VALTER LUIZ IOST TEODORO

Possui graduação em Ciências Biológicas, especialização em Animais Peçonhentos (Instituto Butantan), Saúde Pública (UNESP) e Gestão de Sistemas de Saneamento Ambiental (UFSCar). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA). Ministrou aulas de Anatomia e Fisiologia Humana no período de 2004 a 2017 no Centro Técnico Educacional (CETEC) para os cursos de Técnico em Enfermagem, Farmácia, Radiologia e Anatomia Radiológica. Fiscal Municipal de Saúde atuando no controle de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos e na prevenção de Zoonoses. Experiência em gestão de Bacias Hidrográficas atuando como estagiário do CEAM - Centro de Estudos Ambientais - UNIARA. Gerente do Centro de Educação e Saneamento Ambiental Chico Mendes de Araraquara (CEAMA) no período de 2013 a 2017. Atuou como Coordenador e Gerente da Unidade de Educação Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) do município de Araraquara/SP no período de 2017 a 2020. Ministrou aulas no Curso de MBA em Gestão Ambiental da UNIARA (Sistemas de Saneamento Ambiental , Tratamento de Poluentes Atmosféricos, Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Integrada de Resíduos). Professor Conteudista do Curso EAD de Gestão Ambiental da UNIARA das disciplinas: Tratamento de Poluentes Atmosféricos, Avaliação de Impacto Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos. Coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica Tietê/Jacaré no período de 2013 a 2015. Atualmente é membro representante da prefeitura da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH/TJ. Atuou como Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade no período de 2021 a 2025.l Representante da Sala de Situação da Dengue da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araraquara. Atuou como suplente do Interlocutor do Programa Município VerdeAzul representante do Município de Araraquara/SP e responde no momento pela Diretiva Educação Ambiental. Ingressou como aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da UNIARA em Março de 2025 e como aluno do Centro de Estudos Ambientais - UNIARA.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

2025 - Atual

Universidade de Araraquara
Orientador: Professor Doutor Leonardo Rios
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

2006 - 2008

Universidade de Araraquara
Título: Caracterização ambiental, socioeconômica e da percepção da população de uma microbacia hidrográfica urbana: Córrego Marivan - Araraquara, SP
, Ano de Obtenção: 2008.DRº Denilson Teixeira.Palavras-chave: Microbacia hidrográfica urbana; Gestão integrada de recursos hídricos; Percepção ambiental.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Gestão de Sistemas de Saneamento Ambiental

2003 - 2005

Universidade Federal de São Carlos
Título: Caracterização Visual da Periculosidade e Fonte Geradora dos Resíduos Sólidos Urbanos Encontrados em um Trecho do Ribeirão das Cruzes - Araraquara - SP
Orientador: DRº Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira

Especialização em Saúde Pública

2000 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Prevalência de Acidentes com Animais Peçonhentos - 1996 - 1998
Orientador: DRª Maria Jacira Silva Simões

Graduação em Ciências Biológicas

1996 - 1999

Universidade de Araraquara

Formação complementar

2009 -

Extensão universitária em Estágio no Laboratório de Micologia. , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Energia Fotovoltaica. (Carga horária: 20h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2020 - 2020

Cidades e Liderenças Climáticas. (Carga horária: 8h). , Carbon Disclosure Project, CDP, Inglaterra.

2019 - 2019

Pagamentos por Serviços Ambientais. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2019

Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental e Agricultura Familiar. (Carga horária: 180h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Estruturação da Gestão Ambiental Municipal - Turma 8. (Carga horária: 80h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima para Gestores - Turma 7. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2003 - 2003

Treinamento de Manejo Ecológico de Morcegos Em Áre. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Programa de Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 1280h). , Instituto Butantan, IB**, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Anfíbios Biologia Taxonomia e Venenos. (Carga horária: 10h). , Instituto Butantan, IB**, Brasil.

2000 - 2000

Estágio. (Carga horária: 480h). , Centro de Controle Ambiental, CCA*, Brasil.

1997 - 1997

Estágio. (Carga horária: 96h). , Hospital Nestor Goulart Reis, HNGR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Meio Ambiente/Especialidade: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Organização de eventos

TEODORO, V. L. I. . Encontro Intermunicipal - Serpentes Peçonhentas: da prevenção ao Manejo Seguro. 2024. (Outro).

TEODORO, V. L. I. ; BECO, L. A. R. ; FERRARI, A. H. ; ARAUJO NETO, L. ; RIGOLIN, N. M. ; MORENO, V. S. ; MATTAR, G. R. ; SANTOS, W. O. ; SILVA, A. C. G. ; MURAOKA, T. K. . 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente -. 2024. (Outro).

TEODORO, V. L. I. . Encontro Intermunicipal Meio Ambiente e Fauna Sinantrópica. 2023. (Outro).

TEODORO, V. L. I. . Dia Mundial do Meio Ambiente. 2023. (Outro).

TEODORO, V. L. I. ; OLIVEIRA, S. C. ; GALVAO, H. A. ; Leite, W.C.A . Semana Municipal de Meio Ambiente. 2017. (Outro).

Participação em eventos

Mudanças Climáticas e Cidades. 2025. (Encontro).

XIV Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Biodiversidade e Água: InteInterconexões para uma Gestão Resiliente. 2025. (Outra).

8ª Campanha #AprederParaPrecenir 2024.Ação piloto para Elaboração do Programa de Educação Ambiental para Redução de Riscos de Desastres (PEARRD) no Município de Araraquara. 2024. (Outra).

IV Encontro Intermunicipal de Fauna sinantrópica. Serpentes peçonhentas: da prevenção ao manejo seguro..Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - "Serpentes Peçonhentas". 2024. (Encontro).

Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - Serpentes Peçonhentas. 2024. (Encontro).

Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho/DAAE.Doenças de Veiculação Hídrica. 2024. (Outra).

32ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT.Cidades Resilientes. 2023. (Outra).

Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. 2023. (Encontro).

Oficina presencial do projeto de Indicadores de EA, CBH-TJ. 2023. (Oficina).

Oficina presencial do projeto de indicadores de EA, CBH-TJ, na. 2023. (Oficina).

Oficina presencial do projeto de Indicadores de EA, CBH-TJ na. 2023. (Oficina).

Ação Intermunicipal de Arborização Urbana. 2022. (Encontro).

Dia Mundial do Meio Ambiente/Prefeitura de Araraquara/UNIARA. Uma só Terra com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza. 2022. (Exposição).

Emcontro Intermunicipal de Arborização Urbana. 2022. (Encontro).

Minicurso: "Drones: fundamentos e aplicações. 2022. (Outra).

Curso de Formação de Segurança Pública para os novos guardas Municipais.Preservação Ambiental. 2021. (Outra).

Menos Lixo Mais Saúde.Menos Lixo Mais Saúde. 2020. (Seminário).

I Encontro Regional de Educação Ambiental.Sensibilização e Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde.. 2019. (Encontro).

Oficina Preparatória para Operação Estiagem. 2019. (Oficina).

Semana Interna de Prevenção de Acidentesno Trabalho.Prevenção, primeiros socorros e tratamento de acidentes causados por animais peçonhentos. 2019. (Outra).

Capacitação em Gerenciamento de Entulho, Escorpionismo e Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti..Problemas ambientais e de Saúde Pública, ocasionados pelo descarte Irregular de Entulho. 2018. (Outra).

Capacitação Intermunicipal em Manejo de Fauna Sinantrópica.Manejo de Fauna Sinantrópica. 2018. (Encontro).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.Educação Ambiental. 2018. (Outra).

Seminário de Solenidade lançamento. 2018. (Seminário).

VI Semana Rodolpho Telarolli."Meio Ambiente: soluções sustentáveis para cidades". Combata a Poluição Plástica.. 2018. (Outra).

Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Saúde e Meio Ambiente.Ar limpo para Boa Qualidade de Vida! Combata as Queimadas Urbanas. 2017. (Outra).

Curso Gestão de Conflitos. 2017. (Outra).

Curso Liderança. 2017. (Outra).

Semana Municipal de Meio Ambiente. 2017. (Outra).

Semana Municipal de Meio Ambiente "Cidades Sustentáveis."Ar limpo para Boa Qualidade de Vida. Combate as Queimadas Urbanas. 2017. (Outra).

Semana Municipal de Prevenção e Combate as Queimadas Urbanas.Queimadas: causas e consequencias. 2017. (Outra).

Semana Municipal do Meio Ambiente. 2017. (Outra).

1 Semana de Enfermagem da Escola CETEC.Manejo Ambiental para o Controle do Aedes aegypti e Prevenção do Dengue, Zika vírus e Chicungunya. 2016. (Outra).

4 Semana da Farmácia da Escola CETEC.Dengue, Zika Vírus e Chikungunya: Prevenção e Tratamento. 2016. (Outra).

Semana Ambiental da ETC Profa Anna de Oliveira Ferraz.Combate ao Tráfico de Animais Silvestres: preserve a biodiversidade. 2016. (Outra).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Manejo Ambiental para o Controle do Aedes aegypti. 2016. (Outra).

Treinamento regional em Fauna Simamtrópica.Controle da fauna sinantrópica para prevenção das zoonoses. 2016. (Encontro).

Capacitação em Saneamento Ambiental."Educação Ambiental" na Capacitação em Saneamento Ambiental. 2015. (Outra).

A Atuação do Biólogo nas Pesquisas Científicas.A Atuação do Biólogo nas Pesquisas Científicas. 2014. (Outra).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes.Ar Limpo para Boa Qualidade de Vida - Prevenção e Combate as Queimadas Urbanas. 2014. (Outra).

I intradiálogo de Educação Ambiental da Bacia do CBH TJ.subsídio para preservação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Tietê Jacaré. 2013. (Encontro).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Guerra contra o desperdício. 2013. (Outra).

Treinamento para Utilização do TR DPP Leishmaniose Visceral Canina. 2013. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Micologia. SUSCEPTIBILITY ANTIFUNGALS AGENTS AND MOLECULAR TYPES OF ENVIRONMENTAL CRYPTOCOCCUS NEOFORMANS STRAINS. 2013. (Congresso).

SINPOSPq.Derived from Maytenus ilicifolia as prototypes of promising environmental desinfectants for the control of Cryptococcus neoformans. 2012. (Simpósio).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Octyl Gallate as Prototypes sanitizing against Cryptococcus neoformas. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Antifungal activity from derivate protocatechuic acids against isolates from Cryptococcus neoformans. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Freezing methodology for maintenance isolated from enviromental Cryptococcus neoformans. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Caffeic acid as potential drugs anti-candida albicans: an adhesion inhibitor to host cells. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. 2012. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Microbiologia. espectro antifúngico de Cinnamomum zeylanicum contra genótipos globais de Cryptococcus sp e linhagens de Candida sp. 2011. (Congresso).

II International Symposium on Drug Discovery. 2011. (Simpósio).

4 International Symposium of Pos-graduation and Research.Occurrence of Cryptococcus sp in pigeon excrement in the city of Araraquara, São Paulo State, Brazil. 2010. (Simpósio).

Campanha de Prevenção à Dengue.Campanha de Prevenção à Dengue. 2010. (Outra).

I Congresso Regional de Saúde e Meio Ambiente. Meio Ambiente, Sinantropismo e Zoonoses. Uma Abordagem Multidisciplinar para o Desenvolvimento Urbano Sustentável. 2010. (Congresso).

I Congresso Regional de Vigilância em Saúde. Atividade antifúngica de compostos naturais contra Cryptococcus neoformans com finalidade de desenvolvimento de um saneante ambiental, no município de Araraquara, SP. 2010. (Congresso).

SIPAT.Prevenção, Primeiros Socorros e Tratamento de Acidentes Peçonhentos. 2010. (Outra).

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes.Prevenção, Primeiros Socorros e Tratamento de Acidentes Causados Por Animais Peçonhentos. 2010. (Outra).

Atuação do Biólogo e Legislação Ambiental. 2009. (Outra).

III Curso de Tratamento Domisanitário - Manejo de Vetores e Pragas Urbanas. 2009. (Outra).

I Simposio Estadual de Doencas transmitidas por carrapatos. 2009. (Simpósio).

Encontro Regional de Dengue. 2008. (Encontro).

III SIPAT.Saúde e Meio Ambiente. 2008. (Outra).

xxxi Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria Y Ambiental - 1 foro interamericano sobre servicios de agua y saneamiento. Identificação e mapeamento dos impactos ambientais potenciais na microbacia do córrego Marivan - Araraquara-SP-Brasil. 2008. (Congresso).

Curso Teórico-Prático de Biologia " Identificação e Prevenção de Acidentes com Artrópodes e Miriápodes. 2007. (Outra).

Experiência em Gestão de Recursos Hídricos por Bacias Hidrográficas. 2007. (Simpósio).

II Seminário Nacional Sobre Regeneração Ambiental de Cdades - Aguas Urbanas II. 2007. (Seminário).

II Seminário Nacional Sobre Regeneração Ambiental de Cidades - Águas Urbanas II.Conjunto de Indicadores para Gestão dos Recursos Hídricos das Sub-Bacias Hidrográficas do Município de Araraquara (SP). 2007. (Seminário).

