Gilton José Ferreira da Silva
Professor do Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) na UFS. Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS); Mestre em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Bacharel em Sistemas de Informação (SI) e Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Foi monitor de laboratório e de disciplinas dos cursos técnico e superior de informática (IFAL) - 2006 a 2009; bolsista, na equipe de Tecnologia da Informação (TI) e Multidisciplinar do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) - 2009 a 2012; foi Técnico em TI - 2012 a 2015 (IFAL); foi integrante do Conselho Executivo de Publicações/Editorial - 2012 a 2015 e fez parte do Comitê de TI - 2012 a 2015 (IFAL). Atualmente é Revisor/Avaliador de eventos/conferências/revistas/eventos. Atua/Tem interesse em pesquisas e desenvolvimento sobre Sistemas de Informação (SI), Engenharia de Software (ES), Computação Móvel e Pervasiva, Internet das Coisas (IoT), Cidades Inteligentes (CI), Inteligencia Artificial (IA), eHealth, Tecnologias Educacionais, Planejamento Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Empreendedorismo, Metodologias ágeis, Design Thinking, User Experience (UX), Criatividade, Inovação, Games, Marketing de Influência e Gestão da Propriedade Intelectual.
Informações coletadas do Lattes em 23/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
2016 - 2020
Universidade Federal de Sergipe
Título: GESTÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES
JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS. Palavras-chave: cidade inteligente; cidade intelectual; propriedade intelectual; gestão.
Mestrado em Informática
2013 - 2015
Universidade Federal de Alagoas
Título: Sistema de Monitoramento Móvel de Sinais Cardíacos para uso em Assistência Domiciliar
, Ano de Obtenção: 2015.Leandro Dias da Silva e Cleumar da Silva Moreira.
Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação
2009 - 2013
(IFAL)Instituto Federal de Alagoas
Título: Protótipo de um Sistema para Recomendação de Eventos Acadêmicos baseado no Perfil Social do Usuário
Orientador: Mônica Ximenes Carneiro da Cunha e Ivo Augusto Andrade Rocha
Graduação interrompida em 2011 em Ciência da Computação
2009 - Atual
Universidade Federal de Alagoas
Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2020 -
MBA em Marketing Estratégico Digital. (Carga Horária: 420h). , Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil. , Palavras-chave: Marketing de Influência; Marketing Digital.
2016 - 2016
DIY Patent Searching. (Carga horária: 2h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2016 - 2016
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 82h). , GOBE BUSINESS LTDA ME, BRAVA CURSOS, Brasil.
2016 - 2016
Intellectual Property Security Awareness. (Carga horária: 1h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2016 - 2016
DL 101P BR - CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Brasil.
2015 - 2015
Contratos de Transferência de Tecnologia e Redação de Patente para Gestores. (Carga horária: 32h). , Instituto Federal do Acre, IFAC, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Processos - BPM. (Carga horária: 8h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Phonegap. (Carga horária: 8h). , Adobe, ADOBE, Brasil.
2014 - 2014
SEER: Sistema Eletrônico de Editoração de Revista. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.
2014 - 2014
MODELAGEM DE DADOS. (Carga horária: 35h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
HTML AVANÇADO. (Carga horária: 64h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Android Básico. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
FUNDAMENTOS DE GOVERNANÇA DE TI. (Carga horária: 29h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
Administração de Sistemas Linux. (Carga horária: 40h). , Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2013 - 2013
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
HTML BÁSICO. (Carga horária: 23h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos de Rede. (Carga horária: 35h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
Processo de Desenvolvimento de Software. (Carga horária: 12h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2007 - 2013
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Modelos de Negócio. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao Linux. (Carga horária: 40h). , Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2011 - 2011
Flex. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2009
PHP Básico. (Carga horária: 6h). , Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.
2008 - 2009
Photoshop CS 3. (Carga horária: 4h). , Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.
2008 - 2009
HTML. (Carga horária: 5h). , Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.
2008 - 2009
Linux - Ubuntu. (Carga horária: 4h). , Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Redação para Vestibular. (Carga horária: 20h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas, CEFET-AL, Brasil.
2005 - 2005
Jovem Empreendedor da Escola Pública de Alagoas. (Carga horária: 80h). , Governo do Estado de Alagoas, GOVERNO/AL, Brasil.
2002 - 2002
Informática Básica. (Carga horária: 48h). , Informania Cursos, INFORMANIA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Propriedade Intelectual.
Organização de eventos
SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . XBase - Workshop de soluções criativas e protótipos inovadores - 2025.. 2025. (Outro).
SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . XXV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 2025. (Outro).
SILVA, G. J. F. . XXI Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 2021. (Outro).
SILVA, G. J. F. . XVIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 2018. (Outro).
SILVA, G. J. F. . Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL (EITIC-IFAL). 2015. (Outro).
SILVA, G. J. F. . Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. 2015. (Congresso).
SILVA, G. J. F. . Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. 2014. (Congresso).
SILVA, G. J. F. . Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL (EITIC-IFAL). 2014. (Outro).
SILVA, G. J. F. . Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. 2013. (Congresso).
SILVA, G. J. F. . Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL (EITIC-IFAL). 2013. (Outro).
Participação em eventos
XXV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 2025..Mesa Redonda sobre mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação. 2025. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação na Rede Ebserh. 2024. (Congresso).
Escola Regional de Computação da Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Comitê de Científico do Workshop de eXperimentos em Tecnologia (XBASE). 2024. (Congresso).
CBIE. 2017. (Congresso).
ERBASE. 2017. (Congresso).
ERBASE. 2016. (Congresso).
CBIE/LACLO 2015. 2015. (Congresso).
X CONNEP. 2015. (Congresso).
DEMO Brasil. 2014. (Outra).
IX CONNEPI. 2014. (Congresso).
VIII Workshop de Editoração Científica. 2014. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Automática. Protótipo de comunicação móvel para eletrocardiógrafo portátil. 2014. (Congresso).
XXII Curso de Editoração Científica. 2014. (Outra).
Demo Day. 2013. (Outra).
V EIC - Encontro de Iniciação Cientifica.Minicurso: Android com Facebook. 2013. (Encontro).
VIII CONNEPI. 2013. (Congresso).
Agilidade na Prática. 2012. (Encontro).
Campus Party - Recife. 2012. (Encontro).
ERBASE. 2012. (Encontro).
I SBTI - Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação. 2012. (Simpósio).
VII CONNEPI. Um Sistema de Recomendação de Pontos de Interesses Baseado na Localização e no Contexto Social do Usuário. 2012. (Congresso).
CONNEPI. Um Protótipo em Android 3.0 para Recomendação de Artigos Cientificos. 2011. (Congresso).
CONTEC. 2011. (Encontro).
ERBASE. 2011. (Encontro).
ESCLA.Minicurso de Android. 2011. (Encontro).
IV EIC - Encontro de Iniciação Cientifica.Minicurso de Android. 2011. (Encontro).
Ciclo de Palestras - Coordenação de Informática. 2010. (Outra).
