Daniel Rocha Pereira
Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (UFMA, 2025), Mestre em Energia e Ambiente (UFMA, 2014), Engenheiro Ambiental (Universidade CEUMA, 2010), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UNESA, 2012), Especialista em Formas Alternativas de Energia (UFLA, 2012), Especialista em Análise de Riscos Ambientais (UFMA, 2014) e Especialista em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos (UFPA, 2016). Trabalhou na Universidade CEUMA na função de Docente e Pesquisador, nos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Produção, Computação, Petróleo e Gás e Estética. Foi Tutor EAD do curso Técnico em Segurança do Trabalho na UEMA; Trabalhou como Consultor na Empresa COMSEGMA Treinamentos e Serviços LTDA, desenvolvendo atividades em gestão ambiental. Trabalhou na Faculdade FESCEMP, na função de Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Administração; Atuou como Coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química e também como Professor e Pesquisador dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental, Química, Elétrica, Mecânica, Produção e Controle e Automação na Faculdade Pitágoras São Luís/MA (KROTON). Atuou também como Engenheiro Ambiental nas Empresas Ductor Implantação de Projetos e Arcadis Logos (prestando serviço à Empresa Vale).
Informações coletadas do Lattes em 21/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
2021 - 2025
Universidade Federal do Maranhão
Título: AVALIAÇÃO DO RESTO-INGESTA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS POR MEIO DA COMPOSTAGEM OTIMIZADA COM BIOCATALISADORES
Rita de Cássia Mendonça de Miranda. Palavras-chave: Desperdício Alimentar; Composto Orgânico; Matéria Orgânica; Reciclagem.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.
Mestrado profissional em Energia e Ambiente
2011 - 2014
Universidade Federal do Maranhão
Título: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE AVES MIGRATÓRIAS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE PÍER EM SÃO LUÍS - MA, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Dr. Francisco Savio Mendes Sinfronio
Palavras-chave: Aves migratórias; Aves aquáticas; Monitoramento de aves.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Ambiental. Setores de atividade: Construção; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Especialização em Planejamento e Manejo Integrados dos Recursos Hídricos
2013 - 2016
Universidade Federal do Pará
Título: Proposta de implantação de um Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva para unidade residencial de padrão popular
Orientador: Ma. Itapotiara do Carmo Correa Vilas Bôas
Especialização em Análise de Risco Ambiental
2012 - 2014
Universidade Federal do Maranhão
Título: ANÁLISE DO PROGRAMA DE CONTROLE DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE PÍER EM SÃO LUÍS - MARANHÃO
Orientador: Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfronio
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2011 - 2012
Universidade Estácio de Sá
Título: PROJETO DE INTERVENÇÃO: PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL E DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL PARA LOCAÇÃO DE BANHEIROS QUÍMICOS EM IMPERATRIZ-MA
Orientador: Dra. Mônica Gama
Especialização em Formas Alternativas de Energia
2010 - 2012
Universidade Federal de Lavras
Título: Construção de Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva Sem Bombeamento Elétrico (SAAC-SBE) utilizando materiais alternativos
Orientador: Dr. Gilmar Tavares
Graduação em Engenharia Ambiental
2006 - 2010
Universidade Ceuma
Título: USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA (SAAC)
Orientador: Me. Luis Alfredo Lopes Soares
Formação complementar
2016 - 2016
Integração de Novos Colaboradores. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Bancadas:Extraç.Liq-Liq;Ads.de Vapor;Agit.e Sed.;Estu.de Leitos;Filt.Prensa. (Carga horária: 4h). , LABTRIX INDUSTRIA DE BANCADAS TÉCNICAS, LIBT, Brasil.
2016 - 2016
Como vender ideias. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Manual Sobre a Lei de Anticorrupção. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Paixão por Educar. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Talento e Criatividade no Power Point. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação em Recrutamento e Seleção para RH. (Carga horária: 8h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação KLS 2.0 (Fase 2). (Carga horária: 10h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Apresentações de Sucesso. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação ENADE. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Integração- Avaliação Final. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Balanced Scorecard. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Produtividade com Outlook. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Salas Grandes. (Carga horária: 1h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação de Aprendizagem Discente. (Carga horária: 30h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação- KLS 2.0. (Carga horária: 6h). , Universidade Kroton Corporativa, KROTON, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Software QGIS. (Carga horária: 16h). , DUCTOR IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS LTDA, DUCTOR, Brasil.
2010 - 2010
Gestão Ambiental. (Carga horária: 96h). , Brava Cursos, BRAVA, Brasil.
2010 - 2010
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Psicologia Ambiental. (Carga horária: 40h). , IMAZON, IMAZON, Brasil.
2010 - 2010
Ética Empresarial. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Direito Ambiental. (Carga horária: 40h). , IMAZON, IMAZON, Brasil.
2010 - 2010
Reciclagem. (Carga horária: 96h). , Brava Cursos, BRAVA, Brasil.
2009 - 2009
Auditoria Ambiental. (Carga horária: 80h). , PORTAL DA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Botânica. (Carga horária: 80h). , PORTAL DA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2008 - 2008
FUNDAMENTOS DE REDE. (Carga horária: 15h). , Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.
2005 - 2005
Alimentação Alternativa. (Carga horária: 10h). , Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em WORKCAD. (Carga horária: 30h). , Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
2004 - 2004
Fitoterapia. (Carga horária: 50h). , Escola Técnica CEP Saúde de Planaltina, CEP SAÚDE, Brasil.
2004 - 2004
ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE APPCC. (Carga horária: 10h). , Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Engenharia Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Organização de eventos
PEREIRA, D. R. . I COMPETIÇÃO DO CONHECIMENTO. 2016. (Outro).
PEREIRA, D. R. . XV Semana Transdisciplinar 2016. 2016. (Outro).
Participação em eventos
II Pedometrics Brazil 2021. Scale variability of soil invertebrate fauna under use and management systems. 2021. (Congresso).
27º Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN). 2016. (Congresso).
WORKSHOP: LIXÕES, ATÉ QUANDO?. 2016. (Outra).
72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. 2015. (Outra).
II COIMAMA- II Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão. PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: INFLUÊNCIA DO TELHADO DE COBERTURA VERDE COMO MATERIAL EMPREGADO EM CONSTRUÇÃO SOBRE A TEMPERATURA AMBIENTE E EM SEU ENTORNO. 2015. (Congresso).
II COIMAMA- II Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão. ?RISCOS OCUPACIONAIS?: RELATO DE EXPERIÊNCIA OBSERVACIONAL AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA UNIDADE BÁSICA EM SÃO LUIS-MA. 2015. (Congresso).
III Semana de Engenharia. 2015. (Outra).
Semana Acadêmica de Engenharia 2011 - UNICEMA 2011.USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA (SAAC).. 2011. (Simpósio).
Palestras sobre Operação Manzuá.APAGANDO FOGO COM ONDAS SONORAS. 2009. (Seminário).
Jornada Transdisciplinar Dialogada.ECOSSISTEMA DE LENÇÓIS MARANHENSES. 2008. (Seminário).
Jornada Transdisciplinar Dialogada.PROTÓTIPO DE CONSTRUÇÃO DE BOMBA ALTERNATIVA DE RECALQUE, A BAIXO CUSTO, UTILIZANDO ENERGIA EÓLICA E MECÂNICA COMO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA.. 2008. (Seminário).
