Rosana Soares de Lacerda

Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Especialista no Ensino de Geografia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED; Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2012). Medalha de Ouro na I Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas do Estado do Piauí, realizada pela Coordenação do Departamento de Matemática da UFPI e pela SEDUC-PI. Atualmente é professora da Unidade Escolar José Marques - 13 GRE - SEDUC - PI; tutora do curso de Especialização em Ensino de Geografia e Pesquisa da CEAD/UFPI; e membra do grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo - GEODOC/UFPI e do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF/UnB; Possui experiência no Ensino Superior como Professora do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR, professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e professora Tutora do Curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Educação à Distância, da Universidade Federal do Piauí - CEAD/UFPI; e no Ensino Básico: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA. Experiência em gestão escolar como coordenadora e na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Ensino de Geografia e Formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2021 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Marília Luíza Peluso

Mestrado em GEOGRAFIA

2016 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: O livro didático de Geografia do Ensino Médio: análise e discussão da linguagem imagética
, Ano de Obtenção: 2018.Raimundo Lenilde de Araújo.

Especialização em Ensino de Geografia

2011 - 2012

Faculdade Latino Americana de Educação
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DE TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: Judson Jorge da Silva

Graduação em GEOGRAFIA 489-2

2007 - 2012

Universidade Estadual do Piauí
Título: O Impacto da implantação de cisternas na 12ª microárea do município de Várzea Branca-PI: Uso e Conservação
Orientador: Verônica Campos Batista

Formação complementar

2017 - 2017

Formação de Gestores. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Estado da Educação do Piauí, SEDUC-PI, Brasil.

2016 - 2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 100h). , Núcleo de Educação a Distância da Unesp - NEaD/Unesp, UNESP ABERTA, Brasil.

2016 - 2016

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 80h). , Formação Fácil - Cidade Aprendizagem, FFCA, Brasil.

2016 - 2016

Gestão Escola. (Carga horária: 80h). , Formação Fácil - Cidade Aprendizagem, FFCA, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação (formação inicial e continuada) para professores da EJA. (Carga horária: 126h). , Secretaria Municipal de Educação de Várzea Branca - PI, SMECVB, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação em Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 180h). , Instituto de Educação Piauiense, IEP, Brasil.

2005 - 2005

Programa de verão 2005 / matemática. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

LACERDA, R. S. . VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciêcias. 2022. (Congresso).

LACERDA, R. S. . I Simpósio Interdisciplinar de Educação do Polo da UAB de Anísio de Abreu. 2018. (Outro).

LACERDA, R. S. ; SANTOS, Gláucia Barradas . I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA. 2015. (Outro).

LACERDA, R. S. . II Semana Acadêmica e I Colóquio do Pibid, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. 2015. (Outro).

LACERDA, R. S. . 1 Grupo de Discussão: Geografia e Pesquisa. 2015. (Outro).

LACERDA, R. S. . Seminário de Estágio Curricular Supervisionado de Geografia. 2015. (Outro).

LACERDA, R. S. . Seminário de Estágio Curricular Supervisionado de Geografia. 2015. (Outro).

LACERDA, R. S. . III Encontro de Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Novo ensino médio, Livro Didático e Ensino de Geografia. 2023. (Encontro).

MUV: Ciência em Movimento. 2023. (Outra).

XI Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia, organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG). 2023. (Outra).

Dia do Professor de Geografia. 2022. (Outra).

Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos.Novo ensino médio: lugar da Geografia no currículo do Piauí. 2022. (Encontro).

Encontro Nacional de Prática de ensino em Geografia.Representação da mulher no Livro Didático. 2022. (Encontro).

II Congresso Iberoamericano Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania. 2022. (Congresso).

V Fórum Brasileiro do Semiárido e V Colóquio De Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia VFBSA/ VCPGFEG. 2022. (Outra).

A Política Nacional do Livro Didático e seus desdobramentos no cenário atual. 2021. (Seminário).

I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia. O USO DA CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOBRE PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS EM TEMPO DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia. ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR E O PENSAMENTO GEOESPACIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. 2021. (Congresso).

III ENCONTRO DE GESTORES. 2021. (Encontro).

Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): entre escolhas e usos do Livro Didático na Geografia. 2021. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial em formato virtual,. 2021. (Congresso).

XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.QUAL O ESPAÇO DA GEOGRAFIA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS?. 2021. (Encontro).

?Seminário Educação Contextualizada e Solos do Semiárido: Partilhando Saberes??. 2020. (Seminário).

X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia ? percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar. 2020. (Outra).

III ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ. 2018. (Encontro).

I Simpósio Interdisciplinar de Educação do Polo da UAB de Anísio de Abreu.Mesa redonda - A pesquisa Científica na Formação de Professores: Desafios e Perspectivas. 2018. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional de Geógrafos - Pensar e fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial.Lugar em fotografia: uma ação possível no ensino de Geografia. 2018. (Encontro).

