Thais de Castro Paiva

Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é aluna de mestrado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, atuando no Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca da Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscando compreender o efeito das mudanças de hábito alimentar da ictiofauna sobre a transferência trófica de mercúrio em um lago de várzea na Amazônia Central. Tem experiência na área de ecotoxicologia aquática, mais especificamente na mensuração de metais pesados e selênio em aves, mamíferos e na ictiofauna marinha.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Ciência Biológicas (Biofísica)

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Olaf Malm
Coorientador: Daniele Kasper. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: EFEITO DO PULSO DE INUNDAÇÃO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE MERCÚRIO TOTAL E METILMERCÚRIO NA ICTIOFAUNA DE UM LAGO DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA CENTRAL,Ano de Obtenção: 2018
Olaf Malm.Coorientador: Daniele Kasper. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Períodos hidrológicos; Peixes; Ecotoxicologia; Amazônia.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Concentrações hepáticas de selênio, manganês, cádmio e estanho de organismos nectônicos da Baía de Sepetiba (Rio de Janeiro, Brasil): avaliação de exposição aos elementos-traço e aos compostos organoestânicos e de efeitos da posição trófica
Orientador: Paulo Renato Dorneles
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Professor Alaor

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em Alunos Contadores de Histórias. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2017 - 2017

Use of stable and radioactive tracers in biogeochemistry. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Educação Ambiental e Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Direito Ambiental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Treinamento Pré-arquipélago. , Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, CIRM, Brasil.

2013 - 2014

Monitoria Voluntária. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Como falar sobre as regiões polares para alunos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Citometria de Fluxo. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI International Workshop on Pollutants in the Environment - VI IWPE,.MERCURY LEVELS IN THE FISH SPECIES Pellona flavipinnis IS INFLUENCED BY CHANGES IN FEEDING HABIT AND FLOODWPULSE IN A FLOODPLAIN LAKE OF CENTRAL AMAZONIA. 2017. (Simpósio).

V Seminário sobre Ecotoxicologia. 2017. (Seminário).

Treinamento da 13ª Operação de Descarte de Resíduos Químicos do CCS. 2016. (Outra).

AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PEIXES DA BAÍA DE SEPETIBA (ESTADO DO RIO DE JANEIRO) AOS COMPOSTOS ORGÂNICOS DE ESTANHO ATRAVÉS DAS CONCENTRAÇÕES HEPÁTICAS DE ESTANHO TOTAL.VARIAÇÕES NAS CONCENTRAÇÕES DE ESTANHO E MANGANÊS DE ORGANISMOS NECTÔNICOS DA BAÍA DE SEPETIBA-RJ, DE ACORDO COM SUAS RELAÇÕES TRÓFICAS. 2014. (Outra).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. Avaliação de exposição de organismos nectônicos da Baía de Sepetiba-RJ aos compostos orgânicos de estanho, através das concentrações hepáticas de espanho total, e a um metal essencial, o manganês. 2014. (Congresso).

4° Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional de Ecotoxicologia Marinha. CONCENTRAÇÕES DE CÁDMIO, ESTANHO E COBRE EM PENAS DE ATOBÁS (SULA LEUCOGASTER) E FRAGATAS (FREGATA MAGNIFICENS) DO MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional de Ecotoxicologia Marinha. Avaliação da exposição de baleias-piloto (Globicephala melas) das Ilhas Faroe (Dinamarca) aos compostos orgânicos de estanho através de concentrações hepáticas e renais de estanho total. 2013. (Congresso).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ..AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PEIXES DA BAÍA DE SEPETIBA (ESTADO DO RIO DE JANEIRO) AOS COMPOSTOS ORGÂNICOS DE ESTANHO ATRAVÉS DAS CONCENTRAÇÕES HEPÁTICAS DE ESTANHO TOTAL. 2013. (Outra).

4° Congresso Brasileiro de Biotecnologia. 2012. (Congresso).

XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2012. (Outra).

XXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wanderley Rodrigues Bastos

MALM, O.; KASPER, D.; AZEVEDO, S. M. F. O.;Bastos, Wanderley Rodrigues; MACHADO, W. T. V.;GUIMARÃES, J. R. D.. Efeito do pulso de inundação sobre as concentrações de mercúrio total e metilmercúrio na ictiofauna em um lago de várzea da Amazônia Central. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wilson Thadeu Valle Machado

AZEVEDO, S. M. F. O.; BASTOS, W. R.; GUIMARAES, J. R. D.;MACHADO, W.. Efeito do pulso de inundação sobre as concentrações de mercúrio total e metilmercúrio na ictiofauna em um lago de várzea da Amazônia Central. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo

Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo. Efeito do pulso de inundação sobre as concentrações de mercúrio total e metilmercúrio na ictiofauna em um lago de várzea da Amazônia Central. 2018 - Insituto de Biofísica Carlos Chags Filho _ UFRJ.

Jean Remy Davée Guimarães

GUIMARÃES, J.R.D.. Efeito do pulso de inundacao sobre as concentracoes de mercurio total e metilmercurio na ictiofauna em um lago de varzea da Amazonia central. 2018. Dissertação (Mestrado em Biofisica) - Inst. de Biofisica Carlos Chagas Filho.

Larissa Schmauder Teixeira da Cunha

Dorneles, P.R.Galvão, P.M.Carvalho, D.P.CUNHA, L. S. T.. Determinação de metais pesados e selênio em organismos nectônicos da Baía de Sepetiba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudio Eduardo de Azevedo e Silva

Avaliação da exposição de organismos nectônicos a metais pesados e selênio na Baía de Sepetiba - RJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Xerém; Orientador: Claudio Eduardo de Azevedo e Silva;

Olaf Malm

Mercúrio no reservatório de tucuruí; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Olaf Malm

Investigação sobre as possíveis variações sazonais e interanuais nas concentrações de mercúrio e metilmercúrio da ictiofauna do Lago Catalão (Amazonas, Brasil); 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olaf Malm;

Paulo Renato Dorneles

Concentrações hepáticas de selênio, manganês, cádmio e estanho de organismos nectônicos da Baía de Sepetiba (Rio de Janeiro, Brasil): avaliação de exposição aos elementos-traço e aos compostos organoestânicos e de efeitos da posição trófica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Renato Dorneles;

Daniele Kasper

Influência do pulso de inundação, das concentrações de mercúrio e das classes de água na dinâmica do ferro, alumínio e selênio em bacias da Amazônia; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Daniele Kasper

O efeito do pulso de inundação sobre as concentrações de mercúrio total e metilmercúrio na ictiofauna de um lago de várzea na Amazônia Central; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Daniele Kasper;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Padilha, J.A. ; PAIVA, T. C. ; Castro, R.M. ; Malm, O. ; CUNHA, L. S. T. ; Collard, F. ; Dorneles, P.R. . Evaluation of seabird exposure to pop-like (organotin) compounds in coastal waters of Rio de Janeiro State (Brazil) through total tin concentrations in integumentary system. Organohalogen Compounds , v. 77, p. 440-443, 2015.

  • PAIVA, T. C. ; DORNELES,P.R. ; CE Azevedo ; SCHILITHZ, P. ; Bisi LT ; Azevedo FA ; DAS, K. ; Lailson-Brito, J ; Flach L . Evaluation of fish exposure to POP-like (organotin) compounds in Sepetiba Bay (Rio de Janeiro state, Brazil) through hepatic total tin concentrations. ORGANOHALOGEN COMPOUNDS , v. 77, p. 452-45, 2015.

  • CASTRO, RAYANE MOREIRA ; PADILHA, JANEIDE DE ASSIS ; PAIVA, THAIS DE CASTRO ; DORNELES, PAULO RENATO ; MALM, OLAF ; GRANDJEAN, PHILIPPE . Avaliação da exposição de baleias-piloto (Globicephala melas) das Ilhas Faroe (Dinamarca) aos compostos orgânicos de estanho através de concentrações hepáticas e renais de estanho total. Natural Resources , v. 3, p. 27, 2013.