Jornada Transdisciplinar Dialogada.ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO MUNIM NOS MUNICIPIOS DE MORROS, AXIXÁ E ICATU ENFATIZANDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS.. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
PEREIRA, D. R.; MARQUES, L. E.. AVALIAÇÃO DE POLUIÇÃO SONORA NA FACULDADE PITÁGORAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; ARAUJO, L. P. D.. IMPACTO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DOS AUTOS DE INFRAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DO SEMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; REGO, A. L.. A IMPORTÂNCIA DE UM ATERRO SANITÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE FORTUNA/MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. UTILIZAÇÃO DE EPS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS DE INTERESSE POPULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. REÚSO DE ÁGUAS CINZAS: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA EM HOTEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; LOPES, M. L. F.. IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA RETIRADA DE ARGILA PARA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS E TELHAS CERÂMICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. SEGURANÇA DO TRABALHO EN CANTEIRO DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DA NR 18 EM CANTEIROS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, O CASO DA LUCAIA ENGENHARIA LTDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. GERENCIAMENTO DE CONSTRUÇÕES E REFORMAS RESIDENCIAIS NA CIDADE E SÃO LUÍS-MA:ESTUDO DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; LOPES, N. F. S. N.. ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DE CORPOS DE PROVA DE CONCRETO POR MEIO DE RAIO-X. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
LOPES, N. F. S. N.;PEREIRA, D. R.. APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS LEAN DE PRODUÇÃO VOLTADO A TERRAPLANAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA SINA HIDRELÉTRICA-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; AROUCHE, S.. APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO: ESTUDO DE CASO EM UMA ETE EM UM CONDOMÍNIO EM SÃO LUÍS/MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; SOUSA, P. F. C.; CASTRO, T. C. S. P.. A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: a necessidade de reaproveitar as sobras de materiais dos canteiros de obra.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; SOUSA, P. F. C.; CORREA JUNIOR, M. D.. O GERENCIAMENTO DO DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE SÃO LUIS NA REGIÃO COHAB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; SOUSA, P. F. C.; MACEDO, L. A. A.. ESTUDO DE CASO SITUAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU: SOLUÇÕES TÉCNICAS PARA MELHORIA NO CAIS E MORADORES VIZINHOS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Fundamentos Profissionais em Gestão Ambiental- Itapotiara do Carmo Correa Vilas Boas. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Gestão de Pessoas- Renato Barboza da Silva Junior. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Introdução a Gestão Ambiental- Thamires Barroso Lima. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Cidadania, Sociedade, ética e Cultura-Karina Coqueiro Mendes. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Fundamentos de Biologia e Ecologia- Eliana Rodrigues de Sousa. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Introdução a Gestão Ambiental- Diranneide Gomes Amorim. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Introdução a Gestão Ambiental- José de Ribamar Pinheiro Junior. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Introdução a Gestão Ambiental- Sonia Regina Costa Marques. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Fundamentos de Biologia e Ecologia- Hugo Leonardo Melo Dias. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Química Geral - Natarsia Camila Luso Amaral. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Fundamentos de Biologia e Ecologia-Simone Karla Lima e Silva. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Fundamentos de Biologia e Ecologia-Daniel Andersoin Escorcio Halabe. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Química Geral - Luciana Cutrim Dias. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Matemática Básica- Moisés Mendes Junior. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Teorias da Administração I- Tarcício Mariano Castelo Branco Reis. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Políticas Públicas de Educação- Ivanete Coimbra Cavalcante Sousa. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Pedagogia: Identidade, Teorias e Práticas- Marília Rosa Bogea Silva. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Pedagogia: Identidade, Teorias e Práticas- Ana Karina Verde Sampaio Mendes. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Políticas Públicas de Educação- Ana Carla Vale Lago. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, M. F. G.. Banca para professor de Políticas Públicas de Educação- Vicentina Algarves Ferreira. 2017. Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão.
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. Banca para professor de Pontes e Estruturas Especiais- Adolfo Rocha. 2016. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COSTA, H. G.. Banca para professor de Geotecnia- Itapotiara do Carmo Vilas Boas. 2016. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. Banca para professor de Estradas Pavimentadas- José Carlos Silva Filho. 2016. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. Banca para professor de Mecânica dos Solos- Fernando Beckman Filho. 2016. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COELHO, G. T. F.. Banca para professor de Gestão Ambiental na Construção Civil- Wanleysson Larry Martins. 2015. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COSTA, H. G.. Banca para professor de Legislação e Segurança do Trabalho- Wilton Antônio Marques. 2015. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
PEREIRA, D. R.; COSTA, H. G.. Banca para professor de Organização do Trabalho Industrial- Wilen José de A. Pinheiro. 2015. Faculdade Pitágoras de São Luís (MA).
Orientou
Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água para fins de abastecimento: Estudo de caso no manancial Mãe Izabel em São Luís/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: DIMENSIONAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO PARA O MUNICÍPIO DE AXIXA/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
CONSTRUÇÃO DE COMPOSTEIRA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO EM SÃO LUÍS/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO ANAERÓBIO DE EFLUENTE SANITÁRIO DE UMA UNIDADE RESIDENCIAL RURAL NO MUNICÍPIO DE MATINHA/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
ÁGUA DE LASTRO: BIOINVASÃO POR CHARYBDIS HELLERII; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO(APP)ORIUNDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA OBRA RESIDENCIAL EM SÃO LUÍS/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
PROPOSTA DE DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM UMA UNIDADE ESCOLAR EM SÃO LUÍS/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
ANÁLISE COMPARATIVA TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE TELHAS ECOLÓGICAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE TELHAS DE CONCRETO EM SÃO LUIS/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CANTEIROS DE OBRAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESA DE CONCRETAGEM NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA: ESTUDO DE CASO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
TIJOLO MODULAR DE SOLO-CIMENTO: VIABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E TÉCNICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE CONCRETO BASEADO NA NBR 14000; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
DIMENSIONAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM MIRADOR/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
CASA SUSTENTÁVEL: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS EM UNIDADES RESIDENCIAIS DE PADRÃO POPULAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
PROPOSTA DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM POSTO DE LAVAGEM AUTOMOTIVA EM SÃO LUÍS/MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
Proposta de dimensionamento de aterro sanitário para o município de Santa Helena-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
GESTÃO DE RESÍDUOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETO: Estudo de caso em usina de concreto em São Luís/MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
A utilização de agregados dos resíduos da construção e demolição (RCD) em pavimentação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
Utilização de resíduos de construção e demolição: Estudo de caso em São José de Ribamar/MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
Método Mecanicista de dimensionamento aplicado a pavimento semirrígido: Estudo de caso na rodovia MA- 140; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
Estudo de influência do telhado verde como material empregado a construção sobre temperatura ambiente em seu entorno; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR NECROCHORUME DE CEMITÉRIOS: Uma abordagem em cemitérios de São Luís/MA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE BOMBEAMENTO COM MATERIAL ALTERNATIVO PARA RECALCAR AGUA DA CHUVA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdade Pitágoras de São Luís (MA); Orientador: Daniel Rocha Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, D. R. ; DUARTE, T. R. G. ; SOUSA, S. B. N. ; MACHADO, L. V. S. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; ALBUQUERQUE, F. M. ; SANTOS, A. F. ; MIRANDA, R. C. M. . Implantação de um Sistema de Tratamento de Resíduos Orgânicos por meio da Compostagem (STROC) em um Instituição de Ensino em São Luís/MA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 2027-2052, 2025.