II Conferência da Licenciatura em Biologia.A importância do Estágio na formação do licenciando. 2017. (Outra).

II Conferência da Licenciatura em Biologia.A importância do estágio na formação do licenciando. 2017. (Outra).

XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia.Livro Didático: da formação do professor ao uso em sala de aula e suas implicações no ensino de geografia. 2017. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia: Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e Práticas na Educação Básica.CHARGE: Possibilidades para o ensino de geografia. 2017. (Encontro).

Agroeco Web 1 Congresso Internacional Online de Agroecologia. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2016. (Congresso).

1 Grupo de discussão: Geografia e Pesquisa.O Ensino de Geografia no Ensino Médio na Unidade Escolar Letícia Macêdo. 2015. (Simpósio).

1 Grupo de discussão: Geografia e Pesquisa.O uso de imagens no Ensino de Geografia. 2015. (Simpósio).

I Diálogos Educacionais, A EDUCAÇÃO NA ERA GLOBALIZADA. 2015. (Congresso).

I Seminário de Estágio Curricular Supervisionado de Geografia.A prática docente e o Ensino de Geografia. 2015. (Seminário).

I seminário de Estágio Supervisionado de Geografia.I seminário de Estágio Supervisionado de Geografia. 2015. (Seminário).

I seminário de Estágio Supervisionado de Geografia. 2015. (Seminário).

IV Congresso Nacional do Cangaço. 2015. (Congresso).

I Semana Acadêmica: Educação, Ciência, e Cultura na Academia.Desafios e perspectivas do professor na contemporaneidade. 2014. (Outra).

Mesa Redonda - dia do Geógrafo.Contribuições da Ciência Geográfica para o Entendimento da Temática Ambiental. 2013. (Outra).

IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU. A Geografia escolar, o professor e a pesquisa como fundamento para a prática docente. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rosa Maria da Conceição dos Santos

Araújo, Raimundo Lenilde de.;LACERDA, R. S.; SILVA, Lineu Aparecido Paz e.. A ESPACIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NA CIDADE DE BARRAS/PIAUÍ. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento Urbano e Gestão Socioambiental das Cidades) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gabrielly de Jesus Fernandes

Araújo, Raimundo Lenilde de.;LACERDA, R. S.; SILVA, F. D. P. R. E.; CARNEIRO, R. N.. ?O Novo Ensino Médio e o ensino de Geografia: uma análise a partir dos desafios evidenciados nas aulas de Geografia da U. E. Professora Maria de Lourdes Rebelo de Teresina/PI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Tainara Da Silva do Carmo

Araújo, Raimundo Lenilde de.;LACERDA, R. S.; SILVA, F. D. P. R. E.; CARNEIRO, R. N.. A inter-relação entre a cidadania e a Geografia: uma análise no 9 Ano do Ensino Fundamental no CETI Maria Melo Teresina/PI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sara Maria Félix Costa dos Santos

Araújo, Raimundo Lenilde de.;LACERDA, R. S.; SOUSA, Arlane Silva de; SANTANA, C. S. A.. Desafios do ensino de Geografia para os alunos com transtorno do espectro autista na Escola Regular de Ensino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ANGELITA BARROSO DE CARVALHO

LACERDA, R. S.; Araújo, Raimundo Lenilde de.; ALENCAR, Josivane José de; SOARES, Zildene Paes. Redes sociais: a influência do WhatsApp nas relações sociais em São João do Piauí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edvan Teixeira Soares Filho

LACERDA, R. S.; CARVALHO, José Iomar Oliveira; Araújo, Raimundo Lenilde de.; SOARES, Zildene Paes. O destino do lixo no município de Nova Santa Rita ? PI: problemas e soluções. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Israel Soares de Santana

LACERDA, R. S.; CARVALHO, José Iomar Oliveira; NUNES, Fernandes Pereira; SOUSA, Andrea Gino de. Agricultura familiar no assentamento Bugio-Nova Santa Rita-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Eugênia Costa Sousa

LACERDA, R. S.; BARBOSA, Aline Camilo; ALENCAR, Josivane José de; SOUSA, Andrea Gino de. A importância da aula de campo no ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marivânia Nunes da Silva

LACERDA, R. S.; BARBOSA, Aline Camilo; Araújo, Raimundo Lenilde de.; SOUSA, Andrea Gino de. O uso das tecnologias nas aulas de geografia dos alunos do IFPI de São João do Piauí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Silmara Maiara de Sousa Magalhães

LACERDA, R. S.; VIEIRA, Ângela Oliveira; Araújo, Raimundo Lenilde de.; SOUSA, Andrea Gino de. Olhar geográfico sobre as transformações do bairro Barro Vermelho em são João do Piauí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sintia Nunes de Moraes

LACERDA, R. S.; CARVALHO, José Iomar Oliveira; ALENCAR, Josivane José de; SOUSA, Andrea Gino de. O ensino de Geografia no ensino fundamental II na Unidade Escolar Salomão Carvalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Mayra Nayara Nair dos Santos