ERBASE. 2010. (Encontro).
IV ENSOL. 2010. (Encontro).
V CONNEPI. 2010. (Congresso).
Alagoas Digital. 2009. (Seminário).
Ciclo de Palestras - Coordenação de Informática. 2009. (Outra).
Congresso academico do CESMAC. Minicurso: Primeiros passos com Android. 2009. (Congresso).
Debian Festival 4.0.Google Android - É o Linux no seu bolso. 2009. (Encontro).
EDTED - Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2009. (Encontro).
III ENSOL. 2009. (Encontro).
I PHP-AL Road Show. 2009. (Encontro).
Semana da Computação.Minicurso: Android. 2009. (Encontro).
Debian Festival 3.0. 2008. (Encontro).
OBI - Olimpíada Brasileiro de informática. 2008. (Olimpíada).
Debian Festival 2.0. 2007. (Encontro).
ERECOMP. 2007. (Encontro).
OBI - Olimpíada Brasileiro de informática. 2007. (Olimpíada).
Participação em bancas
SILVA, F. J. C. P.; ANDRADE, J. S.;DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA. PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE LEITO - GARANTIA DA TERAPÊUTICA QUIMIOTERÁTICA AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS PACIENTES ONCOLÓGICOS. 2024. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe.
DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA; SILVA, E. R.; SILVA, S. C.. Desenvolvimento de Aplicativo para a Oxigenoterapia Segura em Adultos em Serviços de Saúde. 2024. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe.
SIMOES, S. M.;SILVA, G. J. F.; SILVA, S. C.; ARAUJO, B. C. L.; TAGUCHI, C. K.. APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA DE CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR: UM ESTUDO PILOTO. 2023. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe.
RIBEIRO, A. R. L.;SILVA, G. J. F.; ANDRADE FILHO, J. A.; MATOS JUNIOR, R. S.. DISCENTE:. Levantamento de Requisitos para Internet das Coisas na Saúde com Ênfase em Segurança da Informação. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
RIBEIRO, A. R. L.;SILVA, G. J. F.; DANTAS, J. R.; MATOS JUNIOR, R. S.. Análise de Arquitetura baseada em nuvem utilizando protocolo MQTT para letramento em Braille. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, M. F. C.; NOGUEIRA, J. B. C.;SILVA, G. J. F.; DORIA, G. A. A.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE FÓRMULAS ENTERAIS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE. 2023. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe.
NUNES, M. A. S. N.; PINHEIRO-MACHADO, R.; CLASSE, T. M.;SILVA, G. J. F.. EVIDÊNCIAS DA CONTRIBUIÇÃO DE UM JOGO PARA SENSIBILIZAR SOBRE MECANISMOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UM EXPERIMENTO EM STARTUPS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RIBEIRO, A. R. L.;SILVA, G. J. F.; VANDERLEI, I. M.; ARAUJO, J. C. T.. Engenharia Social e Técnicas de Defesas: uma abordagem no nível de conhecimento e de conscientização de usuários de dispositivos de Internet das Coisas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; MORAES, E. C.; GUSMAO, R. P.. Ensino do Pensamento Computacional por meio de Histórias em Quadrinho Apresentando Conceitos da Robótica com Sucata. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA; SANTANA, N. O.; SILVA, F. J. C. P.. APLICATIVO DE TELEMEDICINA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: UM ESTUDO PILOTO. 2021. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe.
DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA; OLIVEIRA, A. A.; MEDEIROS, A. M. C.. MICRONEWS: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL VOLTADO PARA OS CUIDADOS DIÁRIOS DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA. 2021.
SANTOS, M. J. C.;SILVA, G. J. F.; BIANCHINI, I. M. E.; SANTOS, J. A. B.; DIAS, C. T.. INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL PARA SPIN-OFF ACADÊMICA À LUZ DOS PILARES ESG - MODELO CONCEITUAL. 2023. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; ROCHA, T.. FISIOAPP: Aplicativo Android para Acompanhamento Fisioterápico de Pacientes com Dificuldades nas Funções das Articulações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; ORDONEZ, E. D. M.. SMACE - Um Aplicativo Móvel para Auxiliar no Trabalho do Agente de Combate às Endemias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; ORDONEZ, E. D. M.; OLIVEIRA JUNIOR, A. M.. PLAIND: Plataforma de Acompanhamento de Processos de Propriedade Indistrial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; SILVA, M. B. D.; BISPO, K. A.; NASCIMENTO, D. M. C.. Mapeamento e Modelagem dos Processos Administrativos do Módulo Requerimentos utilizado pelo Sistema AdminDcomp. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; KAMEI, F. K.; SOUZA JUNIOR, M. F.. Metodologias Ágeis: Uma Investigação em Organizações Públicas de Alagoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Alagoas.
SILVA, G. J. F.; PRADO, B. O. P.; CARVALHO, A. B.. LZWK: Algoritmo variante do LZW para imagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; ROCHA, T.. Pensamento Computacional: uma Habilidade Essencial e seu Desenvolvimento através do Jogo COMPense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; ROCHA, T.; COX, K. K.. Pensamento Computacional: uma Habilidade Essencial e seu Desenvolvimento através do Jogo COMPense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; BRUNELLI, L.; COX, K. K.. Desenvolvimento de Protótipo de Software de Simulação para o Ensino de Física - FisicaSim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; RODRIGUES JUNIOR, M. C.; FARIAS, M. A. F.. Uma Nova Perspectiva para a eXcomment: Uma Ferramenta para Identificação e Classificação de Dívida Técnica de Software por Meio da Mineração de Comentários em Código-Fonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NASCIMENTO, R. P. C.; PRADO, B. O. P.. SCAAr: Sistema de Controle Autômato de Ar Condicionado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; MACEDO, H. T.. Cálculo de Aventura: um serious game para estimular o interesse das crianças pela Matemática com uso de reconhecimento automático de fala. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; PRADO, B. O. P.; ROCHA, T.; BISPO, K. A.. iGotU - Ferramenta Automática de Exploração de Vulnerabilidades em Aplicações Web. 2017.
