Vivian Lopes Mantovani
Cursou licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo, especialização Lato Sensu em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e mestrado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (área de concentração: ensino de Química) na Universidade de São Paulo. Fez iniciação científica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, no Laboratório de Análises Clínicas, analisando produtos de peroxidação lipídica em alimentação parenteral por técnicas cromatográficas. Possui experiência como analista na indústria química nas áreas de pesticidas (Syngenta) e de bens de consumo (Reckitt Benckiser). Tem participação na banca corretora do vestibular da PUC desde 2009 e como colaboradora na elaboração de material sobre o Enem da Editora Moderna, em 2010 e 2013. Atualmente leciona Química para o Ensino Médio e é coordenadora educacional na Escola Móbile em São Paulo.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Interunidades no Ensino de Ciências
2011 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: Visualização e Modelagem no Ensino de Química Orgânica: a visão de professores em um curso de formação continuada,Ano de Obtenção: 2013
Agnaldo Arroio.Palavras-chave: ensino de Química; visualização; formação continuada de professores.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Lato Sensu em Química
2009 - 2010
Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Metodologias Alternativas para o ensino de Química Orgânica no Ensino Médio.
Orientador: Prof. Dr. Patrícia Busko Di Vitta
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Orientou
Determinação e quantificação de produtos de oxidação lipídica em nutrição parenteral total; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo; Orientador: Vivian Lopes Mantovani;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Móbile. , Rua Diogo Jácome, 848, Moema, 04512001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 55364402
Experiência profissional
2010 - 2013
Editora ModernaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações:
Colaboradora na elaboração de material e na análise do material próprio de Química para o Ensino Médio, a partir das habilidades exigidas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio.
2009 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Corretora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações:
Membro da banca corretora do vestibular da PUC (Pontifícia Universidade Católica), na área de Química e Biologia nos Vestibulares 2010 a 2014.
2010 - 2011
Escola VillareVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrando aulas teóricas e práticas para alunos dos 1os e 2os anos do Ensino Médio.
2008 - Atual
Colégio MóbileVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora/ Tutora, Carga horária: 42
Outras informações:
Ministrando aulas regulares e cursos de Química Avançada para alunos do 3o ano do Ensino Médio. Coordenadora educacional do Ensino Médio.
2007 - 2007
Reckitt Benckiser ( Brasil )Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista - Estágiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento de preparação de amostras e testes de estabilidade/ compatibilidade; análises físico-químicas e acompanhamento de trial batches em produção; elaboração de dossiês sobre produtos e projetos; acompanhamento de análises em laboratórios terceirizados.
2005 - 2007
SYNGENTA Proteção de Cultivos - MatrizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Interna, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise de resíduos de pesticidas em alimentos, a fim de se evitar toxinas no produto final e possibilitar o registro do produto no mercado internacional, por técnicas cromatográficas e de espectrometria, desenvolvimento de métodos analíticos, preparação de amostras.
2004 - 2005
FarmoterápicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista - Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Em conjunto com Lab. de Análises Clínicas Fac. de Ciências Farmacêuticas / USP. Análise de produtos de peroxidação lipídica em alimentação parenteral por técnicas cromatográficas, visando determinar condições de armazenamento e transporte da mesma.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vivian Lopes Mantovani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?