-
PEREIRA, D. R. ; PEREIRA, L. R. S. ; MARTINS, R. C. ; PEREIRA, H. A. S. ; PINHEIRO, E. K. D. ; CARNEIRO, J. Y. S. ; BANDEIRA, V. L. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; SOUSA, S. B. N. ; MIRANDA, R. C. M. . Avaliação dos Índices de Resto-Ingesta da Alimentação Oferecida por Uma Instituição de Ensino em São Luís - MA.. http://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3905 , v. 15, p. 1-20, 2024.
-
GERUDE NETO, O. J. A. ; MENEZES, K. D. C. ; RIBEIRO, A. W. P. ; CRUZ, R. F. ; GARCIA, S. S. R. ; PEREIRA, D. R. ; ROSA, F. C. ; GOMES, E. B. ; SILVA, D. F. ; MIRANDA, R. C. M. . Influence of fibrous material on the composting, with the inclusion of different biocatalysts. CIÊNCIA E NATURA , v. 45, p. 1-18, 2023.
-
GERUDE NETO, O. J. A. ; PEREIRA, D. R. ; LIMA, T. R. ; SILVA, D. F. ; MIRANDA, R. C. M. . MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS DA COMPOSTAGEM, COM FIBRA DE PALMEIRA NATIVA E FEZES DE EQUINOS COMO BIOCATALIZADOR. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2799-2809 , v. 11, p. 2809-2799, 2023.
-
GERUDE NETO, O. J. A. ; MOURA, L. S. P. ; PEREIRA, D. R. ; COSTA, J. A. . RECIMA21 -REVISTA CIENTÍFICAMULTIDISCIPLINARISSN 2675-6218RECIMA21 -CiênciasExatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologiav.4, n.10, 20231ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA DE BÚFALOS NO BRASIL: UMA REVISÃO. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4188 , v. 4, p. 1-13, 2023.
-
VIANA, I. C. ; PEREIRA, D. R. ; VILAS BOAS, I. C. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; RAMOS, M. G. ; SILVA, T. A. G. C. . Implantação de sistema de coleta seletiva como instrumento de transformação socioambiental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE) , v. 17, p. 418-432, 2022.
-
GERUDE NETO, OSMAN JOSÉ DE AGUIAR ; PEREIRA, Daniel Rocha ; MOURA, LÍVIA SUELLEN PONTES ; MIRANDA, RITA DE CÁSSIA MENDONÇA DE . A distribuição dos Bubalinos no mundo, no Brasil, e a realidade atual da espécie no Maranhão. CONJECTURAS , v. 22, p. 948-970, 2022.
-
GARCIA, S. S. R. ; PEREIRA, D. R. ; DUTRA, M. L. S. ; RIBEIRO, A. W. P. ; MENEZES, K. D. C. ; CRUZ, R. F. ; MIRANDA, R. C. M. ; GERUDE NETO, O. J. A. . ANÁLISE COMPARATIVA DE ADUBOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DE DIFERENTES TIPOS DE COMPOSTAGEM. INTERFACES CIENTÍFICAS - SAÚDE E AMBIENTE , v. 8, p. 115-125, 2020.
-
SOARES, S. J. C. ; LIMA, N. S. ; GONZAGA, L. F. ; SERRA, L. M. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . Análise do efluente final gerado em uma usina termoelétrica no distrito industrial do município de São Luís - MA. THE SCIENTIFIC WORLD JOURNAL , v. 6, p. 26020-26041, 2020.
-
VIANA, I. C. ; SOUSA, J. V. L. ; SILVA, K. S. ; RAMOS, M. G. ; FELIX, M. T. P. ; PEREIRA, D. R. . ESTUDOS DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA EM SÃO LUÍS-MA. INTERFACES CIENTÍFICAS - SAÚDE E AMBIENTE , v. 8, p. 105-114, 2020.
-
OLIVEIRA, D. M. ; BASTOS, P. R. C. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; PEREIRA, D. R. ; COELHO, G. T. F. . UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: ESTUDO DE CASO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. 3, p. 111-118, 2016.
-
PEREIRA, D. R. ; SILVA, D. D. S. ; BORGES, J. M. ; SALES, L. L. N. . Tanque de Evapotranspiração para o Tratamento do Esgoto Domiciliar. Estudo de caso em São Luís,MA.. Revista Científica do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB , v. 1, p. 1, 2016.
-
PEREIRA, Daniel Rocha ; GERUDE NETO, OSMAN JOSÉ DE AGUIAR (Org.) . Abordagens multidisciplinares no processo de compostagem.. 1. ed. Bauru, São Paulo: Ed: Gradus, 2022. v. 1. 120p .
-
MENEZES, K. D. C. ; PENHA, W. F. H. ; DUARTE, T. R. G. ; VILAS BOAS, I. C. C. ; GOMES, W. C. ; PEREIRA, Daniel Rocha ; GERUDE NETO, O. J. A. . VARIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FIBROSA NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM, SUBSTITUINDO O BIOCATALIZADOR TRADICIONAL POR LODO ORGÂNICO. In: Daniel Rocha Pereira; Osman José de Aguiar Gerude Neto. (Org.). Abordagens multidisciplinares no processo de compostagem. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2022, v. 1, p. 25-30.
-
RIBEIRO, A. W. P. ; RABELO, F. M. S. ; MIRANDA, R. C. M. ; MARTINS, A. S. ; SERRA, L. M. ; PEREIRA, Daniel Rocha ; GERUDE NETO, O. J. A. . COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PARA DESCARTES DE RESÍDUOS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. In: Daniel Rocha Pereira; Osman José de Aguiar Gerude Neto. (Org.). Abordagens multidisciplinares no processo de compostagem. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2022, v. 1, p. 59-68.
-
VIEIRA, T. L. ; GERUDE, M. S. ; SILVA, S. F. S. ; VILAS BOAS, I. C. C. ; SILVA, T. A. G. C. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; PEREIRA, Daniel Rocha . OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO MICROCONTROLADOR PARA CONTROLE DA UMIDADE E TEMPERATURA. In: Daniel Rocha Pereira; Osman José de Aguiar Gerude Neto. (Org.). Abordagens multidisciplinares no processo de compostagem. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2022, v. 1, p. 83-98.
-
FERREIRA, D. E. A. ; MARQUES, A. A. S. ; RAMOS, M. A. R. ; VILAS BOAS, I. C. C. ; ARAUJO, J. V. B. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; PEREIRA, Daniel Rocha . SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO PARA CONTROLE DE UMIDADE E TEMPERATURA NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM. In: Daniel Rocha Pereira; Osman José de Aguiar Gerude Neto. (Org.). Abordagens multidisciplinares no processo de compostagem. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2022, v. 1, p. 99-112.
-
ALMEIDA, J. L. ; SANTOS, J. S. ; GUIMARAES, M. C. C. ; PEREIRA, D. R. ; MESQUITA NETO, M. C. . TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIO. In: Hellen Dianne Pereira de Souza; Osman José de Aguiar Gerude Neto; Rialberth Matos Cutrim. (Org.). Agronegócios: Uma Abordagem Multidisciplinar. 1ed.São Luís (MA): Edições 4M, 2021, v. 1, p. 24-41.
-
ARAUJO, N. A. ; PINHEIRO, C. U. B. ; PEREIRA, D. R. . RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE A FAUNA ICTIOLÓGICA E A VEGETAÇÃO CILIAR DA REGIÃO LACUSTRE DE PENALVA. In: Naíla Arraes de Araujo; Ricardo Barbieri. (Org.). Sustentabilidade dos ecossistemas do Maranhão - Baixada maranhense. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2021, v. 1, p. 193-208.
-
BEZERRA, M. S. ; COSTA NETO, J. P. ; BARBIERI, R. ; PEREIRA, D. R. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TURÍSTICO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO LACUSTRE VIANA-PENALVA-CAJARI. In: Naíla Arraes de Araujo; Ricardo Barbieri. (Org.). Sustentabilidade dos ecossistemas do Maranhão - Baixada maranhense. 1ed.Bauru/SP: Gradus, 2021, v. 1, p. 209-224.
-
RODRIGUES, H. T. G. ; PAZ, B. K. B. ; BENA, M. G. P. ; PENHA, L. R. L. N. ; PEREIRA, D. R. . AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DA ACNE EM USUÁRIOS DE MÁSCARA DE PROTEÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM SÃO LUÍS-MA. In: Alexandre Augusto Cals e Souza; Francinei Bentes Tavares. (Org.). Políticas públicas em educação e meio ambiente : visões interdisciplinares. 1ed.Jundiaí: Paco, 2021, v. 6, p. 1-.
-
SIQUEIRA, G. M. ; PINTO, C. V. D. ; SILVA, D. M. ; PEREIRA, D. R. ; VIANA, D. C. P. ; FERREIRA, G. D. ; BUENO, J. M. M. ; RODRIGUES, K. M. ; RODRIGUES, L. H. S. ; MARTINS, L. C. R. ; GUEDES FILHO, O. ; SILVA, R. A. ; BUSS, R. N. ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. S. ; SILVA, S. S. . BIODIVERSIDADE DOS SOLOS DO BIOMA CERRADO E SISTEMA COSTEIRO DO MARANHÃO. In: Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias; Paulo Henrique de Aragão Catunda; Dionatan Silva Carvalho; Anny Karolyny Oliveira Portela. (Org.). Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (ZEE-MA): meio físico-biótico ? etapa Bioma Cerrado e Sistema Costeiro.. 2ed.SÃO LUÍS: IMESC, 2021, v. 01, p. 1-441.
-
SOARES, S. J. C. ; LIMA, N. S. ; SERRA, L. M. ; GONZAGA, L. F. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . Análise do efluente final gerado em uma usina termoelétrica no Distrito Industrial do Município de São Luís - MA. Sustentabilidade e Tecnologia Volume 3. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 3, p. 189-192.
-
ARAUJO JUNIOR, A. C. A. ; CARVALHO, A. S. ; SILVA, R. R. ; SILVA, D. A. C. ; GOMES, F. D. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . Aproveitamento da água condensada dos aparelhos de ar condicionado do laboratório de materiais da UniCEUMA. In: Pedro José Papandréa; Alexandre Fonseca Torres; João Ederson Corrêa; Juliana Helena Daroz Gaudencio. (Org.). Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção 5. 5ed.Itajubá: Selleta Editora, 2019, v. 5, p. 110-123.
-
MACIEL, F. L. ; GONCALVES, C. L. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; CUNHA, J. R. M. S. ; PEREIRA, D. R. . ANÁLISE DAS CINZAS DE CARVÃO MINERAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA APLICAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA. In: Luís Jorge Mesquita de Jesus; Hellen Dianne Pereira de Souza; Cíntia Leite Gonçalves; Paulo; Salgado Zenha Carneiro; Ricardo Daher Oliveira. (Org.). ANÁLISE DAS CINZAS DE CARVÃO MINERAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA APLICAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA. 1ed.São Luís - MA: NATTHEUS, 2018, v. , p. 79-90.
-
MOREIRA, E. C. C. ; FERREIRA, I. M. S. ; VILAS BOAS, I. C. C. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; Pereira, Daniel R. . VIABILIDADE DE UMA ESTUFA DE GARRAFAS DE PET PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS. In: X SEMANA DE ENGENHARIA DO MARANHÃO, 2022, São Luís. Anais da Semana de Engenharia do Maranhão. Recife - PE: Even3, 2022.
-
CASTRO, J. S. ; PEREIRA, Daniel Rocha . AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 EM INSPEÇÕES E MANUTENÇÕES DE PONTES ROLANTES. In: X SEMANA DE ENGENHARIA DO MARANHÃO, 2022, São Luís. Anais da Semana de Engenharia do Maranhão. Recife - PE: Even3, 2022.
-
NEPOMUCENO JUNIOR, A. P. ; SILVA, N. C. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA EM EDIFÍCIOS HISTÓRICOS: ESTUDO DE CASO NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS/MA. In: Anais do CBPAT 2016, 2016, BELÉM-PA. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES - CBPAT 2016. São Leopoldo: Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 1715-1724.
-
CARVALHO, A. R. A. ; SILVA, H. F. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . PREVENÇÃO PATOLÓGICA: ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DE CORPOS DE PROVA DE CONCRETO POR MEIO DE RAIO X. In: Anais do CBPAT 2016, 2016, BELÉM-PA. Anais do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções CBPAT 2016. São Leopoldo: Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 1901-1912.
-
SOUSA, I. M. P. ; PEREIRA, D. R. ; COELHO, G. T. F. ; SILVA, D. E. R. . CASA SUSTENTÁVEL: proposta de implantação de sistemas sustentáveis em unidades residenciais de padrão popular. In: 27 º Encontro Técnico AESABESP (FENASAN), 2016, São Paulo. 27 º Encontro Técnico AESABESP (FENASAN), 2016.
-
COELHO, G. T. F. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; PEREIRA, D. R. ; ALMEIDA, D. T. S. ; SILVA, P. S. . REÚSO DAS ÁGUAS CINZAS: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA EM HOTEL. In: 27º Encontro Técnico AESABESP (FENASAN), 2016, São Paulo. 27º Encontro Técnico AESABESP (FENASAN), 2016.
-
PEREIRA, D. R. ; LAGOA, D. C. . O SISTEMA LIGHT FRAME COMO ALTERNATIVA CONSTRUTIVA. In: CONACED- CONGRESSO NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2016, Santa Inês/ MA. CONACED- CONGRESSO NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2016.
-
NACIMENTO, M. S. ; PEREIRA, D. R. ; SILVA, D. C. ; REIS, N. S. S. ; RABELO, A. C. P. . ÁGUA DE LASTRO: BIOINVASÃO POR SIRI CHARYBDIS HELLERII. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, PORTO ALEGRE /RS. 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. Porto Alegre / RS: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016. p. 1434.
-
REIS, N. S. S. ; PEREIRA, D. R. ; NASCIMENTO, I. O. ; FARIAS, A. P. ; VIEIRA, M. F. N. . ANÁLISE COMPARATIVA TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE TELHAS ECOLÓGICAS. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, PORTO ALEGRE/ RS. 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. Porto Alegre / RS: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016. p. 1638.
-
RABELO, A. C. P. ; ROCHA, D. B. J. R. ; PEREIRA, D. R. ; NACIMENTO, M. S. ; REIS, N. S. S. . CARACTERIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO COM APLICAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE EM SÃO LUIS/MA. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, PORTO ALEGRE/ RS. 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. Porto Alegre / RS: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016. p. 1402.
-
REIS, N. S. S. ; SILVA, C. J. A. ; PEREIRA, D. R. ; RABELO, A. C. P. ; NACIMENTO, M. S. . INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA PARA FINS DE ABASTECIMENTO EM SÃO LUIS/MA. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, PORTO ALEGRE/ RS. 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. Porto Alegre / RS: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016. p. 1403.
-
RABELO, A. C. P. ; PEREIRA, D. R. ; COELHO, G. T. F. ; VILAS BOAS, I. C. C. ; ROCHA, D. B. J. R. . ANÁLISE DO PROGRAMA DE CONTROLE DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE PÍER EM SÃO LUÍS - MARANHÃO. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, PORTO ALEGRE/ RS. 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. Porto Alegre / RS: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016. p. 1634.
-
PEREIRA, D. R. ; RODRIGUES, M. L. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; LIMA, L. S. ; DINIZ, H. Y. S. . SISTEMA DE TRATAMENTO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS POTÁVEIS. In: 10º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 2016, Belém/PA. ANAIS DO X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 2016.
-
FERREIRA, T. V. ; CARDOSO, E. S. ; FERREIRA, M. V. ; PEREIRA, D. R. . INCIDÊNCIAS DE VÍCIOS CONSTRUTIVOS EM EMPREENDIMENTOS VERTICAIS. In: CBPAT 2016, 2016, BELÉM-PA. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES CBPAT 2016. São Leopoldo: Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 1313-1322.
-
SILVA, W. ; MELO JUNIOR, E. S. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS DOS RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) EM PAVIMENTAÇÃO. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
COSTA, B. S. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TELHADO DE VERDE, COMO MATERIAL EMPREGADO EM CONSTRUÇÃO, SOBRE A TEMPERATURA. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
PEREIRA, D. R. ; DUARTE, T. R. . USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIO DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA (RAAC). In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
SOUSA, I. M. P. ; SILVA, N. C. ; NEPOMUCENO JUNIOR, A. P. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . PROJETO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA CONDENSADA DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO EM EDIFICAÇÕES. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
NASCIMENTO, I. O. ; SILVA, N. G. S. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . MÉTODO MECANICISTA DE DIMENSIONAMENTO APLICADO A PAVIMENTO SEMIRRÍGIDO: Estudo de caso na rodovia MA-140. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
CHUMAN, T. F. ; KLEIN, M. C. ; PEREIRA, D. R. . ANÁLISE ESTRUTURAL ESTÁTICA DO MASTRO DE EMPILHADEIRA DE MINÉRIO PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
CHUMAN, T. F. ; KLEIN, M. C. ; PEREIRA, D. R. . ANÁLISE ESTRUTURAL DO SUPORTE HARNESS DA ADUTORA DO ITALUIS NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MARANHÃO. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015, Fortaleza/CE. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015, 2015. v. 1.
-
SOUSA, J. J. A. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTRUTURAS EM CONCRETO MOLDADO IN LOCO E CONCRETO PRÉ-MOLDADO: aspectos técnicos e construtivos. In: III Semana de Engenharia - SENGE, 2015, São Luís. III Semana de Engenharia - SENGE, 2015.
-
ABREU, F. F. ; LOBO, T. A. R. ; BOGEA, N. S. ; RODRIGUES, T. C. J. ; PEREIRA, D. R. . PROPOSTA DE DIMENSIONAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO PARA O MUNICÍPIO DE SANTA HELENA/MA. In: III Semana de Engenharia - SENGE, 2015, São Luís. III Semana de Engenharia - SENGE, 2015.
-
MOREIRA, A. O. ; ALVES, W. M. ; RODRIGUES, T. C. J. ; BOGEA, N. S. ; PEREIRA, D. R. . O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: Estudo de caso na Região da Cohab em São Luís/MA. In: III Semana de Engenharia - SENGE, 2015, São Luís. III Semana de Engenharia - SENGE, 2015.
-
OLIVEIRA, D. M. ; BASTOS, P. R. C. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; COELHO, G. T. F. ; PEREIRA, D. R. . UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: Estudo de caso em São José de Ribamar/MA. In: III Semana de Engenharia - SENGE, 2015, São Luís. III Semana de Engenharia - SENGE, 2015.
-
SIQUEIRA, G. M. ; PEREIRA, D. R. ; GUEDES FILHO, O. ; SILVA, R. A. . Scale variability of soil invertebrate fauna under use and management systems. In: II Pedometrics Brazil 2021, 2021, Rio de Janeiro. ANNALS II Pedometrics Brazil 2021. Viçosa - MG: SBCS, 2021. v. 1. p. 1-211.
-
GARCIA, S. S. R. ; DUTRA, M. L. S. ; RIBEIRO, A. W. P. ; MENEZES, K. D. C. ; CRUZ, R. F. ; MIRANDA, R. C. M. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . Análise Comparativa de Adubos Orgânicos Oriundos de Diferentes Tipos de Compostagem. In: III Fórum de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, 2019, São Luís - MA. Anais - III Fórum de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, 2019.
-
SANTOS JUNIOR, M. S. ; CRUZ, R. F. ; BRANCO, T. M. C. ; DIAS, L. R. L. ; MARTINS, A. J. ; MIRANDA, R. C. M. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . A COMPOSTAGEM COMO CATALISADOR DO PROCESSO DE BIORREMEDIAÇÃO DO SOLO. In: II Fórum de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, 2018, São Luís - MA. II FÓRUM DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO MARANHÃO - ANAIS ?Saúde e Meio Ambiente em Debate?, 2018.
-
SANTOS JUNIOR, M. S. ; CRUZ, R. F. ; BRANCO, T. M. C. ; DIAS, L. R. L. ; MARTINS, A. J. ; MIRANDA, R. C. M. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . A Compostagem como Catalizador do Processo de Biorremediação do Solo. In: Anais do II Fórum de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, 2018, São Luís - MA. Anais do II Fórum de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, 2017.
-
CRUZ, R. F. ; SANTOS JUNIOR, M. S. ; MARTINS, A. J. ; MIRANDA, R. C. M. ; PEREIRA, D. R. ; GERUDE NETO, O. J. A. . AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE CHORUME UTILIZANDO ÍNDICE DE GERMINAÇÃO DE COUVE, FEIJÃO E PIMENTA. In: II FÓRUM DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO MARANHÃO, 2018, São Luís - MA. II FÓRUM DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO MARANHÃO - ANAIS ?Saúde e Meio Ambiente em Debate?. São Luís - MA: CEUMA, 2018. v. 2. p. 39-39.
-
FERREIRA, T. V. ; LAGOA, D. C. ; CRUZ, C. S. ; PEREIRA, D. R. . LIGHT STEEL FRAME COMO ALTERNATIVA AO SISTEMA CONVENCIONAL DE CONSTRUÇÃO, VISANDO A REDUÇÃO DE PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS. In: CBPAT-2016, 2016, BELÉM-PA. CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES CBPAT2016. São Leopoldo: Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 1529-1538.
-
BARROS FILHO, A. J. ; COSTA, B. S. ; COSTA, S. S. ; PEREIRA, D. R. . PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: INFLUÊNCIA DO TELHADO DE COBERTURA VERDE COMO MATERIAL EMPREGADO EM CONSTRUÇÃO SOBRE A TEMPERATURA AMBIENTE E EM SEU ENTORNO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL MÉDICO-ACADÊMICO DO MARANHÃO, 2015, São Luís. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MÉDICO-ACADÊMICO DO MARANHÃO, 2015. v. 02.
-
DUARTE, L. A. R. ; ROCHA, D. B. J. R. ; Pereira, Daniel R. ; DUARTE, T. R. G. . ?RISCOS OCUPACIONAIS?: RELATO DE EXPERIÊNCIA OBSERVACIONAL AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA UNIDADE BÁSICA EM SÃO LUIS-MA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL MÉDICO-ACADÊMICO DO MARANHÃO, 2015, São Luís. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MÉDICO-ACADÊMICO DO MARANHÃO, 2015. v. 02.
-
FERREIRA, D. E. A. ; LIMA, T. R. ; SILVA, T. A. G. C. ; GERUDE NETO, O. J. A. ; PEREIRA, Daniel Rocha . SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO PARA CONTROLE DE UMIDADE E TEMPERATURA NO PROCESSO DE COMPOSTAGEM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, L. R. S. ; FERREIRA, D. M. ; LIMA, T. R. ; PEREIRA, Daniel Rocha . LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE FÁRMACOS EM FARMÁCIAS DE PEQUENO PORTE, EM SÃO LUÍS/MA: ESTUDO DE CASO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA JUNIOR, M. C. ; DINIZ, H. Y. S. ; RODRIGUES, M. L. ; LIMA, L. S. ; PEREIRA, D. R. . SISTEMA DE TRATAMENTO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS POTÁVEIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. . IMPACTOS DAS HIDRELÉTRICAS NO MEIO AMBIENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, D. R. . TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SILVA, D. D. S. ; BORGES, J. M. ; SALES, L. L. N. . TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA O TRATAMENTO DO ESGOTO DOMICILIAR: ESTUDO DE CASO EM SÃO LUÍS, MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; COELHO, G. T. F. ; FONSECA, F. B. ; GOMES, M. J. S. ; LISBOA, J. R. M. ; PEREIRA, R. F. S. ; GONDIM, R. J. P. ; CHAVES, F. G. A. . UTILIZAÇÃO DE GESSO NA FABRICAÇÃO DE BLOCO CERÂMICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SEGUINS, G. M. B. ; LIMA, C. F. C. ; LIMA, C. S. ; CARVALHO, S. R. F. ; MORAIS, J. C. ; SILVA, A. V. F. ; SOUSA, T. P. . CARACTERIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO BAIRRO CODOZINHO PELO PROJETO DEFENSORES DO SANEAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; ABREU, Y. J. P. A. T. ; SANTOS, R. ; REIS, N. S. S. ; ALVES, R. M. A. ; HATHERLY, R. L. ; FERREIRA, N. S. ; SANTOS, M. C. ; CUNHA, N. J. R. ; BARROS, R. A. A. . CARACTERIZAÇÃO DO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA COMUNIDADE NOVO HORIZONTE PELO PROJETO ADOTE UMA COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO SÃO LUÍS/MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SANTOS, A. L. B. M. ; CASTRO, P. ; STUELP, A. A. C. ; SALES, F. L. A. ; AQUINO, J. P. ; RIPARDO, L. S. ; COUTINHO, L. J. P. ; NASCIMENTO, L. F. ; SILVA, M. C. ; CAMARA, N. R. . UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NA FABRICAÇÃO DE TIJOLO SOLO-CIMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; NUNES, D. J. S. ; SILVA, D. B. ; SANTOS, H. ; FERREIRA, E. C. O. ; RODRIGUES, J. B. ; SOEIRO, J. G. ; MOTA, J. M. ; BORGES, J. M. ; LEITE, K. P. ; CANTANHEDE, K. M. C. . CARACTERIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA COMUNIDADE NOVO HORIZONTE, COM BASE NO LEVANTAMENTO FEITO PELO PROJETO ADOTE UMA COMUNIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; VAZ, L. P. ; BOTAO, R. S. ; PEREIRA, J. C. L. . COMPARATIVO DE TÉCNICAS PARA VIABILIZAÇÃO DE CONSTRUÇÕES EM SOLOS MOLES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SALES, L. L. N. ; SILVA, M. C. ; SOUSA, L. V. ; SOUSA, L. A. ; RIBEIRO, L. A. ; SILVA, L. S. ; BARBOSA, M. V. S. ; NASCIMENTO, M. S. ; MORAES, M. F. S. . SAÚDE E MEIO AMBIENTE: ESTUDO DE CASO BAIRRO SÃO RAIMUNDO EM SÃO LUÍS/MA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; MUNIZ, A. V. P. ; SILVA, M. C. ; SILVA, P. D. M. ; LEITAO, S. K. V. . CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DAS PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO NO MARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; RABELO, A. C. P. ; PINHEIRO, C. M. ; FRANCO JUNIOR, A. P. ; PINTO JUNIOR, A. B. ; PINHEIRO, A. F. ; SILVA, B. K. S. P. ; TORRES, C. T. M. ; SERRAO, C. T. ; MORENO, D. P. ; SILVA, D. D. S. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO SÃO RAIMUNDO EM SÃO LUÍS/MA EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO SÃO LUÍS/MA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SILVA, D. D. S. ; COSTA, J. M. B. ; SALES, L. L. N. . PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM POTABILIZADOR SOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO ? MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; DINIZ, H. Y. S. ; SOUSA JUNIOR, M. C. ; RODRIGUES, M. L. ; LIMA, L. S. . SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS POTÁVEIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; SANTO, M. M. E. . INEFICIÊNCIA DA INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; LIMA, A. F. ; NASCIMENTO, W. P. N. . UTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE MARMORARIA PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; CARVALHO, J. ; MIRANDA, J. ; VIEGAS, L. ; SOUSA, G. ; GARCES, M. . CONSTRUÇÃO DE UMA BICICLETA INFANTIL UTILIZANDO RESÍDUOS DE MADEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; PINHEIRO, C. M. ; SANTOS FILHO, J. S. . EFICIÊNCIA DO MONITORAMENTO DE REMEDIAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA PELA TÉCNICA DE BARREIRA DE HIDRÁULICA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA DO MA: UM ESTUDO DE CASO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; ABREU, Y. J. P. A. T. ; BARROS, J. D. A. ; SILVA, L. P. ; TRINTA, L. ; ARAUJO, M. S. . COMPLEMENTO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, POR MEIO DE DESSALINIZAÇÃO, ESTUDO DE CASO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. ; LEITAO, S. K. V. . CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO IGARAPÉ CAREMA NO MUNICICÍPIO DE SANTA RITA ? MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. . DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. . DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA SOLAR FOTOVOLTÁICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, D. R. . APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOGÁS DE ETE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, D. R. . 'Energias Alternativas: O que se esperar delas?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, D. R. . DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, D. R. . DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA SOLAR FOTOVOLTÁICO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, D. R. . TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, D. R. . Cuidados e Atendimentos em Riscos Químicos. 2014. .
-
PEREIRA, Daniel Rocha . Responsabilidade Ambiental. 2009. .
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
Adote uma Comunidade, Descrição: Fundador, Pesquisador e Orientador pela Faculdade Pitágoras do Projeto ?Adote uma comunidade!? onde foram levantadas dados que caracterizam as seguintes situações: Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos Urbanos, Qualidade de Água e Cuidados com a Dengue na Comunidade Novo Horizonte no bairro do São Raimundo, São Luís/MA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Daniel Rocha Pereira - Coordenador / DANIELA BATALHA JARDIM RAMOS ROCHA - Integrante., Número de produções C, T & A: 5
-
2015 - 2016
Defensores do Saneamento, Descrição: Visa diagnosticar a prestação de serviços de esgotamento sanitário em comunidades carentes em parceria com DPE/MA, CREA/MA e Faculdade Pitágoras São Luís/MA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Daniel Rocha Pereira - Integrante / GLAUBER TULIO FONSECA COELHO - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - 2016
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE BOMBEAMENTO COM MATERIAL ALTERNATIVO PARA RECALCAR AGUA DA CHUVA, Descrição: Construir e implantar uma forma alternativa de bombeamento manual para recalcar água da chuva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Daniel Rocha Pereira - Coordenador / MANOEL CARDOSO DE SOUSA JUNIOR - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Prêmios
2016
3º Melhor Trabalho - Área Humanas/Sociais/Educação (Orientador): A Ineficiência da Inter e Transdisciplinaridade da Educação Ambiental, Faculdade Pitágoras São Luís/MA.
2016
1º Melhor Trabalho - Área Exatas/Tecnológicas (Orientador): UTILIZAÇÃO DE GESSO NA FABRICAÇÃO DE BLOCO CERÂMICO., Faculdade Pitágoras São Luís/MA.
2016
2º Melhor Trabalho - Área Exatas/Tecnológicas (Orientador): CONSTRUÇÃO DE UMA BICICLETA INFANTIL UTILIZANDO RESÍDUOS DE MADEIRA, Faculdade Pitágoras São Luís/MA.
2016
3º Melhor Trabalho - Área Exatas/Tecnológicas (Orientador): Caracterização do abastecimento e esgotamento sanitário do bairro Codozinho pelo projeto defensores do Saneamento, Faculdade Pitágoras São Luís/MA.
2016
Honra ao Mérito Pitágoras: Destaque como docente do curso de Engenharia Civil, Faculdade Pitágoras São Luís/MA.
2010
1º Lugar em Média do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade CEUMA, Universidade CEUMA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2021
Universidade CeumaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Lecionar as disciplinas: Ciências do Ambiente no curso de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica; Ciências do Ambiente I no curso de Engenharia Ambiental, Ciências do Ambiente II no curso Engenharia Ambiental, Acústica Ambiental no curso de Engenharia Ambiental, Saúde e Meio Ambiente no curso de Estética.
2017 - 2017
Faculdade de Estudos Superiores do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do CST em Gestão Ambiental e Adm., Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia de Gestão Ambiental e Administração em São Luís/MA, desenvolvendo atividades como: Elaborar o planejamento estratégico do curso sob sua gestão; Elaborar, implementar e acompanhar o orçamento do curso; Gerenciar e se responsabilizar pela coordenação dos processos operacionais, acadêmicos e de registro do curso; Manter o clima organizacional e motivacional do corpo docente e corpo discente do curso; Gerenciar e manter padronizado o projeto pedagógico do curso em conformidade com os princípios institucionais; Coordenar o planejamento, elaboração e avaliação das atividades de aprendizagem do curso; Buscar melhorias metodológicas de aprendizagem em sua área e implementá-las em seu curso; Supervisionar as atividades dos professores do curso; Auxiliar na coordenação das instalações físicas, laboratórios e equipamentos do curso; Ser responsável pela indicação da contratação e demissão de docentes do curso; Ser corresponsável pela fidelização de alunos, bem como pelo retorno de alunos evadidos; Ser corresponsável pela divulgação do curso; estimular atividades complementares, eventos e cursos de extensão; Ser responsável pelos estágios supervisionados e não-supervisionados realizados pelos discentes; Ser responsável pelo estímulo para o bom desempenho dos discentes no ENADE e pelo desempenho otimizado do curso nas demais avaliações; Ser corresponsável pelo reconhecimento do curso e renovação periódica desse processo por parte do MEC; Membro do NDE da Instituição; Acompanhar o cumprimento do calendário acadêmico; Controlar e minimizar índices de evasão do curso, etc.
2017 - 2017
Faculdade de Estudos Superiores do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Lecionou a disciplina: Fundamentos Profissionais em Gestão Ambiental.
2017 - 2018
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 16
Outras informações:
Tutor EAD no curso Técnico em Segurança do Trabalho, desenvolvendo atualmente uma posição de elemento central no processo de ensino/aprendizagem diferente daquela conhecida historicamente no cenário educacional. O papel do professor no ensino EAD tem como função mediar e criar situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos, mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais.
2015 - 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Orientador, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista do Projeto "PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE BOMBEAMENTO COM MATERIAL ALTERNATIVO PARA RECALCAR AGUA DA CHUVA" contemplado no EDITAL FAPEMA Nº 19/2015 BIC PARTICULAR - BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, no período de 01/11/2015 até 30/10/2016.
2016 - 2016
Faculdade Pitágoras de São Luís (MA)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Engenharia Ambiental e Química, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador dos Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Faculdade Pitágoras de São Luís/MA (KROTON), desenvolvendo atividades como: Elaborar o planejamento estratégico do curso sob sua gestão; Elaborar, implementar e acompanhar o orçamento do curso; Gerenciar e se responsabilizar pela coordenação dos processos operacionais, acadêmicos e de registro do curso; Manter o clima organizacional e motivacional do corpo docente e corpo discente do curso; Gerenciar e manter padronizado o projeto pedagógico do curso em conformidade com os princípios institucionais; Coordenar o planejamento, elaboração e avaliação das atividades de aprendizagem do curso; Buscar melhorias metodológicas de aprendizagem em sua área e implementá-las em seu curso; Supervisionar as atividades dos professores do curso; Auxiliar na coordenação das instalações físicas, laboratórios e equipamentos do curso; Ser responsável pela indicação da contratação e demissão de docentes do curso; Ser corresponsável pela fidelização de alunos, bem como pelo retorno de alunos evadidos; Ser corresponsável pela divulgação do curso; estimular atividades complementares, eventos e cursos de extensão; Ser responsável pelos estágios supervisionados e não-supervisionados realizados pelos discentes; Ser responsável pelo estímulo para o bom desempenho dos discentes no ENADE e pelo desempenho otimizado do curso nas demais avaliações; Ser corresponsável pelo reconhecimento do curso e renovação periódica desse processo por parte do MEC; Membro do NDE da Instituição; Acompanhar o cumprimento do calendário acadêmico; Controlar e minimizar índices de evasão do curso, etc.
2015 - 2016
Faculdade Pitágoras de São Luís (MA)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Lecionou as disciplinas: Política e Economia Ambiental, Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos; Economia Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Saneamento Ambiental; Engenharia e Profissão; Mecânica dos Solos; Tópicos em Engenharia Civil I; Gestão Ambiental na Construção Civil; Química Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Efluentes Líquidos e Atmosféricos; Fundamentos de Botânica; Física Geral e Experimental: Mecânica; Tratamento de água; Gestão Ambiental; Físico-Química; Química Geral e Experimental, Projeto Integrado Multidisciplinar I nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.
Atividades
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Experimental I 1º P, Química Geral e Experimental I 2º P, Projeto Integrado Multidisciplinar I 6º P, Mecânica dos Solos 7ªP A e B, Saneamento Ambiental 9ºP A e B
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos 8º e 10º P, Projeto Integrado Multidisciplinarl I 6º P, Química Geral e Experimental 1ºP
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Experimental 1º e 2º P
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Experimental I 1º e 2º P
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Experimental I 1ºP, Físico Química 4º P
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Experimental I 1º e 2º P, Projeto Integrado Multidisciplinar I 6º P
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação de Impactos Ambinetais 7º e 8º P, Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos 10º P, Economia Ambiental 6º P, Política e Economia Ambiental 5º P
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia e Profissão
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia e Profissão 1º P
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Geral e Experimental: Mecânica 3º P, Fundamentos da Botânica 10º P, Gestão de Efluentes Líquidos e Atmosféricos 10º P, Gestão de Resíduos Sólidos 10º P, Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos 9º e 10º P, Química Ambiental 6º P
-
07/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saneamento Ambiental 5º, 8º e 9º P, Gestão Ambiental na Construção Civil 9º e 10º P, Gestão Ambiental na Construção Civil 9º P, Engenharia e Profissão 1º P
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Ambiental na Construção Civil 10º P, Saneamento Ambiental 5º A e 5º B P
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tratamento de água
2015 - 2015
DUCTOR IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PNS Pleno Gestão Ambiental (Eng. Ambiental), Carga horária: 44
Outras informações:
Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabalho da Implantação dos Projetos de Capacitação de Logística Norte da Empresa Vale S.A. (Construção do PÍER IV; Ampliações e Melhorias dos Terminais Portuários e Ferroviários do Complexo Ponta da Madeira ? TPPM e TFPM; Ampliação e Capacitação do Complexo de Oficinas de Manutenção de São Luís; Duplicação da Estrada de Ferro Carajás ? EFC). Com atividades específicas de: Licenciamento ambiental; Cumprimento de condicionantes de licenças ambientais e programas ambientais; Inspeções ambientais e de segurança do trabalho nas obras; Treinamentos Ambientais e de Segurança do Trabalho.