SILVA, G. J. F.; NASCIMENTO, R. P. C.; MENDONCA, A. B. D.. Formação de Equipes e Gerência de Projetos Ágeis : Comparando sua Aplicação na Academia e na Indústria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; NUNES, M. A. P.. GERENCIAMENTO DE CAMPANHAS DE SAÚDE APOIADO POR SISTEMAS COMPUTACIONAIS: UM APLICATIVO PARA O GERENCIAMENTO DA CAMPANHA HB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; CARVALHO, B. T. A.. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM JOGO: Construção de Jogo Computacional Educativo Voltado para a Sustentabilidade Ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; CARVALHO, B. T. A.; COX, K. K.. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM JOGO: Construção de Jogo Computacional Educativo Voltado para a Sustentabilidade Ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; MONTE, W. S.. Natural Selection: Um Serious Game sobre a Origem e a Evolução da Vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; MONTE, W. S.; COX, K. K.. Natural Selection: Um Serious Game sobre a Origem e a Evolução da Vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; ORDONEZ, E. D. M.; REIS, D. A.. Bolso Virtual: Aplicação Web Móvel para controle de finanças pessoais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; BISPO, K. A.; NASCIMENTO, R. P. C.. Smart Patrolling: A Decision Support System for Police Patrolling in Smart Cities. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NETO, A. C.; GUSMAO, R. P.. Módulo Web para a Ferramenta de Apoio à Revisão e ao Mapeamento Sistemáticos - FARMS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NASCIMENTO, R. P. C.; ORDONEZ, E. D. M.. CuidSE - Um Aplicativo Móvel para Assistência à Saúde Domiciliar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; ORDONEZ, E. D. M.. Let Me Health: Uma Aplicação Móvel de Monitoramento e Controle de Registros Sobre Cuidados da Saúde Pessoal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; ORDONEZ, E. D. M.; OLIVEIRA, A. A.. Let Me Health: Uma Aplicação Móvel de Monitoramento e Controle de Registros Sobre Cuidados da Saúde Pessoal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; LIMA, M. A. S.; NASCIMENTO, D. M. C.; ROSA, J. C. S.. O SPIDe aplicado à Engenharia de Requisitos de Software. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; SILVA, M. B. D.; FONTES, A. M.. METODOLOGIA ÁGIL NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: um estudo de caso em uma empresa sergipana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; FONTES, A. M.; SILVA, M. B. D.. METODOLOGIA ÁGIL NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: um estudo de caso em uma empresa sergipana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; SILVA JUNIOR, L. B.. SISAP - SISTEMA DE APOIO AO PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; SILVA JUNIOR, L. B.; COX, K. K.. de Oliveira.ProjBL: Uma ferramenta Web para Gestão de Aprendizado Acadêmico Baseado em Projetos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; COX, K. K.; SILVA JUNIOR, L. B.. S. Júnior.ProjBL: Uma ferramenta Web para Gestão de Aprendizado Acadêmico Baseado em Projetos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; ORDONEZ, E. D. M.. Smart Parking: Uma Aplicação Para Estacionamento em Cidades Inteligentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; ORDONEZ, E. D. M.; OLIVEIRA, A. A.. Smart Parking: Uma Aplicação Para Estacionamento em Cidades Inteligentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NASCIMENTO, R. P. C.; SILVA, M. B. D.; FORTES, D. X.. BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE TIC ADOTADAS PARA A MELHORIA DO IGOVTI NA APF NA DIMENSÃO DE PROCESSOS. 2017.
SILVA, G. J. F.; SILVA, M. B. D.; FORTES, D. X.; NASCIMENTO, R. P. C.. BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE TIC ADOTADAS PARA A MELHORIA DO IGOVTI NA APF NA DIMENSÃO DE PROCESSOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; SILVA, M. B. D.; FORTES, D. X.; NASCIMENTO, R. P. C.. SÍNTESE DA EVOLUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: UTILIZAÇÃO DO IGOVTI REALIZADO PELO TCU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; SILVA, M. B. D.; NASCIMENTO, R. P. C.; FORTES, D. X.. PERCEPÇÃO DE GESTORES DE TIC DA APF SOBRE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE TIC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; CARVALHO, A. B.; ROCHA, T.. PROPOSTA DE UMA SOLUÇÃO DE BANCO DE DADOS EM NUVEM PARA O MERCADO DE EMPRESAS DE TI DA CIDADE DE ARACAJU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; BISPO, K. A.; PRADO, B. O. P.; CARVALHO, A. B.. A Exploração de Recursos de Usuários Alheios a Conflitos em Atividades de Guerra Cibernética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; CUNHA, M. X. C.; LOPES, F. A.. A. de Oliveira.Hangaut Game: um jogo da forca mobile para auxiliar no processo de alfabetização de Crianças com Autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Alagoas.
COX, K. K.; ROCHA, T.;SILVA, G. J. F.. UbiCalourada: Uma Proposta de Jogo Ubíquo de Integração de Calouros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
NETO, A. C.;SILVA, G. J. F.; ROCHA, T.. Vizualização de cardápio de restaurantes por meio de web site e aplicativo para dispositivo móvel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
COX, K. K.; ROCHA, T.;SILVA, G. J. F.. UbiCalourada: Uma Proposta de Jogo Ubíquo de Integração de Calouros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
COX, K. K.; CHELLA, M. T.;SILVA, G. J. F.. Aventura Financeira: Uma Proposta de Jogo Computacional para Educação Financeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; LOPES, F. A.; CUNHA, M. X. C.. L. Júnior.Hangaut Game: um jogo da forca mobile para auxiliar no processo de alfabetização de Crianças com Autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Alagoas.
SILVA, G. J. F.; NASCIMENTO, A. V. R. P.; CARVALHO, A. B.. UM SISTEMA BI DE CÓDIGO ABERTO PARA O APOIO ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO DO DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; BISPO, K. A.; SILVA, J. M. C.; SALGUEIRO, R. J. P. B.. Heterogeneity of Protocols for the IoT: A Systematic Review. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; SILVA, F. J. C. P.. SISPE: SISTEMA DE PROCESSO DE ENFERMAGEM VOLTADO À EVOLUÇÃO DE PACIENTE DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS NANDA, NIC E NOC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NUNES, M. A. P.; OLIVEIRA, A. A.. OB-HEALTH: OBSERVATÓRIO PARA AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS HOSPITAIS NO CIBERESPAÇO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NUNES, M. A. P.; OLIVEIRA, A. A.. DIAGNOSTICUS ACTION: SERIOUS GAME PARA AUXILIAR ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DO CURSO DE MEDICINA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; NUNES, M. A. P.. SYSMAPPING ? SISTEMA PARA MAPEAMENTO EPIDEMIOLÓGICO. 2016.
SILVA, G. J. F.; OLIVEIRA, A. A.; NUNES, M. A. P.. DIAGNOSTICUS ACTION: SERIOUS GAME PARA AUXILIAR ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DO CURSO DE MEDICINA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; MONTESCO, C. A. E.; COX, K. K.. HATEMILE: A BIBLIOTECA PARA GERAR PÁGINAS WEB MAIS ACESSÍVEIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.; NETO, A. C.; COX, K. K.. METS: UMA FERRAMENTA WEB PARA AUXILIAR O TESTE EXPLORATORIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, G. J. F.. III Competição de Ideias Arretadas do IFAL. 2016. Instituto Federal de Alagoas.
SILVA, G. J. F.. II Competição de Ideias Arretadas do IFAL. 2015. (IFAL)Instituto Federal de Alagoas.
SILVA, G. J. F.. I Competição de Ideias Arretadas do IFAL. 2014. (IFAL)Instituto Federal de Alagoas.
SILVA, G. J. F.. Processo Seletivo de bolsistas para atuar no Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAL. 2014. (IFAL)Instituto Federal de Alagoas.
