENTO. Revista da ANPOLL (Online) , v. 1, p. 01, 2012.

  • 2012 PEREIRA, Tânia Maria Augusto ; LEITE, M. R. B. . O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE O CORPO: A REVISTA VEJA COMO UM MANUAL DE USO. Prolíngua (João Pessoa) , v. 7, p. 133, 2012.

  • 2010 BARACUHY, M.Regina . ANÁLISE DO DISCURSO E MÍDIA: NAS TRILHAS DA IDENTIDADE NORDESTINA. Veredas (UFJF. Online) , v. 14, p. 167-177, 2010.

  • 2008 BARACUHY, M.Regina . A PRODUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE NORDESTINA NO GÊNERO PROPAGANDA TURÍSTICA. Linguasagem (São Paulo) , v. 3, p. 1-8, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARACUHY, REGINA . AUDIOVISUALIDADES: ELABORAR COM FOUCAULT. 2017.

LEITE, M. R. B. ; MONTEIRO, Maria Emmanuele . CIDADI - CÍRCULO DE DISCUSSÕES EM ANÁLISE DO DISCURSO. 2014; Tema: ANÁLISE DO DISCURSO. (Blog).

BARACUHY, M.Regina ; PEREIRA, L.M. ; PEREIRA, K. M. F. . INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARACUHY, M.Regina ; FRANCELINO, P. F. . REVISTA PROLÍNGUA. 2012. (Editoração/Periódico).

BARACUHY, M.Regina ; GODOI, Edileide de Souza ; SANTOS, Gesiel Prado . ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS-CHAVE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, M. R. B. . ENSINO DE GRAMÁTICA AO TEXTO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, M. R. B. . ALÉM DA GRAMÁTICA E DO TEXTO: O DISCURSO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, M. R. B. . LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS -NÍVEL BÁSICO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, M. R. B. . ANÁLISE DO DISCURSO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEITE, M. R. B. ; GUALBERTO PRAXEDES TARGINO . EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA (CELPE-Bras). 2008 (PROVA DE PROFICIÊNCIA CELPE-Bras) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    DISCURSO, SUJEITO E PODER: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NA SOCIEDADE DE CONTROLE, Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido por duas alunas do Curso de Graduação em Letras , financiadas pelo CNPQ. Este projeto se insere na área de Análise do Discurso com base nas contribuições de Michel Foucault e tem como objetivo principal, analisar práticas de governamentalidade e movimentos de resistência do sujeito que circulam na mídia digital, através da análise de enunciados de alguns booktubers e em cartazes das manifestações sociais de rua ocorridas nos anos de 2015 a 2018 no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / KARENN BEATRIZ DE LIMA COSTA - Integrante / DALLET ISLA PEREIRA SOUTO - Integrante.

  • 2016 - 2017

    DISCURSO, SUJEITO E PODER: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA, Descrição: Projeto de Iniciação Científica, financiado pelo CNPQ e desenvolvido por dois bolsistas da Graduação do Curso de Letras da UFPB. A questão que motiva a pesquisa é como o sujeito do cotidiano, cuja conduta é normatizada, disciplinada, controlada pelos dizeres das instituições governamentais, consegue resistir a esse poder que o dociliza para torná-lo cada vez mais útil? Nosso objetivo é analisar práticas de governamentalidade e movimentos de resistência do sujeito em enunciados que circulam nas festas populares da Paraíba (Festa de São João e Festa de Nossa Senhora das Neves).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / YASMIN ALVES SANTOS DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2016 - Atual

    DISCURSO, SUJEITO E PODER: SABERES E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO, Descrição: Este projeto se propõe a discutir, interpretar e analisar saberes e práticas discursivas que envolvem a constituição do sujeito contemporâneo. Nossos objetivos: i) discutir práticas discursivas de inclusão/exclusão social que envolvem relações de saber-poder; ii) estudar práticas de governamentalidade, biopolítica e biopoder do sujeito contemporâneo; iii) analisar, como se manifestam, na materialidade lingüística, procedimentos e estratégias de controle que regem as práticas discursivas cotidianas do sujeito supracitado. iv) discutir a produção dos sentidos nas materialidades verbal e imagética dos textos; v) interpretar a relação entre o sujeito, o discurso e a memória discursiva na materialidade sincrética (verbal e imagética) dos textos. Para tanto, subsidiamos nossas pesquisas com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa e suas ressonâncias no Brasil, principalmente com as contribuições de Michel Foucault e da Semiologia Histórica, vez que nossos objetos de estudo apresentam uma natureza sincrética (verbal e não-verbal).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / KAROLINE MACHADO FREIRE PEREIRA - Integrante / LOUISE MEDEIROS PEREIRA - Integrante / ÂNGELA PAULA NUNES FERREIRA - Integrante / LUCIANA FERNANDES NERY - Integrante / DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - Integrante / DOUGLAS DE OLIVEIRA DOMINGOS - Integrante / JOSEELDO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR - Integrante / EMILIA QUERINO TAVARES - Integrante.