LACERDA, R. S.; SILVA, Waldirene Alves Lopes da; VASCONCELOS, Marcela Vitória. Ensino de Geografia Física: Indicativos de Processos de Formação do Profissional a partir do Ensino Básico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Josélia Soares de Moura

LACERDA, R. S.; Soares, César Dias; FERREIRA, Ticiane Ferreira. A informática como ferramenta colaborativa no processo de ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lucineide Ribeiro da Silva

LACERDA, R. S.; Soares, César Dias; CARVALHO, José Iomar Oliveira. O uso de tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Paula Santana dos Santos

LACERDA, R. S.; FERREIRA, Ticiane Ferreira; CARVALHO, José Iomar Oliveira. O microcrédito rural Agroamigo e a agricultura familiar na comunidade Tanque Novo, município de Nova Santa Rita-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: MARIA DE JESUS DAS CHAGAS MESQUITA PINHEIROS

LACERDA, R. S.; SOUSA, Andrea Gino de; SOUSA,Adriana Pereira. As consequências das queimadas ao solo no projeto Santa Clara - Canto do Buriti - PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: IRONEIDE DOS SANTOS SOBREIRA

LACERDA, R. S.; SOUSA, Andrea Gino de; SOUSA,Adriana Pereira. Reciclagem do lixo na escola: estudo de caso na escola municipal José Manoel Sobreira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: FIDEL RODRIGUES DA SILVA

LACERDA, R. S.; SOUSA, Andrea Gino de; SOUSA,Adriana Pereira. A educação ambiental na formação do sujeito crítico/reflexivo na educação de jovens e adultos: uma análise na Unidade Escolar Agostinho Valente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fábio Pereira da Silva

SOUSA, Andrea Gino de; SOUSA,Adriana Pereira;LACERDA, R. S.. A importância da Educação ambiental no currículo escolar: perspectiva dos alunos da instituição pública de ensino Coronel Agostinho Valente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ANDERSON TORRES PEREIRA

SOUSA, Andrea Gino de; SOUSA,Adriana Pereira; FEITOSA, Luzia Borges Coelho Duarte;LACERDA, R. S.. Observação sobre o lixo urbano em Brejo do Piauí - PI: Uma análise a partir do serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leila Maria Fortes

ALENCAR, Josivane José de; BARBOSA, Aline Camilo;LACERDA, R. S.; CARNEIRO, Wesley Pinto. Cidade e afetividade: estudo dos sentimentos e emoções dos moradores de Esperantina através dos mapas afetivos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lucimário do Nascimento Dias

BRULE, David Mello Van Den;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Centro e Centrallidade em São Raimundo Nonato - PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS

Araújo, Raimundo Lenilde de.; SILVA, Lineu Aparecido Paz e.;LACERDA, R. S.. Avaliação no ensino de geografia: a prática docente dos supervisores PIBID UFPI em Teresina, Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Romeu de Santana dos Santos

SANTANA, Elizabeth Abreu;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. A importância do parque Serra da Capivara para o Sítio do Mocó - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Renata de Castro Antunes

LACERDA, R. S.; ROMCY, P de Oliveira; SANTOS, Amaya de Oliveira. O ensino de Geografia para alunos com surdez na Unidade Escolar Epitácio Alves Pamplona. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Joedson Ferreira Dias

SANTOS JÚNIOR, Washington Ramos dos; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro;LACERDA, R. S.. Degradação ambiental na confluência do Rio Piauí com o riacho do Baixão da Vereda, São Raimundo Nonato - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Zildene Paes Soares

SANTANA, Elizabeth Abreu; SILVA, Waldirene Alves Lopes da;LACERDA, R. S.. A percepção dos moradores do Assentamento Lagoa Novo Zabelê, no município de São Raimundo Nonato - PI, em relação ao turismo local. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Michele de França Passos

SANTOS, Gláucia Barradas;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Caracterização do acadêmico no curso de licenciatura plena em Geografia da UESPI e sua percepção sobre a carreira docente (2010-2013). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Salvadora

SILVA, Waldirene Alves Lopes da;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Impactos da seca 2010-2013 sobre a agricultura familiar na localidade Baixão da Umburana em Coronel José Dias - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Fábio da Trindade Figueiredo

LACERDA, R. S.; SANTOS JÚNIOR, Washington Ramos dos; NUNES, Fernandes Pereira. Os efeitos da seca na comunidade Baixão do Mel, Jurema - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Teresinha Soares da Silva Braga

LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro; NUNES, Fernandes Pereira. O programa biodiesel e as repercussões do cultivo da mamona no Assentamento Novo Zabelê em ão Raimundo Nonato - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Roseany de Santana Oliveira

LACERDA, R. S.; SILVA, Judson Jorge; CASTRO, Leandro Dias. O ensino de Geografia no Ensino Médio na Unidade Escolar Letícia Macêdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Anny Karoline Ferreira Miranda

LACERDA, R. S.; SILVA, Waldirene Alves Lopes da; CASTRO, Leandro Dias. Abordagem do tema Educação Ambiental dentro da disciplina de Geografia nas turmas de 6 a 9 ano da Unidade Escolar Mon. Senhor Nestor, Município de Coronel José Dias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Gonçalves da Silva

LACERDA, R. S.; SILVA, Waldirene Alves Lopes da; SANTOS, Gláucia Barradas. Os impactos ambientais decorrentes do cultivo da mamona no Assentamento Fazenda Santa Clara, Município de Canto do Buriti - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Fernanda Pereira da Costa

LACERDA, R. S.; SILVA, Waldirene Alves Lopes da; SANTOS, Gláucia Barradas. Estratégias de manejo pastoril no período de estiagem "2010/2013" na Comunidade São Miguel, Coronel José Dias - Piauí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Arionildo Alves Cavalcante

LACERDA, R. S.; SILVA, Judson Jorge; NUNES, Fernandes Pereira. A caprinocultura como fonte de renda e de desenvolvimento local da comunidade Sítio da Gaita, município de Dom Inocêncio - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Priscila da Silva Sousa

SANTOS, Gláucia Barradas; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro;LACERDA, R. S.. O ensino de Geografia e a educação ambiental na escola municipal de São Raimundo Nonato-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Auriene Braz de Farias e Bethânia Brandão Magalhães

SANTOS, Gláucia Barradas;LACERDA, R. S.; MAIA, Ícaro Cardoso. A construção de cisternas calçadão no município de Várzea Branca-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Pedrina da Costa Ramos

BRULE, David Mello Van Den;LACERDA, R. S.; MAIA, Ícaro Cardoso. O ensino de Geografia nas turmas de 8 e 9 anos na Unidade Escolar Deputado Edson Dias Ferreira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Leandra Dias da Silva

LACERDA, R. S.; SANTOS, Gláucia Barradas; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. O uso de cisterna de placa como alternativa na convivência com o espaço semiárido nas localidades São Miguel e Borda, município de Coronel José Dias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Jaceária Reis Vieira

LACERDA, R. S.; SANTOS, Gláucia Barradas; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Aspectos históricos e atuais do município de Socorro do Piauí - PI: um enfoque sobre o espaço urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Andreane Ribeiro Alves

LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Levantamento dos usos e impactos sobre o açude tanque no município de Bonfim do Piauí-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Natalândia dos Santos Silva

LIMA, Geislam Gomes;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Impactos ambientais da barragem Petrônio Portela para a localidade Onça em São Raimundo Nonato-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Fábia Lima de Sousa

MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro;LACERDA, R. S.; OLIVEIRA, Carlos José Rodrigues de. Levantamento da dinâmica de migração no assentamento Lagoa da Isabel, município de Anísio de Abreu - PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Rivânia de Santana Pereira

SANTOS, Gláucia Barradas; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro;LACERDA, R. S.. Causas e efeitos da ocupação inadequada das margens do rio Piauí em São Raimundo Nonato - PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Vaneza da Silva Guarino

SILVA, Waldirene Alves Lopes da;LACERDA, R. S.; MAGALHÃES, Fláavio Ribeiro. Impactos nas planícies fluviais do rio Gurguéia-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Orientou

Angélica da Silva Ribeiro

A importância das aulas práticas para os cursos técnicos de Hospedagem e Agroindústria; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Adriana de Brito Jacques

APLICABILIDADE DO USO DE RECURSOS NATURAIS PARA SUSTENTABILIDADE NA SUINOCULTURA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Alexandra Waléria Góes dos Santos

OPORTUNIDADES PARA O INGLÊS NO ÂMBITO TECNOLÓGICO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Ana Caroline Santos Araújo

ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA PANDEMIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Ângela Viana de Sousa Silva

PRÁTICAS E USOS DAS LINGUAGENS DURANTE O ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO VIRTUAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Brunna Mota Azevedo

A ESCOLA E A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Cilia Pereira Delmondes Pinheiro

A QUÍMICA ESTÁ EM TUDO?! USANDO OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA A PARTIR DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Maria Raimunda Djesus Neta

O uso de metodologias ativas no ensino remoto; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Polyana Silva Sousa Santos

Inclusão digital e social: Minicurso sobre aplicativo de rede social para idosos que vivem em casa de acolhimento na cidade de Floriano - PI; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Rosângela de Almeida

Desenvolvimento de Massa Alimentícia artesanal sem glúten enriquecido com farinha de banana verde; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Sandro Arrais Rodrigues

Atendimento ao cliente no formato virtual e entrega delivery; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Tainara Antunes Brasil

A Libras na Educação Infantil; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Veríssimo Barros Junior

Projeto Babaçu ? potencialização da prática empreendedora no ensino técnico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência para a EPT (DocentEPT)) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Leomar Ribeiro Brasil

A prática da agricultura na comunidade Zé Luís, município de Bonfim do Piaui; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Djanete Oliveira de Araújo

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA UNIDADE ESCOLAR DOIS DE OUTUBRO, ASSENTAMENTO LISBOA, MUNICIPIO SE SÃO JOÃO DO PIAUÍ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

LIDIANE DA ROCHA MONTEIRO SANTOS

Uso dos recursos didáticos no ensino de geografia da Unidade Escolar José Manoel Sobreira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Paulo César da Silva Pindaíba

A análise dos equipamentos urbanos da pequena cidade de Bonfim do Piauí-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Ana Paula Rocha da Silva

Feira livre de Caracol-PI e a comercialização dos produtos da agricultura familiar; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Aurino Soares dos Santos

Povoado Tanque Velho no município de São Braz/piauí: a sua formação geo-histórica e as influências de atividades extrativistas no período de 1910 a 2021; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

RONICLÉIA RIBBEIRO DE LUNA

Impactos socioambientais causados por fábrica de cerâmica aos residentes do Bairro Ribeirão, Anísio de Abreu ? PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Claudiene Ribeiro dos Santos Rocha

O ecoturismo no Parque Nacional Serra das Confusões município de Caracol - PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Marcineia Ferreira dos Santos

Migração em cidades pequenas: uma análise sobre a repulsão populacional em são Braz do Piauí-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Nayana Rodrigues Santos Pindaíba

Alfabetização cartográfica e as práticas de ensino de Geografia na Educação Básica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Breno da Costa Santos

Comercialização do mel produzido nas localidades Lagoa dos Patos e Pão de Açúcar, município de Várzea Branca-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

RAVENA DE SANTANA OLIVEIRA

Práticas da agricultura familiar: uma análise dos agricultores familiares de Várzea Branca-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Renê Dias e Castro Costa

A REALIDADE DO ASSENTAMENTO SITIO DO MEIO II NO MUNICIPIO DE VÁRZEA BRANCA-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Márcia Gabrielly Sousa da Silva

Agricultura familiar: abordagens no livro didático de Geografia do Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Djanete Oliveira de Araújo

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA UNIDADE ESCOLAR DOIS DE OUTUBRO, ASSENTAMENTO LISBOA, MUNICIPIO DE SÃO DE JOÃO DO PIAUÍ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

LIDIANE DA ROCHA MONTEIRO SANTOS

O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR ALCIDES JOSÉ DE MOURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

ANGELITA BARROSO DE CARVALHO

Redes sociais: a influência do WhatsApp nas relações sociais em São João do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Edvan Teixeira Soares Filho

O destino do lixo no município de Nova Santa Rita ? PI: problemas e soluções; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Israel Soares de Santana

Agricultura familiar no assentamento Bugio-Nova Santa Rita-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Maria Eugênia Costa Sousa

A importância da aula de campo no ensino de Geografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Marivânia Nunes da Silva

O uso das tecnologias nas aulas de geografia dos alunos do IFPI de São João do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Silmara Maiara de Sousa Magalhães

Olhar geográfico sobre as transformações do bairro Barro Vermelho em são João do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Sintia Nunes de Moraes

O ensino de Geografia no ensino fundamental II na Unidade Escolar Salomão Carvalho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Maria Josélia Soares de Moura

A informática como ferramenta colaborativa no processo de ensino aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Lucineide Ribeiro da Silva

O uso de tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Ana Paula Santana dos Santos

O microcrédito rural Agroamigo e a agricultura familiar na comunidade Tanque Novo, município de Nova Santa Rita-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Fábio da Trindade Figueiredo

Os efeitos da seca na comunidade Baixão do Mel Jurema Piauí, entre o período 2012 - 2013; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Teresinha Soares da Silva Braga

A implantação do programa biodiesel através do cultivo da mamona no Assentamento Novo Zabelê, município de São Raimundo Nonato-PI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Roseany de Santana Oliveira

O ensino de geografia nas series de 1° a 3° ano do ensino médio, na unidade escolar Leticia Macêdo, na cidade de Anísio de Abreu-PI; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Aline Gonçalves da Silva

Os impactos ambientais decorrentes da inserção do cultivo da mamona, no assentamento Fazenda Santa Clara, no Município de Canto do Buriti - PI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Anny Karoline Ferreira Miranda

Abordagem do tema educação ambiental dentro da disciplina de Geografia, nas turmas de 6 ao 9 ano da Unidade Escolar Mon; Senhor Nestor, município de Coronel José Dias - PI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Maria Jaceária Reis Vieira

Aspectos históricos e atuais do município de Socorro do Piauí - PI: Um enfoque sobre o espaço urbano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Leandra Dias da Silva Mata

O uso da cisterna de placa como alternativa na convivência com o espaço semiárido nas localidades São Miguel e Borda município de Coronel José Dias ? PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Rosana Soares de Lacerda;

Produções bibliográficas

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Livro didático de geografia do ensino médio: análise e discussão da linguagem imagética. In: Raimundo Lenilde de Araújo; Armstrong Miranda Evangelista; Andréa Lourdes Monteiro Scabello. (Org.). Ensino de geografia: avanços, perspectivas e possibilidades. 1ªed.Sobral - CE: Sertão Cult, 2023, v. , p. 167-188.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Livro didático de geografia do ensino médio: análise e discussão da linguagem imagética. In: Raimundo Lenilde de Araújo; Armstrong Miranda Evangelista; Andréa Lourdes Monteiro Scabello. (Org.). Ensino de geografia: avanços, perspectivas e possibilidades. 1ªed.Sobral - CE: Sertão Cult, 2023, v. , p. 167-188.