Orientou
Desenvolvimento de um Sistema de Informações para o Acompanhamento do Paciente Pediátrico na Realização do Procedimento Cirúrgico; 2025; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de um sistema de informações para gestão de saúde e segurança ocupacional para empresas de serviços de saúde hospitalares; 2025; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
DepressionMap: Um Sistema Para Indicadores de Depressão e Análise de Dados Sociodemográficos; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
COMUNICA-EB: MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL DE SISTEMA PARA GESTÃO E COMUNICAÇÃO DE ESCALAS DE TRABALHO DA ENFERMAGEM; 2025; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
CLINICROOM: UM PROTÓTIPO DE SISTEMA PARA GESTÃO DOS CONSULTÓRIOS EM UM HOSPITAL; 2025; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Business Intelligence para monitoramento de Saúde e Bem-estar em Cidades Inteligentes; 2025; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ABSEM: PROTÓTIPO DE APLICATIVO MÓVEL PARA CONTROLE DO ABSENTEÍSMO EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO; 2024; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
APLICATIVO PARA ACOMPANHAMENTO DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA DE CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR: UM ESTUDO PILOTO; 2023; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Análise de Arquitetura baseada em nuvem utilizando protocolo MQTT para letramento em Braille; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Levantamento de Requisitos para Internet das Coisas na Saúde com Ênfase em Segurança da Informação; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Sistema de Informação Executivo para Gestão de Ativos por meio de Modelagem de Processos de Negócios; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Ensino do Pensamento Computacional por meio de Histórias em Quadrinho Apresentando Conceitos da Robótica com Sucata; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Engenharia Social e Técnicas de Defesas: uma abordagem no nível de conhecimento e de conscientização de usuários de dispositivos de Internet das Coisas; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Open UFS um Metaverso para o Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Monitoramento e Acompanhamento Vacinal na Atenção Básica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Servitii - Aplicação Web para Gestão de Ordem de Serviço; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Sistemas de Controle de Ativos para Departamento de Obras do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Ecopay: Um Sistema Web para Gestão de Folhas de Pagamento para Cooperativas de Reciclagem; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Projeto MIGUS: Sistema de Auxílio a Gestão da Atenção Primária a Saúde; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Shift Sync App - Aplicação móvel para visualização de escalas para setores de enfermagem hospitalar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Governança de dados em Cidades Inteligentes por Open Data; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Detecção de implantes dentários utilizando aprendizado profundo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Modelo de Maturidade sobre a utilização da LGPD no setor de Big Data em jogos eletrônicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Liga PC: um Serious Game para o desenvolvimento do Pensamento Computacional; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Kurupira - Uma Plataforma Multi-Sensor para Análise e Avaliação do Solo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Interface para detecção de implantes em imagens de Radiografia Odontológica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
AVAX: Um Ambiente Virtual de Aprendizagem voltado para o Ensino Individualizado; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
RPM Canvas : Um Sistema para Gestão de Projetos Acadêmicos por Meio de Canvas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
SAN: Um Sistema Móvel de Acompanhamento Nutricional e Planejamento Alimentar; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
5S-Agile: Um framework de Desenvolvimento Ágil baseado na Experiência do Usuário; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
SergipeAberto: Modelagem de um Sistema de Informação para Dados Abertos Municipais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
CoolClear App - Ambiente Gamificado para Pacientes com Implante Coclear; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
CoolClear Analytics - Sistema de Dashboards para Análise de Acompanhamento de Pacientes com Implante Coclear; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
CoolClear App - Ambiente Gamificado para Pacientes com Implante Coclear; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
SIGTD - Um Sistema Integrado de Gestão para Associação de Tiro Desportivo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de uma Aplicação Móvel para Assessoria Esportiva; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
O Gerenciamento de Processos de Negócios em uma Organização Privada Sergipana; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
SISMMAR - SISTEMA DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL MICROCONTROLADO COM MONITORAMENTO E ACIONAMENTO REMOTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Patentes como instrumento para proteção de tecnologias produzidas pela Universidade Federal de Sergipe; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento da arquitetura de uma Ferramenta para auxiliar o Ensino de Radiologia Odontológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Implantação do MPS; BR nível G em uma Instituição Pública Federal do Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
LIA: um chatbot inteligente para o domínio de imóveis utilizando a framework Rasa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvendo Soluções de Business Intelligence para Empresas Sergipanas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Engenharia de Requisitos para Criação de Personas Baseadas na Análise de Sentimento de Alunos de Graduação da UFS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de rede neural baseado em algoritmos genéticos e índices de estilos de aprendizagem para implementação de um Sistema de Tutor Inteligente voltado a dispositivos móveis; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Ontologia de domínio para um chatbot sobre interesses de compra e venda de imóveis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Token Universitário por Meio de Blockchain; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Scriptum: Sistema para Auxiliar No Armazenamento de Dados para Aplicações Voltadas a Cidades Inteligentes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
My Healthy Food: Uma Ferramenta para Compartilhamento de Informações Nutricionais de Alimentos Industrializados em Cidades Inteligentes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de uma Ferramenta para auxiliar o Ensino de Radiologia Odontológica utilizando Inteligência Artificial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
GeoAedesSocial: uma Aplicação Web Mobile para Controle de Endemias Transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Análise de Sentimento em Estudante da Graduação: Uma Comparação da Polaridade Entre Cursos de Exatas e Humanas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
My Healthy Food: Uma Ferramenta para Compartilhamento de Informações Nutricionais de Alimentos Industrializados em Cidades Inteligentes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
CuidSE - Um Aplicativo Móvel para Assistência à Saúde Domiciliar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Smart Patrolling: A Decision Support System for Police Patrolling in Smart Cities; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Bolso Virtual: Aplicação Web Móvel para controle de finanças pessoais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Módulo Web para a Ferramenta de Apoio à Revisão e ao Mapeamento Sistemáticos - FARMS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ProjBL: Uma Ferramenta Web para Auxílio ao Aprendizado Baseado em Projetos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ProjBL: Uma Ferramenta Web para Auxílio ao Aprendizado Baseado em Projetos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Aplicação Móvel de Monitoramento e Controle de Registros Sobre Cuidados da Saúde Pessoal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Aplicação Móvel de Monitoramento e Controle de Registros Sobre Cuidados da Saúde Pessoal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Natural Selection: Um Serious Game sobre a Origem e a Evolução da Vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Natural Selection: Um Serious Game sobre a Origem e a Evolução da Vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
O SPIDe aplicado à Engenharia de Requisitos de Software; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
METODOLOGIA ÁGIL NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: um estudo de caso em uma empresa sergipana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
METODOLOGIA ÁGIL NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: um estudo de caso em uma empresa sergipana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
SISAP - SISTEMA DE APOIO AO PROFESSOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Smart Parking: Uma Aplicação Para Estacionamento em Cidades Inteligentes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Smart Parking: Uma Aplicação Para Estacionamento em Cidades Inteligentes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de uma Plataforma de Geração de Conhecimento (Kws - Knowledge Work Systems) para O NIT/PRPI/IFAL; 2015; Iniciação Científica - (IFAL)Instituto Federal de Alagoas; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
FELIPE SILVA FALCÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2016; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas de TI no âmbito da PRPI; 2015; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Instituto Federal de Alagoas; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas de TI no âmbito da PRPI; 2015; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Alagoas; Orientador: Gilton José Ferreira da Silva;
Produções bibliográficas
-
BARRETO, H. V. D. ; MACEDO, H. T. ; SILVA, G. J. F. ; PRADO, B. O. P. . LUDUS - um processo para gestão de trabalhos acadêmicos de tecnologias de informação e comunicação com foco na geração de inovação. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION , v. 12, p. e24381-48, 2024.