  • 2013 - 2014

    GOVERNAMENTALIDADE E CONTROLE NOS DISCURSOS DO COTIDIANO: A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS., Descrição: PROJETO PIBIC Este projeto é desenvolvido por duas alunas da Graduação de Letras da UFPB, com duas Bolsas de estudo do CNPQ. Nosso objetivo geral é analisar os discursos do cotidiano, especificamente, os discursos governamentais que circulam nas campanhas de prevenção e na propaganda turística, a fim de verificar: a) como ocorre a governamentalidade e o controle social dos dizeres nos espaços institucionais no Estado da Paraíba; b) alguns procedimentos de controle da produção e circulação desses dizeres, ou seja, mecanismos disciplinares que incidem sobre a linguagem do sujeito social. Esta pesquisa é ao mesmo tempo, motivadora e relevante. Motivadora porque os alunos terão a oportunidade de aplicar uma teoria científica aos discursos do cotidiano que circulam no Estado em que eles vivem, o que lhes possibilitará a interpretação da língua viva, real, em funcionamento, assim como fará com que observem sua cidade sob uma perspectiva diversa da usual, que é meramente geográfica, e passem a entendê-la numa perspectiva discursiva (linguístico-social), aprofundando seus conhecimentos sobre ela. Este trabalho se justifica também pelo seu ineditismo e portanto, ele trará frutuosa contribuição científica para o campo dos estudos lingüísticos, históricos, sociológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / KAMILA NOGUEIRA PEIXOTO - Integrante / ALINE GUEDES DE LIMA - Integrante.

  • 2012 - 2013

    GOVERNAMENTALIDADE E CONTROLE DOS DISCURSOS DO COTIDIANO: A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS NO ESPAÇO URBANO, Descrição: A problemática que norteia este projeto é a seguinte: como ocorre a Governamentalidade dos espaços públicos da cidade de João Pessoa, considerando os procedimentos de controle que incidem na produção de sentidos dos discursos do cotidiano? Por isso, nosso objetivo geral é: analisar alguns procedimentos de controle da produção e circulação desses discursos, tais como: interdição, disciplina e vontade de verdade, que incidem sobre a linguagem do sujeito social. O quadro teórico que subsidia nossa pesquisa é o da Análise do Discurso de orientação francesa, ensejando um diálogo entre Michel Pêcheux e Michel Foucault.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / LAURA MARIA DA SILVA FLORENTINO - Integrante / BRUNA COSTA SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2015

    DISCURSO, HISTÓRIA E SENTIDO: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS EM DIVERSOS GENEROS DISCURSIVOS, Descrição: A produção e a circulação dos sentidos em uma sociedade não ocorrem aleatoriamente, mas submetem-se a uma ordem, cuja materialidade é histórica. Visamos, neste projeto, estudar como ocorrem os processos de constituição identitária do sujeito social que circulam nos vários discursos institucionalizados materializados em diversos gêneros textuais, que não raro,entrelaçam-se numa rede de saber-poder. O quadro teórico que subsidia as pesquisas deste projeto é o da Análise do Discurso de orientação francesa, ensejando um diálogo entre Michel Pêcheux e Michel Foucault.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador / GODOI, Edileide de Souza - Integrante / KAROLINE MACHADO FREIRE PEREIRA - Integrante / FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - Integrante / CLAUDEMIR SOUSA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 11

  • 1999 - 2004

    ENTREVENDO OASIS E SILÊNCIOS NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA OFICIAL SOBRE O NORDESTE, Descrição: Projeto que resultou em tese de Doutorado, concluído em 2004, na UNESP-SP, campus de Araraquara, sob a orientação da professora Maria do Rosário Gregolin. Neste trabalho, discute-se como a propaganda turística oficial sobre o Nordeste e a mídia, em geral, constroem identidade(s)para o espaço nordestino através de estereótipos e silenciamentos. O referencial teórico adotado é o da Análise do Discurso de orientação francesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Baracuhy Leite - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I. , Conjunto Humanístico, Bloco IV, Cidade Universitária, 58059-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (083) 32167203

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSOCIADO III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, FUNDAMENTOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ANÁLISE DO DISCURSO

    • 01/1991

      Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, ESTILÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA E PRODUÇÃO I, SEMÂNTICA

    • 04/2005 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUFPB -Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba, .,Cargo ou função, Conselho de Representante do CCHLA no órgão sindical da ADUFPB.

    • 01/2004 - 12/2009

      Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS VII (ESTILÍSTICA)

    • 05/2005 - 12/2007

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, Docente do PLEI - Projeto Lingüístico-cultural para Estudantes Internacionais.

    • 04/2005 - 12/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Atividade realizada, COORDENADORA DA ÁREA DE LINGÜÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.

    • 03/2007 - 06/2007

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO.

    • 11/2004 - 11/2006

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

    • 04/2005 - 04/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Comissão de Capacitação Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

    • 06/2005 - 12/2005

      Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL (TURISMO)

    • 03/2002 - 12/2004

      Extensão universitária , Departamento de Letras clássicas e Vernáculas, .,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE MONITORIA:LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS:ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUESTÃO.