Áquila Silva Levindo
Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Goiás.
Especialista em Docência Universitária pela FCV.
Atua nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, gestão de recursos hídricos, monitoramento ambiental, preservação e recuperação de nascentes, saneamento ambiental e conservação de biodiversidade.
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Docência Universitária
2018 - 2019
Faculdade Cidade Verde
Título: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM PANORÂMA PARA AVANÇAR
Orientador: Adival José Reinert Junior
Aperfeiçoamento em Ciências sem Fronteiras
2013 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Título: Programa Ciências sem Fronteiras. Ano de finalização: 2014
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária
2010 - 2016
Universidade Federal de Goiás
Título: Aplicação de resina de troca catiônica em um reator de leito fluidificado afim de remover dureza total de água de abastecimento
Orientador: Francisco Javier Cuba Teran
Formação complementar
2017 - 2017
Obras Públicas de Edificação e de Saneamento - Módulo Planejamento. (Carga horária: 50h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2017 - 2017
Curso a distância de autoinstrução sobre Estudo de Impacto de Vizinhança -. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2012 - 2012
Auto CAD 2D. (Carga horária: 20h). , ELO Engenharia Júnior, ELO, Brasil.
2008 - 2009
Montagem e Manutenção de Microcomputadores. (Carga horária: 64h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Ambiental.
Organização de eventos
MILHOMEM, G. S. ; GOMES, E. K. S. ; NASCIMENTO, U. P. ; LEVINDO, A. S. . 2 Congresso de Engenharia e Tecnologia. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
2 CONRESOL. IMPLANTAÇÃO DO DESCARTE SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TENDO A A3P COMO ALVO A LONGO PRAZO. 2019. (Congresso).
30 CBESA. REMOÇÃO DE DUREZA TOTAL DE ÁGUA SUBTERRÂNEA POR MEIO DE UM REATOR DE RESINA DE TROCA CATIÔNICA FLUIDIZADA. 2019. (Congresso).
75 SOEA. 2018. (Congresso).
74 SOEA. 2017. (Congresso).
IX Conpeex. MAPEAMENTO DO USO DO SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RESERVATÓRIO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE. 2012. (Congresso).
2 Encontro sobre Construção e Sustentabilidade.. 2011. (Encontro).
Congresso de Engenharia e Tecnologia da UFG. 2011. (Congresso).
XIII Conpeex. 2010. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
LEVINDO, A. S. ; Castro, M.A. . IMPLANTAÇÃO DO DESCARTE SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TENDO A A3P COMO ALVO A LONGO PRAZO. In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE, 2019, Foz do Iguaçu/PR. ANAIS - CONGRESSO SUL-AMERICANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE, 2019. v. 2.
-
LEVINDO, A. S. . REMOÇÃO DE DUREZA TOTAL DE ÁGUA SUBTERRÂNEA POR MEIO DE UM REATOR DE RESINA DE TROCA CATIÔNICA FLUIDIZADA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
LEVINDO, A. S. ; SILVA, V. A. C. ; GODINHO, R. A. . Unidade de Conservação Mata da Brígida. 2017.