-
FUJISHIMA, PAULA AKEMI ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MANEJO CLÍNICO COM UM PACIENTE COM LEISHMANIOSE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE VINCULADO A REDE EBSERH. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 17, p. e5797, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . RELATO DE EXPERIÊNCIA: MANEJO DE TUBERCULOSE PULMONAR COM PACIENTE INTERNADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (HU-UFS) VINCULADO A REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 21-22, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MANEJO CLÍNICO COM UM PACIENTE COM BRONQUIECTASIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE VINCULADO A REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 57-58, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASPERGILOSE PULMONAR EM PACIENTE IMUNOCOMPROMETIDO INTERNADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (HU-UFS) VINCULADO À REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 44-45, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MANEJO CLÍNICO COM UM PACIENTE COM MALÁRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE VINCULADO A REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 32-33, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . DENGUE HEMORRÁGICA EM PACIENTE INTERNADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (HU-UFS) VINCULADO À REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 39-40, 2024.
-
FELIX DANTAS, SILVIO MARIO ; FERREIRA DA SILVA, GILTON JOSE . INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO. P2P & INOVAÇÃO , v. 11, p. 1-9, 2024.
-
AKEMI FUJISHIMA, PAULA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . RELATO DE CASO: MANEJO DE TOXOPLASMOSE EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE INTERNADO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE VINCULADO A REDE EBSERH. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 16-17, 2024.
-
SANTOS SILVA, JOSE VITOR ; MATOS MATOS, LEONARDO ; SANTOS, FLAVIO ; MAGALHAES CERQUEIRA, HELISSON OLIVEIRA ; MACEDO, HENDRIK ; PIEDADE PRADO, BRUNO OTAVIO ; FERREIRA DA SILVA, GILTON JOSE ; BISPO, KALIL ARAUJO . Combining deep learning model compression techniques. IEEE Latin America Transactions , v. 20, p. 458-464, 2022.
-
NOVAES, ANTONIO FREDSON DE SÁ ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; SANTOS, VIVIANNI MARQUES LEITE DOS . Prospecção Tecnológica sobre Sistemas de Valoração de Tecnologias Protegidas por Patentes e/ou Registros de Programa de Computador. CADERNOS DE PROSPECÇÃO , v. 15, p. 310-326, 2022.
-
JOSE FERREIRA DA SILVA, GILTON ; SANTOS, JOAO ANTONIO BELMINO DOS . Smart Cities. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 8, p. 513-523, 2020.
-
CARVALHO, RAMON SANTOS ; MENDONÇA, VALÉRIA MELO ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; SANTOS, MÁRIO JORGE CAMPOS DOS . Patentometric Profile of Social Water. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 8, p. 255-265, 2020.
-
SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; SANTOS, JOAO ANTÔNIO BELMINO . Chatbots para cidades Inteligentes: um mapeamento sistemático em bases acadêmicas e tecnológicas. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 36296-36310, 2020.
-
SANTANA, FRANCIELLE SANTOS DE ; COSTA, MARIANA BISPO ; MATOS NETO, JORGE DIAS ; SILVA, ANDRÉ BATISTA DA ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; TAKESHITA, WILTON MITSUNARI . Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para ensino de Radiologia Odontológica. REVISTA DA ABENO , v. 20, p. 102-110, 2020.
-
MENEZES, LICIANE DOS SANTOS ; SANTANA, FRANCIELLE SANTOS DE ; COSTA, MARIANA BISPO ; NETO, JORGE DIAS MATOS ; SILVA, ANDRÉ BATISTA DA ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; TAKESHITA, WILTON MITSUNARI . DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A MOBILE APPLICATION FOR DENTAL RADIOLOGY TEACHING. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology , v. 130, p. e272, 2020.
-
BISPO, THIAGO DIAS ; MACEDO, H. T. ; SANTOS, F. A. O. ; da Silva, Rafael P. ; MATOS, L. N. ; PRADO, B. O. P. ; SILVA, G. J. F. ; GUIMARAES, A. P. . Long Short-Term Memory Model for Classification of English-PtBR Cross-Lingual Hate Speech. JOURNAL OF COMPUTER SCIENCES , v. 10, p. 1546-1571, 2019.
-
SOARES, G. ; PRADO, B. O. P. ; SILVA, G. J. F. ; MACEDO, H. T. ; MATOS, L. N. . Reconhecimento de estados dos olhos utilizando máquinas de aprendizado profundo a partir de ondas cerebrais. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC , v. 9, p. 41-57, 2019.
-
MENDONÇA, VALERIA MELO ; RIBEIRO, MARTA JEIDJANE BORGES ; CARVALHO, RAMON SANTOS ; VASCONCELOS, JANDIRA REIS ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; DOS SANTOS, MÁRIO JORGE CAMPOS . The Technological Indicators and Plant Biodiversity. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 7, p. 105-120, 2019.
-
MENDONÇA, VALERIA MELO ; CAMPOS DOS SANTOS, MARIO JORGE ; SANTOS CARVALHO, RAMON ; JEIDJANE BORGES RIBEIRO, MARTA ; JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON . SUSTAINABILITY INDICATORS AND SOCIAL TECHNOLOGIES IN THE BRAZILIAN SEMI-ARID: A SYSTEMATIC REVIEW. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 7, p. 90-104, 2019.
-
SOARES, G. ; PRADO, B. O. ; SILVA, G. J. F. ; MACEDO, H. T. ; MATOS, L. N. . Reconhecimento de padrões biomédicos utilizando máquinas de aprendizado profundo.. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC , v. 8, p. 511-524, 2018.
-
LIMA, FRANCISCO VALDIVINO ROCHA ; SILVA, FABRÍCIO CARVALHO DA ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; SANTOS, JOÃO ANTONIO BELMINO DOS ; PAIXÃO, ANA ELEONORA ALMEIDA . Identification of Clusters of the Scientific Production on Business Incubators. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 5, p. 9-12, 2018.
-
FUJISHIMA, P. A. ; OLIVEIRA, L. E. S. ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . Aplicativo para escala de enfermagem no Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS). 01. ed. , 2024.
-
FUJISHIMA, P. A. ; SILVA, G. V. S. ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . ShiftSync System - sistema de gestão de escala dos profissionais de enfermagem do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS). 01. ed. , 2024.