  • CARMO, T. S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Programa residência pedagógica: possibilidades e realidades. In: Raimundo Lenilde de Araújo; Cassandra de Sousa Cunha; Francisco José da Silva Santos; Miguel da Silva Neto. (Org.). GEODOC Publicações: EGAL 2021. 1ªed.Sobral - CE: Sertão Cult, 2022, v. , p. 79-101.

  • LACERDA, R. S. ; SILVA, Lineu Aparecido Paz e. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Estágio curricular supervisionado remoto em Geografia: estratégias e desafios em tempos de pandemia. In: Raimundo Lenilde de Araújo; Cassandra de Sousa Cunha; Francisco José da Silva Santos; Miguel da Silva Neto. (Org.). GEODOC Publicações: EGAL 2021. 1ªed.Sobral - CE: Sertão Cult, 2022, v. , p. 103-125.

  • Araújo, Raimundo Lenilde de. ; Sousa, Marcos Gomes de ; LACERDA, R. S. . ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS REMOTAS: DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ZORAIDE ALMEIDA, TERESINA/PI. In: Paula Almeida de Castro; Ruth Brito de Figueiredo Melo. (Org.). Tecnologias e Educação. 21ªed.Campina Grande: Editora Realize, 2022, v. , p. 61-80.

  • CARMO, T. S. ; SAMPAIO, W.S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Geografia, Educação ambiental e sua importância na formação do aluno-cidadão. In: José Eduardo de Melo Soeiro... [et al.]. (Org.). Educação ambiental no contexto curricular e curricular. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2021, v. , p. 125-133.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Livro didático de Geografia do ensino médio: breve análise e discussão da linguagem imagética. In: Glauciana Alves Teles; Sérgio Claudino; José Falcão Sobrinho. (Org.). Ensino e formação de professores de geografia: experiências no semiárido brasileiro e em Portugal. 1ed.Sobral-CE: Sertão Cult, 2020, v. 1, p. 165-202.

  • LACERDA, R. S. . Música e História em quadrinhos no ensino de Geografia. In: OLIVEIRA, Stanley, Braz de; COSTA SOBRINHO, Werton Rios da.. (Org.). Educação Geográfica: Ensino, pesquisa, e prática. 02ed.São Raimundo Nonato-PI: FAM, 2019, v. , p. 127-144.

  • LACERDA, R. S. . Música e história em quadrinhos no ensino de geografia. In: Stanley Braz de Oliveira; Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho. (Org.). Educação geográfica: Ensino, pesquisa e prática. 2ed.São Raimundo Nonato-PI: FAM, 2019, v. 1, p. 127-144.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . A imagem no Livro Didático e no Ensino de Geografia. In: Stanley Braz de Oliveira; Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho. (Org.). Ensino de Geografia. 1ªed.Piauí: FAM, 2018, v. 01, p. 178-197.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . A imagem no livro didático e no ensino de Geografia. In: OLIVEIRA, Stanley, Braz de; COSTA SOBRINHO, Werton Rios da.. (Org.). Ensino de Geografia: Teorias e práticas. 01ed.São Raimundo Nonato-PI: FAM, 2018, v. 01, p. 178-198.

  • LACERDA, R. S. ; SILVA, Judson Jorge . O ensino de Geografia na contemporaneidade com o uso de tecnologias e a formação docente. In: Jorge Eduardo de Abreu Paula; Allan Richardson Maciel dos Santos; Ana Beatriz Ribeiro dos Santos; Hikaro Kayo de Brito Nunes; Gessica Maria Mesquita Monteiro. (Org.). Anais XIII Simpósio de Geografia da UESPI: Reflexões e desafios do pensar e do fazer geográfico frente a complexidade do mundo atual. 1ªed.Teresina - PI: UESPI, 2015, v. , p. 52-56.

  • LACERDA, R. S. ; PELUSO, Marília Luisa . Representação da mulher no livro didático. In: 15 Encontro Nacional de Prática de Pesquisa em Geografia ? 15 ENPEG, 2023, Salvador - BA. ANAIS ENPEG - EIXO 3, 2022. p. 01-12.

  • LACERDA, R. S. ; PELUSO, Marília Luisa . Novo ensino médio, Livro Didático e Ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2023, Palmas - TO. Anais do XV ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2023. p. 01-12.