LEVINDO, A. S. ; SILVA, V. A. C. ; GODINHO, R. A. . Unidade de Conservação Região do Corvo. 2017.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2013
Geoprocessamento Aplicado na Análise da Qualidade Ambiental, Descrição: O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. O Geoprocessamento influencia de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. As ferramentas computacionais para Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de informações geográficas na forma de documentos cartográficos e produtos estatísticos. Num país de dimensões continentais como o Brasil, que necessita se desenvolver de maneira sustentável demanda informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais. Desta forma, o Geoprocessamento integra várias disciplinas que tornam viável a qualificação do espaço geográfico em termos ambientais, considerando aspectos físicos, tais como relevo, vegetação, solos, geologia, geomorfologia, além dos aspectos sociais, econômicos e institucionais que interferem positiva e negativamente nos recursos naturais. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Aquila Silva Levindo - Coordenador / WELLINGTON NUNES DE OLIVEIRA - Integrante / NILSON CLEMENTINO FERREIRA - Integrante / ANA CLAUDIA MAIONE CAMPOS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Avaliação da Qualidade Ambiental da Bacia Hidrográfica e do Reservatório do Ribeirão João Leite, Descrição: A barragem do Ribeirão João Leite é considerada como uma das maiores obras de saneamento no Brasil, e vai assegurar o abastecimento de água tratada para Goiânia e seu entorno até o ano de 2040, com previsão de atender 3 milhões de pessoas. O lago formado pela barragem possui área superior a 18 km2, ocupando áreas dos municípios de Goiânia, Goianápolis, Nerópolis e Terezópolis de Goiás. A barragem do ribeirão João Leite, garantirá recurso hídrico para a sustentabilidade social e econômica em uma das regiões mais populosas do estado de Goiás e do bioma Cerrado. No entanto, a manutenção ou melhoria da qualidade ambiental do reservatório e da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite é o pressuposto mais importante para a garantia da qualidade e quantidade d água oriunda do reservatório. O objehvo desta pesquisa é avaliar a qualidade e riscos ambientais da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, considerando o uso e ocupação do solo, e as condições do reservatório de água por meio da análise de comunidades de fitoplanctôns, ensaios ecotoxicológicos e de parâmetros físico-químicos em duas épocas do ano (estiagem e chuva).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (13) . , Integrantes: Aquila Silva Levindo - Coordenador / WELLINGTON NUNES DE OLIVEIRA - Integrante / ALEXANDRE KEPLER SOARES - Integrante / ALCIDES JUNIO LEMES MARQUES - Integrante / KÁTIA ALCIONE KOPP - Integrante / NILSON CLEMENTINO FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Avaliação de Impactos Ambientais da Expansão Urbana da Região Metropolitana de Goiânia, Descrição: Muitos municípios brasileiros apresentam padrão descontínuo de expansão da mancha urbana, isto é, padrão periférico de crescimento, que causam baixa densidade de ocupação do solo urbano, aumento das distâncias, ineficiência dos transportes, elevação dos custos sociais e privados da urbanização e comprometimento irreversível da eficiência da administração pública (Bolaffi, 1982) O município de Goiânia entre os anos de 1975 e 2002 teve sua área urbana praticamente duplicada, sendo que os setores norte e oeste da área urbana foram as que apresentaram maiores expansões. Em particular, a região sul do município foi a que apresentou menor expansão, pois já atingiu o limite do município de Aparecida de Goiânia (Silva et al., 2005). A expansão urbana desordenada tem causado inúmeros impactos socioambientais, tais como contaminação do solo, dos recursos hídricos e dos recursos atmosféricos, além de impactos nas infraestruturas das cidades, tais como redes educacionais, segurança pública, transporte, energia, saneamento básico, entre outras. Os objetivos desta pesquisa são: Mapeamento multitemporal e temático da expansão urbana da região metropolitana de Goiânia a partir da década de 1970 até 2010, a partir de imagens obtidas por satélites de sensoriamento remoto; - Análise geográfica dos impactos ambientais causados pela expansão urbana na região metropolitana de Goiânia entre a década de 1970 até 2010; - Modelagem da dinâmica da paisagem para elaboração da simulação da expansão urbana na região metropolitana de Goiânia até a década de 2050; - Análise dos impactos socioambientais da expansão urbana na região metropolitada de Goiânia até 2060 e - Elaboração e submissão de dois artigos científicos para publicação em periódicos indexados, sobre os resultados obtidos nesta pesquisa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Aquila Silva Levindo - Coordenador / WELLINGTON NUNES DE OLIVEIRA - Integrante / NILSON CLEMENTINO FERREIRA - Integrante / PAULO SÉRGIO SCALIZE - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Avaliação de Cenários sobre a Fragmentação da Paisagem do Bioma Cerrado, Descrição: O bioma Cerrado compreende uma área de 2.039.387 km2, abrangendo 12 estados (IBGE, 2004). Outra característica importante do bioma é sua relação