-
DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; FUJISHIMA, P. A. . Saúde e segurança do trabalho no Ambulatório de Saúde da Mulher do HU-UFS/EBSERH. A Saúde Pública e o Bem-Estar da Sociedade 7. 2ed.: AYA Editora, 2024, v. , p. 64-76.
-
JOSÉ FERREIRA DA SILVA, GILTON ; GOMES, T. G. . Utilizando o Mapa de Empatia do Design Thinking no processo de ensino-aprendizagem. Minicursos da XX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 1ed.: SBC, 2020, v. , p. 30-49.
-
FREITAS, D. ; SILVA, G. J. F. ; OLIVEIRA, A. A. ; ORDONEZ, E. D. M. . ?DevSecOps Practices for GDPR, HIPAA or LGPD Compliance in Software Development: A Systematic Review?. In: Sistemas de Informação durante o XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025), 2025, Recife. Trilha de Pesquisa em Sistemas de Informação durante o XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025), 2025.
-
FARIA, E. M. B. ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; SOARES, M. S. . Intelligent Methodologies for Preparing Reference Prices in Brazilian Public Biddings. In: XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025) -, 2025, Recife. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2025.
-
SANTOS, J. K. S. ; SIQUEIRA, L. S. ; FARIA, E. M. B. ; BISPO, K. A. ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; SOARES, M. S. . Methodological Advances in Expert Systems with Artificial Intelligence. In: XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025), 2025, Recife. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2025.
-
GETIRANA DE SÁ, NOIRANE ; DANTAS, DANIEL ; FERREIRA DA SILVA, GILTON . Glaucoma Detection Using Transfer Learning with the Faster R-CNN Model and a ResNet-50-FPN Backbone. In: 26th International Conference on Enterprise Information Systems, 2024, Angers. Proceedings of the 26th International Conference on Enterprise Information Systems, 2024. p. 837.
-
ALMEIDA, J. G. R. G. ; BARRETO, M. S. ; SANTOS, R. G. O. ; RODRIGUES, J. V. D. ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . Uso de Inteligência Artificial Conversacional na Educação de Crianças: Um Mapeamento Sistemático. In: XXIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE 2024), 2024, Salvador. Anais da XXIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE 2024), 2025.
-
SANTOS, JOSIMAR DOS ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; LIMA, ADMILSON DE RIBAMAR . Architecture Analysis, Cloud-Based Using MQTT Protocol for Braille Literacy. In: 18th Conference on Computer Science and Intelligence Systems, 2023. org.crossref.xschema._1.Title@5d124cf, 2023. p. 257.
-
RESENDE, FABRÍCIA KAROLLYNE SANTOS ; INVENCÃO, MARIA ESTELLA SANTOS DA ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . Impactos da Inteligência Artificial na Tomada de Decisão Médica: Um Mapeamento Sistemático. In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2021, Brasil. Anais da XXI Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE 2021). p. 41.
-
PASSOS, NÉLSON R. S. ; RODRIGUES, ARIEL F. ; MACEDO, HENDRIK T. ; PRADO, BRUNO O. P. ; DA SILVA, GILTON J. F. ; MATOS, LEONARDO N. . Open Data Extraction, Transformation, and Loading as a Tool for Supporting 2018 Elections' Voters. In: the XV Brazilian Symposium, 2019, Aracaju. Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Information Systems - SBSI'19, 2019. p. 1.
-
Silva. S, R, S ; SILVA, G. J. F. . Objetos Virtuais de Aprendizagem para Inclusão Digital: uma Revisão Sistemática. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018, Aracaju. ANAIS DO XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018. p. 494-507.
-
JÚNIOR. N, M ; SILVA, G. J. F. . Smart Cycling: Sistema de Contagem de Ciclistas para Cidades Inteligentes. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018, Aracaju. ANAIS DO XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018. p. 147-152.
-
SILVA, L. J ; SILVA, G. J. F. ; HERRERA, H. J. T. . Análise da Polaridade Presente no Conteúdo Textual. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018, Aracaju. ANAIS DO XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018. p. 159-168.
-
SOARES, G. ; PRADO, B. O. ; SILVA, G. J. F. ; MACEDO, H. T. ; MATOS, L. N. . Reconhecimento de padrões biométricos utilizando máquinas de aprendizado profundo. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018, Aracaju. ANAIS DO XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018. p. 298-307.
-
OLIVEIRA, A. L. ; MATOS, L. N. ; Delabrida, Z. ; SILVA, G. J. F. ; MACEDO, H. T. ; PRADO, B. O. . Chatbot para Terapia Cognitivo Comportamental focada em Ruminação (RFCBT) em jovens universitários. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018, Aracaju. ANAIS DO XVIII ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE, 2018. p. 338-347.
-
SANTANA, I. B. ; SANTANA, L. B. B. ; SANTOS, F. R. ; SILVA, G. J. F. . Desenvolvimento de jogos digitais na graduação utilizando a cultura local. In: SBGames, 2018, Foz do Iguaçu. ANAIS DO XVII SBAGAMES, 2018. p. 936-939.
-
NASCIMENTO, ARTUR SANTOS ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA ; DO NASCIMENTO, ROGÉRIO P. C. . Home Care utilization in Sergipe-Brazil. In: the Euro American Conference, 2018, Fortaleza. Proceedings of the Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS '18, 2018. p. 1-10.
-
SILVA, G. J. F. ; SILVA, C. M. . Protótipo de comunicação móvel para eletrocardiógrafo portátil. In: CBA - Congresso Brasileiro de Automática, 2014, Belo Horizonte. Anais do CBA - 2014, 2014.
-
SILVA, G. J. F. ; CALADO, I. A. A. R. ; Duarte, D. . UM SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO DE PONTOS DE INTERESSE BASEADOS NA LOCALIZAÇÃO E NO CONTEXTO SOCIAL DO USUÁRIO.. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite, 2013, Maceió. Anais do Caiite 2013, 2013.
-
SILVA, G. J. F. ; Duarte, D. ; CALADO, I. A. A. R. . Um Sistema de Recomendação de Pontos de Interesses Baseado na Localização e no Contexto Social do Usuário. In: VII Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2012), 2012, Palmas. Anais do VII CONNEPI, 2012.
-
SILVA, G. J. F. ; CALADO, I. A. A. R. ; CARDOSO, H. ; CORDEIRO, L. ; MARTINS, H. . Um Protótipo em Android 3.0 para Recomendação de Artigos Científicos. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2011), 2011, Rio grande do Norte. Anais do VI CONNEPI, 2011.
-
SILVA, G. J. F. . Minicurso: Desenvolvendo Apps em Android. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. J. F. . Minicurso de Android. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. J. F. ; CALADO, I. A. A. R. ; CARDOSO, H. ; CORDEIRO, L. ; MARTINS, H. . Um Protótipo em Android 3.0 para Recomendação de Artigos Científicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. J. F. . Palestra : Google Android - É o Linux no seu bolso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. J. F. . Minicurso: Android. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. J. F. . Minicurso: Primeiros passos com Android. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PEIXOTO, B. ; BARRETO, H. V. D. ; MACEDO, HENDRIK T. ; PRADO, BRUNO O. P. ; MATOS, LEONARDO N. ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . Portal Fechô. 2020.