  • CARMO, T. S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E DESAFIOS. In: VIII Encontro Nacional das licenciaturas; VII Seminário do PIBID; Segundo seminário do Residência Pedagógica, 2022. Anais do VIII ENALIC. Campina Grande - PB: Realize eventos científicos e editora, 2021. v. 1. p. 1.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . LUGAR EM FOTOGRAFIA: UMA AÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos-Pensar e fazer a Geografia Brasileira século XXI, 2018, João Pessoa-PB. Anais eletrônicos - XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018.

  • LACERDA, R. S. . Livro Didático: da formação do professor ao uso em sala de aula e suas implicações no ensino de geografia. In: XII Encontro, 2017, Porto Alegre - RS. XII Encontro Nacional da ANPEGE - ANAIS 2017, 2017. p. 5708-5719.

  • Soares, César Dias ; LACERDA, R. S. . A EAD NA SOCIEDADE DA INTERAÇÃO. In: IV CONEDU, 2017, João Pessoa-PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande-PB: Realize Eventos Científicos & Editora, 2017.

  • LACERDA, R. S. ; Soares, César Dias ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . GEOGRAFIA ESCOLAR, O PROFESSOR E A PESQUISA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE. In: IV CONEDU, 2017, João Pessoa-PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande-PB: Realize Eventos Científicos & Editora, 2017.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . CHARGE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. Anais do XIII ENPEG, 2017.

  • LACERDA, R. S. . Formação docente e estágio supervisionado. In: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 1.

  • CARMO, T. S. ; SAMPAIO, W.S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . O filme como instrumento didático na percepção da identidade regional do semiárido brasileiro: uma abordagem teórica para o ensino de Geografia. In: V Fórum Brasileiro do Semiárido e V Colóquio De Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia VFBSA/ VCPGFEG, 2022, Sobral - CE. Anais do V Fórum Brasileiro do Semiárido e V Colóquio De Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia VFBSA/ VCPGFEG. Sobral - CE: Rede de Pesquisa e Extensão do Semiárido/RPES, 2022. p. 548-553.

  • LACERDA, R. S. ; SILVA, Judson Jorge . O Ensino de geografia na contemporaneidade com uso de tecnologias e a formação docente. In: XIII Simpósio de Geografia da UESPI-Reflexões e desafios do pensar e do fazer geográfico frente a complexidade do mundo atual, 2015, Teresina. Anais do XIII Simpósio de Geografia da UESPI: Reflexões e desafios do pensar e do fazer geográfico frente a complexidade do mundo atual, 22 a 25 de outubro de 2013. Teresina: UESPI, 2013. p. 52-56.

  • LACERDA, R. S. ; PELUSO, Marília Luisa . Representação da mulher no Livro Didático. In: 15 Encontro Nacional de Prática de Pesquisa em Geografia ? 15 ENPEG, 2023, Salvador - BA. Caderno programação e resumos [do] XV ENPEG. Salvador - BA: Universidade do Estado da Bahia., 2022. p. 371-371.

  • FERNANDES, G. J. ; CARMO, T. S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Uso da charge no ensino de geografia: uma abordagem sobre problemas sociais urbanos em tempo de pandemia. In: Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia, 2021, Santa Maria - RS. Anais do I Congresso Latino Americano de Ensino de Geografia. Araquari: Casa de Hiran, 2021. v. 1. p. 50-50.

  • CARMO, T. S. ; FERNANDES, G. J. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Ensino de Geografia, Cartografia escolar e o pensamento espacial : uma abordagem teórica. In: Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia, 2021, Santa Maria - RS. Anais do I Congresso Latino Americano de Ensino de Geografia. Araquari: Casa de Hiran, 2021. v. 1. p. 71-71.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. ; SILVA, Lineu Aparecido Paz e. . Estágio curricular supervisionado remoto em Geografia: estratégias e desafios em tempo de pandemia. In: XVIII Encuentro de Geografías de América Latina y VIII Congreso Nacional de Geografía de Universidades públicas de la República Argentina: construyendo saberes emancipatorios desde y para América Latina, 2021, Córdoba - Argentina. Memorias del XVIII Encuentro de Geografías de América Latina y VIII Congreso Nacional de Geografía de Universidades públicas de la República Argentina: construyendo saberes emancipatorios desde y para América Latina. Córdoba - Argentina: Facultad de Filosofía y Humanidades - Universidad Nacional de Córdoba, 2021. p. 251-252.

  • CARMO, T. S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Programa Residência Pedagógica: possibilidades e realidades. In: XVIII Encuentro de Geografías de América Latina y VIII Congreso Nacional de Geografía de Universidades públicas de la República Argentina: construyendo saberes emancipatorios desde y para América Latina, 2021, Córdoba - Argentina. Memorias del XVIII Encuentro de Geografías de América Latina y VIII Congreso Nacional de Geografía de Universidades públicas de la República Argentina: construyendo saberes emancipatorios desde y para América Latina. Córdoba - Argentina: Facultad de Filosofía y Humanidades - Universidad Nacional de Córdoba, 2021. p. 255-256.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . CHARGE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte-MG. Caderno de Resumos do XIII ENPEG, 2017.