1º Congresso de Iniciação Cientíca. Caracterização da Microbacia do Marivan, Araraquara,SP. 2006. (Congresso).

Simpósio Reforma Agrária e Desenvolvimento: desafios e rumos da polítca de assentamentos rurais. 2006. (Simpósio).

VI Semana Municipal do Meio Ambiente - Ações Propositivas de Políticas Ambientais. 2006. (Outra).

VI Semana Municipal do Meio Ambiente - Drengem Urbana. 2006. (Outra).

VI Semana Municipal do Meio Ambiente - Palestra de Manejo do Solo. 2006. (Outra).

VI Semana Municipal do Meio Ambiente - Palestra sobre Educação Ambiental. 2006. (Outra).

VI Semana Municipal do Meio - Palestra de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. 2006. (Outra).

Reunião de Capacitação Técnica. 2005. (Outra).

Treinamento para Identificação de Larvas. 2005. (Outra).

XVI Encontro Nacional de Virologia e do III Simpósio Internacional de Oncovirologia." Eco Epidemiology of Hantavirus in Araraquara-SP, Brazil. 2005. (Simpósio).

Treinamento dos Sistemas de Informação SISAEDW e AEDESW7.Treinamento dos Sistemas de Informação SISAEDW e AEDESW7. 2004. (Outra).

1º Encontro de Hantavirose. 2003. (Encontro).

Atualidades e Perspectivas do Direito Ambiental no Brasil. 2003. (Outra).

Curso Bioespeleologia e Gênese de Caverna. 2002. (Outra).

Saúde Pública e Novos Rumos. 2002. (Outra).

Treinamento Básico em Vigilância Epidemiológica - Modo Específico Dengue. 2002. (Outra).

Treinamento Sistema AEDES. 2002. (Outra).

Dengue e Febre Amarela: Doenças de Importância Epidemiológica e Diagnóstico Laboratorial. 2001. (Outra).

Programa de atendimento Didático. 2001. (Outra).

Oficina Técnica sobre CHIRÓPTEROS hematófagos. 2000. (Oficina).

10º Encontro de Biólogos do CRB - 1.Mini Curso SHIITAKE (cogumelo):modelo didático para ensino de 2º grau. 1999. (Encontro).

Curso de Reciclagem de Papel.Curso de Reciclagem de Papel. 1999. (Outra).

Décimo Encontro de Biólogos.Décimo Encontro de Biólogos do CRB - 1. 1999. (Encontro).

Décimo Encontro de Biólogos - CRB - 1.Minicurso Avifauna Urbana. 1999. (Encontro).

"Reciclagem de Plástico como Forma de preservação Ambiental".Palestra Reciclagem de Plástico como Forma de preservação Ambiental. 1998. (Outra).

3º Encontro Sobre Abelhas. 1998. (Encontro).

Diagnóstico e Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.Diagnóstico e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 1998. (Simpósio).

III Semana de Ciências Biológicas no III Ciclo de Estudos de Ciências.III Semana de Ciências Biológicas no III Ciclo de Estudos de Ciências. 1998. (Outra).

I Ciclo de estudos de Ciências. 1996. (Outra).

Workshop de Plantas Medicinais. 1996. (Outra).

III WORKSHOP DE PLANTAS MEDICINAIS DE BOTUCATU. 1988. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Eliana Regina Rascaglia Barbetta

TEODORO, V. L. I.; GORNI, G. R.. Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade: Duas Grandezas Diretamente Proporcionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Marcelo Cesar da Silva

GORNI, G. R.;TEODORO, V. L. I.. Implementação da Logística reversa na Empresa GRANDFOOD Indústria e Comércio Ltda. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Universidade de Araraquara.

Aluno: César augusto Feliciano

TEODORO, V. L. I.. Identificação e catalogação de espécies de aranhas do Parque Ecológico do Basalto, Município de Araraquara-SP". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Eder Leandro Ferraz; Eduardo Bertachini; Orestes B

SCHLINDWEIN, M. N.;TEODORO, V. L. I.. S. Filho.Ocorência de animais peçonhento recebidas pelo CCS de Araraquara. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara.

Orientou

Aline Tatiana Rapsys Bragantini

Projeto de Implantação de Educação Ambiental no Clube Náutico; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Associação São Bento de Ensino; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Heloísa Pinotti; Ricardo Luiz Roncalio; Tales Cardoso Filho

Identificação da CHIROPTEROFAUNA que habita o instituto de Biotecnologia da UNIARA (IBIOTEC), araraquara, SP; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Erick Luiz Palha

Identificação das famílias de aranhas do Instituto de Biotecnologia da UNIARA - IBIOTEC - Araraquara-SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Alfredo de Oliveira Neto; Geiderson Jorge Ferreira de Lima

Estudo Ecoepidemiológico da Escorpiofauna do Município de Araraquara, SP; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Maria de Fátima de Sousa Agostinho; Stefani Amaral

Manejo Ecológico de Zenaida auriculata em Praças Públicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Clarina S

Genaro; Fernanda B; Daminhani; Willian R; Marroc; Caracterização e Quantificação Visual de Impactos Ambientais Ocorrentes na Microbacia do Córrego Marivan; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Araraquara; Orientador: Valter Luiz Iost Teodoro;

Produções bibliográficas

  • TEODORO, V. L. I. ; ARAUJO NETO, L. ; FERRARI, A. H. . Educação ambiental em Araraquara/SP: um olhar através de mapas. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2024.v27i2.2188 , v. 27, p. 164-181, 2024.

  • TEODORO, V. L. I. ; ZAVATTI, R. P. ; GONCALVES, A. M. ; ANGELI, T. ; TEODORO, V. L. I. . Espaços não formais de educação ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização socioambiental no município de araraquara-sp. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i3.1470 , v. 25, p. 4-11, 2022.

  • TEODORO, V. L. I. ; FULLER, B. B. ; TEIXEIRA,D ; COSTA, D. J. L. . O Conceito de Bacia Hidrográfica e a Importância da Caracterização Morfométrica para o Entendimento da Dinâmica Ambiental Local. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM (Uniara) , v. 11, p. 137, 2015.

  • TEODORO, V. L. I. ; GULLO, F. P. ; SARDI, J. C. O. ; TORRES, E. M. ; Almeida, A.M.F ; GIANNINI, M. J. S. M. . Environmental isolation, biochemical identification, and antifungal drug susceptibility of Cryptococcus species. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 1, 2013.

  • GULLO, F. P. ; ROSSI, S. A. ; SARDI, J. DE C. O. ; TEODORO, V. L. I. ; MENDES-GIANNINI, M. J. S. ; FUSCO-ALMEIDA, A. M. . Cryptococcosis: epidemiology, fungal resistance, and new alternatives for treatment. European Journal of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (Print) , v. 32, p. 1377-1391, 2013.

  • RIOS, L. ; TEIXEIRA,D ; TEODORO, V. L. I. ; COSTA, D. J. L. ; LIMA, L. R. O. . O Uso do Sistema de Informações Geográficas no Mapeamento dos Casos de Dengue no Município de Araraquara (SP). Revista UNIARA , v. 21/22, p. 204-218, 2009.

  • TEODORO, V. L. I. . Eco Epidemiology of Hantavirus in Araraquara-SP, Brazil. In: XVI Encontro Nacional de Virologia do III Simpósio Internacional de Oncovirologia, 2005, Salvador, 2005.

  • TEODORO, V. L. I. . Tendência da AIDS em Araraquara-SP. In: 47ª Jornada Farmaceutica da UNESP, 2000, Araraquara, 2000.

  • TEODORO, V. L. I. ; TEIXEIRA,D ; FULLER, B. B. . Caracterização Morfométrica da Microbacia do Marivan, Araraquara,SP. In: 1º Congresso de Iniciação Científica, 2006, Araraquara. 1º Congresso de Iniciação Científica, 2006.

  • TEODORO, V. L. I. . 'Educação Ambiental na Capacitação em Saneamento Ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEODORO, V. L. I. ; TORRES, E. M. ; B, Tatiane ; SILVA, D. F. C. ; GULLO, F. P. ; Almeida, A.M.F ; GIANNINI, M. J. S. M. . Occurrence of Cryptococcus sp in pigeon excrement in the city of Araraquara, São Paulo State, Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TEODORO, V. L. I. ; TORRES, E. M. ; LIMA, L. R. O. ; ROLDAN, M. S. . Estudo Ecoepidemiológico dos Animais Sinantrópcos de Araraquara Alicerçados em Atendimentos a Notificações e Observações de Campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

TEODORO, V. L. I. ; TORRES, E. M. . Manejo Ecológico de Morcegos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEODORO, V. L. I. ; GULLO, F. P. ; B, Tatiane ; TORRES, E. M. ; Almeida, A.M.F ; SILVA, D. F. C. ; Soares, A.L ; Rossi. S.A . Manual de Manejo de Ambiental e Controle de Columbídios ( Columba livia) em Escolas Públicas do Município de Araraquara-SP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

TEODORO, V. L. I. . Manejo Ambiental e Controle de Vetores. 2010. (PALESTRA).