geográfica com as nascentes e parte considerável das três maiores bacias da América do Sul (i.e. Paraguai Paraná, Araguaia- Tocantins e São Francisco), A sua sazonalidade pluviométrica tem grande relação com a cobertura vegetal nativa, suas limitações hídricas e edáficas (Motta et al., 2002). Devido suas características físicas e sua enorme biodiversidade, o Cerrado é considerado um dos hotspots de biodiversidade no mundo (Myers et al., 2000), tanto por seus aspectos naturais, quanto pela intensa ocupação agropastoril que o transformou na principal fronteira de expansão agrícola brasileira (Klink & Machado, 2005; Miziara & Ferreira, 2007). Estimativas quanto à ocupação e conversão do bioma Cerrado variam da ordem de 40% (Mantovani & Pereira, 1998; Mittermayer et al., 1999; Sano et al., 2002), 47% (Eva et al., 2004) a 55% (Machado et al., 2004). Uma iniciativa de monitoramento da vegetação nativa do bioma Cerrado que merece destaque é o Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos (SIAD) (Ferreira et al., 2007a), desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG/UFG). Para o período de 2003 a 2006, através do SIAD foram detectados 22.580 km2 de áreas com alteração na cobertura vegetal nativa que podem indicar ocorrência de novos desmatamentos, concentrados principalmente nos Estados do Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. Atualmente, existem duas regiões aonde a vegetação nativa vem sendo mais intensamente alterada, ou seja, no estado do Mato Grosso e no oeste da Bahia, aonde vem se desenvolvendo principalmente a monocultura para exportação. É importante observar também, que na porção centro-sul do bioma Cerrado, praticamente não ocorreu alteração da cobertura vegetal nativa, no entanto naquela região já não existem áreas com remanescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Aquila Silva Levindo - Coordenador / NILSON CLEMENTINO FERREIRA - Integrante / WALLESKA ALVES DE AQUINO FERREIRA - Integrante / CASSIO HENRIQUE GIUSTI CEZARE - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2017
Prêmio CREA-GO de Meio Ambiente, CREA-GO.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Verdan Engenharia SustentávelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Outras informações:
Sócio na Verdan Engenharia Sustentável. Empresa responsável por prover à sociedade o desenvolvimento sustentável mediante projetos de eficiência energética, eficiência hídrica, sustentabilidade em processos industriais, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos, geração de energia por meio de alternativas sustentáveis.
2019 - 2020
Equilíbrio AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 15
Outras informações:
Engenheiro Sanitarista e Ambiental desenvolvendo projetos de tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, licenciamento ambiental e monitoramento ambiental.
2017 - 2018
Instituto VIDA Gestão Ambiental e MunicipalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Engenheiro Sanitarista e Ambiental. Atuou nas seguintes áreas: Captação e Prospecção de Clientes; Planejamento, Estruturação e Fechamento de Negócios; Pós-vendas e Relacionamento com clientes; Elaboração de PMSB, Licenciamento Ambiental, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, Projetos de Recuperação de Nascentes, Laudos Técnicos Ambientais, Planta Baixa, Mapas Georreferenciados, Estudos para Criação de Unidades de Conservação.
2016 - 2017
Saneatech Engenharia e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Engenheiro Sanitarista e Ambiental. Atuou nas seguintes áreas: Captação e Prospecção de Clientes; Planejamento, Estruturação e Fechamento de Negócios; Pós-vendas e Relacionamento com clientes; Elaboração de estudos para licenciamento ambiental como: PCA, PGA, PGRS, PGRSS, EIA, RIMA, IPA, RCA, MCA, MCE, UTIs, outorgas, entre outros. Desenvolvimento de projetos de ETEs, ETAs, Filtros, e projetos eficiência energética. Comercialização de produtos para aceleração de compostagem, biorremediadores.
2015 - 2015
TECNOCADVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Elaboração de projetos de rede de distribuição, memoriais descritivos para sistemas de abastecimento de água, Projetos de ETA e ETEs.
2014 - 2014
Environmental School of Sustainable and Infrastructural EngineeringVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação em desenvolvimento de pesquisa para remoção de Cálcio e Magnésio de efluentes industriais através de Troca Iônica.
2013 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intercâmbio Acadêmico Ciências sem Fronteiras
Outras informações:
Participação no programa Ciências sem Fronteriras como bolsista onde a CAPES foi a instituição de fomento.
Durantes o intercâmbio, estudei o idioma Inglês e cursei disciplinas na Universidade do Arizona - EUA/AZ de Engenharia Ambiental.
2012 - 2013
Laboratório de Análises da Qualidade da Água e Monitoramento AmbientalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário em análises físico-químicas da qualidade da água distribuída em Goiás.
2020 - Atual
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - GOIASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Institucional, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Áquila Silva Levindo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?