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . LIVRO DIDÁTICO: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR AO USO EM SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Encontro Nacional da ANPEGE , 2017.

  • LACERDA, R. S. . Formação docente e estágio supervisionado. Anais III CONEDU 2016 , 2016.

  • LACERDA, R. S. ; PELUSO, Marília Luisa . Novo ensino médio, Livro Didático e Ensino de Geografia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, R. S. ; PELUSO, Marília Luisa . Representação da mulher no Livro Didático. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, R. S. . Novo ensino médio: lugar da Geografia no currículo do Piauí. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, R. S. . GEOGRAFIA E O NOVO ENSINO MEDIO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, R. S. . GEOGRAFIA E O NOVO ENSINO MEDIO.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARMO, T. S. ; FERNANDES, G. J. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR E O PENSAMENTO GEOESPACIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, G. J. ; CARMO, T. S. ; LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . O USO DA CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOBRE PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS EM TEMPO DE PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . QUAL O ESPAÇO DA GEOGRAFIA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, R. S. ; Araújo, Raimundo Lenilde de. . Charge: Possibilidades para o ensino de geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, R. S. . Livro Didático: da formação do professor ao uso em sala de aula e suas implicações no ensino de geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, R. S. . A Geografia escolar, o professor e a pesquisa como fundamento para a prática docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Soares, César Dias ; LACERDA, R. S. . A EaD Na Sociedade da Ineração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, R. S. . Formação docente e estágio supervisionado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, R. S. . O uso de imagens no Ensino de Geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, Anny Caroline Ferrreira ; LACERDA, R. S. . Abordagem do tema educação ambiental dentro da disciplina de geografia nas turmas de 6 a 9 anos da Unidade Escolar Monsenhor Nestor, município de Coronel José Dias - PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALENCAR, Haline Carvalho de ; LACERDA, R. S. . Moradias Inadequadas as Margens da Lagoa do Mato de São Raimundo Nonato - PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Roseany Santana ; LACERDA, R. S. . O Ensino de Geografia no Ensino Médio na Unidade Escolar Letícia Macêdo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LACERDA, R. S. . O Ensino de Geografia na Contemporaneidade com Uso de Tecnologias e a Formação Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

LACERDA, R. S. ; SANTOS, Gláucia Barradas ; AMORIM, Vanessa ; RIBEIRO, Graciely . A prática Docente e o Ensino de Geografia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LACERDA, R. S. . Desafios e perspectivas do professor na contemporaneidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LACERDA, R. S. ; ALENCAR, Josivane José de . O uso de charge no ensino de geografia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, R. S. . Oficina: O uso do livro didático de geografia. 2016. .

LACERDA, R. S. ; SANTOS, Gláucia Barradas . A Prática Docente e o Ensino de Geografia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2004

Medalha de Ouro na I Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas do Estado do Piauí, Coordenação do Departamento de Matemática da UFPI e SEDUC-PI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Unidade Escolar Jose Marques

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2011 - 2012

Unidade Escolar Jose Marques

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

2013 - 2015

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
vínculo com a Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias como professora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) desde junho de 2013, com carga horária Semanal de 20 horas.

2013 - 2014

Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2014 - 2016

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

2017 - 2021

Centro de Educação à Distância - Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de Geografia, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 2017.1 ESTATÍSTICA APLICADA A GEOGRAFIA GEOLOGIA APLICADA A GEOGRAFIA INTRODUÇÃO A ECONOMIA PARA GEOGRAFIA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE GEOGRAFIA 2017.2 CARTOGRAFIA I CLIMATOLOGIA I EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO GEOLOGIA AMBIENTAL HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO GEOLOGIA APLICADA A GEOGRAFIA INTRODUÇÃO A ECONOMIA PARA GEOGRAFIA INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 2018.1 CARTOGRAFIA II FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO GEOGRAFIA AGRÁRIA II GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO HIDROGRAFIA METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA 2018.2 BIOGEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA I LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDOLOGIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2019.1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DIDÁTICA GERAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTAGIO OBRIGATÓRIO I GEOGRAFIA URBANA I ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO BRASIL I 2019.2 ESTAGIO OBRIGATÓRIO II FOTOINTERPRETAÇÃO EM GEOGRAFIA GEOGRAFIA AGRÁRIA I GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA E DOS SERVIÇOS ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO BRASIL II ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO MUNDO 2020.1 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO III ÉTICA E CULTURA DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS,AFRICANOS E INDÍGENAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

2020 - 2020

Centro de Educação à Distância - Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
2020.1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO I - 60h

2018 - 2018

Centro de Educação à Distância - Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
2018.1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - 90h