PEIXOTO, B. ; BARRETO, H. V. D. ; MACEDO, HENDRIK T. ; PRADO, BRUNO O. P. ; MATOS, LEONARDO N. ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . Assistente virtual Fê. 2020.
MATOS, L. N. ; PRADO, B. O. ; MACEDO, HENDRIK T. ; BISPO, K. A. ; BISPO, THIAGO DIAS ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . Monitor de Preços Inteligente / Startup LudiiPrice. 2023.
MATOS, LEONARDO N. ; PRADO, B. O. ; MACEDO, HENDRIK T. ; BISPO, K. A. ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . Porteiro Virtual / Startup Atala.IA. 2023.
SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . Instagram Prof. Dr. Gilton MAL. 2024. (Rede social).
SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA . Canal Youtube Prof. Dr. Gilton Mal. 2024. (Rede social).
MATOS, L. N. ; PRADO, B. O. ; SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA DA ; BISPO, K. A. ; PEIXOTO, B. ; BARRETO, H. V. D. . Portal do grupo de pesquisa Ludiico/CNPq/UFS. 2020. (Site).
MATOS, L. N. ; MACEDO, HENDRIK T. ; PRADO, BRUNO O. P. ; DA SILVA, GILTON JOSÉ FERREIRA . Introdução a Computação Bioinspirados: Algoritmos de busca e otimização. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, G. J. F. . Desenvolvendo Apps em Android. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. J. F. ; Duarte, D. . Minicurso: Integrando Android com Facebook. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. J. F. ; CALADO, I. A. A. R. ; Duarte, D. . Minicurso de Android com Facebook. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. J. F. . Capacitação SIGA-EDU. 2012. .
SILVA, G. J. F. . Informatica Básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, G. J. F. . Minicurso de Android. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, G. J. F. . Minicurso de Android Basico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. J. F. . Primeiros Passos com Android. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. J. F. . Minicurso: Android. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Prototipação Virtual para Desenvolvimento e Simulação de Sistemas Ciber-Físicos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / PRADO, BRUNO O. P. - Coordenador / MACEDO, HENDRIK - Integrante.
-
2024 - Atual
Cidades Inteligentes e Segurança Pública 2.0: Uso de Reconhecimento Facial, Internet das Coisas e Inteligência Artificial em Câmeras Privadas de Segurança, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / MATOS, LEONARDO N. - Integrante / RAFAEL OLIVEIRA VASCONCELOS - Integrante.
-
2024 - Atual
Determinação de Plágio em Código-Fonte, Descrição: Esta proposta tem como objetivo detectar o plágio de código-fonte através de uma nova abordagem que é sensível à similaridade natural, resiliente para ofuscação de estilo de codificação e capaz de comparação entre linguagens diferentes. Para atingir esses objetivos, os seguintes itens descrevem técnicas dinâmicas e estáticas empregadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Oliveira Prado - Coordenador.
-
2021 - Atual
Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto das Cidades Inteligentes, Descrição: Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto das Cidades Inteligentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Bruno Oliveira Prado - Integrante / MATOS, LEONARDO N. - Integrante.
-
2020 - 2021
Interpretabilidade de modelos de aprendizado de máquina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Coordenador / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante.
-
2020 - 2021
Prototipação Virtual para Desenvolvimento e Simulação de Sistemas Ciber-Físicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador.
-
2020 - 2021
Levantamento de requisitos para a elaboração de software aplicativo para uso de atividades facilitadoras na construção civil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / DEBORA DE GOIS SANTOS - Integrante / DENISE CONCEICAO DE GOIS SANTOS MICHELAN - Integrante / MARINA RIBEIRO VIANA - Integrante / MAYANA CHAGAS CARVALHO - Integrante.
-
2019 - 2020
Determinação de Plágio em Código Fonte por Análise de Contexto e de Estilo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador.
-
2019 - 2020
Prototipação Virtual para Desenvolvimento e Simulação de Sistemas Ciber-Físicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador.
-
2019 - 2020
Visualização e análise de dados abertos, textos em língua natural e imagens para Cidades Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Coordenador / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante.
-
2019 - 2020
Transferência de Conhecimento entre Máquinas de Aprendizado, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Coordenador / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante.
-
2018 - 2019
Mapeamento de Inovação em Startups e Desenvolvimento de Aplicativos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Edward David Moreno Ordonez - Coordenador / MARIA ELENA LEON OLAVE - Integrante / RENEILSON YVES CARVALHO SANTOS - Integrante.
-
2018 - 2019
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COM BOTS PARA ENSINO DA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / FRANCIELLE SANTOS DE SANTANA - Integrante / WILTON MITSUNARI TAKESHITA - Integrante.
-
2017 - 2018
Produtos Inteligentes de suporte ao Transporte, à Moradia e à Inclusão Digital, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Coordenador / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante.
-
2017 - 2018
FORMAÇÃO DE INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA SERGIPANA: IDENTIFICANDO A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS - Integrante / RAFAELA SILVA - Integrante / SILVIO SOBRAL GARCEZ JUNIOR - Integrante / BRUNO RAMOS ELOY - Integrante / GABRIEL FRANCISCO DA SILVA - Integrante / PATRICIA BELTRAO LESSA CONSTANT - Integrante.
-
2017 - 2018
Reconhecimento de padrões biométricos utilizando máquinas de aprendizado profundo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Coordenador / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante / ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI - Integrante.
-
2017 - 2018
Mapeamento de Inovação em Startups e Desenvolvimento de Aplicativos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Edward David Moreno Ordonez - Integrante / MARIA ELENA LEON OLAVE - Integrante.
-
2017 - 2018
A Utilização de Tecnologias Ubíquas e Pervasivas Emergentes na Indústria e Comércio do Estado de Sergipe, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Rogério Patrício Chagas do Nascimento - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Integrante.
-
2017 - 2018
App EPIControll 2 - Sistema de Controle e Uso de Equipamento de Proteção Individual - EPI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Rogério Patrício Chagas do Nascimento - Integrante / JOSE EURIQUE CARDOSO RIBEIRO JUNIOR - Integrante.
-
2017 - 2018
ArchMERA: Prototipação Virtual de Sistemas para Avaliação de Recursos e de Consumo de Energia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador.
-
2017 - 2018
X9: Aplicação de Técnicas de Análise Estática e Dinâmica para Detecção de Plágio em Código Fonte, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador.
-
2017 - 2018
A Utilização de Serviços de Assistência Médica Domiciliar em Sergipe: Aplicações e Equipamentos Móveis, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Rogério Patrício Chagas do Nascimento - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Oliveira Prado - Integrante.