TORRES, E. M. ; TEODORO, V. L. I. . Manejo Ecológico de Morcegos Hematófagos em Áreas Rurais. 2009. .

TEODORO, V. L. I. ; TORRES, E. M. . Introdução ao Estudo dos Morcegos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEODORO, V. L. I. . Introdução ao Estudo dos Morcegos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEODORO, V. L. I. . SAÚDE E MEIO AMBIENTE. 2007. (PALESTRA).

TEODORO, V. L. I. . Peçonhas e Envenenamentos. 2006. .

TEODORO, V. L. I. . Escorpiões, Meio Ambiente e Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEODORO, V. L. I. . Roedores, Meio Ambiente e Saúde Pública. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEODORO, V. L. I. . Biologia e Sistemática de Aranhas e Animais de Interesse Médico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Colaborador Emérito, Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Comando Militar do Sudeste. Tiro de Guerra de Araraquara.

2010

Honirific prize, 4º International Symposium of Pós-Graduation and Research. No limits to knowledge.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara. , Rua Domingos Barbieri n 100, Centro, 14800300 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (16) 33249949, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - 2019

Departamento de Agua e Esgotos de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Unidade de Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara, DAAE/Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Gestão e Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara, DAAE/Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Gestão e educação Ambiental, Carga horária: 40

2012 - 2014

Associação Sao Bento de Ensino

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tratamento de Poluentes Atmosféricos, Carga horária: 8

Outras informações:
As aulas serão ministradas por módulos aos sábados, com carga horária de 8 horas

2012 - 2014

Associação Sao Bento de Ensino

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da Câmara Técnica de EA/CBHTJ

2012 - 2013

Associação Sao Bento de Ensino

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Sistemas de Gerenciamento Ambiental, Carga horária: 8

Outras informações:
Aulas ministradas por módulos, realizadas aos sábados,com carga horária de 8 horas aulas

2010 - 2013

Associação Sao Bento de Ensino

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Gestão Integrada de Resíduos, Carga horária: 8

Outras informações:
As aulas são ministradas por módulos, alguns sábados, não todos.

2010 - 2013

Associação Sao Bento de Ensino

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Avaliação de Impacto Ambiental, Carga horária: 8

2004 - 2016

Centro Técnico de Capacitação

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Anatomia e Fisiologia Humana, Anatomia Radiológica, Tecnologia Ambiental, Saneamento do Meio, Avaliação de Risco e Impacto Ambiental.

2013 - 2015

Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê/Jacaré

Vínculo: Coordenador da Câmara Técnica, Enquadramento Funcional: Coordenador

2025 - Atual

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão de Educação Ambiental, Carga horária: 40

2008 - 2013

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Funcionário Municipal, Enquadramento Funcional: Fiscal Municipal, Carga horária: 40

2001 - 2007

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Sanitário, Carga horária: 44

Atividades

  • 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Saúde Pública, Araraquara.,Serviço realizado, Identificação de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos.

  • 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Saúde Pública, Araraquara.,Serviço realizado, Identificação de Larvas de Aedes aegypti.

  • 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Saúde Pública, Araraquara.,Serviço realizado, Digitação do Programa SISADW e AEDES7 (Índice de BRETEAU).

2018 - 2018

Universidade de Araraquara

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado

Outras informações:
Professor Conteudista da Disciplina Gestão de Pessoas do Curso MBA Marketing de Rede e Empreendedorismo Colaborativo,

2005 - 2006

Universidade de Araraquara

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Laboratório de Biodiversidade, Carga horária: 10

Outras informações:
TRABALHO CONCLUÍDO

2025 - Atual

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão de Educação Ambiental, Carga horária: 40

2021 - 2025

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Planej, Sust e EA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2017

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação Ambiental, Carga horária: 40

2021 - Atual

Câmara Técnica de Educação Ambiental

Vínculo: Titular, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara Técnica - Titular

2021 - Atual

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Plan. Susten. e Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 2º Suplente do Interlocutor - Araraquara/SP, Carga horária: 10