2012 - 2015
Faculdade LaboroVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, onde ministrou as seguintes disciplinas: ?Gestão Ambiental e de Qualidade?; ?Gestão Ambiental?; ?Prevenção e Combate a Incêndio?; ?Princípios de Organização e Administração: Estrutura e Funcionamento do SESMT?; ?Higiene do Trabalho ? Física Aplicada, Riscos Físicos, Técnica e uso de Equipamentos de Medição?; ?Medicina do Trabalho: Doenças Profissionais?; ?Procedimento de Emergência? e ?Visita Técnica?. Professor do Curso de Pós-Graduação ?Lato-Sensu? em Enfermagem do Trabalho e Pós-Graduação ?Lato-Sensu? em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho-Multiprofissional, onde ministrou a disciplina de ?Segurança do Trabalho?.
Atividades
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Saúde e Segurança do Trabalho, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Segurança do Trabalho
-
01/2013 - 06/2013
Ensino,Disciplinas ministradas, Prevenção e Combate a Incêndio
-
01/2013 - 06/2013
Ensino,Disciplinas ministradas, Visita Técnica
-
01/2013 - 06/2013
Ensino, Enfermagem do Trabalho, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Segurança do Trabalho
-
09/2012 - 12/2012
Ensino,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental
-
09/2012 - 12/2012
Ensino,Disciplinas ministradas, Sistemas de Gestão Ambiental e Qualidade
2011 - 2015
ARCADIS LOGOS S.AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabalho da Implantação dos Projetos de Capacitação de Logística Norte da Empresa Vale S.A. (Construção do PÍER IV; Ampliações e Melhorias dos Terminais Portuários e Ferroviários do Complexo Ponta da Madeira ? TPPM e TFPM; Ampliação e Capacitação do Complexo de Oficinas de Manutenção de São Luís; Duplicação da Estrada de Ferro Carajás ? EFC). Com atividades específicas de: Licenciamento ambiental; Cumprimento de condicionantes de licenças ambientais e programas ambientais; Inspeções ambientais e de segurança do trabalho nas obras; Treinamentos Ambientais e de Segurança do Trabalho.
2009 - 2021
COMSEGMA TREINAMENTOS E SERVIÇOS LTDAVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor e Instrutor, Carga horária: 5
Outras informações:
Licenciamento Ambiental em diversos ramos, como Postos de Gasolina, Madeireiras, Indústrias Cerâmicas, Galvanizadoras, Hotéis e etc. Soluções para sistemas de controle de poluentes. Professor e Instrutor de cursos voltados para a área de meio ambiente e segurança do trabalho.
Atividades
-
07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.Cargo ou função, Consultor e Professor.
2009 - 2011
Logos Engenharia S/AVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 44
Outras informações:
Apoio ao licenciamento ambiental e cumprimento das condicionantes das Licenças Prévias (LP?s), Licenças de Instalação (LI?s), Autorizações de Supressão Vegetal (ASV?s), Autorização de Sondagens, Autorizações para captura de fauna, Outorgas para uso de água, dentre outras; Elaboração de planilhas para o acompanhamento e controle de licenças/ autorizações/ programas ambientais e condicionantes das licenças/ autorizações ambientais; Preenchimento e atualização de planilhas do tipo farol e painel, para monitorar licenças/atualizações/ programas e condicionantes ambientais; Cobrar o cumprimento das condicionantes das licenças/ autorizações/ programas; Elaboração de ofícios a órgão licenciadores; Publicar, controlar e arquivar as publicações de licenças/ autorizações ambientais; Controle e arquivamento de documentos protocolados e estudos ambientais; Elaborar e atualizar históricos do licenciamento ambiental dos empreendimentos dos programas 100MTPa, 130MTPa, 150MTPa e S11D da Empresa Vale S/A; Elaboração de apresentações.
Atividades
-
05/2009
Serviços técnicos especializados , Unidade São Luís.Serviço realizado, Gestão Ambiental das obras da Vale em São Luís-MA.
2008 - 2009
Prosul Projetos Supervisão e PlanejamentoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisão e monitoramento ambiental nas obras do PAC RIO ANIL, como: Controle de ruídos (conforto da comunidade) com uso de Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS); Controle dos resíduos gerados na construção civil e na comunidade envolvida; Monitoramento do uso de EPI´s nos canteiros de obras; Supervisão e controle dos impactos ambientais (assoreamento com a dragagem e aterramento, óleos de máquinas no Rio Anil e no solo, ruídos, resíduos em geral, origem das madeiras, qualidade da água entre outros) gerados nos canteiros de obras; Elaboração de relatórios.
Atividades
-
09/2008 - 04/2009
Estágios , Unidade São Luís.Estágio realizado, Supervisão e Monitoramento Ambiental nas Obras do PAC-RIO ANIL em São Luís-MA.
2005 - 2005
Faculdade da Terra de BrasíliaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Cálculo B, Carga horária: 5
Outras informações:
Prestação de monitoria na seguinte disciplina: Calculo ?B?, acompanhado alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos e auxiliando ao professor em aulas práticas e visitas técnicas, na correção de trabalhos e na elaboração de aulas práticas.
2005 - 2005
Faculdade da Terra de BrasíliaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Química Orgânica, Carga horária: 5
Outras informações:
Prestação de monitoria na seguinte disciplina: Química Orgânica, acompanhado alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos e auxiliando ao professor em aulas práticas e visitas técnicas, na correção de trabalhos e na elaboração de aulas práticas.
2005 - 2005
Faculdade da Terra de BrasíliaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Matemática, Carga horária: 5
Outras informações:
Prestação de monitoria na seguinte disciplina: Matemática, acompanhado alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos e auxiliando ao professor em aulas práticas e visitas técnicas, na correção de trabalhos e na elaboração de aulas práticas.
2004 - 2004
Faculdade da Terra de BrasíliaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Matemática, Carga horária: 10
Outras informações:
Prestação de monitoria na seguinte disciplina: Matemática, acompanhado alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos e auxiliando ao professor em aulas práticas e visitas técnicas, na correção de trabalhos e na elaboração de aulas práticas.
Atividades
-
07/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Campus I, Campus I.Atividade realizada, Acompanhado alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos e auxiliando ao professor em aulas práticas e visitas técnicas, na correção de trabalhos e na elaboração de aulas práticas..
2021 - 2022
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Bacharel Interdiscipllinar em Ciência e Tecnologia, lecionava as Disciplinas: Resíduos Sólidos; Serviços de Saneamento; Desenho Técnico Computacional e Fundamentos de Segurança do Trabalho.
2021 - Atual
IEMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente dos Cursos Técnicos de Administração; Marketing; Logística; Gerencia de Saúde, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Serviços Jurídicos, lecionando as seguintes disciplinas: Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Demografia e Biossegurança; Direito Ambiental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Rocha Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?