-
2015 - 2016
Desenvolvimento de uma Plataforma de Geração de Conhecimento (Kws - Knowledge Work Systems) para O NIT/PRPI/IFAL, Descrição: Desenvolvimento de uma Plataforma de Geração de Conhecimento (Kws - Knowledge Work Systems) para auxiliar o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas com o processo de gestão da propriedade Intelectual no âmbito do IFAL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Cleber Nauber dos Santos - Coordenador / Maurílio Barros Melo - Integrante.
-
2014 - 2015
NUMDI: Núcleo Multidisciplinar de Inovação Tecnológica, Descrição: O núcleo pretende trabalhar na pesquisa, desenvolvimento e implementação de inovação tecnológica, com foco multidisciplinar, procurando atender aos arranjos produtivos regionais, inclusive no que diz respeito ao setor industrial, governamental e à economia solidária e agricultura familiar, com ênfase no desenvolvimento social e tecnológico. Destaca-se que o núcleo busca fomentar o startup na área de inovação e do empreendedorismo social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (17) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Cleber Nauber dos Santos - Integrante / Danielle Clara Santana da Silva - Integrante / Daniele Gomes de Lyra - Integrante / Carlos Henrique Almeida Alves - Integrante / Breno Jacinto Duarte da Costa - Integrante / Edison Camilo de Moraes Junior - Integrante / Leonardo Luiz Pereira da Silva FIlho - Integrante / Cristiane Francisco da Silva - Integrante / Robert Fischer - Integrante.
-
2011 - 2012
Desenvolvimento de Software para Computação Móvel, Descrição: Este projeto tem como objetivo dar continuidade aos estudos relacionados a área de computação móvel no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas -- Campus Palmeira dos Índios. Esta nova fase, terá como foco em como integrar Sistemas Baseados em Localização e Sistemas de Recomendação no contexto do desenvolvimento de novas aplicações para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Ivo Augusto Andrade Rocha Calado - Integrante / Danie Duarte - Integrante.
-
2009 - 2012
Universidade Aberta do Brasil UAB, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Wladia Bessa da Cruz - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2024 - Atual
SmartFoot: Um Aplicativo Inteligente para Análise e Monitoramento do Pé Diabético, Descrição: Desenvolvimento de Aplicativo Móvel: Criar um aplicativo funcional para Android e iOS que permita a análise de imagens do pé diabético usando IA, fornecendo diagnósticos e recomendações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / LYSANDRO PINTO BORGES - Coordenador / ADRIANA GIBARA GUIMARÃES - Integrante.
-
2024 - Atual
''ConectaSaúde: Plataforma Móvel para a Logística de Produtos de Saúde'', Descrição: Criar um aplicativo robusto para iOS e Android que integra GPS, sistemas de pagamento, e um algoritmo de IA para otimização de rotas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / LYSANDRO PINTO BORGES - Integrante.
-
2024 - Atual
HealthEasy: Uma Plataforma de Gestão de Serviços de Saúde em Domicílio, Descrição: Desenvolvimento de uma Plataforma de Serviços de Saúde em Domicílio:Criar um aplicativo móvel intuitivo e seguro que permita aos pacientes selecionar, agendar e pagar por serviços de s. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / LYSANDRO PINTO BORGES - Integrante / ADRIANA GIBARA GUIMARÃES - Integrante / JOSÉ MELQUIADES DE REZENDE NETO - Integrante.
-
2024 - Atual
SISTEMA OPERACIONAL PARA INCENTIVAR A PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS PARA PROMOÇÃO E PRESERVAÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL, Descrição: Desenvolver um sistema operacional de computação para incentivar a prática de esportes coletivos dentro das empresas para a promoção e preservação da saúde ocupacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / SIMONE DE CASSIA SILVA - Coordenador.
-
2024 - Atual
SISTEMA OPERACIONAL DE COMPUTAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR NO RETORNO DAS SUAS ATIVIDADES APÓS UM ACIDENTE, Descrição: Desenvolver um sistema operacional de computação para incentivar o acompanhamento da saúde mental por psicólogos daquele trabalhador que sofreu um acidente no exercício das suas atividades em vista da promoção e preservação da saúde ocupacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / SIMONE DE CASSIA SILVA - Coordenador / EMANUELITA SILVA ALVES - Integrante.
-
2024 - Atual
RASTREIO DA BRONCOASPIRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE TECNOLÓGICA, Descrição: Desenvolver uma interface tecnológica para identificar o risco da broncoaspiração em ambiente hospitalar, baseada em evidências científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / BRENDA CARLA LIMA ARAÚJO - Coordenador / PATRICIA SALES LEAL DA SILVA - Integrante.
-
2024 - Atual
Plataforma de Baixo Custo para Construção de Soluções em Internet das Coisas, Descrição: concepção e o desenvolvimento de uma plataforma de hardware e de software padronizada. Além de ser reusável e escalável para diversos projetos, esta solução deverá ter poder computacional suficiente para executar localmente (computação na borda) asdiversas operações necessárias para atuação, comunicação e sensoriamento. Para atingir estes objetivos, é preciso particionar os desafios na perspectiva do hardware e do software. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Bruno Otavio Piedade Prado - Coordenador / MATOS, LEONARDO N. - Integrante.
-
2024 - Atual
Integrando PWA e WebAssembly para criação de uma linha de desenvolvimento de jogos inteligentes e eficientes, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Integrante / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / MACEDO, HENDRIK T. - Coordenador / PRADO, BRUNO O. P. - Integrante.
-
2021 - Atual
Cidade Intelectual: uma plataforma de Gestão da Propriedade Intelectual no contexto das Cidades Inteligentes, Descrição: Cidade Intelectual: uma plataforma de Gestão da Propriedade Intelectual no contexto das Cidades Inteligentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilton José Ferreira da Silva - Coordenador / Kalil Araujo Bispo - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Bruno Oliveira Prado - Integrante.
Prêmios
2007
Honra ao Mérito Estadual-Alagoas (OBI - Olimpíada Brasileiro de Informática), SBC - Sociedade Brasileira de Computação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Computação. , Av. Marechal Rondon, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil - Caixa-postal: 57040600, Telefone: (79) 21056600, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40
2012 - 2015
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Técnico de TI para o NIT, Carga horária: 2
2012 - 2015
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
2009 - 2012
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 20
2006 - 2009
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de laboratório e de disciplinas, Carga horária: 20
2006 - 2006
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Coordenadoria de Eventos, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2012 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Colaborador Técnico Cientifico para o NIT.
2015 - 2016
(IFAL)Instituto Federal de AlagoasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador de projeto de Pesquisa, Carga horária: 2
2016 - 2018
Secretaria de Estado da Cultura de SergipeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos de TI, Carga horária: 2
2012 - 2012
Instituto Adriano GianiniVínculo: Instrutor-online, Enquadramento Funcional: Instrutor-online, Carga horária: 40
Outras informações:
Instrutor da disciplina de Lógica de Programação no ambiente Virtual do Instituto Adriano Gianini.
2005 - 2005
escolinha menino jesusVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Informática Básica para Crianças, Carga horária: 20
2002 - 2005
Informania CursosVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Informática Básica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilton José Ferreira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?