  • PADILHA, JANEIDE DE ASSIS ; CASTRO, RAYANE MOREIRA ; CUNHA, LARISSA SCHMAUDER TEIXEIRA DA ; PAIVA, THAIS DE CASTRO ; MALM, OLAF ; DORNELES, PAULO RENATO . Concentrações de cádmio, estanho e cobre em penas de atobás (Sula leucogaster) e fragatas (Fregata magnificens) do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Rio de Janeiro, Brasil. Natural Resources , v. 3, p. 14, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Contaminação por metais pesados na água utilizada por agricultores familiares na Região do Rio Doce, Descrição: Avaliar o impacto do rompimento da barragem de Fundão, na agricultura familiar, por meio investigação de metais pesados na região do Rio Doce, de forma a fornecer suporte científico para que os segmentos da sociedade civil organizada possam tomar decisões sobre o gerenciamento das regiões afetadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thais de Castro Paiva - Integrante / João Paulo Machado Torres - Coordenador / Janeide de Assis Padilha - Integrante / Juliana Silva Souza - Integrante / Ana Carolina de Oliveira Santana - Integrante / Adriana Rodrigues de Lira Pessôa - Integrante / Gabriel Oliveira de Carvalho - Integrante / André de Almeida Pinheiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Investigação sobre as possíveis variações sazonais e interanuais nas concentrações de mercúrio e metilmercúrio da ictiofauna do Lago Catalão (Amazonas, Brasil), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thais de Castro Paiva - Integrante / Olaf Malm - Coordenador / Daniele Kasper - Integrante.

  • 2015 - Atual

    O MERCÚRIO EM ECOSSISTEMAS DULCÍCOLAS E MARINHOS BRASILEIROS: FONTES E CICLO BIOGEOQUÍMICO, Descrição: Projeto integrante de proposta conjunta de universidades brasileiras (UFRJ e UNIR) e belga (Universidade de Liége), financiada pelo CNPq e pela FNRS (instituição financiadora belga) no âmbito do EDITAL CHAMADA CNPq N º 17/2013 - COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - ACORDOS BILATERAIS... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Thais de Castro Paiva - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Janeide de Assis Padilha - Integrante / Rayane Moreira Castro - Integrante / Olaf Malm - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Avaliação da exposição de organismos nectônicos a metais pesados e selênio em águas fluminenses, Descrição: Resumo: O entendimento sobre o fluxo trófico de substâncias tóxicas é vital para avaliação dos impactos ambientais mesmo nas regiões hoje pouco afetadas. Espera-se que este projeto esclareça o potencial de bioacumulação de Hg, Cd, Cu, Sn e Se nas cadeias tróficas costeiras fluminenses. Para alguns destes elementos, este tipo de estudo nunca foi realizado. A área de estudo escolhida, baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro, constitui região sob influência industrial e agropecuária. Existe uma profunda lacuna no país sobre os efeitos dos poluentes em espécies nativas, e mesmo a gestão dos riscos de saúde causados pela ingestão de alimentos marinhos contaminados, caminha num ritmo muito inferior ao crescimento das fontes potenciais de elementos de risco. A constatação de transferência trófica de poluentes é um aviso fundamental para tomadores de decisão e órgãos fiscalizadores. Neste sentido, este trabalho de exploração é importante para todas as pessoas que vivem nas regiões estudadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Thais de Castro Paiva - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Coordenador / Janeide de Assis Padilha - Integrante / Rayane Moreira de Castro - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Olaf Malm - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biofisica. , Av. Carlos Chagas Filho 373. CCS, Bl. G, subsolo, sala 62, Ilha do Fundão, 21021-220 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25615339, Fax: (21) 22808193, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno de graduação

Atividades

  • 11/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biofisica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2012

    Estágios , Instituto de Biofisica, .,Estágio realizado, Ecotoxicologia Marinha.

  • 04/2013 - 02/2014

    Extensão universitária , Pólo Xerém, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria - Fisiologia Animal Comparada.